exli capítulo 8 ii etapa

1
CAPÍTULO 8 América Latina: regionalização e quadro natural (Página 87 ) Questões de compreensão 1. O principal critério utilizado é a língua falada nos países. Com algumas exceções, a América Latina compreende os países de línguas neolatinas, como o português, o espanhol e o francês; e a América Anglo- saxônica abrange os países nos quais se fala inglês. 2. A ampla extensão longitudinal da América Latina, as características de relevo e a influência das correntes marítimas. 3. A existência de diferentes tipos de clima, como o frio, o temperado, o quente e o extremamente úmido, proporcionam uma grande diversidade de formações vegetais. 4. As chuvas de convecção ocorrem com a evapotranspiração da vegetação e das águas dos rios. Essas chuvas ocorrem especialmente no domínio equatorial, onde se localiza a floresta Amazônica. Já as chuvas orográficas ocorrem em encostas, quando os ventos úmidos do oceano se elevam.resfriam e causam precipitações por causa de barreiras do relevo. Essas chuvas ocorrem principalmente no domínio tropical de altitude, onde está localizada a mata Atlântica. 5. De maneira geral, as altitudes do relevo no território brasileiro variam de zero a 200 metros na região Norte e parte da região Sul, e de 200 a mil metros na porção central do território, com algumas elevações acima de mil metros em determinadas serras. A rede hidrográfica caracteriza-se pela existência de três grandes bacias: a do rio Amazonas, a do rio Paraná ea do rio São Francisco. 6. Os arquipélagos se originaram da intensa atividade tectônica e vulcânica decorrentes do encontro das placas Norte e Sul-Americana e das grandes formações de corais que se desenvolveram nas águas quentes do mar das Antilhas. Essas ilhas foram os primeiros lugares onde os europeus aportaram no século XV, ao chegar ao continente americano.

Upload: pslaguardia

Post on 07-Jun-2015

658 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exli capítulo 8   ii etapa

CAPÍTULO 8

América Latina: regionalização e quadro natural (Página 87 )

Questões de compreensão

1. O principal critério utilizado é a língua falada nos países. Com algumas exceções, a América Latina compreende os países de línguas neolatinas, como o português, o espanhol e o francês; e a América Anglo-saxônica abrange os países nos quais se fala inglês.

2. A ampla extensão longitudinal da América Latina, as características de relevo e a influência das correntes marítimas.

3. A existência de diferentes tipos de clima, como o frio, o temperado, o quente e o extremamente úmido, proporcionam uma grande diversidade de formações vegetais.

4. As chuvas de convecção ocorrem com a evapotranspiração da vegetação e das águas dos rios. Essas chuvas ocorrem especialmente no domínio equatorial, onde se localiza a floresta Amazônica. Já as chuvas orográficas ocorrem em encostas, quando os ventos úmidos do oceano se elevam.resfriam e causam precipitações por causa de barreiras do relevo. Essas chuvas ocorrem principalmente no domínio tropical de altitude, onde está localizada a mata Atlântica.

5. De maneira geral, as altitudes do relevo no território brasileiro variam de zero a 200 metros na região Norte e parte da região Sul, e de 200 a mil metros na porção central do território, com algumas elevações acima de mil metros em determinadas serras. A rede hidrográfica caracteriza-se pela existência de três grandes bacias: a do rio Amazonas, a do rio Paraná ea do rio São Francisco.

6. Os arquipélagos se originaram da intensa atividade tectônica e vulcânica decorrentes do encontro das placas Norte e Sul-Americana e das grandes formações de corais que se desenvolveram nas águas quentes do mar das Antilhas. Essas ilhas foram os primeiros lugares onde os europeus aportaram no século XV, ao chegar ao continente americano.