estágio em t i 15

17

Upload: editora-barauna-se-ltda

Post on 26-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Trata-se de um aprofundamento em uma área de atuação diferenciada no ramo de pesquisa e internet no setor de Propaganda e Marketing, que é outra área em que se pode atuar de forma integrada à informática.

TRANSCRIPT

Page 1: Estágio em t i 15
Page 2: Estágio em t i 15
Page 3: Estágio em t i 15

Estágio Em t.i .Estúdio dE projEção dE

sitEs dE intErnEt

Page 4: Estágio em t i 15
Page 5: Estágio em t i 15

São Paulo - 2016

r a f a E l B E n d E r p i s k E

Estágio Em t.i .Estúdio dE projEção dE

sitEs dE intErnEt

Page 6: Estágio em t i 15

Copyright © 2016 by Editora Baraúna SE Ltda.

Capa Jacilene Moraes

Diagramação Felippe Scagion

Revisão Mariana M. Benicá

CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO-NA-FONTESINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ

________________________________________________________________

P755e

Piske, Rafael Bender Estágio em T.I. : estúdio de projeção de sites de internet / Rafael Bender Piske. - 1. ed. - São Paulo: Baraúna, 2016. il.

ISBN 978-85-437-0513-2

1. Teoria da informação. 2. Software de sistemas. 3. Software. 4. Serviços de informação. 5. Redes de informação. 6. Tecnologia da informa-ção. I. Título.

16-30213 CDD: 004 CDU: 004

________________________________________________________________02/02/2016 02/02/2016

Impresso no BrasilPrinted in Brazil

DIREITOS CEDIDOS PARA ESTAEDIÇÃO À EDITORA BARAÚNA www.EditoraBarauna.com.br

Rua da Quitanda, 139 – 3º andarCEP 01012-010 – Centro – São Paulo – SPTel.: 11 3167.4261www.EditoraBarauna.com.br

Todos os direitos reservados.Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio, sem a expressa autorização da Editora e do autor. Caso deseje utilizar esta obra para outros fins, entre em contato com a Editora.

Page 7: Estágio em t i 15

sumário

I - Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7

II - Definição do Negócio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11

III - Uso Atual da Informática . . . . . . . . . . . . . . . . . 21

V - O Potencial do Uso da Informática . . . . . . . . . . 51

V - Conclusões . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63

VI - Referências Bibliográficas. . . . . . . . . . . . . . . . . . 67

VII - Estágio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 71

Page 8: Estágio em t i 15
Page 9: Estágio em t i 15

7

iintrodução

O trabalho do Estúdio da Alfavaca é voltado para soluções criativas, como criação de personagens, ideias para criação de sites de Internet e logotipos para empre-sas multinacionais. O meu trabalho como estagiário na empresa é aprender a desenvolver essa criação, utilizando os softwares mais sofisticados, como Flash, CorelDRAW, Illustrator, 3D Studio Max, Photoshop, Dreamweaver e o After Effect.

O objetivo principal deste estúdio é fazer a projeção de sites para empresas do mundo todo, apresentações em Congressos Internacionais e Nacionais com criações de personagens para filmes de animações.

Os softwares utilizados pela empresa são suficientes para podermos realizar esses filmes, projetar os sites de In-

Page 10: Estágio em t i 15

8

ternet e todo o trabalho que necessitamos para qualquer empreendimento. Criamos os desenhos à mão e depois passamos para o computador para colorir, aperfeiçoar a animação e alegrar o público a que atingirá.

Utilizamos, às vezes, animações ou logotipos em 3D para demonstrar as várias faces do desenho melhor do que nas animações em 2D, sendo que a maioria das ani-mações é em 2D. Temos vários estilos de desenhos, de acordo com o gosto do freguês. Temos várias técnicas e livros para fazermos estes desenhos e os projetos que ne-cessitamos para criar o que for possível.

Fazemos bonecos com massinhas também. Anima-mos o boneco com uma câmera digital e passamos para o computador cada passo, para, às vezes, se necessário, corrigir certos erros que cometemos.

Utilizamos dois micros Macintosh, que é o melhor computador para a área de Design e de Computação Gráfica. Os desenhos em Macintosh ficam melhores que no personal computer (PC). As ferramentas do Macintosh são melhores e mais avançadas para a utilização na área de animação. Temos mais softwares para desenhos e ani-mações do que os computadores Windows, que são mais voltados para a área de programação.

Para realizarmos os sites, utilizamos muito o Flash MX e o Dreamweaver, softwares para desenvolvimentos de sites de Internet no Macintosh.

Utilizamos imagens ou fotos de pessoas em livros de fotos para fazermos a postura do personagem na hora de montagem. Fazemos muitas pesquisas quando um cliente passa uma tarefa para nós. Por exemplo,

Page 11: Estágio em t i 15

9

como ele quer que a apresentação do site dele seja feita, como ele quer que desenvolva aquela ação ou como será a apresentação do site. Para congressos, pesquisa-mos como seria o logotipo da empresa e qual o logoti-po mais ligado àquela empresa.

O meu trabalho consiste em pesquisas de imagens ou fotos de criação, como estagiário. Uso os softwares, às vezes, para realizar certas animações ou para tentar con-sertar o desenho que ficou malfeito, utilizando os softwa-res da empresa. Faço também a coloração de personagens, passos de como a animação deverá ser feita, o que é ne-cessário para que o cliente fique satisfeito.

Page 12: Estágio em t i 15
Page 13: Estágio em t i 15

11

iidEfinição do nEgÓCio

Características PrincipaisO Estúdio Alfavaca é um estúdio de projeção de sites

de Internet, na área de Design e criação de personagens. Muitas empresas procuram este estúdio com o objetivo de desenvolver e apoiar seus negócios através de criações publicitárias. Nossos principais clientes são supermerca-dos, padarias, lojas e empresas de eventos.

Assim, nossa principal preocupação é apresentar so-luções criativas abrangendo determinado projeto, imple-mentando-o e capacitando sua inserção na mídia. Dessa forma, a principal responsabilidade da empresa é integrar o projeto em todos os tipos de atividades promocionais para causar impacto, sendo que o planejamento deste

Page 14: Estágio em t i 15

12

deve combinar com a Internet, com o panfleto, com o vídeo, com o folder e com painéis fotográficos para que possa atingir o máximo de pessoas com o menor custo e em menor espaço de tempo.

Sendo o Estúdio Alfavaca ainda pequeno, mais im-portante se faz a criação de projetos ágeis e criativos para tentar – e conseguir – fazer cada “job”1 acontecer. Assim, precisamos ter uma visão toda especial para o atendimen-to das necessidades das empresas que nos procuram, para que possamos vencer os desafios propostos.

A empresa também presta serviços “terceirizados” para grandes empresas de publicidade e marketing, bem como possui colaboradores “terceirizados” que desen-volvem alguma parte do projeto e vêm à empresa para a reunião geral, onde são apresentados os problemas e discutidas as soluções.

O projeto começa a partir da necessidade do cliente, que geralmente é diversificado. Assim, o pro-jeto inicial é o desenvolvimento do produto, por isso a importância da integração entre o estúdio e o cliente, pois este é quem vai nos relatar o seu objetivo com tal produto e qual seu público-alvo.

Então, nós começamos fazendo uma modelagem coerente que representa significativamente o modelo apresentado pelo cliente e colocamos estas ideias no CAD, CATIA, AUTOCAD, isto é, num desenho ele-trônico, sendo que o cliente nos envia um conjunto de informações para que o projeto possa ser desenvol-vido. Este conjunto de informações pode vir definido pelo cliente ou pode ser concebido com a nossa ajuda,

1 Cada função, cada etapa bem feita e concluida.

Page 15: Estágio em t i 15

13

ou mesmo apenas pela agência, que discutirá com o cliente estas propostas posteriormente.

A seguir, descrevemos as fases do projeto.1. Análise preliminar: - levantamento de necessidades de dados; - aquisição de dados e adoção de aproximações; - formulação de um modelo virtual; - simulação preliminar com dados aproximados; - identificação de problemas.

2. Preparação do modelo de simulação: - aquisição de dados mais específicos; - atualização do modelo virtual; - simulação da apresentação; - identificação de problemas; - formulação de sugestões e melhorias.

3. Formulação de propostas de melhoria e verifica-ção através de simulação:

- aquisição de dados referentes às modificações propostas;

- atualização do modelo virtual; - identificação de problemas; - formulação de sugestões e melhorias.

4. Otimização do custo para desenvolver o produto: - formulação de propostas de modificações no pro-

jeto com vistas à redução do custo; - levantamento de necessidades de dados de entrada; - atualização do modelo virtual;

Page 16: Estágio em t i 15

14

- simulação; - identificação da estrutura ótima.

5. Criação final e entrada no mercado: - aprovação do modelo pelo cliente; - introdução do produto no mercado, através de

internet, vídeos, banner, logotipo, folder etc.; - interação do produto com o público–alvo.

Apesar da primeira e da última serem as mais dinâ-micas, todas as fases do projeto são importantes ao desen-volvimento de trabalho.

Exemplo de um ProdutoDurante meu estágio, o projeto em que mais me en-

volvi foi uma campanha para a empresa de óleo Maria, em que o objetivo principal era desenvolver o produto e colocá-lo na internet.

O projeto envolveu todas as etapas descritas acima e foi realizada uma animação.

Page 17: Estágio em t i 15

15

Ambiente ExternoOs clientes, como citado acima, são as empresas que

pedem ideias para que nós possamos criar sites de internet e animação. Como exemplo, citamos o óleo Maria, mas