estado de santa catarina governo do municÍpio de...

49
1 ESTADO DE SANTA CATARINA GOVERNO DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ AUTARQUIA MUNICIPAL SETOR DE COMPRAS SEÇÃO DE LICITAÇÃO [email protected] EDITAL DE LICITAÇÃO n.º 30/2017 PREGÃO PRESENCIAL n.º 17/2017 OBJETO: Aquisição de uma máquina retroescavadeira nova, fabricação 2017, motor turbo diesel, potencia mínima de 80 hp, tração 4x4, de no mínimo 4 marchas frente/ré, direção hidrostática, caçamba dianteira com capacidade mínima de 0,80 m3, caçamba traseira da retroescavadeira com capacidade mínima de 30”, cabine fechada com certificação ROPS/FOPS, com ar condicionado, equipada com pneus traseiros de no mínimo 19,5 x 24, faróis de trabalho dianteiros e traseiros, lanterna de freio, luzes de alerta e setas direcionadas, alarme de deslocamento a ré, peso operacional de no mínimo 7.000kg, catálogo de peças e manual de operação em português, a mesma será aplicada em: manutenção, implantação e substituição de redes de distribuição de água e esgoto, recuperação das ruas danificadas devido a realização dos serviços já descritos, que serão realizados por esta Autarquia Municipal, em consonância com as especificações aduzidas no ANEXO I do presente Edital. Araranguá-SC, Julho de 2017.

Upload: phungdat

Post on 14-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

ESTADO DE SANTA CATARINA

GOVERNO DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ AUTARQUIA MUNICIPAL

SETOR DE COMPRAS SEÇÃO DE LICITAÇÃO

[email protected]

EDITAL DE LICITAÇÃO n.º 30/2017

PREGÃO PRESENCIAL n.º 17/2017 OBJETO: Aquisição de uma máquina retroescavadeira nova, fabricação 2017, motor turbo diesel, potencia mínima de 80 hp, tração 4x4, de no mínimo 4 marchas frente/ré, direção hidrostática, caçamba dianteira com capacidade mínima de 0,80 m3, caçamba traseira da retroescavadeira com capacidade mínima de 30”, cabine fechada com certificação ROPS/FOPS, com ar condicionado, equipada com pneus traseiros de no mínimo 19,5 x 24, faróis de trabalho dianteiros e traseiros, lanterna de freio, luzes de alerta e setas direcionadas, alarme de deslocamento a ré, peso operacional de no mínimo 7.000kg, catálogo de peças e manual de operação em português, a mesma será aplicada em: manutenção, implantação e substituição de redes de distribuição de água e esgoto, recuperação das ruas danificadas devido a realização dos serviços já descritos, que serão realizados por esta Autarquia Municipal, em consonância com as especificações aduzidas no ANEXO I do presente Edital.

Araranguá-SC, Julho de 2017.

2

ESTADO DE SANTA CATARINA GOVERNO DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ

AUTARQUIA MUNICIPAL SETOR DE COMPRAS

SEÇÃO DE LICITAÇÃO [email protected]

EDITAL DE LICITAÇÃO N.º 30/2017 PREGÃO PRESENCIAL Nº 17/2017

O SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO – SAMAE DE ARARANGUÁ, por meio do seu Diretor Geral, Sr. José Hilson Sasso, torna público que autorizou a abertura do Procedimento Licitatório n.º 30/2017, modalidade Pregão Presencial n.º 17/2017, julgamento pelo menor preço unitário. O presente certame possui como escopo à aquisição de uma máquina retroescavadeira nova, fabricação 2017, motor turbo diesel, potencia mínima de 80 hp, tração 4x4, de no mínimo 4 marchas frente/ré, direção hidrostática, caçamba dianteira com capacidade mínima de 0,80 m3, caçamba traseira da retroescavadeira com capacidade mínima de 30”, cabine fechada com certificação ROPS/FOPS, com ar condicionado, equipada com pneus traseiros de no mínimo 19,5 x 24, faróis de trabalho dianteiros e traseiros, lanterna de freio, luzes de alerta e setas direcionadas, alarme de deslocamento a ré, peso operacional de no mínimo 7.000kg, catálogo de peças e manual de operação em português, a mesma será aplicada em: manutenção, implantação e substituição de redes de distribuição de água e esgoto, recuperação das ruas danificadas devido a realização dos serviços já descritos, que serão realizados por esta Autarquia Municipal, em consonância com as especificações aduzidas no ANEXO I do presente Edital. O presente procedimento licitatório será regido pelas Leis n.º: 10.520/2002, 8.666/93, LC nº 123/2006, Decreto Municipal nº 2.676/2005 e demais legislações aplicáveis. Serão observados os seguintes horários e datas para os procedimentos que seguem:

I) RECEBIMENTO DO ENVELOPE DE PROPOSTA E DO ENVELOP E

DE HABILITAÇÃO – Serão recebidos até as 15h00min, do dia 10 de agosto de 2017, no Setor de Protocolo Geral do SAMAE, com sede na Rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 711, bairro Urussanguinha, deste Município;

II) LIMITE PARA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL - Até as 18h00min, do dia

07 de agosto de 2017; III) INÍCIO DA SESSÃO PÚBLICA: Às 15h00min, do dia 10 de agosto de

2017. As dúvidas pertinentes à presente licitação serão esclarecidas pelo Setor de

Licitações, nos seguintes endereços: • Telefone: 48 3524.0837 – ramal 226; • E-mail: [email protected];

3

1 - OBJETO DA LICITAÇÃO

1.1 - A presente Licitação tem como escopo, à aquisição de uma máquina retroescavadeira nova, fabricação 2017, motor turbo diesel, potencia mínima de 80 hp, tração 4x4, de no mínimo 4 marchas frente/ré, direção hidrostática, caçamba dianteira com capacidade mínima de 0,80 m3, caçamba traseira da retroescavadeira com capacidade mínima de 30”, cabine fechada com certificação ROPS/FOPS, com ar condicionado, equipada com pneus traseiros de no mínimo 19,5 x 24, faróis de trabalho dianteiros e traseiros, lanterna de freio, luzes de alerta e setas direcionadas, alarme de deslocamento a ré, peso operacional de no mínimo 7.000kg, catálogo de peças e manual de operação em português, a mesma será aplicada em: manutenção, implantação e substituição de redes de distribuição de água e esgotos, recuperação das ruas danificadas devido a realização dos serviços já descritos, que serão realizados por esta Autarquia Municipal, em consonância com as especificações aduzidas no ANEXO I do presente Edital.

1.2 - Integram o edital, dele fazendo parte como transcritos em seu corpo, os

seguintes anexos:

I – Anexo I - Relação do equipamento com suas especificações, definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas.

II – Anexo II – Orçamento estimado em planilha de quantitativos e preços. III – Anexo – III – Modelo de Carta Credencial.

IV – Anexo – IV - Declaração de Concessão de Emprego a Menores. V- Anexo – V - Declaração de Fato Impeditivo. VI – Anexo VI - Declaração de que Atendeu aos Requisitos da Habilitação.

VII - Anexo VII - Declaração de cumprimento e aceitação das condições do Edital.

VIII - Anexo VIII – Declaração de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte.

IX - Anexo IX – Minuta de Contrato.

2 - DO VALOR

2.1 – Os preços deverão ser cotados para pagamento em até 30 (trinta) dias após entrega, do equipamento mediante apresentação de nota fiscal no departamento financeiro do Samae.

3 – DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

4

3.1 - Farão face a esta despesa os recursos classificados nas seguintes dotações orçamentárias, atinentes ao exercício de 2017, sendo estas.: Órgão: 18 – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto Unidade: 01 – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto Função: 04 – Administração Subfunção: 122 – Administração Geral Programa: 52 – Atividades Técnicas e Administrativas Recurso: 178 – Recursos Próprios Elemento Despesa: 4.4.90.00.00.00.00.00 – Aplicações Diretas Projeto/Atividade: 2.067 – Manutenção e Funcionamento das Atividades Técnicas do Samae. 4 - PARTICIPAÇÃO

4.1 - Será admitido a participar deste PREGÃO qualquer empresa ou instituição, com ramo de atividade compatível com o objeto desta Licitação, não sendo admitido consórcio, sendo a licitante a ser contratada a única responsável pela execução do objeto; 4.2 - É vedada à participação de pessoa jurídica em regime de concordata ou falência, ou que tenha sido declarada inidônea por ato do Poder Público nas esferas municipais, estaduais e federais ou, ainda, que esteja com direito de participar de licitação suspenso no Município de Araranguá/SC;

4.3 - Não poderão participar desta Licitação, servidores ou funcionários do município donos de empresas fornecedoras deste(s) produto(s) ou serviço(s). 4.4 - Não será permitida a participação de um mesmo representante para mais de um Licitante. 4.5 - Não poderá participar do presente certame: a) Consórcio de empresas, sob nenhuma forma; b) Empresa declarada inidônea por Órgão ou Entidade da Administração Pública direta ou indireta, federal, estadual ou municipal; c) Empresa que se encontre sob falência, concordata, concurso de credores, dissolução e liquidação; d) Conselheiros, empregados do SAMAE e qualquer pessoa, física e jurídica, que com eles mantenham vínculo empregatício ou de sociedade. 4.6 - A participação na presente Licitação, implica para a empresa licitante a aceitação plena e irrevogável de todos os termos, cláusulas e condições constantes neste Edital e de seus anexos, a observância dos preceitos legais e regulamentares em vigor e a responsabilidade pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase do processo.

5

5 - IMPUGNAÇÃO AO ATO CONVOCATÓRIO 5.1 - As impugnações lançadas em face do certame em comento serão recebidas até dois dias úteis anteriores a data limite fixada para o fim do recebimento das propostas, as quais deverão ser protocoladas junto ao Setor de Protocolo Geral da autarquia em questão, no endereço já declinado. 5.2 - Caberá à Autoridade Competente decidir sobre a impugnação no prazo de dois dias, após o limite de envio de impugnações.

5.3 - Em caso de deferimento da impugnação apresentada, será tomada uma das seguintes providências:

5.3.1 - Anulação ou revogação do edital;

5.3.2 - Alteração e republicação do edital, envio de propostas, reabertura de prazo e alteração da data da sessão pública do pregão;

5.3.3 - Alteração do edital e manutenção do prazo de envio de propostas e da data da sessão pública do pregão, nos casos em que, inquestionavelmente, a alteração não tenha afetado a formulação das propostas.

6 – PROPOSTA (ENVELOPE “A”)

6.1 - Deverá ser apresentado um Envelope denominado “A”, devidamente fechado e inviolado, contendo a proposta de preços em 1 (uma) via, conforme segue:

6.1.1 - Carta-Proposta de Preços

A carta-proposta de preços deverá ser apresentada datilografada ou impressa por computador, sem rasura, entrelinhas ou ressalva, e conter preferencialmente:

a) Carta de apresentação da proposta, datada, com validade de 60 (sessenta) dias corridos a partir da data da abertura, em papel timbrado, devidamente assinada por seu representante legal, consignando o valor global do item, com valores em Moeda Corrente nacional;

a.1) O valor total global da proposta não poderá ultrapassar o valor de R$ 230.000,000 (duzentos e trinta mil reais), sob pena de desclassificação da mesma.

a.2) os preços deverão ser expressos em moeda corrente nacional constando apenas de 02 (duas) casas decimais após a vírgula.

6

a.3) nome do titular ou do representante legalmente constituído com respectiva assinatura, Nº CPF, Nº RG, função e/ou cargo, tudo de modo legível; a.4) A proposta permanecerá válida e em condição de aceitação durante o período de validade, sendo que o mesmo não poderá ser inferior a 60 (sessenta) dias, a contar da data de apresentação da proposta. Não havendo indicação expressa, esse prazo será considerado como tal; a.5) Apresentar a ESPECIFICAÇÃO, MARCA e MODELO do item/objeto ofertado, bem como preços completos, computando todos os custos necessários para o atendimento do objeto da licitação, bem como todos os impostos, encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais, comerciais, taxas, fretes, seguros, deslocamentos de pessoal, garantias e quaisquer outros ônus que incidam ou venham a incidir sobre o objeto licitado e constante da proposta; a.6) O prazo de garantia do equipamento que deverá ser de no mínimo 12(doze) meses, sem limite de horas de funcionamento, contados da data do recebimento definitivo por meio de Termo de Garantia. a.7) Apresentar comprovação de que possui revenda e assistência no perímetro que compreende o extremo sul catarinense até a grande Florianópolis. b) A Carta-proposta de preços deverá ser acondicionada e apresentada em envelope devidamente fechado e inviolado, timbrado e/ou identificado com carimbo padronizado do (CNPJ/MF) da licitante, contendo em sua parte frontal os seguintes dizeres:

Envelope “A” – Proposta de Preços Número do edital, data e horário de abertura. Proponente Objeto

7 - DO CREDENCIAMENTO 7.1 - Os licitantes poderão optar por duas formas de participação neste certame: a) Participação pelo CORREIO; b) Participação presencial. A) PARA PARTICIPAÇÃO PELO CORREIO 7.2 - O licitante que optar em participar do certame pelo Correio fica dispensado de apresentar os documentos exigidos na participação presencial, contudo, renuncia à prática dos atos de lance, negociação e recurso, concorrendo tão somente com a oferta constante em seu envelope de Proposta.

7

7.3 - Para participação pelo Correio o licitante deverá enviar, além dos envelopes de Proposta e Habilitação, um terceiro envelope, nos moldes do item 7.7, e os documentos abaixo relacionados: a) Original ou fotocópia autenticada do Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado na Junta Comercial, em se tratando de sociedades comerciais por ações, ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores; b) Declaração original ou fotocópia autenticada de que cumpre a plenamente os requisitos de habilitação, a teor do art. 4º, inciso VII, da lei Federal nº 10.520/2002 (modelo no anexo VI), com assinatura compatível com o documento apresentado na letra “a” do item 7.3 ou assinada por quem detenha poderes de representação; 7.4 - Os documentos relacionados no item 7.3 deverão ser apresentados obrigatoriamente, sob pena de exclusão do certame. 7.5 - Caso o licitante pretenda utilizar-se dos benefícios concedidos pela Lei Complementar nº 123/2006 pra Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte, deverá apresentar os documentos a seguir, juntamente com os exigidos nos itens anteriores: a) Comprovação da situação de optante pelo Simples, em que conste o porte da empresa, emitida pela Secretaria da receita Federal, ou Registro em que conste a condição de microempresa ou empresa de pequeno porte, expedida pelo órgão de registro competente; b) Declaração original ou fotocópia autenticada, de que se enquadra na situação de microempresa ou pequeno porte, nos termos do art. 3º da Lei Complementar nº 123/2006, (modelo no anexo VIII), com assinatura compatível com o documento apresentado na letra „a” do item 7.3 ou assinada por quem detenha poderes de representação. 7.6 - Para fins de gozo dos benefícios dispostos pela Lei Complementar nº 123/2006, os representantes de microempresas e empresas de pequeno porte deverão credenciar-se e apresentar certidão de enquadramento no Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, fornecida pela Junta Comercial da sede do licitante, de acordo com a Instrurção Normativa DNRC nº 103/2007, e declaração de enquadramento em conformidade com o art. 3º da Lei Complementar nº 123/206, afirmando ainda que não se enquadram em nenhuma das hipóteses do § 4º do art. 3º da Lei Complementar nº 123/2006. 7.7 - Os documentos de Credenciamento enviados num terceiro envelope deverão conter em sua parte externa, as seguintes informações:

CREDENCIAMENTO Número do edital, data e horário de abertura. Proponente

8

Objeto 7.8 - Os documentos para Credenciamento NÃO deverão ser entregues dentro dos envelopes de Proposta e Habilitação. B) PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL 7.9 - Apenas a participação presencial, através de representante credenciado, permite aos licitantes a prática dos atos de lance, negociação e recurso. 7.10 - O credenciamento do licitante ou de seu representante legal junto a Pregoeira implica a responsabilidade legal pelos atos praticados e a presunção de sua capacidade legal para realização das transações inerentes ao Pregão Presencial. 7.11 - Para participação presencial, o sócio, o proprietário, dirigente ou representante da empresa, munido de documento que o habilite, deverá se apresentar para credenciamento junto à pregoeira na data e horário estabelecidos neste Edital, devidamente munidos dos seguintes documentos: 7.12 - Para participação presencial no certame, o sócio, o proprietário, dirigente ou representante da empresa deverá estar munido dos seguintes documentos: a) Original ou fotocópia autenticada do Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado na Junta Comercial, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores; b) Declaração original ou fotocópia autenticada, de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação, a teor do art. 4º, inciso VII, da lei Federal nº 10.520/2002, (modelo no anexo VI), com assinatura compatível com o documento apresentado na letra “a” deste item, ou assinada por quem detenha poderes de representação; 7.13 - Procuração, por instrumento público ou particular, ou documento legal (modelo no anexo III) que comprove seus poderes para apresentar proposta, formular lances e praticar todos os atos admitidos e pertinentes ao certame, em nome do licitante, devendo em qualquer das hipóteses a assinatura estar com firma reconhecida em cartório. 7.14 - Original e fotocópia do documento de identidade com foto do representante legal na sessão. 7.15 - O representante a ser credenciado deverá ser distinto e único para cada licitante e comparecerá à sessão munido de fotocópia e original do documento de identidade com foto e procuração, conforme item 7.14 deste Edital.

9

7.16 - Caso o credenciado seja sócio ou dirigente do licitante, é indispensável que se comprove, na ocasião, ser detentor de poderes que o habilitem a formular lances e praticar todos os demais atos inerentes ao certame, em nome do proponente, salvo se expressamente comprovados no documento apresentado na letra “a” do item 7.12. 7.17 - Os documentos relacionados na letra “a” do item 7.12, deverão ser apresentados obrigatoriamente, sob pena de exclusão do certame. 7.18 - Em caso de ausência ou incongruência apenas dos documentos exigidos nos itens 7.13 e 7.15, o licitante não será excluído do certame, contudo concorrerá somente com a oferta constante de sua proposta comercial, ficando impedido da prática de atos de lance, negociação e recurso. 7.19 - Caso o licitante pretenda utilizar-se dos benefícios concedidos pela Lei Complementar n º 123/2006 para microempresas ou empresas de pequeno porte deverá apresentar os documentos a seguir, juntamente com os exigidos nos itens anteriores. 7.20 - Comprovação da situação de optante pelo Simples, em que conste o porte da empresa, emitida pela Secretaria da Receita Federal, ou registro em que conste a condição de microempresa ou empresa de pequeno porte, expedida pelo órgão de registro competente; 7.21 - Certidão de enquadramento no Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, fornecida pela Junta Comercial da sede do licitante, de acordo com a Instrurção Normativa DNRC nº 103/2007, e declaração original ou fotocópia autenticada, de que se enquadra na situação de microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos do art. 3º da Lei Complementar nº 123/2006, (modelo anexo VIII), com assinatura compatível com o documento apresentado na letra “a”, do item 7.11 ou assinada por quem detenha poderes de representação. 7.22 - Os documentos para Credenciamento NÃO deverão ser entregues dentro dos envelopes de Proposta e Habilitação. 7.23 - A ausência de credenciamento não excluirá o licitante do certame, mas importará a preclusão do direito de formular lances na sessão, na renúncia ao direito de interposição de recursos e a prática de todos os demais atos inerentes ao certame. 7.24 - Depois de encerrada a etapa de credenciamento, não serão aceitos novos representantes dos proponentes na sessão pública, salvo na condição de ouvintes, sem poderes para efetuar lances ou manifestar intenção de recurso. 8 – HABILITAÇÃO (ENVELOPE “B”)

8.1 - Deverão estar inseridos neste envelope, devidamente fechado e inviolado, denominado Envelope “B”, os documentos abaixo relacionados, em original, fotocópia autenticada por

10

Tabelião, por servidor designado pela Autarquia, ou ainda por publicação em Órgão da Imprensa Oficial (perfeitamente legíveis). Se o licitante for matriz, todos os documentos deverão estar em nome da matriz, e se o licitante for filial, todos os documentos deverão estar em nome da filial, exceto aqueles documentos que, pela própria natureza, comprovadamente, forem emitidos somente em nome da matriz, em uma única via: 8.1.2 - QUANTO À QUALIFICAÇÃO JURÍDICA: 8.1.2.1 - Registro comercial, no caso de empresa individual (dispensável em caso de apresentação deste documento para o credenciamento do proponente durante a sessão pública); 8.1.2.2 - Ato constitutivo, estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos da última eleição de seus administradores. No ato constitutivo deverão estar contemplada, dentre os objetivos sociais, a execução de atividades compatíveis com a natureza e objeto da licitação. (dispensável em caso de apresentação deste documento para o credenciamento do proponente durante a sessão pública); 8.1.2.3 - Decreto de autorização e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, tratando-se de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no país, quando a atividade assim o exigir. 8.1.2.4 - Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ. 8.1.3 - QUANTO À REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA:

8.1.3.1 - Prova de Regularidade com a Fazenda Municipal mediante certidão emitida pela Fazenda do Município, onde esta sediada a licitante;

8.1.3.2 - Prova de regularidade para com a Fazenda Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

8.1.3.3 - Prova de Regularidade com a Fazenda Estadual mediante certidão emitida pela Secretaria de Estado da Fazenda.

8.1.3.4 - Certificado de Regularidade do FGTS, expedido pela Caixa Econômica Federal, na forma da alínea "a", artigo 27, da Lei Nº 8.036, de 11/05/90; 8.1.3.5 – Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), prova de regularidade relativa à inexistência de débitos inadimplidos perante a justiça do trabalho, demonstrando situação regulares ao cumprimento débitos trabalhistas. 8.1.4 – QUANTO À REGULARIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA:

11

8.1.4.1 - Certidão Negativa de Falência ou Concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica da licitante, emitida com antecedência máxima de 60 (sessenta) dias da data fixada para entrega dos documentos ou com prazo de validade expresso; 8.1.5 - QUANTO A CAPACIDADE TÉCNICA : 8.1.5.1 - Atestado de Capacidade Técnica comprovando a aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características ao objeto desta licitação, mínimo 02 (dois) atestados; 8.1.6 - Declaração da licitante de concessão de emprego a menores, conforme modelo (ANEXO IV). 8.1.7 - Declaração da licitante da inexistência de superveniência de fato impeditivo de habilitação, nos termos do artigo 32, parágrafo 2º, da Lei Nº 8.666/93 e alterações subseqüentes, de que não foi declarada inidônea pela administração direta ou indireta, Municipal, Estadual ou Federal e nem esta suspensa de participar de licitação no Município de Araranguá-SC, conforme modelo (ANEXO V). 8.2 - A Comissão de Licitações fará consulta ao serviço de verificação de autenticidade das Certidões emitidas pela Internet, ficando as licitantes dispensadas de autenticá-las.

8.3 - Os documentos que não possuírem prazo de validade, somente serão aceitos com data não excedente a 60 (sessenta) dias corridos da data prevista para apresentação das propostas, exceto Atestado(s).

8.3.1 - Documentos apresentados com a validade expirada, acarretarão a inabilitação da licitante.

8.4 - As licitantes que não apresentarem em forma legal e em perfeitas condições a documentação exigida neste item, serão consideradas inabilitadas, sem direito a qualquer reclamação ou indenização.

8.5 - A ausência de alguma informação em documento exigido poderá ser suprida pela própria Comissão de Licitações, se os dados existirem em outro documento.

8.6 - Os documentos solicitados deverão ser apresentados em original ou em cópia autenticada. Poderão, ainda, serem autenticados pela Comissão no ato de abertura dos envelopes documentos, desde que sejam apresentadas as vias originais dos mesmos. Não será autenticado pela Comissão cópias de certidões emitidas por meio eletrônico, junto à rede mundial de computadores-Internet, devendo, tais impressos, serem apresentados em seus originais. 8.7 - Os documentos exigidos deverão ser acondicionados e apresentados em envelope devidamente fechado e inviolado, timbrado e/ou identificado com carimbo padronizado do (CNPJ/MF) da licitante, contendo em sua parte frontal os seguintes dizeres:

12

Envelope “B” – Documentos de Habilitação Número do edital, data e horário de abertura. Proponente Objeto

9 - SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO 9.1 - No horário e data definidos no preâmbulo deste edital, o pregoeiro fará a abertura da sessão pública do pregão, procedendo aos seguintes atos, em seqüência: 9.2 - Declaração de cumprimento dos requisitos de habilitação 9.2.1 - Os proponentes deverão apresentar declaração de que cumprem plenamente os requisitos para habilitação, conforme modelo disponível no Anexo VI. É facultato ao proponente credenciado manifestar a declaração oralmente. 9.2.2 - As microempresas e empresas de pequeno porte estão dispensadas de apresentar a declaração prevista no item 9.2.1 desde que, cumprido o disposto no item 7.6 deste edital, apresentem declaração de que cumprem os requisitos de habilitação, exceto quanto à regularidade fiscal, os quais serão cumpridos para fins de entrega de Autorização de Fornecimento, caso seja declarada vencedora do certame.

9.3 - Análise preliminar de aceitabilidade das propostas

9.3.1 - O pregoeiro procederá à abertura das propostas e fará a análise quanto a compatibilidade do objeto ofertado em relação ao especificado no edital e quanto ao preço inexeqüível, baixando diligências caso sejam necessárias, e procederá à classificação das propostas para a etapa de lances.

9.4 - Seleção das propostas para a etapa de lances

9.4.1 - O pregoeiro selecionará as propostas para a etapa de lances obedecendo aos seguintes critérios:

9.4.1.1 - Primeiro critério: serão selecionadas as menores propostas e todas as demais que não sejam superiores a 10% da menor proposta; 9.4.1.2 - Segundo critério: não havendo pelo menos três propostas selecionadas no critério anterior, serão ainda selecionadas as menores propostas, até o limite de três, para a etapa de lances.

9.5 - Etapa de lances orais

9.5.1 – Havendo os credenciamentos e as seleções das propostas, poderão os autores ofertar lances orais. O Pregoeiro convidará individualmente os autores das propostas selecionadas a formular

13

lances de forma seqüencial, a partir do autor da proposta de maior preço e os demais em ordem decrescente de valor, decidindo-se por meio de sorteio no caso de empate de preços. 9.5.2 - Os lances deverão ser formulados por preço unitário, em moeda corrente nacional, com duas casas decimais, em valores distintos e decrescentes em relação ao preço do autor. 9.5.3 - Poderá o pregoeiro estabelecer redução mínima em cada lance, bem como estabelecer tempo máximo para o proponente ofertar seu lance.

9.5.4 - A etapa de lances será considerada encerrada quando todos os participantes desse item declinarem da formulação de lances. 9.5.5 - Encerrada a etapa de lances, serão ordenadas as propostas selecionadas e não selecionadas para a etapa de lances, na ordem crescente dos valores, considerando-se para as selecionadas o último preço ofertado. 9.5.6 - Ocorrendo empate previsto no art. 44, § 2º da Lei Complementar nº 123/06 será assegurada à preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte, desde que a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

9.5.7 - Entende-se por empate as situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte seja iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta mais bem classificada.

9.5.8 - Para fins de desempate, proceder-se-á da seguinte forma: I – a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto licitado;

II – não ocorrendo à contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte, na forma do item 9.5.8 – I, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese do item 9.5.7, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito;

III – no caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem no intervalo previsto no item 9.5.7, será realizado sorteio, entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.

9.5.9 - Para as situações previstas nos item 9.5.6 a microempresa e empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão.

14

9.5.10 - O Pregoeiro poderá negociar com o autor da oferta de menor valor com vistas à obtenção de proposta mais vantajosa ao interesse público

9.5.11 - Após a negociação, exitosa ou não, o Pregoeiro examinará a aceitabilidade da proposta, decidindo motivadamente a respeito. 9.6 - DO JULGAMENTO 9.6.1 - O critério de julgamento será o de MENOR PREÇO POR ITEM. 9.6.2 - Encerrada a etapa de lances, o Pregoeiro examinará a aceitabilidade da melhor oferta, quanto ao objeto e valor, decidindo motivadamente a respeito. 9.6.2.1 - Caso não sejam realizados lances, será verificada a conformidade entre a proposta de menor preço e o valor estimado da aquisição. 9.6.3 - Caso haja apenas uma proposta, esta será aceita desde que atenda a todos os termos do Edital e que seu preço seja compatível com o valor estimado da aquisição. 9.6.4 - Considera-se inaceitável, para todos os fins aqui dispostos, a proposta que não atender às exigências fixadas neste Edital ou apresentar preços manifestamente inexequíveis. 9.6.4.1 - Caso o pregoeiro entenda que o preço é inexequível, deverá estabelecer prazo para que o licitante demonstre a exequibilidade de seu preço. 9.6.4.2 - Para demonstração da exequibilidade do preço ofertado, serão admitidos: 9.6.4.2.1 - Planilha de custos elaborada pelo licitante, que comprove que os custos dos insumos são coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade são compatíveis com a execução do objeto do contrato; 9.6.4.2.2 - Documento que comprove adjudicação em andamento com preços semelhantes; 9.6.4.3 - Verificada a inexequibilidade do preço, o pregoeiro poderá convocar os licitantes detentores das ofertas imediatamente superiores, na ordem de classificação, para apresentação da documentação e proposta comercial. 9.6.5 - Se a melhor proposta ou lance não for aceitável ou se o licitante não atender às exigências habilitatórias, serão convocados os demais licitantes, na ordem de classificação, para exame de seus documentos de habilitação, até a apuração de uma proposta que atenda ao Edital. 9.6.6 - Após a aplicação do critério de desempate, se houver o pregoeiro poderá negociar com o autor da melhor oferta com vistas à redução do preço; 9.6.7 - Constatado o atendimento pleno às exigências editalícias, o pregoeiro declarará o licitante vencedor.

15

9.6.8 - Verificada a regularidade da documentação o pregoeiro adjudicará o objeto do certame ao licitante vencedor. 9.6.9 - O sistema gerará ata circunstanciada da sessão, na qual estarão registrados todos os atos do procedimento e as ocorrências relevantes.

9.7 - Habilitação

9.7.1 - O pregoeiro fará a abertura do envelope dos documentos de habilitação do licitante que tenha ofertado o menor lance.

9.7.2 - Os documentos serão rubricados pelo pregoeiro e pela equipe de apoio e serão anexados ao processo da licitação.

9.7.3 - Havendo irregularidades na documentação que não permitam a habilitação, o proponente será inabilitado, procedendo ao pregoeiro à habilitação do segundo proponente classificado, e assim sucessivamente em caso de inabilitação dos proponentes. 9.7.4 - A regularidade fiscal das microempresas e empresas de pequeno porte somente será exigida para efeito de entrega de Autorização de Fornecimento. 9.7.4.1 - As microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que este apresente alguma restrição.

9.7.4.2 - Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, a microempresa ou empresa de pequeno porte poderá requerer a suspensão da sessão pelo prazo de 5 (cinco) dias úteis, prorrogáveis por igual período a critério da Administração, para regularização dos documentos relativos à regularidade fiscal.

9.7.4.3 - A não-regularização da documentação, no prazo previsto no item anterior, implicará em decadência do direto à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei nº 8.666/1993, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a entrega de Autorização de Fornecimento, ou revogar a licitação.

9.8 - Recurso

9.8.1 - Habilitado o proponente, o pregoeiro solicitará aos demais credenciados se desejam manifestar interesse em interpor recurso.

9.8.2 - Havendo interesse, o proponente deverá manifestar motivadamente sua intenção de interpor recurso, explicitando sucintamente suas razões, cabendo ao Pregoeiro deliberar sobre o aceite do recurso.

16

9.8.3 - A intenção motivada de recorrer é aquela que identifica, objetivamente, os fatos e o direito que a proponente pretende que sejam revistos pelo Pregoeiro.

9.8.4 - O proponente que manifestar a intenção de recurso e o mesmo ter sido aceito pelo Pregoeiro, disporá do prazo de 03 (três) dias para a apresentação do recurso, limitado às razões apresentadas durante a sessão pública, o qual deverá ser protocolado no Setor de Protocolo desta autarquia, dirigido à Autoridade Competente. Os demais proponentes ficam desde logo intimados para apresentar as contra-razões no prazo de 03 (três) a contar do término do prazo do recorrente. A Autoridade Competente manifestará sua decisão no prazo de até 10 (dez) dias úteis.

9.8.5 - Encerrado o prazo para manifestação de recurso o Pregoeiro declarará encerrada a sessão pública do pregão. 10 - ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

10.1 - Após a declaração do vencedor da licitação, não havendo manifestação dos proponentes quanto à interposição de recurso, o Pregoeiro opinará sobre a adjudicação do objeto licitado.

10.2 - No caso de interposição de recurso, caberá à Autoridade Competente, após decisão do recurso, opinar pela adjudicação do objeto licitado.

10.3 - A Autoridade Competente homologará o resultado da licitação, convocando o vencedor a confirmar o recebimento da Autorização de Fornecimento no prazo de 5 (cinco) dias úteis, após o envio.

10.4 - Na hipótese da proponente vencedora ser convocada dentro do prazo de validade de sua proposta e não mantiver as condições de habilitação ou se recusar injustificadamente em confirmar o recebimento da Autorização de Fornecimento, será retomada a Sessão Pública, para que os demais proponentes classificados, na ordem determinada após a etapa de lances, promovam a continuidade dos procedimentos da sessão pública, adjudicação e homologação.

11 - OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES CONTRATUAIS 11.1 - As obrigações e responsabilidades contratuais são as descritas nas respectivas cláusulas da minuta contratual e seu(s) anexo(s), se houverem, que independentemente de transcrição fazem parte integrante desta Licitação.

12 - CONTRATO

12.1 - A empresa vencedora estará obrigada a celebrar o contrato, nas condições estabelecidas no ato convocatório, nos respectivos anexos e na própria ata.

17

12. 2 - O contrato terá vigência a contar da data da assinatura até o adimplemento das obrigações da Contratada, na forma do art. 57, Caput, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993. 12.3 - O contrato reger-se-á, no que concerne à sua alteração, inexecução ou rescisão, pelas disposições da Lei nº. 8.666/93, observadas suas alterações posteriores, pelas disposições do Edital e pelos preceitos do direito público. 12.4 - O contrato poderá, com base nos preceitos de direito público, ser rescindido pela Administração a todo e qualquer tempo, independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial, mediante simples aviso, observadas as disposições legais pertinentes. 12.5 - Farão parte integrante do contrato as condições previstas no Edital e a proposta apresentada pelo adjudicatário. 12.6 - Para instruir a formalização dos contratos ou instrumento equivalente, o fornecedor deverá providenciar e encaminhar ao órgão contratante, a partir da data da convocação, certidões negativas de débitos de tributos e contribuições federais, estadual e municipal, sob pena de a contratação não ser concretizada, devendo manter estas certidões atualizadas. 12.7 - Se a documentação anteriormente apresentada para habilitação ou constante do cadastro estiver dentro do prazo de validade, o fornecedor ficará dispensado da apresentação da mesma. 12.8 - O fiscal do contrato será designado pela Autarquia, devendo solicitar, conferir, receber e controlar o objeto, em conformidade com a qualidade, quantidades e saldo para pagamento.

12.9 - A Administração convocará a licitante vencedora para confirmar o recebimento da "Autorização de Fornecimento" no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar do recebimento da convocação, que se dará durante a validade da proposta, sob pena de decair do direito de contratação, sem prejuízo das sanções previstas no artigo 81, da Lei Nº 8.666/93 e alterações subseqüentes;

12.10 - A recusa injustificada da adjudicatária em confirmar o recebimento da "Autorização de Fornecimento", conforme estabelecido no subitem anterior, caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-a as penalidades a que se refere à Lei Nº 8.666/93 e alterações subseqüentes;

12.11 - É facultada a Administração, quando a convocada não confirmar o recebimento da "Autorização de Fornecimento" no prazo e condições estabelecidos, convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pela primeira colocada, inclusive quanto aos preços, ou revogar o presente Edital de Licitação independente da cominação prevista no artigo 81, da Lei Nº 8.666/93 e alterações subseqüentes;

18

12.12 - O prazo de confirmação de recebimento da Autorização de Fornecimento poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período, quando solicitado pela licitante durante o seu transcurso e desde que seja apresentado motivo devidamente justificado;

12.13 - Para assinatura do termo de contrato a licitante vencedora deverá apresentar fotocópia autenticada do contrato social da empresa/instituição e suas alterações, para possibilitar a identificação do sócio, proprietário ou representante legal;

12.14 - Somente poderá celebrar contrato ou instrumento equivalente com o SAMAE DE ARARANGUÁ, a adjudicatária que, nos termos do parágrafo 3º, do Art. 195 da Constituição Federal, comprove até a data da contratação, estar regular perante a Previdência Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, mediante, respectivamente, a apresentação, em original ou cópia autenticada, da Certidão Negativa Federal e do Certificado de Regularidade de Situação - CRS do FGTS, em vigor;

12.15 - No ato de assinatura do contrato, se a licitante vencedora não apresentar situação regular de habilitação, poderá ser convocado outra licitante, observada a ordem de classificação dos lances, para celebrar a contratação, sem prejuízo das sanções cabíveis. 13 - DISPOSIÇÕES GERAIS 13.1 - O frete a descarga do objeto licitado será de inteira responsabilidade da(s) proponente(s) vencedora(s) do certame. A entrega do equipamento deverá ser realizada em até 60 dias, após o recebimento da autorização de fornecimento – AF, emitida pelo Departamento de Compras e licitações do Samae, no almoxarifado central do Samae, situado a Rua Expedicionário Iracy Luchina, nº 711 – Bairro Urussanguinha, Araranguá-SC. 13.2 - Todas as informações técnicas deverão, obrigatoriamente, estarem disponíveis em catálogo ou manual do fabricante, a ser disponibilizado no momento de entrega do equipamento. 13.3 - O equipamento deverá, no ato da entrega, ter suas funcionalidades completamente demonstradas à demandante, de forma que comprove o atendimento às especificações contidas no Anexo I. 13.4 - O objeto deverá ser recebido definitivamente, até 30 dias, após a verificação da qualidade e quantidade do produto e sua conseqüente aceitação pelo SAMAE de Araranguá. 13.5 - ICMS, IPI e demais encargos deverão estar inclusos nos preços. 13.6 - Todo(s) o(s) item(ns) cotado(s) entende-se a total concordância com as especificações técnicas contidas neste procedimento licitatório.

19

13.7 - Não serão aceitas ofertas de outros equipamentos que não sejam os especificados no referido procedimento, portanto se a proponente não tem condições de fornecer o que realmente está sendo Licitado não deverá fazer a cotação. 13.8 - O não cumprimento da entrega do(s) equipamento(s) na data aprazada, a(s) proponente(s) será(ão) penalizada(s) conforme determina a lei. 13.9 - A garantia do equipamento deverá ser apresentada pela(s) proponente(s) vencedora(s) do certame, devendo ser de no mínimo 12(doze) meses, sem limite de horas de funcionamento e durante o período de vigência da garantia, constituem-se obrigações da contratada: 13.10 - Providenciar a correção ou a substituição de todo os equipamentos ofertados que apresentarem defeitos de fabricação ou divergência com as especificações fornecidas sem ônus para a Autarquia, em conformidade com o estabelecido neste edital e seus anexos, o prazo para correção e/ou substituição, será de 10 (dez) dia(s), a contar da data do recebimento da intimação. 13.11 - Durante o prazo de garantia o licitante vencedor será responsável pela prestação dos serviços de assistência técnica, realizando as manutenções preventivas e corretivas, de acordo com as normas do fabricante e sem ônus adicionais para o SAMAME de Araranguá. 13.12 - A falta de qualquer material necessário para a confecção/substituição e ou correção dos equipamentos não poderá ser alegada como motivo de força maior e, não eximirá a contratada das penalidades a que está sujeita pelo não cumprimento dos prazos contratados; 13.13 - O texto e demais exigências legais previstas devem estar em conformidade com a legislação do Código de Defesa do Consumidor e legislação específica no que couber. 13.14 - O recebimento do objeto deste contrato ficará condicionado a observância das normas contidas no art. 40, inciso XVI, c/c o art. 73 inciso II, “a” e “b”, da Lei 8.666/93 e alterações, sendo que a conferência e o recebimento ficarão sob a responsabilidade do departamento de patrimônio desta Autarquia que notificará a contratada quando ocorrer qualquer irregularidade; 13.15 – O recebimento se dará provisoriamente, mediante recibo na Nota Fiscal pelo servidor do departamento de patrimônio, no ato da entrega do equipamento, para efeito de posterior verificação da conformidade do equipamento com as especificações; e 13.16 - Na hipótese de o termo circunstanciado ou a verificação a que se refere este artigo não serem, respectivamente, lavrado ou procedida dentro dos prazos fixados, reputar-se-ão como realizados, desde que comunicados à Autarquia nos 15 (quinze) dias anteriores à exaustão dos mesmos. 13.17 - Se, após o recebimento provisório, constatar-se que o produto foi entregue em desacordo com a proposta, com defeito, fora de especificação ou incompleto, após a notificação por escrito à Contratada serão interrompidos os prazos de recebimento e suspenso o pagamento, até que sanada a situação.

20

13.18 - Ocorrendo a hipótese prevista no item anterior, será lavrado Termo de Recusa, no qual deverão ser descritas as divergências, e comunicado a CONTRATADA para que no prazo constante no item 13.10., contados do recebimento do comunicado expedido pelo gestor, sane os problemas detectados e, se for o caso, substitua o(s) equipamento(s) entregue(s) por outro compatível com a proposta apresentada, nos termos do objeto deste contrato. 13.19 - O recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade civil pela solidez e segurança do fornecimento, nem ético-profissional pela perfeita execução do contrato, dentro dos limites estabelecidos pela lei ou pelo contrato. 13.20 - A CONTRATADA deverá manter preposto aceito pelo CONTRATANTE para representá-la na execução do contrato. 13.21 - A CONTRATADA é obrigada a reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução ou de materiais empregados. 13.22 - A CONTRATADA é responsável pelos danos causados diretamente ao CONTRATANTE ou a terceiros decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento pelo órgão interessado. 13.23 - O CONTRATANTE rejeitará, no todo ou em parte, fornecimento executado em desacordo com o contrato. 13.24 - ICMS, IPI e outros impostos deverão estar inclusos no preço total dos equipamentos. 13.25 - Todo(s) o(s) item(ns) cotado(s) entende-se a total concordância com as especificações contidas no referido Procedimento Licitatório (ver especificação no Anexo I - Relação dos equipamentos com suas especificações, definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas). 13.26 - Não serão aceitas ofertas de outros equipamentos que não sejam os especificados no referido procedimento, portanto se a proponente não tem condições de fornecer o que realmente está sendo Licitado não deverá fazer a cotação. 13.27 - A Licitante vencedora fica obrigada a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem necessários nos serviços de 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado. O caso de supressão acima do limite ora estabelecido somente poderá ser efetivado mediante acordo entre as partes. 13.28 - O objeto do presente certame deverá ser novo e sem uso anterior. 14 - DO PREÇO E DO REAJUSTE:

21

14.1 - Os preços propostos somente poderão ser reajustados, mediante a apresentação pela vencedora do certame a planilha de custos e demais documentação que comprovem a necessidade do respectivo reajuste, objetivando a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do instrumento contratual, mediante prévia autorização da Administração Municipal. 14.2 - Em caso de prorrogação contratual conforme art. 57 da Lei Federal n° 8.666/93 atualizada, o reajuste do contrato será anual e poderá ser concedido mediante aplicação da variação do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado). 15 - FORMA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO 15.1 - Os pagamentos serão realizados em até 30 (trinta) dias após entrega do equipamento e apresentação de nota fiscal no departamento financeiro do Samae.

15.2 - O prazo de pagamento previsto no item acima, só vencerá em dia de expediente normal, na

cidade de Araranguá/SC, postergando-se, em caso negativo, para o primeiro dia útil subseqüente. 15.3 - Havendo atraso no pagamento, por culpa exclusiva do SAMAE, o valor devido será atualizado pela Taxa Referencial (TR), ou índice oficial que venha a substituí-la, a ser calculado “pro rata die”, desde o dia do vencimento do pagamento, conforme o Calendário de Pagamento, até o dia do seu efetivo pagamento, de acordo com a seguinte fórmula: EM = [(1 + I/100)n/30 x VP], Onde: EM = encargos moratórios; I = índice escolhido pelo SAMAE; N = número de dias entre a data prevista para o pagamento e a efetivação deste, e VP = valor da parcela (Nota Fiscal ou Fatura) a ser paga.

16 - DA INEXECUÇÃO, RESCISÃO E ALTERAÇÃO DO CONTRAT O

16.1 - A inexecução e a rescisão da Autorização de Fornecimento serão reguladas pelos artigos 58, inciso II e 77 a 80, seus parágrafos e incisos, da Lei Nº 8.666/93 e alterações subseqüentes.

16.2 - A alteração da Autorização de Fornecimento dar-se-á nos termos do artigo 65, seus incisos e parágrafos, da Lei. Nº 8.666/93 e alterações subseqüentes.

17 - ADIAMENTO, REVOGAÇÃO E ANULAÇÃO

17.1 - A Administração reserva-se o direito de revogar o presente Edital de Licitação por razões de interesse público, no todo ou em parte, ou anulá-la, no todo ou em parte, por vício, ilegalidade, de ofício ou mediante provocação, bem como adiá-la ou prorrogar o prazo para o recebimento e

22

abertura das propostas, descabendo, em tais casos, qualquer reclamação ou direito a indenização pelas licitantes. 17.1.1 - As eventuais solicitações deverão fazer-se acompanhar de comprovação da superveniência do fato imprevisível ou previsível, porém de conseqüências incalculáveis, bem como de demonstração analítica de seu impacto nos custos da Autorização de Fornecimento. 18 - PENALIDADES

18.1 - Quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não confirmar o recebimento da Autorização de Fornecimento, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução da contratação, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará impedido de licitar e contratar com o Município de Araranguá, sem prejuízo das seguintes multas:

a) multa de 0,05% (cinco centésimos por cento) do valor da Autorização de Fornecimento, se já recebida, ou estimada da Autorização de Fornecimento, se não recebida, por dia de atraso injustificado na execução da mesma, observado o prazo máximo de 05 (cinco) dias;

b) multa de 2% (dois por cento) sobre o valor da Autorização de Fornecimento, se já recebida, ou estimada da Autorização de Fornecimento, se não recebida, pela recusa injustificada do adjudicatário em executá-lo;

18.2 - Os valores das multas aplicadas retromecionadas poderão ser descontados dos pagamentos devidos pelo SAMAE DE ARARANGUÁ.

18.3 - Da aplicação das penas, caberá recurso no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da intimação, o qual deverá ser apresentado no mesmo local. 18.4 - O recurso ou o pedido de reconsideração relativos às penalidades acima dispostas será dirigido a autoridade que praticou o ato, o qual decidirá o recurso no prazo de 05 (cinco) dias úteis e o pedido de reconsideração, no prazo de 10 (dez) dias úteis.

19 - DISPOSIÇÕES FINAIS

19.1 - Os envelopes de habilitação não abertos estarão disponíveis no Departamento de Licitações para retirada por seus respectivos proponentes, no prazo de trinta dias após a confirmação de recebimento da Autorização de Fornecimento decorrente da licitação. Caso não sejam retirados no prazo anterior, serão inutilizados.

19.2 - Nenhuma indenização será devida aos proponentes por apresentarem documentação ou proposta relativa ao presente pregão.

23

19.3 - A presente licitação somente poderá vir a ser revogada por razões de interesse público, decorrente de fato superveniente, devidamente comprovado, ou anulada, no todo ou em parte, por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado. 19.4 - O resultado desta licitação será lavrado em Ata, a qual será assinada pelo Pregoeiro e Equipe de Apoio.

19.5 - O proponente é responsável pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

19.6 - Para dirimir quaisquer questões decorrentes do procedimento licitatório, elegem as partes o Foro da cidade de Comarca de Araranguá, com renúncia expressa a qualquer outro por mais privilegiado que seja.

19.7 - Esclarecimentos em relação a eventuais dúvidas de interpretação do presente Edital poderão ser obtidos junto ao Setor de Compras do SAMAE DE ARARANGUÁ, em horário comercial.

19.8 - Faz parte deste Edital:

Anexo I - Relação do equipamento com suas especificações, definição da unidade e das quantidades a serem adquiridas. Anexo II – Orçamento estimado em planilha de quantitativos e preços. Anexo – III – Modelo de Carta Credencial.

Anexo – IV - Declaração de Concessão de Emprego a Menores.

Anexo – V - Declaração de Fato Impeditivo.

Anexo VI - Declaração de que Atendeu aos Requisitos da Habilitação.

Anexo VII - Declaração de cumprimento e aceitação das condições do Edital;

Anexo VIII – Declaração de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte; Anexo IX – Minuta de Contrato.

Araranguá/SC, 27 de julho de 2017.

24

José Hilson Sasso Diretor Geral Margarete Timboni Baran Diretora Administrativa Vanessa Soares Fernandes Pregoeira – Portaria nº 023/2017

25

ANEXO I

“RELAÇÃO DO EQUIPAMENTO COM SUAS ESPECIFICAÇÕES, D EFINIÇÃO DAS UNIDADES E DAS QUANTIDADES A SEREM ADQUIRIDAS”

PREGÃO N.º 17/2017

26

ANEXO-I - Relação do equipamento com suas especificações, definição da unidade e das quantidades a serem adquiridas. Item Quant. Unidade Especificação do Equipamento

01 01 un Máquina retroescavadeira nova, fabricação 2017, motor turbo diesel, potencia mínima de 80 hp, tração 4x4, de no mínimo 4 marchas frente/ré, direção hidrostática, caçamba dianteira com capacidade mínima de 0,80 m3, caçamba traseira da retroescavadeira com capacidade mínima de 30”, cabine fechada com certificação ROPS/FOPS, com ar condicionado, equipada com pneus traseiros de no mínimo 19,5 x 24, faróis de trabalho dianteiros e traseiros, lanterna de freio, luzes de alerta e setas direcionadas, alarme de deslocamento a ré, peso operacional de no mínimo 7.000kg, catálogo de peças e manual de operação em português.

27

ANEXO II

“ORÇAMENTO ESTIMADO EM PLANILHA DE QUANTITATIVOS E PREÇOS”

PREGÃO N.º 17/2017

28

ANEXO–II - Orçamento estimado em planilha de quantitativos e preços.

(Orçamento Oficial)

ANEXO II Objeto: Aquisição de uma Máquina retroescavadeira nova, fabricação 2017, motor turbo diesel, potencia mínima de 80 hp, tração 4x4, de no mínimo 4 marchas frente/ré, direção hidrostática, caçamba dianteira com capacidade mínima de 0,80 m3, caçamba traseira da retroescavadeira com capacidade mínima de 30”, cabine fechada com certificação ROPS/FOPS, com ar condicionado, equipada com pneus traseiros de no mínimo 19,5 x 24, faróis de trabalho dianteiros e traseiros, lanterna de freio, luzes de alerta e setas direcionadas, alarme de deslocamento a ré, peso operacional de no mínimo 7.000kg, catálogo de peças e manual de operação em português, a mesma será aplicada em: manutenção, implantação e substituição de redes de distribuição de água e esgoto, recuperação das ruas danificadas devido a realização dos serviços já descritos, que serão realizados por esta Autarquia Municipal.

DATA: Julho de 2017.

Item Especificação do equipamento Quant. Unidade Marca Preço

Unitário Preço Total

01 Máquina retroescavadeira nova, fabricação 2017, motor turbo diesel, potencia mínima de 80 hp, tração 4x4, de no mínimo 4 marchas frente/ré, direção hidrostática, caçamba dianteira com capacidade mínima de 0,80 m3, caçamba traseira da retroescavadeira com capacidade mínima de 30”, cabine fechada com certificação ROPS/FOPS, com ar condicionado, equipada com pneus traseiros de no mínimo 19,5 x 24, faróis de trabalho dianteiros e traseiros, lanterna de freio, luzes de alerta e setas direcionadas, alarme de deslocamento a ré, peso operacional de no mínimo 7.000kg, catálogo de peças e manual de operação em português.

01 un R$ 230.000,00

R$ 230.000,00

TOTAL R$ 230.000,00

29

ANEXO III

“MODELO DE CARTA CREDENCIAL” “MODELO”

PREGÃO N.º 17/2017

30

ANEXO III - MODELO DE CARTA CREDENCIAL (papel timbrado da Empresa) A/C COMISSÃO DE LICITAÇÃO A empresa ..........................credencia o Sr. (a) .......................,Carteira de

Identidade n.º........................., conferindo-lhe todos os poderes necessários à prática de quaisquer atos relacionados com ao Edital n.º 30/2017, modalidade Pregão Presencial nº. 17/2017, assim como os poderes específicos para rubricar a documentação e as propostas, apresentar reclamações, impugnações ou recursos, renunciar ao(s) prazo(s) recursal(ais), bem como assinar atas.

(Local e Data) (nome e assinatura do representante legal da empresa)

31

ANEXO IV

“ DECLARAÇÃO DE CONCESSÃO DE EMPREGO A MENORES” “MODELO”

PREGÃO N.º 17/2017

32

ANEXO IV - MODELO - DECLARAÇÃO DE CONCESSÃO DE EMPREGO A MENORES

RAZÃO SOCIAL DA EMPRESA C.N.P.J.

ENDEREÇO

DECLARAÇÃO DE CONCESSÃO DE EMPREGO A MENORES

Para fins de participação, no PREGÃO PRESENCIAL Nº 17/2017, em cumprimento com o que determina o Art. 27, Inciso V, da Lei Nº 8.666/93, declaramos para todos os fins de direito, que a nossa empresa não possui empregado menores de 18 anos em jornada noturna, ou em locais insalubres ou perigosos; não possui em seus quadros empregados menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Por ser expressão da verdade, firmamos a presente declaração. _______________,___ de ____________ de 2017.

Carimbo da empresa e/ou identificação gráfica e assinatura devidamente identificada do representante legal da empresa licitante.

33

ANEXO V

“DECLARAÇÃO DE FATO IMPEDITIVO” “MODELO”

PREGÃO N.º 17/2017

34

ANEXO V - MODELO - DECLARAÇÃO DE FATO IMPEDITIVO

RAZÃO SOCIAL DA EMPRESA

C.N.P.J. ENDEREÇO

DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE FATO IMPEDITIVO

Para fins de participação, no PREGÃO PRESENCIAL Nº 17/2017, declaramos para

todos os fins de direito, que a nossa empresa não foi declarada inidônea em nenhum órgão público,

Federal, Estadual ou Municipal, e nem esta suspensa de participar de licitação no Município de

Araranguá-SC, nos termos do Artigo 32 - Parágrafo 2º, da Lei Federal Nº 8.666/93 e alterações

subseqüentes.

Por ser expressão da verdade, firmamos a presente declaração. _______________,___ de ____________ de 2017.

Carimbo da empresa e/ou identificação gráfica e assinatura devidamente identificada do representante legal da empresa licitante.

35

ANEXO VI

“DECLARAÇÃO DE QUE ATENDEU AOS REQUISITOS DA HABIL ITAÇÃO” “MODELO”

PREGÃO N.º 17/2017

36

ANEXO-VI – MODELO DE DECLARAÇÃO DE QUE CUMPRE COM O S REQUISITOS DE HABILITAÇÃO

(NOME DA EMPRESA)___________________, CNPJ nº. . . . . . . . . . , sediada

(endereço completo)_______________________, DECLARA , sob as penas da lei, que cumpre plenamente os requisitos de habilitação do processo licitatório em epígrafe, em atenção ao art.4º, inciso VII, da Lei Federal nº 10.520, de 17/07/2002 e, ainda, que está ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores.

Local e data, _______________ , ___ de ____________de 2017. ___________________________________________ (nome e identidade do representante legal)

37

ANEXO VII

DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO E ACEITAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO EDITAL “MODELO”

PREGÃO N.º 17/2017

38

ANEXO VII

DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO E ACEITAÇÃO DAS CONDIÇÕES DO EDITAL Eu,........................................ RG:......................................., representante legal da empresa ..............................................,CNPJ nº .................................., interessada em participar no Processo Licitatório (Pregão nº ____/2017), do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá, DECLARO, sob as penas da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações posteriores, que a empresa acima mencionada cumpre e aceita todas as condições do Edital e seus Anexos, referente a Pregão nº ......../2017. _______, de _______________ de 2.017. Nome: RG: OBS:- Este documento deverá ser redigido em papel timbrado da licitante e ANEXADO AO ENVELOPE A – PROPOSTA.

39

ANEXO VIII

“ DECLARAÇÃO DE MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE”

PREGÃO N.º 17/2017

40

ANEXO VIII (Modelo a ser preenchido pela Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte) DECLARAÇÃO DE MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE Eu, ................................., portador do CPF nº ........................ e RG nº ........................., representante legal da empresa ..........................................................................., CNPJ nº .................................., DECLARO, sob as penalidades da lei, que se enquadra como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte nos termos do artigo 3º da Lei Complementar 123 de 14 de dezembro de 2006, estando apta a fruir os benefícios e vantagens legalmente instituídas por não se enquadrar em nenhuma das vedações legais impostas pelo parágrafo 4º, do artigo 3º da Lei Complementar 123 de 14 de dezembro de 2006. ______________, de _______________ de 2.017. Nome: RG: OBS: Este documento deverá ser redigido em papel timbrado da licitante e ANEXADO AO ENVELOPE A- PROPOSTA. ............................................................, .......... de ..................................... de ................

Assinatura do Representante Legal da Empresa

----------------------------------------------------------------------------------

41

ANEXO IX

“MINUTA DE CONTRATO”

PREGÃO N.º 17/2017

42

MINUTA DE CONTRATO Nº XX/2017

TERMO DE CONTRATO DE FORNECIMENTO DE MÁQUINA RETROESCAVADEIRA; QUE ENTRE SI CELEBRAM SAMAE DE ARARANGUÁ, E A EMPRESA XXXXXXXXXXXXXXXXXXX , NOS TERMOS DA LEI Nº 10.520/2002, 8.666/93, LC nº 123/2006, Decreto Municipal nº 2.676/2005 e demais legislações aplicáveis.

CLÁUSULA PRIMEIRA: PREÂMBULO - 1 - CONTRATANTE: O SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO – SAMAE DE ARARANGUÁ/SC, autarquia municipal criada pela Lei Municipal n.º 425, de 26 de fevereiro de 1969, posteriormente alterada pela Lei Municipal 1755, de 13 de agosto de 1997, pessoa jurídica de direito púbico, com sede na Rua Expedicionário Iracy Luchina, n.º 711, bairro Urussanguinha, município de Araranguá/SC, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 82.568.221/0001-25, neste ato representado pelo seu Diretor Geral, Sr. JOSÉ HILSON SASSO, nomeado por meio do Decreto Municipal n.º 7.848, de 02 de janeiro de 2017. 2 - CONTRATADO: A empresa _____________________, com sede na ______________, nº __, Bairro ________, no Município de ________, Estado de _______, inscrita no CNPJ/MF sob o nº ________, ora denominada CONTRATADA, representada neste ato pelo(a) Sr. _____________, brasileiro/a, casado/a, ___________ l, residente e domiciliado/a na Rua/AV _______ , nº ____, Bairro _______, ________/____, inscrito no CPF nº _____________, sócio gerente. 3 - ADJUDICAÇÃO: O presente Contrato decorre do Processo de Licitação nº. 30/2017 - Modalidade Pregão Presencial n.º 17/2017. CLÁUSULA SEGUNDA: DO OBJETO - 2 - Constitui objeto do presente o fornecimento, de uma máquina retroescavadeira nova, o qual a CONTRATADA se declara em condições de entregar em estrita observância com o indicado nas Especificações do Anexo I e na documentação levada a efeito pelo Pregão Presencial nº. 17/2017. 2.1- Consideram-se integrantes do presente instrumento contratual, os termos do Edital de Licitação nº 30/2017, na modalidade Pregão Presencial nº 17/2017, e seus anexos, a proposta da adjudicatária e demais documentos a ela pertinentes, independentemente da sua transcrição.

CLÁUSULA TERCEIRA: DA CONTRATAÇÃO - 3.1 - Ficam integrados a este Contrato, independente de transcrição, os seguintes documentos cujos

43

teores são de conhecimento da CONTRATADA: atos convocatório, edital de licitação, especificações e proposta da proponente vencedora, parecer de julgamento e legislação pertinente à espécie. 3.2 - A assinatura do presente contrato indica à CONTRATADA possuir plena ciência de seu conteúdo, bem como dos demais documentos vinculados ao presente, sujeitando-se os mesmos às normas da Lei nº 8.666/93 e à totalidade das cláusulas contratuais aqui estabelecidas.

CLÁUSULA QUARTA: DOS PREÇOS, FORMA DE PAGAMENTO E REAJUSTE – 4.1 - A CONTRATANTE pagará à CONTRATADA, pelo fornecimento, a importância de R$ xx.xxx,xx (xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx reais), referente ao preço total dos produtos previstos na cláusula segunda. 4.2 - O pagamento será efetuado no prazo de até 30 (trinta) dias, após a entrega e aceite do equipamento, contados da data de apresentação da nota fiscal certificada pelo departamento competente. Constatando o recebedor qualquer divergência ou irregularidade na nota fiscal, esta será devolvida à licitante para as devidas correções. 4.3 - Os preços fixados pelo fornecedor somente poderão ser realinhados, se autorizados por norma legal ou instrução federal superveniente, mediante exibição de planilha demonstrativa dos custos dos produtos fornecidos, na origem, e que reflitam desequilíbrio econômico-financeiro do distribuidor. 4.4 - No caso de o pagamento vir a ser realizado em prazo superior a 30 (trinta) dias, será aplicado atualização monetária do valor faturado, com base no IPCA/IBGE (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) pelo critério “Pro-Rata-Die”.

CLÁUSULA QUINTA: DOS RECURSOS FINANCEIROS PARA ATENDER ÀS DESPESAS - 5.1 - Os pagamentos devidos em razão dos fornecimentos são decorrentes das seguintes fontes de recursos: Órgão: 18 – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto Unidade: 01 – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto Função: 04 – Administração Subfunção: 122 – Administração Geral Programa: 52 – Atividades Técnicas e Administrativas Recurso: 178 – Recursos Próprios Elemento Despesa: 4.4.90.00.00.00.00.00 – Aplicações Diretas

44

Projeto/Atividade: 2.067 – Manutenção e Funcionamento das Atividades Técnicas do Samae. Compl. do Elemento: 4.4.90.52.40.00.00.00 - Máquinas e Equipamentos Agrícolas e Rodoviários

CLAUSULA SEXTA - PRAZOS DE INÍCIO DE EXECUÇÃO, DE CONCLUSÃO, DE ENTR EGA 6.1 - A CONTRATADA fica obrigada a cumprir os prazos determinados pela CONTRATANTE, conforme previsão contida no PREGÃO PRESENCIAL N.º 17/2017 - contados data de assinatura deste contrato, obedecendo às condições e especificações apresentadas no orçamento – Proposta. 6.2 – A maquina, objeto desta Licitação, será recebida: a) Provisoriamente, para efeito de posterior verificação da conformidade do material com as especificações; b) Definitivamente, após a verificação da qualidade e quantidade e conseqüente aceitação; 6.3 - O prazo máximo para entrega do equipamento ofertado será de até 60 (sessenta) dias a partir da data do recebimento da autorização de fornecimento – AF que será expedida pelo Departamento de Compras e Licitação e assinatura do contrato. 6.4 - O recebimento não exclui a responsabilidade da contratada pela perfeita execução do contrato, ficando a mesma obrigada a substituir, no todo ou em parte, o objeto do contrato, se a qualquer tempo se verifiquem vícios, defeitos ou incorreções A garantia do produto contratado será de no mínimo 12(doze) meses, sem limite de horas de funcionamento. 6.5 - Durante o prazo de garantia o licitante vencedor será responsável pela prestação dos serviços de assistência técnica, realizando as manutenções preventivas e corretivas, de acordo com as normas do fabricante e sem ônus adicionais para o SAMAE. CLÁUSULA SETIMA: DO PRAZO DE DURAÇÃO DO CONTRATO – 7.1 - Este contrato terá vigência a contar da data da assinatura até o adimplemento das obrigações da Contratada, na forma do art. 57, Caput, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993. 7.2 - Correrão à conta da CONTRATADA quaisquer ônus, quer seja tributário, fiscal ou trabalhista, seguros, impostos e taxas, transporte, frete e quaisquer encargos necessários a execução do objeto do contrato. CLÁUSULA OITAVA: DO CONTROLE DE QUALIDADE –

45

8.1 - A CONTRATANTE reserva-se o direito de, a qualquer tempo, antes e após a contratação, solicitar inspeções para verificar se o(s) bem(ns) e/ou o processo de fabricação atendem às exigências das normas e especificações técnicas. 8.2 - Sendo a inspeção realizada nas instalações do fabricante, a CONTRATADA deverá avisar por escrito à CONTRATANTE, com antecedência de 2 (dois) dias, da data em que o bem estará pronto para ser inspecionado. A aceitação do bem inspecionado não isenta a CONTRATADA da responsabilidade quanto ao cumprimento dos termos de garantia do(s) bem(ns). 8.3 - O objeto entregue em desacordo com as características, especificações exigidas no edital, validade e/ou com as quantidades do edital, verificadas no ato de seu recebimento, deverá ser substituído ou complementado. Nestes casos, o prazo para reposição e/ou substituição e/ou complementação será determinado pela contratante e sua inobservância implicará a aplicação das penalidades previstas no edital. CLÁUSULA NONA: CONTROLE DE QUALIDADE - 9.1 - A contratante poderá efetuar, a qualquer tempo após a contratação, inspeção para verificar se os objetos atendem as normas e especificações técnicas. 9.2 – O equipamento objeto deste Contrato obedecerá às especificações exigidas, constantes da proposta da fornecedora e estarão sujeitos, a exclusivo critério da compradora a prévio teste de qualidade diretamente pela compradora, por delegação a órgão técnico de outras entidades ou ainda por terceiros que credenciar. 9.3 - A compradora reserva-se o direito de recusar no todo ou em parte qualquer objeto considerado defeituoso, imprestável ou que, depois de inspecionado não seja aprovado, obrigando-se a fornecedora a promover sua substituição. Ocorrendo rejeição total ou parcial do objeto deste Contrato, pelos critérios de aceitação ou rejeição ajustados, a compradora sustará o respectivo pagamento, bem como poderá cancelar o pedido, no todo ou em parte.

CLÁUSULA DÉCIMA: DAS RESPONSABILIDADES - 10.1 - Os ensaios, testes ou demais provas técnicas exigidas por normas técnicas oficiais para a boa execução do Contrato, correrão por conta da fornecedora. 10.1.1 - Cabe a Fornecedora: I - Observar, na execução do Contrato, as normas técnicas;

46

II - Arcar com todos os ônus ou obrigações decorrentes da legislação da seguridade social, trabalhista, fiscal, securitária, comercial, civil e criminal, no que se relacionem com o objeto contratado, inclusive no tocante a seus empregados, dirigentes e prepostos. III - Responder por si e por seus sucessores, integralmente e em qualquer caso, por todos os danos e prejuízos de qualquer natureza, causados à Contratante ou terceiros, por seus empregados ou produtos fornecidos. IV – Manter durante toda a execução do contrato as condições de habilitação e qualificação apresentadas na licitação.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA: DAS PENALIDADES - 11.1 - O descumprimento, total ou parcial, de qualquer das obrigações estabelecidas sujeitará a CONTRATADA às sanções previstas na Lei nº 8.666/93, garantida prévia e ampla defesa em Processo Administrativo, podendo ser aplicadas as seguintes penalidades:

I - Advertência; II - Multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no Contrato. III - Suspensão temporária de participar em Licitação. IV - Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública. 11.2 - À CONTRATADA serão aplicadas multas pela CONTRATANTE a serem apuradas na forma, a saber: (a) de 0,1% (um décimo por cento) do valor global do Contrato por dia consecutivo de atraso em relação ao prazo de entrega dos bens; (b) de 1% (um por cento) do valor contratual quando a CONTRATADA, por ação, omissão ou negligência, infringir qualquer das obrigações estipuladas neste instrumento; (c) suspensão do direito de participar em licitações/contratos da CONTRATANTE ou qualquer órgão da administração direta ou indireta (federal, estadual ou municipal), pelo prazo de até 02 (dois) anos quando, por culpa da CONTRATADA, ocorrer à suspensão ou a rescisão administrativa. 11.3 - As multas previstas nesta cláusula não tem caráter compensatório e o seu pagamento não eximirá a fornecedora da responsabilidade por perdas e danos decorrentes das infrações cometidas. 11.4 - As multas aplicadas deverão ser descontadas dos créditos existentes ou cobradas judicialmente.

47

11.5 - O fornecedor será considerado inadimplente após o atraso de 60 (sessenta) dias da data prevista na ordem do fornecimento e poderá ser impedido de participar de licitações a partir do vigésimo dia de atraso.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA: DA APLICAÇÃO DAS MULTAS – 12.1 - Quando da aplicação de multas, a CONTRATANTE notificará à CONTRATADA que terá prazo de 5 (cinco) dias para recolher à Tesouraria da CONTRATANTE a importância correspondente, sob pena de incorrer em outras sanções cabíveis.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA: DA FISCALIZAÇÃO – 13.1 - A fiscalização e o acompanhamento da entrega do produto, objeto deste Contrato, será feita pela CONTRATANTE, através do Departamento de Patrimônio.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA: DA CESSÃO DO CONTRATO, SUBCONTRATAÇÃO E DA CESSÃO OU DA TRANSFERÊNCIA - 14.1 - O Presente Contrato não poderá ser objeto de cessão ou transferência, no todo ou em parte, sendo tais atos causa suficiente para rescisão.

14.2 - A CONTRATADA não poderá ceder o presente Contrato a nenhuma pessoa física ou jurídica, sem autorização prévia, por escrito, da CONTRATANTE.

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA: DA RESCISÃO - 15.1 - A CONTRATANTE reserva-se o direito de rescindir o Contrato, independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial, sem que à CONTRATADA caiba o direito de indenização de qualquer espécie, nos seguintes casos: (a) quando a CONTRATADA falir ou for dissolvida; (b) quando a CONTRATADA transferir no todo ou em parte o Contrato sem a prévia anuência da CONTRATANTE. 15.2 - A rescisão do Contrato na mesma forma prevista no item anterior ocorrerá nas seguintes hipóteses: I - Por ato unilateral escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo 78 da Lei 8.666/93; II - Amigável, por acordo entre as partes, reduzidas a termo no processo da licitação, desde que haja conveniência para a Administração; III - Judicial, nos termos da legislação.

48

15.2 - A rescisão do Contrato, quando motivada por qualquer dos itens acima relacionados, implicará a apuração de perdas e danos, sem embargos da aplicação das demais providências legais cabíveis. 15.3 - A fornecedora poderá rescindir o Contrato se ocorrer atraso superior a 90 (noventa) dias do pagamento, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação na ordem interna ou guerra.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA: DA INEXECUÇÃO DO OBJETO 16.1 - Pela inexecução total ou parcial do contrato, a Administração poderá aplicar à CONTRATADA, as seguintes sanções: I - advertência; II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório; III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos; IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contrato ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior. CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA: DOS DIREITOS DO FORNECEDOR - 17.1 - São prerrogativas da contratante as previstas no Artigo 58 da Lei nº 8.666/93, que as exercerá nos termos das normas referidas no preâmbulo deste Contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA: DAS ALTERAÇÕES 18.1 - Serão incorporados a este Contrato, mediante TERMOS ADITIVOS, qualquer modificação que venha ser necessária durante a sua vigência, decorrente das obrigações assumidas pela CONTRATADA, alterações nas especificações quantitativas e qualitativas ou prazos dos bens fornecidos à CONTRATANTE.

CLÁUSULA DÉCIMA NONA: DO CONHECIMENTO DAS PARTES E FISCALIZAÇÃO DO CONTRA TO 19.1 - Ao firmar este instrumento, declara a CONTRATADA ter plena ciência de seu conteúdo, bem como dos demais documentos vinculados ao presente Contrato. Na forma do Art. 67 da Lei

49

número 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas alterações, a execução deste contrato será acompanhada e fiscalizada pelo Direção Administrativa desta Autarquia.

CLÁUSULA VIGÉSIMA: DISPOSIÇÕES FINAIS - 20.1 - Os casos omissos no Presente Contrato serão vigorados pelos princípios do Direito Administrativo.

CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA: FORO - 21.1 - O Foro do presente Contrato será o da Comarca de Araranguá, Santa Catarina, excluído qualquer outro. Para firmeza e validade do que aqui ficou estipulado, foi lavrado o presente termo em 03 (três) vias, que depois de lido e achado conforme, é assinado pelas partes contratantes que a tudo assistiram.

Araranguá/SC, xx de xxxxxxx de 2017. ___________________ ___________________ C O N T R A T A D O C O N T R A T A N T E Testemunhas:_______________________________ Nome: CPF: _______________________________ Nome: CPF: