estudos evangélicos tema: ix -...

4

Click here to load reader

Upload: voquynh

Post on 06-Feb-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estudos Evangélicos Tema: IX - casadocoracao.orgcasadocoracao.org/estevang/09_o_nascimento_de_jesus.pdf · Estudos Evangélicos . Tema: IX . 8 – Pastores: A criação de ovelhas

O NASCIMENTO DE JESUS

Texto básico: Lucas, 2 – 8/20.

Texto áureo: Lucas, 2 - 11: “Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor.”

Lucas, 2 – 8/20

Estudos Evangélicos Tema: IX

8 – Pastores: A criação de ovelhas só era permitida nos desertos da palestina. No entanto, para os rebanhos que forneciam cordeiros para o sacrifício, era permitido o uso de pastagens próximas as cidades. É expressivo o fato dos pastores de Belém serem os primeiros a se acercarem da manjedoura onde estava o Cordeiro de Deus. O povo, segundo uma tradição antiga, estava certa de que o nascimento do Messias tão esperado, seria anunciado da “Torre do Rebanho” que havia perto de Jerusalém.

9 – Um anjo do Senhor: O mensageiro do Senhor veio trazer aos pastores a noticia do Natal, porque era um acontecimento de tal importância que o próprio Deus quis fazer a sua divulgação. A Glória do Senhor: Aquele resplendor celeste que outrora iluminava o tabernáculo guiava os Hebreus no deserto e refulgia entre os querubins da arca, os cercou de resplendor.

Enfim o Messias por tanto tempo esperado, havia chegado! A boa nova era o nascimento, em Belém, do Salvador, o Messias, Cristo, o Senhor. Senhor é sinônimo bíblico de Jeová ou Javé.

12 – O Sinal: Não eram halos de glória, beleza incomparável, grandes riquezas! Era apenas uma criança simples, pobremente enfaixada e, por berço, uma manjedoura de gado! Quando temos a mente e o coração com idéias erradas sobre as realidades espirituais do Reino de Deus, podemos ser levados a não reconhecer as simples verdades dos Evangelhos de Cristo.

13 – E, no mesmo instante: Assim que o Anjo do Senhor

acabara de dar o recado, apareceu uma multidão dos exércitos celestiais louvando a Deus e dizendo:

10/11 – E o anjo lhes disse: Não temais, pois lhes trago novas de grande alegria: A Boa Nova do Evangelho foi levada em primeiro lugar aos pastores e, em seguida, para todo o povo. Na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor!

Page 2: Estudos Evangélicos Tema: IX - casadocoracao.orgcasadocoracao.org/estevang/09_o_nascimento_de_jesus.pdf · Estudos Evangélicos . Tema: IX . 8 – Pastores: A criação de ovelhas

14 – Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens: A mensagem de Paz anunciada pelos anjos foi de suma importância para todos os povos. Infelizmente os homens vêm deturpando e querendo “renovar” a pura e simples mensagem divina, resultando o que se vê nos dias de hoje! Por toda parte, conflitos, incompreensões, desencontros, agressões, corrupção e guerras! No entanto, apesar de tudo isso, ainda existem pessoas e grupos que procuram viver e difundir a pura e simples mensagem do Natal. Em atendimento à mensagem dos anjos, vamos difundir a Paz entre os todos que nos cercam: “Se possível, quando depender de nós, tende paz com todos os homens.” (Romanos, 12/18)

15/16 – Vamos à Belém e vejamos o que o Senhor nos fez saber: Ausentando-se os anjos, os pastores se dispuseram a ver o que o Senhor lhes havia anunciado. Foram apressadamente e viram o Menino numa manjedoura, tendo ao seu lado, Maria e José. Maravilhados com tudo que lhes acontecera, creram que, realmente, aquele menino era o Messias prometido.

17 – e vendo-O, divulgaram a Palavra: Os pastores divulgaram o grande acontecimento, dizendo que havia chegado o Messias tão esperado!

19 – Maria guardava todas estas coisas: Não lhe era indiferente as circunstâncias extraordinárias da anunciação, da visão de José e os demais acontecimentos sob intervenção divina. Jesus iria ter uma infância e adolescência como qualquer outra criança. Maria acompanhou aquele filho querido, até o dia em que, lacrimosa, se encontraria junto a cruz.

20 – E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus: Cheio de júbilo, regressaram aos seus afazeres. Enfim, um novo mundo de esperança e paz, até então sob a égide da lei. Com Cristo, o grande vencedor do mal, teria inicio uma nova era para humanidade.

18 – E todos se maravilharam: Ouvindo a Boa Nova todos se alegraram.

Page 3: Estudos Evangélicos Tema: IX - casadocoracao.orgcasadocoracao.org/estevang/09_o_nascimento_de_jesus.pdf · Estudos Evangélicos . Tema: IX . 8 – Pastores: A criação de ovelhas

Significado da Missão de Cristo

Para humanidade não existe paz enquanto não predominar sua reconciliação com Deus. Não existe paz entre os homens quando divididos pela “... prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus ...” (Galatas, 5 – 19/21)

No mundo, a Glória de Deus estava ofuscada pela aparente predominância do poder do Mal; pela impiedade dos homens, inclusive o próprio povo escolhido, com sua história de apostasias, pela desfiguração moral e física do homem, criado à imagem e semelhança de Deus, para ser a Glória da Criação, transformada em caricatura vil e disforme da Obra Divina.

Jesus veio ao mundo com propósitos definidos: 1) para destruir as obras do Mal

: Deus é inimigo do pecado, não do pecador!

2) para fazer as obras de justiça perfeita

: “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:27). A felicidade ou a desgraça que acompanha o homem, nesta vida ou no plano Espiritual, decorre unicamente de suas obras, daquilo que ele fez.

3) para reconciliar o homem com Deus

: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Jesus respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento! ’Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.” (Mateus, 22: 34/40).

“Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encontrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil” (Mateus, 5: 25, 26).

4) para manifestar a justiça de Deus

: “ ... Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo..." (Mateus, 5: 21 e 22). Isso significa que até em nossas mínimas ações contrárias ao amor, Lei suprema de Deus, estaremos nos comprometendo moralmente, ante a própria consciência, juiz supremo da Divindade em cada um de nós.

As bem-aventuranças representam o contraste entre os padrões do homem material e o ideal do ser espiritual e propõe um “roteiro” para alcançarmos o Reino de Deus. Encerra o sermão com: “Bem aventurado o que sofre, porque se alegrarão, porque deles é o Reino dos Céus.” Jesus nos sugere que nossa vida não passa por soluções mágicas para as situações, mas por um processo de aprendizado que deve ser trilhado parte por parte. Se estiver amargurado hoje, então encare está amargura de maneira positiva. Descubra aquilo que você está sofrendo hoje, identifique nisso, uma oportunidade de se transformar numa pessoa melhor e, portanto mais próximos ao Reino de Deus.

5) para proporcionar liberdade ao homens

: Num mundo desordenado pela dúvida e pela confusão religiosa, nós podemos achar esperança nas palavras de Jesus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (João 8:32). “A verdade libertadora é aquela que conhecemos na atividade incessante do Eterno Bem. Conhecer, portanto, a verdade é perceber o sentido da vida. E perceber o sentido da vida é crescer em serviço e burilamento constantes.” (Emmanuel).

Esta verdade encontra-se na interpretação correta da Mensagem Cristã. Por isso, é preciso estar sempre estudando e aplicando-a na nossa vida. Se assim fizermos, vamos compreender que Jesus convida-nos ao caminho por Ele exemplificado.

6) para estabelecer o “Reino da Justiça” para vida eterna

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?

: “... Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.” (João 3:1-6).

Page 4: Estudos Evangélicos Tema: IX - casadocoracao.orgcasadocoracao.org/estevang/09_o_nascimento_de_jesus.pdf · Estudos Evangélicos . Tema: IX . 8 – Pastores: A criação de ovelhas

Sem o conhecimento da reencarnação jamais conseguiremos conceber um Deus soberanamente

bom e justo, pois de alguma forma Ele se tornaria parcial, uma vez que alguns nascem em berço de ouro, enquanto outros em condições paupérrimas, como explicar aquele que brota saúde em frente ao que desde tenra idade demonstra fragilidade orgânica, inúmeras doenças, problemas psíquicos, famílias onde seus integrantes odeiam-se entre si, enquanto que em outras a paz reina soberana, como entender os laços que nos ligam sem levar em consideração as vidas anteriores da criatura?

Velhas concepções, já desgastadas pelo tempo, que já não atendem mais as necessidades da

razão, nem o avanço da ciência, acabaram por criar uma lacuna entre o conhecimento atual e as noções do Céu, do Inferno, do sofrimento, das angustias e das alegrias. Era necessário que algo novo viesse para que pudéssemos vislumbrar com maior nitidez o Pai Amado, ao qual devemos tudo o que somos.

Texto Básico:

Lucas, 2 – 1/20

1 E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse 2 (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). 3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. 4 E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), 5 A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. 7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. 8 Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. 9 E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. 10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: 11 Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12 E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. 13 E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: 14 Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. 15 E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. 16 E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. 17 E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; 18 E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam. 19 Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. 20 E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.

Casa do Coração – Associação Beneficente Rua Nascimento Silva, 94 – Ipanema

Rio de Janeiro – RJ casadocoracao.org