ex metrotroppolitano ed 13

12
26 A 31 DE JULHO DE 2014 – DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ANO I - NÚMERO 13 Fibrose Cística! Guarulhos Acontece Musa Thalia Santos Página 15 Páginas 8 e 9 “Sorriso no Farol” Página 5

Upload: troad-editora

Post on 01-Apr-2016

241 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Editora&Jornal Expresso Metropolitano LTDA Edirora Esperidião ME

TRANSCRIPT

Page 1: Ex Metrotroppolitano ed 13

26 A 31 de julho de 2014 – distribuição GrAtuitAAno i - número 13

Fibrose Cística!

Guarulhos AconteceMusaThalia SantosPágina 15

Páginas 8 e 9

“Sorriso no Farol”Página 5

Page 2: Ex Metrotroppolitano ed 13

26 a 31 de Julho/20142 Expresso Metropolitano

Em época de eleição, todo o tempo é poucoRestam pouco mais de dois meses para o pri-

meiro turno das eleições e muitos analistas e jornalistas políticos já se arriscam a cravar os re-sultados das urnas. Mas, apesar de os partidos políticos já terem oficializado seus candidatos e muitos já terem iniciado suas marchas pelas ruas do País, não se pode dizer que as campanhas já estejam a todo vapor. E o motivo é simples: o ho-rário eleitoral gratuito no rádio e na televisão só terá início no próximo dia 19 de agosto.

Parte dos que se arriscam a prever os resul-tados das urnas tomam como base as mais re-centes pesquisas eleitorais, que apontam em-pate técnico entre a Presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB/MG) em um eventual segundo turno. A despeito da re-levância das referidas pesquisas, principalmen-te no tocante à rejeição do eleitorado aos prin-cipais candidatos – fator determinante para se tentar prever a margem de crescimento dos postulantes -, minimizar a importância que o rádio e a televisão exercem em um contex-to eleitoral é ignorar um dos mais importantes instrumentos que candidatos a cargos eletivos possuem para se diferenciar entre si.

Conforme a primeira edição da “Pesquisa Bra-sileira de Mídia 2014 – Hábitos de Consumo de Mí-dia pela População Brasileira”, divulgada em março pela Secretaria de Comunicação Social da Presi-dência da República, a televisão é assistida, diaria-mente, por 65% dos brasileiros, e 26% responde-ram utilizar a internet todos os dias. Já o percentual de uso diário do rádio é de 21%; o dos jornais im-pressos, 6%; e o de revistas semanais, 1%. Os da-dos confirmam, portanto, que ainda que a internet seja cada vez mais utilizada pelos brasileiros, é a te-levisão que tem maior potencial de influenciar a decisão dos cidadãos e, mais importante, seu com-portamento nas urnas em outubro próximo.

Quanto ao tempo de rádio e de televisão que

os partidos e as coligações partidárias terão nas próximas eleições, o Tribunal Superior Eleito-ral (TSE) o dividiu da seguinte forma: a Coligação Com a Força do Povo (PT / PMDB / PSD / PP / PR / PROS / PDT / PC do B / PRB) terá 11min48seg; a Coligação Muda Brasil (PSDB / PMN / SD / DEM / PEN / PTN / PTB / PTC / PT do B), 4min31seg; a Coligação Unidos Pelo Brasil (PHS / PRP / PPS / PPL / PSB / PSL), 1min49seg; o Partido Social Cris-tão (PSC), 1min08seg; o Partido Verde (PV), 1min-01seg; e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), 51seg. Como se pode perceber, Dilma Rousseff, além da exposição de quase quatro anos de man-dato, contará com mais que o dobro do tempo de Aécio Neves, o segundo candidato com mais tem-po no horário eleitoral gratuito.

Há exatos quatro anos, quando o Datafolha foi a campo para realizar a primeira pesquisa após a oficialização das candidaturas para as eleições de 2010 – ou seja, quando os principais candidatos ainda não haviam aparecido no rádio e na tele-visão – o resultado mostrado foi um empate téc-nico entre José Serra (PSDB) e a então candida-ta Dilma Rousseff: 37% contra 36% das intenções

de voto, respectivamente. Já a pesquisa realiza-da pelo mesmo instituto imediatamente após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão (quando Dilma Rousseff e José Serra passaram a ter, respectivamente, 10min38seg e 7min18seg do tempo do horário eleitoral), a atual Presidente já ultrapassava José Serra: 47% e 30% das intenções de voto, respectivamente. O horá-rio eleitoral gratuito foi crucial para impulsionar a candidatura de Dilma Rousseff, haja vista que, apesar de já liderar na última pesquisa realizada antes do início do horário eleitoral – Dilma pos-suía 41% das intenções de voto e Serra, 33% – a diferença entre ela e José Serra saltou de 8% para 17%. Pouco antes do primeiro turno das eleições, o Datafolha mostrava – excluídos votos brancos e/ou nulos – Dilma com 50% das intenções de voto e José Serra, 31%.

É evidente que o horário eleitoral gratuito não

é o único fator a ser levado em consideração em qualquer análise sobre as próximas eleições. Vari-áveis como as taxas de conhecimento e de rejei-ção dos candidatos são igualmente importantes, e, assim, também exercem impacto direto nos re-sultados eleitorais. Mas é, ao mesmo tempo, ine-gável a relevância que a exposição do candidato no rádio e na televisão exerce sobre sua campa-nha, ao conferir-lhe não apenas a óbvia e dese-jável visibilidade pública, mas também a possibi-lidade de se contrapor a eventuais negatividades que cercam sua candidatura, principalmente se o tempo do qual dispõe é consideravelmente maior do que o de seus concorrentes.

Sob outra ótica, a distribuição de cargos no

Executivo aos partidos políticos que integra-ram a coligação vencedora nas eleições é, tam-bém, explicada pelo tempo de rádio e televisão conferido ao candidato vencedor por aque-les mesmos partidos. Leviano, portanto, igno-rar um instrumento eleitoral que repercute não só durante a campanha eleitoral, mas, princi-palmente, nos quatro anos de mandato de um governante. O que o cientista político Sérgio Abranches outrora denominou de “presiden-cialismo de coalizão” tem sua explicação tanto no excessivo número de agremiações partidá-rias quanto no tempo do horário eleitoral gra-tuito que estas possuem e que será empresta-do ao cabeça de chapa nas eleições.

Há que se esperar, portanto, o início do ho-

rário eleitoral gratuito a fim de que os candida-tos possam expor com mais clareza e detalhes as ideias que defendem. Quanto à disparidade no tempo que cada um dos presidenciáveis dispõe, pouco se pode fazer a não ser alterar a legislação que dispõe sobre o tema. Enquanto isso, caberá aos marqueteiros a tarefa de adequar o conte-údo das propostas a curtos períodos de tempo, pois, independentemente dos minutos de que disponham os partidos e as coligações, em épo-ca de eleição, todo o tempo é pouco.

Thiago Vidal é bacharel em Ciência Política pela Uni-

versidade de Brasília – UnB e Assessor Legislati-vo da Queiroz Assessoria Parlamentar e Sindical.

11 2229-8796

R. Iraci Santana, 81 - Vila Lídio Santana - Guarulhos/Sp

EDITORA & JORNAL EXPRESSO METROPOLITANO LTDA

Diretor ADministrAtivoAntonio Carlos de Jesus

Diretor comerciAl Ary Esperidião

Diretor executivo Reginaldo Sena

JornAlistA responsávelAdriana Valeriano

proJeto GráFicoTroad Assessoria

reDAção e comerciAl [email protected]

Por Marcelo Duarte Jatobá

Artigo

“Encetando, pois, a sua inicia-ção no plano espiritual, de consci-ência desperta e responsável, o ho-mem começa a penetrar na essência da lei de causa e efeito, encontrando em si mes-mo os resultados enobrecedores ou depri-mentes das próprias ações”

O texto, aspeado, é um recorte do li-vro espírita (kardecista; todos são) “Evo-lução em Dois Mundos”, obra construída a seis mãos: André Luiz, Francisco Cân-dido Xavier (Chico Xavier) e Waldo Viei-ra. Mas... Isso é pouco importante. Prin-cipalmente para eles. Não existe vaidade nos grandes. Eu sei. A citação é apenas em respeito à autoria. O que importa, para valer, é a nobre mensagem.

Não tenho religião. Porém, reconhe-ço a grandiosidade da Bíblia e dos en-sinamentos deixados por Jesus Cristo, Alan Kardec, Chico Xavier, Buda, Krishna, Lao-Tsé e outros seres iluminados que aqui encarnaram e deixaram energias auspiciosas, que sabem que este plane-ta é de trabalho e aprendizagem, que sa-bem que a Terra é uma poeira cósmica no Universo (Deus).

As grandes e sábias leis são imutá-veis. Tanto é que aqui na Terra as lei sur-gem, morrem, são modificadas, são pio-radas ou melhoradas. Porque todos nós estamos buscando o ponto, aquela justi-ça justa, aquele acerto perfeito. É difícil. Mas é a busca. Somos buscadores.

A grande lei imutável, perfeita, é a lei da causa e efeito. Faça o bem, e sua co-lheita será boa e farta. Faça o mal, e sua colheita será seca, míngua. Fique entre uma coisa e outra, e sua colheita pros-perará por vezes; e secará por outras. É a lei mais forte, onipotente, onipresente (nem sempre onisciente), prática, con-creta, direta, infalível. É a perfeição de Deus. E Deus é amor. E verdade.

Como tudo tem conexão com tudo neste planeta, Deus e política estão in-timamente conectados. Mais do que a maioria sabe e percebe. Exemplo. Meu

amado Brasil tem sido conduzido, politi-camente, nos últimos 12 anos, por gran-des brasileiros: Lula (2003-2006 e 2007-2010) e Dilma (2011-2014).

Sem dúvida, o PT tem (ou tinha) um projeto de poder. De manutenção do po-der. Nada de errado nisso quando a cau-sa é nobre, o que não corresponde à maior parte dos políticos, que querem o poder somente pelo poder. E pelo dinheiro.

Mas é fácil sentir que Lula e Dilma são diferentes. Querem o poder. Cla-ro. Evidente. Mas é mais evidente ain-da que querem o poder porque amam o nosso Brasil. É evidente também que os dois têm um desejo, um sonho, um sen-timento sincero, verdadeiro e cristalino de construir um País desenvolvido eco-nômica e socialmente.

Da mesma forma que não tenho re-ligião, não tenho partido. Não sou PT, PSDB nem PQP. Sou Brasil. Somente, e simplesmente, reconheço (e respeito) aqueles que têm, além do projeto de po-der, um projeto de nação coesa, unida, forte, melhor, maior... E soberana!

Há problemas no PT (inclusive de cor-rupção e erros de trajeto), há problemas no PSDB (inclusive de corrupção e er-ros de trajeto), há problemas na sua re-ligião, há problemas na igreja que você frequenta, há problemas no seu traba-lho, na sua casa e na minha. Suas rela-ções têm problemas.

Porém, não abro mão de apoiar (e vo-tar) naqueles que verdadeiramente, de coração, trabalham para construir um Brasil melhor. Se Deus e política estão conectados, que Deus conduza (e há de conduzir) Dilma Rousseff novamente à Presidência da República. Por mim. Por você. Por nós. Por todos. Pelo Brasil!

Regra imutável: causa e efeito. Vote com consciência e o efeito será um Bra-sil melhor!

Marcelo Duarte Jatobá é jornalistae pós-graduado em comunicação empresarial

CAUSA E EFEITO; E POLÍTICA

Page 3: Ex Metrotroppolitano ed 13

26 a 31 de julho/2014 3Expresso Metropolitano

Em reunião realizada no dia 22, na sede da Secretaria Es-tadual de Transportes Metro-politanos, o prefeito Sebastião Almeida voltou a cobrar do Go-verno do Estado projetos para a extensão das linhas 2-Verde, do Metrô, e 13-Jade da CPTM, em Guarulhos. “Existe demanda para avançar com essas duas li-nhas para dentro de nossa cida-de”, disse Almeida.

O secretário estadual de Trans-portes Metropolitanos, Juran-dir Fernandes, garantiu a Almei-da que o pedido da Prefeitura está sendo levado em considera-ção e que o Estado vai realizar es-tudos para fazer a ampliação das duas linhas. “O secretário Jurandir já assumiu o compromisso de tra-balhar os projetos básicos neces-sários para a extensão das linhas”, ressaltou o prefeito. “Vamos con-tinuar trabalhando para que a ci-dade inteira de Guarulhos seja co-nectada ao metrô de São Paulo”.

A Prefeitura reivindica que a Linha 2-Verde, que tem duas estações previstas para a cida-de, na Ponte Grande e na Dutra, possa ser estendida à Vila Au-gusta e ao Centro. “São regiões bastante populosas e que justi-ficam um investimento do Esta-do”, afirmou o prefeito. “Essa li-nha não pode parar na Dutra”

Ele também deseja que a Linha 13-Jade, da CPTM, que contará com estações no Cecap e no Aeropor-to Internacional de Guarulhos, pos-sa avançar até o Bonsucesso, com paradas no São João e no Presiden-te Dutra. “Essa é uma região popu-losa de Guarulhos, que depende do transporte sobre trilhos”, disse.

Almeida participou da reu-nião em São Paulo a convite do deputado estadual Alencar San-tana e foi acompanhado pelo secretário municipal de Trans-portes e Trânsito, Atilio André Pereira, e só secretário-adjunto da pasta, Celso Masson.

Prefeitura cobra extensão das linha -2 do Metro e da linha 13 da CPTMCidade

Page 4: Ex Metrotroppolitano ed 13

26 a 31 de Julho/20144 Expresso Metropolitano

Questão Sindical

Lideranças sindicais do Sindica-to dos Químicos de Guarulhos e Re-gião – Sindiquímicos participaram de 21 a 23 de julho do 8º Congresso da FEQUIMFAR na Praia Grande. Com o tema “Desafios, Objetivos e Metas”, o Congresso reuniu mais de 400 di-rigentes sindicais na elaboração de ações e estratégias de lutas para ga-rantir e ampliar direitos e gerar em-pregos nos segmentos industriais quí-micos no estado de São Paulo.

A equipe do Sindiquímicos presti-giou a programação do 8º Congresso que teve em sua programação as ex-planações sobre a conjuntura políti-ca e econômica com os palestrantes Airton Santos, coordenador de aten-dimento técnico sindical do DIEESE e João Guilherme Vargas Neto, assessor político da Força Sindical e André Luiz dos Santos, coordenador parlamentar do DIAP que falou dos avanços na Le-gislação Trabalhista. O evento contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que em sua pales-tra os avanços e conquistas sociais e

os novos desafios referendou a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do setor industrial químico por mais di-reitos e conquistas para a classe tra-balhadora.

“Destacamos a importância do movimento sindical na conquista de direitos e benefícios para a clas-se trabalhadora. O Brasil é referência na luta pelo desenvolvimento. Mui-tas nações que antes davam lições de moral em nosso país, hoje, em cri-se, deveriam perguntar para a gente como sair dela. Eu disse que a crise in-ternacional no Brasil não ia passar de uma “marolinha’ e hoje estamos ge-rando mais emprego e crescimento econômico”.

Sergio Luiz Leite, o Serginho, pre-sidente da FEQUIMFAR, falou sobre os avanços dos Químicos da Força nos últimos quatro anos e da impor-tância da mobilização para a elabora-ção de metas e discussão sobre a re-lação institucional com os governos estadual e nacional. “Somos uma ca-tegoria organizada, nossas lutas ser-

vem de referência para o movimento sindical, seja na luta por mais direitos e benefícios para a classe trabalhado-ra, como também em defesa da am-plitude de conquistas sociais e traba-lhistas. Nesse congresso reafirmamos nossas Bandeiras de Luta, em benefi-cio à categoria química, e usufruto de toda a sociedade”.

Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da CNTQ, parabe-nizou todos os participantes pela mo-bilização para a realização do evento e reafirmou o compromisso do Sindica-to de Guarulhos em promover ações que tragam mais conquistas ao setor e a toda a categoria. “Mobilizados so-mos capazes de transformar a realida-de dos nossos trabalhadores com mais conquistas sociais e econômicas e com o trabalhador sendo parte deste cená-rio e do desenvolvimento do país. O Congresso definiu importantes rumos para o nosso trabalho”.

O evento foi prestigiado por auto-ridades e lideranças sindicais de ou-tras categorias.

Sindiquímicos participou do 8o Congresso da FEQUIMFAR

A Fecomerciários assinou, no dia17, acordo de PLR (Parti-cipação nos Lucros ou Resulta-dos) com a rede de lojas de ma-teriais de construção Dicico que beneficiará aproximadamente 2.500 funcionários em todo o Estado de São Paulo.

Participaram do encontro, dirigentes sindicais e represen-tantes patronais. A mesa de tra-balhos foi presidida pelo diretor de assuntos trabalhistas e jurí-dicos da Fecomerciários e pre-sidente do Sincomerciários de Santos, Arnaldo Azevedo Biloti.

De acordo com o diretor de Recursos Humanos da Dicico, Nelson Pedro de Souza Filho, o pagamento do PLR, referen-te a 2014, será feito em duas etapas: a primeira parcela será paga na folha de pagamento de julho de 2014 e a segunda em fevereiro de 2015. Ele também afirmou que cada área da em-presa teve uma meta diferen-ciada.

“Em nome da Dicico, quero agradecer o apoio da Fecomer-ciários e dos sindicatos envolvi-dos e dizer que um dos nossos

principais objetivos é motivar nossos funcionários. O acor-do firmado hoje demonstra um grande avanço para todos os envolvidos”, finalizou Nelson.

Dirigentes que participaram da reunião: Carlos Roberto Ne-grisoli (Botucatu); Jonathan Fa-leiros (Sertãozinho); Ademar Ferreira e Antonio Marsicano de Miranda (Santo André); Apa-recido Nunes da Silva (Campi-nas); Marcelo Nunes de Castro (Itapeva). Presença também de assessores da Federação, dos Sindicatos e da Dicico.

Assinado acordo de PLR entre a Fecomerciários e a Dicico

Page 5: Ex Metrotroppolitano ed 13

26 a 31 de julho/2014 5Expresso Metropolitano

Cidade

A Central do Voluntariado, através da Coorde-nadoria do Fundo Social, realizou no dia 25, a ati-vidade “Sorriso no Farol”, na qual cerca de 20 vo-luntários levaram descontração aos motoristas da cidade através de pedidos de sorrisos e gestos de gentileza. A ação ocorreu no cruzamento da Pra-ça IV Centenário com avenida Tiradentes, na parte da manhã, das 9h às 12h. “Essas ações com sorri-so e alegria mudam o dia de qualquer pessoa”, diz o motorista Edvaldo Nunes, 37 anos.

Para mais informações sobre como ser um vo-luntário e participar de outras ações, o voluntário deve entrar em contato com a Central através do telefone (11) 2087-2441 ou pelo site http://volun-tariado.

“Sorriso no Farol” em homenagem aos Motoristas

Educadores e orientadores da Escola Públi-ca de Trânsito (EPT) realizaram no dia 25, um trabalho de conscientização aos motoristas no Terminal Pimentas como parte das comemo-rações ao Dia do Motorista. Trata-se de uma ação da Secretaria de Transportes e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação e com a Companhia Porto Seguro. Na ocasião, serão exibidos vídeos educativos e haverá dis-tribuição de materiais com o conteúdo relativo à segurança no trânsito.

O Terminal Pimentas conta com 22 linhas municipais, sendo todos os ônibus adaptados para acesso de pessoas com deficiência. O lo-cal também é composto por rampas. Ele foi entregue à população em 2011 e constitui-se em uma grande obra de arquitetura. O termi-nal funciona das 4h à 1h40. Passam pelo local cerca de 40 mil passageiros por dia.

Serviço - A Escola Pública de Trânsito Cida-de Mirim Ayrton Senna da Silva fica dentro do Parque Fracalanza, na rua Joaquim de Miran-da, 471, na Vila Augusta. Telefones: 2425-1743 e 2414-2050.

EPT faz ação de conscientizaçãoaos motoristas no Terminal Pimentas

Page 6: Ex Metrotroppolitano ed 13

26 a 31 de Julho/20146 Expresso Metropolitano

Page 7: Ex Metrotroppolitano ed 13

26 a 31 de julho/2014 7Expresso Metropolitanohttp://www.lersaude.com.br/fibrose-cistica-mutacao-descoberta-em-brasileira-pode-facilitar-o-estudo-da-doenca/

Page 8: Ex Metrotroppolitano ed 13

26 a 31 de Julho/20148 Expresso Metropolitano

Saúde

Fibrose CísticaFibrose Cística ou mucoviscido-

se é uma doença genética rara que não tem cura. Ela causa o mau fun-cionamento de algumas glândulas do organismo. O resultado é que o cor-po passa a produzir uma secreção es-pessa e pegajosa, comprometendo principalmente os sistemas respira-tório, digestivo e reprodutor.

Os sintomas são pneumonias de repetição, tosse crônica, dificulda-de em ganhar peso e estatura, eva-cuações diárias, pólipos nasais e suor mais salgado que o normal. Apesar de ser mais comum do que se pensa, a grande maioria das pessoas desco-nhece esta enfermidade e, com isso, não pode ajudar os portadores da doença. É a enfermidade genética (herdada) mais letal que se conhece.

As mulheres portadoras da FB (Fi-brose Cística) encontram dificulda-des para engravidar, pois o muco cervical que reveste a entrada do útero é mais espesso e dificulta a passagem dos espermatozoides. Já os homens, por sua vez, são estéreis, porém a doença não compromete seu desempenho sexual. Os casos da FB acometem mais os brancos puros e é rara nos negros e muito rara nos orientais. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1.250 pessoas vivem com a doença.

Este é o caso de Natália Caroli-ne dos Santos, 25 anos e portado-ra da fibrose cística. Ela descobriu que tinha a doença aos 18 anos de idade. No entanto, desde criança foi uma paciente constante nos hospi-tais, devido aos sintomas respirató-rios e gástricos recorrentes e dife-rentes do normal. Ela desenvolveu constipação severa desde recém-nascida, o que levou a sua mãe, Ma-ria de Lurdes Brito dos Santos, a esti-mular a evacuação com supositórios e dieta laxativa.

Ao descobrir a gravidade da do-ença, que em muitos casos podem levar a morte precoce, Natália con-ta que encontrou no apoio da mãe a força para lutar e superar o drama que estava preste a enfrentar. “Se eu não tivesse o apoio e a garra que ela teve, de ir atrás, buscar conhecimen-to e soluções, eu já teria ido embora há muito tempo”, disse.

Natália acredita que nada de ruim vai acontecer com ela. A certeza, se-gundo ela, vem das muitas coisas que ainda quer realizar na vida, como via-jar para Disney, conhecer a Torre Ei-ffel, ler tal livro, enfim, itens que ela coloca como prioridade em sua vida.

A mãe, Maria de Lurdes, con-ta que o maior medo que sentiu foi

de enfrentar o desconhecido, pois na época não tinha nenhum conhe-cimento sobre a FB, mas isso não há impediu de buscar conhecimen-to para aprender a lidar com a doen-ça. “Hoje, o meu maior medo é a fal-ta de remédio”, disse.

“Como todo pai que ama e se pre-ocupa com seu filho e enfrenta as ad-versidades da vida, comigo não é di-ferente. Todos os dias eu agradeço a Deus por ter confiado em mim a ben-ção de ser pai da Natália, uma filha linda e vencedora e com ela apren-di o real sentido da vida. As vezes bate o desespero o medo de perde-la, mas quando olho e vejo uma jo-vem lutando para sobreviver, nasce em mim uma esperança. Eu e minha esposa estamos ao lado dela sempre e juntos fazemos o possível para pro-porcionar a ela todo conforto que é preciso, pois o impossível Deus faz por nós”. Edson dos Santos

E o medo se justifica, pois todos os dias, Natália toma 22 comprimi-dos, mas o que a deixa cansada é o Zoteon Pó. Natália explica que preci-sa tomar este medicamento a cada 28 dias em 12/12 horas. No caso de Natália esta medicação é indicada para não “nascer” mais cepas ou “fi-lhotinhos”, como ela se refere a uma bactéria que acomete a maioria dos pacientes da fibrose cística. A bacté-ria Pseudômonas Aeruginosa em Na-tália não vai morrer devido ao diag-nóstico tardio, pois segundo ela, a bactéria criou uma “capinha proteto-ra” que bloqueia o efeito do remédio, então o Zoteon Pó é usado para matar os “filhotinhos” que surgem sem esta capinha. Este medicamento tem al-gumas reações como rouquidão, tos-se muito alta, muita secreção e asma.

Natália deixa um alerta para to-dos os fibrocísticos. “Como dizia mi-nha amiga Karin Kasper falecida há 3 anos, extravasa, grita, xinga os me-dicamentos, joga no chão, pisa em cima, depois levanta, pega seu remé-dio coloca no inalador e faça, nun-ca deixe de tomar a medicação, por mais agressiva que ela seja”, conclui.

“Hoje, o meu maior medo é a falta de

remédio”

Lactente com FC aos 11 meses sem diagnóstico A mesma criança após 3 meses de tratamento

Natália Caroline junto com os Pais Edson e Maria de Lurdes

Page 9: Ex Metrotroppolitano ed 13

26 a 31 de julho/2014 9Expresso Metropolitano

Saúde

Fibrose cística não é contagiosaNão é culpa dos paisA criança pode brincar e ir à escolaDeve-se estimular que o portador seja independenteO apoio da família e dos amigos é fundamental PrinciPaiS SinToMaS Sabor muito salgado na peleMovimentos intestinais anormaisDesnutrição, tosse crônica e pólipos nasaisDificuldade em ganhar peso.Pneumonia de repetição

A Associação Paulista de Assistência a Mucoviscidose (APAM), fundada em 1979, é formada por pais e pacien-tes da fibrose cística e sua principal finalidade é prestar assistência e apoio a todos os portadores do Estado de São Paulo.

O presidente da entidade, Marcos Antônio de Paula, conseguiu no ano de 2010 que o teste do pezinho nos re-cém-nascidos incluísse também o de fibrose cística. Des-de então, a sua luta é obter na justiça duas medicações importantes para os portadores. Segundo Marcos, dos 40 remédios cedidos para os pacientes, dois estão em fal-ta. O Colistimetato de sódio, antibacteriano (poliximina) que serve para infecções causadas por bactérias. Ele é utilizado por inalação oral somente para pacientes da FB.

Outro medicamento importante é o Aquadex que tem a função de suprir a necessidade de um fibrocístico na produção das vitaminas A, D, E e K.

Marcos afirma que o governo cortou a compra do Aquadex por ser um produto que não está registrado na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e tam-bém por ter medicações similares no país, mas que não são adequadas para o portador da fibrose cística.

“Quem tem condições compra esta medicação nos Es-tados Unidos e quem não tem, vê seu filho emagrecer e morrer?”, questiona Maria Lurdes que compra o Aqua-dex fora do país com a ajuda de familiares.

Associação de apoio aos fibrocísticos

Lembretes

Para saber mais sobre a doença e o grupo de apoio aos familiares, acessem a APAM

Associação Paulista de Assistência a Mucoviscidose

no: www.apam.org.br ou entrem em contato pelo:

(11) 3262-5472, [email protected] ou [email protected]

Page 10: Ex Metrotroppolitano ed 13

26 a 31 de Julho/201410 Expresso Metropolitano

Rua Joaquim Alves da Costa, 63Vila Progresso, Guarulhos-SP | CEP: 07095-190

Técnico Responsável Drª Monika E.J. Matroni CRO 12540

Odontologia EstéticaOrtodontia (Convênio e Particular)

Implante

EndodontiaPróteseClínica Geral

Agende uma avaliação:2463-3392 | 4965-7888 | 4965-6888

CRO-SP 4172

LAVA RÁPIDO E LANCHONETE DO GORDOLavagem CompLeta

poLimento

CristaLização

Higienixação

Lavamos tapetes residenCiais

4969-3033Unidade 1 - rUa BarBaCena, 279 - Bom CLima - gUarULHos/spUnidade 2 - rUa Cristovão, 24 - Bom CLima - gUarULHos/sp

4969-3033

Page 11: Ex Metrotroppolitano ed 13

26 a 31 de julho/2014 11Expresso Metropolitano

aMauri Diniz roDrigueS Guarulhos AconteceFiM De SeMAnA

Neste domingo (27) a LIESG (Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarulhos) estará realizando a tradicional RUA DO SAMBA que acontece todo último domingo de cada mês na Praça Getúlio Vargas, no centro de Guarulhos. Nes-ta edição estará sendo realizado o SORTEIO DA ORDEM DOS DES-FILES para o Carnaval Guarulhos/2015. Durante toda tarde haverá shows com a COMUNIDADE DO SAMBA DO COCAIA e A BATERIA SHOW DA ESCOLA DE SAMBA PQ CECAP e sua Corte, e presença de todas as agremiações filiadas, e a participação das MUSAS DO CARNAVAL DE GUARULHOS. O Evento acontece das 14h às 20h, na Praça Getúlio Vargas, Centro de Guarulhos. Informações: (11) 97101-3356 / 7002-3884 – ENTRADA FRANCA ABERTA.

Sábado (26) a Cantora YVANI COELHO estará se apresentando em Guarulhos no BOTECO RAIZ, com repertório que vem conquis-tando o público amante do samba de raiz. Boteco raiz fica na Ave-nida Silvestre Pires de Freitas, 1.822 – Jd. Paraiso. Inicio às 19h. En-trada Franca.

Dia 26 acontecerá a tradicional Feijoada da Amada. O local é o ponto de encontro das comunidades do Carnaval e Samba. A LAN-CHONETE DA AMADA fica na Rua Antonio Cristóvão, 24 – Jd. Bom Clima ( Próximo ao Posto Policial da Avenida Faria Lima ). Informa-ções pelo 4969-3033.

A 2° Edição BRAHMA STREET CONTEST DE SKATE na Vila Tiju-co (Região Central) acontece nos dias 26 e 27 às 8h. A competição será dividida em três categorias: MIRIM, INICIANTES E AMADOR O homenageará o famoso Skatista guarulhense LAURENCE REA-LI, morto em 2012 em acidente de moto. A organização do evento está a cargo do Movimento Unificado dos Skatistas. Rua São Paulo, s/n – Vila Tijuco. As inscrições estão abertas até o dia das provas.

Domingo dia 27 você esta convidado para o ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS E ESPECIAIS no BOSQUE MAIA. O evento reu-nirá amantes do automobilismo e proprietários de carros antigos. A entrada é Franca e acontecerá em frente Ao portão principal do Bosque na Avenida Paulo Faccini. O inicio previsto para as 9h e ter-mino às 14h. Esquema de transito e segurança foi montado para facilitar o acesso e a segurança da população.

A agenda de eventos é pautada no que de melhor acontece em nossa cidade

Quem estará de aniversário neste domingo é a socialite MARIA IZABEL TINOPA FERREIRA. A bela além de linda atua na área da comunicação e participa de muitos projetos sociais na cidade realizando filantropia. Nos da redação Guarulhos Onde Acontece e Folha Metropolitana desejamos muita saúde, paz, sucesso e que esta data se realize por muitas e muitas vezes. PARABÉNS...

Quem abre a seleção dos aniversariantes deste sábado é o nosso amigo e camarada BOB CONTROVERSISTA. Ele é liderança no movimento Hip Hop e desenvolve no Brasil os vários programas sociais solidários e é diretor no PCdoB Guarulhos. Desejamos a você amigo muitas felicidades, que esta data se repita por muitos e muitos anos de vida, com saúde e paz. PARABÉNS...

Quem aniversariou nesta sexta feira (25) foi a bela Morena RAYANNA OLIEVIRA. Ela é Modelo, Atriz e Dançarina Desejamos muita, saúde, paz e que esta data se repita por muitas e muitas vezes.

Quem também esteve aniversariando esta semana foi a bela líder estudantil TAMARA MAYUMI. Ela faz parte da UJS de Guarulhos é estudante da FATEC. Desejamos a morena toda felicidade do mundo. Parabéns.

Quem esteve aniversariando esta semana foi o nosso amigo Luiz Etnia. Ele é produtor de eventos e o idealizador do projeto Samba do Cecap que acontece todas as sextas feiras. Desejamos a você amigo toda felicidade do mundo, com saúde, paz e muita prosperidade.

E quem fecha os aniversariantes da segunda é o nosso amigo CRIS ABALLOU. Ele é membro do GRUPO DE SAMBA ABALLOU e é noivo da bela DANI TAMASI ( Musa do Carnaval Guarulhos 2013 ) e Rainha da Bateria Bloco Saudosa. CRIS desejamos muita saúde, paz e sucesso. Que esta data se repita por muitas e muitas vezes em sua existência.

Quem também esteve aniversariando esta quinta (24) e bela PRISCILA SOUZA. A morena é filha de Rosa Souza e sobrinha de Amauri Diniz e Cristiane Mendes. Desejamos a bela muita, saúde, paz, sucesso e toda felicidade do mundo. Parabéns.

Quem também esta aniversariando é a belíssima RENATA MOUTINHO. A morena que arranca suspiros por onde passa esta aniversariando neste sábado. Ela é direção da Escola de Samba Tok Final Pimentas e trabalha na secretaria de educação. Desejamos muita saúde, paz, sucesso e que todos seus projetos se realizem linda. PARABÉNS...

Page 12: Ex Metrotroppolitano ed 13

26 a 31 de Julho/201412 Expresso Metropolitano

*(conceito de 1 a 5);

**Nota 3 - conceito de 1 a 5.

Reconhecida e credenciada pelo MEC com as notas mais altas de Guarulhos. Confira:

NOVOS CURSOS

Cursos aprovados pela nota do IGC**

2015

Engenharia Elétrica

Engenharia Industrial Mecânica

Tecnologia em Construção de Edif ícios

Engenharia de Computação

Tecnologia em Eletrônica Industrial

Tecnologia em Manutenção Industrial

Engenharia Civi l

Tecnologia em Controle de Obras

Conceito MEC*