exli capítulo 10 ii etapa

2
CAPÍTULO 10 A urbanização e a economia da América Latina (Página, 102) Questões de compreensão 1 O desenvolvimento da atividade industrial, a modernização no campo, o crescimento natural da população urbana e o processo de metropolização. 2 a) Cuba.Venezuela, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. b) Guiana e Guiana Francesa. c) Cidade do México, Lima, São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires. 3 Podemos dizer que o processo de urbanização na América Latina foi excludente, pois, à medida que uma grande parcela da população não teve acesso a moradias adequadas nem aos serviços urbanos essenciais, formou-se uma segregação socioespacial no meio urbano. As consequências podem ser observadas hoje no espaço urbano latino-americano com muitos bairros sem infraestrutura urbana básica. 4 Esse desenvolvimento industrial ocorreu pelo fato de que alguns países, a fim de manter o abastecimento de seus mercados, foram obrigados a produzir gêneros que antes eram importados, investindo no desenvolvi- mento da atividade industrial. Desse modo, as importações de diferentes produtos passaram a ser substituídas pela produção interna. 5. Nesses países, o Estado investiu intensamente no desenvolvimento industrial. Por meio de financiamentos externos, investiu na implantação de indústrias de base, além de proporcionar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das indústrias. 6 Mesmo os países latino-americanos que mais se industrializaram, como Brasil, México e Argentina, continuam dependentes da transferência de capital e tecnologias dos países desenvolvidos. Isso porque a industrialização promovida sobretudo pelas multinacionais acabou inibindo o desenvolvimento de uma indústria genuinamente nacional. 7 A presença das multinacionais nos países latino-americanos se explica pela existência de várias condições favoráveis ao desenvolvimento dessas empresas, como: o custo reduzido de mão de obra, a existência de matérias-primas em abundância, o grande mercado consumidor e as vantagens oferecidas pelo Estado (isenção de impostos, financiamentos e subsídios). 8 A relação está no fato de que os gêneros agrícolas e minerais exportados pelos países latino-americanos são pouco valorizados no mercado externo, ao contrário do que ocorre com as mercadorias industrializadas importadas por aqueles países. Isso dificulta a acumulação de riquezas e, consequentemente, o pagamento das dívidas.

Upload: pslaguardia

Post on 18-Dec-2014

609 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Exli capítulo 10   ii etapa

CAPÍTULO 10

A urbanização e a economia da América Latina (Página, 102)

Questões de compreensão 1 O desenvolvimento da atividade industrial, a modernização no campo, o crescimento natural da população urbana e o processo de metropolização.

2 a) Cuba.Venezuela, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

b) Guiana e Guiana Francesa.

c) Cidade do México, Lima, São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires.

3 Podemos dizer que o processo de urbanização na América Latina foi excludente, pois, à medida que uma grande parcela da população não teve acesso a moradias adequadas nem aos serviços urbanos essenciais, formou-se uma segregação socioespacial no meio urbano. As consequências podem ser observadas hoje no espaço urbano latino-americano com muitos bairros sem infraestrutura urbana básica.

4 Esse desenvolvimento industrial ocorreu pelo fato de que alguns países, a fim de manter o abastecimento de seus mercados, foram obrigados a produzir gêneros que antes eram importados, investindo no desenvolvi- mento da atividade industrial. Desse modo, as importações de diferentes produtos passaram a ser substituídas pela produção interna.

5. Nesses países, o Estado investiu intensamente no desenvolvimento industrial. Por meio de financiamentos externos, investiu na implantação de indústrias de base, além de proporcionar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das indústrias.

6 Mesmo os países latino-americanos que mais se industrializaram, como Brasil, México e Argentina, continuam dependentes da transferência de capital e tecnologias dos países desenvolvidos. Isso porque a industrialização promovida sobretudo pelas multinacionais acabou inibindo o desenvolvimento de uma indústria genuinamente nacional.

7 A presença das multinacionais nos países latino-americanos se explica pela existência de várias condições favoráveis ao desenvolvimento dessas empresas, como: o custo reduzido de mão de obra, a existência de matérias-primas em abundância, o grande mercado consumidor e as vantagens oferecidas pelo Estado (isenção de impostos, financiamentos e subsídios).

8 A relação está no fato de que os gêneros agrícolas e minerais exportados pelos países latino-americanos são pouco valorizados no mercado externo, ao contrário do que ocorre com as mercadorias industrializadas importadas por aqueles países. Isso dificulta a acumulação de riquezas e, consequentemente, o pagamento das dívidas.

Análise de imagens 1 As descrições devem contemplar a visível desigualdade social e econômica existente nos lugares mostrados, além das características de infraestrutura.

2 A urbanização excludente pode ser constatada nas precárias condições e na aglomeração das habitações mostradas na imagem A.

Page 2: Exli capítulo 10   ii etapa

3. Porque grande parte da população encontra-se marginalizada e sem emprego garantido. Além disso, o governo não investe os recursos necessários em infraestrutura e em planejamento urbano, o que poderia assegurar uma ocupação mais ordenada do espaço.

4. Pessoal.