espírito de engano

43
1. Espírito de Engano 5. Textos: Hebreus 3.13; 2 Coríntios 4.4 Introdução: O objetivo de satanás é afastar as pessoas de Deus, ele veio para roubar, matar e destruir (João 10.10a). Este projeto satânico consiste em destruir a vida no tempo presente (vida emocional e física) e também na eternidade (vida espiritual). Para cada pessoa ele tem uma estratégia de ação específica. 6. Como identificar estas estratégias e livrar-se delas? I – Este espírito age do início da história até o fim 1 – Eva foi enganada no Édem (Gn 3.13; 1 Tm 2.14; 2 Co 11.3). Em seguida Adão se deixou levar. 2 – O espírito de engano caracteriza o tempo do fim (1Tm 4.1-3; Mt 24.4,5,11,24; Mc 13.6; 2Ts 2.8-11; 1Jo 2.18-26; 4.1-6; 2Jo7; Ap 13.13-14; 19.20; 2Tm 3.13; 4.3-4; Lc 21.8. II – Algumas estratégias de engano O inimigo usa meios os mais diferentes para introduzir o engano: 7. 1 – Transformar-se até em “anjo de luz” (2Co 11.14-15). 2 - “Enreda” (Cl 2.8), prende, cativa, com filosofias e vãs sutilezas. O inimigo é sutil e usa de firmeza, delicadeza para introduzir o mal. A Bíblia adverte: “Que ninguém vos escravize”; 3 – Ele usa de artimanhas, astúcias, e palavras vãs (Ef 4.14; 5.6), ciladas, ardis. Isto acontece com o sexo oposto, com negócios, amizades, sociedades; 4 – O engano é muito forte dentro das igrejas: falsa piedade, rivalidade, ciúmes, competições, invejas, falsas profecias, falsas revelações. 5 – O inimigo é chamado de “o sedutor”, o que significa: aquele que atrai, que encanta (Ap 20.10; 12.9). Isto acontece hoje com o espiritismo, magia negra, umbanda, candomblé, nova era, cartas de tarô, mapas astrais, cristais, pirâmides, numerologia, duendes, seitas orientais, testemunhas de jeová, mórmons, rosa-cruz, maçonaria, messiânica. As novelas, filmes, revistas, livros esotéricos, os escritos de Paulo Coelho, músicas seculares. Todos os seguimentos da sociedade estão sob a influência de satanás. A Bíblia é clara (Ap 12.9) quando diz que ele, o diabo, é o “sedutor de todo mundo”. Nações cultas, ricas, homens da alta sociedade, pessoas tidas com eruditas, o sistema financeiro, o mundo inteiro está enredado no maligno (1Jo 5.19). III – Como não se deixar enganar 1 – Com vigilância e oração (Mt 26.41; 1Pe 5.8); 2 – Com firmeza na Palavra. A Palavra de Deus (Bíblia) é o referencial, a bússola (Sl 119.105). Nada além ou aquém da Palavra;

Upload: pastor-carlos

Post on 15-Jun-2015

5.403 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Espírito de engano

1. Espírito de Engano5. Textos: Hebreus 3.13; 2 Coríntios 4.4

Introdução: O objetivo de satanás é afastar as pessoas de Deus, ele veio para roubar, matar e destruir (João 10.10a). Este projeto satânico consiste em destruir a vida no tempo presente (vida emocional e física) e também na eternidade (vida espiritual). Para cada pessoa ele tem uma estratégia de ação específica.

6. Como identificar estas estratégias e livrar-se delas? I – Este espírito age do início da história até o fim1 – Eva foi enganada no Édem (Gn 3.13; 1 Tm 2.14; 2 Co 11.3). Em seguida Adão se deixou levar.2 – O espírito de engano caracteriza o tempo do fim (1Tm 4.1-3; Mt 24.4,5,11,24; Mc 13.6; 2Ts 2.8-11; 1Jo 2.18-26; 4.1-6; 2Jo7; Ap 13.13-14; 19.20; 2Tm 3.13; 4.3-4; Lc 21.8. II – Algumas estratégias de enganoO inimigo usa meios os mais diferentes para introduzir o engano:

7. 1 – Transformar-se até em “anjo de luz” (2Co 11.14-15).2 - “Enreda” (Cl 2.8), prende, cativa, com filosofias e vãs sutilezas. O inimigo é sutil e usa de firmeza, delicadeza para introduzir o mal. A Bíblia adverte: “Que ninguém vos escravize”;3 – Ele usa de artimanhas, astúcias, e palavras vãs (Ef 4.14; 5.6), ciladas, ardis. Isto acontece com o sexo oposto, com negócios, amizades, sociedades;4 – O engano é muito forte dentro das igrejas: falsa piedade, rivalidade, ciúmes, competições, invejas, falsas profecias, falsas revelações.5 – O inimigo é chamado de “o sedutor”, o que significa: aquele que atrai, que encanta (Ap 20.10; 12.9). Isto acontece hoje com o espiritismo, magia negra, umbanda, candomblé, nova era, cartas de tarô, mapas astrais, cristais, pirâmides, numerologia, duendes, seitas orientais, testemunhas de jeová, mórmons, rosa-cruz, maçonaria, messiânica. As novelas, filmes, revistas, livros esotéricos, os escritos de Paulo Coelho, músicas seculares. Todos os seguimentos da sociedade estão sob a influência de satanás. A Bíblia é clara (Ap 12.9) quando diz que ele, o diabo, é o “sedutor de todo mundo”. Nações cultas, ricas, homens da alta sociedade, pessoas tidas com eruditas, o sistema financeiro, o mundo inteiro está enredado no maligno (1Jo 5.19). III – Como não se deixar enganar1 – Com vigilância e oração (Mt 26.41; 1Pe 5.8);2 – Com firmeza na Palavra. A Palavra de Deus (Bíblia) é o referencial, a bússola (Sl 119.105). Nada além ou aquém da Palavra;3 – Ter uma vida de testemunho e a cobertura do Sangue do Cordeiro, Jesus (Ap 12.11).4 – Buscar o dom de discernir os espíritos (1Co 12.6.11);5 – Com vida no Espírito Santo: andar no Espírito, ser guiado pelo Espírito, ser cheio do Espírito (Jo 14.26; 16.13). Conclusão: O diabo é o pai da mentira (Jo 8.44), o enganador, o sedutor. O momento que vivemos é muito complexo, difícil; o divisor de águas, a linha divisória entre o engano e a verdade é tênue. O diabo tem enganado desde o início da história, mas nós, os filhos de Deus, não seremos presas suas. Jesus Cristo disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andarás nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8.12), e o nosso Salvador manifestou-se para desfazer toda obra do diabo (1Jo 3.8)

8. .9. Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e

sendo enganados. (II Tm 3.13)

O engano é um fato em toda parte. Ele é um ator perfeito. Está em

Page 2: Espírito de engano

todos os setores de nossa vida, desde o nosso trabalho, no meio familiar, principalmente quando entram pessoas novas na família, e até mesmo nas igrejas, em todos os níveis disfarçados como convém o lugar e a hora.

Jesus andava com seus discípulos levando a Sua Palavra e entre eles havia comunhão. Mas no meio deles havia um traidor. Judas andava com Jesus, comia com ele e foi corrompido pelo maior enganador: Satanás. Jesus sabia que ia ser traído, mas também sabia que era necessário que assim fosse. Satanás entrou no coração de Judas - (Mt 26.25).

O que Deus quer nos mostrar com tudo isso? Que assim como ele foi traído, nós cristãos que fazemos parte de seu povo, não estaríamos imunes. O que mais me impressiona é que Jesus estava querendo nos dizer que o espírito do engano está no meio de nós, se misturando como se fosse um de nós, mas não é um de nós. Bem, aquele que engana sempre estará no meio das ovelhas de Deus, e das pessoas desatentas, porque a intenção é sempre destruir, contaminar e impedir os planos de Deus.

Jesus nos alerta sobre os falsos profetas em Mt 7:15, que estavam no meio do povo, pregavam e profetizavam o que não provinha da parte de Deus. No entanto, estava disfarçado como ovelhas, isto é, como dóceis, que aparentemente não fazem mal a ninguém, e se parecem como cristãos, mas na verdade são lobos devoradores por dentro. O lobo representa a astúcia e a maldade escondida no coração, com toda espécie de trama e armadilha. Prepara laços o tempo todo para as ovelhas verdadeiras e muitas vezes ingênuas.

Não se deixe levar pelo engano dos homens, pelas boas palavras, pelos sorrisos, embora a cordialidade e o verdadeiro amor devem estar sempre em nós, porque prova que amamos a Deus. As diferenças da ovelha e do lobo são os frutos (Mt 7.16). Estes são os comportamentos, as reações perante as dificuldades, mas principalmente nossa maneira de ser de acordo com a Palavra de Deus. Alguns se tornam santos dentro da casa de Deus, mas quando saem viram lobos disfarçados. "Então Moisés e Arão foram a Faraó, e fizeram assim como o SENHOR ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente.E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos.Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles.Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha falado".Êxodo 7:10-12 

Deus tinha enviado Moisés para libertar os filhos de Israel do jugo egípcio. Finalmente, depois de 400 anos de tormentos e escravidão, os israelitas estavam livres. Deus enviou Moisés e Arão para confrontar a Faraó, exigindo a libertação dos israelitas. Arão acompanhou Moisés como seu porta-voz. Deus disse a Moisés e Arão

Page 3: Espírito de engano

que Faraó estava querendo ver milagres. Deus então os instruiu a fazê-los. Quando Faraó pediu para ver um milagre, Arão lançou sua vara ao chão e ela se transformou em uma serpente. Isto não deveria ser surpresa para um cristão, que Deus opera milagres.    Todavia, o que pode ser surpreendente para um novo convertido que está crescendo na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo é que o DIABO TAMBÉM OPERA MILAGRES! O fato que o diabo e seus falsos profetas podem operar milagres é documentado nas seguintes Escrituras: Êxodo 7:11: "E Faraó também chamou os sábios e encantadores;  e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos".   Êxodo 7:22: "Porém os magos do Egito também fizeram o mesmo com os seus encantamentos; de modo que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha dito". Êxodo 8:7: "Então os magos fizeram o mesmo com os seus encantamentos, e fizeram subir rãs sobre a terra do Egito". 

Não é surpresa nenhuma para o CRENTE INSTRUÍDO que o diabo tem um poder dado a ele por Deus. Quando o diabo tentou a Jesus no capítulo quatro do Evangelho de Lucas, há uma interessante declaração feita pelo tentador:  Lucas 4:6: "E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero".   O diabo é um ser “finito”. Ele NÃO é onipotente, NÃO é onipresente e NÃO é onisciente. Ele é um homicida. Não foi Deus quem assassinou 2000 bebês na época em que Cristo veio ao mundo, foi Herodes. Herodes era tão obcecado em manter o domínio sobre seu reino que prontamente mandou matar aquelas crianças na tentativa de acabar com Cristo. A maior parte dos assassinos SÃO POSSUIDOS PELO DIABO (assassinos tais como Hitler, Nixon, Kissinger, Pol Pot e a igreja católica desde o seu surgimento, passando pela idade média até a segunda guerra mundial). A igreja católica, porém, “oficialmente” condena o holocausto. Este é o poder do diabo – matar, roubar e destruir (João 10:10).   O diabo é um ser limitado, corrupto e pervertido em todo o sentido da palavra. Ele é mestre do engano, um completo mentiroso. É interessante que os ocultistas (iluminati, maçons, etc) gostam de ostentar espalhafatosamente o satanismo. Não é surpresa, a maior parte da sociedade não considera esta questão tampouco se importa. Isto não me surpreende, pois as pessoas não conhecem a Jesus Cristo. Elas nunca nasceram de novo.     A sociedade está cheia de pessoas religiosas, até mesmo se dizendo “cristãs” afirmando conhecer tudo, até o jargão usado, mas seus corações estão longe de Deus. Eles são impostores, em sua trilha até o inferno de fogo. O único caminho para qualquer pessoa ir para o céu é ter os seus pecados perdoados. Somente Jesus Cristo pode perdoar pecados porque somente Ele tem as marcas dos cravos nas mãos.  Cristo morreu por nossos pecados de acordo com as Escrituras. 

Page 4: Espírito de engano

I Coríntios 15:3: "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,"   A Bíblia foi historicamente escrita antecipando vários fatos que hoje são realidade. As seguintes passagens do livro de Apocalipse revelam que o anticristo realizará milagres para enganar as massas: Apocalipse 13:14: E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. Apocalipse 16:14: Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso. Apocalipse 19:20: E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.   O diabo é um mestre em falsificar, com suas falsas bíblias, falsas religiões, falsos profetas, falsas doutrinas, falso povo, etc. Como crentes temos o Espírito Santo de Deus vivendo em nossos corações (I Jo 4:4). Maior é o que está em nós (Deus) do que o que está no mundo (o diabo). Devemos diligentemente analisar todo e qualquer milagre ou maravilha para decifrar se é de Deus ou do diabo.   Lembre que os mágicos de faraó tinham poderes satânicos para fazer milagres. Lembre que o anticristo IRÁ enganar as massas com milagres, sinais e maravilhas. A Bíblia claramente ensina que Deus fala conosco nestes últimos dias através de Seu Filho (Jesus Cristo, a Palavra de Deus – Ap 19:13; Hb 1:2). Deixe que a Palavra de Deus e o Espírito Santo sejam os seus guias.   Um cristão nascido de novo deve EXPOR AS OBRAS DO DIABO! Se não fizermos isso, então quem fará? Você acha que os feiticeiros estão expondo a malignidade de Harry Potter? Você acha que Ophra Winfrey está expondo o movimento Nova Era? A Nova Era está se tornando rapidamente a maior religião do mundo. O ensino básico da Nova Era é de que existem MUITOS caminhos para o céu; MAS, a Bíblia proclama que existe SOMENTE UM, que é pela fé em Jesus Cristo somente (Jo 14:6; Atos 4:10-12). Por favor, não se deixe enganar...   “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. (Mt 7:14) A segunda epístola de Paulo aos tessalonicenses nos diz que aqueles que não amam a verdade irão seguir a besta para a perdição. Jesus Cristo é a única esperança de escape. Você ama a verdade? Senão, deve nascer de novo! Deus pode falar ao seu coração como essas palavras falam a sua mente. No nome de Jesus, David Stewart. 

O que devemos fazer? A palavra de Deus nos adverte a vigiar e orar,

Page 5: Espírito de engano

"Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios, e vigiai em oração;" I Pe 4.7. Além disso, saber do Espírito Santo sobre o nosso procedimento diante de todas estas coisas, pois o joio é semeado por satanás, quando os homens dormem, "mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se." Mt 13.25. Se o joio entrar, só será retirado na ceifa, quando Jesus separar os que são dele e os que não são.

Sendo assim, vamos estar bem acordados em nosso modo de viver, e fazer da nossa comunidade cristã, da nossa casa de oração um lugar onde o trigo prevaleça. Oremos com perseverança a todos os homens que dirigem suas igrejas, para que usem de autoridade e sabedoria vindas do alto, não permitindo que por causa de algumas laranjas estragadas todas sejam contaminadas.

Que seja tirada toda a cegueira espiritual de todos os homens, impedindo a visão verdadeira do ponto de vista de Deus, porque o ponto de vista dos homens não está no coração de Deus. O coração do homem é enganoso e somente Deus realmente conhece e o vê por dentro - Jr 17.9.

"Uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu próximo, mas no coração arma-lhe ciladas. Jr 9.8".

10. A SUTILEZA DE SATANÁS NO FIM DOS TEMPOS.

11. TEXTO ÁUREO12. COLOSSENSES 2:8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua,

por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

13. VERDADE PRÁTICA14. Firmes na Palavra, poderemos desmascarar as sutilezas e os ataques de

Satanás contra a Igreja de Cristo.15. LEITURAS

Sutileza envolve sedução e engano (Mt 13:22); Atentos contra as astutas ciladas do Diabo (Ef 6:11); O cristão deve ser prudente como as serpentes e símplices como as

pombas (Mt 10:16); O poder do Evangelho desmascara as sutilezas do diabo (At 19:13-17); Menino na malícia, mas adulto no entendimento (I Co 14:20); O cuidado de não sermos enganados pela aparência (Mt 7:15)

16. MATEUS 13:22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

17. EFÉSIOS 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

18. MATEUS 10:16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.

19. ATOS 19:13-17 13 E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. 14 E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. 15 Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? 16 E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira

Page 6: Espírito de engano

que, nus e feridos, fugiram daquela casa. 17 E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

20. I CORÍNTIOS 14:20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.

21. MATEUS 7:15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

22. LEITURA BÍBLICA23. COLOSSENSES 2:4-11 4 E digo isto, para que ninguém vos engane com

palavras persuasivas. 5 Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo. 6 Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, 7 Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. 8 Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; 9 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; 10 E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade; 11 No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo;

          SÍNTESE TEXTUAL24. O cerne da presente lição encontra-se no versículo 8. Neste há um divisor

entre a compreensão positiva e negativa da doutrina de Cristo demonstrada por três expressões: "segundo os homens" (kata anthrõpõn);"segundo o mundo" (kata tou kosmou); e "segundo Cristo" (kata Christon). As duas primeiras, não apenas opõe-se a última, mas a combatem. Fazem parte daquilo que Paulo denominou de "filosofias" e "vãs sutilezas". Estas, procedem de fontes humanas e malignas, enquanto a terceira, fundamenta-se na revelação divina em Cristo.

25. "Segundo os homens", refere-se à crença em um conjunto de tradições orais ou lendárias que, pela sua antiguidade, parecia ser merecedora de crédito e aprovação. Contudo, não passava de sutileza ou engodo(apatê).

26. "Segundo o mundo", difere da primeira, pois enquanto a expressão "segundo os homens" baseia-se nas lendas artificiosas, esta, na adoração aos espíritos ou "aeons". Portanto, a religião professada em Colossos era constituída de um fundamento teórico antigo que formava a doutrina e fortalecia a crença na adoração a espíritos intermediários entre Deus e os homens. Estas tradições e sutilezas opunham-se ao corpo de doutrina apostólico e a adoração ao Deus único e verdadeiro.

27. INTRODUÇÃO28. Desde os tempos bíblicos, Satanás vem usando os seus agentes a fim de levar

o povo de Deus a desacreditar na Bíblia, na divindade e na obra redentora de Cristo. Temos de estar devidamente preparados para detectar e desmascarar suas sutilezas. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da Igreja de Cristo nestes últimos dias.

I. OS ARDIS DE SATANÁS29. Seus disfarces. Desde a fundação da Igreja, os falsos mestres vêm

disfarçando-se entre os filhos de Deus para disseminar suas heresias. Jesus disse que os mestres do erro apresentam-se "vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mt 7:15). A Bíblia classifica os tais como "falsos apóstolos" e "obreiros fraudulentos", identificando-os como agentes de Satanás que se transfiguram "em ministros de justiça" (II Co 11:13-15). Devemos, por isso, acautelar-nos deles.

Page 7: Espírito de engano

30. MATEUS 7:15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

31. II CORÍNTIOS 11:13-15 13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

32. Suas estratégias. Os expositores sectários preocupam-se com a aparência, pois costumam apresentar o seu movimento como um paraíso perfeito (II Tm 3:5). Infelizmente, muitos são os que caem nessas armadilhas. Uma vez fisgados por eles, dificilmente conseguem libertar-se, uns por causa da lavagem cerebral que recebem, outros em razão do terrorismo psicológico e da pressão que sofrem de seus líderes. Seus argumentos são recursos retóricos bem elaborados e persuasivos, para convencer o povo a crer num Jesus estranho ao Novo Testamento (II co 11:3).

33. II TIMÓTEO  3:5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

34. II CORÍNTIOS 11:3 Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.

35. II. A PERÍCIA DOS HERESIARCAS36. "Palavras persuasivas" (v.4). Os falsos mestres, a quem o apóstolo se refere,

estavam envolvidos com o legalismo judaico: circuncisão (Cl 2:11), preceitos dietéticos e guarda de dias (Cl 2:16). Há também várias referências ao gnosticismo (Cl 2:18, 23). O verbo grego paralogizomai, "enganar, seduzir com raciocínios capciosos", descreve com precisão a perícia dos falsos mestres na exposição de suas heresias. O nosso cuidado deve contínuo para não nos tornarmos presas desses doutores de engano.

37. COLOSSENSES 2:11, 16, 18, 23 11 No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo; ... 16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, ... 18 Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, ... 23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

38. O Jesus que recebemos (v. 6, 7).  O apóstolo insiste que devemos andar de acordo com o evangelho, a fim de ficarmos arraigados, edificados e firmados na Palavra de Deus. Entretanto, a mensagem dos agentes de Satanás é sempre contra tudo o que cremos, pregamos e praticamos. Às vezes, há alguns pontos aparentemente, comuns entre nós e eles, e nisso reside o perigo, visto que é por onde tais ensino se introduzem.

39. COLOSSENSES 2:6-7 6 Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, 7 Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.

40. A simplicidade do evangelho. A mensagem do evangelho é simples e qualquer ser humano independentemente de seu preparo intelectual e origem,  é capaz de entender; basta dar lugar ao Espírito Santo, que convence o homem "do pecado, da justiça e do juízo" (Jo 16:8).  A conversão ao cristianismo não é resultado de estratégia de marketing, nem de técnicas persuasivas (I Co 2:4). Não é necessário, portanto, um "curso de lógica" para alguém ser salvo ou entender os princípios da fé cristã.

Page 8: Espírito de engano

41. I CORÍNTIOS 2:4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;

42. III. AS SUTILEZAS DO ERRO43. "Ninguém vos faça presa sua" (v. 8a). O significado de "presa" revela o que

acontece, ainda hoje, com os adeptos das seitas. O verbo grego sylagõgeõ, "levar como despojo, prisioneiro de guerra, sequestro, roubo", descreve o estado espiritual dos que seguem os falsos mestres. Um dos objetivos dos promotores de heresias é escravizar suas vítimas para terem domínio sobre elas (Cl 2:18; Gl 4:17). Hoje, muitos estão nos grilhões das seitas como verdadeiros escravos.

44. COLOSSENSES 2:8, 18 8 O qual nos declarou também o vosso amor no Espírito. ... 18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

45. GÁLATAS 4:17 Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles.

46. "Por meio de filosofias" (v. 8b). Não há indícios de que o apóstolo esteja fazendo alusão às escolas filosóficas da Grécia. O estoicismo e o epicurismo eram as filosofias predominantes do mundo romano na era apostólica e são mencionadas em O Novo Testamento (At 17:18). "As filosofias" de que Paulo trata são conceitos mundanos, contrários à doutrina e à ética cristã. Qualquer sistema de pensamento, ou disciplina moral, era, naqueles dias, chamado de "filosofia".

47. ATOS 17:18 E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.

48. "Vãs sutilezas" (v. 8c). Engano e sutileza, nesse contexto, significam a mesma coisa. A palavra grega usada para sutileza é apatê, isto é, "engano" (Ef 4:22), "sedução" (Mt 13:22). É usada para referir-se a pessoas de conduta enganosa e embusteira que levam outras ao engano. É mediante tais recursos que os mestres do erro conduzem suas vítimas ao desvio. Tais sutilezas impedem as pessoas de verem a verdade e, como consequência, tornam-se cativas das astúcias de Satanás.

49. EFÉSIOS 4:22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

50. MATEUS 13:22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

51. "Segundo a tradição dos homens" (v. 8d). Não é a tradição apostólica nem judaica, mas um sincretismo de elementos cristãos, judaicos e pagãos: angeolatria e ascetismo, por exemplo. Eram práticas que se opunham ao evangelho. Trata-se de tradição humana, ao passo que o evangelho veio do céu (Gl 1:11-12).

52. GÁLATAS 1:11-12 11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. 12 Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.

53. IV. OS RUDIMENTOS DO MUNDO54. O significado de "rudimentos" (v. 8). A expressão "rudimentos do mundo", em

nossas versões. A palavra stoicheion, "fundamento, elemento", aparece na filosofia grega para os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo que, segundo ensinavam os físicos gregos, compõem a totalidade do mundo (II Pe 3:10-12). Para outra escola filosófica da Grécia, significava "elementos espirituais", ou "espírito vivo", que se difundia por toda a natureza como força vivificante.

Page 9: Espírito de engano

55. II PEDRO 3:10-12 10 Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. 1 Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, 12 Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?

56. O apóstolo se refere a que "rudimentos"? Essa palavra é usada, também, com o sentido de "princípio básico" (Hb 5:12) e de "elementos judaicos" ou "adoração cósmica" do sincretismo helênico (Gl 4:3, 9). O termo deve ser analisado à luz do contexto e, aqui, mostra que são uma referência aos poderes demoníacos que se opunham a Cristo. Veja que o apóstolo contrapõe esses rudimentos a Cristo: "segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo".

57. HEBREUS 5:12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.

58. GÁLATAS 4:3, 9 3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. ... 9 Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?

59. A deidade de Cristo em jogo. Cristo é superior a todos os poderosos (Ef 1:21). Os crentes, portanto, não precisam dos stoicheia, ou poderes demoníacos, apresentados pelos falsos mestres. As vãs filosofias são oriundas dos homens e do reino das trevas e não de Cristo. Há uma diferença abissal entre Cristo e os rudimentos do mundo. Não se trata, por conseguinte, de um demiurgo dos gnósticos, nem dos poderes cósmicos dos adeptos da Nova Era (v. 9).

60. EFÉSIOS 1:21 Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;

61. O significado de "toda a plenitude da divindade" (v. 9). Temos, neste contexto, o Deus verdadeiro com toda a sua plenitude. O sentido de "divindade", no texto original, é "deidade". Um conceituado dicionário de grego afirma: "deidade" difere de divindade, como a essência difere da qualidade ou atributo". Na Tradução do Novo Mundo, as Testemunhas de Jeová diluíram o v. 9, traduzindo-o por "qualidade divina", para adaptar à Bíblia as suas crenças, atitude própria dos falsos mestres.

62. CONCLUSÃO63. O povo de Deus vive em constante batalha espiritual. O inimigo sempre

trabalhou para desviar os crentes da vontade divina, induzindo-os a crenças falsas e práticas que desonram ao Criador. Por isso devemos estar atentos quando um movimento religioso apresenta-se com persuasão e argumentos aparentemente convincentes. Trata-se, geralmente de alguém que pretende mostrar-nos algo que não está de acordo com a Palavra de Deus.

64.Enganação no Mais Alto Nível: Quando o Diabo Imita a Obra do Espírito Santo de Deus

65.O verso a seguir das Escrituras é interessante por diversas razões, mas suspeito que a maioria das pessoas deixa de compreender a força total do que ele implica:

66."Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." [1 Pedro 5:8].

67.O termo "rugindo como um leão" deveria chamar nossa atenção por sua incongruência. Os leões não rugem quando saem para caçar! Já que o senso comum nos diz que o rugido afugentaria a presa

Page 10: Espírito de engano

avistada, como devemos interpretar essa afirmação? Talvez algumas informações adicionais ajudem a esclarecer a verdade maior que está por trás. Os naturalistas observaram os leões na vida selvagem e filmaram o comportamento deles para programas de televisão como o "Canal Discovery", e parece que uma das ocasiões mais freqüentes em que o rugido ocorre é após a matança ter ocorrido! Uma vez que a comida esteja disponível, a furtividade não é mais necessária e a refeição torna-se bem ruidosa. O rugido e o grunhido então tornam-se sinais para os outros animais que o rei leão está comendo e que eles estão, pelo menos por este momento, relativamente seguros.

68.Portanto, um leão que ruge é um leão "seguro" — não uma ameaça imediata. Ele não está à espreita, procurando sua próxima refeição e não se preocupa em esconder sua presença. Assim sendo, o que podemos aprender com o fato de o Diabo ser como um "leão que ruge... procurando a quem possa tragar?"Enganação, enganação, enganação! Que melhor modo o Diabo poderia escolher para desarmar e enganar as ovelhas do que distraí-las? Manter a atenção delas focada no "rugido" e levá-las a um falso senso de segurança enquanto ele se aproxima de mansinho por trás.

69.Que imagem mental vem à sua mente quando o Diabo é mencionado? Um monstro horrendo vestido de vermelho, com chifres, patas, um rabo pontudo e um forcado de três pontas. Certo? Mas onde essa descrição se encontra na Bíblia? Meus amigos, ela não está na Palavra de Deus e chegou até nós graças à imaginação de alguém, provavelmente dos tempos medievais. No entanto, ela se ajusta perfeitamente ao plano do Diabo! O conceito dos desenhos animados desse monstro acoplado com a inclinação natural do homem para o comportamento pecaminoso, oferece a capa do "leão que ruge" que Satanás tem usado para sua vantagem há milênios! "O Diabo está no outro lado da cidade, na sarjeta com o resto dos pecadores", é a falsa imagem que ele ainda está empregando com perfeição. No entanto, a verdade é quase sempre mais estranha que a ficção e muitos ficarão chocados com o que estou prestes a dizer, mas já lhe ocorreu que desde o início da igreja até agora, Satanás e seus demônios estão entre os mais influentes e famosos pregadores no mundo? Estou sendo tão sério quanto uma pedra nos rins! O leão alimenta-se das ovelhas, não dos crocodilos! Por que o Diabo gastaria tempo e energia com aquela parte da cadeia alimentar com a qual não tem qualquer interesse? Das cenas fragmentadas que temos dele na Bíblia, parece que está preso em uma luta cósmica com Jeová pelo próprio título de "Deus" e dedica sua atenção àqueles de nós que são ovelhas de Deus. De modos que não podemos plenamente compreender, qualquer desobediência, qualquer desvio da vontade de Deus para nossas vidas que ele possa obter de nós — é seu objetivo. Assim, quando consegue nos atrair para um falso senso de segurança pensando que sua localização é onde ouvimos o rugido, a tarefa de nos devorar torna-se muito mais fácil. A Palavra de Deus tem muito a dizer sobre os falsos mestres — os lobos (ou, neste caso, leões) entre as ovelhas. Para devorar o máximo possível, precisam fazer o melhor que podem para ficar sob uma capa de disfarce. Manter uma aparência exterior de ovelha é de fundamental importância para ser bem sucedido no ataque às ovelhas. Além disso, trabalhar como pastor/mestre lhes concede a maior de todas as oportunidades para infligir o maior dano espiritual que for possível.

Page 11: Espírito de engano

70.A enganação é a marca registrada do Diabo! É seu modo de operação, seu jeito de agir. É por isso que o Novo Testamento está repleto de advertências sobre a enganação. Aqui estão apenas alguns exemplos:

71."E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos." [Mateus 24:4-5].

72."E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos." [Mateus 24:11].

73."Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." [Mateus 24:24].

74.E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos." [Marcos 13:5-6].

75."Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente." [Efésios 4:14].

76."Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência." [Efésios 5:6].

77."E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo." [Apocalipse 20:3].

78.Logicamente, existem muitas outras referências que poderiam ser citadas, mas essas seleções deixam a questão bem clara. O Diabo é nosso adversário e está usando todo truque sujo à sua disposição para nos pegar desprevenidos e nos atrair ao mal. Quando cedemos à tentação e, desse modo pecamos contra nosso Senhor e Salvador, deixamos o Diabo contente! Ele não pode nos forçar a pecar, mas certamente pode nos dar alguns empurrões na direção em que estamos inclinados. Quanto mais completamente ele puder "devorar" uma das ovelhas, mais dor causa ao grande coração de Deus. Mas há um plano muito mais sinistro e absolutamente brilhante a ser encontrado no cinto de truques de Satanás — um plano que é raramente reconhecido pelo povo de Deus:pecado que não parece ser pecaminoso. Deixe-me explicar o que quero dizer. Qualquer coisa que não esteja 100% em conformidade com a vontade de Deus é, por definição, pecado. A palavra grega hamartano, normalmente traduzida como "pecado" no Novo Testamento, tem um significado principal de "errar o alvo". Fazer a coisa certa do modo errado (tendo um motivo errado, por exemplo), é pecado. Um pensamento imoral que passa rapidamente pela nossa mente ou um acesso de raiva injustificada são tão pecaminosos aos olhos de Deus quanto um dos "grandes" pecados (grandes aos nossos olhos) do homicídio ou do adultério. Deus não categoriza nem "atribui pontos de classificação" ao pecado — não existem pecados pequenos e grandes. Qualquer falha em se conformar totalmente (100%) com a vontade de Deus é PECADO! Ponto! Uma vez que compreendamos esse conceito — que somos por natureza e por prática pecadores — a graça de Deus estendida a nós se destaca por contraste. Mas, e o pecado que não parece pecaminoso? A oração é algo que as pessoas espirituais praticam — um conceito ensinado em toda a Bíblia — mas a oração pode ser pecaminosa? E as orações egoístas? E orar por coisas

Page 12: Espírito de engano

contrárias à vontade revelada de Deus? Agora, vamos esquentar um pouco. E a adoração? Ela pode ser pecaminosa? E a atitude de coração errada ou motivo errado durante a adoração? E colocar a ênfase no Espírito Santo? Você percebe que podemos pecar ao enfatizarmos o Espírito Santo, desse modo colocando de forma não intencional Cristo em uma posição de subordinação? Colossenses 1:18 diz:

79."E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência."

80.Veja: neste tempo presente, Deus, o Pai, e Deus, o Espírito Santo, estão intencionalmente "ocupando a posição do banco traseiro" e cedendo a primazia a Deus, o Filho! Até que Cristo entregue o reino de volta ao Pai (1 Coríntios 15:24), não estará em posição de sujeição a ele! (verso 28)! Durante este tempo, o Espírito Santo é o poder que está por trás do trono. Em 1 João 16:13-14, o Senhor nos diz que o Espírito Santo não procurará sua própria promoção:

81."Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar."

82.Assim, aqueles que colocam uma ênfase desordenada sobre o Espírito Santo e aos seus dons estão em terreno movediço, para dizer o mínimo! Qual melhor esquema Satanás e seus leões poderiam usar para seduzir os cristãos do que fingir ser o Espírito Santo e pregadores? Você acha que isso é impossível? Observe nos versos a seguir que o próprio Satanás se transforma em anjo de luz e seus "ministros" — literalmente, seus assistentes (os demônios) se transformam em "ministros da justiça" — pastores e mestres!

83."E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras." [2 Coríntios 11:14-15].

84.Parece que a principal razão por que as pessoas não encaram essa realidade deve-se a um mal-entendido básico da natureza do adversário. É inconcebível para eles que os demônios possam adorar a Deus e louvar o seu nome enquanto ao mesmo tempo Satanás mascara-se como o Espírito Santo — operando milagres e seduzindo os crentes por meio de poder espiritual incrível e felicidade emocional! Os demônios são os espíritos desencorpados dos anjos caídos — aqueles que aderiram a Lúcifer na rebelião contra Deus. De acordo com as Escrituras, sob as circunstâncias corretas, alguns deles reconhecem o status superior de Deus! Em Marcos 5, temos o relato do homem de Gadara, possesso por uma legião de demônios, que adorou a Jesus Cristo:

85."E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras. E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.) E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos." [Marcos 5:6-9].

86.O que é adoração? A palavra que foi traduzida como "adorar" é proskuneo; do grego 4313 (pros) e um provável derivativo do grego

Page 13: Espírito de engano

2965 (kuon) (significando beijar, como um cachorro que lambe as mãos de seu dono); colocar-se em posição de submissão, inclinando-se, isto é prostrando-se para homenagear (em reverência, ou adoração) — adorar. Portanto, adorar não significa necessariamente uma demonstração de reverência do coração. No caso dos demônios, é meramente um reconhecimento da superioridade. No entanto, os demônios realmente adoram a Deus? De acordo com Atos 16:17, eles adoram. A jovem possessa por um espírito de adivinhação seguiu a Paulo, Silas e Timóteo por vários dias, clamando para chamar atenção sobre eles:

87."Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu." [Atos 16:17-18].

88.Por que você acha que o Espírito Santo incluiu esses incidentes na Bíblia? Não vê que foi para o propósito de nos mostrar a perfídia e extrema enganosidade do nosso inimigo? Observe também a seguinte afirmação:

89."Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios." [1 Timóteo 4:1].

90.Isso nos traz ao ponto principal que quero abordar sobre a enganação — o indivíduo que está sendo enganado não tem pista alguma! Esse conceito é muito simples, porém profundamente aplicável ao momento atual. Milhões de cristãos professos estão nas mandíbulas do leão enquanto ouvem outro rugir! Eles estão tão certos que tudo está bem e protegido que não observam os dentes pontudos de alguns de seus líderes. É absolutamente inconcebível para eles que um "irmão em Cristo" possa ser na realidade um demônio disfarçado de pregador e prestes a fazer mal a eles e à sua igreja. No entanto, sabemos que essa é uma coisa muito desagradável de contemplar — mas é vitalmente necessário que exploremos a evidência. Lentamente, de forma quase imperceptível, os últimos 150 anos aproximadamente, viram um contínuo aumento daquilo que chamo de "Cristianismo Orientado Pelas Experiências!" Ele começou, mais ou menos, com as "Novas Medidas Para uma Nova Teologia", do evangelista Charles Grandison Finney — associar os resultados com a ação do Espírito Santo no reavivamento. Em outras palavras, a Palavra era pregada e as decisões ocorriam — portanto, o Espírito Santo devia estar operando. É compreensível como a conclusão pragmática foi alcançada, mas foi negligenciado na equação o fato que métodos humanos estavam sendo empregados. A pressão psicológica era aplicada e a passagem do tempo revelou que a maioria das decisões não era duradoura. No entanto, o precedente foi criado e o dano foi feito — o desejo pelos resultados superou o senso comum e os métodos ainda estão conosco hoje. A quem devemos atribuir os "resultados"? Deus não dá laços mal feitos, de modo que a qual outra conclusão podemos chegar senão que Satanás aproveita essas oportunidades para plantar joio no meio do trigo? Leões 1 x 0 Cristãos.

91.Também durante essa mesma época geral, outro movimento teve início e teria conseqüências de muito maior alcance. Os homens começaram a "redescobrir" os dons do Espírito — falar em línguas

Page 14: Espírito de engano

estranhas, a interpretação de línguas, a profecia, etc. — e a guerra foi entre aqueles que os aceitavam como genuínos e aqueles que estão convencidos que são falsificações. Deus não é o autor da confusão [1 Coríntios 14:33] e o simples fato que uma divisão no Corpo de Cristo tenha ocorrido deve nos alertar para sua origem! A melhor parte de dois mil anos passou sem que esses dons fossem praticados e, mesmo assim, quando foram "redescobertos" — esse fato óbvio da história foi rejeitado. Se eles fossem válidos e não tivessem cessado (como insistem os cessacionistas, com base em 1 Coríntios 13:8], onde estavam os dons durante esse ínterim? Ah, mas isso pode ser apenas um pequeno pormenor! No entanto, em vez de abordar esse assunto do ponto de vista normal do "cessacionista", quero olhar para ele de um ângulo totalmente diferente.

92.A Bíblia nos dá o último capítulo do plano de Deus para o planeta Terra e já sabemos a partir da palavra profética como as coisas vão terminar. 2 Timóteo 3:13 diz: "Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados." 2 Tessalonicenses 2:9 diz acerca do Anticristo: "A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira." O Senhor Jesus em Mateus 24:24 diz sobre esse tempo: "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." Assim, não podemos ver que a enganação e os "sinais e maravilhas" serão a ordem do dia? Estamos começando a ver uma tendência aqui? Somos tão ingênuos ao ponto de pensar que a enganação e as maravilhas da mentira começarão abruptamente somente com o aparecimento do Anticristo? É certo que não! O reflexo condicionado garante a resposta desejada a partir de um determinado estímulo, de modo que faz sentido concluir que o Diabo estará trabalhando no projeto há muitos e muitos anos! Ele está trabalhando e a enganação está cegando uma quantidade incontável de crentes para a verdade.

93.Veja, a experiência pessoal tornou-se o fator determinante nesse sistema de crenças, em vez de a inerrante e infalível Palavra de Deus. Para eles, é totalmente inconcebível que as maravilhosas, poderosas e inegáveis manifestações que estão experimentando possam ser qualquer outra coisa que não a operação do Espírito Santo. No entanto, humildemente apresento a você que isso é justamente o que está acontecendo! Sei que alguns leitores já podem estar no ponto de explodir, mas peço, para seu próprio bem espiritual, que leiam este artigo até o fim. A enganação de Satanás precisa, por necessidade, envolver aquilo que imite muito bem (se não perfeitamente!) a obra do Espírito Santo — caso contrário, ele não enganaria ninguém que possua um conhecimento básico das Bíblia. O Diabo procura tomar o lugar de Cristo — isso é o que o prefixo grego antiem anticristo significa: "no lugar de Cristo", e não apenas "em oposição a Cristo", como é ordinariamente compreendido em português.

94.PRESTE MUITA ATENÇÃO AGORA, POIS É MUITO IMPORTANTE!!!  — Qual razão espiritual pode qualquer um de nós dar para dizer que Satanás não pode duplicar os milagres do Espírito Santo se Deus permitir isso? Com a permissão de Deus, ele certamente controlou o clima e matou os filhos de Jó, fez descer fogo dos céus e queimou as ovelhas e os servos de Jó, e fez Jó contrair uma terrível doença, com úlceras malignas por todo o corpo! Se o Diabo pode fazer alguém

Page 15: Espírito de engano

adoecer, é difícil imaginar que também possa fazer a pessoa sarar? Estou convencido que os cristãos colocam limites ao Diabo que não estão de acordo com os fatos! Ele é o mais poderoso anjo que Deus criou e, obviamente, é capaz de fazer tudo aquilo que Deus permita que ele faça. Portanto, por qual lógica nas Escrituras alguém pode provar que os dons espirituais conforme se manifestam hoje são do Espírito Santo e não de Satanás? Não tente apelar para o fato de Cristo ser honrado e Seu santo nome magnificado por aquilo que ocorre, ou quão maravilhoso você se sente porque essa não é uma base escriturística para provar coisa alguma. Como já mostrei, as Escrituras apresentam exemplos em que os demônios adoraram e testificaram do poder de Cristo para salvar. Tanto quanto eu saiba, o único teste que a Palavra de Deus nos oferece encontra-se em 1 João 4:1-3, que diz:

95."Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo."

96.Observe que essa passagem é na verdade uma ordem — não uma sugestão — de modo que a não ser que uma ou mais pessoas piedosas sem qualquer motivo ulterior aplique esse teste aos espíritos das línguas, profecia, etc., a autenticidade deles é muito duvidosa! Se o Espírito Santo realmente estiver em operação, ele alegremente confessará que Jesus Cristo veio em carne, mas se não...??? O que você tem a perder senão alguma fé que foi colocada em lugar errado?

97.Como mencionei anteriormente, meu argumento é que a Palavra de Deus foi abandonada em favor da experiência. Entretanto, é compreensível que aqueles que têm o poderinegável e o êxtase espiritual de uma força sobrenatural em operação em suas vidas, serão altamente resistentes à afirmação que ela seja uma falsificação. A atitude deles é que 1 Coríntios 13:8 não pode significar que os dons cessaram, pois eles ainda os experimentam! Não interessa que o dom (ou exercício) das línguas não seja mencionado novamente após 1 Coríntios 14. Não interessa que o dom de curar claramente tenha cessado enquanto Paulo ainda estava vivo! 2 Timóteo 4:20 nos diz que Paulo deixou Trófimo doente em Mileto. Se ele ainda possuísse o dom de curar, por que teria feito isso? Amigo, aqueles "dons de sinais" já tinham cumprido seu propósito desejado — que era autenticar a mensagem do evangelho ao povo da aliança de Deus — Israel. Os dons de profecia e sabedoria somente continuaram enquanto o cânon das Escrituras ainda não estava completado e depois também cessaram. A Palavra de Deus ficou finalmente completada na forma escrita e os dons não eram mais necessários. Tudo o que Deus quer que uma de Suas ovelhas saiba está contido nas páginas da Bíblia e ela é nosso livro-texto e guia de fé e de prática.

98.Minha especialidade profissional na Força Aérea era orientação dos mísseis e o antigo sistema "MACE" em que trabalhei foi um dos precursores dos modernos mísseis de longo alcance. Ele empregava um sistema de radar "de conferência de mapas" apoiado por uma

Page 16: Espírito de engano

plataforma inercial giroscópica. Durante o treinamento para operar o sistema, aprendi que o giroscópio é um instrumento muito interessante e sempre mantém a mesma posição relativa, uma vez que atinja a velocidade de rotação máxima. Independente de como o míssil pudesse se inclinar, girar ou se desviar de seu curso — o giroscópio sempre permanecia na mesma posição relativa ao solo e oferecia uma referência estável e confiável para o sistema de orientação. Posteriormente em minha experiência profissional, eu calibrava e fazia a manutenção dos instrumentos em uma central nuclear — instrumentos que os operadores na central usavam para monitorar os vários parâmetros dos reatores e dos sistemas associados. Uma frase constantemente repetida aos operadores era: "Confie nos instrumentos". Os pilotos de avião são instruídos logo no início do treinamento que não devem voar "pelo que vêem ou sentem", pois isso pode significar a morte! Um fato triste da aviação é que, sob as circunstâncias certas — neblina, nuvens, escuridão, etc. — um piloto jurará que está voando em linha reta e contínua, quando na realidade está de cabeça para baixo e indo direto em direção ao solo! É por esse motivo que as aeronaves são equipadas com um instrumento de "horizonte artificial", controlado por um giroscópio, para ajudar o piloto a manter o controle da altitude real do avião com referência ao solo. Infelizmente, alguns pilotos já morreram por que preferiram confiar em seus instintos, em vez de confiar nos instrumentos.

99.Batalha Espiritual ainda existe 

Efésios 6� Houve uma rebelião no céu. Lúcifer e seus anjos foram expulsos do céu. Esses seres espirituais malignos não dormem, não descansam nem tiram férias. No Édem o diabo levou os nossos primeiros pais a caírem. A partir daí, o homem morreu espiritualmente. O homem natural está sob o domínio de Satanás: na potestade de Satanás (Atos 26:18), na casa de Satanás (Lucas 11:20-22), no reino das trevas (Colossenses 1:13), fazendo a vontade de Satanás (Efésios 2:1-3).� Esse terrível inimigo luta constantemente para derrubar aqueles que nasceram de Deus e são filhos de Deus. Aqueles que ainda não nasceram de novo são chamados filhos do maligno. Há uma luta mundial, supra racial, supra-terrenal, espiritual e sem trégua.� Não existe pessoa neutra nessa guerra. Não existe tempo de trégua nessa guerra. Não existe acordo de paz. Existem só duas categorias aqueles que estão alistados no exército de Deus e aqueles que pertencem ao exército de Satanás.I. O INIMIGO CONTRA QUEM LUTAMOS NESSA BATALHA � V. 11-131. É um inimigo invisível � v. 11-12� Esse inimigo está nos espreitando vinte quatro horas por dia. Ele é como leão que ruge ao nosso derredor. Ele vive a rodear a terra e passear por ela. Ele escuta cada palavra que você fala e vê cada atitude que você toma e acompanha cada ato que você pratica escondido. � Ele é um inimigo espiritual. Você não guerrear contra ele com armas carnais. Ele não pode ser destruído com bombas atômicas. Ele age de forma inesperada.2. É um inimigo maligno � v. 11-12

Page 17: Espírito de engano

� A Bíblia o chama do diabo, Satanás, assassino, ladrão, mentiroso, destruidor, tentador, maligno, serpente, dragão. Seu intento é roubar, matar e destruir. Ele sabe que já está sentenciado à perdição eterna e quer levar consigo homens e mulheres.

3. É um inimigo astuto � v. 11� Ele age dissimuladamente como uma serpente � Ele se disfarça. Ele se transfigura em anjo de luz. Seus minitros parecem ser ministros de justiça. Ele usa uma voz mansa. Ele usa muitas máscaras. Ele tenta enganar as pessoas levando-as a duvidar da Palavra de Deus e exaltando o homem ao apogeu da glória.� Ele age assustadoramente como um leão � Ele ruge para assustar. O dia mau é o dia de duras provas, nos momentos mais críticos a vida, quando o diabo e seus subordinados sinistros nos assaltam com grande veemência. Ele ameaça e intimida as pessoas de as destruir (Centros espíritas). Ele ataca com fúria no dia mau (Ziclague) � Exemplo: A mulher que perdeu toda a sua família.� Ele age com diversidade de métodos � Ele estuda cada pessoa para saber o lado certo para atacá-la. Sansão, Davi, Pedro foram derrubados porque o diabo mudou seus métodos.4. É um inimigo persistente � v. 13� O diabo e suas hostes não ensarilham suas armas. Eles ao serem derrotados, voltam com novas estratégias. Foi assim com Jesus no deserto, onde foi tentado (Lucas 4:13). Elias fugiu depois de uma grande vitória. Sansão foi subjugado pelos filisteus depois de vencê-los. Davi venceu exércitos, mas caiu na teia da luxúria. Pedro caiu na armadilha da auto-confiança. 5. É um inimigo numeroso � v. 12� O diabo e seus anjos estão tentando, roubando e matando pessoas em todo o mundo. Eles são numerosos. Não podemos vencer esses terríveis exércitos do mal sozinhos nem com as nossas próprias armas.6. É um inimigo oportunista � v. 11,14� Mesmo depois que o vencemos, precisamos continuar firmes (v.11,14), porque ele sempre procura um novo jeito de atacar.� Quando o crente deixa de usar TODA a armadura de Deus, e ele encontra uma brecha, ele entra e faz um estrago (Efésios 4:26-27). Não podemos ter vitória nessa guerra se não usarmos todas as peças da armadura. Não podemos permitir que o inimigo nos encontre indefesos. � O pregador Maclaren diz que o diabo e suas hostes buscam uma estratégia para nos atacar de súbito, sem nenhum aviso, sem nenhum sinal de tempestade. 

II. O EQUIPAMENTO QUE PRECISAMOS PARA ESSA BATALHA � V. 14-171. O cinturão da Verdade � v. 14� Satanás é o pai da mentira (João 8:44), mas o crente cuja vida é controlada pela verdade pode vencê-lo. A máscara da mentira um dia cai. O cinturão é que segurava as outras parte da armadura juntas. A verdade é a força integrante na vida de um crente vitorioso. Um homem de integridade, com uma consciência limpa, pode enfrentar o inimigo sem medo � Lutero enfrenta a Dieta de Worms.� O cinturão é que segurava a espada. A não ser que você pratique a

Page 18: Espírito de engano

verdade, você não pode usar a Palavra de Verdade. Davi viveu um ano mentindo sobre o seu caso com Bate-Seba e tudo começou a ir de mal a pior na sua vida.2. A couraça da Justiça � v. 14� Esta peça da armadura feita de metal cobria o guerreiro do pescoço ao peito. Protegia o coração e os órgãos vitais. Este é um símbolo da justiça que o crente tem em Cristo (2 Co 5:21), assim como o caráter justo que o crente exerce na sua vida diária (Ef 4:24). A couraça representa a vida devota e santa, ou seja, retidão moral. Sem a justiça de Cristo e a santidade pessoal não tem defesa contra as acusações de Satanás (Zc 3:1-3).� Satanás é o acusador, mas sua acusação não prospera por causa da justiça de Cristo imputada a nós (Rm 8:31-35). Mas, nossa justiça posicional em Cristo, sem uma justiça prática na vida diária, apenas dá a Satanás oportunidade para nos atacar. 3. O calçado do Evangelho � v. 15� Os soldados romanos usavam uma sandália com cravos na sola para lhes darem segurança e agilidade na caminhada e corrida por lugares escarpados. Se nós queremos ficar firmes e de pé na luta, precisamos estar calçados com o Evangelho (que nos dá paz com Deus e com o próximo).� Nós precisamos ter pés velozes para anunciar o evangelho da paz aos perdidos (Is 52:7). O diabo declara guerra para destruir os homens, mas nós somos embaixadores do evangelho da paz (2 Co 5:18-21).4. O escudo da Fé � v. 16� Esse escudo media 1,6 metros por 0,70 metros. Ele protegia todo o corpo do soldado. Era feito de madeira e coberto por um couro curtido. Quando os soldados lutavam emparelhados, formavam como que uma parede contra o adversário. Uma das armas mais terríveis eram os dardos inflamados porque não apenas feriam, mas também incendiavam. � O diabo lança dardos inflamados em nossos corações e mentes: mentiras, pensamentos blasfemos, pensamentos de vingança, dúvidas e ardentes desejos de pecar. Se nós não apagarmos esses dardos pela fé, eles irão acendar um fogo dentro de nós e nós iremos desobedecer a Deus. � Na aljava do diabo há toda espécie de dardos ardentes. Alguns dardos inflamam a dúvida, outros a lascívia, a cobiça, a vaidade, a inveja. Exemplo: O filme O advogado do diabo.5. O capacete da Salvação � v. 17� Satanás deseja atacar a mente, a estratégia pela qual ele derrotou Eva. Essa peça da armadura fala de uma mente controlada por Deus. Infelizmente, muitos crentes dão pouco valor à mente, à razão, ao conhecimento. Quando Deus controla a nossa mente, Satanás não pode levar o crente a fracassar. O crente que estuda a Bíblia e está firmado na Palavra de Deus não cede às novidades facilmente. 6. A espada do Espírito � v. 17� A espada do Espírito é arma de ataque. Esta espada é a Palavra de Deus. Vencemos os ataques do diabo e triunfamos sobre ele através da Palavra. É pela Palavra que saqueamos o reino das trevas, a casa do valente. É pela Palavra que os cativos são libertos. A Palavra é poderosa, é viva, é eficaz. � Moisés quis libertar os israelitas com a espada carnal e fracassou,

Page 19: Espírito de engano

mas quando usou a espada do Espírito o povo foi liberto.� Pedro quis defender a Cristo com a espada e fracassou, mas quando brandiu a Espada do Espírito, multidões se renderam a Cristo. � Cristo venceu Satanás no deserto usando a espada do Espírito.� As viagens de Paulo, pregando o evangelho, plantando igrejas e arrancando vidas da potestade de Satanás para Deus é uma descrição eloquente de como ele usou a espada do Espírito.� Precisamos conhecer a Palavra. �Este livro o afastará do pecado ou o pecado o afastará deste livro�. Há crentes mais comprometidos com a coluna esportiva do que com a Palavra de Deus. � CRISTO É TODA A ARMADURA DE DEUS PARA NÓS.III. A ENERGIA COM A QUAL DEVEMOS LUTAR ESSA GUERRA � V. 18-20� A oração é a energia que capacita o soldado crente e usar a armadura e brandir a espada do Espírito. A palavra de Deus dirigida aos homens é deveras poderosa, especialmente quando ela se acha em íntima relação com a palavra dos homens dirigidas a Deus. Nós não podemos lutar nessa guerra com as nossas próprias forças, no nosso próprio poder. Moisés orou e Josué brandiu a espada contra Amaleque. Oração e Ação caminham juntos (Ex 17:8-16).� A oração é o poder para a vitória.1. O tempo da oração � v. 18 � Isso significa que nós devemos estar em constante comunhão com Deus. É errado dizer: �Senhor, nós vimos agora à tua presença�, porque o crente jamais tem licença para sair da presença do Senhor. O crente deve orar sempre, porque ele está sempre exposto ao ataque do inimigo.

2. A natureza da oração � v. 18� �Com toda oração� é mais do que um tipo de oração. Devemso usar súplica, intercessão e ação de graças. O crente que ora apenas pedindo coisas está perdendo o real significado da oração que é manter-se em intimidade com Deus, deleitando-se nele. 3. A esfera da oração � v. 18� �No Espírito� signica que essa oração precisa ser motiva e assistida pelo Espírito (Rm 8:26-27). Não é oração no monte, ou em línguas, mas no Espírito. O Espírito nos assiste em nossa fraqueza porque não sabemos orar como convém. O Espírito é como o fogo que faz o incenso da oração subir como aroma suave diante de Deus. É possível, porém, orar ferventemente, mas na carne. 4. A vigilância da oração � v. 18� Devemos orar com os olhos abertos. Devemos orar e vigiar. Devemos fazer como Neemias: �Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite� (Ne 4:9).� Orar e vigiar é o segredo da vitória sobre o mundo (Mc 13:33), a carne (Mc 14:38) e o diabo (Ef 6:18). Porque Pedro dormiu e não orou nem vigiou, ele foi derrotado no Getsêmani (Mc 14:29-31, 67-72).5. A perverança da oração � v. 18� A igreja primitiva orou com perseverança (Atos 1:14; 2:42; 6:4) e nós também devemos orar da mesma forma (Rm 12:12). Robert Law disse: �A oração não é para fazer a vontade do homem no céu, mas fazer a vontade de Deus na terra�. 

Page 20: Espírito de engano

6. O alcance da oração � v. 18-20� Somos um exército, precisamos uns pelos outros e orar por todos os santos. Quando um soldado cai, tornamo-nos mais vulneráveis. Precisamos uns dos outros. Precisamos orar uns pelos outros.� Nenhum soldado entrando em combate ora só por si, mas também por seus companheiros. Eles constituem um exército, e o sucesso de um é o sucesso de todos. � Paulo pede oração por si mesmo, não para se livrar da prisão, mas para tornar-se mais eficaz na proclamação do evangelho (Ef 6:19-20).IV. O ENCORAJAMENTO PARA LUTAR ESSA GUERRA � V. 21-241. Não estamos sozinhos na batalha � v. 21-22� Nós não estamos lutando essa guerra sozinhos. Há outros soldados, outros crentes que estão lutando conosco e nós devemos nos esforçar para encorajar uns aos outros. Paulo encorajou os efésios. Tíquico foi um encorajamento para Paulo. Agora Paulo está enviando Tíquico para encorajar os efésios. Paulo compartilhava seus problemas e desafios. Ele queria que o povo soubesse o que Deus estava fazendo e como suas orações estavam sendo respondidas e o que Satanás estava fazendo para opor-se à obra de Deus. � É um grande encorajamento fazer parte da família de Deus. Não existe em qualquer parte do Novo Testamento sustentação para a idéia de um crente isolado. O crentes são como ovelhas, eles precisam estar no meio do rebanho. Cristãos são como soldados, precisam estar juntos e lutar juntos as guerras do Senhor. 2. Mesmo em guerra, nós somos o povo mais abençoado do mundo � v. 23-24� Observe as palavras que Paulo usa na conclusão desta carta: paz, amor, fé e graça. Paulo era um prisioneiro em Roma, mas mesmo assim, ele era mais rico do que o imperador. Não importa em que circunstâncias possamos estar, se estamos em Cristo, nós somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais

100. A ALMA SOB CONTROLE - a Mente -

101. Nesta lição vamos focalizar A ALMA e como colocá-la sob o controle do Espírito. 

102. Vamos considerar em primeiro lugar o caso da nossa MENTE; é nela que Satanás costuma ganhar muito terreno, fazendo sempre pressão sobre o nosso modo de pensar. Como ele leva vantagem sobre nós nessa área! 

103. Como você já sabe, a nossa mente - nosso intelecto e raciocínio - faz parte da nossa alma. A vida de Deus não é “raciocínio lógico”, ainda que ela não seja de nenhuma maneira irracional. Mas temos de tomar providências para que Satanás não controle o nosso modo de pensar. 

104. É o pensamento do homem que Satanás ataca primeiro. Observe que quando se aproximou de Eva no Jardim do Éden, ele logo lançou dúvidas na mente dela:

105. "Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?" (Gênesis 3:1)

106. É IMPORTANTE ENTENDER A SISTEMÁTICA DE SATANÁS107. Primeiro ele lança em nossa mente uma sugestão que geralmente, é

uma dúvida em relação a Deus. Se não rechaçarmos ou rejeitarmos tal sugestão (essa foi a falha de Eva),  Satanás a reforça com outra dúvida ou

Page 21: Espírito de engano

sugestão e assim ele vai fazendo, sucessivamente, até que consegue o que pretende.

108. O apóstolo Pedro nos diz como devemos proceder: 109. “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, o vosso adversário, anda em

derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; RESISTI-LHE firme na fé ...” (1 Pedro 5:8-9)

110. E o apóstolo Tiago afirma: “... RESISTI ao diabo, e ele FUGIRÁ de vós.” (Tiago 4:7)

111. QUANDO VOCÊ RESISTE AO DIABO, ELE NÃO TEM OPÇÃO, ELE TEM DE FUGIR

112. E Satanás só ganha muito terreno na área da enfermidade simplesmente porque não rejeitamos a sua sugestão. Ele faz você pensar numa enfermidade qualquer, e se você não rejeitar a sugestão, ele a reforça com dores e sintomas a ponto de você SE CONVENCER de que está enfermo.

113. A enfermidade é uma MENTIRA de Satanás na qual a pessoa acredita.  

114. Ouça o apóstolo Paulo:  “... o pecado (e isso inclui a enfermidade, que veio ao mundo por causa do pecado) NÃO TERÁ DOMÍNIO sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim, da graça.” (Romanos 6:14)

115. “... não deis lugar ao diabo.” (Efésios 4:27) 116. Temos de reconhecer, no entanto, que Satanás ataca sutilmente, e de

tal modo que chegamos a considerar perfeitamente razoáveis as suas sugestões maliciosas. Temos de ter muito cuidado nesse sentido, como nos adverte o apóstolo Paulo em 2 Coríntios cap 11 versos 3 e 14:

117. "Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo... E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz."

118. Veja, por exemplo, uma maneira que Satanás muito usa contra nós - A ansiedade, a qual muitas vezes parece ser algo “razoável”. Pedro nos exorta a respeito em 1 Pedro cap 5 verso 7:

119. "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."

120. A palavra “ansiedade” no texto original quer dizer: “distração”, e isso expressa com muita propriedade toda a ação de Satanás na área da nossa mente, pois o que ele procura sempre é “destruir-nos” ou tirar o nosso pensamento da Verdade de Deus.

121. O Salmista nos faz uma exortação similar:  “Confia (dá) os teus cuidados ao Senhor e Ele te susterá.” (Salmos 55:22)

122. E isso nos faz lembrar das palavras do Senhor Jesus: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque  sou manso e humilde de coração, e achareis DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS.”(Mateus 11:28-29) - Isso é descarregar-se.

123. Observe as palavras “ansiedade”, “cuidados”, “sobrecarregados”, mas conscientize-se mais na frase: “descanso para as vossas almas”.

124. Em virtude das contínuas e insistentes pressões que Satanás exerce sobre a nossa mente para “tirar-nos da Verdade de Deus”, e a nossa alma fica “cansada e sobrecarregada” de cuidados e ansiedade de toda natureza. Essa é uma estratégia de Satanás que visa roubar de nós o “descanso” que o Senhor Jesus veio nos dar. 

125. Na parábola do Semeador, o Senhor Jesus mostrou como Satanás opera nesse sentido:

Page 22: Espírito de engano

126. "Outros ainda são aqueles que foram semeados entre os espinhos; estes são os que ouvem a palavra; mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera." (Marcos 4:18-19)

127. Por essa citação, dá para você entender por que Satanás procura controlar a nossa mente com ansiedades (distrações) etc.; é simplesmente para impedir que a Verdade de Deus se enraíze em nossos corações. Quando Satanás ataca você na mente, ele projeta dúvidas sobre a Verdade revelada pelo Espírito Santo, pois ele não quer que a Palavra dê fruto em sua vida.

128. Quando a Palavra de Deus dá fruto em sua vida, ela  muda as suas atitudes e comportamento, para que Deus seja glorificado. 

129. O Profeta Isaías disse, com muita precisão, como Deus quer manter a nossa mente livre da preocupação e no “descanso” da fé: 

130. “Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cuja MENTE (propósito) é firme; porque ele confia em Ti.” (Isaías 26:3)

131. Certamente a “perfeita paz” (paz em todas as áreas da vida) é algo que todos nós desejamos. E isso é uma possibilidade concreta, se não dermos atenção aos pensamentos errados. Quando falta a paz, há algo errado em nosso modo de pensar. 

132. A VOZ DO ESPÍRITO, OU SUGESTÃO DE SATANÁS? 133. Há pessoas que não distinguem entre as sugestões maliciosas de

Satanás e a voz do Espírito no coração. Pode-se observar que a voz do espírito vem como uma suave convicção que tende a persistir e a se confirmar cada vez mais, SEM NENHUM DESVIO DE TEOR. Deus é muito coerente, não muda de uma posição para outra. As sugestões de Satanás, no entanto vem como idéias e pensamentos soltos, geralmente  bastante sem nexo e sem definição objetiva.

134. Satanás fomenta confusão e dúvida, mas a voz de Deus dá tranqüilidade e é sempre bastante clara, ainda que “suave”, sem tom ameaçador.

135. Temos observado que quando nos dispomos a atentar para a voz do Espírito em nosso íntimo, Satanás imediatamente nos ataca com pensamentos (na mente) contraditórios e confusos. 

136. Mas como “firmar” a nossa mente no Senhor?  137. "Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles

dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior." (Hebreus 8:10-11) 

138. Uma das atividades importantes do Espírito Santo em nossas vidas é fazer-nos lembrar de tudo o que o Senhor Jesus diz:

139. "Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito." (João 14:26)

140. Ele procura “imprimir” a Verdade em nossas mentes. Para quê? Para fazer com que CONHEÇAMOS a Deus. 

141. Talvez você esteja pensando por que falamos tanto em meditar na Palavra de Deus e em confessá-la. É porque necessitamos dar a Deus todas as oportunidades para encher a nossa mente com a Verdade. Como você pode ver no versículo citado acima, Deus deseja IMPRIMIR a sua Palavra (chamada “lei” porque  estabelece os princípios da Vida em Deus) em nossa MENTE.

142. É exatamente através da meditação na Palavra revelada pelo Espírito Santo aos nossos corações que damos oportunidade a Deus para “imprimir” a

Page 23: Espírito de engano

Verdade em nossa mente. Para recebermos os benefícios da obra redentora do Senhor Jesus em nossa vida quotidiana, necessitamos PENSAR direito, ou seja, PENSAR COMO DEUS PENSA.      

143. "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus."(Colossenses 3:2-3)

144. "Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito."(Romanos 8:5)

145. Então, você pode “inclinar-se” para a carne (satisfazer os desejos do corpo), ou você pode “inclinar-se para o Espírito (submeter-se à Verdade de Deus).   

146. E COMO FUNCIONA ESSA "INCLINAÇÃO" OU "TENDÊNCIA"?      147. Nós “cogitamos” algo, isto é, pensamos em fazer determinada coisa.

Aquele que “cogita” das coisas da carne pensa como o mundo pensa, mas aquele que “cogita” das coisas do Espírito pensa como Deus pensa, meditando na Palavra e refletindo sobre as coisas do Espírito.

148. Precisamos “considerar atentamente” as coisas de Deus:149. "Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos

maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo." (Hebreus 13:3)150. CUIDADO CONTÍNUO COM O QUE PENSA 151. Aquele que nasce de novo do Espírito e da Palavra tem de “vigiar”

muito o seu modo de pensar. A vida no Espírito não se desenvolve segundo os modos de pensar da sociedade, nem segundo as “variadas doutrinas” e práticas formais de religiosidade:

152. "E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

153. É tarefa do Espírito Santo (que habita em nós) fazer com que entendamos a Verdade de Deus “Renovando a nossa mente”. Foi isso que o Senhor Jesus disse:

154. "Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito." (João 14:26)

155. Em nossa sociedade e cultura: “O deus deste mundo tem nos cegado o entendimento."  (1 Coríntios 4:4)

156. Não há nada em nossa cultura e religião formal que nos leve a uma vida vitoriosa em Cristo Jesus. Necessitamos de nos transformar pela RENOVAÇÃO da nossa MENTE e isso se faz através da Palavra de Deus. Observe o que diz Paulo: 

157. “Os que se inclinam para a carne COGITAM das coisas da carne: mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito... o PENDOR da carne dá para a morte, mas o do Espírito para a vida e paz. Por isso o PENDOR da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus...” (Romanos 8:5-7) 

158. Observe bem as palavras COGITAR e PENDOR. Você TENDE (o seu “pendor” é) a proceder e viver de acordo com aquilo que você PENSA (cogita). Quando você pensa e reflete sobre um procedimento carnal, você se inclina para aquilo e fatalmente nele cairá. Por outro lado, se você meditar, refletir e pensar nas coisas do Espírito, você viverá “segundo o Espírito” - na vitória do Cristo ressurrecto.

159. É simples assim mesmo. Por isso Deus nos enviou o Espírito Santo, para “Fazer com que lembremos tudo que o Senhor Jesus Cristo diz”.

160. É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE VIGIEMOS E CUIDEMOS DO NOSSO MODO DE PENSAR

Page 24: Espírito de engano

161. "Derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo."(2 Coríntios 10:5)

162. De que maneira? Ouça o que diz Hebreus cap 4 versos 11 e 12:163. "Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele

descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

164. Para mantermos a nossa alma sob o controle do Espírito, temos de meditar e pôr em prática a Palavra de Deus.

165. Quando falamos da MENTE (parte da nossa alma onde Satanás muito ataca e ganha terreno), temos de fazer com que o nosso pensar permaneça realmente sob o controle da Verdade revelada em nosso CORAÇÃO, como vimos nos versículos acima. Por isso é muito importante a oração em línguas, pois através dela damos oportunidade ao Espírito Santo para “sondar - examinar” o nosso íntimo, para que possamos conhecer os “Pensamentos e propósitos do nosso próprio coração”.

166. Quem é você na realidade?167. Como pensa você?168. LEVIANAMENTE ou com a SERIEDADE DE CORAÇÃO?169. Há um versículo interessante em Provérbios cap 23 versos 6 e 7:170. "Não comas o pão do avarento, nem cobices os seus manjares

gostosos. Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo."

171. Se você se mantiver atento, poderá ver que muitas vezes há “conflito” entre as “imaginações da alma” e os “intentos do coração”. É isso que o irmão Dave Roberson chama de homem real e o homem de fachada.

172. Como Satanás é perito em arrumar “fachadas” - aparências em nossa vida!

173. "Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um." (Romanos 12:3)

174. O Espírito Santo revela e expõe os “enfeites” que cobrem nossos “reais motivos e interesses”, para que a Palavra de Deus possa nos manter no equilíbrio “conveniente”. Muitas vezes essas “revelações” do nosso íntimo são tão “chocantes” que não temos coragem de enfrentá-las e acabar com elas.  

175. Como vimos no início, a operação de Satanás em nossa mente é tão sutil e enganosa que necessitamos ter muito cuidado para que ele não nos encha de incredulidade e de doutrinas falsas com o objetivo de nos “distrair” da Verdade de Deus.

176. Por essa razão a oração em línguas e a meditação o tanto quanto possível na Palavra de Deus são importantes. 

177. Em 1 Coríntios cap 2 verso 16, o apóstolo Paulo diz: “Nós temos a MENTE de Cristo"

178. "Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado." (1 Pedro 4:1)

179. "Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente." (1 Pedro 2:21-23)

Page 25: Espírito de engano

180. E por que Jesus teve condições para sofrer “sem revidar” e “sem fazer ameaças”? Porque Ele manteve em mente um fato muitíssimo importante: quem julga é Deus, e isso quer dizer que Deus tem tudo SOB CONTROLE. Está entendendo por que razão o apóstolo Pedro nos exorta:

181. "ARMAI-VOS DO MESMO PENSAMENTO?"182. Quando você se encontrar em dificuldades e tribulações, se você se

lembrar de que o seu Deus tem tudo sob controle e que Ele jamais “deixará você, nem o abandonará”, então você pode “descansar” na plena vitória, entregando-se totalmente aos cuidados de Seu Pai Celestial.

183. "Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei."(Hebreus 13:4)

184. É assim que se vive na Verdade de Deus. Mas para realmente viver na vitória, é preciso que você permita que o Espírito Santo renove a sua mente com a Verdade. Esteja sempre pronto a ouvir e a submeter-se à Palavra.

185. Lembre-se das palavras do profeta Isaías: 186. “Tu, Senhor, conservará em perfeita paz aquele cuja mente (propósito)

é firme; porque ele confia em Ti.” (Isaías 26:3)187. Vencemos Satanás mantendo a nossa mente sob o controle do Espírito

e da Palavra de Deus.

188. A ALMA SOB CONTROLE - as Emoções -  189. Já vimos como Satanás nos ataca na MENTE; e agora vamos ver

como ele procura nos tirar da Verdade de Deus e de uma Vida no Espírito através das EMOÇÕES e do ENTUSIASMO. Como as pessoas entram por caminhos errados, mesmo na igreja, por causa disso! 

190. Aquele que é ESPIRITUAL tem de conhecer o “ouvido interior” e manter-se ligado a ele.

191. É simplesmente assustador o número de pessoas que confundem entusiasmo com espiritualidade. Isso acontece porque Satanás opera fortemente sobre nossa alma manipulando quase que à vontade as nossas emoções. Deixar-se levar pelo que se sente e pelo que se vê leva a muita frustração e desânimo. Para que você possa entender a força das investidas de Satanás contra nós nessa área da nossa alma, vamos considerar primeiramente o caso do profeta Elias:

192. "Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a de um deles. Quando ele viu isto, levantou-se e, para escapar com vida, se foi. E chegando a Berseba, que pertence a Judá, deixou ali o seu moço. Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais." (1 Reis 19:2-4)

193. Seria esse o mesmo Elias que chamou “FOGO DO CÉU” no monte Carmelo? (1 Reis 18:20-40)

194. Seria esse o mesmo Elias que “OROU POR CHUVA?”195. "Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de

abundante chuva. Acabe, pois, subiu para comer e beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo e, inclinando-se por terra, meteu o rosto entre os joelhos. E disse ao seu moço: Sobe agora, e olha para a banda do mar. E ele subiu, olhou, e disse: Não há nada. Então disse Elias: Volta lá sete vezes. Sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem, do tamanho da mão dum homem: Então disse Elias: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. E sucedeu que em pouco

Page 26: Espírito de engano

tempo o céu se enegreceu de nuvens e vento, e caiu uma grande chuva. Acabe, subindo ao carro, foi para Jizreel: E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até a entrada de Jizreel." (1 Reis 18:41-46)

196. Sim, é o mesmo homem de fé e oração. Então, o que aconteceu com ele? Temos a resposta no mesmo capítulo, 1 Reis 19:10, que narra a conversa com Deus. 

197. "Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem."

198. Pelo que se vê Elias não era um servo “relaxado”, ao contrário era muito zeloso e mesmo diligente. Então, o que aconteceu com ele? Satanás venceu Elias quando  fez com que Elias olhasse para si mesmo, para seu grande zelo - só eu sou fiel...

199. Como Satanás é sutil!200. Aquele que começa a trilhar esse caminho está destinado à derrota e à

frustração. Mas vejamos o que Deus fez com o profeta, depois de lhe mostrar o seu poder e magnificência nos elementos da natureza (VENTO, TERREMOTO, FOGO):

201. "Então o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; quando lá chegares, ungirás a Hazael para ser rei sobre a Síria. E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás para ser rei sobre Israel; bem como a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em teu lugar." (1 Reis 19:15-16)

202. "Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou." (1 Reis 19:18)

203. Satanás agiu rapidamente contra Elias depois do grande triunfo no monte Carmelo porque Elias começara a ameaçar o esquema de trevas que o diabo organizara contra Israel, e Satanás tinha de removê-lo.

204. Como acabar com Elias? Os passos dados por Satanás são muito significativos:

1) Satanás fez com que Elias valorizasse sobremaneira seu próprio zelo, sua própria  importância;

2) Satanás fez com que Elias se sentisse só, e o único fiel;3) Satanás ameaçou-o através de Jezabel, levando-o a

sentir medo (“Temendo Elias”);4) Satanás pressionou-o no sentido de providenciar, ele

mesmo, sua própria “salvação” (o que Deus chamou no versículo 15 de “teu caminho”), ou seja, a fuga;

5) Satanás induziu-o a “eliminar-se” a si mesmo, “pediu para si a morte”.

205. Recapitulemos:206. Orgulho207. Solidão208. Medo209. Direção própria210. Morte - desânimo fatal. 211. Este é realmente um triste quadro, que culminou com a substituição de

Elias por Eliseu. Mas devemos observar ainda o que Deus fez em relação a todo esse processo. Será que Deus deixou Elias lutar sozinho contra os ataques malignos? Não! claro que não!

212. Observe como Deus tudo fez para fortalecer o profeta e para reconduzi-lo ao lugar de bênção e obediência:

Page 27: Espírito de engano

213. "E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come. Ele olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deitar-se. O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem." (1 Reis 19:5-7)

214. Quando Satanás ataca alguém assim tão fortemente, saiba, os anjos do Senhor estão sempre a ministrar a esse pessoa, como aconteceu com Jesus, depois das tentações:

215. "Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram." (Mateus 4:11)

216. Deus estava atento a tudo o que se passava com Elias, mas Deus não podia obrigá-lo a “continuar na batalha”. Certamente, se o apóstolo Judas tivesse estado com ele, tê-lo-ia exortado a: 

217. “BATALHAR diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.” (Judas 3)

218. E foi para isso que Deus enviou o anjo, para ministrar a Elias:219. "Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força desse alimento

caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus."(1 Reis 19:8)

220. Ao chegar ali, Elias entrou numa caverna, e Deus lhe mostrou que ele estava no caminho errado. Elias sofrera fortemente no campo emocional, pois mesmo recebendo a ministração de anjos e ouvindo novamente a voz de Deus, ele continuou “chorando sua solidão”:

221. "Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas ã espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem." (1 Reis 19:10) - resultado de seu orgulho. 

222. Houve então aquele tremenda manifestação dos elementos - "FOGO, VENTO, TERREMOTO" - e ainda o “CICLO TRANQUILO E SUAVE”, mas Elias continuou o mesmo:

223. "Respondeu ele: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram o teu pacto, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu, somente eu, fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem." (1 Reis 19:14)

224. E DEUS NÃO TEVE OUTRO RECURSO SENÃO "SUBSTITUÍ-LO"225. Elias entrou no “SEU PRÓPRIO CAMINHO”:226. "Então o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto

de Damasco; quando lá chegares, ungirás a Hazael para ser rei sobre a Síria." (1 Reis 19:15)

227. E ainda que continuasse com a capacidade de “ouvir a voz de Deus” e de receber todos os cuidados de Deus, o seu ministério ACABARA. Triste fim para um ministério tão glorioso? Sim, foi realmente um final decepcionaste em termos da “utilidade” de Elias como profeta, mas não da vida dele, pois, depois que Elias ungiu Eliseu em seu lugar, Deus o levou para Si num carro de fogo. 

Page 28: Espírito de engano

228. SATANÁS O DERRUBARÁ SE VOCÊ NÃO VIGIAR NA ÁREA EMOCIONAL 

229. A tática que Satanás usou para por fim ao poderoso ministério de Elias está sendo usada contra a igreja (e você) ainda hoje. Quantas pessoas me telefonam dizendo: Irmão, não sei o que está acontecendo comigo. Tenho feito tudo em oração e meditação, e tenho que testemunhar, de verdade, que Deus me fez grandes mudanças, mas agora...

230. E então as pessoas relatam as lutas por que passam e a minha resposta é sempre a mesma:

231. Você acha que Satanás fica satisfeito quando você procura andar na Verdade?

232. Você está ameaçando o seu reino, assim ele tem de fazer tudo para neutralizar você. Quando falamos em manter a alma sob controle, é disso que estamos falando. Por isso o apóstolo Paulo nos exorta em Efésios cap 5 versos do 15 ao 18:

233. "Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito."

234. Você se enche do Espírito, orando no Espírito Santo, lembrando ainda o que diz o apóstolo Paulo: “Digo a cada um dentre vós que não PENSE DE SI MESMO além do que convém, antes, pense com  MODERAÇÃO, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” (Romanos 12:3)

235. Ao considerar o que se deu com Elias e como Deus tudo fez para dele cuidar e para fortelecê-lo  no sentido de fazer com que o profeta “pensasse direito” - como “moderação”, talvez seja razoável afirmar que há maior perigo no sucesso do que na derrota, pois a derrota pode nos fazer voltar a buscar a Deus.

236. O SUCESSO EMBRIAGA:237. "Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia. Não vos

sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar." (1 Coríntios 10:12-13)

238. É interessante observar que nesses versículos Paulo continua falando da “comunhão”. O maior problema de Elias foi que ele SE ISOLOU dos demais - e de Deus - e por isso Satanás conseguiu espaço no seu íntimo para derrubá-lo. Quando Deus enviou o anjo para “preparar a mesa do Senhor” para Elias no deserto, Deus estava mostrando a ele que ele não estava só, que Deus não deixara de cuidar dele um momento sequer.

239. INFELIZMENTE ELIAS PERMANECEU NA MESMA ILUSÃO E ENGANO

240. Pense nisso com relação a 1 Coríntios cap 10 verso 6 ao 17, quando você toma a Ceia do Senhor; então, Deus, Ele mesmo, ministra a você e comunga com você, como fez o anjo com Elias:

241. "Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos torneis, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.

242. Nem nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num só dia vinte e três mil. E não tentemos o Senhor, como alguns deles o tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes acontecia como

Page 29: Espírito de engano

exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.

243. Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia. Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.

244. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo. Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Pois nós, embora muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão."

245. Vemos então o perigo de darmos atenção às nossas emoções - ÀQUILO QUE SENTIMOS E VEMOS.

246. O PERIGO DO SUCESSO ESTÁ SEMPRE PRESENTE247. Mas há outro ponto que temos de considerar aqui: o ENTUSIASMO.

Temos alertado muito sobre esse mal que aflige a igreja e leva as pessoas a andar em seus próprios caminhos ao invés de na vontade de Deus. 

248. "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte." (Provérbios 14:12)

249. ANDAR COM DEUS250. Viver no Reino tem de ser segundo "A VONTADE DE DEUS” (da

maneira que Ele lhe mostrar).251. Você jamais conseguirá fazer isso a seu próprio modo. Para servir a

Deus, temos de “andar” e “fazer” como Ele diz. E a vontade do Pai se expressa através da direção do Espírito Santo e jamais por nossos próprios desígnios. Os apóstolos descobriram isso ao empreenderem as viagens missionárias segundo seus próprios planos:

252. "Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu." (Atos 16:6-7)

253. Aprenda uma coisa: mesmo que o que se propõe fazer seja algo bastante “plausível” e “razoável”, pode não ser o que Deus quer para você naquele momento.

254. E é nesse sentido que falamos em “entusiasmo! na obra de Deus. 255. Quem dirige a igreja é Jesus - Ele é o cabeça, e quem instrui a Igreja

na Verdade e no Plano de Deus é o Espírito Santo, por isso somente há “sucesso garantido” quando verdadeiramente nos submetemos à direção do Espírito e da Palavra. Você pode se entusiasmar na obra de Deus, mas isso não quer dizer, necessariamente, que você está sendo “obediente ao Espírito”.

256. A única maneira de andar em Deus é abrir espaços em seu íntimo para que o Espírito Santo lhe revele a Vontade do Senhor.

257. Temos de nos lembrar sempre de que há um tempo certo para tudo - tempo de Deus. E que Deus nunca enviou alguém para a batalha sem primeiro adestrá-lo e prepará-lo. 

258. "Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?" (1 Coríntios 9:7)

259. Todo aquele que trabalha na obra de Deus tem de saber “depender” inteiramente de Deus e tem de ter a própria experiência. O que temos de entender agora é: “O Senhor firma (ordena) os passos do homem bom...”  (Salmos 37:23)

Page 30: Espírito de engano

260. E por essa razão devemos sempre dizer:  261. “Firma os meus passos na Tua Palavra ...” (Salmos 119:133)262. Aquele que ora no Espírito Santo e medita na Palavra de Deus  é

“guiado a toda a Verdade” e não se deixará levar pelos enganos do inimigo.

263. Há um “toque” do Espírito Santo no íntimo do homem de Deus. Fazer as coisas de Deus “por hábito”, sem a convicção do Espírito no íntimo - levado por impulsos de entusiasmo - somente leva à frustração e vergonha. Foi isso que Simão Pedro descobriu, quando respondeu “por sua própria conta” aos cobradores de impostos:

264. "Tendo eles chegado a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as didracmas, e lhe perguntaram: O vosso mestre não paga as didracmas? Disse ele: Sim. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios?" (Mateus 17:24-25)

265. No seu entusiasmo pelo Mestre, Pedro deu uma resposta “precipitada”. 

266. Quando o rei Davi colocou a “arca do Senhor” no carro novo, ele foi levado por seu entusiasmo:

267. "Levaram a arca de Deus sobre um carro novo, tirando-a da casa de Abinadabe; e Uzá e Aiô guiavam o carro. Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus com todas as suas forças, cantando e tocando harpas, alaúdes, tamboris, címbalos e trombetas. Quando chegaram a eira de Quidom, Uzá estendeu a mão para segurar a arca, porque os bois tropeçavam. Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o Senhor o feriu por ter estendido a mão à arca; e ele morreu ali perante Deus." (1 Crônicas 13:7-10)

268. Não é necessário entrarmos em maiores detalhes sobre esse caso no momento; basta entendermos que se Davi não tivesse se deixado levar cegamente por seu entusiasmo, não teria acontecido aquele desastre.

269. Davi não esperou que Deus lhe falasse como se deveria transportar a arca da aliança.

270. Há muitos problemas criados no meio da obra de Deus simplesmente porque as pessoas “agem por conta própria”, levadas apenas pelo “entusiasmo”.

271. Você pode ver isso ao logo de toda a Bíblia. 272. A SUTILEZA  DA SATANÁS É IMPRESSIONANTE 273. Qual é o problema então?274. O problema surge quando vivemos no âmbito da nossa alma, pois

assim fazendo, damos a Satanás chances de nos enganar, levando-nos a agir por “nossa própria conta”. E pouco importa o método que Satanás utiliza, seja através de sucesso e do orgulho, como no caso de Elias, ou através do “entusiasmo” e o “raciocínio próprio” (planos e projetos pessoais).

275. O resultado é sempre o mesmo: FRUSTAÇÃO, FRACASSO e DERROTA.

276. Temos de manter viva em nosso espírito a nossa total dependência de Deus, e temos de saber agir e viver segundo o que Deus quer e estabelece. Talvez um dos mais tristes procedimentos “por conta própria” que mostra claramente os desígnios de Satanás na área da alma do homem seja o de Davi, no episódio do Censo de Israel:

277. "Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar Israel. E disse Davi a Joabe e aos príncipes de povo: Ide, contai a Israel desde Berseba até Dã; e trazei-me a conta, para que eu saiba o número deles. Então disse Joabe: O Senhor acrescente ao seu povo cem vezes tanto como ele é! Porventura, é rei meu senhor, não são teus os servos de meu senhor? Por

Page 31: Espírito de engano

que requer isto e meu senhor. Por que traria ele culpa sobre Israel? Todavia a palavra de rei prevaleceu contra Joabe. Pelo que saiu Joabe, e passou por todo o Israel; depois voltou para Jerusulém.

278. E Joabe deu a Davi o resultado da numeração do povo. E era todo o Israel um milhão e cem mil homens que arrancavam da espada; e de Judá quatrocentos e setenta mil homens que arrancavam da espada. Mas entre eles Joabe não contou os de Levi e Benjamim, porque a palavra do rei lhe foi abominável. E este negócio desagradou a Deus, pelo que feriu Israel. Então disse Davi a Deus: Gravemente pequei em fazer tal coisa; agora porém, peço-te, tira a iniqüidade de teu servo, porque procedi mui loucamente.

279. Falou o Senhor a Gade, o vidente de Davi, dizendo: Vai, e dize a Davi: Assim diz o Senhor: Três coisas te proponho; escolhe uma delas, para que eu ta faça. E Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Escolhe o que quiseres: ou três anos de fome; ou seres por três meses consumido diante de teus adversários, enquanto a espada de teus inimigos te alcance; ou que por três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o anjo do Senhor façam destruição por todos os termos de Israel.

280. Vê, pois, agora que resposta hei de levar a quem me enviou. Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque mui grandes são as suas misericórdias; mas que eu não caia nas mãos dos homens. Mandou, pois, o Senhor a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens ..." (1 Crônicas 21:1-27)

281. Observe: “Então Satanás... incitou Davi” (verso 1) 282. Satanás fez muita pressão na área do orgulho do rei Davi e ele cedeu

ao estúpido impulso de rebeldia, mandando fazer algo que não agradou a Deus, pois a “conta’ que Deus fizera, desde a promessa a Abraão, foi “como as estrelas dos céus em multidão” (Deuteronômio 10:22 e 28:62). 

283. Pela resposta de Joabe a respeito do propósito do rei (verso 3), é certo que Davi não somente entendia “o modo de Deus contar Israel”, mas também sabia (no íntimo) que agindo de tal forma “traria culpa sobre Israel”.

284. Mesmo assim lemos: 285. “Porém, a palavra do rei prevaleceu contra Joabe...(v.erso 4) mesmo

que “a ordem do rei foi abominável a Joabe” (v.erso 6). 286. É muito triste observarmos até que ponto o orgulho pode cegar o

homem de Deus, tornando-o sem entendimento, e todos nós devemos estar sempre bem atentos e vigiar continuamente para que Satanás não faça algo semelhante contra nós. 

287. Pode nos servir de “conforto” observar como o Espírito de Deus operou junto a Davi, na ocasião, para trazê-lo finalmente ao “arrependimento” (verso 8) do que ele mesmo designou como “proceder mui loucamente”. 

288. Devemos entender que todos os nossos propósitos e ações acarretam um determinado resultado, e nenhum de nós, por mais fiel que seja, está isento dos sutis ataques do inimigo. Satanás sempre fará tudo que estiver ao seu alcance para confundir a nossa fé e obediência, operando, como vimos em todos os exemplos citados, através das nossas emoções.

289. Por essa razão, o apóstolo Paulo escreveu: 290. “O mesmo Deus da paz, vos SANTIFIQUE EM TUDO (conservar-vos

para ele só, em tudo que você fizer), e o nosso ESPÍRITO, ALMA e CORPO, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”  (1 Tessalonicenses 5:23)

291. A palavra “ÍNTEGRO” significa “REPLETO DE TODA GRAÇA”.292. Que Deus nos conserve na Sua abundante graça de tal modo que não

nos desgastemos em “lutas intermináveis da alma”, mas que possamos realmente “andar intimamente ligados (como por um jugo) ao Senhor Jesus”, e

Page 32: Espírito de engano

verdadeiramente desfrutar o “descanso para as nossas almas” que Ele nos oferece.

293. "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e  aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11:28-29)