eurico e o lixo

19

Upload: sandra-conceicao

Post on 07-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Eurico e o lixo
Page 2: Eurico e o lixo

Autores e Ilustradores

Danusa Tederiche Deborah Melegare Mariane Pimenta

Rafael Crespo Sandra Conceição

EURICO E O LIXO

Page 3: Eurico e o lixo

Agradecimentos

Ao professor Luiz Fernando pela oportunidade de experienciar a disciplina de ciências de uma forma diferenciada, nos proporcionando a escrita dessa obra. À toda equipe de produção desse livro, que foi unânime no trabalho realizado com muita dedicação e carinho.

Page 4: Eurico e o lixo

Era uma vez um menino chamado Eurico. Eurico era um garoto muito peralta e como todo menino gostava muito de brincar de piques, pega-pega, bola, entre outras brincadeiras; mas, nada o deixava mais animado do que pregar peças nas meninas.

Page 5: Eurico e o lixo
Page 6: Eurico e o lixo

Eurico não pensava nas consequências de suas atitudes e certo dia jogou uma casca de banana no chão só para ver a Luiza cair. Quando saía da escola, Eurico caminhava pelas ruas com seus amigos derrubando latas de lixo, jogava as embalagens dos seus lanches em qualquer lugar.

Page 7: Eurico e o lixo
Page 8: Eurico e o lixo

Num dia ensolarado, a família de Eurico fez um passeio na praia e quando foi nadar, uma sacola plástica grudou em sua perna e ele saiu correndo gritando pensando que era um bicho. Quando percebeu, reclamou da sujeira na praia, culpando os garis por não fazer um bom trabalho, mas em seguida, deixou toda a sujeira que ele e sua família fizeram jogadas na areia.

Page 9: Eurico e o lixo
Page 10: Eurico e o lixo

Em aula, a professora apresentou para a turma os cuidados que devemos ter com o meio ambiente e ensinou sobre o que se pode fazer com o lixo que produzimos. - Bom dia turma! - Bom dia! - Hoje, nós vamos falar dos cuidados que devemos ter ao descartar lixo que produzimos. Alguém sabe dizer alguma ação que devemos ter neste descarte? - Eu sei tia! Falou Pedro. A gente junta tudo e coloca numa sacola e deixa na rua para o lixeiro levar. - Hummm, e depois disso? Podemos fazer um pouco mais! Vejamos...

Page 11: Eurico e o lixo
Page 12: Eurico e o lixo

- Nossa tia Tereza, não sabia que podíamos fazer tudo isso! Disse Luiza. - Sim, podemos. Em casa vocês pesquisarão e para a próxima aula cada um vai apresentar uma ideia para ser a ação da nossa escola na preservação do meio ambiente. Lembre-se a melhor ideia será escolhida hein! Até amanhã turma! (Trimmm...) A caminho de casa, Luiza encontra com Eurico e fala: - Muito legal a aula de hoje não é, Eurico? - Que legal que nada! Aula chata! Palhaçada esse negócio de ficar cuidando de imundices, lixo a gente nem olha, nem penso nisso! - Aff! Resmungou Eurico

Page 13: Eurico e o lixo
Page 14: Eurico e o lixo

Eurico vai para casa, nem se preocupa com a atividade, janta e logo depois vai dormir. E então, ele tem um sonho muito esquisito.

Page 15: Eurico e o lixo
Page 16: Eurico e o lixo

No dia seguinte, depois daquele sonho, Eurico chega muito animado à escola, e quer ser o primeiro a apresentar a sua ideia à professora. - Professora, podemos criar um grupo de “Patrulheiros ambientais” e ficarmos responsáveis pela fiscalização do armazenamento dos lixos em nossa escola e separarmos tudo nas lixeiras seletivas, daí a escola pode pedir à prefeitura para enviar um caminhão de coleta seletiva. Podemos também pedir a diretora para disponibilizar o espaço da escola para receber todo o óleo da comunidade para enviarmos para a cooperativa de senhoras que tem aqui no bairro que faz sabão com óleo usado, pois descobri que eles são muito danosos ao meio ambiente. Com um material de divulgação as famílias separam o óleo e nós patrulheiros buscamos nas casas, será até divertido! O que acham? - Boa ideia Eurico!

Page 17: Eurico e o lixo
Page 18: Eurico e o lixo

Outras ideias surgiram, mas a empolgação de Eurico era tão grande que resolveram que os “patrulheiros ambientais” seria a ideia vencedora e muitas outras ações foram feitas pelos patrulheiros. Assim, a escola de Eurico serviu de exemplo não só em seu bairro, mas toda a cidade resolveu seguir o exemplo e até a prefeitura fundou o projeto “Cidadão Patrulheiro Ambiental” para ampliar a ideia e claro, que Eurico e sua turma foram os mascotes do projeto.

Page 19: Eurico e o lixo