“eu sou a videira; vós os ramos.” (joão quaresma: tempo de...

5
“Eu sou a videira; vós os ramos.” (João 15, 5) Ano 02 01/02/2016 5°Edição Quaresma: tempo de preparo para a grande festa da Páscoa de Cristo Videira em Foco Mais perto do Pai Videirinha É proposto nesse tempo que façamos o jejum,uma das formas mais conhecidas de penitência. Saiba o porquê na Pág. 04 Confira os melhores momentos da Festa do Natal do Senhor em nossas comunidades. Pág. 03 Este mês somos convidados ao jejum e à oração. “A Videira” lhe ajuda a se aproximar de Cristo na Pág. 05 De forma divertida, conheça um pou- co mais sobre o tempo da Quaresma! Pág. 06 WIKIPEDIA

Upload: vancong

Post on 08-Jun-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

“Eu sou a videira; vós os ramos.” (João 15, 5) Ano 02 01/02/2016 5°Edição

Quaresma: tempo de preparo para a grande festa da Páscoa de Cristo

Videira em Foco Mais perto do Pai Videirinha

É proposto nesse tempo que façamos o jejum,uma das formas mais conhecidas de penitência. Saiba o porquê na Pág. 04

Confira os melhores momentos da Festa do Natal do Senhor em nossas comunidades. Pág. 03

Este mês somos convidados ao jejum e à oração. “A Videira” lhe ajuda a se aproximar de Cristo na Pág. 05

De forma divertida, conheça um pou-co mais sobre o tempo da Quaresma! Pág. 06

Wikipedia

Palavra do Padre Videira em Foco

Carta do LeitorQuem faz esse espaço é você

Espaço Pastoral

Queridos paroquianos, iniciamos agora em nossa Santa igreja um tempo favorável à penitência e conversão. Na Quares-ma, esse convite é intenso e trata-se de quarenta dias de preparação para a festa cristã na qual vivencia-mos a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, centralidade de nossa fé.

Como pastor desse rebanho querido por deus, quero orientá-los

Padre Lupércio Martins

a experimentar, com os propósitos quaresmais, uma vida nova em Jesus. deus nos quer convertidos e melhores.

Que nesse ano Santo da Misericórdia, possamos ver com nossos olhos o deus misericordioso, sempre pronto a nos ajudar, e que a Virgem Mãe nos faça perseverantes, sempre inter-cedendo por nós.

amém.

a pastoral Familiar visa, além da defesa e promoção do respeito à dignidade da família, chamar atenção para a sua importância enquanto principal recurso para a sociedade e para igreja. ela é o lugar no qual mais se investe para o desenvolvimento de um país, já que é indispensável para o desen-volvimento das pessoas.

partimos da família real para a família do possível, sem perder de vista a proposta da família ideal, a cristã, gerada a partir do sacramen-to do matrimônio e vivendo em forte unidade, harmonia e na gra-tuita solidariedade.

Nossa missão é a evangelização e promoção humana e social das famílias.

Tempo para DeusVivemos sempre na correria,

e às vezes até parece que um dia só não é o suficiente para tantas coisas que temos de fazer. porém, não podemos usar isso como desculpa para justificar nossa falta de tempo para deus.

Que tal traçar como meta ter um tempo maior para conversar, ouvir e interagir mais com deus?

Aguinaldo e Jussara - Patoral Familiar

Patricia Silva - Catequista

Nasce o Menino Jesus para nós. Con-fira as celebrações de Natal em nossa comunidade.

A última missa do ano reuniu a comunidade para agradecermos a Deus pelo serviço a Cristo dos seminaristas Fábio e Rodolfo. A comunidade segue oran-do por suas vocações.

Fevereiro/2016 Fevereiro/2016CATEQUESE

2 3

Só assim entenderemos qual é Sua vontade em nossa vida. e sem esquecer que não podemos ter uma fé morta.

Vamos orar mais, ler diariamente o evangelho, ir à missa com frequência, praticar a caridade e participar ativamente na vida em comunidade! Vamos ser melhores e novas pessoas!

Curta nossa página no Facebookfacebook.com/paroquiasantateresinhajundiaisp

ExpedienteTiragem: 1000Periodicidade: mensalCoordenação:pe. Lupércio MartinsColaboração:Teles aparecido ManoelLizandra Mattiuzzo C. Manoelamanda FontaniniGiovanna Bertonhakaren RibeiroRenata da Silva VenceslauLarissa Batista SilvaGeraldo Soares Oliveira a Videira é uma publicação de distribuição gra-tuita que circula nas comunidades Santa Teresinha do Menino Jesus, Nossa Senhora das Graças e San-to expedito que pertencem a diocese de Jundiaí. Os artigos e depoimentos devem ser enviados pelos paroquianos até o dia 15 de cada mês para a próxima edição.

pe. Lupércio Martins, pároco de Santa Teresinha do Menino Jesus.

WWW.FaCeBOOk.COM/LupeRCiO.MaRTiNS.3?FReF=phOTO

hTTp://WWW.diOCeSiSdeBuGa.ORG/apC-aa-FiLeS/d95eBa92C8F-da13F1ad02634B98d8deC/SaGRada_FaMiLiaiCONO_1.JpG

GeRaLdO OLiVeiRa

Tempo de reflexão, jejum, oração e penitência

A Quaresma e a penitência: qual o sentido

Damos início em fevereiro ao tempo quaresmal, no qual somos convidados a termos nosso olhar voltado à nossa vida posta em serviço ao Senhor e, assim, pedirmos um coração puro e espírito decidido.

a se celebrar em 10 de fevereiro do presente ano, o momento que indica o início do período da quares-ma é marcado pelo ato da imposição das cinzas. É o instante que nos leva a mergulhar nesse período de

deixar de comer chocolate, tomar refrigerante, ou até mesmo se aposentar das redes sociais por quarenta dias... No período da Quaresma, muitas pessoas pensam automaticamente que a penitência consiste em retirar de sua rotina algo comum e que lhe dê prazer, como uma forma de sacrifício. entretanto, não são to-dos que sabem o real motivo dessa privação, ou então quais são as for-mas que podemos praticar.

a penitência proposta pela igreja para a Quaresma não consiste somente em subtrair. podemos, por exemplo, acrescentar coisas não

reflexão, oração e jejum que precede a ressurreição de Cristo Jesus.

“Se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento,

escutarei do alto dos céus e sanarei sua terra” (ii Cr 7, 14). essa passagem bíblica nos remete ao sentido prin-cipal de toda a preparação pela qual passamos antes de receber em nós, de coração contrito, o Cristo

pai, ofereço-Te esse dia de jejum e peço que, com isso, eu possa me aproximar mais de Ti, ouvindo Sua voz e renunciando ao pecado e a tudo que me cega e me afasta de Seu amor.

Senhor, torna-me pobre diante de Ti, a fim de que pelo jejum eu reconheça a minha necessidade de Sua divina misericórdia. Que por esse pequeno sacrifício perto do que Cristo passou por mim na Cruz, cresçam em meu interior a compreensão e a solidariedade em função dos que padecem de fome, sede e amor.

Ó Maria, interceda por mim, para que eu esteja livre de qualquer mal e tentação do inimigo. ensina-me a jejuar e rezar, tornando-me mais semelhante a Jesus Cristo, no es-pírito Santo.

amém.

Oração

Giovanna Bertonha - Pascom

Fevereiro/2016 Fevereiro/2016CAPA

4 5

habituais em nosso cotidiano: ir à Santa Missa mais vezes na semana, praticar as virtudes do espírito San-to, participar de uma pastoral, se colocar em oração mais frequente-mente, ajudar mais etc. afinal, o in-tuito é que vençamos as tentações que nos cercam, a exemplo de Cris-to no deserto, pois “se não fizerdes penitência, todos perecereis” (Lc 13, 1), isto é, nossa alma sucumbirá ao pecado.

Que tal incluir em sua penitên-cia a oração que você encontra aqui ao lado? Faça-a diariamente, e peça ao Senhor forças para triunfar sobre tudo o que te afasta d’ele.

hTTp://WWW.RCCSC.COM.BR/aRea/iMG/aRTiGOS/F2dF994e300160F635a72740965BB8C8.JpG

adapTadO de :h T T p : / / Q u e R i d O S F i L h O S . O R G . B R / M e N -SaGeM-de TaLhe.php?ide-18&QuiNTa+pedRiN-h a + - + O R a % e 7 % e 3 O + pa R a + O + d i a + d e + J e -JuM+a+p%e3O+e+%e1Gua+

Que a mesma estrela que guiou os Reis Magos até Jesus possa, sempre, ser nossa guia ao encontro de Cristo.

ressuscitado: prostrar-se diante daquele que deu seu primogêni-to em sacrifício para a remissão de nossos pecados, para que possamos renunciar a tudo o que nos afasta de Seu amor e nos convertamos verdadeiramente.

Tal período do ano litúrgico é iniciado na Quarta-feira de Cin-zas, cujo ritual é conhecido por todos nós. Mas você sabe qual o significado da imposição das cinzas

obtidas pela queima das folhagens sobressalentes do último domin-go de Ramos? Conforme uma das frases que ouvimos no ato da im-posição, “[...] do pó viestes e ao pó, hás de retornar” (Gn 3, 19), além de nos mostrar nossa origem e nosso fim, de nos colocar diante de nossa pequenez e nossa essência pecado-ra, mas nos permite ter a esperança no perdão do pai pelo sacramento da Reconciliação através de nos-

so sincero arrependimento, a fim de que aceitemos a morada eterna junto a ele.

Que através da palavra, possamos nos voltar ao Senhor com todo o nosso coração e que, pelo jejum e penitência, rasguemos nossos corações, voltando-nos para o Senhor, aquele que “é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (Jl 2, 13).

papa Francisco em celebração de Cinzas no Vaticano.

MaSROSSi/BaNd.COM

VideirinhaEspecial para Crianças

Santas Missões Populares e o resgate da nossa história

Fevereiro/2016 Fevereiro/2016ENTRETENIMENTO

6 7

Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016.

“Casa comum, nossa responsabilidade”.

Família Bertonha.

Valorizar as pessoas que trabalharam pelo bem comum da comunidade pa-roquial e pelos bairros.

Você Sabia?

Faz parte do trabalho das SMp nas comunidades valorizar as tradições e, principalmente, as pessoas e famílias que ajudaram no decorrer do tempo a fazer com que a fé e a esperança de todos se mantivessem vivas até os dias de hoje. e isso não somente no âmbito da comunidade católico, mas em relação a todos responsáveis pela promoção do bem-estar social ou que participaram da luta por con-quistas ao longo das décadas, seja direta ou indiretamente.

Quais são essas famílias? Onde e com começa nossa história? Quem foram esses benfeitores e pi-

Queridos irmãos em Cristo,Como nossa igreja prega o

jejum durante o tempo da Quares-ma, que iniciamos este mês, nesta edição não apresentamos receita. Fiquem ligados nas próximas edições!

a palavra Quaresma significa o período de quarenta dias que ante-cedem a páscoa. a Quaresma começa na quarta-feira de Cinzas e termina no domingo de Ramos e durante este período, a igreja usa a cor roxa que simboliza penitência e conversão. assim, a Quaresma é um período de grande reflexão, quando devemos fazer jejum, penitência e oração. oneiros em nosso bairro?

Se você tem fotos antigas do local, da igreja e/ou das famílias, deixe o material na secretaria paroquial, em um envelope fecha-do, aos cuidados das Santas Missões populares e o resgate da nossa história. identifique-se no enve-lope, colocando seu contato, para que possamos devolver os doc-umentos depois de catalogados. Caso possível, registre nas fotos a data e o nome das pessoas que se encontram fotografadas.

ajude-nos a resgatar nossas tradições e nossa história!

hTTp://WWW.JaRdiMdaBOaNOVa.COM.BR

hTTp://diOCeSedeuRuaCu.COM.BR/Wp-CONTeNT/upLOadS/2015/02/BaNNeR_JeJuM_Capa.JpGReceita

#FICAaDICA

para começarmos o ano em oração, neste período de grande reflexão que é a Quaresma, o liv-ro “365 dias com o Senhor” apre-senta uma coletânea de salmos e reflexões para oração diária que nos leva a estarmos mais próximos do pai.

Título: “365 dias com o Senhor” autor: Gwen R. Shaweditora: edições Logosdisponível em: Livraria CulturaValor: sob consulta

Você, cristão consciente, é muito importante na família dizimista, pois só a união de todos forma uma família mais cristã!

Santa Teresinha

Nossa Senhora das Graças

Santo Expedito

• Terço da MisericórdiaTerças-feiras das 15h às 16h. Missa da Misericórdia dia 2 às 15h.• Grupo de Oração Mensageiros da Paz:Todas as terças-feiras, às 20h, na igreja;• Adoração ao SantíssimoQuintas-feiras das 8h30 às 12h• Apostolado da OraçãoTerço às sextas-feiras das 6h45 às 7h20Missa do apostolado dia 5 às 7h30.hora Santa dia 5 às 15h.• Missa da Mãe Rainha (Missa das Famílias)dia 27 às 18h30• Terço dos Homensdias 5 e 19 às 20h.• CAJUdomingos das 10h40 às 12h• Bazar da Pastoral da Criançadia 12 às 14h no Salão de Festas• QUARTA-FEIRA DE CINZASNo dia 10/02 se inicia o Tempo da Quaresma, com a celebração da imposição das cinzas. Teremos Missa na paróquia às 7h30 e 19h30.• VIA SACRA Venha participar conosco da Via Sacra, todas as sextas-feiras da Quaresma, após a Missa das 19h.• Horários das missas:Segunda à sexta-feira: 07h30Terça e sexta-feira: 19hSábado: 18h30domingo: 07h30, 09h30 e 19h

• Terço de Jesus Agonizantedias 04 e 18 de fevereiro, logo após a Missa das 19hs.• Exposição do Santíssimodias 11 e 25 de fevereiro das 15h às 16:30hs.• QUARTA-FEIRA DE CINZAS10/02 - haverá celebração às 19h30. • Horários das missas:Quinta-feira: 19hSábado: 18h30domingo: 09h30

• QUARTA-FEIRA DE CINZAS10/02 - haverá celebração às 19h30. • Horários das missas:Sábado: 17h.

Comunicar falecimentos até dia 15 desse mês no telefone: 11 4586-1884 / 4586-1979

Fevereiro/2016AVISOS

8

dia 14/02. interessados, entrar em contato com antenor e Conceição 97625- 0899 / 99394- 4091. O Bispo dom Vicente Costa celebrará neste dia. Valor R$ 22,00/pessoa.

dia 20/02. interessados, entrar em contato com Romualdo 99641-0315 ou deixar nome na secretaria paroquial. O convite é extenso às famílias. Valor R$ 48,00/pessoa.

dia 10 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, a igreja comemora o dia de Santa escolástica, conheça mais so-bre a história da Santa em www.can-caonova.com/santo

Romaria Diocesana ao Santuário da Mãe Rainha em Atibaia-SP

8ª Romaria Nacional do Terço dos Homens em Aparecida-SP

Santa Escolástica

hTTpS://TudOpOdeReCOMeCaR.FiLeS.WORdpReSS.COM/2014/02/SaNTa-eSCOLaSTiCa.JpG