exercícios do texto filosofia

3
Exercícios do Texto 1) O que era o mítico? Dê um exemplo: Baseava a lógica na ambivalência. Ex.: Uma pessoa doente era vista como castigada por Deus. 2) Que acontecimentos influenciaram o nascimento da filosofia? Surgimento e organização da Polis (cidade- estado); revolução provocada pelo surgimento da moeda (desenvolvimento da economia); surgimento da lei escrita (documentação histórica); Desmistificação do mundo através das viagens marítimas. 3) Qual foi o primeiro filósofo pré- socrático? Tales de Mileto. 4) Como se deu a passagem do pensamento mítico para o pensamento filosófico? Não foi bruscamente, deu- se de forma progressiva, pois durante muito tempo os primeiros filósofos gregos compartilharam de diversas crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizava a filosofia. 5) Quem eram os pensadores pré- socráticos ? Eram filósofos quem mantiveram algumas características do pensamento mítico ao mesmo tempo em que desenvolviam o pensamento filosófico científico. Questionário 1) Aponte as principais características do pensamento mítico: A lógica do mito repousa em ambivalência; Crenças e lendas que, de modo simbólico, fornecem explicações para a realidade; Relatos maravilhosos (explicações fantásticas narradas); Natureza e sociedade estão confundidas; Tradição dogmática (relatos passados de gerações para gerações e ditos como verdades inquestionáveis). 2) Contraste as características do pensamento mítico com as do pensamento filosófico científico: No pensamento mítico a lógica repousa em ambivalência e no filosófico a lógica se rompe da ambivalência; o pensamento mítico possui relatos maravilhosos, explicações maravilhosas. E o filosófico as explicações são baseadas na razão; no pensamento mítico os relatos são passados de gerações pra gerações e são ditos como verdades inquestionáveis. No filosófico existem várias explicações possíveis e todas podem ser questionadas. 3) O que levou ao rompimento do pensamento mítico do filosófico científico?

Upload: isabelladays

Post on 14-Aug-2015

138 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exercícios do Texto Filosofia

Exercícios do Texto1) O que era o mítico? Dê um exemplo:Baseava a lógica na ambivalência. Ex.: Uma pessoa doente era vista como castigada por Deus.

2) Que acontecimentos influenciaram o nascimento da filosofia?Surgimento e organização da Polis (cidade- estado); revolução provocada pelo surgimento da moeda (desenvolvimento da economia); surgimento da lei escrita (documentação histórica); Desmistificação do mundo através das viagens marítimas.

3) Qual foi o primeiro filósofo pré- socrático?Tales de Mileto.

4) Como se deu a passagem do pensamento mítico para o pensamento filosófico?Não foi bruscamente, deu- se de forma progressiva, pois durante muito tempo os primeiros filósofos gregos compartilharam de diversas crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizava a filosofia.

5) Quem eram os pensadores pré- socráticos ?Eram filósofos quem mantiveram algumas características do pensamento mítico ao mesmo tempo em que desenvolviam o pensamento filosófico científico.

Questionário1) Aponte as principais características do pensamento mítico:A lógica do mito repousa em ambivalência; Crenças e lendas que, de modo simbólico, fornecem explicações para a realidade; Relatos maravilhosos (explicações fantásticas narradas); Natureza e sociedade estão confundidas; Tradição dogmática (relatos passados de gerações para gerações e ditos como verdades inquestionáveis).

2) Contraste as características do pensamento mítico com as do pensamento filosófico científico:No pensamento mítico a lógica repousa em ambivalência e no filosófico a lógica se rompe da ambivalência; o pensamento mítico possui relatos maravilhosos, explicações maravilhosas. E o filosófico as explicações são baseadas na razão; no pensamento mítico os relatos são passados de gerações pra gerações e são ditos como verdades inquestionáveis. No filosófico existem várias explicações possíveis e todas podem ser questionadas.

3) O que levou ao rompimento do pensamento mítico do filosófico científico?A busca por explicações menos misteriosas baseadas na razão.

4) Aponte na sociedade atual algum pensamento ou ideia que se aproxime do pensamento mítico:Racismo. É uma ideia transmitida pelas gerações passadas como uma ideia inquestionável que existem raças superiores e inferiores.

A origem da FilosofiaHistoricamente, a filosofia, tal como a conhecemos, inicia com Tales de Mileto. Tales foi o primeiro dos filósofos pré-socráticos, aqueles que buscavam explicar todas as coisas através de um ou poucos princípios.Ao apresentarem explicações fundamentadas em princípios para o comportamento da natureza, os pré-socráticos chegam ao que pode ser considerada uma importante diferença em relação ao pensamento mítico. Nas explicações míticas, o explicador é tão desconhecido quanto à coisa explicada. Por exemplo, se a causa de uma doença é a ira divina, explicar a doença pela ira divina não nos ajuda muito a entender porque há doença. As explicações por princípios definidos e observáveis por todos os que têm razão (e não apenas por sacerdotes, como ocorre no pensamento mítico), tais

Page 2: Exercícios do Texto Filosofia

como as apresentadas pelos pré-socráticos, permitem que apresentemos explicadores que de fato aumentam a compreensão sobre aquilo que é explicado.Talvez seja na diferença em relação ao pensamento mítico que vejamos como a filosofia de origem europeia, na sua meta de buscar explicadores menos misteriosos do que as coisas explicadas, tenha levado ao desenvolvimento da ciência contemporânea. Desde o início, isto é, desde os pré-socráticos vemos a semente da meta cartesiana de controlar a natureza.Na história do pensamento ocidental, a Filosofia nasce na Grécia por volta do séc. VI a.C. Por meio de um longo processo histórico, surge promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional sem, entretanto, romper bruscamente com todos os conhecimentos do passado. Durante muito tempo, os primeiros filósofos gregos (pré-socráticos) compartilharam de diversas crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizava a filosofia.Essa passagem do mito à razão significa precisamente que já havia, de um lado, uma lógica do mito e que, de outro lado na realidade filosófica ainda está incluído o poder mítico. Em outras palavras, a filosofia grega nasceu procurando desenvolver os Jogos (saber racional) em contraste com o mito (saber alegórico- pensamento sob forma figurada, metáforas).

Principais diferenças entre mito e Filosofia:MITO FILOSOFIAA lógica do mito repousa em ambivalência Ruptura com a lógica da ambivalênciaCrenças e lendas que, de modo simbólico fornecem explicações para a realidade

Pensamento positivo que inclui o sobrenatural (não há inferência de agentes divinos na explicação dos fenômenos)

Relatos maravilhosos (explicações fantásticas narradas)

Racionalidade (explicações baseadas na razão)

Natureza e sociedade estão confundidas Os elementos da natureza estão separados da sociedade

Tradição dogmática (relatos passados de gerações para gerações e ditos como verdades inquestionáveis)

Pluralidade de explicações possíveis (admite várias explicações e todas podem ser questionadas)

O nascimento da Filosofia está vinculado principalmente à (ao):• Surgimento e organização da Polis (Cidade-Estado)• Revolução provocada pelo surgimento da moeda(desenvolvimento da economia)• Surgimento da lei escrita (documentação histórica)• Desmistificação do mundo através das viagens marítimasUm exemplo da transição do pensamento mítico para a filosofia cientifica foi na pergunta pioneira de Tales de Mileto, 'qual é a origem suprema, a causa última, da origem dos fatos?'. A essa pergunta, ele respondeu de uma forma não muito inteligente, dizendo que os elementos primordiais das coisas são a água, o ar, a terra e o fogo. Logo, ele via que o ar, a terra e o fogo vinham de um fator comum: a água. Então, a origem primeira do mundo e do universo seria a água. Em sua resposta, podemos ver também a presença mitológica. É sabido que a mitologia antiga venerava a água como origem das coisas. Também de Mileto, Aleximandro, que nasceu poucos anos depois de Tales, deu à sua pergunta uma reposta mais convincente. Disse que tudo o que vemos e sentimos é definido, e tudo o que é definido tem outra origem, foi formado de outra cousa. Ou seja, o que é determinado também tem causas anteriores. Logo, é algo indeterminado (a que ele chamou de princípio) o que deu origem ao universo. Continuava ele com o seguinte princípio, de que esse indeterminado, devido ao seu eterno movimento, se divide em dois opostos, como, por exemplo, o seco e o úmido. Os três primeiros filósofos foram de Mileto, sendo eles Tales, Aleximandro e Alexímedes. Deles, poucas cousas temos em escrito, e suas obras já não mais existem.