exermplos de drogas

22
Exemplos de Drogas

Upload: guestac7d8a5

Post on 23-Jun-2015

675 views

Category:

Health & Medicine


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exermplos De Drogas

Exemplos de Drogas

Page 3: Exermplos De Drogas

Cocaína

O que é :

A cocaína é uma substância natural originária de um arbusto – Eritroxilon-Coca -, que cresce essencialmente na América do Sul, em países como a Colômbia, Peru e Bolívia.

Como é consumida?

É um pó branco normalmente "snifado" pelo nariz com a ajuda de um papel (normalmente uma nota) enrolada em tubo. Em ordem a potenciar o seu efeito pode também ser injectada (“chuto”). O crack (cocaína cristalizada) é normalmente fumado, o que faz com que tenha um efeito mais rápido. Tem este nome porque quando se fuma ouve-se um "crack".

Page 4: Exermplos De Drogas

Cocaína

Efeitos

A sensação de bem estar e excitação sentidas pelo consumidor de cocaína estão relacionadas com a libertação no cérebro de grandes quantidades de uma substância chamada dopamina. Tal vai provocar um sentimento de sociabilidade aumentada, com elevada exaltação intelectual, o que faz com que se torne excepcionalmente falador e alegre, em simultâneo com uma redução notável do apetite e do sono.

Page 5: Exermplos De Drogas

Cocaína

Consequências do Abuso de Cocaína

•Morte por “overdose”, que resulta de paragem cardíaca e/ou respiratória. •O “snifar” regularmente causa muita vezes epistaxis (hemorragias pelo nariz). •Muitos que a injectam, são responsáveis pela propagação de doenças infecto-contagiosas, como a Hepatite B e C e SIDA. •Quando o consumo se torna mais regular e intenso, pode provocar alterações graves de personalidade, que se podem prolongar por uma vida.

Page 7: Exermplos De Drogas

Ecstasy

O que é?

O Ecstasy (MDMA) é uma anfetamina com propriedades alucinogénicas.

Como se apresenta? Normalmente aparece sob a forma de comprimidos, muitas vezes com formatos típicos (corações, símbolos, etc.).

Page 8: Exermplos De Drogas

Como é consumida?

Por via oral, com a ajuda de líquidos.

Ecstasy

Consequências do abuso

Paragem cardíaca resultante de um sobreaquecimento do corpo (normalmente porque as pessoas o tomam durante festas e "raves", em que dançam sem parar, não bebendo líquidos com regularidade para compensar a quantidade de água perdida) e também do aumento brusco de tensão arterial. Afectação do sistema imunitário, que faz com que o utilizador pareça andar sempre constipado.

Page 9: Exermplos De Drogas

Ecstasy

Efeitos

Primeiro o consumidor sente um elevado grau de “euforia excitada”, que pode ser acompanhada por náuseas. As sensações relacionadas com música e contacto físico são aumentadas. Música ouvida alto e com elevado ritmo provoca um efeito poderoso no utilizador.

Um efeito que torna o Ecstasy diferente das outras drogas, é o aparecimento de uma sensação de empatia e aceitação em relação às outras pessoas. A timidez diminui substancialmente.

Um efeito que torna o Ecstasy diferente das outras drogas, é o aparecimento de uma sensação de empatia e aceitação em relação às outras pessoas. A timidez diminui substancialmente.

Page 10: Exermplos De Drogas

Ecstasy

Consequências do abuso

Paragem cardíaca resultante de um sobreaquecimento do corpo (normalmente porque as pessoas o tomam durante festas e "raves", em que dançam sem parar, não bebendo líquidos com regularidade para compensar a quantidade de água perdida) e também do aumento brusco de tensão arterial. Afectação do sistema imunitário, que faz com que o utilizador pareça andar sempre constipado.

Page 11: Exermplos De Drogas

Erva-Marijuana-Haxixe

A Cannabis é obtida da planta Cannabis Sativa, que cresce em muitos lugares do mundo. O seu principal ingrediente é o THC.

Page 12: Exermplos De Drogas

Apresenta-se de várias formas: a chamada erva ou marijuana, haxixe ou hash ou ainda na forma líquida, tirada da flor (óleo de haxixe).

Como é consumida

Erva-Marijuana-Haxixe

Como se apresenta

Normalmente é fumada misturando-a com tabaco enrolado em papel de cigarro ou

mortalhas ("charro") ou em cachimbo. Pode ainda ser misturada na comida (os clássicos

bolos das “Coffee Shops” holandesas). É predominantemente consumida em grupo.

Page 13: Exermplos De Drogas

Efeitos

Erva-Marijuana-Haxixe

Os mais pretendidos são exaltação intelectual desprendida da realidade e estimulação sensorial. Por isso é muita usada em concertos.

Alguns efeitos físicos são: aumento rápido da frequência cardíaca, olhos encarnados e empapuçados, língua e garganta secas.

Provoca ainda uma notória redução da memória e da capacidade de concentração, sendo estes efeitos a maioria das vezes responsáveis pelo seu abandono da parte dos jovens.

Gradualmente, vai exigindo maiores quantidades para produzir os mesmos efeitos. Muitas vezes constitui o primeiro degrau da escalada para as drogas “duras” (cocaína, heroína, etc.).

Os efeitos duram cerca de 2 a 6 horas, dependendo das características da pessoa e da quantidade tomada.

Page 14: Exermplos De Drogas

Heroína

Deriva dum tipo especial de Papoila (Papaver Somniferum), que é principalmente cultivada no Médio Oriente, Ásia e América do Sul. Quando adquirida na rua, normalmente está misturada com várias impurezas – produtos de corte - que precipitam muitas vezes a morte (erradamente diagnosticada como “overdose”).

Page 15: Exermplos De Drogas

Heroína

Como é consumida?

Normalmente é fumada com o auxílio duma prata (habitualmente retirada de um maço de tabaco) e aquecida com a ajuda de um isqueiro, que vai “caramelizar” o pó colocado em cima, do qual se libertam “vapores” que são aspirados pela boca, com a ajuda de uma nota. (“chinesa”).

Razões de ordem económica, normalmente “empurram” o utilizador para a forma injectável (“chuto”), pois assim todo a substância é aproveitada.

Médio Oriente, Ásia e América do Sul.

Page 16: Exermplos De Drogas

Heroína

Efeitos

Provoca uma euforia pacífica, ou seja, um desprendimento saboroso e irrealista da realidade. Tira a ansiedade, a tristeza e a dor, ou não tivesse ela morfina na sua composição.

É por isso considerada a droga-rainha entre as outras.

Dependência

É responsável por forte dependência física e psicológica.

A ressaca (conjunto de sinais e sintomas que se apoderam de quem interrompe abruptamente o seu consumo – câimbras musculares, vómitos, diarreia, pingo no nariz, arrepios, ansiedade extrema, tristeza e insónia) é dificilmente suportável e normalmente precipita novo consumo.

A heroína é responsável também pelo fenómeno da “tolerância” – necessidade de aumentar as doses para ir buscar os efeitos anteriores.

Page 17: Exermplos De Drogas

Heroína

Consequências do abuso -O seu consumo é responsável pelos quadros de maior miséria afectiva e moral, obrigando o utilizador a um “autismo” que, por um lado, “o salva da chatice que é ter de crescer”, mas que o obriga, por outro, a pagar uma “factura” demasiado pesada para valer a pena, pela dedicação exclusiva ou verdadeira escravização a que obriga.

-É a droga responsável pelo maior número de “overdoses” em Portugal, acontecendo a morte habitualmente por depressão do centro respiratório.

-Risco de overdose. Apesar de poder acontecer com qualquer via de consumo, tem maior probabilidade de acontecer quando injectada.

-Pelo facto de ser esta a via a maior parte das vezes escolhida, tem ocasionado um número crescente de casos de Hepatites B e C e SIDA.

Page 18: Exermplos De Drogas

LSD

O que é?

LSD (dietilamida do ácido lisérgico) é a droga alucinogénica por excelência. Também conhecida por ácido, é tipicamente uma droga de laboratório.

Page 19: Exermplos De Drogas

LSD

Como se apresenta?

Apresenta-se sob a forma de cápsulas, comprimidos (cristais) ou de um líquido incolor e sem cheiro, que normalmente se deposita num cubo de açúcar.

Como é consumida?

É consumida por via oral em doses na ordem da milionésima de grama.

Page 20: Exermplos De Drogas

LSD

Efeitos

Os efeitos do LSD são imprevisíveis. Normalmente as pessoas procuram ter alucinações "agradáveis".

No entanto, quando são más ou ameaçadoras podem ter como consequência autênticas reacções de terror.

Um dos grandes problemas do LSD é que é impossível prever os seus efeitos. Estes dependem de factores como a quantidade tomada, disposição de momento, expectativa e personalidade do consumidor.

Surgem normalmente cerca de 3O a 9O minutos depois do consumo. A percepção (tempo, espaço, visão, tacto som , etc) altera-se drasticamente. O consumidor sente-se como "dono do Universo".

Page 21: Exermplos De Drogas

LSD

Consequências do Abuso

Pupilas dilatadas, aumento da temperatura corporal, da frequência cardíaca e da tensão arterial, perda de apetite, insónia, boca seca e tremores no corpo, são tudo consequências do seu uso. Não há registo de mortes directamente provocadas só por LSD, embora muitas vezes as alucinações provocadas levem a actos (suicídios, violência, etc.) que podem ter como consequência a morte. O seu uso pode causar lesões irreversíveis a nível do sistema nervoso central, acontecendo algumas vezes ao seu utilizador adquirir uma personalidade totalmente diferente da inicial, dando a ideia de passar a viver “fora deste mundo” com carácter de irreversibilidade.

São frequentes os testemunhos referenciando casos em que alguém “se passou” e nunca mais voltou a ser a mesma pessoa! "Flashbacks", ou seja, a percepção dos efeitos muito tempo depois de se deixar a droga, podem acontecer algumas vezes.

Page 22: Exermplos De Drogas