exemplos e atores públicos

2
Exemplos de políticas públicas As políticas públicas permeiam todas as vertentes do nosso viver, alguns exemplos de suas materializações no mundo concreto podem ser observados através da análise de como o estado age em relação às demandas da sociedade civil. Demandas como educação, saúde, saneamento básico, entretenimento, segurança entre outros. Os balizadores para a indicação da qualidade de um estado estão fortemente vinculados à aprovação de suas políticas públicas pelos seus alvos. Estados ditos desenvolvidos como os países escandinavos e a França, a título de exemplificação, fornecem serviços de qualidade como educação e saúde inteiramente gratuitos para seus cidadãos, enquanto que países subdesenvolvidos apresentam dificuldades em fornecer tais serviços como qualidade, há ainda a situação em que os serviços apresentados não são de qualidade tampouco de acesso democrático e ainda assim o país que os provê é tido como desenvolvido, como é o caso do sistema de saúde Norte- americano, essa classificação inconsistente é dada pela complexidade da interação entre os atores políticos. Atores públicos Atores são todos aqueles que desempenham uma função na arena política. Atores individuais são pessoas no exercício de suas próprias funções cognitivas a advogar em prol de uma posição concernente à organização do contexto no qual estão inseridos. Atores coletivos são organizações e grupos caracterizados por posições em comum compartilhadas pelos indivíduos pertencentes ao coletivo. Muitas vezes a existência desses grupos acaba por minar a capacidade do indivíduo tomar posições críticas em prol dos seus interesses próprios. Exemplos de atores coletivos: Instituições Religiões e Partidos. Os atores políticos podem ser ainda classificados em governamentais e não governamentais, exemplo de atores governamentais: Burocratas e políticos. Não governamentais: Fornecedores de serviços e grande mídia. Os políticos são atores importantíssimos na organização pública, a eles é atribuída a legitimidade para representar os interesses da massa frente a máquina estatal, infelizmente muitas das vezes fazem mal uso desse poder, acabam por negligenciar as demandas da sociedade civil. Alguns fatores que criam ocasião para essas situações indesejadas são: A existência dos interesses próprios do sujeito político, interesses dos partidos políticos que

Upload: italo-santos

Post on 29-Jan-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Políticas Públicas

TRANSCRIPT

Page 1: Exemplos e Atores Públicos

Exemplos de políticas públicas

As políticas públicas permeiam todas as vertentes do nosso viver, alguns exemplos de suas materializações no mundo concreto podem ser observados através da análise de como o estado age em relação às demandas da sociedade civil. Demandas como educação, saúde, saneamento básico, entretenimento, segurança entre outros. Os balizadores para a indicação da qualidade de um estado estão fortemente vinculados à aprovação de suas políticas públicas pelos seus alvos. Estados ditos desenvolvidos como os países escandinavos e a França, a título de exemplificação, fornecem serviços de qualidade como educação e saúde inteiramente gratuitos para seus cidadãos, enquanto que países subdesenvolvidos apresentam dificuldades em fornecer tais serviços como qualidade, há ainda a situação em que os serviços apresentados não são de qualidade tampouco de acesso democrático e ainda assim o país que os provê é tido como desenvolvido, como é o caso do sistema de saúde Norte-americano, essa classificação inconsistente é dada pela complexidade da interação entre os atores políticos.

Atores públicos

Atores são todos aqueles que desempenham uma função na arena política. Atores individuais são pessoas no exercício de suas próprias funções cognitivas a advogar em prol de uma posição concernente à organização do contexto no qual estão inseridos. Atores coletivos são organizações e grupos caracterizados por posições em comum compartilhadas pelos indivíduos pertencentes ao coletivo. Muitas vezes a existência desses grupos acaba por minar a capacidade do indivíduo tomar posições críticas em prol dos seus interesses próprios. Exemplos de atores coletivos: Instituições Religiões e Partidos.

Os atores políticos podem ser ainda classificados em governamentais e não governamentais, exemplo de atores governamentais: Burocratas e políticos. Não governamentais: Fornecedores de serviços e grande mídia.

Os políticos são atores importantíssimos na organização pública, a eles é atribuída a legitimidade para representar os interesses da massa frente a máquina estatal, infelizmente muitas das vezes fazem mal uso desse poder, acabam por negligenciar as demandas da sociedade civil. Alguns fatores que criam ocasião para essas situações indesejadas são: A existência dos interesses próprios do sujeito político, interesses dos partidos políticos que representa, interesse das empresas que financiaram seu partido e absoluta incompetência técnica intrínseca a alguns políticos.

http://www.polis.org.br/uploads/1244/1244.pdf

http://www.egem.org.br/arquivosbd/basico/0.625833001286194530_prof._leonardo___atores_no_processo_de_politicas_publicas.ppt

http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/coea/pncpr/O_que_sao_PoliticasPublicas.pdf