estava relutando em criar esse tópico

3
Estava relutante em criar esse tópico, principalmente por envolver um sobrinho meu no meio da discussão. Mas independente disso, espero que vocês discutam de maneira saudável e voltada apenas à educação e o rumo que ela está tomando no Brasil. Fico muito triste em saber que já fiz parte dela e sei os quão perdidos os alunos estão devido às decisões tomadas pelo governo. A história é a seguinte: No inicio desse mês, fui visitar minha mãe que mora numa cidade da grande São Paulo, onde lá também vivem minha irmã e meu sobrinho de 13 anos que está na 6° série do ensino fundamental (ele perdeu um ano de escola), até ai tudo normal, mas como sou muito preocupado com a educação dele, fiz o de costume, pedi seu caderno para avaliar o conteúdo que estava recebendo na escola. Antes mesmo de começar a ler, perguntei a ele o que mais gostava de aprender na escola e rapidamente vem ele respondeu. - Ciências! Achei bacana e o indaguei. - Meu querido sobrinho, o que você aprendeu em ciências até agora? Ele respondeu: - Haaa, não sei tio, o professor escreve na lousa e a gente copia no caderno! Fiquei um tempo sem reação e logo questionei. - Mas ele só copia o texto do livro para vocês escreverem no caderno, não há nada depois? Ele completou: - Não, ele apenas coloca algumas perguntas para gente responder em duplas, mas depois que respondemos o questionário, ele apenas dá um visto no caderno (de todos os alunos da classe) e acaba a aula!

Upload: ricardo-figueredo-santos

Post on 11-Dec-2015

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Topico com assunto importante

TRANSCRIPT

Page 1: Estava Relutando Em Criar Esse Tópico

Estava relutante em criar esse tópico, principalmente por envolver um sobrinho meu no meio da discussão.

Mas independente disso, espero que vocês discutam de maneira saudável e voltada apenas à educação e o rumo que ela está tomando no Brasil.

Fico muito triste em saber que já fiz parte dela e sei os quão perdidos os alunos estão devido às decisões tomadas pelo governo.

A história é a seguinte:

No inicio desse mês, fui visitar minha mãe que mora numa cidade da grande São Paulo, onde lá também vivem minha irmã e meu sobrinho de 13 anos que está na 6° série do ensino fundamental (ele perdeu um ano de escola), até ai tudo normal, mas como sou muito preocupado com a educação dele, fiz o de costume, pedi seu caderno para avaliar o conteúdo que estava recebendo na escola.

Antes mesmo de começar a ler, perguntei a ele o que mais gostava de aprender na escola e rapidamente vem ele respondeu.

- Ciências!

Achei bacana e o indaguei.

- Meu querido sobrinho, o que você aprendeu em ciências até agora?

Ele respondeu:

- Haaa, não sei tio, o professor escreve na lousa e a gente copia no caderno!

Fiquei um tempo sem reação e logo questionei.

- Mas ele só copia o texto do livro para vocês escreverem no caderno, não há nada depois?

Ele completou:

- Não, ele apenas coloca algumas perguntas para gente responder em duplas, mas depois que respondemos o questionário, ele apenas dá um visto no caderno (de todos os alunos da classe) e acaba a aula!

Fiquei mais preocupado do que no começo da conversa e pensei:

“mas que absurdo, o cara pega um livro, transcreve uma parte na lousa, faz os alunos copiarem, passa umas perguntinhas sobre o texto que ele copiou do livro, dá um visto individual e acaba a aula?”.

“Onde fica a discussão e a enfática do problema? O que pretende gastando tanto tempo para transcrever um texto na lousa que já está no livro? E o visto individual? Não seria melhor explicar as respostas às perguntas para todos de uma só vez?”.

Page 2: Estava Relutando Em Criar Esse Tópico

“Sinto que essa aula virou uma estrada de uma só via! Os alunos entram, copiam e saem. Sem nenhuma informação sobre aquilo que copiaram, é uma tentativa bem clara de passar o tempo para a chegada da próxima turma e assim o ciclo se repetir”.

Após essa série de pensamentos negativos (com razão) sobre a aula que meu sobrinho estava recebendo, resolvi abrir o caderno na matéria de geografia (que por incrível que pareça, o método usado é o mesmo da aula de ciências) e ler um desses questionários com suas devidas correções.

O resultado é o que vocês podem ver abaixo no Scanner que fiz da página, vejam que a primeira parte é a mais absurda. Quem não conseguir ler pode me perguntar que vejo no original aqui.

PARTE 1

http://imageshack.us/photo/my-images/441/provaparte1.jpg/

http://img441.imageshack.us/img441/2174/provaparte1.jpg

PARTE 2

http://imageshack.us/photo/my-images/842/provaparte2.png/

http://img842.imageshack.us/img842/9899/provaparte2.png

Observando essa correção, os mais otimistas poderiam pensar que o método utilizado foi para incentivar o aprendizado, não colocando como errado para que o aluno tenha uma sensação de que está indo bem e não desistir da escola, tornando-a um lugar atraente. Se for isso mesmo, esse é o fim da educação no Brasil.

Por outro lado, meu sobrinho disse que nada foi explicado, apenas copia, responde com o que copiou, o professor dá o “vistinho” e acaba a aula.

E o mais grave é que a coordenação pedagógica dá o aval final carimbando o exercício com erros de correção, isso sem mencionar os erros de português grotescos.

Moral da história é a seguinte:

Pensem bem antes de colocar um filho no mundo e pensem muito mais antes de coloca-lo na escola, fuja das instituições de ensino público, sei que existem boas delas por aí, mas não podemos deixar de acompanhar o que nossos filhos estão aprendendo.

Achei gravíssimo o que vi no caderno do meu sobrinho, isso porque não tive tempo de olhar tudo, mas é complicado para algumas pessoas bancar um bom ensino particular, eu mesmo estudei na mesma cidade que ele estuda e tive deficiências no aprendizado, embora de maneira mais branda por ter sido outra época.

Page 3: Estava Relutando Em Criar Esse Tópico

O que vocês acham disso?