exame de ordem 1ªfase - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração...

21
EXAME DE ORDEM 1ªFASE 3º SIMULADO

Upload: buiduong

Post on 26-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

EXAMEDE ORDEM

1 ªFASE

3º SIMULADO

Page 2: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

BEM-VINDOAO 3º SIMULADO DO

PORTAL EXAME DE ORDEM PARA O XXI EXAME!

QUAL É A FUNÇÃO DE UM SIMULADO?

A resposta é simples: reproduzir as condições de um evento qualquer, visando treinar os interessados sob determinadas condições. No nosso caso, queremos treinar para a prova objetiva da OAB.

Logo, um simulado, levando em consideração as condições da prova ob-jetiva da OAB, tem de ser feito sob os seguintes parâmetros:

1 - ISOLAMENTO

O candidato fará a prova sozinho, logo, se isolar do contato é condição sine qua non de um simulado. Sem isolamento você NÃO faz um simula-do para a prova da OAB.

E a lógica é muito simples: o simulado não serve só para o candidato ava-liar conhecimentos, serve também para treinar o emocional.

Sem medo de errar, o emocional no Exame é praticamente “50%” do ne-cessário para se conseguir a aprovação. É um verdadeiro clichê ouvir his-tórias de insucessos ligadas ao nervosismo e à ansiedade. Se preparar emocionalmente é FUNDAMENTAL para o sucesso.

2 - CONCENTRAÇÃO

Ao ficar sozinho o candidato poderá testar sua concentração. Aqui te-mos um ponto interessante. O ideal seria fazer o simulado em uma sala com demais candidatos, mas como no nosso caso isso não será possí-vel, você terá de providenciar um espaço adequado. Como esse espaço não será igual ao de uma sala de prova, você poderá exercitar o foco e a concentração em um nível ACIMA das condições reais da prova. Perfeito para a gestão do emocional e do foco!

3 - DISCIPLINA

Um simulado não é uma brincadeira e nem uma festa da interação. Não se permita distrações, não interaja com ninguém, não desvie o seu foco. Um simulado é para ser levado a sério e isso é muito importante!

Qual a importância de fazer um simulado quando faltam apenas pouco menos de 2 meses para a prova?

Agora, acreditamos, é hora de fazer uma primeira averiguação do que foi apreendido nos estudos até agora. Notem a distância do dia de amanhã até o dia da prova. MUITO pode ser corrigido (se for o caso) na hipótese do candidato descobrir algum tipo de deficiência.

A HORA DE ERRAR É AGORA!

Claro! Você ainda não está 100% prontos para a prova, e eventual análise tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida em uma questão, a análise do desempenho deve levar esse fator em consideração: não se pode exigir aquilo que não se estudou.

A prova objetiva da próxima 1ª fase será no dia 27/11 e nós ofereceremos para você, visando proporcionar ao candidato uma mensuração da evolução de desempenho, conceito e abor-dagem lançado originariamente por nós para o Exame de Ordem, 3 simulados para que as deficiências e a EVOLUÇÃO do desempenho

seja feita de agora até o dia da prova.

O objetivo declarado aqui é ajudar o candi-dato a ter a certeza de que irá bem na 1ª fase, e, com isso, dar-lhe mais segurança na hora da verdade: quem se sente seguro

consegue dominar melhor o emocional.

A segurança, evidentemente, está relaciona-da à certeza de que o preparo até a prova foi o adequado, e o simulados, visto em con-junto, permitirão ao candidato ATACAR com precisão seus pontos deficientes, auxilian-

do-o em sua ESTRATÉGIA de estudos.

Page 3: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

Se você pretende suprir deficiências identificadas após o simulado, reco-mendo fortemente os cursos do Portal Exame de Ordem, relacionados ao longo deste simulado.

Nossos cursos foram projetados para quem deseja estudar com CON-SISTÊNCIA para a prova objetiva.

Estudar com consistência implica, entre outras coisas, ter acesso a um curso completo, que trate de todos o conteúdo abordado na 1ª fase como também estruturados para abordarem com a devida profundida-de cada tema abordado, ofertando ao aluno o conhecimento necessário para ser aprovado.

O Exame de Ordem acontece aqui, e a SUA preparação, TAMBÉM!

E QUAIS OS PONTOS A SEREM OBSERVADOS EM TODOS OS SIMULADOS?1 - Gestão do tempo durante a prova;2 - Identificação de deficiências na aprendizagem;3 - Gerenciamento do aspecto emocional.

Esses 3 elementos precisam ser reavaliados a cada simulado, e as obser-vações para cada simulado precisam ser comparadas. Desta forma você pode notar a evolução nos estudos ou, perceber algum tipo de deficiência.

Registre os dados e posteriormente compare as notas.

Vamos ver cada tópico agora:

GESTÃO DO TEMPO DURANTE A PROVA

Tempo é segurança! Talvez essa seja a pre-missa básica quando se fala no tempo de prova. O candidato tem de ter a convicção de que as 5 horas serão suficientes não só para responder todas as perguntas como também para preencher a folha de resposta.

Quem fará a prova pela primeira vez pro-vavelmente não sabe, mas 5 horas passam voando. Claro que a percepção é derivada de um estado de alerta, de tensão, afinal, o tempo corre de forma uniforme, mas a impressão é que durante a prova ele passa mais rápido...muito mais rápido!

O simulado permite que o candidato estu-de o gerenciamento do seu tempo e sua capacidade em responder todas as per-guntas. O estado psicológico será diferente, por certo, mas o aprendizado resultante da simulação ajuda no processo de realização da prova, porquanto o processo em si não será totalmente estranho ao candidato.

IDENTIFICAÇÃO DE DEFICIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM

Esse, por certo, é o papel mais relevan-te ao se estudar por provas anteriores, e, no presente momento, na submissão ao simulado. Certamente o candidato não responderá todas as perguntas. Essa percepção é útil para identificar em quais disciplinas estão as maiores limitações no conhecimento.

O erro também faz parte do processo de aprendizagem - com ele o candidato es-tabelece seu processo de cognição, sedi-mentando melhor o conhecimento a ser exigido na hora da verdade, pois o erro permite a compreensão de limitações no conhecimento e, por corolário lógico, a su-pressão de lacunas.

Faltam 2 meses para a prova. Identificar deficiências agora será algo muitíssimo útil, pois o tempo daqui até o dia da prova per-mite que vocês possam sanar quaisquer problemas com folga, muita folga mesmo!

GERENCIAMENTO DO ASPECTO EMOCIONAL

Eu não tenho dúvidas que o aspecto emo-cional do candidato é decisivo na sua apro-vação. Já li uma infinidade de depoimentos de candidatos que sucumbem às próprias emoções durante a aplicação da prova.

Aliás, já foram centenas de depoimentos retratando a descrença em função de su-cessivos fr acassos, muitos deles estreita-mente relacionados com o nervosismo.

Acredito na ideia de que a segurança ao se fazer uma prova deve ser resultado da certeza de que se está bem preparado.

Simplesmente não existe fórmula mági-ca para se ficar calmo: O ser humano que está apto a enfrentar situações específicas com calma, onde outros ficariam nervosos, ou não tem nada a perder ou já está esco-lado pela experiência.

Quem faz o Exame de Ordem pela 1ª vez, ou já fez 2 ou 3 vezes, é pouco para ficar 100% calmo, e virtualmente todos têm muito em jogo nessa hora; afinal, aprovar é preciso!

Hoje, agora, neste momento, você certa-mente está bem longe da sensação de an-siedade que assola os examinandos na vés-pera da prova! Ótimo! Trabalhar o simulado, compreender as falhas e solucioná-las já a partir de agora vai certamente contribuir para deixá-lo maia seguro quando estiver há uma ou duas semanas da data da prova.

O GABARITO SERÁ LIBERADO AINDA HOJE!

BOM SIMULADO!

Page 4: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

CURSO TEÓRICO ONLINE &CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

Prepare-se para a 1ª fase da OAB XXI com um conteúdo completo formado por 296 horas de aulas teóricas e de resolução de questões para você alcançar o melhor resultado.

1ªFASE

EXAMEDE ORDEM

C OMBO

Page 5: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 5

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

ESTATUTO E ÉTICAPAULO MACHADO

1. Um advogado, regularmente inscrito na OAB-RJ, foi aprovado em concurso e empossado no cargo de Fiscal de Tributos do Estado do Rio de Janeiro. Como fica a situação daquele advogado:

A) Continuar inscrito na OAB – RJ, porém totalmente proibido de advogar.

B) Continuará inscrito na OAB-RJ ficando, porém, proi-bido de advogar apenas contra a Fazenda Pública que o remunera.

C) Terá sua inscrição na OAB-RJ cancelada.

D) Ficará licenciado da advocacia durante o tempo em que exercer a atividade de Fiscal de Tributos.

2. Atualmente, em que casos uma pessoa - que não é advogada - pode defender seus interesses em juízo pessoalmente, ou seja, sem que se faça representar por um advogado?

A) Na impetração de habeas corpus, nos Juizados Es-peciais Cíveis e Criminais, nos dissídios coletivos na Justiça do Trabalho e no Juizados de Paz;

B) Na impetração de habeas corpus, nos Juizados Es-peciais Cíveis e Criminais, nos dissídios individuais na Justiça do Trabalho e na Ação Popular;

C) Na impetração de habeas corpus, nos Juizados Es-peciais Cíveis e Criminais, na impetração de Mandado de Segurança e na Justiça do Trabalho;

D) Na impetração de habeas corpus, nos Juizados Es-peciais Cíveis, nos dissídios individuais na Justiça do Trabalho e nos Juizados de Paz.

3. Qual é a natureza jurídica da Ordem dos Advo-gados do Brasil de acordo com o EAOAB e o STF?

A) É uma Autarquia, com personalidade jurídica de forma federativa;

B) É uma Associação de Classe, com personalidade ju-rídica própria;

C) É uma Instituição sui generis, com personalidade jurídica de forma federativa;

D) É um Sindicato Especial com personalidade jurídica de forma federativa.

4. O advogado condenado por crime considera-do infamante, que tem a sua inscrição cancela-da, para retornar aos quadros da OAB precisa, preliminarmente:

A) Deixar passar 10 anos a partir do trânsito em julga-do da sentença condenatória;

B) Fazer exame de ordem em face do novo Estatuto;

C) Requerer a restauração da inscrição primitiva;

D) Promover a reabilitação judicial.

5. O advogado, depondo em juízo sobre fato de que teve conhecimento em virtude de seu traba-lho profissional, compromissado sob o dever de di-zer e não calar à verdade, está obrigado:

A) A silenciar sobre tal fato;

B) A contar toda a verdade;

C) A relatar o fato somente após autorizado pelo cliente;

D) A relatar o fato se não mais for o patrono da causa.

6. Um advogado, regularmente inscrito na OAB-ES, foi nomeado e empossado no cargo de Secretário de Estado de Transportes Urbanos do Estado do Espírito Santo. Pergunta-se: Como fica a situação daquele advogado?

A) Continuará inscrito na OAB-ES e exercendo a advocacia;

B) Continuará inscrito na OAB-ES, ficando, porém, proibido de advogar apenas contra a Fazenda Pública que o remunera;

C) Terá sua inscrição na OAB-ES cancelada;

D) Ficará licenciado da advocacia durante o tempo em que exercer a atividade de Secretário de Estado.

7. Um advogado foi constituído e patrocinou a causa do cliente até final sentença. Concluído o seu trabalho profissional, o advogado cobrou da-quele cliente os honorários advocatícios que ha-viam ajustado por meio de contrato por escrito, no montante de R$ 12.000,00 (doze mil reais), e este se recusou a pagá-los.

Pergunta-se: De que meio pode se valer o referido advogado para receber judicialmente os honorá-rios a que tem direito?

A) Da Execução por Quantia Certa;

B) Da Ação de Cobrança, pelo Procedimento Ordinário;

C) Da Ação de Cobrança, pelo Procedimento Sumário;

D) Da Execução da Sentença nos autos do processo em que funcionou pelo cliente mencionado.

8. Um advogado retirou de cartório os autos de um processo em que funciona como advogado do réu e não os devolveu no prazo devido. Intimado a de-volvê-los em 3 dias, também não o fez. Pergunta--se: O que poderá acontecer àquele advogado?

A) Apenas sofrer a busca e apreensão dos autos em seu escritório e ser punido disciplinarmente pela OAB;

B) Sofrer a busca e apreensão dos autos em seu escri-tório; perder o direito de vista dos autos fora de car-

Page 6: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 6

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

tório; ser punido disciplinarmente pela OAB e ser pu-nido criminalmente pela retenção dolosa dos autos;

C) Apenas sofrer a busca e apreensão dos autos em seu escritório; perder o direito de vista dos autos fora de cartório e ser punido disciplinarmente pela OAB;

D) Apenas ser punido disciplinarmente pela OAB e ser punido criminalmente pelo crime de retenção dos autos.

9. Um advogado, mesmo sabendo que o emprega-do, dispensado sem justa causa, havia recebido do empregador todas as verbas resilitórias que lhe eram devidas, aceitou procuração daquele em-pregado e ingressou com Reclamação Trabalhista pleiteando o pagamento das mesmas verbas já re-cebidas. Pergunta-se: Como se denomina tal pro-cedimento daquele advogado?

A) Tergiversação;

B) Patrocínio Infiel;

C) Lide Temerária;

D) Repetição do Indébito.

10. Um advogado, que já sofreu uma punição da OAB-RJ (censura), foi destituído pelo cliente no curso do processo que patrocinava. Alegando que o cliente não quer pagar os seus honorários, re-tém valores e documentos do mesmo cliente, re-cusando-se a prestar-lhe contas do mandato. Per-gunta-se: Por tal atitude, que punição disciplinar pode ser aplicada àquele advogado?

A) Suspensão, pelo prazo de 30 dias a doze meses;

B) Suspensão, pelo prazo de mínimo de 30 dias e per-durando até que preste as contas devidas, podendo ser cumulada com multa de uma a dez anuidades;

C) Exclusão do Quadro da OAB-RJ;

D) Nova pena de censura, porém cumulada com a multa de uma a dez anuidades.

FILOSOFIABERNARDO MONTALVÃO

11. Qual dos autores abaixo sustenta como um novo método de interpretação a “lógica do razoável”?

A) Luís Recaséns Siches

B) Eduardo Garcia Enterría

C) Ortega y Gasset

D) Carlos Cossio

12. Qual escola sustenta que todo direito é elabo-rado pelo Estado?

A) A Escola de Exegese

B) A Jurisprudência dos Interesses 

C) O Egologismo Jurídico

D) O Tridimensionalismo jurídico 

DIREITO CONSTITUCIONALFLAVIA BAHIA

13. Astrogildo, Deputado federal, deixou de com-parecer a dois terços das sessões ordinárias da Câmara dos Deputados, para tratar de assuntos pessoais. Considerando-se esse comportamento, pode-se afirmar corretamente que a:

A) Perda do mandato do Deputado será declara-da pela Mesa da Câmara dos Deputados, de ofício ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado no Congresso Na-cional, assegurada ampla defesa.

B) Perda do mandato do Deputado será decidido pelo Câmara dos Deputados, por maioria absoluta, me-diante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegu-rada ampla defesa.

C) Perda do mandato de Deputado poderá ser decla-rada pela Mesa do Congresso Nacional, mediante pro-vocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegu-rada ampla defesa.

D) Renúncia do parlamento, após a instauração de processo que vise ou possa levar à perda do man-dato, acarretará o arquivamento do processo.

14. A organização político-administrativa da Repú-blica Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos da Constituição Federal. Com relação à organização do Estado no Brasil, po-de-se afirmar que:

A) É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Fede-ral e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funciona-mento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, mesmo as cola-borações de interesse público.

B) Os Estados podem incorporar-se entre si, subdivi-dir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, mediante aprovação da população diretamente inte-ressada, através de plebiscito, e do Congresso Nacio-nal, por lei ordinária. 

C) É Vedado À União, Aos Estados, Ao Distrito Federal E Aos Municípios Recusar Fé aos documentos públicos.

Page 7: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 7

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

D) A criação, a incorporação, a fusão e o desmembra-mento de Municípios, serão feitos por meio de lei fe-deral, e dependerão de consulta prévia, mediante ple-biscito, às populações dos Municípios envolvidos.

15. No que concerne ao mandado de segurança, à reclamação e às ações popular, civil pública e de improbidade administrativa, assinale a opção cor-reta de acordo com a legislação e com a jurispru-dência dos tribunais superiores.

A) A reclamação é a medida que poderá ser utiliza-da para garantir a observância do caráter vinculante de decisão proferida nos incidentes de resolução de demandas repetitivas e de assunção de competência.

B) O cabimento do mandado de segurança depen-de da presença de direito líquido e certo e, portanto, esse instrumento será inadequado quando a matéria de direito, objeto da ação, for controvertida.

C) O Superior Tribunal de Justiça reconhece o direito à propositura de ação de improbidade exclusivamente contra particular, nos casos em que não se possa iden-tificar agente público autor do ato de improbidade.

D) O Supremo Tribunal Federal consagrou o entendi-mento no sentido da indispensabilidade da observân-cia do princípio do contraditório no inquérito civil que fundamente o ajuizamento de ação civil pública.

16. Conforme o entendimento do Supremo Tribu-nal Federal, é cabível a arguição de descumpri-mento de preceito fundamental

A) Contra proposta de emenda à Constituição Federal de 1988.

B) Contra normas secundárias regulamentares.

C) Para revisar, alterar ou cancelar súmula vinculante do STF.

D) Contra súmula do STF.

17. Segundo a Constituição Federal, o Estado que não investir no mínimo 25% da receita resultan-te de impostos estaduais, compreendida a prove-niente de transferências, na manutenção e desen-volvimento do ensino ficará sujeito à intervenção federal, decretada pelo Presidente da República,

A) Após o julgamento, pelo STF, de representação interventiva proposta pelo Procurador-Geral da Re-pública, devendo o decreto limitar-se a suspender a execução do ato impugnado perante o STF, se essa medida bastar ao restabelecimento da normalidade, caso em que será dispensada sua submissão à apre-ciação do Congresso Nacional.

B) Independentemente de prévio julgamento da matéria pelo STF, devendo o decreto interventivo

ser submetido à apreciação do Congresso Nacio-nal no prazo de 24 horas; retenção, pela União, de transferências de recursos previstas na Constitui-ção Federal; vedação de aumento das despesas com pessoal.

C) Após o julgamento, pelo STF, de representação interventiva proposta pelo Procurador-Geral da Re-pública, devendo o decreto limitar-se a suspender a execução do ato impugnado perante o STF, se essa medida bastar ao restabelecimento da normalida-de, caso em que será dispensada sua submissão à apreciação do Congresso Nacional; retenção, pela União, de transferências de recursos previstas na Constituição Federal.

D) Após o julgamento, pelo STF, de representação in-terventiva proposta pelo Procurador-Geral da Repú-blica, dispensada a submissão do decreto interven-tivo à apreciação do Congresso Nacional; retenção, pela União, de transferências de recursos previstas na Constituição Federal; vedação de aumento das despe-sas com pessoal.

18. Consoante o Art. 5º, inciso XLV, da CRFB/88, “nenhuma pena passará da pessoa do condena-do, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos ter-mos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patri-mônio transferido”.

De acordo com a classificação das normas consti-tucionais, é correto afirmar que a interpretação desse comando normativo dá origem a uma nor-ma constitucional

A) De eficácia plena e aplicabilidade integral.

B) De eficácia contida e aplicabilidade direta.

C) De eficácia plena e aplicabilidade limitada.

D) De eficácia limitada e aplicabilidade mediata.

19. Assinale a alternativa  correta  acerca da nacionalidade.

A) É brasileiro nato o nascido na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.

B) Passados dez anos de residência ininterrupta na República Federativa do Brasil, poderá o estrangei-ro de qualquer nacionalidade requerer a nacionali-dade brasileira.

C) O filho de pai brasileiro ou mãe brasileira, ainda que nascido no estrangeiro, sempre será considerado brasileiro nato.

D) Apenas os nascidos na República Federativa do Bra-sil poderão ser considerados brasileiros naturalizados.

Page 8: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 8

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

DIREITOS HUMANOSFLAVIA BAHIA

20. A Constituição brasileira de 1988 é o marco ju-rídico da transição democrática e da instituciona-lização dos direitos humanos no Brasil. Leia e ana-lise as assertivas abaixo:

I. A Constituição de 1988 consagra a vedação à tortura e ao tratamento desumano e degradan-te e o princípio da dignidade da pessoa humana passou a ser o vetor axiológico da República Fe-derativa do Brasil.

II. A Constituição de 1988 preceitua que o crime de racismo é inafiançável, imprescritível e insuscetí-vel de graça ou anistia.

III. A prevalência dos direitos humanos é um dos princípios que rege a República Federativa do Bra-sil nas suas relações internacionais.

A) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

B) Somente a assertiva I está correta.

C) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

D) As assertivas I, II e III estão corretas.

21. Assinale a opção incorreta.

A) Nos termos do entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, ratificada pelo Brasil, possui status supralegal, formal e materialmente, e suas normas devem ser pro-jetadas sobre as relações jurídicas com efeitos ex tunc.

B) O Supremo Tribunal Federal no Brasil assentou o entendimento, inspirado nos termos da Convenção Americana de Direitos Humanos, de que é ilícita a pri-são civil de depositário infiel, qualquer que seja a mo-dalidade de depósito.

C) Segundo consta na Convenção Americana de Direi-tos Humanos, ninguém deve ser constrangido a execu-tar trabalho forçado ou obrigatório, mas isto não signifi-ca, ainda nos termos da convenção, que esteja vedada a pena privativa de liberdade acompanhada de trabalhos forçados, embora a pena do trabalho forçado não deva, na sua execução, afetar a dignidade do condenado, e tampouco a sua capacidade física e intelectual.

D) A Convenção Americana sobre Direitos Humanos prevê, como um dos órgãos competentes para co-nhecer de assuntos relacionados com o cumprimento dos compromissos assumidos pelos Estados-partes, a Corte Interamericana de Direitos Humanos, que, como regra, não deve ter, em sua composição, dois juízes da mesma nacionalidade.

22. A respeito da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, assinale a alternativa correta.

A) Dispõe que a educação gratuita abrange o ensino elementar, técnico e profissional.

B) Foi primeiro documento internacional a tratar ex-pressamente de direitos humanos de terceira dimen-são, como a paz e o meio ambiente.

C) Prevê a criação de um Tribunal Internacional para a verificação do cumprimento dos direitos humanos por ela estabelecidos.Parte superior do formulário.

D) Estabelece que a vontade do povo é o fundamento da autoridade dos poderes públicos, devendo se ex-primir por meio de eleições honestas, realizadas pe-riodicamente por sufrágio universal e igual, com voto secreto ou segundo processo equivalente que salva-guarde a liberdade de voto.

DIREITO INTERNACIONALBRUNO VIANA

23. Sobre os elementos de conexão no Brasil es-tabelecidos na Lei de Introdução a Norma dos Di-reitos Brasileiros, assinale a afirmativa incorreta.

A) A lei do país em que domiciliada a pessoa determi-na as regras sobre o começo e o fim da personalida-de, o nome, a capacidade e os direitos de família.

B) Para qualificar os bens e regular as relações a eles concernentes, aplicar-se-á a lei do país em que estive-rem situados.

C) Para qualificar e reger as obrigações, aplicar-se-á a lei do país em que se constituírem.

D) Tendo os nubentes domicílio diverso, regerá os ca-sos de invalidade do matrimônio a lei do local de cele-bração do matrimônio.

24. A autoridade judiciária brasileira é competente para processar e julgar as seguintes ações, exceto:

A) De alimentos, quando o credor tiver domicílio ou residência no Brasil.

B) De alimentos, quando o réu mantiver vínculos no Brasil, tais como posse ou propriedade de bens, recebimento de renda ou obtenção de benefícios econômicos.

C) Decorrentes de relações de consumo, quando o consumidor tiver domicílio ou residência no Brasil.

D) Quando houver cláusula de eleição de foro exclu-sivo estrangeiro em contrato internacional, arguida pelo réu na contestação.

DIREITO TRIBUTÁRIOJOSIANE MINARDI

25. Relativamente às limitações do poder de tribu-tar, estabelecidas pela Constituição Federal, é cor-reto afirmar que:

Page 9: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 9

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

A) Os Estados poderão estabelecer limitações ao trá-fego, no território nacional, de mercadorias e de pes-soas, por meio de tributos interestaduais.

B) É vedado à União cobrar tributos no mesmo exer-cício financeiro em que haja sido publicada a lei que aumentou o imposto sobre importação de produtos estrangeiros e o imposto sobre exportação, para o ex-terior, de produtos nacionais.

C) Os Municípios poderão estabelecer limitações ao tráfego, no território nacional, de mercadorias, por meio de tributos intermunicipais.

D) Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão estabelecer diferença tributária entre bens de qualquer natureza, em razão da sua procedência ou do seu destino.

26. No que se refere à decadência e à prescrição do crédito tributário, assinale a alternativa que con-tém afirmativa correta.

A) A decadência, diversamente da prescrição, implica a extinção do crédito tributário.

B) O parcelamento interrompe o prazo prescricional para a cobrança do crédito tributário, que, segundo o entendimento prevalecente no Superior Tribunal de Justiça, recomeça a correr a partir da data do inadim-plemento do acordo.

C) Quando se verifica declaração a menor, com paga-mento integral do valor declarado, em tributos sujei-tos a lançamento por homologação, a decadência do direito de o Fisco proceder ao lançamento de ofício da diferença ocorre cinco anos após a data do pagamen-to antecipado.

D) Anulado, por vício material, o lançamento anterior-mente efetuado, reabre-se novo prazo quinquenal para a realização do lançamento.

27. Sobre a obrigação tributária, assinale a alter-nativa correta.

A) No Direito Tributário, só existe a obrigação tributá-ria principal.

B) A obrigação tributária principal decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação.

C) As convenções particulares, relativas à responsabi-lidade pelo pagamento de tributos, nunca podem ser opostas à Fazenda Pública, para modificar a defini-ção legal do sujeito passivo das obrigações tributárias correspondentes.

D) Será sujeito passivo responsável da obrigação tri-butária, aquele que, sem revestir a condição de con-tribuinte, tem obrigação decorrente de disposição ex-pressa de lei.

28. Segundo o CTN, a lei tributária é aplicável a ato ou fato pretérito:

I- em qualquer caso, quando seja expressamente interpretativa, excluída a aplicação de penalidade à infração dos dispositivos interpretados;

II- tratando-se de ato não definitivamente julgado quando deixe de defini-lo como infração.

III- tratando-se de ato não definitivamente jul-gado quando deixe de tratá-lo como contrário a qualquer exigência de ação ou omissão, desde que não tenha sido fraudulento e não tenha implicado em falta de pagamento de tributo.

IV- tratando-se de ato não definitivamente julgado quando lhe comine penalidade menos severa que a prevista na lei vigente ao tempo da sua prática.

É correto o que se afirma em:

A) I, II e III, apenas. B) I, II, III e IV. C) I e II, apenas. D) IV, apenas.

DIREITO ADMINISTRATIVOMATHEUS CARVALHO

29. Referente aos princípios da Administração Pú-blica, assinale a opção correta.

A) Tendo em vista o caráter restritivo da medida, é ne-cessária lei formal para coibir a prática de nepotismo no âmbito da Administração Pública, tornando-se in-viável, assim, sustentar tal óbice com base na aplica-ção direta dos princípios previstos no art. 37, caput, da Constituição Federal.

B) Entre os princípios da Administração Pública pre-vistos expressamente na Constituição Federal, encon-tram-se os da publicidade e da eficácia.

C) É viável impedir, excepcionalmente, o desfazimen-to de um ato, a princípio, contrário ao Ordenamento Jurídico, com base no princípio da segurança jurídica.

D) O princípio da autotutela consiste na obrigatorie-dade de o agente público, independentemente da sua vontade, sempre defender o ato administrativo quan-do impugnado judicialmente, em face da indisponibi-lidade do interesse defendido.

30. Marque a opção incorreta.

A) A expressão Administração Pública , em sentido estri-to, compreende, sob o aspecto subjetivo, apenas os ór-gãos administrativos e, sob o aspecto objetivo, apenas a função administrativa, excluídos, no primeiro caso, os órgãos governamentais e, no segundo, a função política.

B) A expressão regime jurídico da Administração Pú-blica é utilizada para designar, em sentido amplo, os

Page 10: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

OS 10 TEMASMAIS COBRADOS NA OAB

AO VIVO

19 DE NOVEMBRO DE 2016

REVISAÇOAO VIVO | ONLINE

3 CURSOS, 1 OBJETIVO: SUA APROVAÇÃO

1 ªFASE

EXAMEDE ORDEM

A cada edição do Exame de Ordem, um novo ciclo de prepa-ração e revisão se renova. Pensan-do nisso, o CERS trouxe seus últi-mos lançamentos para potenciali-zar seus estudos e deixá-lo ainda mais perto da aprovação.

Page 11: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 11

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

regimes de direito público e de direito privado a que pode submeter-se a Administração Pública.

C) Em decorrência do princípio da continuidade do serviço público, há a impossibilidade, para quem con-trata com a Administração, de invocar a exceptio non adimpleti contractus  nos contratos que tenham por objeto a execução de serviço público.

D) O abuso de poder pode ser definido, em sentido amplo, como o vício do ato administrativo que ocor-re quando o agente público exorbita em suas atribui-ções (desvio de poder), ou pratica o ato com finalida-de diversa da que decorre implícita ou explicitamente da lei (excesso de poder).

31. Marque a opção incorreta.

A) O contrato de gestão, quando celebrado com orga-nizações sociais, restringe a sua autonomia.

B) Quanto à estrutura das autarquias, estas podem ser fundacionais e corporativas.

C) Os serviços sociais autônomos são entes paraestatais que não integram a Administração direta nem a indireta.

D) Organização social é a qualificação jurídica dada a pessoa jurídica de direito privado ou público, sem fins lucrativos, e que recebe delegação do Poder Público, mediante contrato de gestão, para desempenhar ser-viço público de natureza social.

32. A respeito do processo administrativo discipli-nar, é correto afirmar que:

A) Mesmo que o fato narrado não configure eviden-te infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia não poderá ser arquivada.

B) Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar po-derá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem preju-ízo da remuneração.

C) No inquérito, o servidor terá que acompanhar o processo pessoalmente.

D) Não poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito, cônjuge, companheiro ou parente do acusado, consangüíneo ou afim, em linha reta, até o segundo grau.

33. Quanto aos Atos Administrativos, assinale a opção correta.

A) Os atos administrativos podem ser convalidados se os vícios forem referentes aos motivos e à finalidade.

B) Convalidação ou saneamento é o ato administra-tivo elo qual é suprido o vício existente em ato ilegal, com efeitos ex nunc.

C) A administração pode revogar seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, por-que deles não se originam direitos.

D) A revogação é o instrumento pelo qual a Adminis-tração Pública promove a retirada de um ato admi-nistrativo por razões de conveniência e oportunidade, tendo como pressuposto o interesse público, produ-zindo efeitos ex nunc.

34. Na forma da Constituição Federal vigente, as pessoas jurídicas de direito público respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. Em face disso, diz-se que:

A) O requisito de subjetividade é reservado apenas para a ação regressiva contra o agente público responsável.

B) A responsabilidade objetiva alcança a conduta do funcionário ainda que fora do âmbito de suas funções.

C) A responsabilidade objetiva do Estado, no direito brasileiro, alcança todos os danos decorrentes de atividade ou omissão estatal, desde que, neste úl-timo caso, fique comprovada a culpa concorrente da vítima.

D) Todas as pessoas jurídicas de direito público res-pondem sempre por todos os danos causados pelos seus agentes públicos, independentemente de aferi-ção da culpa e da existência de nexo de causalidade com o dano.

DIREITO AMBIENTALFREDERICO AMADO

35. Assinale a alternativa que apresenta uma mo-dalidade de unidade de conservação que apenas poderá ser de propriedade privada:

A) Estação ecológica

B) Área de proteção ambiental.

C) Reserva particular do patrimônio natural

D) Reserva da fauna.

36. Sobre a responsabilidade civil por danos am-bientais, acerca do entendimento do STJ, assinale a alternativa correta:

A)  É objetiva pela Teoria do Risco Integral, solidária, imprescritível, admite a desconsideração da persona-lidade jurídica e a inversão do ônus da prova.

B) É objetiva sem a Teoria do Risco Integral, solidária, imprescritível, admite a desconsideração da persona-lidade jurídica e a inversão do ônus da prova.

C)  É objetiva pela Teoria do Risco Integral, solidária, prescritível em 30 anos, admite a desconsideração da personalidade jurídica e a inversão do ônus da prova.

Page 12: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 12

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

D) É objetiva pela Teoria do Risco Integral, subsidiária, imprescritível, admite a desconsideração da persona-lidade jurídica e a inversão do ônus da prova.

DIREITO CIVILLUCIANO FIGUEIREDO

37. Assinale a alternativa correta:

A) O negócio anulável poderá ser convertido em um válido, enquanto o negócio nulo poderá ser convali-dado, de forma expressa ou tácita.

B) O dolo recíproco ou bilateral não ocasionará nem a invalidade do negócio jurídico e nem pedido de per-das e danos.

C) O erro capaz de gerar anulação do negócio jurídico é o principal. Se o erro for acessório ele possibilitará mero pedido de perdas e danos.

D) Segundo o Código Civil, configura-se o estado de perigo quando alguém, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua família, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigação exces-sivamente onerosa. Ainda consoante o Código Civil, a consequência será a anulação ou revisão do ato.

38. João e Maria tem convivência pública, contí-nua e duradoura com intenção de constituir famí-lia. Todavia, ainda residem em imóveis separados e nunca declararam o seu relacionamento por ne-nhum instrumento escrito. Acerca disto, assinale a alternativa correta:

A) O fato de João e Maria residirem em imóveis sepa-rados obsta a configuração da união estável.

B) O fato de João e Maria nunca terem declarado a natureza de seu relacionamento por escrito impede a configuração da união estável.

C) Malgrado João e Maria residirem em imóveis sepa-rados e nunca terem declarado a natureza do relacio-namento por escrito não impede a configuração da união estável. Assim, já verifica-se a aludida união es-tável em razão da convivência pública, contínua e du-radoura com intenção de constituir família. Tal união, em razão de um contrato escrito, será regida pelo re-gime da comunhão parcial de bens.

D) Malgrado João e Maria residirem em imóveis sepa-rados e nunca terem declarado a natureza do relacio-namento por escrito não impede a configuração da união estável. Assim, já verifica-se a aludida união es-tável em razão da convivência pública, contínua e du-radoura com intenção de constituir família. Tal união, em razão de um contrato escrito, será regida pelo re-gime da separação convencional de bens.

39. Assinale a alternativa correta em relação ao di-reito das sucessões:

A) A lei que regerá o direito sucessório – sucessão e legitimação para suceder - será a da época do óbito. Assim é possível aplicar-se a partilha, inclusive, uma norma já revogada, desde que fosse a vigente à época do falecimento.

B) Os herdeiros legítimos necessários são os descen-dentes, ascendentes, cônjuge e irmãos. Estes já terão direito, na hipótese de falecimento, a 50% (cinquenta por cento) do patrimônio do falecido.

C) A renúncia à herança tem forma escrita, poden-do ser feita por escrito público, particular ou termo nos autos.

D) O cônjuge apenas herdará, no Brasil, na ausência de descendentes e ascendentes, não sendo possível falar-se em concorrência sucessória do cônjuge com descendentes ou com ascendentes.

DIREITO CIVILROBERTO FIGUEIREDO

40. Maria Joaquina é proprietária de um apartamen-to que possui duas vagas de garagens com matrícu-las próprias e distintas da unidade imobiliária. Na qualidade de condômina quite com suas obrigações, comparece a reunião de condomínio e solicita escla-recimentos ao síndico à respeito da possibilidade de alugar, ou vender, as vagas de garagens a terceiro não condômino. O síndico do prédio informa a Ma-ria Joaquina que a convenção do condomínio é omis-sa a respeito do assunto, ou seja não autoriza, nem proíbe, porque não disciplina o tema, a venda ou o aluguel de garagens a terceiros não condôminos. Por responder à processo judicial solicita Maria Joa-quina esclarecimentos também sobre a possibilida-de de penhora das vagas de garagens. Nestas condi-ções, deverá o síndico como proposição correta:

A) Esclarecer a Maria Joaquina que ela não está autori-zada a vender a vaga de garagem a terceiro não condô-mino, apesar de, tendo matrícula própria, ser possível a penhora da vaga de garagem em processo judicial.

B) Esclarecer a Maria Joaquina que ela está autorizada a vender a vaga de garagem a terceiro não condômi-no, apesar de, tendo matrícula própria, ser possível a penhora da vaga de garagem em processo judicial.

C) Esclarecer a Maria Joaquina que ela não está auto-rizada a vender a vaga de garagem a terceiro não con-dômino e que, mesmo tendo matrícula própria, não será possível a penhora da vaga de garagem em pro-cesso judicial.

D) Esclarecer a Maria Joaquina que ela está autorizada a vender a vaga de garagem a terceiro não condômi-no e que a questão alusiva a penhora da vaga de ga-ragem em processo judicial ainda é polêmica na juris-prudência do STJ.

Page 13: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 13

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

41. Roberto é proprietário de uma fazenda na cida-de de Paripiranga, no interior do Estado da Bahia, e constituiu usufruto em favor de duas pessoas: Teobaldo e Guilherme. Teobaldo, hoje solteiro, é pai de dois filhos gêmeos, José e João, frutos de uma relação na adolescência. O fato é que no cur-so do usufruto, precisamente no segundo ano do exercício deste direito real sobre coisa alheia, Teo-baldo falece em um acidente de trânsito. Nestas condições, assinale a alternativa correta:  

A) O usufruto de Teobaldo será extinto, de modo que José e João não poderão se considerar herdeiros des-te direito real sobre a coisa alheia.

B) O usufruto de Teobaldo será transferido, por he-rança, a José e João, que poderão se considerar her-deiros deste direito real sobre a coisa alheia.

C) O usufruto de Teobaldo será acrescido em benefí-cio de Guilherme, sendo que José e João não poderão se considerar herdeiros deste direito real sobre a coi-sa alheia.

D) O usufruto de Teobaldo será acrescido em benefí-cio de Guilherme, sendo que José e João também po-derão se considerar herdeiros deste direito real sobre a coisa alheia.

DIREITO CIVILCRISTIANO SOBRAL

42. Caio, Tício e Mérvio são devedores solidários de Glauco, em quinhões iguais, do valor total de R$ 3.000,00 (três mil reais). Glauco, sensibilizado com a precária situação financeira de Caio, exonerou-o da solidariedade. Logo depois, Tício tornou-se in-solvente. No dia do vencimento, Mérvio pagou in-tegralmente a dívida.  A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

A) Mérvio não poderá regredir contra Caio para que participe do rateio do quinhão de Tício, pois ele fora exonerado da solidariedade por Glauco.

B) Se, em vez de insolvente, Tício tivesse falecido, seu herdeiro seria obrigado a pagar a totalidade de sua parte na dívida, ainda que tal montante fosse superior ao valor da quota correspondente ao seu quinhão hereditário.

C) A exoneração da solidariedade em relação a Caio importa em remissão da sua parte da dívida.

D) Apesar da exoneração da solidariedade, Mérvio pode cobrar de Caio o correspondente ao seu qui-nhão, bem como a metade do que pagou pelo qui-nhão de Tício.

43. João, devidamente habilitado para dirigir, con-duzia veículo de sua propriedade com cautela e diligência, quando foi surpreendido por ônibus

em alta velocidade na contramão. Em rápida ma-nobra, João conseguiu evitar uma colisão frontal, desviando seu automóvel para cima da calçada, onde atropelou Lucas, causando-lhe graves lesões físicas. Sobre os fatos descritos, assinale a afirma-tiva correta.

A) João, por ter agido em estado de necessidade, não será obrigado a indenizar o dano causado a Lucas, cuja indenização será devida pela empresa de ônibus.

B) João, por não ter agido no estrito cumprimento de dever legal, será obrigado a indenizar o dano causa-do a Lucas.

C) João, embora agindo em estado de necessidade, será obrigado a indenizar o dano causado a Lucas, mas terá ação de regresso contra a empresa de ônibus.

D) João, por ter agido em decorrência de fato de terceiro, não será obrigado a indenizar o dano causado a Lucas, cuja indenização será devida pela empresa de ônibus.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTECRISTIANE DUPRET

44. De acordo com a Doutrina da Proteção Integral a Criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos garantidos na Constituição Federal de 1988 e nas leis.

Nesse sentido, o direito de liberdade, previs-to no Estatuto da Criança e do Adolescente, compreende:

A) Liberdade de buscar refúgio, auxílio e orientação e ter liberdade de opinião e expressão.

B) Ter limitado o seu direito de ir e vir com base no toque de recolher.

C) Liberdade de crença e de culto, desde que seja aquela vinculada à vontade de seus pais ou do res-ponsável legal.

D) Liberdade de brincar, praticar esportes e divertir--se, sempre acompanhado de um responsável legal.

45. Em relação aos Conselhos Tutelares assinale a alternativa correta.

A) Em cada Município haverá, no mínimo, um Conse-lho Tutelar composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, permitida uma recondução.

B) O processo eleitoral para a escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em Lei Munici-pal e realizado sob a presidência de Juiz eleitoral e a fiscalização do Ministério Público.

Page 14: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 14

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

C) As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pelo Conselho Municipal de Direitos Mu-nicipal da Criança e do Adolescente a pedido de quem tenha legítimo interesse.

D) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autô-nomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

DIREITO DO CONSUMIDORCRISTIANO SOBRAL

46. Em relação aos elementos caracterizadores da relação consumerista, é correto afirmar:

A) É considerado fornecedor de produtos ou presta-dor de serviços, entre outros, a pessoa jurídica de di-reito público ou privado, a massa falida, o espólio, a sociedade irregular  e a sociedade de fato, indepen-dentemente de serem ou não filantrópicas ou terem ou não fins lucrativos.

B) Os municípios e os estados federados podem ser fornecedores, mas não poderão ser considerados consumidores porque falta-lhes a qualidade de serem destinatários finais dos produtos e dos serviços.

C) Segundo a teoria finalista, é caracterizado como consumidor o taxista que adquire da concessionária um veículo zero quilômetro para exercer sua ativida-de profissional porque ele é considerado destinatário final fático e econômico. 

D) O serviço somente será considerado objeto da re-lação de consumo se for prestado no mercado me-diante remuneração, excluídos os serviços de nature-za gratuita.

47. Consideram-se produtos essenciais os indis-pensáveis para satisfazer as necessidades imedia-tas do consumidor. Logo, na hipótese de falta de qualidade ou quantidade, não sendo o vício sana-do pelo fornecedor, assinale a alternativa correta.

A) O consumidor tem apenas o direito de exigir a substituição do produto por outro de mesma espécie, em perfeitas condições de uso.

B) Abre-se, para o consumidor, o direito de, alternati-vamente, solicitar, dentro do prazo de 7 (sete) dias, a substituição do produto durável ou não durável por outro de mesma espécie, em perfeitas condições de uso, ou a restituição imediata da quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, ou, ainda, o abatimento proporcional do preço.

C) É direito do consumidor exigir apenas a substitui-ção do produto durável por outro de mesma espécie, em perfeitas condições de uso, ou, sendo não durá-vel, a restituição imediata da quantia paga, sem pre-

juízo de eventuais perdas e danos, ou, ainda, o abati-mento proporcional do preço.

D) É direito do consumidor exigir a substituição do produ-to por outro de mesma espécie, em perfeitas condições de uso, ou, a seu critério exclusivo, a restituição imediata da quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e da-nos, ou, ainda, o abatimento proporcional do preço.

DIREITO EMPRESARIALFRANCISCO PENANTE

48. No que se refere a Sociedade Limitada é corre-to afirmar:

A) O contrato social da Ltda não poderá prever a re-gência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade anônima.

B) O capital social pode ser integralizado com presta-ção de serviço.

C) Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do ca-pital social.

D) O nome empresarial de uma sociedade limitada se estiver omitido a palavra “limitada” não acarre-tará em responsabilidade solidária e ilimitada dos seus administradores.

49. Segundo o atual Código Civil é correto afirmar que:

A) Basta estar em pleno gozo da capacidade civil, para que seja possível o exercício da atividade de empre-sário, de modo que um membro do Poder Executivo Federal poderá atuar como empresário.

B) O sócio relativamente incapaz deverá estar repre-sentado e o absolutamente incapaz assistido, hipóte-ses nas quais será possível o exercício da atividade empresária por impedido.

C) Jamais o incapaz poderá continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, mesmo que conte com autorização judicial.

D) Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da se-paração obrigatória de bens.

50. No que tange ao Direito Cambiário, marque al-ternativa correta.

A) O pagamento de uma letra de câmbio ou de uma nota promissória não pode ser, no todo ou em parte, garantido por aval.

B) O sacado obriga-se pelo aceite a pagar a letra de câmbio na data do seu vencimento.

Page 15: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 15

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

C) Todas as ações contra o aceitante relativas a le-tras de câmbio prescrevem em 3 anos, a contar do seu vencimento. Tal previsão não se aplica as notas promissórias, uma vez que elas prescrevem em 1 ano.

D) O aceite na letra de câmbio é puro e simples, de modo que não se admite o aceite parcial por parte do sacado.

51. A lei 11.101/2005 regula acerca da recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária. Com base nessa lei in-dique a alternativa correta.

A) Na falência, quanto à classificação dos créditos objeto de concurso, aqueles saldos dos créditos de-rivados da legislação do trabalho que excederem ao limite de 150 (cento e cinquenta) salários-mínimos por credor, não ocupam o ápice da posição prefe-rencial, sendo considerados créditos com privilégio geral, preferindo, portanto, aos créditos meramen-te quirografários.

B) As multas contratuais e as penas pecuniárias por infração das leis penais ou administrativas, inclusive as multas tributárias, ocuparão a sétima classe da or-dem de preferência do concurso de credores.

C) Os créditos decorrentes de obrigações contraídas pelo devedor durante a recuperação judicial, serão considerados créditos com privilégio especial, em caso de decretação de falência.

D) As remunerações devidas ao administrador judicial e seus auxiliares e os créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho, relativos a serviços prestados após a decretação da falência, são considerados concursais e serão pagos com precedência, inclusive, dos créditos trabalhistas e decorrentes de acidentes de trabalho.

52. Leia o trecho a seguir.

O conceito de sociedade pede pluralidade de só-cios. Sem embargo, o nosso ordenamento jurídi-co prevê a existência de sociedade anônima cuja totalidade das ações em que se divide o capital pertence a uma única pessoa, sendo esta uma pessoa jurídica.

Essa definição refere-se à:

A) Sociedade de propósito específico.

B) Empresa individual de responsabilidade limitada – EIRELI.

C) Sociedade por quotas de responsabilidade limitada.

D) Subsidiária integral.

DIREITO PROCESSUAL CIVILANDRÉ MOTA

53. Acerca da petição inicial, é incorreto afirmar:

A) Caso não disponha das informações para a loca-lização do réu, poderá o autor, na petição inicial, re-querer ao juiz diligências necessárias a sua obtenção.

B) A petição inicial será instruída com os documentos indispensáveis à propositura da ação.

C) O juiz, ao verificar que a petição inicial não preen-che os requisitos legais ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 15 (quin-ze) dias, a emende ou a complete, sendo-lhe vedado especificar o que deve ser corrigido ou completado.

D) O pedido deve ser certo. Compreendem-se no prin-cipal os juros legais, a correção monetária e as verbas de sucumbência, inclusive os honorários advocatícios.

54. Considerando a temática “resposta do réu”, as-sinale a alternativa correta:

A) Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a ma-téria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.

B) Incumbe ao réu, por meio de exceção, alegar a in-competência absoluta e relativa;

C) A incorreção do valor da causa poderá ser alegada pelo réu em incidente específico, denominado “inci-dente de impugnação ao valor da causa”;

D) Há litispendência quando se repete ação que já foi decidida por decisão transitada em julgado.

55. O Ministério Público é órgão essencial que atu-ará na defesa da ordem jurídica, do regime demo-crático e dos interesses e direitos sociais e indivi-duais indisponíveis. Acerca deste relevante sujeito processual, é incorreto afirmar:

A) O Ministério Público exercerá o direito de ação em conformidade com suas atribuições constitucionais.

B) o representante do Ministério Público será intima-do para, no prazo de 30 (trinta) dias, intervir como fis-cal da ordem jurídica nas hipóteses previstas em lei ou na constituição federal.

C) A participação da Fazenda Pública configura, por si só, hipótese de intervenção do Ministério Público.

D) O Ministério Público gozará de prazo em dobro para manifestar-se nos autos, que terá início a partir de sua intimação pessoal.

DIREITO PROCESSUAL CIVILSABRINA DOURADO

56. Quanto aos poderes, deveres e responsabilida-de do juiz, é INCORRETO afirmar: 

Page 16: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 16

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

A) O juiz não se exime de decidir sob a alegação de lacuna ou obscuridade do ordenamento jurídico e só decidirá por equidade nos casos previstos em lei. 

B) O juiz decidirá o mérito nos limites propostos pelas partes, sendo-lhe vedado conhecer de questões não suscitadas a cujo respeito a lei exige iniciativa da parte.

C) Convencendo-se, pelas circunstâncias, de que autor e réu se serviram do processo para praticar ato simula-do ou conseguir fim vedado por lei, o juiz proferirá de-cisão que impeça os objetivos das partes, aplicando, de ofício, as penalidades da litigância de má-fé. 

D) O juiz responderá, civil e regressivamente, por per-das e danos quando recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providência que deva ordenar de ofício ou a requerimento da parte. Tais hipóteses somente serão verificadas depois que a parte requerer ao juiz que determine a providência e o requerimento não for apreciado no prazo de vinte dias.

57. Sobre a nulidade dos atos processuais, é corre-to afirmar que:

A) Sua decretação pode ser requerida pela parte que lhe der causa, quando a lei prescrever determinada forma para o ato.

B) Se verifica independentemente da existência de prejuízo.

C) O juiz não a pronunciará quando puder decidir o mérito a favor da parte a quem aproveite.

D) Pode ser alegada, em regra, em qualquer momen-to, não estando sujeita a preclusão.

58. Analise as proposições abaixo, a respeito dos recursos:

I. Os recursos impedem, em regra, a eficácia da de-cisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido contrário.

II. O recorrente pode desistir do recurso sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, mas a desistência não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e da-quela objeto de julgamento de recursos extraordi-nários ou especiais repetitivos.

III. Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de quinze dias.

IV. Os embargos de declaração possuem efeito suspensivo da eficácia da decisão e do prazo para a interposição de outros recursos.

Está correto o que se afirma APENAS em

A) II e III.

B) I, III e IV.

C) I, II e IV.

D) III.

DIREITO PENALGEOVANE MORAES

59. A respeito dos princípios que regem o direito penal brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:

A) O princípio da legalidade penal, do qual decorre o princípio da reserva legal, impede o uso dos costumes e analogia para criar tipos penais incriminadores ou agravar as infrações existentes.

B) De acordo com o chamado princípio da insignifi-cância o Direito Penal não deve se ocupar com assun-tos irrelevantes. A aplicação de tal princípio exclui a tipicidade material da conduta.

C) O direito penal possui natureza fragmentária, ou seja só deve se ocupar com ofensas realmente graves aos bens jurídicos protegidos, elencadas pelo legisla-dor penal originário.

D) No caso de morte do condenado à pena restritiva de direito, respondem penal e civilmente seus herdei-ros em linha reta ou colateral até o 2º grau, em virtude do princípio da individualização.

60. Túlio subtraiu pertences de sua esposa, na constância da sociedade conjugal, no momento em que a mesma dormia, para pagar algumas dívi-das que possuía. Tirando como base tais informa-ções, assinale a alternativa correta.

A) Túlio poderá ser responsabilizado por furto qualifi-cado pelo repouso noturno, pois o furto foi praticado enquanto sua esposa dormia.

B) Túlio não poderá ser responsabilizado penalmente em decorrência de escusa absolutória.

C) Túlio poderá ser responsabilizado por furto com a agravante genérica de ter sido praticado contra o côn-juge na constância da sociedade conjugal.

D) Túlio poderá ser responsabilizado por roubo simples.

61. Considere que Haroldo, penalmente imputá-vel, pretendendo matar Ítalo, seu desafeto, coloca de forma insidiosa veneno em seu café, que é sor-vido pelo mesmo. No entanto, antes mesmo que o Veneno fizesse qualquer efeito, Ítalo atravessou a rua de maneira desatenta e foi atropelado por um caminhão. A perícia constatou que Ítalo veio a óbito em decorrência do atropelamento. Cons-tatou também que a quantidade de veneno que o mesmo consumiu minutos antes de ser atrope-lado seria perfeitamente suficiente para produzir sua morte dentro de algumas horas após a inges-tão. Com base apenas nas informações apresenta-

Page 17: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

O NOVO CPCE SEUS REFLEXOS NO EXAME DE ORDEM

DISCIPLINA ISOLADA - XXI EXAME DE ORDEM

Fique por dentro das principais mu-danças propostas pelo Novo Código de Processo Civil estudando com dois grandes especialistas no assunto.

PROFESSORES André Mota

Sabrina Dourado

Page 18: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 18

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

das, podemos reconhecer em relação a Haroldo a imputação de:

A) Tentativa de homicídio.

B) Crime impossível.

C) Homicídio consumado.

D) Lesão corporal consumada.

62. Ed passeava de bicicleta no bairro onde reside. Por imprudência, perdeu o controle do veículo e co-lidiu com Lucas, pedestre que trafegava no local no mesmo momento. Em decorrência do impacto, Lu-cas foi lançado ao solo, batendo a cabeça contra o passeio público e falecendo. Nesta situação hipoté-tica, a conduta de Ed pode ser caracterizada como:

A) Homicídio de trânsito.

B) Lesão corporal com resultado em morte

C) Homicídio culposo.

D) Fato atípico.

63. Roberval, agente penitenciário, atendendo ao pedido de um amigo, retarda indevidamente a prática de ato de ofício, infringindo dever funcio-nal. Roberval:

A) Praticou crime de corrupção passiva.

B) Não praticou crime algum, mas apenas infração administrativa.

C) Praticou crime de prevaricação.

D) Praticou crime de corrupção passiva privilegiada.

64. Paulo, Policial Civil, após o expediente, chega em casa e coloca a chave do carro, sua arteira e a arma de fogo, de uso funcional, sobre a mesa da cozinha. Ato contínuo dirige-se para o banheiro. Nesse ínterim, seu filho, Flávio, pega a arma e re-gistra várias fotos em posse da arma de fogo para postar nas redes sociais, colocando-a em seguida no mesmo local. Nesse sentido, Paulo cometeu:

A) Crime de omissão de cautela, tipificado no Estatuto do Desarmamento.

B) Crime de exposição de incapaz a perigo, tipificado no Código Penal.

C) Porte ilegal de arma de fogo na modalidade equi-parada, tipificado no Estatuto do Desarmamento.

D) Infração de natureza administrativa, não sendo possível tutela penal.

DIREITO PROCESSUAL PENALANA CRISTINA MENDONÇA

65. De acordo com a Lei de Execução Penal, é cor-reto afirmar:

A) Para o reconhecimento da prática de falta discipli-nar no âmbito da execução penal, deve ser assegura-do o direito de defesa técnica por meio de advogado constituído ou defensor público nomeado.

B) Para o reconhecimento de falta grave decorrente do cometimento de fato definido como crime doloso é indispensável o trânsito em julgado da sentença pe-nal condenatória respectiva. 

C) Ainda que cumprido o prazo do livramento condi-cional, sem revogação ou suspensão, é permitido ao juiz retroagir ao tempo do período de prova para re-vogar o benefício.

D) É garantida a liberdade de contratar médico de confiança pessoal do internado ou do submetido a tratamento ambulatorial, por seus familiares ou de-pendentes, a fim de orientar e acompanhar o trata-mento, e, em caso de divergência sobre o tratamento, terá prioridade o diagnóstico do médico oficial.

66. “Francisco” e “Vitória” namoraram durante dois anos, período em que cada um residia com seus pais. Um mês depois do fim do relacionamen-to, “Francisco “ procurou “Vitória “, na tentativa de retomarem a relação. Diante da negativa, des-feriu-lhe um tapa no rosto (lesão corporal leve) e disse que, se ela não fosse dele, não seria de nin-guém (ameaça). Examine os itens a seguir:

I. Como não chegaram a morar juntos e o relacio-namento já estava encerrado, não se aplica a com-petência do Juizado de Violência Doméstica e Fa-miliar contra a Mulher. 

II. A ação penal nos crimes de lesão corporal leve e ameaça, na hipótese de violência doméstica con-tra a mulher, é pública incondicionada..

III. Nos casos de violência doméstica contra a mu-lher, não se admite a aplicação da transação pe-nal, mas se permite a suspensão condicional do processo, conforme entendimento consolidado no Superior Tribunal de Justiça.

IV. Como os crimes não possuem pena cominada máxima superior a 4 anos, na sentença condena-tória o juiz poderá substituir a pena por doação de cestas básicas a uma creche credenciada ou fixar outra prestação pecuniária adequada ao fato. 

V. Caso “Francisco” queira recorrer da sentença, a apelação será julgada por uma turma recursal, composta por três juízes de primeira instância. 

A) Apenas o item I está correto.

B) Apenas os itens II e V estão incorretos.

C) Estão corretos os itens IV e V.

D) Estão incorretos os itens I, II, III, IV e V.

Page 19: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 19

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

67. De acordo com a Lei n.º 9.807/1999 e Lei n.º 12.850/2013, que trata de Programas de Proteção a Vítimas e Testemunhas e define organização cri-minosa dispondo sobre a investigação criminal, assinale a opção correta.

A) Considerando a relevância da colaboração presta-da, se o autor do crime, primário, contribuiu volun-tária e efetivamente na investigação criminal, resul-tando na recuperação total ou parcial do produto do crime, pode ser beneficiado com o perdão judicial, a qualquer tempo, ainda que esse benefício não tenha sido previsto na proposta inicial.

B) O Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas prevê assistência em diversos aspectos da vida da pes-soa a ser protegida, mas não prevê ajuda financeira mensal para prover as despesas necessárias à subsis-tência individual ou familiar, ainda que no caso de a pes-soa protegida estar impossibilitada de desenvolver tra-balho regular ou de inexistência de qualquer fonte de renda, o que é um fator de crítica à legislação em tela. 

C) Segundo a Lei n.º 12.850/2013, não são direitos do réu colaborador, cumprir pena em estabelecimento penal diverso dos demais corréus ou condenados e participar das audiências sem contato visual com os outros acusados.

D) A proteção é pessoal e não poderá ser dirigida ou estendida ao cônjuge ou companheiro, ascendentes, descendentes e dependentes que tenham convivên-cia habitual com a vítima ou testemunha.

68. A Lei. 7.960/89 trata sobre Prisão Temporária, uma espécie de prisão cautelar decretada em ca-sos específicos. A respeito da Prisão Temporária, marque a alternativa INCORRETA.

A) Caberá prisão temporária quando imprescindível para as investigações do  inquérito policial e houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova ad-mitida na legislação penal, de autoria ou participação do indiciado nos crimes listados na Lei n° 7.960 (Lei de Prisão Temporária).  

B) Caberá prisão temporária de acusado pela prática de crimes de associação criminosa e contra o siste-ma financeiro pelo prazo de 5 dias prorrogado por igual período.

C) Se João for indiciado em inquérito policial que apure o crime de estupro e não fornecer elementos sob sua identidade ou domicílio, o delegado poderá representar por sua prisão temporária pelo prazo de 30 dias.

D) Caberá prisão temporária para garantir a ordem pública, a ordem econômica, por conveniência da ins-trução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.

69. Em ação penal, Carlos foi condenado pela práti-ca do crime de tráfico de drogas, aplicada a causa de diminuição do artigo 33, §4º da Lei nº 11.343/06, sendo fixada a pena de 01 ano e 08 meses de reclu-são, não admitida a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, enquanto Roberto foi absolvido em razão de trazer consigo entorpecente para fins de consumo pessoal.

No mesmo processo, Leandro foi condenado unica-mente pelo delito de associação para o tráfico, sen-do aplicada a pena mínima de 03 anos a ser cum-prida em regime inicialmente fechado, apenas pelo fato de o delito praticado ser hediondo. As partes apresentaram recurso de apelação e o Procurador de Justiça tem que apresentar seu parecer.

De acordo com a posição pacificada e atual dos Tri-bunais Superiores, é correto afirmar que:

A) Exige-se estabilidade e permanência para configu-ração do crime de associação para o tráfico;

B) Os fundamentos apresentados para fixação do re-gime de cumprimento de pena do crime de associa-ção para o tráfico foram válidos e corretos;

C) Não cabe substituição da pena privativa de liberda-de por restritiva de direitos, ainda que preenchidos os requisitos do artigo 44 do Código Penal, em razão de expressa e válida previsão legal; 

D) A Lei nº 11343/06 descriminalizou a conduta de porte de substância entorpecente para consumo pessoal, tratando-se de infração meramente admi-nistrativa, não sendo possível a imposição de prisão ou eventual condenação ser considerada para efeito de reincidência; 

DIREITO DO TRABALHORAFAEL TONASSI

70. O contrato entre a empresa de trabalho tem-porário e a empresa tomadora ou cliente, com re-lação a um mesmo empregado, em regra, NÃO po-derá exceder de:

A) Sessenta dias. 

B) Trinta dias. 

C) Três meses. 

D) Seis meses.

71. Pedro cometeu delito tipificado pelo Código Penal brasileiro e sofreu condenação em primei-ra instância. Seu advogado apresentou recurso ca-bível tempestivamente, porém, ainda não houve julgamento. Diante desta situação, Pedro que con-tinua trabalhando terá eu contrato individual de trabalho por prazo determinado:

Page 20: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 20

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

A) Não sofrerá qualquer alteração. 

B) Poderá ser rescindido por justa causa obreira. 

C) Será suspenso.

D) Será interrompido. 

72. Lúcia, empregada da empresa X, recebeu hoje a notícia de que seu irmão faleceu. Mara, também empregada da empresa X, irá se casar com o seu colega de trabalho, Mário, na próxima terça-feira. Nestes casos, Lúcia e Mara, respectivamente, po-derão deixar de comparecer ao serviço sem preju-ízo do salário, até:

A) Três e cinco dias consecutivos. 

B) Dois e três dias consecutivos. 

C) Dois dias consecutivos.

D) Três dias consecutivos. 

73. João, empregado da empresa J, registrou no sindicato competente a sua candidatura para diri-gente sindical. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o sindicato deverá comuni-car a empresa J deste registro no prazo de:

A) Dez dias. 

B) 48 horas. 

C) Cinco dias. 

D) 24 horas. 

74. Marta é empregada da empresa W, trabalhan-do como ajudante na elaboração de cestas de café da manhã. Solange é considerada empregada em regime de tempo parcial. Neste caso, a duração da sua jornada de trabalho:

A) Poderá ser livremente pactuada entre as partes, desde que não ultrapasse vinte e oito horas sema-nais, sendo vedada a prestação de horas extras. 

B) Não poderá exceder a vinte horas semanais, sendo vedada a prestação de horas extras. 

C) Deverá ser obrigatoriamente de vinte e quatro ho-ras semanais. 

D) Não poderá exceder a vinte e cinco horas sema-nais, sendo vedada a prestação de horas extras. 

75. Matheus  e José são empregados da empresa MJ. Durante o período aquisitivo de férias, Ma-theus teve 5 faltas injustificadas e José teve 22 fal-tas injustificadas. Nestes casos, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, Matheus e José terão, respectivamente, direito de gozo de:

A) 24 e 15 dias corridos de férias. 

B) 28 e 18 dias corridos de férias. 

C) 30 e 12 dias corridos de férias. 

D) 30 e 18 dias corridos de férias.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHOARYANNA MANFREDINI

76. Os empregados e empregadores poderão  re-clamar pessoalmente perante a Justiça do Traba-lho e acompanhar as suas reclamações até o final, sendo que o entendimento sumulado do TST é no sentido de que o jus postulandi:

A) Limita-se às Varas do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de se-gurança e os recursos de competência dos  Tribu-nais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho. 

B) Limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho,  não alcançando a ação res-cisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho. 

C) Limita-se às Varas do Trabalho, não alcançando apenas o mandado de  segurança e os recursos de competência dos Tribunais Regionais do  Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho. 

D) Limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Re-gionais do Trabalho, alcançando inclusive a ação res-cisória, a ação cautelar e o mandado de segurança.

77. É de amplo domínio popular o consagrado di-tado “não basta alegar é preciso prova”. Nesse contexto, em relação ao instituto das provas no Processo Judiciário Trabalhista, conforme nor-ma legal aplicável, 

A) Caso a testemunha não saiba falar a língua nacio-nal o seu depoimento será feito por meio de intérpre-te indicado pela parte e as despesas com tal ato serão arcadas pela União.

B) Nas ações trabalhistas que tramitam pelo rito suma-ríssimo cada parte poderá ouvir até 5 testemunhas. 

C) O documento em cópia oferecido para prova po-derá ser declarado autêntico pelo próprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal. 

D) As testemunhas das partes somente serão ouvidas se for apresentado rol de testemunhas em até 15 dias antes da audiência, seja qual foi o rito processual. 

78. Segundo as normas estabelecidas pela Conso-lidação das Leis do Trabalho, no tocante ao Proce-dimento Sumaríssimo é INCORRETO afirmar que:

A) Os dissídios individuais cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da reclamação ficam submetidos ao pro-cedimento sumaríssimo. 

Page 21: EXAME DE ORDEM 1ªFASE - df8aa6jbtsnmo.cloudfront.net · tem de estar atenta para uma mensuração correta do desempenho: se o candidato não estudou determinada disciplina contida

www.cers.com.br 21

3º SIMULADO DO PORTAL EXAME DE ORDEMPARA O XXI EXAME!

B) Somente quando a prova do fato o exigir, ou for le-galmente imposta, será deferida prova técnica, sendo que as partes serão intimadas a manifestar-se sobre o laudo, no prazo comum de oito dias. 

C) As demandas em que a Administração Pública fundacional é parte estão excluídas do procedimen-to sumaríssimo. 

D) Nas reclamações enquadradas no procedimento sumaríssimo não se fará citação por edital, incumbin-do ao autor a correta indicação do nome e endereço do reclamado. 

79. Há certos procedimentos especiais inseridos no  texto consolidado e determinadas ações pre-vistas na legislação processual  comum que são utilizadas na Justiça do Trabalho e: 

A) Conforme nova legislação que regula o mandado de segurança, o prazo para impetração é de cento e oitenta dias, contados da data em que o interessado tenha conhecimento do ato arbitrário. 

B) Cada parte pode indicar para audiência em inquéri-to judicial para apuração de falta grave a quantidade máxima de cinco testemunhas. 

C) Para a instauração do inquérito para apuração de fal-ta grave contra empregado dirigente sindical garantido com estabilidade, o empregador apresentará reclama-ção por escrito à Vara do Trabalho, dentro de trinta dias, contados da data da suspensão do empregado. 

D) O empregado está autorizado a ajuizar ação res-cisória na Justiça do Trabalho, sem a necessidade de contratação de advogado, utilizando-se do jus postu-landi, em razão do princípio da hipossuficiência. 

80. A Metha Medicamentos S/A, é uma empre-sa  privada e foi condenada em ação trabalhista, com trânsito em julgado. Estando garantida a exe-cução ou penhorados bens do devedor, terá a exe-cutada o prazo para embargos de:

A) 20 dias. 

B) 15 dias. 

C) 48 horas. 

D) 05 dias.