eva funari

10
O ato de escrever além de ser uma conquista criativa é, sobretudo uma conquista social. Leituras podem estimular a produção textual, mas não por si só, essas devem ser articuladas com desafios cognitivos atribuindo-lhes funções sociais. Foi com este principio que fomentamos a leitura e a escrita nas aulas da 4ªsériek . A leitura do Livro Felpo Filva de Eva Furnari , surgiu para contextualizar socialmente o gênero textual carta, e para incitar os alunos a escrever para a autora, tomando como exemplo a personagem do livro. O trabalho foi desenvolvido ao longo do 3º bimestre, e consistiu desde as leituras de livros da autora, a familiarização com o gênero carta, e a revisão que foi um esforço coletivo, pois todos os alunos entraram em contato com a escrita dos colegas para sugerir aperfeiçoamento. Para alguns alunos foi um esforço ainda maior porque além de lidar com as dificuldades de criação tiveram que lidar com a dificuldade de alfabetização, que embora estejam na 4ª série (5ºano) ainda não foi completamente superada, por essa razão algumas cartas houve a necessidade de serem digitadas, mas também mantiveram o percurso de autoria. A dedicação e capricho ao escrever para uma pessoa, que os agradava através da leitura foi impressionante!!! Pois queriam saber mais da autora e de seu processo de criação. Ao enviarmos as cartas enviamos um livro de autoria da classe, baseado também em outra obra da autora: Não confunda. Após o envio das cartas ficamos só na ansiedade, pela espera da resposta da autora, que com gentil delicadeza nos respondeu no 27/11/2012 e ainda nos presenteou com alguns de seus livros. Agradecimentos a autora e Parabéns aos alunos por essa conquista!!! Professora Ednéia

Upload: cristianenasc

Post on 01-Jul-2015

1.562 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

O ato de escrever além de ser uma conquista criativa é, sobretudo uma conquista social.

Leituras podem estimular a produção textual, mas não por si só, essas devem ser articuladas com desafios cognitivos atribuindo-lhes funções sociais.

Foi com este principio que fomentamos a leitura e a escrita nas aulas da 4ªsériek . A leitura do Livro Felpo Filva de Eva Furnari, surgiu para contextualizar socialmente o gênero textual carta, e para incitar os alunos a escrever para a autora, tomando como exemplo a personagem do livro.

O trabalho foi desenvolvido ao longo do 3º bimestre, e consistiu desde as leituras de livros da autora, a familiarização com o gênero carta, e a revisão que foi um esforço coletivo, pois todos os alunos entraram em contato com a escrita dos colegas para sugerir aperfeiçoamento.

Para alguns alunos foi um esforço ainda maior porque além de lidar com as dificuldades de criação tiveram que lidar com a dificuldade de alfabetização, que embora estejam na 4ª série (5ºano) ainda não foi completamente superada, por essa razão algumas cartas houve a necessidade de serem digitadas, mas também mantiveram o percurso de autoria.

A dedicação e capricho ao escrever para uma pessoa, que os agradava através da leitura foi impressionante!!! Pois queriam saber mais da autora e de seu processo de criação.

Ao enviarmos as cartas enviamos um livro de autoria da classe, baseado também em outra obra da autora: Não confunda.

Após o envio das cartas ficamos só na ansiedade, pela espera da resposta da autora, que com gentil delicadeza nos respondeu no 27/11/2012 e ainda nos presenteou com alguns de seus livros.

Agradecimentos a autora e Parabéns aos alunos por essa conquista!!!

Professora Ednéia

Um pouquinho do nosso trabalho

As atividades:

1° Momento Descobrindo o Gênero carta

O primeiro contato com o livro: Leitura da carta da

Charlô e produção da carta resposta do Felpo.

Revisão da Carta coletivamente com as marcas

do gênero. E em seguida revisão em duplas da carta de

uma amiga.

Cada vez mais que aprofundávamos na leitura do livro outros gêneros também eram reconhecidos: Lista, receita, e outros. Aproveitamos até para fazer o Bolinho da avó do

Felpo.

O Cartão postal sua configuração e função social.

O momento de escrever para autora...

As Cartas após as revisões

As carta foram copiadas e digitalizadas. Infelizmente só estão sendo expostas aqui as que ficaram mais legíveis após esses processos.

A resposta da Autora:Eva Furnari

Nossos presentes: Que vão compor o acervo da nossa sala de leitura