estilo americano

47
Como funciona a construção de uma casa nos Estados Unidos. Introdução Nos Estados Unidos, existem mais de 100 milhões de unidades habitacionais, e a maioria delas é caracterizada como "moradia de uma única família" ou casa. Nas cidades, nos subúrbios e nas comunidades rurais, as casas fazem parte da paisagem. Você já se perguntou como uma casa é construída? O que sustenta o teto e as paredes? O que impede que a chuva entre? O que é necessário para construir uma casa? Quantas pessoas estão envolvidas na construção de uma casa? Se você deseja saber as respostas a essas questões ou se simplesmente está curioso para conhecer todas as etapas envolvidas na construção de uma casa nova, continue lendo este artigo. Aqui você aprenderá exatamente como as casas são construídas nos EUA, que usam técnicas e material diferentes dos normalmente empregados no Brasil.

Upload: mngrando

Post on 05-Jul-2015

1.284 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Estilo AMERICANO

Como funciona a construção de uma casa nos Estados Unidos.

IntroduçãoNos Estados Unidos, existem mais de 100 milhões de unidades habitacionais, e a maioria delas é caracterizada como "moradia de uma única família" ou casa. Nas cidades, nos subúrbios e nas comunidades rurais, as casas fazem parte da paisagem.

Você já se perguntou como uma casa é construída? O que sustenta o teto e as paredes? O que impede que a chuva entre? O que é necessário para construir uma casa? Quantas pessoas estão envolvidas na construção de uma casa? Se você deseja saber as respostas a essas questões ou se simplesmente está curioso para conhecer todas as etapas envolvidas na construção de uma casa nova, continue lendo este artigo. Aqui você aprenderá exatamente como as casas são construídas nos EUA, que usam técnicas e material diferentes dos normalmente empregados no Brasil.

Preparando o cenário Vamos começar pelo básico: o que é uma casa? De acordo com o The American Heritage Dictionary da Língua Inglesa, uma casa é "uma estrutura que serve como moradia para uma ou mais pessoas, especialmente para uma família". No Dicionário Aurélio, casa é "edifício de um ou poucos andares, destinado, geralmente, a

Page 2: Estilo AMERICANO

habitação..." Você deve ter uma imagem bem específica da "casa típica". Trata-se de uma estrutura em seu próprio espaço de terra, geralmente com gramado e plantas do lado de fora. Ela tem um telhado inclinado, paredes cobertas por tijolos ou revestimento externo, janelas e portas. Dentro da casa existem cômodos como a cozinha, a sala de estar, os quartos e os banheiros.

Numa amostra de centenas de casas elas podem ser completamente diferentes em suas particularidades específicas, mas todas compartilharão das mesmas características básicas.

Etapas para a construção de uma casa Uma das curiosidades sobre as casas americanas é que a grande maioria delas é construída por meio de práticas de construção completamente padronizadas. Um motivo para essa consistência é um conjunto de códigos uniformes de construção que se aplica em todo o país. Um outro motivo é o custo: as técnicas utilizadas para a construção de casas produzem unidades de baixo custo (relativamente) bem rápido. Se você observar uma casa que está sendo construída, descobrirá que ela passará pelas seguintes etapas:

classificação e preparação do local construção da fundação estruturas instalação de janelas e portas telhados revestimento externo montagem do sistema elétrico montagem do encanamento montagem de HVAC (sistemas de climatização, ventilação e aquecimento) isolamento divisórias assoalho batentes e rodapés pintura finalização do sistema elétrico gabinetes e balcões do banheiro e da cozinha

Page 3: Estilo AMERICANO

finalização do encanamento pisos e carpetes finalização do HVAC conexão para o sistema de água principal ou perfuração de poço conexão para o sistema de esgoto ou instalação de uma fossa séptica lista de pendências

Muitas dessas etapas são executadas por trabalhadores independentes chamados de subcontratados. Por exemplo, as estruturas são geralmente feitas por um subcontratado especializado em estruturas, ao passo que o telhado é feito por um outro subcontratado especializado em telhados. Cada subcontratado é uma empresa independente. Todos os subcontratados são coordenados por um empreiteiro que supervisiona os trabalhos e é responsável pela conclusão da casa no tempo e orçamento previstos.

Passaremos por todos esses estágios para que você entenda todas as etapas do processo e aprenda sobre os diversos materiais utilizados na construção de uma casa. Utilizaremos uma típica casa de três quartos como exemplo.

Preparação do local A primeira equipe prepara o local. Normalmente essa equipe é a mesma que faz as fundações, especialmente se houver muitas árvores no local. As casas são geralmente construídas sobre uma fundação que pode ser um porão subterrâneo, um porão elevado ou uma laje. A equipe de preparação do local chega com uma retroescavadeira e/ou máquina de terraplanagem. O trabalho da equipe é retirar as árvores, pedras e sujeira, levantá-lo se necessário e cavar o que for preciso para a fundação.

A casa mostrada aqui como exemplo foi construída sobre um porão elevado. Para esse porão elevado, a equipe de preparação cava uma série de valas e buracos. O concreto é colocado nesses espaços para atuar como intermediário entre a fundação e o piso. Depois disso, a casa ficará assim:

Page 4: Estilo AMERICANO

Nas fotos acima, os tijolos para o espaço subterrâneo já foram movidos para suas posições enquanto o concreto seca. O concreto na trincheira mede normalmente de 45,72 a 60,96 cm de largura e de profundidade. Depois de seco, forma uma "viga" de concreto sobre a qual a casa ficará. A largura dessa viga de concreto é determinada pela compactação do solo. Em solos "fofos", a viga será mais larga para espalhar o peso, ao passo que em solos de argila densa ela poderá ser mais estreita.

Se o local for inclinado, a viga de concreto será feita em degraus, assim:

Page 5: Estilo AMERICANO

O concreto leva aproximadamente quatro semanas para secar completamente (dependendo do clima). Portanto, depois que o concreto for colocado, a obra será interrompida por algum tempo.

Se a casa for construída sobre um porão subterrâneo, a equipe de preparação deve cavar um buraco quadrado de aproximadamente 2,40 m de profundidade. Se a casa for construída sobre uma laje, a equipe de preparação deve abrir uma trincheira ao redor da área da laje de aproximadamente 0,60 m de profundidade e depois nivelar completamente a área para a construção da base.

Fundação Lajes, porões e espaços subterrâneos são os três sistemas de fundação principais utilizados na construção de casas. Em áreas úmidas e em áreas costeiras, às vezes, também é comum construir as casas sobre colunas.

LajeA laje é provavelmente a fundação mais fácil de construir. É uma base de concreto plana derramado diretamente sobre o chão. Há pouca preparação envolvida: pouca armação para o concreto e pouco trabalho. Ela funciona bem em locais elevados em climas quentes, mas apresenta problemas ao norte devido ao congelamento do solo no inverno. Além disso, esse congelamento pode deslocar a laje e deixar o chão muito frio no inverno. Vista transversal de uma laje típica:

Em volta das bordas da laje, o concreto forma uma viga de aproximadamente 0,60 m de profundidade. O restante da laje tem aproximadamente 10 a 15 cm de espessura. Uma camada de 10 a 15 cm de cascalho é colocada abaixo da laje. Uma folha plástica de 4 milímetros é colocada entre o concreto e o cascalho para evitar umidade. Um entrelaçamento de fios de 15 cm por 15 cm fica embutido no concreto (mostrado pela linha pontilhada na laje), bem como barras de aço para reforço (mostradas pelos círculos brancos no fundo das vigas). Você ouvirá freqüentemente as pessoas se referirem a esse tipo de fundação como uma "laje flutuante", porque ela "flutua" no solo e o concreto mais profundo em volta da borda é o que a mantém no lugar. No norte, o concreto em volta da borda deve se estender o suficiente para permanecer abaixo da linha de congelamento durante o inverno.

Page 6: Estilo AMERICANO

A tubulação de esgoto deve ser colocada no lugar antes de derramar o concreto; o mesmo muitas vezes acontece com os dutos elétricos . Na verdade, a tubulação do esgoto fica embutida na laje.

Porão subterrâneoUma casa com porão subterrâneo é iniciada com um buraco de aproximadamente 2,40 m de profundidade. No fundo do buraco há uma laje de concreto e, então, paredes de concreto armado ou de blocos de concreto formam as paredes externas do porão. Na verdade, o porão subterrâeno é construído em três partes, na maioria dos casos: as "vigas", depois as paredes e, por último, a laje dentro das paredes, assim:

Isso ajuda a manter o porão seco. A peça em forma de L é uma barra de reforço de aço usada para ligar a viga à parede.

Porão elevadoO porão elevado tem várias vantagens em relação aos porões e às lajes:

ele eleva a casa (especialmente importante em áreas úmidas ou propensas a cupins);

é bem mais barato do que um porão subterrâneo e seu preço é equivalente ao de uma laje;

os dutos e encanamentos podem correr no porão elevado, o que significa que sua manutenção e troca são bastante fáceis.

Freqüentemente, um porão elevado é feito de blocos de concreto com revestimento de tijolo à vista, conforme mostrado à direita.

É exatamente assim que nossa casa de amostra é construída. Esse é o aspecto final da fundação:

Page 7: Estilo AMERICANO

Você deve ter notado nas figuras anteriores que o concreto para o porão elevado não foi feito com muita precisão. Uma das melhores coisas que o pedreiro (assentador de tijolos) faz é ajustar cuidadosamente a altura das blocos de concreto e dos tijolos de acordo com a espessura do cimento para que as paredes do espaço subterrâneo fiquem exatamente niveladas.

Um problema comum em porões subterrâneos e porões elevados é a umidade. Para evitá-la, são utilizados canos perfurados e cascalhos em uma trincheira em volta do espaço subterrâneo para direcionar a água para fora. O sistema de drenagem é assim:

Em uma casa com porão, esse mesmo tipo de sistema de drenagem é incluído na base das paredes. As paredes do porão são geralmente isoladas com placas de espuma de poliuretano rígida e, em seguida, impermeabilizadas antes que a sujeira grude nas paredes.

 Piso

Page 8: Estilo AMERICANO

A equipe especializada em estruturas é o próximo grupo de pessoas a chegar ao local. Eles começam construindo o piso (a menos que a casa utilize uma fundação de laje, pois neste caso a laje é o piso). A estrutura do piso é assim:

O piso é iniciado com um forro de madeira compensada tratada em contato direto com os tijolos da parede do porão elevado. Um fato interessante a ser observado é que esta casa literalmente "senta-se" na fundação: ela não é presa ou parafusada de forma nenhuma. Então, o piso é construído sobre a soleira de madeira de 2x10 polegadas (5x25 cm):

Page 9: Estilo AMERICANO

Você deve ter notado as colunas de tijolo na foto da fundação. Elas sustentam uma viga que passa pelo centro da casa. A viga também é construída com madeira de 2x10 (3 partes finas):

Todas as "vigas" (como as de 2x10 do piso são chamadas) se encontram nessa viga central:

Page 10: Estilo AMERICANO

Em muitas casas o encontro das vigas é mais organizado.

Esta pequena seção de vigas da estrutura sustentará a lareira:

Após a conclusão das estruturas do piso, ele é coberta com madeira compensada ou OSB (painéis de madeira para construção) de 1,25 ou 1,58 cm.

Page 11: Estilo AMERICANO

E o piso é concluído.

Paredes A equipe especializada em estruturas inicia as paredes. Elas são montadas sobre o piso...

...e, então, erguidas. Esta é a aparência da primeira parede depois de erguida:

Page 12: Estilo AMERICANO

É possível ver que essa parede é feita de madeira para construção de 2x4 polegadas e que a parte externa é coberta com revestimento OSB. A utilização de madeira ou OSB como isolante enrijece a parede: você deve ter visto partes diagonais usadas nos cantos de casas mais antigas (casas construídas antes que a madeira compensada fosse amplamente disponibilizada). A madeira compensada faz a mesma coisa, mas garante muito mais resistência.

As ripas de 2x4 são colocadas em "centros de 40 cm", significando que o centro de uma ripa 2x4 está a 40 cm do centro da próxima. Nesta parede, duas coisas interrompem o padrão consistente de 40 cm:

janelas estruturas especiais que acomodarão as paredes internas depois de construídas

Page 13: Estilo AMERICANO

Esta figura mostra estas duas características com mais detalhes:

A madeira compensada será recortada das aberturas de janela conforme o prosseguimento da construção. Acima da janela há um batente de 2x10 que, na verdade, corresponde a duas ripas de 2x10, com uma parte de madeira de 1,25 cm de espessura, entre uma de 2x40 ao longo da base:

À direita é mostrada uma seção transversal de um batente. O motivo pelo qual o batente possui madeira compensada é simplesmente para deixá-lo da mesma largura da parede. Uma ripa de 2x4 tem 1,5 por 3,5 polegadas, e uma viga de 2x10 tem 1,5x9,5 polegadas. Quando se faz um sanduíche com duas ripas de 2x10, a largura total chega somente a 3

Page 14: Estilo AMERICANO

polegadas. Incluindo o pedaço de madeira compensada entre elas, o sanduíche terá 3,5 polegadas de espessura.

Um batente de 2x10 é uma viga. Você vê esses batentes sobre todas as janelas e portas: eles conferem à parede força suficiente para suportar o telhado. Quando o batente superior mede mais de 1,50 m, você encontrará batentes duplos em cada lado em vez dos batentes vistos aqui.

Todas as paredes exteriores são erguidas seguindo esse mesmo padrão básico. Nos cantos, a placa superior de uma parede se sobrepõe à placa superior do próximo canto, e as paredes são unidas com pregos para formar o canto. Então, as paredes internas são erguidas, encaixando-se nas placas superiores das paredes externas, conforme mostrado anteriormente.

Esta casa tem uma garagem e uma área de ventilação conectando a garagem à casa.

Page 15: Estilo AMERICANO

As paredes da garagem são construídas ligeiramente diferentes (pois a garagem terá piso de laje). As paredes são parafusadas diretamente às paredes da fundação de tijolos:

Veja como a casa ficará antes do início da estrutura do telhado.

Page 16: Estilo AMERICANO

É possível ver que a equipe de estrutura cobriu as paredes externas com um revestimento rosa.

Telhado Esta casa utiliza esquadrias para a estrutura do telhado. As esquadrias são estruturas de madeira triangulares e pré-fabricadas utilizadas para suportar o telhado. A alternativa é construir a estrutura do telhado com ripas de 2x8 e 2x10. As esquadrias são muito comuns atualmente, pois possuem muitas vantagens do ponto de vista do construtor:

as esquadrias são incrivelmente fortes; são geralmente muito mais baratas do que a alternativa, pois são construídas

estritamente com madeira para construção menores que 2x4; é possível obter qualquer modelo feito sob medida e isso possibilita recursos

interessantes como tetos em forma de catedrais a preços baixos; é possível estender uma grande distância com uma esquadria e a esquadria

transmite todo o peso para as paredes exteriores. Portanto, nenhuma das paredes interiores é "pesada" e podem ser transportadas a qualquer lugar, além de serem facilmente movidas posteriormente;

as esquadrias são erguidas rapidamente.

Do ponto de vista do dono da casa, a grande desvantagem é que você não tem espaço para o sótão.

Page 17: Estilo AMERICANO

As esquadrias vêm em várias configurações padrão:

esquadria em "W"

esquadria em "M"

esquadria em forma de "tesoura"

esquadria em forma de "cumeeira"

As esquadrias em forma de cumeeira são utilizadas nas extremidades do telhado (as esquadrias mais externas nas extremidades). As partes verticais têm 40 cm no centro para que o revestimento externo possa ser pregado. Nossa casa de amostra utiliza uma esquadria personalizada na parte principal da casa que tem a seguinte aparência:

Page 18: Estilo AMERICANO

O lado esquerdo proporcionará um teto de catedral sobre a sala de estar. As esquadrias em forma de tesoura são utilizadas para a sala frontal e as esquadrias em forma de "M" são utilizadas sobre a garagem. As esquadrias em forma de cumeeiras são utilizadas nas extremidades dos 3 contornos do telhado.

As esquadrias são empilhadas nos topos das paredes tanto manualmente quanto com um guindaste.

Estas esquadrias são erguidas em aproximadamente 4 horas. Elas estão em centros de 60 cm.

Page 19: Estilo AMERICANO

As esquadrias são unidas às paredes com pequenas chapas de metal.

Page 20: Estilo AMERICANO

Depois que as esquadrias são erguidas, o telhado é coberto com madeira compensada ou OSB, o que confere ao teto uma rigidez incrível.

Existem também dois telhados pequenos personalizados nesta casa: o telhado da entrada (ver próxima seção) e o que fica acima da ventilação.

Estruturar o telhado sem as esquadrias é bastante complicado. Os ângulos, mesmo no mais simples dos telhados, se tornam intrincados.

Page 21: Estilo AMERICANO

Entrada A equipe ergue a entrada, começando pela estrutura.

Em seguida, o piso é construído sobre a estrutura.

Veja as esquadrias do telhado sobre a entrada:

Page 22: Estilo AMERICANO

Janelas e portas Dentro da casa, as coisas começam a parecer unidas:

Page 23: Estilo AMERICANO

A próxima etapa é a inclusão das janelas e das portas. As janelas e as portas chegam em um carregamento, são descarregadas do caminhão e empilhadas:

Tiras de plástico são grampeadas no interior de todas as aberturas de janelas e portas, assim:

As janelas utilizadas aqui são janelas de vinil padrão. Elas são colocadas em cada abertura e grampeadas pelo lado de fora.

Page 24: Estilo AMERICANO

A janela mais frontal é a janela característica desta casa:

Construindo o telhadoEsta casa utiliza telhas de asfalto padrão para o telhado. A primeira etapa é cobrir o telhado com um revestimento isolante (revestimento de piche):

Page 25: Estilo AMERICANO

Depois, as telhas são colocadas rapidamente (nesta casa, em menos de um dia):

Na figura a seguir mal se pode detectar a cumeeira de um respiradouro que passa ao longo do pico do telhado de ventilação. Há um respiradouro como este ao longo do pico de todos os telhados.

Este respiradouro substitui os "respiradouros de extremidade de cumeeira" encontrados em casas mais antigas. Os respiradouros de cumeeira aumentam a circulação de ar (especialmente quando são utilizados tetos de catedral) e também evitam que morcegos e esquilos entrem no sótão.

Page 26: Estilo AMERICANO

Na figura a seguir, você pode observar o alumínio que mantém a água longe das paredes nos pontos em que as telhas tocam as paredes.

Na borda do telhado, as telhas são finalizadas com aproximadamente 5 cm de saliência:

Revestimento externo Esta casa utiliza revestimento externo de vinil padrão. O revestimento é feito de folhas finas e flexíveis de plástico de aproximadamente 2 milímetros de espessura, pré-coloridas e modeladas durante a fabricação. As folhas têm 3,60 m de comprimento e aproximadamente 0,30 cm de altura. Você começa pela base da parede e entrelaça as folhas à medida que vai subindo.

Como o vinil se expande e se contrai devido à temperatura e à luz solar, ele se encaixa em canais profundos nos cantos e em volta de janelas e portas. Os canais são fundos o suficiente para reter o revestimento enquanto ele se contrai. A figura a seguir mostra um canal pregado a um canto da casa e um pedaço do revestimento se encaixando nele. Ele está pregado no lugar certo e pronto para se entrelaçar e receber a próxima folha sobre ele:

Page 27: Estilo AMERICANO

Esta é a parede de trás da casa, mostrando o sistema de moldura utilizado para instalar o revestimento:

Esta figura mostra o detalhe do contorno do telhado. A área da casa abaixo do telhado é conhecida como soffit (paralelo ao telhado). As soleiras são perpendiculares ao telhado. O soffit é perfurado para que o ar possa entrar no sótão e passar pelos respiradouros para ventilar o sótão. Na foto acima, parte do soffit está no lugar, enquanto que a outra está aguardando a instalação. Note que toda a madeira exposta está revestida com uma folha de alumínio pintada que foi modelada no local:

Page 28: Estilo AMERICANO

Neste ponto, a casa está "seca", o que significa que está completamente protegida da chuva. Agora o trabalho no interior pode começar.

Encanamento Vamos imaginar que você deseja colocar um banheiro na casa. Há 200 ou 300 anos não havia essa opção: todos usavam banheiros fora de casa. Se você visitar a mansão do governador em Williamsburg, VA, verá que no século XVIII, até mesmo o governador colonial da Inglaterra utilizava fossas localizadas nos fundos do jardim formal. Futuramente, os fornecimentos públicos de água e sistemas de tubulação pressurizados permitiram que as pessoas tivessem encanamento interno e isso possibilitou a inclusão de banheiros nas casas. O banheiro tem que descarregar em algum lugar, daí os sistemas de tubulação.

Por que não é possível passar um tubo de esgoto saindo do banheiro ou da pia para o lado de fora da casa para vazar no solo? Isso certamente seria fácil e barato, mas as pessoas aprenderam rapidamente que as necessidades humanas derramadas no chão cheiravam mal e causavam várias doenças. As fossas sépticas e os sistemas de tubulação cuidam disso. O código de encanamento lista centenas de regras para instalação de fossas sépticas. Estas regras asseguram que a fossa funcione adequadamente por muitos anos.

Assim que as fossas sépticas estiverem em seus devidos lugares, você poderá incluir tubulações de esgoto a partir da pia ou do banheiro até a fossa séptica. Vamos supor que você tentou o seguinte:

Page 29: Estilo AMERICANO

O problema dessa tentativa é que conforme a fossa séptica vai se enchendo, ela produz uma nuvem de gases um tanto fétida. Esses gases flutuam da fossa séptica até o encanamento do esgoto e dali para a pia e o banheiro. Portanto, os códigos de encanamento requerem um "P-sifão" em todas as aberturas de drenagem, conforme mostrado aqui:

Você deve estar se perguntando por que vê esses laços de tubos engraçados debaixo de cada pia em sua casa. A idéia é que a água fique presa no "P". Essa água bloqueia os gases da fossa séptica e evita que entrem no banheiro. Infelizmente, um sifão sozinho não resolve o problema, pois os gases em uma fossa séptica estão sob pressão. Os gases simplesmente borbulham através da água no sifão e causam o mesmo problema. Portanto, há o conceito de um tubo de respiração, que permite que a pressão escape, conforme mostrado aqui:

Page 30: Estilo AMERICANO

Você deve estar se perguntando por que as casas possuem tubos saindo do telhado. Estes são tubos de respiração para aliviar a pressão para que os sifões P possam fazer seu trabalho. Acontece que os tubos de respiração também quebram o vácuo para que a água flua pelos tubos mais rápido.

Além de cobrir os sifões P e tubos de respiração, o código de encanamento especifica todos os tipos de outras coisas:

os diâmetros necessários para os tubos os materiais permitidos para os tubos os tipos de junção que podem ser utilizados os suportes necessários para os tubos o ângulo no qual os tubos devem dobrar a distância mais longa para tubos laterais e assim sucessivamente por centenas de páginas

Quando os encanadores seguem as regras, estão aptos a criar sistemas de encanamento extremamente confiáveis e seguros. Constantemente, novas regras são incluídas conforme as pessoas percebem pequenas peculiaridades e nuances. Estas novas regras previnem problemas no futuro e todos contribuem para fazer o código maior e melhor.

Essa é uma ótima maneira de dizer isso, mesmo que o encanamento pareça simples nesta seção, existem muitas sutilezas e nuances ditadas pelos códigos que os encanadores conhecem e os novatos geralmente não.

Montagem do encanamento A montagem do encanamento envolve a instalação de todas as tubulações de água, tubulações de esgoto e tubulações do banheiro. As tubulações são normalmente instaladas no início porque:

unidades chuveiro-e-tubulação de uma única peça são grandes e freqüentemente não podem ser colocadas em seus lugares mais adiante no ciclo de construção. Elas também "mudam de tamanho" com freqüência, isto é, o tamanho esboçado nos planos e o tamanho entregue geralmente diferem significativamente;

uma tubulação cheia é pesada, portanto, a tubulação é instalada e preenchida para que a estrutura possa assentar-se rapidamente. Esta etapa previne a rachadura das paredes e também do piso na primeira vez que alguém usar a tubulação.

Geralmente, a montagem do encanamento envolve a instalação de todas as tubulações de respiração, bem como as tubulações de fornecimento de água para cada instalação da casa. Veja uma instalação de pia típica:

Page 31: Estilo AMERICANO

Veja uma instalação para uma lavadora de roupas:

A tubulação é colocada em seu lugar e preenchida. Note o problema com as estruturas sendo corrigidas no lado esquerdo da tubulação, pois ela mudou de tamanho:

Page 32: Estilo AMERICANO

Veja as tubulações para o cano:

No espaço subterrâneo, todas as linhas de fornecimento se ramificam a partir de tubulações comuns que correm ao longo do comprimento da casa:

Page 33: Estilo AMERICANO

Todas as tubulações de esgoto se juntam...

... e, então, saem pelos fundos da casa, prontas para serem conectadas à fossa séptica:

Montagem do sistema elétrico O artigo Como funcionam as redes elétricas detalha como a energia sai da usina para a sua casa. O objetivo do sistema elétrico em uma casa é distribuir a energia com segurança a todos os cômodos e aparelhos domésticos.

Page 34: Estilo AMERICANO

O eletricista desta casa colocou primeiro todas as caixas de tomadas elétricas, luzes e interruptores:

Em seguida, puxou cabos da caixa de fusíveis para cada caixa e entre elas. Veja como ficou a caixa de fusíveis depois de terminado o serviço:

Primeiro, os fios foram puxados para as caixas. É necessário muita perfuração, tanto no espaço subterrâneo como no teto, bem como através dos batentes, para puxar fios entre as caixas:

Page 35: Estilo AMERICANO

Então, os fios são puxados pelas caixas, grampeados e encapados:

Esta figura mostra a tubulação de água para a máquina de gelo da geladeira e para a fiação elétrica do refrigerador. Note o uso de placas de reforço de metal em todos os buracos (também visível na figura da caixa de fusíveis acima):

Isolamento O objetivo do isolamento é diminuir o aquecimento e o resfriamento da casa limitando a transferência de calor através das paredes e do teto. O processo de isolamento começa com a instalação de canais de espuma no beiral:

Page 36: Estilo AMERICANO

Esses canais garantem que o ar poderá fluir dos respiradores soffit para os respiradores de cumeeira. Sem esses canais, o isolamento tende a se expandir para o beiral e bloquear os respiradores soffit: esta casa usa isolamento com fibras de vidro padrão por toda ela:

Note que o isolamento é uma barreira de vapor de plástico fino. A idéia por trás da barreira de vapor é manter a umidade que se desenvolve dentro da casa ali mesmo. Sem a barreira, eis o que acontece dentro da parede no inverno: quente, o ar úmido move-se através da parede seca e para dentro da cavidade da parede isolada. Em determinado ponto dentro da cavidade o ar torna-se frio para condensar a umidade, o que molha o isolamento. A barreira de vapor previne esse processo. Em casas mais antigas, o revestimento externo e o revestimento à prova d´água são tão frouxos que o ar migra

Page 37: Estilo AMERICANO

facilmente antes da umidade se condensar, mas como este não é mais o caso, a barreira é essencial.

Divisórias Do lado de fora, a casa agora parece completa, mas por dentro, ainda não, até que as divisórias sejam erguidas. A divisória (também conhecida como "placa de estuque") é uma camada de 1,25 cm de estuque ou gesso que fica entre duas folhas finas de papel. É incrivelmente sólida e também pesada.

Para terminar esta casa, foram entregues 134 folhas de divisórias medindo 1,20 m de largura x 3,60 m de altura. Elas foram entregues no local e empilhadas na sala de estar:

Uma placa de divisória de 4x12 pesa aproximadamente 23 kg. Portanto, esta sala possui aproximadamente 3 toneladas de divisórias empilhadas.

Profissionais erguem todas as divisórias em um dia e as remendam no dia seguinte:

Page 38: Estilo AMERICANO

"Remendar" uma divisória significa cobrir todas as rachaduras e pregos com massa para divisórias (composto de massa corrida) para que as paredes fiquem completamente lisas. Você pode observar que as rachaduras e os pregos estão cobertos nas figuras acima.

Laje da garagem O piso da garagem é uma laje de concreto de 10 cm colocada no fim do processo. Foram colocados 10 cm de cascalho no piso que foi coberto com plástico e ferros para reforçar. Nas bordas, homosote (um tipo de revestimento feito de papel) de 1,25 cm permitirá que a laje se contraia e se expanda de acordo com a alteração da temperatura. Depois de concluído o trabalho de preparação, um caminhão de concreto despeja aproximadamente 7 metros cúbicos de concreto para criar a laje.

Page 39: Estilo AMERICANO

Finalizando Neste ponto, as etapas que restam são todas "etapas de finalização" e são coisas que você pode observar em sua própria casa abrindo portas e removendo placas de cobertura. As etapas de finalização incluem:

instalando o assoalho: a madeira compensada colocada durante a estrutura inicial é denominada subpiso. Geralmente, ele é coberto por um papel de piche ou um plástico de 4 milímetros como barreira de vapor e, então, por um painel de madeira aglomerada de 1,58 cm. Alternativamente, ele pode ser coberto por uma placa cimentícia para as instalações dos ladrilhos;

HVAC: depois do assoalho, o contratado responsável pelo HVAC instalará o aquecimento e a unidade de ar condicionado, os respiradores e todas as tubulações. Se esta casa fosse um sobrado ou uma casa construída sobre uma laje, a equipe de HVAC poderia ter que instalar alguns dutos nas paredes ou entre os andares. No entanto, em um espaço subterrâneo ou porão, o aquecimento central e todos os dutos podem ser feitos bem no fim do processo, pois tudo isso vai embaixo da casa;

acabamento elétrico: o eletricista retornará e fará todas as instalações, colocará as tomadas, os interruptores e os espelhos dos interruptores;

Page 40: Estilo AMERICANO

os gabinetes os balcões da cozinha e do banheiro: a empresa de gabinetes instalará os gabinetes da cozinha e do banheiro. Eles são simplesmente alinhados na parede e aparafusados. Os balcões são aparafusados no topo dos gabinetes;

finalização do encanamento: depois da instalação dos gabinetes, o encanador retornará e instalará as pias, louças e torneiras. O encanador instalará também o aquecedor de água caso ainda não tenha sido instalado durante a montagem do encanamento;

instalação do poço e fossa séptica e de tubulação ou ligação à tubulação de água e esgoto da cidade: dependendo de onde a casa esteja localizada, ela terá uma tubulação e sistema séptico próprios ou será ligada à tubulação de água e esgoto municipal. Se forem necessários uma tubulação própria e um tanque séptico, o empreiteiro terá de subcontratar uma empresa para perfurar o poço, bem como para a fossa séptica. Caso contrário, o empreiteiro chamará alguém para estender as tubulações municipais para a casa. O encanador ligará a água e as tubulações de esgoto;

batentes e rodapés: depois da instalação dos gabinetes, as portas interiores são instaladas. Por último, são instalados os batentes em volta das portas e janelas e os rodapés;

pintura: depois da instalação dos batentes, é hora de pintar e colocar papel de parede no interior da casa;

pisos e carpetes: depois da pintura, é a vez dos pisos e carpetes; a lista final de pendências: neste ponto, o construtor inspeciona a casa,

tomando ciência dos problemas. Todos os problemas são tabulados em uma lista de pendências. Os diversos subcontratados retornam para consertar todos os problemas.

Depois de zerar esta lista, é hora da mudança. Veja a seguir algumas figuras da casa concluída:

Page 41: Estilo AMERICANO

Este artigo lhe fornece informações sobre as etapas básicas envolvidas na construção de uma casa. Obviamente, existem muitos detalhes que omitimos aqui, bem como um grande número de regras dos códigos de construção.

http://casa.hsw.uol.com.br/construcao-de-uma-casa.htm