Ética e alimentos transgenicos

13
ÉTICA E ALIMENTOS TRANSGÊNICOS Daniela Kawakami Débora Thomaz Kelton Silva Marlon Almeida Paulo Pacheco

Upload: kelton-silva-sena

Post on 17-Dec-2014

16.447 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Ética e Alimentos Transgenicos

ÉTICA E ALIMENTOS

TRANSGÊNICOS

Daniela Kawakami

Débora Thomaz

Kelton Silva

Marlon Almeida

Paulo Pacheco

 

Page 2: Ética e Alimentos Transgenicos

O engenharia genética?Engenharia Genética é o termo usado para descrever algumas técnicas modernas em biologia molecular que vêm revolucionado o antigo

processo da biotecnologia.“A engenharia genética, de uma maneira geral, envolve a manipulação dos genes e a consequente criação de inúmeras combinações entre

genes de organismos diferentes. Os primeiros experimentos envolveram a manipulação do material genético em animais e plantas com a transferência (transfecção) dos mesmos para microorganismos tais como leveduras e bactérias, que crescem facilmente em grandes quantidades. Produtos que primariamente eram obtidos em pequenas quantidades originados de animais plantas, hoje podem ser produzidos em grandes escala através desses organismos recombinantes.”

Page 3: Ética e Alimentos Transgenicos

Outros benefícios também foram obtidos com as técnicas da engenharia genética:  

• Ø      A inserção de genes de uma determinada espécie em outra não correlacionada, pode vir a melhora esta última, que passa a apresentar determinadas características outrora não existentes.

Produção de vacinas, melhora de características agrônomicas de plantas e da qualidade dos animais de corte, por exemplo, perfazem um quadro das melhoras trazidas com a utilização da tecnologia do DNA recombinante ou da chamada engenharia genética.

Page 4: Ética e Alimentos Transgenicos

O que é alimento transgênico?* estudo de engenharia genética com amostragem de bactérias“O alimento transgênico, portanto, é um alimento geneticamente modificado, onde algumas propriedades de certas bactérias são introduzidas nas plantas e delas começam a fazer parte.”

Page 5: Ética e Alimentos Transgenicos

Melhoramento genético (tradicional) e transgenia

*cruzamentos sexuais entre plantas.

*Introgressao de genes.

* retrocruzamentos.

Maior impacto da técnica.

Page 6: Ética e Alimentos Transgenicos

Riscos potenciais:

1º - saúde humana

2º - meio ambiente

3º - patenteamento

4º - desaparecimento da pequena e até da média agricultura

Page 7: Ética e Alimentos Transgenicos

Minimização de riscos e exaltação de vantagens

As plantas transgênicas são substancialmente equivalentes em ralação às variedades convencionais das quais derivam, dispensando, assim, maiores estudos e avaliações em relação aos riscos. Afirma-se categoricamente pela segurança alimentar e ambiental dos produtos advindos da transgenia. Afirma-se que os genes utilizados e as proteínas produzidas são suficientemente estudadas e conhecidas e que não há margens para incertezas ou riscos. Afirma-se mais: que a natureza já faz recombinação de material genético, portanto, transgênicos. Afirma-se também que já se come transgênicos há anos e que até hoje não fez mal a ninguém

Page 8: Ética e Alimentos Transgenicos

Nova fronteira da ciência

biotecnologia moderna – técnica do DNA recombinante

Page 9: Ética e Alimentos Transgenicos

Avaliação criteriosa

fatores essenciais na questão dos transgênicos:

a) o método de inserção dos genes de interesse na estrutura genética do ser vivo modificado (normalmente utilizados biobalística ou vetor viral);

b) as interações ecológicas no meio ambiente;

c) o fato de tratar-se de um “pacote tecnológico” e não apenas de uma modificação genética isolada – a planta transgênica interage com agrotóxicos nela aplicados ou por ela produzidos.

 

Page 10: Ética e Alimentos Transgenicos

Alguns elementos concretos, fáticos, apontam para a necessidade de análise séria dos riscos:

- Reações alérgicas já comprovadas com a ingestão de alimentos transgênicos;

- Contaminação de banco genético de sementes básicas já comprovado com o milho do México, maior centro mundial de origem desta cultivar, o que dá a idéia, junto com outros fatos semelhantes, dos possíveis impactos ambientais desta tecnologia;

- Imprevisibilidade científica comprovada com a constatação da presença de seqüências extras de DNA ( 534 pares de base) na soja transgênica da Monsanto (Roundup Ready), imprevistas e indesejadas. O fato desmonta os argumentos científicos da total segurança da tecnologia.( Nodari & Guerra in Bioética e Biorisco.)

- Os instrumentais científicos de acompanhamento, avaliação e controle de riscos estão, ainda, muito pouco desenvolvidos. Avançou a bioengenharia mas a biosegurança ainda engatinha e esta é essencial para população.

- Concentração de patentes sobre produtos transgênicos controladas por um pequeno grupo de grandes empresas transnacionais.

Page 11: Ética e Alimentos Transgenicos

Impactos sociais e econômicos

·        monopólios do complexo agro-alimentar = nova onda de seleção e exclusão;

·        monoculturas em extensas regiões do planeta = descontrole e aumento desordenado de insetos indesejados, fungos, plantas concorrentes, perda de biodiversidade, contaminação das águas, ar, solo e alimentos;

·        controle econômico = patenteamento;

·        monopólio cientifico = paises pobres possuidores de grande biodiversidade;

·        impactos ecológicos = intervenção no ciclo normal da natureza;

conseqüências sociais = avaliação política e ética.

Page 12: Ética e Alimentos Transgenicos

Implicações teológicas

posição de dom pauloII

“A Igreja respeita e apóia a investigação científica, quando procura uma orientação autenticamente humanista, evitando qualquer forma de instrumentalização ou destruição do ser humano e mantendo-se livre da escravidão dos interesses políticos e econômicos”

Page 13: Ética e Alimentos Transgenicos

O Primado da ética

Baseou-se nos princípios éticos enfocados, com intuito de nortear a reflexão e a prática cristã em relação aos cultivos e alimentos transgênicos:

Ø     Principio não-maleficência

Ø     Principio justiça social,

Ø     Principio justiça ecológica

Ø     Principio precaução

Ø     Principio beneficência

Ø     princípio da precaução.

Ø     Principio transparência

Ø     princípio do mal menor

princípio do duplo efeito