exli capítulo 18. iii etap adoc

1
CAPÍTULO 18 A Bacia do Pacífico: aspectos econômicos e naturais (Página 160) Questões de compreensão 1. A Bacia do Pacífico é uma região que abrange extensa área e é formada pelos países banhados pelas águas do oceano Pacífico. 2. No plano econômico, as diferenças são marcadas pela existência de grandes potências, como Japão e Canadá, e de países com economia menos desenvolvida, como Papua - Nova Guiné e Filipinas. No âmbito político, as desigualdades também são acentuadas, havendo desde nações democráticas, como Austrália e Nova Zelândia, até países que adotam regimes fechados e autoritários, como a China. 3. O Círculo de Fogo é uma denominação dada à região do planeta que abriga grande concentração de vulcões em atividade, formando uma espécie de arco, que começa no sul do Chile, passa por toda a porção ocidental da América, pela Rússia, pelo Japão e por Papua - Nova Guiné, e termina na Nova Zelândia. As atividades tectônicas podem interferir tanto na paisagem natural, criando novas formas de relevo (o grande número de vulcões que há na região), quanto nas paisagens culturais, que são configuradas, muitas vezes, de acordo com a presença dos vulcões. 4. Os atóis são ilhas de recifes de coral que surgem em torno de cones de vulcões inativos e que, por isso, têm o formato circular ou elíptico. São necessárias águas rasas, com temperatura média em torno de 24°C para a formação dos atóis. Análise de textos, imagem e pesquisa 1. Os recifes de corais desenvolvem-se especialmente na zona intertropical da Terra. 2. Envenenamento, explosões, superaquecimento das águas oceânicas, superexploração de seus recursos, mudanças nas características das águas costeiras, erosão e poluição dos mares. 3. Pessoal.

Upload: pslaguardia

Post on 07-Jun-2015

274 views

Category:

Education


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exli   capítulo 18. iii etap adoc

CAPÍTULO 18

A Bacia do Pacífico: aspectos econômicos e naturais (Página 160)

Questões de compreensão 1. A Bacia do Pacífico é uma região que abrange extensa área e é formada pelos países banhados pelas águas do oceano Pacífico. 2. No plano econômico, as diferenças são marcadas pela existência de grandes potências, como Japão e Canadá, e de países com economia menos desenvolvida, como Papua - Nova Guiné e Filipinas. No âmbito político, as desigualdades também são acentuadas, havendo desde nações democráticas, como Austrália e Nova Zelândia, até países que adotam regimes fechados e autoritários, como a China.

3. O Círculo de Fogo é uma denominação dada à região do planeta que abriga grande concentração de vulcões em atividade, formando uma espécie de arco, que começa no sul do Chile, passa por toda a porção ocidental da América, pela Rússia, pelo Japão e por Papua - Nova Guiné, e termina na Nova Zelândia. As atividades tectônicas podem interferir tanto na paisagem natural, criando novas formas de relevo (o grande número de vulcões que há na região), quanto nas paisagens culturais, que são configuradas, muitas vezes, de acordo com a presença dos vulcões. 4. Os atóis são ilhas de recifes de coral que surgem em torno de cones de vulcões inativos e que, por isso, têm o formato circular ou elíptico. São necessárias águas rasas, com temperatura média em torno de 24°C para a formação dos atóis.

Análise de textos, imagem e pesquisa 1. Os recifes de corais desenvolvem-se especialmente na zona intertropical da Terra.

2. Envenenamento, explosões, superaquecimento das águas oceânicas, superexploração de seus recursos, mudanças nas características das águas costeiras, erosão e poluição dos mares. 3. Pessoal.