“eu sou a videira; vós os ramos.” (joão 15, 5) ano 02 01...

5
“Eu sou a videira; vós os ramos.” (João 15, 5) Ano 02 01/10/2016 13°Edição A infância de Santa Teresinha: uma vida que brotou do amor Videira em Foco Receita do mês #FICAaDICA Você provavelmente sabe da vida adulta de nossa padroeira, mas será que sabe também da infância dessa querida florzinha de Jesus? Conheça mais na página 04. Veja como foi a Crisma de nossos jovens, a visita da Mãe Aparecida em nossa paróquia e outros momentos importantes de nossas comunidades na página 03 Todas as crianças, e até mesmo os adultos, adoram esse danone “pe- queno” de queijo petit suisse sabor morango! Aprenda a fazer sua versão caseira na página 06. Você sabia que o Papa Francisco possui um apanhado orações, salmos e outros conteúdos religiosos voltados exclu- sivamente para as crianças? Confira essa dica na página06

Upload: vuongdiep

Post on 10-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

“Eu sou a videira; vós os ramos.” (João 15, 5) Ano 02 01/10/2016 13°Edição

A infância de Santa Teresinha: uma vida que brotou do amor

Videira em Foco Receita do mês #FICAaDICA

Você provavelmente sabe da vida adulta de nossa padroeira, mas será que sabe também da infância dessa querida florzinha de Jesus? Conheça mais na página 04.

Veja como foi a Crisma de nossos jovens, a visita da Mãe Aparecida em nossa paróquia e outros momentos importantes de nossas comunidades na página 03

Todas as crianças, e até mesmo os adultos, adoram esse danone “pe-queno” de queijo petit suisse sabor morango! Aprenda a fazer sua versão caseira na página 06.

Você sabia que o Papa Francisco possui um apanhado orações, salmos e outros conteúdos religiosos voltados exclu-sivamente para as crianças? Confira essa dica na página06

le momento, mamãe, que estava exausta, clamou pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida para que eu vivesse! Meu avô saiu às pressas do sítio onde moravam e foi até a cidade buscar outra parteira. E assim, com muita oração, eu nasci! Pequenina, sobrevivi graças à inter-cessão de Nossa Senhora, de quem herdei dois de seus nomes!

Pe. Lupércio Martins, pároco de Santa Teresinha do Menino Jesus.

PE. LUPÉRCIO MARTINS/ACERVO PESSOAL

Palavra do Padre Videira em Foco

Carta do LeitorQuem faz esse espaço é você

Espaço Pastoral

Queridos paroquianos, neste mês que traz as missões como ponto para reflexão,também comemoramos a vida e morte de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiradas missões. Nossa querida padroeira nos ensina que pode-mos servir como missionáriosna obra de Cristo em presença física e também na oração e partilha. To-dos somos chamados a anunciar o

Padre Lupércio Martins

Reino de Deus, levando a Boa Nova. Que possamos seguir o exemplo de missão e fé que foi Teresinha, con-fiando que o nossopouco é muito para o Pai de Bondade e desejando sermos um povo santo por inteiro! E que, pela intercessão de Santa Teresinha, possamos sempre cantar e louvar asmisericórdias do Senhor, sendo reflexo de seu Amor. Amém.

A Pastoral da Criança foi fun-dada em 1983, no Paraná, pela Dra. Zilda Arns Neumann, sendo implantada em nossa paróquia 10 anos depois. Nossa missão é assistir gestantes, crianças até 5 anos e suas famílias com ações básicas de saúde, nutrição, edu-cação e cidadania.

As líderes visitam mensalmente os cadastrados, levando infor-mação e acompanhando a vida

dos pequenos. Sempre no último sábado de cada mês realizamos a celebração da vida, momento em que ocorre a pesagem das crianças.

Hoje, nossa paróquia realiza esse trabalho na comunidade do Jardim Fepasa e contamos com 9 líderes mais 7 apoios para atender 123 crianças.

Para participar conosco, basta deixar seu telefone na seretaria pa-roquial que entraremos em contato!

Receber a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida em nossa paróquia foi uma grande emoção, principalmente para mim, pois sua importância é ainda maior em minha vida.

Após muitas horas em trabalho de parto, a parteira disse à minha mãe que eu nasceria morta. Naque-

Luciana Maziero Bertonha - Coordenadora Paroquial da Pastoral do Menor

Aparecida de Lourdes Lochetti Prado – Ministra Extraordinária da Eucaristia e Catequista

Dom Vicente visita nossa paróquia e Crisma 59 jovens e adultos.

Terço Encenado pelas crianças da Catequese de Iniciação à Eucaristia e Pré Catequese.

Missa do 64º Aniversário de nossa Paróquia, com a visita da Mãe Aparecida.

Missa de avivamento e adoração ao Santíssimo. Realizada dia 18 de Setembro.

Outubro/2016 Outubro/2016CATEQUESE

2 3

Curta nossa página no Facebookfacebook.com/paroquiasantateresinhajundiaispExpediente

Tiragem: 1000 exemplaresPeriodicidade: mensalCoordenação:Pe. Lupércio MartinsColaboração:Teles Aparecido ManoelLizandra Mattiuzzo C. ManoelAmanda FontaniniGiovanna BertonhaKaren RibeiroRenata da Silva VenceslauLarissa Batista SilvaGeraldo Soares Oliveira A Videira é uma publicação de distribuição gra-tuita que circula nas comunidades Santa Teresinha do Menino Jesus, Nossa Senhora das Graças e San-to Expedito que pertencem a Diocese de Jundiaí. Os artigos e depoimentos devem ser enviados pelos paroquianos até o dia 15 de cada mês para a próxima edição no e-mail: [email protected]

ARQUIVO PASCOM

No dia 03 de Setembro aconteceu a caminhada dos paroquianos até o Carmelo, cerca de 140 pessoas participaram do evento que foi encerrado com a santa missa.

31

ESPERAMOS VOCÊ NA

PASCOM!Se você é comunicativo, gosta

de escrever, fotografar ou desenvolver layouts e diagramação, venha

fazer parte de nossa equipe!

[email protected]

Santa Teresinha mostra que a pequenez de uma alma é dádiva da criança e do adulto

Nona filha do casal Luís Martin e Zélia Guérin, nascida em 2 de janei-ro de 1873, Maria Francisca Teresa teve de aprender bem cedo como lidar e conviver com separações. Um desses episódios, a partida de sua irmã e aquela que Teresinha acolhera como figura maternal após a morte de Zélia, Paulina, para o convento, levou a peque-na criança, com apenas 10 anos de idade, a um profundo estado de tristeza, do qual apenas Nossa Senhora do Sorriso pode curá-la.

Mesmo assim, Santa Teresinha do Menino Jesus, como é mais conhecida, sempre teve uma alma voltada ao amor: amava muito a seus pais, suas irmãs e, quando en-fim pode sentir a ação de Deus em sua vida, também O amou inten-samente. Desde seu nascimento, sua mãe sentira que ela seria muito inteligente e teria uma bela relação com Cristo.

Em seu livro autobiográfico História de Uma Alma, a pequena florzinha, como Teresinha mesmo se chama, relata que uma de suas primeiras lembranças de quando era um bebê se encaminhando à infância, aos 2 anos, era de querer seguir o caminho de Pauli-na ao ouvir que ela seria religiosa, mesmo sem saber ao certo o que isso significava.

A vocação de Santa Teresinha pode ser percebida sutilmente

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria e aforça. Quero hoje olhar do mundo com os olhos cheios de amor; ser pa-ciente,compreensivo, manso e pru-dente. Quero ver meus irmãos além das aparências, como Tu mesmo os vês, e assimnão ver senão o bem em cada um deles. Cerra meus ou-vidos a toda calúnia, guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha o meu espíri-to e que eu seja tão bondoso, tão alegre,que todos quantos se ache-garem a mim sintam Tua presença. Reveste-me de Tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia eu te revele atodos. Amém.

Oração

Giovanna Bertonha - Pascom

Adaptado do Blog Saber Católico

Outubro/2016 Outubro/2016CAPA

4 5Na imagem, Santa Teresinha, aos seis anos. Nessa idade, já demonstrava grande pureza e amor a Deus em seu coração. | Fonte: http://bit.ly/2c1yxLP

em suas ações antes mesmo de desejar conscientemente se tornar esposa de Jesus. Pouco depois de se mudar para Lisieux, seu pai costumava levá-la em peque-nos passeios pelas redondezas e também a fazia dar esmolas aos po-bres que costumavam encontrar. Em uma dessas ocasiões, o homem ao qual Teresinha queria entregar uma moeda a recusou, alegando não se achar bastante pobre para isso. A pequena, inconformada, sentiu grande afeição por ele e, não querendo deixá-lo sem nada, decid-iu rezar por ele no dia de sua primei-ra comunhão a fim de que Deus pu-desse se lembrar dele e guardá-lo em sua infinita Misericórdia.

Unânime em todos os relatos so-bre esse pequeno passarinho é o carinho que sempre demonstrou. Mesmo nos momentos de teimosia e traquinagens que toda criança tem, Teresinha sempre demonstrou grande arrependimento por desagradar àqueles que tanto prezava. Os bons exemplos de sua família aparecem em seus rela-tos como fundamentais para que crescesse querendo segui-los e, as-sim, conservasse em seu coração

a bondade e pureza de seus anos dourados.

Foi essa pureza que a padroeira de nossa paróquia conservou em seu ser e, muito humildemente, a reconhecer sua pequenez. O que muitos conhecem por infância es-piritual de Santa Teresinha é justa-mente a essência de sua peque-na via: não se trata de ser infantil, mas, sim, se comportar como uma criança que confia e depende de seu pai; é esperar tudo de Deus e, mesmo nos momentos de tribu-lações pelos quais devemos passar para finalmente entrarmos no Reino de Deus, não deixar de confiar n’Ele. Cristo nos diz que o Reino dos Céus é dos pequeninos, e embora muitos entendam como sendo apenas as crianças, Jesus se refere às nossas almas (cf Mc 10, 14).

Que inspirados pelas lições de Santa Teresinha do Menino Je-sus, possamos buscar a Deus mes-mo sendo pequenos passarinhos, aspirando sempre à santidade por completo. Assim, seremos exemplos para nossas crianças como a família dessa esposa de Jesus foi também para ela, levando-os a querer ser santos.

Todos são chamados à santidade, inclusive as crianças. Santa Teresinha teve uma infância não muito diferente da de suas irmãs, mas em seu coração sempre existiu a vontade de trabalhar na Obra Divina e um imenso amor a Deus.

No dia 12 de setembro, nossa igreja celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil! Vamos comemorar esse dia colorindo esse desenho no capricho! Para os papais, responsáveis e catequistas, fica a dica do site tiapaulalimeira.blogspot.com.br!

Título: Orações com o Papa FranciscoOrganizador: Antonio de BenitoEditora: Edições DLLOnde encontrar: livrarias físicas e virtuais, a partir de R$ 21,90. (preço consultado em setembro)

Ótima dica para as crianças, esse livro reúne várias orações, salmos, passagens bíblicas e um devo-cionário catequético pensados pelo Papa Francisco para os peque-nos, trazendo muitas ilustrações para ajudá-los a compreender as mensagens.

VideirinhaEspecial para Crianças

Outubro/2016 Outubro/2016ENTRETENIMENTO

6 7

Vivemos em uma época em que os valores estão distorcidos.

Então é hora de sermos sal na terra e luz no mundo !!

Mt 5, 13-16

Família Bertonha.

Anuncie conosco

11 4586-1884

Doce tipo queijo petit suisse sabor morango

Ingredientes:1 lata leite condensado;2 latas creme de leite;1 pote iogurte natural;1 envelope de suco em pó sabor morango.

Modo de Preparo:No liquidificador, bata o leite con-

Receita

#FICAaDICA

densado, o creme de leite, o iogurte e o suco em pó. Distribua nos recipientes individuais de sua es-colha e leve a geladeira até firmar. Você pode decorar com pedaços de morango ou chantilly. Sirva bem gelado.Dica: varie o sabor da sobremesa preparando com suco em pó de maracujá, limão ou uva.

Para colorir

Santas Missões Populares resgatam as raízes da comunidade

Conheça duas paroquianas que muito colaboraram para a formação catequética em nossa comunidade desde muito cedo. A Paróquia agradece seus testemunhos de fé e vida, pedindo a Deus grandes bênçãos em recompensa à alegria e serviço na Igreja.

Dona Vicentina Striguetti, 85, foi por muitos anos cate-quista na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, acompanhando a formação cristã das crianças desde a

época em que Padre Bibiano atendia a comunidade. Atualmente, frequenta a missa dominical das 7h30.

Dona Liberata de Paula Alves, 79, foi designada quan-do tinha apenas 12 anos de idade pelo então pároco, Padre Bibiano, para ser catequista na Cape-la de São Lázaro,

situada naquela época na Ponte de Campinas. Desde então, abraçou o serviço na Igreja e passou a exercer várias funções ao longo dos anos na paróquia. Hoje, faz parte da equipe de Acolhimento e Liturgia.

Luiz Henrique Arantes - Coordenador Paroquial das Santas Missões Populares

Santa Teresinha

Nossa Senhora das Graças

Santo Expedito

Falecimentos

• Atendimento do PadreQuartas-feiras das 9h30 às 11h30Sextas-feiras das 15h às 17hSábados das 9h às 11h30 (agendamento)

• Missas e Celebrações:Segunda a sexta-feira, às 7h30Terça e sexta-feira, às 19hSábado, às 18h30Domingo, às 7h30, 9h30 e 19h

• Missa de AvivamentoDia 16 de outubro, às 19h

• Adoração ao SantíssimoQuintas-feiras, das 8h30 às 12h

• LaudesSábados, às 8h

• Terço da MisericórdiaTerças-feiras das 15h às 16h Missa da Misericórdia na 1ª terça-feira do mês às 15h

• Apostolado da OraçãoTerço às sextas-feiras das 6h45 às 7h20Missa do Apostolado na 1ª sexta-feira do mês às 7h30Hora Santa na 1ª sexta-feira do mês às 15h

• Grupo de Oração Mensageiros da PazTerças-feiras, às 20h

*Dias e horários sujeitos a alterações.

• Exposição do Santíssimo.Quinta-feiras, às 16hs30

• Missas em louvor a Nossa Senhora das GraçasTodo dia 27 às 19h

• Missas e Celebrações:Sábado, às 17h

Comunicar falecimentos até dia 15 deste mês na secretaria da paróquia Sta Teresinha: 11 4586-1884 / 4586-1979

Outubro/2016AVISOS

8

• Terço dos HomensSextas-feiras, às 20h (quinzenalmente)

• Mãe Rainha (Missa das Famílias)Missa no último sábado do mês, às 18h30

• Oficina de Santa TeresinhaTerças-feiras, das 14h às 16h

• Coleta do Dízimo Segundo final de semana do mês

• Coleta dos AlimentosTerceiro final de semana do mês

• 9ª Festa Francesa de Santa TeresinhaDias 01 e 02 de outubro, das 18h às 22h, no Salão de Festas da Paróquia

• Missa do Sagrado Coração de JesusDia 7 de outubro às 7h30 com Missa festiva e Hora Santa às 15h

• Missa do Imaculado Coração de MariaDia 8 de outubro às 9h

• Curso de NoivosDias 7, 8 e 9 de outubro, na Paróquia

• Missa de N. Sra. AparecidaDias 12 de outubro, às 9h30, na Paróquia

• Missas e Celebrações:Quinta-feira, às 19hSábado, às 18h30Domingo, às 09h30

• Bazar da PechinchaDias 14 de outubro, às 14h, na Paróquia

• Curso de Batismo e BatismoCurso dias 15 e 16/10 e batismo dias 29 e 30/10

• Festa das Crianças da Pastoral da CriançaDia 22 de outubro, na Paróquia (para os assistidos da Pastoral)

• SecretariaSegunda, das 13h às 18h Terça a Sexta, das 8h às 11h30 – 13h às 18hSábado, das 8h às 12h