estudo da natureza · espécies de moluscos. os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos,...

14
Nº 75 Ano 7/2019 1ª Edição ESTUDO DA NATUREZA Ministério dos Desbravadores Igreja Adventista do Sétimo Dia MOLUSCOS EN - 014

Upload: others

Post on 23-Sep-2020

12 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os

1

Nº 75Ano 7/20191ª Edição

ESTU

DO

DA

NA

TUR

EZA

Ministério dos DesbravadoresIgreja Adventista do Sétimo Dia

MOLUSCOSEN - 014

Page 2: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os

Os moluscos (do latim molluscus = “mole”) se caracterizam por possuir corpo mole. São invertebrados protostómios celomados e formam um dos filos mais amplos do reino animal. Apresentam uma simetria bilateral e, em idade adulta, um corpo não segmentado. Trata-se dos invertebrados mais numerosos atrás dos artrópodes, incluindo espécies como os polvos, os caracóis, os calamares, os mexilhões e as ameijoas. Ao todo, os cientistas estimam que existem cerca de 100.000 espécies vivas.

1ª Edição: Disponível em www.mundodasespecialidades.com.br Direção Geral: Pedro PazVictor Ariel Diagramação e Edição: Rossalles FreitasCoord. de Guias das Especialidades: Marcos Paulo Leitzke Editoração e Revisão: Camila Perrud Autor: Everton Moura SITE MUNDO DAS ESPECIALIDADES Telefones:(81) 9 9835-8482 E-mail:[email protected] Site: www.mundodasespecialidades.com Facebook:Facebook.com/mundodasespecialidades DIREITOS RESERVADOS: A reprodução deste material seja de forma total ou parcial de seus textos ou imagens é permitida, desde que seja referenciado o Mundo das Especialidades e seus autores pela nova autoria ao fim de seu material. Todos os direitos reservados para Mundo das Especialidades UNIÃO LESTE BRASILEIRAUNIÃO NORDESTE BRASILEIRA UNIÃO SUL BRASILEIRA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA MINISTÉRIO DOS DESBRAVADORES Recife, PE, Setembro de 2019

Everton Belloli Moura, desbravador desde os 12 anos de idade, biólogo formado pela Universidade La Salle, Canoas, RS. Professor de Biologia desde 2003, já trabalhou no

maior parque de animais selvagens livres da América Latina: O Pampas Safari. Foi coordenador regional e conselheiro na ASR, sendo atualmente diretor do Clube Oásis do Sul e ministrando diversos cursos em sua área de atuação profissional, como plantas silvestres comestíveis, animais peçonhentos e planejamento.

mundodasespecialidades @[email protected]

EXPEDIENTEPolvo

Page 3: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os

3

Graças às suas características fisiológicas, os moluscos podem viver numa grande variedade de ambientes. Deste modo, encontram-se moluscos a mais de 3.000 metros acima do nível do mar e nas profundidades oceânicas de mais de 5.000 metros.

Algumas das particularidades dos moluscos que os diferenciam dos restantes animais: apresentam o corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça desses animais podemos encontrar os órgãos dos sentidos.

Apresentam também um órgão de alimentação conhecido como rádula, que é formado por dentes curvos quitinosos.

Também apresentam um pé muscular e uma concha calcária segregada pelo manto (embora, em algumas espécies, possa estar ausente). Ela não é uma parte viva do corpo do molusco; conforme o animal aumenta de tamanho, novo material é acrescentado à concha, que pode variar de forma e tamanho e ser formada por uma ou mais peças.

O pé muscular demonstra a grande capacidade adaptativa dos moluscos. Pode-se verificar o pé escavador (nos bivalves), pé nadador (nos gasterópodes pelágicos) ou até um pé dividido em tentáculos (nos cefalópodes).

Convém destacar que, em termos de reprodução, os moluscos podem ser unissexuados (os bivalves) ou hermafroditas com capacidade, inclusive, de autofecundação em alguns casos.

Atualmente são conhecidas mais de 150 mil espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos.

Moluscos

Através da rádula os moluscos conseguem raspar os alimentos

rádula

alimento

A biologia dos moluscos é estudada pela malacologia, mas as conchas – ainda do ponto de vista biológico, não do ponto de vista dos colecionadores – são estudadas pelos concologistas.

Para saber mais!

Page 4: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os

4

A classificação dos invertebrados que pertencem ao Filo Mollusca, tem como fundamento os seguintes parâmetros: a presença e a forma da concha, e o aspecto anatômico relativo da cabeça, do pé e da massa visceral, agrupando esses animais em sete classes.

Aplacophora -→ molusco de pequena dimensão e sem concha, assemelhando-se a vermes.

Monoplacophora - seres que possuem uma única concha em forma de capuz, revestindo totalmente o pé e a massa visceral.

Amphineura ou Polyplacophora (anfineuros) - concha formada por oito placas articuladas, circundadas por um cinturão carnoso.

Scaphopoda - animais formados por concha única com formato cônico, aberta nas extremidades. São exclusivamente marinhos, vivendo enterrados na areia (hábito proporcionado pela estrutura dos pés, conferindo a capacidade de escavar).

Pelecypoda ou Bivalvia - (bi significa “duas”, e valve, “peça”) Moluscos formados por duas valvas articuladas, semelhante a uma dobradiça com característica elástica. Vivem enterrados ou fixados em substratos submersos de água salgada ou doce. São seres que, em geral, vivem no ambiente marinho.

Eles são animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. Não possuem cabeça, nem rádula (são os únicos moluscos desprovidos dessa espécie de língua). Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha. O pé se expande para fora quando as conchas se abrem.

A respiração desses animais é branquial; as conchas permitem que uma corrente de água circule entre as brânquias, que absorvem e filtram o oxigênio dissolvido na água. Em relação à reprodução, em geral os sexos são separados, e a união dos gametas, ou seja, a fecundação, é externa. Na água, a fêmea solta os óvulos, e o macho solta os espermatozoides. As células se encontram, ocorre a fecundação e se formam os ovos.

Uma concha típica de bivalves consiste de

Classificaçãodos Moluscos

Epimenia verrucosa

Neopilina

Quiton

Dentalium

Vieira

Page 5: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os

5

Gastropoda - A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, são chamados univalves (uni significa “única”, e valve, “peça”). Retraem-se para o interior dessa concha quando em situações adversas (perigo). Apresentam pés adaptados ao deslizamento sobre a superfície.

Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo.

Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Muitas lesmas e caracóis são animais terrestres. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões.

A cabeça da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos.

Na boca, existe a rádula, um tipo de “língua raspadora” que facilita a alimentação desses animais.

A primeira concha formada pela larva dos gastrópodes corresponde ao ápice da concha dos indivíduos adultos. A partir das voltas mais antigas e menores crescem as outras voltas, ou espiras, cada

duas valvas semelhantes, mais ou menos ovais e geralmente convexas, que se prendem e se articulam dorsalmente. As duas valvas prendem-se por meio de uma faixa protéica elástica e não calcificada, chamada de ligamento da dobradiça. Esta faixa é recoberta na parte de cima pelo perióstraco (podendo ser muito espesso ou muito fino), tendo função importante na secreção da concha, pois protege da dissolução o carbonato de cálcio subjacente e pode contribuir para o selamento firme quando as bordas das valvas são trazidas juntas no fechamento. As valvas da concha são puxadas juntas por meio de dois grandes músculos dorsais chamados de adutores; as cicatrizes nas superfícies internas das valvas indicam onde esses músculos se prendem.

A geometria e distribuição das cicatrizes dos músculos adutores no interior da valva é um critério importante na classificação dos bivalves atuais e fósseis. A zona mais antiga da valva é o umbo, uma saliência localizada na região antero-dorsal de cada valva, em torno da qual se dispõem linhas de crescimento radiais.

Vista interna da valva de um bivalve

Vista dorsal

1- Plano sagital

2- Linha de crescimento

3- Ligamento

4- Umbo.

Page 6: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os

6

vez mais amplas, ao redor da columela, eixo central a que se vão fixando. O animal fica preso à concha pelo manto que a secreta e por um músculo inserido na columela e no pé. Em muitas espécies, a concha perde a espiralização ao longo do crescimento, de modo que, na fase adulta, tem apenas uma volta incompleta.

O corpo dos gastrópodes compõe-se de quatro partes principais: a massa visceral, onde estão contidos os órgãos vitais; o manto, contorno carnoso da parte externa da concha e envoltório da cavidade denominada palial, correspondente à abertura; a cabeça, dotada de prolongamentos carnosos ou tentáculos; e o pé, grande, musculoso e, assim como a cabeça, retrátil. No decorrer de seu crescimento, entre a fase larvar e a adulta, o corpo do gastrópode sofre uma torção de 180°. A massa visceral gira sobre si mesma e certos órgãos, como as brânquias e as aberturas anal e renal, passam de posteriores a anteriores, logo atrás da cabeça.

O pé dos gastrópodes é tipicamente achatado, mas comporta variações, de acordo com a natureza do terreno sobre o qual o animal se locomove: rocha, areia, lodo, algas ou plantas terrestres. Em sua superfície anterior, uma glândula secreta um muco que facilita o deslizamento e deixa um rastro. O movimento resulta de ondas de contração que partem da região posterior para a anterior e vice-versa.

Vários gastrópodes têm no pé um disco córneo ou calcário, o opérculo, que fecha a abertura da concha quando o animal se retrai. No gênero Strombus o pé é reduzido e o opérculo, em forma de garra, cava a areia e puxa o corpo para a frente. O gênero Littorina, comum em praias rochosas, tem o pé dividido ao meio por um sulco e se desloca usando um lado e depois o outro. Certos gastrópodes servem-se do pé como uma draga para se enterrarem; outros o têm adaptado para a natação; e em certas espécies sésseis, o órgão funciona como uma ventosa que fixa o animal ao terreno.

O sistema nervoso compõe-se de um conjunto de gânglios e cordões que se distribuem por todo o corpo e inervam os diferentes órgãos. O conjunto dos órgãos sensoriais compreende olhos, tentáculos, osfrádio e estatocistos. Os olhos, nas formas mais primitivas, situam-se nas extremidades dos tentáculos e consistem de simples depressões que contêm células pigmentares e fotorreceptoras. Nos gastrópodes mais evoluídos, a depressão fecha-se e distinguem-se uma córnea e um cristalino. Os tentáculos dispõem de olhos e de células táteis e quimiorreceptoras. Os estatocistos são células sensoriais importantes para o equilíbrio. O osfrádio, disponível somente nas espécies dotadas de brânquias, funciona, ao que parece, como órgão olfativo e quimiorreceptor.

Page 7: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os

7

A lula-gigante é possivelmente o maior invertebrado, mas nunca foi observada viva. A lula-colossal poderá ser ainda maior. Uma lula-colossal congelada, encontrada por pescadores, tinha aproximadamente catorze metros e pesava cerca de 450 quilos.

Nas profundezas

Cephalopoda → organismos marinhos, com algumas espécies apresentando concha interna (lula e sépia) e outras desprovidas de conchas (polvo), manifestando aparelho locomotor modificado em tentáculos dotados de ventosas. Cefalópode é uma palavra de origem grega; vem de Kephale, que significa “cabeça”, e de pode, “pé”.

A concha pode não existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutilo).

Os cefalópodes apresentam cabeça grande, olhos bem desenvolvidos e rádula dentro da boca. Possuem oito, dez ou mais tentáculos, que são “braços” alongados.

Esses animais têm a circulação fechada, isto é, o sangue só circula no interior dos vasos, diferente dos outros moluscos. Eles têm um sistema nervoso bastante desenvolvido se comparado ao de outros invertebrados. Além da visão, o olfato é bem apurado. A respiração também é branquial.

Esses moluscos, em geral, têm sexos separados e a fecundação é interna. Há pesquisas que indicam que algumas espécies de polvo cuidam dos filhotes, protegendo-os dos predadores.

Como recurso de defesa, alguns moluscos contam com a camuflagem. Ao mudarem de cor são confundidos com o ambiente. A lula e o polvo, por exemplo, expelem uma substância escura na água. Isto confunde os predadores desses moluscos, permitindo a sua fuga.

Page 8: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os

8

As conchas são formadas por nácar, uma mistura orgânica de camadas de bifes (uma escleroproteína), seguida de uma capa intermédia de calcite ou aragonite, e por último uma camada de carbonato de cálcio (CaCO3) cristalizado. O nácar é secretado por células ectodérmicas do manto de certas espécies de moluscos. O sangue dos moluscos é rico em uma forma líquida de cálcio, que se concentra fora do fluxo sanguíneo e se cristaliza como carbonato de cálcio. Os cristais individuais de cada camada diferem na sua forma e orientação. O nácar deposita-se de forma contínua na superfície interna da concha do animal (a capa nacarada iridescente, também conhecida como madrepérola). Estes processos proporcionam, ao molusco, um meio para alisar a própria concha e mecanismos de defesa contra organismos parasitas e dejetos prejudiciais.

Hábitat - Ao passear nas areias de uma praia, muitas pessoas gostam de admirar e pegar conchinhas trazidas pelas ondas. Essas conchinhas são de diversos tamanhos, formas e cores. Muitas vezes, se tornam bijuterias, pequenos enfeites, ou até mesmo elementos de uma coleção.

Você pode encontrar moluscos no mar, na água doce e na terra. Caracóis e lesmas por exemplo, ficam em canteiros de horta, jardim ou onde houver vegetação e a terra estiver bem úmida depois de uma boa chuva; ficam também sobre plantas aquáticas em lagos, beira de rios, etc.

Os caramujos marinhos vivem se arrastando nas rochas e areias no fundo do mar. Já as ostras e os mariscos fixam-se nas rochas do litoral, enquanto a lula e o polvo nadam livremente nas águas marinhas.

Formação das conchas

Page 9: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os

9

Onde encontrar conchas - Em vários locais do mundo podemos encontrar milhares de conchas amontoadas, por exemplo:

1. Praia das Conchas, Ubatuba, Estado de São Paulo, Brasil

2. Praia das Conchas, Itanhaém, Estado de São Paulo, Brasil

3. Uma das praias mais peculiares do Rio Grande do Sul: a Praia dos Concheiros, localizada no município de Chuí, no sul do estado, na fronteira com o Uruguai. De todas as formas, cores e tamanhos, as conchas chamam a atenção de visitantes e de pesquisadores. É um fenômeno natural, local e anual que ocorre no inverno, quando grandes ondas em alto mar acabam arrastando estas conchas para a praia, são da família Volutidae, espécie gastrópode marinha, medem mais ou menos 13 cm.

4. Praia da Austrália. Conhecida como Praia das Conchas, a região de L’Haridon Bight tem mais de 100 km de extensão. Os montes de conchas chegam a ter 10 metros de profundidade.

As conchas são todas pertencentes a uma espécie só de animal: o Fragum erugatum, conhecido como molusco de Hamelin. A razão pela qual ocorre o acúmulo dos moluscos de Hamelin é a alta concentração de sal na água da região. O ambiente excessivamente salino é favorável para esse animal, mas não para seus predadores. A ‘Praia das Conchas’ fica em uma reserva natural na área de Shark Bay, na costa oeste da Austrália, perto da cidade de Denham.

Defesas - A maioria das espécies que possuem concha, encontram nessa estrutura sua proteção contra predadores. Mas muitas espécies de cefalópodes possuem células especiais e pigmentadas chamadas cromatóforos, que permitem a esses animais mudar de coloração. Alguns cefalópodes, como as lulas, também são dotados de um pequeno órgão, em forma de saco, que contém um fluído escuro. Quando ameaçados, esses animais liberam o fluído, dificultando a visão do predador e fogem rapidamente com a propulsão de jatos de água.

E nas listas de animais mais peçonhentos do mundo, ESTÁ UM CARAMUJO, o Conus geographus. Natural do oceano Pacífico, o molusco se alimenta de peixes, e por isso precisa de um veneno forte o suficiente para agir rápido sobre sua presa. Os caramujos têm dentes curiosos: são uma mistura de arpões e agulhas de injeção, que os moluscos lançam contra o “jantar”, injetando um coquetel de toxinas que afeta o sistema nervoso da presa, paralisando-a para que o caramujo Conus devore-a.

Apenas 0,029 mg de veneno por quilo de massa muscular podem ser suficientes para que o caracol mate um ser humano. E 65% dos casos de picadas são fatais caso a vítima não receba socorro médico. Apesar disso, apenas 36 mortes foram registradas desde 1670. O veneno pode ser usado como defesa contra predadores ou arma para neutralizar presas.

Locomoção - A locomoção da maioria dos representantes é lenta devida ao pé musculoso, como os caracóis e lesmas terrestres. Os que são rápidos, como as lulas e os polvos, locomovem-se graças à expulsão de jatos de água que saem através de um sifão. Muitos, porém, são fixos ao substrato, como as ostras e os mexilhões na fase adulta. Mas alguns utilizam o pé para cavar e se enterrar como alguns mariscos.

Page 10: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os

10

Os moluscos fazem parte, em sua maioria, da alimentação humana. Ostras, mexilhões, lulas e polvos, por exemplo, são pratos muito apreciados e consumidos em grande quantidade, principalmente em regiões litorâneas. Além da importância gastronômica, em muitos locais, as conchas são utilizadas para artesanato e vendidas para colecionadores, e claro, do uso das pérolas para a confecção de joias.

Os bivalves, por serem na maioria animais filtradores, são muito utilizados como indicadores ambientais, uma vez que acumulam substâncias tais como metais pesados.

A maior parte das coleções se inicia de forma bastante ingênua. É uma evolução natural daquelas poucas conchas coletadas nas praias durante nossas viagens ou adquiridas em lojas de souvenires. Outros se apaixonam e desenvolvem mais interesse quando visitam uma coleção em um museu ou de um amigo. Outros ainda herdam o interesse de algum parente. Após a faísca inicial, é normal o colecionador procurar o contato com outras pessoas com o mesmo interesse, para desenvolver suas idéias e adquirir maior conhecimento. Esta é a melhor maneira de começar a colecionar: procurar uma entidade. Todas costumam manter reuniões periódicas, onde você vai adquirir conhecimento. Assinar uma revista especializada e adquirir livros também são formas de conhecer todas as possibilidades existentes em uma coleção, a partir de onde cada pessoa desenvolve uma preferência.

O passo seguinte é a coleta do próprio material. Normalmente se aprende a coletar acompanhando pessoas mais experientes. A coleta nunca deve ser excessiva, apenas colete um ou dois espécimes para a sua coleção e outro par para troca. Comprar material de vendedores estabelecidos é uma das práticas mais comuns

Importância

Como fazer

econômica dos moluscos

uma coleção

quando você está à procura de exemplares de outros países ou espécies mais raras.

Após um período de desenvolvimento do conhecimento e dos rumos de sua coleção, é hora de expandir seus horizontes. Agora é necessário interagir com colecionadores de outros países. Aquele excedente de material das suas coletas é trocado com colecionadores do outro lado do mundo. A permuta, ou troca, é uma maneira bastante barata de aumentar a sua coleção.

A identificação das conchas é muito importante para uma coleção organizada. Basicamente, você deve identificar com o local onde foi encontrada na natureza e a data. Se possível, após uma pesquisa cuidadosa, identificar com a família ou o gênero ou, se conseguir, o nome científico da espécie do animal e o nome popular.

No livro de Levítico, Capítulo 11, Deus dá orientações sobre os animais puros e impuros. Dos versos 9 ao 12, existem orientações específicas sobre quais animais aquáticos podemos ou não comer. Moluscos estão no “cardápio”? Responde aí! ;)

Page 11: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os

11

cálcio (cerca de 93%), água, proteína (a conchiolina) e partículas que dão, por exemplo, a cor à pérola. O processo leva em média três anos. Não há tamanho máximo alcançado por uma pérola: ela geralmente é retirada com 12 mm de diâmetro, mas seria capaz de atingir até cerca de 3 cm. Mais do que isso, poderia deformar a concha e matar a ostra.

Dá para cultivar pérolas: uma bolinha de plástico ou um pedaço de molusco são colocados na ostra para provocar o processo

Só 2% das pérolas são redondas. E elas têm várias cores. A cor rosa, vermelha ou azul deve-se a detritos, proteínas ou à cor interna da concha. A mais rara é a negra, do Tahiti e das ilhas Cook.

As pérolas mais comuns são as semirredondas. Ainda há as que crescem em forma de lágrima, gota, cone ou a barroca, bem irregular.

No livro Parábolas de Jesus da escritora Ellen G. White, ela trata, nas páginas 115 a 118, sobre a lição que Jesus ilustrou pela parábola do negociante que

buscava boas pérolas e que, “encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a”. Mat. 13:46. Ela explica nestas páginas que Jesus é a pérola de maior valor e que nada neste mundo é mais valioso. Em Cristo, “estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da Ciência”. Col. 2:3. Tudo que pode satisfazer às necessidades e anelos da vida humana, para este e para o mundo vindouro, é encontrado em Cristo.

A parábola do negociante que buscava boas pérolas, tem significação dupla: aplica-se não somente aos homens que procuram o reino dos Céus, como também a Cristo, que procura Sua herança perdida. Cristo, o Negociante celestial que busca boas pérolas, viu na humanidade perdida uma pérola valiosa. Reuniu todas as riquezas do Universo e as ofereceu para adquirir a pérola. E Jesus, encontrando-a, insere-a novamente em Seu diadema. “Porque, como as pedras de uma coroa, eles serão exaltados na sua terra.” Zac. 9:16.

As pérolas são a reação das ostras a um intruso em sua concha. A pérola é o resultado de uma espécie de defesa de organismo do molusco a um invasor – organismo externo que pode ser desde um grão de areia até um parasita. Nem todas as ostras formam pérolas, somente as perlíferas que fazem parte das famílias Pteriidae (de água salgada) e Unionidae (de água doce). E também não são todas as pérolas que têm valor comercial – apenas as que saem bem redondinhas.

A maioria delas, porém, cresce grudada na concha da ostra, como se fosse uma verruga, e fica em formato de meia esfera, o que tira dela a chance de ser vendida.

Esta joia defende a ostra dos invasores. A entrada de “invasores”, como vermes e plânctons, grãos de areia, pedaços de rocha ou coral, gera uma espécie de irritação – um processo que a ostra usa para se defender desse novo organismo. Essa reação visa defender o manto, um tecido muito fino, com várias linhas musculares, presente em ostras e mariscos. Ele cobre todo o corpo do animal e protege seus órgãos, como coração e intestinos, chamados de “partes moles”.

O manto cobre o invasor com várias camadas de uma substância chamada madrepérola, ou nácar, composta de carbonato de

Pérolas

Page 12: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os

12

A Bíblia Sagrada já nos traz referências destes seres aquáticos há muitos anos. Gênesis 1:20-23 nos relata a criação dos seres aquáticos no quinto dia: “Encham-se as águas de seres vivos, e sobre a terra voem aves sob o firmamento do céu”.

Esta criação vasta e inumerável é citada pelo salmista em Salmos 104:25: “Eis o mar, vasto e profundo. Nele vivem inúmeras criaturas, seres vivos, minúsculos e enormes!”

Em Isaias 50:2, a necessidade de água para a vida destes seres é citada: “...seus peixes apodrecem por falta de água e morrem de sede.”

Os corais já eram valorizados por Jó – personagem do que talvez seja o livro mais antigo da Bíblia – onde ele cita jóias preciosas comparando-as com a sabedoria, em Jó 28:18.

Em I Reis 4:33, é citado que a sabedoria que Deus concedeu ao rei Salomão era tão ampla que abrangia conhecimentos sobre a vida marinha.

A história de Lídia, uma mulher de negócios que vendia as famosas tintas da cor púrpura, retiradas de múrice de conchas do Mar Mediterrâneo, é citada em Atos 16:14.

Em 1 Timóteo 2:9, Paulo orienta que nos vistamos modestamente e que não usemos adornos como pérolas

Os adventistas do sétimo dia seguem as orientações bíblicas citadas em Levítico 11:9-12 quanto a alimentação e se abstêm dos alimentos marinhos que não se encaixam na

lista citada por Deus neste capítulo, para que possamos manter as bênçãos da boa saúde.

E como não poderia faltar, nosso líder maior e joia mais preciosa, Jesus Cristo, não deixa de citar sua criação em suas lições para nós. Em Mateus 7:6, Ele faz a seguinte afirmação: “Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão”.

E como foi mencionado anteriormente, Ele nos traz a lição do negociante que procura pérolas preciosas, em Mateus 13:45,46.

Por fim, as pérolas têm tamanho valor entre as criações divinas e entre o ser humano que, as 12 portas da Cidade Santa que Deus está preparando para todos que o aceitarem, serão feitas de uma única peça de pérola. Imagine o tamanho destas pérolas! Leia Apocalipse 21:21 e confira.

BíbliaNa

Page 13: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os

13

Referências:https://escolakids.uol.com.br/ciencias/moluscos.htm)

https://conceito.de/moluscos

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/classificacao-dos-moluscos.htm

http://sermolusco.blogspot.com/2011/09/diferencie-classe-monoplacophora-da.html

https://www.researchgate.net/project/Quiton-del-Pacifico-tropical-mexicano--Chiton-articulatus--Mollusca-Polyplacophora

https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/biologia/reino_animal/aulas/filo_moluscos_filo_equinodermos

http://www.ademirguerreiro.net/categoria/palavras-chave/bivalvia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bivalvia

https://zoologia-ii-ufes-turma-ii.webnode.com/news/mollusca/ https://biomania.com.br/artigo/gastropodes http://www.litoralnotacem.com.br/guia/guiagastropode.htm https://amigopai.wordpress.com/2016/06/21/caracteristicas-dos-moluscos/ https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/moluscos2.php https://forbes.uol.com.br/colunas/2019/02/por-que-o-cerebro-de-polvo-pode-salvar-a-humanidade/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Concha https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/moluscos.php http://jud-artes.blogspot.com/2012/02/concheiros-de-mare.html http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2014/08/praia-coberta-por-bilhoes-de-conchas-brancas-atrai-turistas-na-australia.html https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biomoluscos.php https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/moluscos-conheca-as-caracteristicas-desse-filo.htm https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151106_vert_earth_caracol_veneno_fd https://www.curioso.blog.br/post/especie-caracol-marinho-considerado-animal-venenoso/ https://www.biologianet.com/zoologia/moluscos.htm http://www.conchasbrasil.org.br/materias/collecting/start.asp http://museualvaiazere.blogspot.com/2016/03/exposicao-temporaria-o-mundo-marinho-em.html https://museu.furg.br/museus/museu-oceanografico https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-as-perolas-se-formam/ https://diariodebiologia.com/2010/01/voce-sabe-como-se-formam-as-perolas/ http://ellenwhite.cpb.com.br/livro/index/33/115/121/a-perola-de-grande-preco http://www.luzesdoalem.com.br/2017/06/a-parabola-do-tesouro-escondido-e-da.html https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/08/mergulhadores-encontram-lula-de-4-metros-em-praia-da-nova-zelandia.html http://paxprofundis.org/livros/aaadiogenes/diogenes.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/Moluscos#Import%C3%A2ncia

1. O que significa o termo “molusco”?2. Em relação aos moluscos das classes dos gastrópodes,

cefalópodes e bivalves responder:a) Suas principais característicasb) Pelo menos um representante de cada classe3. Quais são os únicos moluscos terrestres? A qual classe

eles pertencem?4. Citar 3 características dos moluscos.5. Identificar e compreender as seguintes estruturas:a) Em bivalvesConchaCicatriz do músculoUmboa) Em gastrópodesConchaColumelaÁpicePéTentáculosOlhos6. Todas as conchas podem ser encontradas nas praias?

Onde podem ser encontradas? Que áreas do mundo fornecem maior variedade de conchas?

7. Descrever 3 maneiras diferentes utilizadas pelos moluscos para sua locomoção.

8. Como os moluscos se protegem?9. De que forma as conchas são produzidas pela maioria

dos moluscos? Do que são feitas?10. Citar 5 utilidades das conchas e dos moluscos para o

homem.11. Fazer uma coleção de 20 conchas diferentes. Estas

devem ser identificadas com data de coleta ou aquisição e local de origem.

12. De onde vêm as pérolas? Que incrível lição a pérola nos ensina? (Leia Parábolas de Jesus, págs. 115-118).

13. Quais dos textos bíblicos abaixo nos falam que:a) As criaturas aquáticas foram criadas no quinto dia.b) A quantidade de criaturas aquáticas é inumerável.c) As criaturas das águas perecem fora da água.d) Jó considerava os corais de grande valor.e) Salomão tinha conhecimento sobre a vida marinha.f) Jesus usou um produto de conchas 2 vezes para ensinar

uma lição espiritual.g) Uma mulher de negócios vendia as famosas tintas de cor

púrpura, retiradas de múrice de conchas do Mar Mediterrâneo.h) Paulo condenava o uso de pérolas.i) Moluscos não são apropriados para comer.j) As 12 portas da Cidade Santa são 12 pérolas.

Requisitosacompanhe seu desenvolvimento

Page 14: ESTUDO DA NATUREZA · espécies de moluscos. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos. Moluscos Através da rádula os