exercicio barroco

7
Exercicio barroco 1) O barroco surge como uma resposta no campo artístico ao protestantismo, buscando reafirmar os valores católicos, recorrendo principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barroco se coloca como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na racionalidade e na  busca da simetria em suas prod uções artísticas. Qual é este m ovimento? a) Classicismo.  b) Modernismo. c) Renascimento. d) Romantismo. e) Humanismo 2. (Fuvest-SP) O Estado moderno absolutista atingiu seu maior poder de atuação no século XVII.  Na arte e na economia suas expressões foram respectivam ente: a)rococó e liberalismo.  b) renascentismo e capitalismo. c) barroco e mercantilismo. d) maneirismo e colonialismo. e) classicismo e economicismo. 3) O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento,  principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o  barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta: a) Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.  b) A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá -lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana . c) A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal. d) A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem. 8) (UNICAMP 2011) A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545- 1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. (Adaptado de Camila F. G. Santiago, “Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons,  formas, cores e movimentos na modernidade atlântica). Europa, América e África. São Paulo:  Annablume, 2008, p. 385. Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como: a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento.  b) barroca, que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices l ocais. c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados  pela Igreja, apenas reproduz iam as obras de arte sacras europeias.

Upload: leandromachadoferreira

Post on 29-Oct-2015

1.170 views

Category:

Documents


8 download

TRANSCRIPT

7/14/2019 Exercicio Barroco

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-barroco-56327b7dcb604 1/7

Exercicio barroco

1) O barroco surge como uma resposta no campo artístico ao protestantismo, buscando reafirmar osvalores católicos, recorrendo principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barrocose coloca como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na racionalidade e na busca da simetria em suas produções artísticas. Qual é este movimento?

a) Classicismo. b) Modernismo.c) Renascimento.d) Romantismo.e) Humanismo

2. (Fuvest-SP) O Estado moderno absolutista atingiu seu maior poder de atuação no século XVII. Na arte e na economia suas expressões foram respectivamente:a)rococó e liberalismo. b) renascentismo e capitalismo.

c) barroco e mercantilismo.d) maneirismo e colonialismo.e) classicismo e economicismo.

3) O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:a) Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas. b) A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não emcriar uma arte mais emotiva e cotidiana.c) A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastantefrequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eramdispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.d) A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância nademonstração dos gestos e estados de espírito do homem.

8) (UNICAMP 2011) A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagenssacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua funçãoera criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenasdas artes em Minas Gerais.

(Adaptado de Camila F. G. Santiago, “Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais

inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons,

 formas, cores e movimentos na modernidade atlântica). Europa, América e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como:a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado,resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento. b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelasconfrarias e criada pelos artífices locais.

c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras de arte sacras europeias.

7/14/2019 Exercicio Barroco

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-barroco-56327b7dcb604 2/7

d) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.

7) (UFPR) Sobre o Barroco, pode-se afirmar quea) foi uma forma de manifestação artística inspirada nos conceitos pagãos de Idade Média e aAntiguidade.

 b) fez uso da grandeza excessiva, do extravagante, do artificial, para expressar as concepções demundo moderno.c) surgiu nos países anglo-saxões, no final do século XVII, e se espalhou por toda a Europa noséculo XVIII.d) impôs uma nítida diferenciação entre as formas artísticas, como a pintura, a escultura e aarquitetura.

8) Sobre o Barroco, Marque a alternativa correta:a) O estilo barroco retomou os próprios princípios da arte da antiguidade greco-romana; e deacordo com essa nova tendência, uma obra só seria perfeitamente bela na medida em que imitasse

os artistas clássicos gregos. b) Diante da Reforma Protestante a Igreja Católica logo se organizou contra. E assim a ArteBarroca serviu para revigorar seus princípios doutrinários.c) Com o vigor barroco, os palácios barrocos se tornaram ambientes de encantamento, projetados para impressionar os visitantes com o poder e a glória do rei.d) O ideal humanista, a preocupação com o rigor científico e a composição equilibrada, são as principais características da Arte Barroca.

9) Marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO:1. ( ) Os tons suaves e pastéis, o equilíbrio simétrico, a luz diagonal e a composição

 bidimensional fazem parte do estilo barroco.2. ( ) Na representação barroca a figura humana, diversas vezes, aparece levemente geometrizada,revelando uma preocupação naturalista.3. ( ) Do ponto de vista pictórico, as obras barrocas apresentam uma iluminação basicamentesimétrica em relação a perspectiva linear utilizada.4. ( ) Nas obras barrocas as cenas representadas envolvem-se num acentuado contraste de claro-escuro, o que intensifica a expressão de sentimento.

10) Marque a alternativa correta:a) O racionalismo tão buscado e desejado pelo Renascimento, tornou-se altamente secundário,dando lugar as emoções dentro do estilo Barroco. b) As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência.c) A iluminação diagonal tão marcante na pintura barroca remete ao observador uma sensaçãoestática.d) Considerada por diversos críticos uma arte requintada, aristocrática e convencional, o Barrocoacabou tornando-se, com o passar do tempo, superficial.

11) Quanto a Pintura Barroca analise itens abaixo e em seguida marque a ÚNICA alternativaCORRETA.a) Na pintura, frequentemente uma luz incide diretamente sobre aquilo que o pintor quer valorizar na tela.

 b) As cores de tons azul e rosa são banidos da pintura.c) O artista Barroco esta fortemente ligado ao misterioso e ao sobrenatural.d) Há uma tendência para a utilização da cor preta.

7/14/2019 Exercicio Barroco

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-barroco-56327b7dcb604 3/7

 (UEL- 2009) Leia o texto I e responda à questão 12.

Texto I

“O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Desenvolve-se no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, recebe

influências tanto portuguesas quanto francesas, italianas e espanholas. Em Minas Gerais, aexpressão estética tanto deverá corresponder às solicitações dos elementos transpostos, como doselementos locais espontâneos. Isso vai se verificar tanto em relação aos fatores estruturais, comono que diz respeito às ideias, aos conhecimentos e valores.” (Adaptado: MACHADO, L. R. Barroco Mineiro. São Paulo: Perspectiva, 1983. p. 167-169.).

12) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o barroco mineiro, considere as afirmativas aseguir.I. Nascido da herança europeia, o barroco mineiro é uma arte que traz em si o diálogo entre suaorigem e um novo contexto, caracterizando-se como um meio de expressão ao mesmo tempo

 barroco e mineiro.II. O aspecto social contemporâneo à chegada do barroco a Minas contribuiu para que suaorganização fosse caótica e para que as características desse movimento acabassem contrastandocom a vida mineira.III. Posto em contato com o clima de efervescência cultural e com as descobertas no campo estéticode Minas, o barroco mineiro rompeu com a ideia do barroco universal e se destacou pelaambivalência.IV. Os elementos transpostos pelos colonizadores apresentavam em suas raízes algumassemelhanças com o universo mineiro, mas o poder instituído pela Academia Nacional de BelasArtes encaminhou o movimento para rumos distintos.

Assinale a alternativa correta.a) Somente as afirmativas I e II são corretas.  b) Somente as afirmativas I e III são corretas.c) Somente as afirmativas II e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.  

Leia o texto II, analise a figura e responda à questão.

Texto II

“ Há a propensão para uma forma que se abre em indeterminação de limites eimprecisão de contornos, apelando para os recursos da impressão sensorial, que

não quer apenas conter a informação estética, mas sobretudo, comunicá-la sobum alto grau de tensão que transporte o receptor, o espectador, da simplesesfera da plenitude intelectual e contemplativa para uma estesia mais franca eenvolvente  –  mais do que isso, para o êxtase dos sentidos sugestionadamenteacesos e livres.” (ÁVILA, A. O lúdico e as projeções do Barroco. São Paulo: Perspectiva, 1980. p. 20.).

13) (UEL- 2009) Sobre o texto e a figura, é correto afirmar. a) O texto apresenta as principais características do rococó e a figura refere-se à pintura do Barroco, principal movimento artístico do período colonial brasileiro.

 b) Enquanto a figura representa a arte colonial brasileira, o texto discorre sobre a projeção do barroco na arte concreta e sua busca por um envolvimento mais efetivo e completo do espectador com a obra.

7/14/2019 Exercicio Barroco

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-barroco-56327b7dcb604 4/7

c) Não é possível afirmar que o texto e a imagem estejam relacionados ao mesmo assunto, pois afigura é do Barroco Mineiro, mas o texto trata do Barroco Baiano.d) Tanto o texto como a imagem tratam da arte neoclássica no momento máximo de sua penetraçãona cultura brasileira como um todo e não sobre algo específico. e) O texto explicita as principais características da pintura barroca tal qual foi praticada em MinasGerais no século XVIII, muitas delas presentes na obra de Manoel da Costa Ataíde.

14) (UEL- 2009) Pode-se dizer que a colonização no Brasil só se interioriza a partir da descobertado ouro em Minas Gerais. Com isso, a produção cultural também se desloca do Nordeste para ointerior do país. É justamente em Minas Gerais que se encontram os monumentos maissignificativos da arte colonial. Com base nos conhecimentos sobre a arte no Brasil colonial, analiseas imagens e identifique aquelas que pertencem ao Barroco Mineiro do período colonial.

São imagens representativas do Barroco Mineiro do período colonial:

a) Somente I e II. b) Somente I e III.c) Somente II e IV.

d) Somente I, III e IV.e) Somente II, III e IV.

15) (UEL  –  2004) Leia, a seguir, o texto de Nicolau Sevcenko, que faz alusão ao espírito doBarr oco no catálogo da exposição “O Universo Mágico do Barroco Brasileiro”, de 1998. “Concebida para articular  as contradições, a arte barroca encarna sacrifício e salvação, dor eêxtase, ignomínia e glória. Na sociedade colonial submetida a extremos de brutalidade e privação,restitui a dimensão dos impulsos afetivos. Apontando para as desigualdades e os privilégiosespúrios, suscita estados de harmonia sensorial que recompõem os fragmentos de um mundo sobtensões tão lancinantes que o ameaçam desintegrar. A arte barroca tem de ser vista com os olhosda alma.” (SEVCENKO, N. Pindorama revisitada: cultura e sociedade em tempos de virada. SãoPaulo:Peirópolis, 2000. p. 46).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as igrejas do período colonial brasileiro, é corretoafirmar que estas apresentam em seu interior:I. Pinturas que criam a ilusão de que o teto se abre em direção ao infinito.II. Decoração simples, com economia de formas e imagens.III. Efeitos de luz e sombra que enfatizam o relevo da talha e das esculturas.IV. Rígidas ordenações geométricas que lembram a grandeza dos templos gregos.Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e III.

 b) I e IV.c) II e IV.d) I, II e IIII.

7/14/2019 Exercicio Barroco

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-barroco-56327b7dcb604 5/7

e) II, III e IV.

16) (UEL – 2004) Leia, a seguir, o texto sobre o pintor Manuel da Costa Ataíde (c. 1632-1830).“A pintura dele, tem-se dito, revela a paleta mais rica e variada de sua época. Copia estampas,mas não transpõe simplesmente. Reinterpreta. Com traço poderoso, dá tratamento característicoaos personagens (feições amulatadas, pálpebras, ombros almofadados, antebraços curvos).” 

(TRINDADE, J. B. A corporação e as artes plásticas: o pintor, de artesão a artista. In: ARAUJO, E. (org.) O universomágico do barroco brasileiro. São Paulo: SESI, 1998. p. 255.).

Sobre a cópia de estampas, referida no texto, considere as afirmativas a seguir.I. Era um procedimento comum entre os pintores e escultores do período colonial.II. Faz com que a arte barroca brasileira seja considerada pouco original.III. Justifica a pouca importância dada ao artista no contexto da arte colonial.IV. Demonstra que a criatividade e a novidade não são o principal critério de valor.Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II. b) I e IV.

c) II e III.d) I, III e IV.e) II, III e IV.

17) (UEL – 2004) Leia o texto a seguir.“Mesmo aqueles que não são batizados vêm todos os dias ouvir a música celeste. „Em suma‟ diz o

 padre Paucke, „os músicos são os chamarizes usados pelos missionários para fazer os paroquianos

irem à igreja.‟ [...] Se nos lembrarmos da importância essencial da música e da dança nos ritoscoletivos e individuais, da sua considerável importância para alcançar a „terra sem mal‟, não nos

 surpreenderemos por ter ela favorecido tanto os progressos da evangelização. Já nos primeiros

encontros, os jesuítas encantam os pagãos, oferecendo-lhes guizos ou matracas.”  (HAUBERT, M.Índios e jesuítas no tempo das missões. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 129.).

Sobre a música no período colonial, considere as afirmativas a seguir.I. Os missionários jesuítas preocupavam-se em preservar a música dos índios.II. Os índios eram seduzidos pelos sons musicais trazidos pelos colonizadores.III. Os jesuítas acreditavam que a música indígena era um meio de elevar os espíritos a Deus.IV. A música servia como instrumento de atração para a evangelização dos índios.Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II. b) I e III.c) II e IV.d) I, III e IV.e) II, III e IV.

18) (UEL- 2005) Sobre as obras, é correto afirmar:

7/14/2019 Exercicio Barroco

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-barroco-56327b7dcb604 6/7

 

a) O tratamento esquemático dado às figuras e a rigidez da composição são típicos do românicomedieval, período a que pertencem. b) São o resultado de uma visão intelectualizada, que transforma as imagens em planos

geométricos, a partir de vários pontos de vista simultâneos.c) A simplificação das formas e a ocupação geométrica do espaço conferem a ambas as imagensum caráter racional e estático.d) O apelo ao emocional e a sensação de movimento, dada pela composição sinuosa e pelo panejamento elaborado das roupas, inserem-nas no Barroco.e) Ambas as imagens apresentam qualidades estéticas vinculadas à tradição Neoclássica, trazidasao Brasil pela Missão Artística Francesa.

19) (UEL-2006) O caráter essencial do Barroco está no apelo às emoções, na busca do movimento,na dramatização das expressões, nas colunas torcidas e nos panejamentos em “S” (sinuosos) das

roupas dos santos. Com base nos conhecimentos sobre o Barroco, analise as imagens a seguir.

Correspondem à arte barroca apenas as imagens:

a) 1 e 2. b) 1 e 3.c) 2 e 4.d) 1, 3 e 4.e) 2, 3 e 4.20) (UEL – 2007) Observe a imagem a seguir, de Manoel da Costa Ataíde (1762-1830):

Com base na imagem e nos conhecimentos sobre a arte colonial brasileira, é correto afirmar: 

a) Ataíde foi um dos maiores representantes da Missão Artística Francesa no Brasil e foi o retratistamais conhecido do período imperial. b) A Ceia, de Ataíde, é um quadro histórico, aborda um tema laico, e apresenta forte cromatismo efalta de nitidez dos gestos dos personagens.c) Com a produção de Ataíde, a pintura colonial mineira chega ao século XIX em plena vitalidade eo pintor se mantém fiel à tradição barroca. d) A autoria desta obra, durante muito tempo, foi atribuída ao grande inimigo de Ataíde, AntônioFrancisco Lisboa, mais conhecido como “Aleijadinho”. 

7/14/2019 Exercicio Barroco

http://slidepdf.com/reader/full/exercicio-barroco-56327b7dcb604 7/7

e) Ataíde é considerado um artista pouco representativo da pintura colonial mineira, pois sua obraA Ceia retrata o cotidiano da sociedade colonial mineira.