exposição marca a semana do meio ambiente no setor de ... · dia mundial do meio ambiente, que é...

2
news bio aspec UFPR nº98 02/06/2015 Exposição marca a Semana do Meio Ambiente no Setor de Ciências Biológicas Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Departamento de Anato- mia, em parceria com o Departamento de Pesquisa da Prefeitura Municipal de Curitiba, está organizando a exposição "Animais Integrados ao Meio". A mostra vai até o próximo dia 12 de junho, tem entrada gratuita e é aberta à comunidade. O saguão do Departamento está recebendo parte da coleção itinerante do Museu de História Natural de Curitiba. As peças retratam a biodiver- sidade de maneira generalista, repro- duzindo, de maneira fiel, diversos ambientes. “É um material preparado especialmente para exposições exter- nas”, conta Vinicius Abilhoa, chefe da divisão responsável pelo acervo itine- rante. Abilhoa explica que este acervo é disponibilizado para escolas, univer- sidade e feiras, de acordo com o interesse do parceiro: “é uma forma de divulgarmos nosso trabalho de forma fácil e atraente”. Sediado no bairro Capão da Imbuia, o Museu de História Natural abriga coleções científicas de material taxider- mizado e recebe visitas orientadas de escolas e universidades, além da comu- nidade externa. O evento integra as comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambien- te, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, para chamar atenção e fomentar ação política de povos e países para aumentar a conscientiza- ção e a preservação ambiental. Eros Luis de Sousa, Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Prefeitura Municipal de Curitiba e as Professoras Djanira Veronez e Maria Fernanda Torres, do Departamento de Anatomia. Fotos ASPEC A mostra é aberta à comunidade e vai até 12 de junho No espaço, as peças estão expostas num ambiente que reproduz o habitat natural O tigre é uma das peças que mais chama a atenção. A Exposição também faz parte da Programação da Semana de Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba Ainda durante a montagem, a exposição já chamava a atenção de quem frequenta o Departamento de Anatomia Os animais taxidermizados fazem parte do acervo do Museu de História Natural de Curitiba

Upload: ngodieu

Post on 06-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

newsbio aspec

UFPR

nº9802/06/2015

Exposição marca a Semana do Meio Ambiente

no Setor de Ciências BiológicasEm comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Departamento de Anato-mia, em parceria com o Departamento de Pesquisa da Prefeitura Municipal de Curitiba, está organizando a exposição "Animais Integrados ao Meio".

A mostra vai até o próximo dia 12 de junho, tem entrada gratuita e é aberta à comunidade.

O saguão do Departamento está recebendo parte da coleção itinerante do Museu de História Natural de Curitiba. As peças retratam a biodiver-sidade de maneira generalista, repro-duzindo, de maneira fiel, diversos ambientes. “É um material preparado especialmente para exposições exter-nas”, conta Vinicius Abilhoa, chefe da divisão responsável pelo acervo itine-rante. Abilhoa explica que este acervo é disponibilizado para escolas, univer-sidade e feiras, de acordo com o interesse do parceiro: “é uma forma de divulgarmos nosso trabalho de forma fácil e atraente”.

Sediado no bairro Capão da Imbuia, o Museu de História Natural abriga coleções científicas de material taxider-mizado e recebe visitas orientadas de escolas e universidades, além da comu-nidade externa.

O evento integra as comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambien-te, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, para chamar atenção e fomentar ação política de povos e países para aumentar a conscientiza-ção e a preservação ambiental.

Eros Luis de Sousa, Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Prefeitura Municipal de Curitiba e as Professoras Djanira Veronez e Maria Fernanda Torres, do Departamento de Anatomia. Fotos ASPECA mostra é aberta à comunidade e vai até 12 de junho

No espaço, as peças estão expostas num ambiente que reproduz o habitat natural

O tigre é uma das peças que mais chama a atenção.

A Exposição também faz parte da Programação da Semana de Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba

Ainda durante a montagem, a exposição já chamava a atenção

de quem frequenta o Departamento de Anatomia

Os animais taxidermizados fazem parte do acervo do Museu de História Natural de Curitiba

BIONEWS é um boletim eletrônico de publicação semanal do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.DIREÇÃO DO SETOR - PROF. DR. LUIZ CLÁUDIO FERNANDES

VICE-DIREÇÃO DO SETOR - PROF. DR. FERNANDO MARINHO MEZZADRI

PRODUÇÃO - ASSESSORIA A PROJETOS EDUCACIONAIS E DE COMUNICAÇÃO – ASPEC

COORDENAÇÃO - FRANCINE ROCHA

REDAÇÃO, EDIÇÃO E REVISÃO, - JOÃO CUBAS, MARCELA CASSOU

APOIO ADMINISTRATIVO - EVALDO AMARAL

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO - CAMILA CIBELE DE ALMEIDA

Envie sugestões e notícias para a ASPEC por suas formas de contato.

[email protected] https://www.facebook.com/aspecbio/http://www.bio.ufpr.br/portal/aspec/ (41) 3361-1549

Esta é a última semana de inscrições para o CIG.

Alunos podem se inscrever para mobilidade acadêmica nacional e internacional

O Curso de Inverno de Genética (CIG) da Universidade Federal do Paraná é ofertado anualmente, desde 2008, por professores e alunos da pós-graduação. O objeti-vo do CIG é contribuir para a forma-ção acadêmica dos alunos e promo-ver intercâmbio de experiências e informações entre alunos de diferentes áreas da Genética.

Neste ano, o CIG ocorrerá no mês de julho a partir do dia 13 e terá 5 dias de duração. Segundo as coordenadoras do evento, a mestranda Carolina Mathias e a doutoranda Lorena Carolina Pena, em 2015 o CIG trará novidades.

Alunos de graduação interessados em fazer intercâmbio com universidades internacionais e nacionais têm até o dia 10 de junho para se inscrever no processo seletivo aberto pela Asses-soria de Relações Internacionais da UFPR. As oportunidades são voltadas à chamada “mobilidade acadêmica curta”, com duração de seis meses a um ano ou até dois anos, no caso de Duplo Diploma, em determinados cursos. O intercâmbio deve ter início no primeiro semestre de 2016.

As inscrições são feitas pelo site da Assessoria de Relações Internacionais (www.internacional.ufpr.br), que faz a inter-mediação das candidaturas dos alunos da UFPR junto às universidades parceiras. Neste mesmo site está o edital todas as informações necessárias.

“A ideia é apresentar um novo olhar sobre a Genética, mostrar como ela pode ser usada dentro da Universidade, na indústria, nas escolas, na parte clínica e até em perícia crimi-nal” conta Carolina.

O prazo de inscrição é até o dia 5 de junho pelo site http://www.cig.ufpr.br Neste mesmo endereço está a programação completa dos cinco dias do CIG.

Organização já divulgou o vídeo oficial de 2015. Confira!

Lorena e Carolina fazem parte da organização do CIG em 2015. Foto ASPEC

Uptown Science é o clip deste ano do CIG. Reprodução You Tube

Além de palestras e minicursos, o CIG também promoverá apresenta-ções orais e de banners de alunos inscritos no curso. De acordo com a organização, o curso é importante para os alunos conhecerem as opções que a univer-sidade e o mercado dispõem para os alunos que se especializam na área. “O que chamou a atenção foi a grande quantidade de inscrições antes de divulgarmos a programa-ção. Recebemos inscrições da Argen-tina, Colômbia e Estados do Norte e Nordeste do Brasil”, relata Lorena.

Até agora o CIG recebeu por volta de 200 inscrições, porém são apenas 80 vagas ofertadas. Por conta disso, será feita uma seleção a partir dos currí-culos dos alunos, das participações de cursos e eventos, publicação de artigos, pessoas que estão interessa-das em fazer pós em genética, etc.

Para ajudar na divulgação do curso, como é de costume, foi feito um clipe com alunos, docentes e técnicos do Departamento de Genética. Esse ano a música escolhida foi Uptown Funk, de Bruno Mars. “A ideia era fazer uma paródia do clipe, com a rotina dos laboratórios, com professores, alunos e servidores participando” conta Lorena. O clipe “Uptown Science” já teve mais de 1500 visualizações em uma semana de publicação. Quer ver também? Então acesse: https://www.youtube.com/watch?-

v=rPUOlAK0bQQ

Universidad Libre de Bruxelas é uma das instituições parceiras da UFPR para mobilidade – Foto Portal ULB