“eu sou a videira; vós os ramos.” (joão ano 02 01/11/2016...

5
“Eu sou a videira; vós os ramos.” (João 15, 5) Ano 02 01/11/2016 14°Edição A Virgem que apareceu para nos dar Graças Videira em Foco Receita do mês Dia de Todos os Santos Em novembro, celebramos a aparição de Nossa Senhora das Graças, que nos deu sua medalha como símbolo de seu imenso amor de Mãe. Saiba mais sobre a padroeira de uma de nossas comunidades na página 04 Confira como foi a novena de Santa Teresinha do Menino Jesus em nossa paróquia. Dessa vez com uma edição especial da Videira em foco na página 07 Aprenda a fazer uma deliciosa receita de berinjela ao forno na página 03 Nesse momento que faz parte das comemorações da Igreja Católica, somos chamados a refletir sobre a santidade. Saiba mais na página 05

Upload: phungquynh

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

“Eu sou a videira; vós os ramos.” (João 15, 5) Ano 02 01/11/2016 14°Edição

A Virgem que apareceu para nos dar Graças

Videira em Foco Receita do mês Dia de Todos os Santos

Em novembro, celebramos a aparição de Nossa Senhora das Graças, que nos deu sua medalha como símbolo de seu imenso amor de Mãe. Saiba mais sobre a padroeira de uma de nossas comunidades na página 04

Confira como foi a novena de Santa Teresinha do Menino Jesus em nossa paróquia. Dessa vez com uma edição especial da Videira em foco na página 07

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de berinjela ao forno na página 03

Nesse momento que faz parte das comemorações da Igreja Católica, somos chamados a refletir sobre a santidade. Saiba mais na página 05

Pe. Lupércio Martins, pároco de Santa Teresinha do Menino Jesus.

PE. LUPÉRCIO MARTINS/ACERVO PESSOAL

Palavra do Padre

Errata

Espaço Pastoral

O mês de novembro se inicia com a celebração do Dia de Todos os Santos, logo no dia primeiro. Para a Igreja Católica, essa data deve ser comemorada com a lembrança de todos aqueles que venceram as tribulações mundanas e largaram tudo para seguir os passos de Jesus.

Mais do que somente celebrar os que estão junto ao Pai, intercedendo por nós, nesse dia também devemos lembrar que todos os cristãos são chamados também à santidade, re-nunciando às coisas do mundo e se

Padre Lupércio Martins

dedicando “inteiramente à glória de Deus e ao serviço do próximo” (cf. LG 40). Os santos da Igreja Católica são exemplos de que seguir o caminho da Cruz, mesmo com as dificuldades, é possível e vale muito a pena.

A cura e o milagre vêm somente de Deus, mas pela Virgem Maria e por todos os santos e anjos, suas graças são distribuídas para todos os que nEle creem. Que com a inter-cessão de todos os santos, possamos seguir temerosamente a estrada que conduz à vida eterna em Cristo!

A missão de ser esposos e pais, fazendo da família uma comunidade de vida e amor, precisa ser conhecida e vivida. Assim, é fundamental preparar os noivos e noivas para assumir verdadeiramente o matrimônio cristão e a vida em família.

Com os Encontros de noivos, profundos e evangelizadores, o Setor Pré-Matrimonial de nossa Pastoral Familiar busca dar aos

noivos a base e preparação para a construção de uma relação conjugal santa. Neste ano, foram realizados dois Encontros na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, nos meses de maio e outubro, com 20 e 9 casais participantes, respectivamente.

Se você se interessar em nos ajudar nessa missão, deixe seu contato na secretaria paroquial que o procuraremos!

Na edição de número 13, no espaço destinado às crianças, “Videirinha”, onde lê-se 12 de setembro, deve-se ler 12 de outubro.

Ainda retificando, a equipe responsável pelo “Espaço Pastoral” pertence à Pastoral da Criança, e não do Menor, como foi publicado. A imagem também estava errada, sendo a correta essa que trazemos aqui ao lado.

Luciano e Adriana Ferro, coordenadores do Encontro de Noivos

Novembro/2016 Novembro/2016CATEQUESE

2 3

ExpedienteTiragem: 1000 exemplaresPeriodicidade: mensalCoordenação:Pe. Lupércio MartinsColaboração:Teles Aparecido ManoelLizandra Mattiuzzo C. ManoelAmanda FontaniniGiovanna BertonhaKaren RibeiroRenata da Silva VenceslauLarissa Batista Silva A Videira é uma publicação de distribuição gra-tuita que circula nas comunidades Santa Teresinha do Menino Jesus, Nossa Senhora das Graças e San-to Expedito que pertencem a Diocese de Jundiaí. Os artigos e depoimentos devem ser enviados pelos paroquianos até o dia 15 de cada mês para a próxima edição no e-mail: [email protected]

No dia 27 de novembro celebramos o dia da aparição de Nossa Senhora das Graças, um dos títulos de nossa querida mãezinha, a Virgem Maria! Vamos colorir esse desenho bem bonito e pedir a ela que sempre abençoe a todos os seus filhinhos! Para os papais, responsáveis e catequis-tas, fica a super dica do site blog.cancaonova.com/cantinho !

Deus não está mortoGênero: DramaDireção: Harold CronkDistribuição: Graça FilmesDuração: 113 minutosCensura: 10 anosDisponível no serviço de streaming Netflix.

O jovem Josh Wheaton (Shane Harper) é desafiado a provar sua fé ou renunciá-la em sua aula de filosofia na faculdade, pois seu professor, Radisson (Kevin Sorbo), instrui seus alunos a negar a existência de Deus.Assim, o universitário, ao escolher não ceder à pressão feita por seu professor e todos os outros, luta até o final para provar que Deus não está morto.

VideirinhaEspecial para Crianças

Berinjela ao fornoIngredientes• Berinjela o suficiente• Tomate o suficiente• Manjericão a gosto• Azeite a gosto• Sal a gosto• Pimenta a gosto• Lascas de parmesão a gosto

Modo de Preparo:Corte a berinjela em rodelas de 1 cm

Receita

#FICAaDICA

e faça o mesmo com o tomate. Forre uma forma com papel manteiga un-tado com óleo, e vá pincelando as rodelas de berinjela com azeite (dos dois lados). Tempere com uma pita-dinha de sal. Ajeite as rodelas na fôrma; em cada uma delas ponha uma folha de manjericão e, por cima, uma rodela de tomate, regue com um fio de azeite, salpique com mais um pouquinho de sal e leve ao forno médio por cerca de 40 minutos. Quando estiver assado,

Para colorir

ponha as lascas de parmesão e leve novamente ao forno por mais uns 10 minutos. Sirva em seguida.

ENTRETENIMENTO

A mensagem de Graça de Nossa Senhora revelada por Santa Catarina de Labouré

A santidade é possível e todos somos chamados à ela

“Ó Maria concebida sem peca-do, rogai por nós que recorremos a Vós”. Rezamos essa jaculatória ao final de cada mistério do Terço Mariano, e não é para menos. Revelada durante sua segunda aparição à Santa Catarina Labouré, a jaculatória de Nossa Senhora das Graças é um de seus grandes pre-sentes à humanidade, junto com a medalha milagrosa.

Santa Catarina Labouré teve a primeira visão da Santíssima Virgem em julho de 1830, quando após dar um sermão sobre São Vi-cente de Paulo, desejou ardente-mente poder ver a Mãe. Seu pedido foi atendido e, naquela noite, Nossa Senhora revelou à ela que um período muito difícil se aproximava para a França e sua missão era aler-tar os outros para que buscassem a Cristo mais do que nunca.

Mais tarde naquele mesmo ano, em 27 de novembro, Nossa Senho-ra aparece de novo à irmã vicenti-na. De pé sobre o globo terrestre, trajando uma veste branca e véu de mesma cor na cabeça, com um manto azul cobrindo seus ombros e indo até seus pés, a Virgem Maria trazia em suas mãos um globo de ouro, sobre o qual havia uma cruz. Após Maria oferecê-lo a Jesus, Catarina ouviu uma voz dizendo: “esse globo representa o mundo inteiro, a França e cada pessoa em particular. Os raios são o símbo-

O mês de novembro se ini-cia com a celebração do Dia de Todos os Santos, logo no dia primeiro. Para a Igreja Católica, essa data deve ser comemorada com a lembrança de todos aque-les que venceram as tribulações mundanas e largaram tudo para seguir os passos de Jesus.

Mais do que somente celebrar os que estão junto ao Pai, interce-dendo por nós, nesse dia também devemos lembrar que todos os cristãos são chamados também à santidade, renunciando às coisas do mundo e se dedicando “inteira-

Senhor, faz com que compartilhemos a vida como ver-dadeiro casal, esposo e esposa.

Que saibamos dar um ao outro o que temos de melhor em nós, no corpo e no espírito.

Que nos aceitemos e nos amemos como somos, com as riquezas e limitações que te-mos; encontremos um no outro a melhor companhia; cresçamos juntos, sendo caminho um para o outro; saibamos carregar o fardo um do outro, encorajando-nos a crescer sempre no mútuo amor.

Que cresça Senhor, em nós a mútua admiração e atração, a pon-to de nos tornarmos um só: no pensar, no agir e no conviver.

Para que isto aconteça, este-jas Tu entre nós. Seremos, então, eternos enamorados.

Que assim seja! Amém.

Oração do Casal

Giovanna Bertonha - Pascom Giovanna Bertonha - Pascom

Novembro/2016 Novembro/2016CAPA

4 5

Na imagem, Santa Teresinha, aos seis anos. Nessa idade, já demonstrava grande pureza e amor a Deus em seu coração. | Fonte: http://bit.ly/2c1yxLP

lo das Graças que derramo sobre os que mais pedem, sendo que os mais finos são as graças que não se lembram de pedir”. Em segui-da, o globo de ouro deu lugar a um quadro oval com os dizeres da jaculatória que tanto conhecemos e abriu esse texto.

Foi dessa forma que à Santa Catarina foi incumbida a missão de fazer uma medalha com aquela frase e com a imagem da Virgem Maria como viu naquele dia, pois todos os que a trouxessem no pescoço e com confiança rece-berão grandes graças.

A partir desse dia, muitos milagres aconteceram àqueles que acolheram a medalha mi-lagrosa, como ficou conhecida, principalmente na França.

Esse foi uma das muitas for-mas que Nossa Senhora assumiu para vir à Terra e transmitir sua mensagem de conversão, pedin-do esperançosamente que seus amados filhos sigam seu Filho, O reconheçam e se voltem para Deus, assim como o fez o judeu Ratisbonne. Que possamos confiar na Mãe e deixar-nos conduzir ao Pai por um caminho de graças!

Há mais de 185 anos atrás, a Virgem Maria se fez ver para que pudéssemos receber, além de um presente, uma mensagem de fé e conversão

Em 1 de novembro, nossos olhares se voltam aos que viver-am sua vida na perfeição da caridade e nos são inspiração para alcançarmos a santidade

mente à glória de Deus e ao serviço do próximo” (cf. LG 40). Os santos da Igreja Católica são exemplos de que seguir o caminho da Cruz, mesmo com as dificuldades, é possível e vale muito a pena.

A cura e o milagre vêm somente de Deus, mas pela Virgem Maria e por todos os santos e anjos, suas graças são distribuídas para todos os que nEle creem. Que com a intercessão de todos os santos, possamos seguir temerosamente a estrada que conduz à vida eterna em Cristo!

Novembro/2016 Novembro/2016

6 7

Que a misericórdia de Deus por nós, possa ser refletida em nossas ações durante o tempo do Advento, pois só imitando

a Cristo seremos discípulos missionários.

Família Bertonha.

Anuncie conosco

11 4586-1884

Videira em Foco

Iniciamos o 1º dia da novena com o Padre João Luiz Dias

No 2º dia a missa foi celebrada pelo padre Benedito de Assis

No 3º dia tivemos a missa enfermos presidi-da por padre Milton Rogério Vicente

O 4º dia da novena teve a presença do padre Leandro Megeto

Ainda no 3º dia da noveva tivemos a presença do Padre Alberto Simionatto

No 7º dia a missa foi presidida pelo padre Alexandre Theodoro

Solenidade de Santa Teresinha com o pa-dre Jonatas Rodrigues

O 4º dia contou com o padre Fernando Marsola

No 8º dia tivemos a presença do padre Wagner Ferreira

No 9º e último dia da novena tivemos a presença do padre João Batista Carvalho

A solenidade de Santa Teresinha doi presi-dida pelo pároco Padre Lupércio Martins

E ainda no 4º dia o Padre Julio de Freitas

Imagem da nossa querida Santa Ter-esinha do Menino Jesus.

Curta nossa página no Facebookfacebook.com/paroquiasantateresinhajundiaisp

ARQUIVO PASCOM

No 5º dia o padre Marcio Felipe Alves cele-brou conosco a novena

O 6º dia da novena contou com o padre Michael Henrique

31

ESPERAMOS VOCÊ NA

PASCOM!Se você é comunicativo, gosta

de escrever, fotografar ou desenvolver layouts e diagramação, venha

fazer parte de nossa equipe!

[email protected]

Especial novena de Santa Teresinha do Menino Jesus

Santa Teresinha

Nossa Senhora das Graças

Santo Expedito

Falecimentos

• Atendimento do PadreQuartas-feiras das 9h30 às 11h30Sextas-feiras das 15h às 17hSábados das 9h às 11h30 (agendamento)

• Missas e Celebrações:Segunda a sexta-feira, às 7h30Terça e sexta-feira, às 19hSábado, às 18h30Domingo, às 7h30, 9h30 e 19h

• Missa de AvivamentoDia 20 de novembro, às 19h

• Adoração ao SantíssimoQuintas-feiras, das 8h30 às 12h

• LaudesSábados, às 8h

• Terço da MisericórdiaTerças-feiras das 15h às 16h Missa da Misericórdia na 1ª terça-feira do mês às 15h

• Apostolado da OraçãoTerço às sextas-feiras das 6h45 às 7h20Missa do Apostolado na 1ª sexta-feira do mês às 7h30Hora Santa na 1ª sexta-feira do mês às 15h

• Grupo de Oração Mensageiros da PazTerças-feiras, às 20h

*Dias e horários sujeitos a alterações.

• Exposição do Santíssimo.Quinta-feiras, às 16hs30

• Missas em louvor a Nossa Senhora das GraçasTodo dia 27 às 19h

• Missas e Celebrações:Sábado, às 17h

Comunicar falecimentos até dia 15 deste mês na secretaria da paróquia Sta Teresinha: 11 4586-1884 / 4586-1979

Novembro/2016AVISOS

8

• Terço dos HomensSextas-feiras, às 20h (quinzenalmente)

• Mãe Rainha (Missa das Famílias)Missa no último sábado do mês, às 18h30

• Oficina de Santa TeresinhaTerças-feiras, das 14h às 16h

• Coleta do Dízimo Segundo final de semana do mês

• Coleta dos AlimentosTerceiro final de semana do mês

• Missa do Sagrado Coração de JesusDia 4 de novembro às 7h30 com Missa festiva e Hora Santa às 15h

• Missa do Imaculado Coração de MariaDia 5 de novembro às 08h30

• Missa de N. Sra. AparecidaDias 12 de outubro, às 9h30, na Paróquia

• SecretariaSegunda, das 13h às 18h Terça a Sexta, das 8h às 11h30 – 13h às 18hSábado, das 8h às 12h

• Missas e Celebrações:Quinta-feira, às 19hSábado, às 18h30Domingo, às 09h30