exli capítulo 2 i etapa

2
CAPÍTULO 2 O trabalho e a transformação da natureza e do espaço geográfico (Página 32) Questões de compreensão 1. Como exemplos de trabalho, podem ser citados: o dos professores (setor terciário - prestação de serviços), o dos metalúrgicos (setor secundário - indústria), o dos agricultores (setor primário - agricultura), o dos vendedores do comércio (setor terciário - comércio), entre outros. 2. O objetivo das sociedades nômades é garantir a sobrevivência; já as sociedades capitalistas visam, além da sobrevivência, a obtenção de lucro e a acumulação de capital (dinheiro, bens móveis e imóveis). Outra característica que distingue as sociedades capitalistas das sociedades nômades e agrícolas diz respeito às técnicas dominadas por essas respectivas sociedades. Outro aspecto relevante é o fato de que a sociedade capitalista está dividida em classes sociais (os capitalistas ou donos dos meios de produção e os trabalhadores em geral), enquanto, nas sociedades agrícolas e nômades, os meios de produção são bens da comunidade. 3. Porque a acumulação de capital permite a existência e reprodução do sistema capitalista. Essa acumulação ocorre mediante a geração de lucro decorrente do aumento da produção e da diminuição dos custos. 4. A divisão social do trabalho é a distribuição de tarefas entre as duas classes ou grupos sociais existentes nas sociedades capitalistas: os donos dos meios de produção e os trabalhadores. 5. É por meio dos avanços tecnológicos que os capitalistas conseguem ampliar a produção das mercadorias, diminuir seus custos e, consequentemente, aumentar a acumulação de capital. 6. A Revolução Industrial foi um período histórico que transcorreu no século XVIII e foi marcado pela construção das primeiras máquinas a vapor, as quais permitiram a mecanização da produção. Esse período marcou a emergência da sociedade capitalista industrial, da qual fazemos parte. 7. Os recursos tecnológicos interferem diretamente nas tarefas realizadas pelos trabalhadores quando estes podem ter suas funções redefinidas mediante o emprego de novas tecnologias; por exemplo, um agricultor, um metalúrgico e um bancário passam a utilizar, em suas atividades, tratores e implementos agrícolas, robôs e caixas eletrônicos, respectivamente. 8. A atividade industrial espalhou-se por quase todo o mundo, tornando-se a principal atividade econômica desenvolvida pelo ser humano, passando, até mesmo, a subordinar os outros setores (agrícola, extrativo, comercial e de serviços) às suas necessidades de produção. 9. Pessoal. Verifique os exemplos escolhidos pelos alunos para mostrar a transformação do espaço geográfico em decorrência da necessidade da implantação de alguma atividade econômica. Ressalte as transformações que essa implantação provocou na paisagem. Análise e produção de texto 1. A personagem encontrou lixo acumulado, poluição do ar causada pelas fábricas, desmatamento, poluição dos rios e depredação (pichamento).

Upload: pslaguardia

Post on 24-May-2015

226 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exli capítulo 2   i etapa

CAPÍTULO 2

O trabalho e a transformação da natureza e do espaço geográfico (Página 32)

Questões de compreensão 1. Como exemplos de trabalho, podem ser citados: o dos professores (setor terciário - prestação de serviços), o dos metalúrgicos (setor secundário - indústria), o dos agricultores (setor primário - agricultura), o dos vendedores do comércio (setor terciário - comércio), entre outros.

2. O objetivo das sociedades nômades é garantir a sobrevivência; já as sociedades capitalistas visam, além da sobrevivência, a obtenção de lucro e a acumulação de capital (dinheiro, bens móveis e imóveis). Outra característica que distingue as sociedades capitalistas das sociedades nômades e agrícolas diz respeito às técnicas dominadas por essas respectivas sociedades. Outro aspecto relevante é o fato de que a sociedade capitalista está dividida em classes sociais (os capitalistas ou donos dos meios de produção e os trabalhadores em geral), enquanto, nas sociedades agrícolas e nômades, os meios de produção são bens da comunidade.

3. Porque a acumulação de capital permite a existência e reprodução do sistema capitalista. Essa acumulação ocorre mediante a geração de lucro decorrente do aumento da produção e da diminuição dos custos.

4. A divisão social do trabalho é a distribuição de tarefas entre as duas classes ou grupos sociais existentes nas sociedades capitalistas: os donos dos meios de produção e os trabalhadores.

5. É por meio dos avanços tecnológicos que os capitalistas conseguem ampliar a produção das mercadorias, diminuir seus custos e, consequentemente, aumentar a acumulação de capital.

6. A Revolução Industrial foi um período histórico que transcorreu no século XVIII e foi marcado pela construção das primeiras máquinas a vapor, as quais permitiram a mecanização da produção. Esse período marcou a emergência da sociedade capitalista industrial, da qual fazemos parte.

7. Os recursos tecnológicos interferem diretamente nas tarefas realizadas pelos trabalhadores quando estes podem ter suas funções redefinidas mediante o emprego de novas tecnologias; por exemplo, um agricultor, um metalúrgico e um bancário passam a utilizar, em suas atividades, tratores e implementos agrícolas, robôs e caixas eletrônicos, respectivamente.

8. A atividade industrial espalhou-se por quase todo o mundo, tornando-se a principal atividade econômica desenvolvida pelo ser humano, passando, até mesmo, a subordinar os outros setores (agrícola, extrativo, comercial e de serviços) às suas necessidades de produção.

9. Pessoal. Verifique os exemplos escolhidos pelos alunos para mostrar a transformação do espaço geográfico em decorrência da necessidade da implantação de alguma atividade econômica. Ressalte as transformações que essa implantação provocou na paisagem.

Análise e produção de texto 1. A personagem encontrou lixo acumulado, poluição do ar causada pelas fábricas, desmatamento, poluição dos rios e depredação (pichamento).

2. Ela estava procurando um local onde o meio ambiente estivesse preservado.

3. Não. Entretanto, essas alterações podem ser menos agressivas ao meio ambiente. Auxilie os alunos a debater essa questão.

4. Pessoal.

5. Pessoal.