expansão do socialismo

23
DISCIPLINA: Professor Tema: Data de início Nº de Aulas para desenvolver o Tema HISTÓRIA ADRIANA GOMES MESSIAS A Expansão do socialismo 2017 02 AULAS

Upload: adriana-gomes-messias

Post on 29-Jan-2018

236 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

DISCIPLINA:

Professor

Tema:

Data de início

Nº de Aulas para

desenvolver o Tema

HISTÓRIA

ADRIANA GOMES

MESSIAS

A Expansão do socialismo

2017

02 AULAS

Terminada a Segunda Guerra = Mundo bipolarizado= EUA X URSS

A URSS controlava os países da Europa Oriental, onde não foi permitido eleições livres;

• A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ou NATO (North Atlantic Treaty Organization) é uma organização militar que se formou no ano de 1949. Ela foi constituída no contexto histórico da Guerra Fria, como forma de fazer frente a organização militar socialista Pacto de Varsóvia, liderada pela ex-União Soviética e integrada por países do leste europeu.

• O Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia foi uma aliança militar formada em 14 de maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética, países estes que também ficaram conhecidos como bloco do leste.

• O COMECON (Council for Mutual EconomicAssistance, ou Conselho para Assistência Econômica Mútua) foi fundado em 1949, e visava a integração econômica das nações do Leste Europeu.

• O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.

A Iugoslávia

Foi o único

pais

socialista

que recebeu

Recurso do

Plano

Marshall e

em 1948

Rompeu com

a URSS em

1949.

Alemanha pós Guerra

• As quatro potências vencedoras – Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética –assumiram o poder e dividiram o território alemão em quatro zonas de ocupação. Sob o controle soviético ficaram os territórios a leste dos rios Oder e Neisse. Berlim, encravada no território que viraria Alemanha Oriental, também foi dividida em quatro setores.

Mudanças no lado Ocidental

• Após unir suas três zonas de ocupação, os aliados ocidentais – Estados Unidos, França e Reino Unido –decidiram, em 20 de junho de 1948, implantar uma reforma monetária, cada cidadão alemão pôde trocar 40 Reichsmark (a moeda vigente até então, instaurada em 1924) por 40 unidades da moeda então introduzida pelos Aliados: o marco alemão (Deutsche Mark, ou DM).

Reação Lado Oriental

• Stalin reagiu à reforma monetária na Alemanha Ocidental ordenando que o lado ocidental de Berlim fosse bloqueado. Para incorporar essa parte da cidade à Zona de Ocupação Soviética, mandou interditar todas as comunicações por terra.

• Isolado das zonas ocidentais e de Berlim Oriental, o oeste de Berlim ficou sem luz nem alimentos de 23 de junho de 1948 até 12 de maio de 1949. A população só sobreviveu graças a uma ponte aérea organizada pelos Aliados, que garantiu seu abastecimento.

Muro provisório

Fugas

• Quase 3 milhões de pessoas abandonaram a Alemanha Oriental entre 1949 e 1961. A grande maioria buscava melhores colocações profissionais no Ocidente – tanto que grande parte dos refugiados era de pessoas com menos de 25 anos. Além disso, muitas cabeças “pensantes”, como médicos, engenheiros, professores e estudantes, estavam nesse contingente.

• Em 13 de agosto de 1961, guardas da Alemanha Oriental começaram a separar com arame farpado e concreto os lados oriental e ocidental de Berlim, isolando Berlim Ocidental dentro do território da Alemanha Oriental.

Número de mortes

• Quem tentava burlar a segurança corria risco de morrer, e isso acontecia constantemente: oficialmente, 138 pessoas perderam a vida tentando cruzar o Muro de Berlim. Porém, alguns estudiosos acreditam que esse número pode passar de 200. A primeira pessoa a morrer foi Ida Siekmann, de 58 anos, que se jogou do terceiro andar do seu prédio por ter sido separada de sua irmã por poucas quadras de distância. Já a primeira vítima do exército foi Günter Litfin, que trabalhava e vivia no lado ocidental, mas tinha acabado de ir para o lado oriental quando o muro foi erguido – na tentativa de cruzar o local, ele levou um tiro na cabeça.

Curiosidades

http://infograficos.estadao.com.br/public/especiais/muro-de-berlim/

Crise dos Misseis

• Foi um confronto de 13 dias (16-28 outubro de 1962) entre os Estados Unidos e a União Soviética relacionado com a implantação de mísseis balísticos soviéticos em Cuba. Além de ter sido televisionada em todo o mundo, foi o mais próximo que se chegou ao início de uma guerra nuclear em grande escala durante a Guerra Fria.

• Em resposta à fracassada Invasão da Baía dos Porcos de 1961 e a presença de mísseis balísticos estadunidenses PGM-19 Jupiter estacionados na Itália e na Turquia, o líder soviético NikitaKhrushchev decidiu concordar com o pedido de Cuba para colocar mísseis nucleares em seu território para deter uma futura invasão estadunidense.

• Os Estados Unidos estabeleceram um bloqueio militar para evitar

que novos mísseis entrassem em Cuba e anunciou que não permitiria que armas ofensivas fossem entregues a Cuba, além de ter exigido que as armas já entregues fossem desmontadas e levadas de volta à URSS.

• Depois de um longo período de tensas negociações, foi alcançado um acordo entre Kennedy e Kruschev. Publicamente, os soviéticos desmantelaram as suas armas em Cuba e as levaram para a União Soviética, sob reserva de verificação das Nações Unidas, em troca de uma declaração pública dos Estados Unidos de nunca invadir Cuba sem provocação direta.