especial de natal

18
Jornal do empreendedor São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 ESPECIAL DE NATAL Nas ruas e nos shoppings, o clima é de FESTA Folha Press Este último fim de semana antes do Natal deve ser de lojas lotadas e trânsito congestionado, fazendo jus à fama de que o brasileiro deixa tudo para a última hora. Os shopping centers estão ricamente decorados e a maioria realiza sorteios de automóveis para estimular os consumidores a gastarem mais. Aproveite também para admirar as decorações do Natal Iluminado. São mais de 10 mil pontos decorados na cidade, com destaque à árvore de Natal e a fonte multimídia do Parque Ibirapuera, a árvore de Natal e a Cortina d'Água da Represa de Guarapiranga e os enfeites da Avenida Paulista.

Upload: diario-do-comercio

Post on 12-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

NAS RUAS E NOS SHOPPINGS, O CLIMA É DE FESTA - Este último fim de semana antes do Natal deve ser de lojas lotadas e trânsito congestionado, fazendo jus à fama de que o brasileiro deixa tudo para a última hora. Os shopping centers estão ricamente decorados e a maioria realiza sorteios de automóveis para estimular os consumidores a gastarem mais. Aproveite também para admirar as decorações do Natal Iluminado. São mais de 10 mil pontos decorados na cidade, com destaque à árvore de Natal e a fonte multimídia do Parque Ibirapuera, a árvore de Natal e a Cortina d'Água da Represa de Guarapiranga e os enfeites da Avenida Paulista.

TRANSCRIPT

Page 1: Especial de Natal

Jornal do empreendedor

São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

ESPECIAL DE NATAL

Nas ruas e nosshoppings, o

clima é de F E S TA

Folh

a Pr

ess

Este último fim de semana antes do Natal deve ser de lojaslotadas e trânsito congestionado, fazendo jus à fama de que obrasileiro deixa tudo para a última hora. Os shopping centers

estão ricamente decorados e a maioria realiza sorteios deautomóveis para estimular os consumidores a gastarem

mais. Aproveite também para admirar as decorações do NatalIluminado. São mais de 10 mil pontos decorados na cidade,

com destaque à árvore de Natal e a fonte multimídia doParque Ibirapuera, a árvore de Natal e a Cortina d'Água da

Represa de Guarapiranga e os enfeites da Avenida Paulista.

Page 2: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 20122 -.ESPECIAL DIÁRIO DO COMÉRCIO

Diretor de Redação

Moisés Rabinovici

E d i t o r- C h e fe

José Guilherme R. Ferreira

Edição e reportagem

Carlos Ossamu

D i ag r a m a ç ã o

Lino Fernandes

Gerente Executiva de

P u bl i c i d a d e

Sonia Oliveira

Telefone: 3180-3029

[email protected]

Pe r s p e c t i va smais favoráveis para 2013

Rogério Amato: senos organizarmosvamos conseguir

alterar essecenário.

L.C. Leite/Luz

Cresce o ritmo devendas do varejo

Este último fim de semana antes doNatal deve ser de shoppings e ruas decomércio lotados, fazendo jus à fama de

que o brasileiro sempre deixa tudo para aúltima hora. Até a semana passada, osconsumidores estavam mais comedidos emsuas compras de Natal, quadro que deverá sereverter esta semana. "Pesquisas mostram quemuitos consumidores usaram a primeiraparcela do 13º salário para quitar dívidas. Já asegunda parcela, que deve ser paga até hoje,deverá ser usada para o consumo", comentaMarcel Solimeo, economista-chefe daAssociação Comercial de São Paulo (ACSP).

Os resultados do Índice Nacional de Confiança(INC), pesquisa feita pela ACSP e pelo InstitutoIpsos mostra que a maioria dos consumidoressegue confiante, mas está mais cautelosa quantoao futuro. Houve uma queda de 4 pontos no mêsde novembro, para 162 pontos, na comparaçãocom os 166 pontos verificados em outubro. Apesarda ligeira desaceleração do INC, o consumidor semantém confiante, com segurança em relação aoemprego e com intenção de comprar neste fim deano.

Segundo Solimeo, dados da Boa Vista Serviçoscolhidos no Serviço Central de Proteção ao Crédito(SCPC) mostram uma aceleração nas vendas. "Oritmo vem aumentando e o varejo deve fechar comum aumento de 3% a 4% em relação ao Natal doano passado", prevê o economista. "A massasalarial e a renda vêm crescendo. O consumidorcontinua endividado, mas ele quita uma dívida e fazoutra, pois está confiante de que continuará noemprego", diz.

Para o economista da ACSP, a redução de IPI deautomóveis e produtos da linha branca (fogões,geladeiras, etc.), que ontem foi prorrogada,também deve levar os consumidores às compras."As vendas de alimentos devem continuarcrescendo, talvez com alguma queda em Relação aprodutos importados, por conta do aumento dodólar este ano. Roupas e calçados sãos os itensmais procurados nesta época do ano, mas odestaque este ano devem ser os tablets entre osprodutos eletrônicos, assim como ossmartphones", observa Solimeo.

Pesquisa da pela FecomercioSP mostra queapenas 9,5% dos paulistanos pretendemcontrair financiamento nos próximos trêsmeses. A tendência é de que haja impulsomoderado na propensão ao contrair novosfinanciamentos. ( C . O. )

Os resultados divulgadospelo IBGE sobre o desem-penho do PIB no terceirotrimestre do ano foram

decepcionantes. Os dados surpreen-deram negativamente tanto o gover-no como os analistas econômicos.Em consequência, as projeções paraa expansão do PIB para 2012 foramreduzidas para 1,0%, após ter inicia-do o ano com estimativas de cresci-mento na casa dos 4,0%.

O que preocupa nos dados divul-gados pelo IBGE é a queda de 5,6%da Formação Bruta de Capital, noterceiro trimestre deste ano, emrelação a igual período de 2011. Osdados revelam que os investimen-tos continuam muito fracos, o quecompromete as taxas futuras decrescimento da economia.

Constata-se que o consumo, tantodas famílias como do governo, conti-nua a puxar o crescimento, mas essaestratégia pode ser válida no curtoprazo. Não apenas por seu impactonegativo sobre as contas externas,na medida em que aumentam as im-portações,mas tambémporque temprovocado aumento dos salários semcorrespondente incremento da pro-dutividade, o que compromete aindamais a capacidade de competição daindústria.

Apesar do resultado ruim do tercei-ro trimestre, alguns indicadores mos-tram alguma expansão da atividadea partir de outubro, inclusive do setorindustrial. Espera-se que o desempe-nho do quarto trimestre seja melhordo que o do anterior, mas não o sufi-ciente para reverter a taxa medíocrede crescimento da economia em2012, em torno de 1,0%.

Para 2013, as expectativas são deum crescimento do PIB entre 3% (pro-jeção do mercado) e 4% (estimativado governo), tendo em vista que o im-pacto da redução das taxas de jurosainda não foi totalmente incorporadona economia. A manutenção do em-prego e da renda propiciou forte au-mento da massa salarial. Além disso,muitas obras e projetos em curso po-dem deslanchar, e a expansão doprograma MINHA CASA, MINHA VIDAbeneficiarão a indústria de máquinase de material para construção. Tam-bém a redução de impostos e a deso-neração da folha de pagamentos de-verão contribuir para o melhor de-sempenho da economia.

O comércio e o setor serviços têmsido nos últimos anos o principal fatorde expansão da economia, e deverão

apresentar crescimento superior aoesperado para o PIB, enquanto asperspectivas para o agronegócio semostram bastante favoráveis. A in-dústria deve continuar enfrentandodificuldades para exportar, e tam-bém para competir com as importa-ções, mas com desempenho melhordo que o de 2012.

Quanto à inflação, embora estejaem patamar muito elevado, na casados 5,5%, não se vislumbra risco demaior descontrole por causa da de-flação no mercado mundial. Não pa-rece provável sua redução em 2013,devendo ficar próxima do nível atual,resultado que pode ser consideradoaceitável em uma conjuntura de criseinternacional, masque preocupape-las distorções que seu efeito cumula-tivo provoca na economia.

Para que esse cenário se concreti-ze, contudo, é preciso que o governoadote medidas urgentes para destra-var os projetos públicos programa-dos e as concessões para a iniciativaprivada. Não apenas para que a taxade expansão esperada para 2013possa se concretizar, mas, sobretu-do, para que a economia possa con-tinuar a crescer a taxas superiores àsobservadas nos últimos dois anos,sem resultar em pressões inflacioná-rias mais forte, ou em maior desequi-líbrio das contas externas.

O importante agora é aproveitar o

Natal e as festas de fim de ano pararecompor as energias, para enfren-tar um novo ano que se espera maisfavorável, mas que apresentará mui-tos desafios para todos os segmentosempresariais, pelo grau de incertezadecorrente da situação internacionale pelo processo de mudanças queatravessa a economia brasileira.

Se nós confrontarmos todas as pro-jeções que foram feitas no passadocom a realidade, vamos ver que o ín-dice de acerto é mínimo.

Creio firmemente que o ano quevem será exatamente aquilo que agente se propuser a fazer e quiserque ele seja. Se nós conseguirmosnos organizar, conseguiremos alte-rar esse cenário. A situação não serárevertida em um passe de mágica, etenho certeza que temos forças paramudar as coisas. As pessoas e as en-tidades como a nossa não podem agirisoladamente.

Rogério AmatoPresidente da Associação Comercial de

São Paulo e da Federação dasAssociações Comerciais do Estado

de São Paulo.

Page 3: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 ESPECIAL - 3DIÁRIO DO COMÉRCIO

No Natalvirtual,

o crescimentoé real

O comércio eletrônico espera umcrescimento de 25% nas vendas.O consumidor precisa pesquisar,pois a diferença de preços chega

a quase 200%

Pedro Guasti eCris Rother, da e-bit:

vendas de Natalcrescem 25%

este ano.

SXC

CA R LOS OS SA M U

Com os shopping cen-ters e ruas de co-m é r c i o l o t a d o s ,quem não deseja

enfrentar filas em estaciona-mentos e disputar a atençãode vendedores nas lojas tem aopção do e-commerce, quedeve faturar nesta época deNatal R$ 3,25 bilhões, valor25% maior que no ano passa-do, que foi de R$ 2,6 bilhões,segundo estimativas da e-bit,empresa especializada em in-formações do comércio ele-trônico. "O Natal é a data sazo-nal mais importante para o e-commerce. O faturamentoprevisto corresponde a 15%da previsão para o ano todo,que é de R$ 22,5 bilhões", ex-plica a diretora de negócios dae-bit, Cris Rother.

Em sua opinião, as empre-sas do setor se prepararampara atender a grande deman-da dessa época, reforçandosistemas de processamentode pedidos, logística e atendi-mento, além de investir emtreinamento profissional econtratação de equipes tem-porárias. O resultado de todoesse trabalho está sendo sen-tido, tanto que em outubrohouve uma queda de 3% nosatrasos de entrega dos pedi-dos. "Devemos ter um exce-lente Natal esse ano, tanto emfaturamento quanto na me-lhoria dos indicadores de sa-tisfação", afirma o diretor ge-ral da e-bit, Pedro Guasti.

Dicas de compraO executivo aconselha que,

para garantir a tranquilidadenas transações, o consumidordeve sempre optar por lojasreconhecidas ou que tenhammedalhas de certificação, co-mo as da e-bit, ou ainda, quedisponibilizem ferramentascomo o Buscapé Protege, queauxilia em caso de problemas.Outra dica é utilizar meios depagamento seguros, comocartão de crédito ou Bcash."Existe uma variedade de ins-trumentos que asseguram aproteção nas compras online.Mas vale lembrar que, nessaépoca, fazer os pedidos compelo menos 15 dias de antece-dência é muito importante.Dessa forma, é possível evitarque os presentes cheguemdepois do Natal, atrapalhandoa comemoração", diz Guasti.

Um fato que vem na contra-

mão do crescimento do e-com-merce no Brasil foi o anúncio,no dia 7 de dezembro, da deci-são do Carrefour em suspen-der as operações de comércioeletrônico. Segundo nota di-vulgada, a decisão faz parte doplano de reestruturação daempresa, que prevê o fortale-cimento das lojas físicas.

Em contraposição, a NovaPontocom, empresa de co-mércio eletrônico do GrupoPão de Açúcar, lançou o siteBarateiro ( www.baratei-ro.com). Com o intuito de di-versificar sua atuação no mer-cado eletrônico, a empresaaposta em um site exclusivopara a venda de produtos compequenas avarias (embala-gens danificadas ou diferen-tes da original, arranhões, pe-quenos riscos, ou amassa-dos); além de oferecer tam-bém art igos em ponta deestoque. Todos os produtosdisponíveis são revisados pe-los fabricantes e possuem ga-rantia original de fábrica. O pú-blico pode contar com preços

com descontos que chegamaté 60%, e optar por facilida-des nas formas de pagamen-to, que podem ser parceladasem até 12 vezes. Inicialmente,a entrega estará disponívelsomente para os consumido-res da cidade de São Paulo eGrande São Paulo. São mais de2 mil itens diferentes em cate-gorias, como eletroeletrôni-cos, informática, eletrodo-mésticos, telefonia, etc.

Na lista do Papai NoelSegundo levantamento do

site de comparação de preços

B u s c a p é ( w w w . b u s c a-pe.com.br), os produtos maisprocurados devem ser ossmartphones. Mas é precisopesquisar bem, pois a varia-ção de preços pode chegar a187,15%. "Nessa época, tudotende a ficar mais caro devidoà grande procura, por isso, énecessário pesquisar muitoantes da compra", recomendao vice-presidente do Buscapé,Rodrigo Borer.

Na preferência dos consu-midores ainda estão os televi-sores de LED, os tablets e osconsoles de videogame. Se-

gundo levantamento do Bus-capé, um smartphone Sam-sung Galaxy S III GT-I9300GSM desbloqueado tem preçomínimo de R$ 1.187,12 e má-ximo de R$ 2.237,00,ou seja,88% de diferença. Uma dispa-ridade maior foi encontradano tablet Apple iPad 2 3G com16 GB: preços entre R$ 1.128,25 e R$ 2.886,40, uma diferen-ça de mais de 155%. Quembusca uma TV também devepesquisar. O modelo LG 3D42LM6200 LED Plana 42 tempreços que var iam de R$2.087,97 a R$ 3.299,00.

Milton Mansilha/Luz

Newton Santos/Hype

Page 4: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 20124 -.ESPECIAL DIÁRIO DO COMÉRCIO

Produtos nacionais em altanos supermercados

Segundo a Abras, vendas de Natal e réveillon devem crescer 14% este ano; Apas fala em aumento de 10%Newton Santos/Hype

Preparação paraas festas

Para garantir a ceia da família, a redeCarrefour negociou a compra 3 miltoneladas de produtos, como pernil,

lombo, tender, peru e aves, os preferidos dosbrasileiros nesta data. Outro item tradicional quenão pode faltar é o bacalhau. O Carrefourencomendou 600 toneladas do produto, entre asversões salgado, de origem norueguesa, além dotipo dessalgado congelado, provenientes daNoruega e Alasca. Para completar, estãodisponíveis 500 rótulos diferentes de vinhos e 350de destilados nacionais e importados.

O Grupo Pão de Açúcar, que controla as redes desupermercados Extra e Pão de Açúcar, estábastante otimista com as vendas de fim de ano. Atémesmo em relação aos produtos importados,apesar da alta do dólar este ano. O grupo é o maiorimportador de bacalhau do Brasil e está trazendopara este final de ano toda a variedade de Portugal eda Noruega. São 2.500 toneladas do autênticobacalhau, entre seco e congelado – numero 18%maior do que o de 2011.

A boa notícia é sobre os preços: em decorrênciado grande volume adquirido e a redução docusto, o impacto do aumento do dólar nãoafetará o preço do bacalhau, que manteve omesmo patamar praticado em 2011.

Rua Inácio Maciel, 72São Miguel Paulista - SP

Fone: 11 2037-1505

livregás atua

na distribuição de

gás desde 1992.

Possui técnicos habilitados

pelo Senai para montagem

de instalações, central de

gás, caça-vazamentos,

emissão de laudos

técnicos. Presta serviço

de individualização de

gás para condomínios.

A

www.l ivre gas.com.br

APesquisa de NatalAbras 2012, realiza-da anualmente pelaAssociação Brasilei-

ra de Supermercados (Abras),revelou que o setor supermer-cadista brasileiro espera umaumento, em volume, de14,4% nas vendas dos produ-tos típicos durante o períodode festas de final de ano, emrelação ao mesmo período doano passado. O otimismo dosetor para o Natal e réveillonde 2012 ficou um pouco abai-xo do que em 2011, quando aexpectativa de crescimentonas vendas foi de 15,6%.

Segundo a entidade, o moti-vo para esta pequena quedana expectativa de vendas nasfestas de fim de ano deste anofoi a valorização do dólar fren-te ao real. Com isso, caíram os

pedidos de produtos importa-dos em relação a 2011. Os pro-dutos importados em geraldevem apresentar aumentode 7,1% neste ano, frente aos14% de 2011. O levantamentoda Abras detalhou que vendasde frutas importadas devemcrescer 11,1%, contra 12,9%do ano passado; ao passo queas vendas de vinhos importa-dos deverão crescer 8,6%,contra 12,2% de 2011.

Destacado o aspecto dosprodutos importados, os su-permercadistas brasileirosaumentaram as compras dequase todos os produtos deNatal nacionais em relação aomesmo período do ano ante-rior. Exceção para o pernil e o

lombo, que tive-ram queda nas en-comendas de -0,5%e -0,2%, respectiva-mente em relação a 2011. Pei-xes congelados, com 19,7%,cerveja, com 18,9%, e refrige-rante, com 18,5%, foram osprodutos com maior percen-tual de aumento de encomen-das. Já os produtos que tive-ram melhor recuperação nocrescimento de vendas foramperu, com 5,7%, e o tender,com 4,4%, comparados com oano passado.

Dos produtos pesquisados,os que apresentaram maiorvariação de preços em relaçãoa 2011 foram cerveja (15,3%),frango congelado (15,2%), re-

frigerantes (14,3%), espu-mantes/frisantes (13,3%) e vi-nhos nacionais (12,9%).

Supermercados paulistasJá a Associação Paulista de

Supermercados (APAS) acre-dita que, de modo geral, osprodutos relacionados às fes-tas de fim de ano devem regis-trar crescimento de 10% emrelação a 2011. Mesmo com o

PIB (Produto Interno Bru-to) crescendo em tor-no de 1%, a renda dapopulação vem au-mentando e o mer-cado de trabalho se-

gue aquecido, geran-do uma massa salarial

maior, o que deve resultarem boas vendas do setor nes-te fim de ano.

Os itens de bebidas, tantoalcoólicas quanto não alcoóli-cas, devem registrar cresci-mento expressivo em relaçãoa 2011. No caso dos produtostípicos de Natal, como peru,pernil, castanhas, frutas deépoca, entre outras, os preçosdevem apresentar elevação,mas não deve comprometerde maneira significativa asvendas, que devem apresen-tar crescimento entre 7% e10% no período de festas defim de ano. ( C . O. )

Queda nos pedidosde produtosimportados

com o aumentodo dólar

Page 5: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 ESPECIAL - 5DIÁRIO DO COMÉRCIO

Ceagespo f e re c e

qualidadee bonsp re ç o s

Veja os horários de funcionamentoneste fim de ano e dicas paraeconomizar na ceia de Natal

Patrícia Cruz/Luz

OEntreposto Termi-nal São Paulo daCeagesp divulgouos horários dife-

renciados neste fim de ano pa-ra o consumidor. Essa é a épo-ca de maior movimentação domercado, quando é esperadoum aumento médio de 15% a20% no número de pessoas eveículos que transitam no lo-cal. O Entreposto permanece-rá fechado para comercializa-ção em todos os setores ape-nas nos dias 25 de dezembro e1º de janeiro.

A expectativa é de que se-jam vendidas mais de 300 miltoneladas de produtos em de-zembro, com aumento de ven-das de 10% em relação aomesmo período no ano passa-do. Alguns dos itens mais pro-curados nessa época são fru-tas, como ameixa, cereja, li-chia, melancia, abacaxi, figo,uvas, pêssegos e nectarinas.Também destacam-se da-mascos, nozes, avelãs, uvapassa, entre outros.

Na área de atacado, nos dias24 e 31 de dezembro, o Cea-gesp funcionará somente atéàs 12hs e os portões de acessofecharão pontualmente nestehorário.

Va re j ã oPara as ceias de fim de ano,

os Varejões da Ceagesp sãotradicionais pontos de comprade produtos de qualidade,com preços controlados, se-gurança e estacionamentogratuito. Nos dias 23 e 30 dedezembro, o Varejão de do-mingo funcionará das 6h às14h. Ao longo de dezembro, afeira funcionará às quartas-feiras, das 14h às 22h, aos sá-bados das 7h às 12h30 e aosdomingos das 7h às 14h.

A Feira de Flores, considera-da a maior do gênero no Brasil,está repleta de boas opçõespara enfeitar as festas. Nessaépoca, ela funciona normal-mente das 5h às 10h30, às ter-ças e sextas-feiras. Entre asflores mais procuradas desta-cam-se bicos de papagaio, or-quídeas, gérberas, kalan-choes e lírios. Já para o Ano No-vo, o destaque são as rosasbrancas. Muitas pessoas tam-bém comparecem à feira paracomprar tuias (os pinheiri-

nhos de Natal). A feira contaainda com enfeites, velas,guirlandas, objetos de decora-ção e embalagens para pre-sentes.

Dicas de comprasPor conta do aumento da de-

manda no final de ano, é natu-ral que os preços de algunsprodutos consumidos nessaépoca venham a subir. Em de-zembro, as frutas represen-tam 60% das vendas na Cea-gesp, por isso a maior centralde abastecimento da AméricaLatina preparou algumas di-cas para o consumidor econo-mizar no momento de montara ceia do Natal e do Ano Novo.

"É nessa época que vale apena apostar em produtosconvencionais, como laranja,banana, mamão, limão, mara-cujá, maçã e pera, já que a ten-dência é que o seu preço semantenha estável, contraba-lanceando com o preço de ou-tros produtos mais tradicio-nais nas festas, entre frutas

nac iona is comou v a , p ê s s e g o ,ameixa, melancia,manga, figo, lichia eabacaxi; e as importadas– cereja, uva passa, pêssego,ameixas, avelãs e castanhas,entre outras", explica FlávioGodas, economista da Cea-gesp.

Ainda assim, de acordo como Índice Ceagesp, houve fru-tas bastante procuradas paraa ceia que apresentaram que-da expressiva no mês de no-vembro, como é o caso do figo

(-30,5%), do mo-rango (-27,9%) e da

manga Tommy ( -5.2%). "A queda des-

ses valores ocorre pri-meiro na central de abasteci-mento, cuja comercialização érealizada no atacado. Dessaforma, é inevitável que os pre-ços sigam essa tendência etambém caiam no varejo",completa o especialista.

Realizar as compras em fei-ras ou mercados especializa-dos também pode ajudar aeconomizar. Afinal, esses es-

tabelecimentos sabem ondecomprar os melhores produ-tos, como conservá-los e ma-nipulá-los. Para o consumidorfinal, a Ceagesp disponibilizaos Varejões, que já se encon-tram abastecidos de produtosnacionais e importados paraatender à demanda do fim deano. Na central de abasteci-mento a escolha entre essesdois tipos de produto não in-terfere tanto assim no valor dacompra. "O que causa eleva-ção no custo dos importados éo frete e a taxa cambial, mas

essa importação é necessáriae traz equilíbrio aos preços, jáque os nacionais ganham no-vos concorrentes e substitu-tos", justifica Godas.

Outra dica é realizar as com-pras em grupos. "Os grupos decompras podem ser um gran-de aliado na hora de pagar me-nos. A única observação é queo comprador escolhido deveconhecer o mercado, saberanalisar a qualidade dos pro-dutos e, principalmente, seruma pessoa de confiança",conclui o economista.

Varejãoda Ceagesp:

produtosnacionais eimportados.

Page 6: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 20126 -.ESPECIAL DIÁRIO DO COMÉRCIO

Decorações dos shoppingsseduzem os consumidores

Conheça as decorações natalinas dos shopping centers, que trazem neve artificial, bonecos interativos, muitas luzes e sorteios de carros

SHOPPING IBIRAPUERAO tema de Natal do Shopping

Ibirapuera este ano é a natureza.Montado no Piso Jurupis, o cenárioapresenta pomares, árvores carregadasde maçãs, cogumelos, flores e ursos depelúcia para encantar crianças e adultos.Duas árvores de 12 metros completam adecoração. Bem iluminadas, elas sãoenfeitadas com laços de veludo, bolasvermelhas, cipós, pinhas e muitos ursosde pelúcia em janelinhas de madeira.Nelas há também passagens internas,onde os visitantes ouvem zumbidos deabelha e sentem cheiro de mel.

Além disso, dois ursos commovimento, em tamanho real, trazemveracidade ao ambiente. A colmeia de2,5 m de altura expõe favos de melcenográficos e diversos utensílios. Paracompletar, um escorregador de colmeia

e um túnel interativo em formato de tronco garantem a diversão das crianças. O trono do Papai Noel está no Piso Moema,onde as crianças poderão tirar fotos e entregar suas cartinhas. No local também se encontra um presépio, que reproduzcenas do nascimento do Menino Jesus. Todos os corredores do shopping receberam arcos iluminados. As escadas ganhamcascatas de lâmpadas de LED, com guirlandas decoradas e bolas natalinas. Na fachada do Ibirapuera, microlâmpadasformam mais de 150 metros de cascata.

Pr o m o ç ã o : A cada R$ 400 em compras, o consumidor ganha um cupom para concorrer a 12 automóveis Hyundai HB20.

MORUMBI SHOPPING"Reflexos de Natal" é o tema este ano do Morumbi Shopping, que está totalmente enfeitado com luzes das mais

variadas formas, trazendo uma decoração moderna e elegante, formada por tons claros e translúcidos, aliado aosofisticado vermelho, cor tradicional da data. A decoração conta com 570 mil lâmpadas LED, espalhadas pelo shopping

em árvores, lustres, laços e cortinasde luz. Galhos, laços de veludo e umtotal de 44 árvores, entre 0,60 e 2,20metros de altura, complementam adecoração natalina.

As tradicionais árvores de Nataltambém compõem o universomágico da data. A decoração contacom um pinheiro de 12 metros dealtura na parte externa do Atrium,decorada e iluminada, além de outrosdois pinheiros de 10 metroslocalizados ao lado do elevadorpanorâmico. Construídos em caixasde presente com grandes laços, osdois pinheiros internos foramdecorados harmoniosamente com acor vermelha entre cortinas de LED,contextualizando um Natal quepossui um equilíbrio entre otradicional e o moderno, com muita

luz em sua essência.Ainda no Atrium estão duas atrações: na Montanha dos

Brilhantes, iluminada com milhares de luzes em LED, ascrianças poderão explorar seu interior decorado de'pedras preciosas' com um capacete de luz. Além disso,um escorregador de tubo com 8 metros de altura garantea diversão dos pequenos. Já na Gruta dos CristaisInterativos, com 5 metros de altura, há um jogo interativoque simula uma caça ao tesouro por meio de uma grandetela localizada dentro da gruta.

Pr o m o ç ã o : até o dia 24 de dezembro, a cada R$ 600 emcompras os consumidores uma moringa personalizada eum cupom pra concorrer a seis automóveis BMWs 320i.

BOURBON SHOPPINGO tema este ano é "Fantástica Loja de Brinquedos

do Papai Noel", com cenários que levam a umaviagem pelo mundo lúdico dos brinquedos antigos,despertando a imaginação dos pequenos e as maisbelas lembranças dos adultos. Pinheiros enfeitados,

gnomosanimatrônicos,luzes coloridas,castelo feito comblocos de madeira,casa de boneca emuitos outrosbrinquedos, além, éclaro, do bomvelhinho, o PapaiNoel. O passeiocomeça pelo pisoTuriassú. De umlado, uma casa emminiatura, comvaranda, janelinhas,mesa com direito àceia completa e atéárvore de Natal.

No piso Pompéia,o cenário principalpossui cerca de 210m² e é delimitadopor um trilho, sobreo qual carrinhostransportam as

crianças ao redor das vitrines da Loja de Brinquedosdo Papai Noel. Diversos gnomos animatrônicosalegram o ambiente repleto de brinquedos, caixasde presente e outros ícones do Natal.

Pr o m o ç ã o : a cada R$ 500 em compras, oconsumidor ganha um cupom para concorrer a doisautomóveis BMW116i 1.6 T 0Km. Os vencedores doprêmio ganham também um ano decombustível grátis.

SP MARKETO público que visitar o Shopping SP Market neste

período de Natal poderá conferir todo o encanto e amagia da decoração, que tem como tema a "Floresta

Encantada do Papai Noel". Árvores e casinhas demadeira, animais e gnomos animatrônicos e diversos

pinheiros iluminados vão emocionar crianças eadultos. O destaque da atração é o Sábio CarvalhoFalante, árvore mágica que conta histórias e canta

músicas típicas de Natal para toda a família. O PapaiNoel aguarda as crianças no Setor Kids, juntamente

com as suas ajudantes, para tirar fotos, recebercartinhas e ouvir os pedidos.

Pr o m o ç ã o : a cada R$ 600 o público poderá concorrera um automóvel Peugeot 308 CC, versão Coupé

Cabriolet.

CONTINENTAL SHOPPINGO tema do Continental Shopping este ano é "As Delícias de

Natal". Além da tradicional árvore de 8,5 metros de altura todadecorada com guloseimas características da época, os visitantescontarão com elementos lúdicos e serão recebidos por bonecosanimatrônicos do Papai e Mamãe Noel, que juntos apresentarãoum dos símbolos do Natal: o panetone. Durante o passeio, osclientes poderão sentir o aroma contagiante dos panetones eainda se divertir no espaço que abriga o trono do Papai Noel,onde o bom velhinho receberá todos os pedidos da criançada.

Pr o m o ç ã o : a cada R$ 400 em compras, o consumidor ganha umpanetone e concorre a um automóvel Kia Soul.

Divulgação

Page 7: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 ESPECIAL - 7DIÁRIO DO COMÉRCIO

Decorações dos shoppings

WEST PLAZAO show de neve é a principal

atração do Shopping West Plaza,com flocos de neve caindo noBoulevard, espaço aberto earborizado do shopping, em umespetáculo que contagia crianças eadultos. A atração promete serinesquecível, permitindo aosparticipantes desfrutarem do climade uma linda nevasca.Ambientalmente legal, a neveartificial é produzida por umafórmula especial, totalmenteatóxica e que não deixa resíduos,que foi desenvolvida pela empresaamericana MagicSnow.

Para abrilhantar ainda mais oespetáculo, um lindo show de luzesacontece na Figueira – árvorecentral do Boulevard –, e aos finaisde semana e feriados, há muitafesta com atrações musicais,personagens circenses, distribuiçãode balões, pipoca e algodão docepara os visitantes. Este ano adecoração tem como tema o "NatalMágico" e conta com 36 árvoresricamente enfeitadas e espalhadaspelo shopping. Na Praça de Eventos,o cenário terá a tradicional árvorede Natal de 10 metros de altura, toda decorada e com iluminação em LED,junto ao trono do Papai Noel, que foi instalado em uma estruturacenográfica de madeira, que remete ao estilo rústico da casa do Papai Noel.

Pr o m o ç ã o : a cada R$ 300 em compras, o consumidor ganha um cupompara concorrer a dois automóveis Mini Cooper One.

SHOPPING TABOÃOEste ano, personagem principal

é o Pica Pau, que juntamente comLeôncio e Picolino, está presenteem diversas atrações e cenários,tomando conta das praças ecorredores do shopping. Na PraçaEmbu das Artes, uma grandeárvore de 8 metros de alturadecorada com lâmpadas em LEDvermelha, branca e azul, dá asboas vindas às famílias eapresenta, simultaneamente, umshow de luzes, cores e sons. NaPraça Taboão da Serra, em umenorme cenário com umaconstrução rústica, onde asparedes imitam troncos de árvorede verdade, o Pica Pau invade aCeia do Leôncio sentado em umapoltrona de veludo vermelho earranca olhares das crianças.Ainda neste cenário há o Picolino eseu Iglu. Lá é possível ver o Pica-Pau coordenando o transporte dospresentes.

Pr o m o ç ã o : a cada R$ 400 emcompras, o consumidor ganha umcupom para concorrer a dezautomóveis Fiat Uno.

SANTANAPARQUESHOPPING

O shopping fechouparceria com o InstitutoAyrton Senna e estáapresentando o "NatalCampeão do Senninha",com uma decoraçãototalmente inusitada, quetraz atividades como:cinema do Senninha, comum lindo filme natalino daturminha; o Gazebo doPapai Noel, que é a oficinado Senninha; além do

pódio para fotos, carro de Fórmula 1 para as crianças se divertirem, exposição com 5capacetes utilizados pelo campeão nos títulos conquistados pelo ídolo, trenzinho doSenninha e uma linda árvore de Natal com 15 metros de altura

Pr o m o ç ã o : a cada R$ 400 em compras, o consumidor ganha um cupom para concorrer aum automóvel Renault Duster e quatro tablets iPads.

SONAE SIERRAOs shoppings Boavista,

Plaza Sul, Campo Limpo,Penha e Metrópole (SãoBernardo do Campo),todos administrados pelaSonae Sierra, estão comuma decoração única,inspirada nas obras doartista plástico RomeroBritto. O objetivo é encheros olhos dos adultos e dascrianças com o coloridomarcante das obras doartista. Para isso, aempresa apostou numadecoração absolutamenteousada. Arranjos, laços e bolas ganham forma nos vibrantes tons de amarelo, azul, lilás, rosae roxo, característicos das pinturas de Britto. Os traços marcantes dos contornos dividem ostons e compõem um elegante jogo de luz e sombra. Cada detalhe é um deslumbramento decores, de efeito visual impactante.

Outro ponto alto da decoração poderá ser visto nos corredores dos shoppings, que estarãotomados pelas pinturas do artista. Espaços como fachadas e praças centrais também serãocobertos por enfeites aéreos inspirados no estilo do artista.

Alinhados com as políticas de Responsabilidade Corporativa da Sonae Sierra Brasil, 80%dos enfeites são de material reutilizado, a madeira utilizadas nos cenários é certificada e atinta da pintura à base de água. Além disso, a iluminação foi totalmente desenvolvida comlâmpadas LED e MegaLED, uma atitude sustentável, que pode representar uma economiade até 90% nos gastos de energia durante o Natal.

Pr o m o ç ã o : a cada R$ 250, o consumidor ganha uma Color Bag, com estampas assinadaspor Romero Britto, e um cupom para concorrer a um automóvel Ford EcoSport.

VILLA LOBOSCom ambientação

inspirada na animação ToyStory, a decoração natalinado shopping traz ospersonagens xerife Woody, avaqueira Jessie e opatrulheiro espacial BuzzLightyear. Nos corredores doShopping Villa Lobos, serãoencontradas gigantografiastemáticas de Woody e suaturma, e os clientes poderãoconferir várias guirlandas,caixas de presentes efestões temáticos, entreoutros detalhes. Haverádecoração e iluminaçãoexterna, que envolverá todaa extensão do shopping

Divulgação

Page 8: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 20128 -.ESPECIAL DIÁRIO DO COMÉRCIO

Decorações dos shoppings

Além dosjornais, da webtvTVSPL e darevista Guia de

Bons Negócios & Serviços, oGrupo São Paulo Lesteacaba de lançar a

, queserá semanal e virtual,contendo a mesma qualidadedos demais meios decomunicação do grupo.

REVISTAGAZETA PENHENSE

São Paulo LesteO

Grupo São Paulo Leste de Jornais teve inícioem 1963, com o lançamento da GazetaPenhense, semanário que tem tradição na

Zona Leste. Todos os jornais do grupo circulam nosbairros adjacentes à Penha.

O GRUPO SÃO PAULO LESTECRESCE A CADA DIA QUE PASSA.

www.gazetapenhense.com.br

Telefone: (11) 2643-5555

[email protected]

ANUNCIE

E VENDA

MOOCA PLAZAO Natal do Mooca Plaza Shopping é inspirado nas obras do plástico Juarez Fagundes.

Com o tema "Fábrica de Panetone", o artista se inspirou na tradição da Mooca e exploroua magia das antigas fábricas de panetones da região em cada detalhe. Com a proposta depromover uma viagem às velhas fabricações do pão doce de Natal, Juarez criou um túneldentro de uma árvore de 12 metros. O espaço projetado com paredes de tijolos, fornoindustrial e vitrines simula a preparação e finalização dos bolos natalinos.

A cenografia contará com outros elementos clássicos da época, como carrossel comcavalinhos, trenó, caixas de presentes, roda gigante com ursos de pelúcia, baú combonecos giratórios, soldados quebra-nozes, bonecos de gelo e pinheiros.

Pr o m o ç ã o : a cada R$400 em compras, o consumidor ganha um cupom para concorrer aum automóvel Jeep Compass.

SÃO BERNARDO PLAZAO tema deste ano é "História do Natal e doPapai Noel", inspirada nas histórias de São

Nicolau, do Papai Noel e do Pinheiro de Natal.Para tornar a fantasia mais real, a decoraçãona praça central do shopping conta com uma

árvore de 11 metros, bonecos animatrônicos,imensos livros contando a história das origens

da data, uma caixa de correios para que ospequenos possam enviar suas cartinhas ao

Papai Noel e um trenzinho para brincar.Pr o m o ç ã o : a cada R$ 100, o consumidor

ganha um cupom para concorrer a umautomóvel Kia Cerato.

MAIS SHOPPINGUma árvore de Natal de mais de 7metros de altura, decorada com

embalagens de panetone daBauducco, é o principal destaque da

decoração de Natal do mais Shopping.Os corredores também estãodecorados com festões com

minipanetones e as fachadas doempreendimento enfeitadas com

bolas luminosas e estrobos. Banners ecascatas de luz também iluminam oshopping. Já no cenário principal, o

personagem Sr.Bauducco (um bonecoanimatrônico) conversa com as

crianças. E claro, o Papai Noel já está noshopping recebendo todas as crianças

em seu trono.Pr o m o ç ã o : a cada R$ 250 em

compras, o consumidor ganha umcupom para concorrer a um automóvel

Fiat Uno Vivace.

INTERLAGOS"Caminhos do Bosque" é o

tema da decoração doComplexo Comercial doShopping Interlagos, formadopelo Shopping Interlagos eShopping Interlar Interlagos.Logo na entrada, se encontrauma grande árvore, de 8metros de altura, ricamenteiluminada e decorada combolas, laços, frutas, flores,cogumelos e muitosbichinhos.

Pelos corredores, cascatasde microlâmpadasintercaladas por bolas,festões com laços vermelhos e cachos de bolas e adereços natalinos, estandartes vermelho everde intercalados por cascatas de microlâmpadas e bolas, além de árvores decoradas combolas coloridas, laços vermelhos, pinhas e outros ornamentos conduzem à Praça de Eventos,onde um magnífico cenário convida a um passeio pelos Caminhos do Bosque.

Pr o m o ç ã o : a cada R$ 200 em compras, o consumidor ganha um cupom para concorrer asorteios diários de vale-compras no valor de R$ 5 mil.

FREI CANECAOs visitantes do

Shopping Frei Canecapodem admirar adecoração de Natal,que este ano traz otema "NatalEncantado", comclarinetes, tamborese bumbosrepresentados poruma linda família.Além dosinstrumentosmusicais, trenzinhoscarregados depresentes, um calhambeque de bigode animam adecoração, além de muitas luzes.

Pr o m o ç ã o : a cada 300 reais em compras, os clientesganharão um Panetone Bauducco. A promoção vai até 24 dedezembro ou enquanto durar o estoque. Para participar, oconsumidor precisa se cadastrar no Programa Fidelidade eapresentar suas notas fiscais no balcão da promoção. Cadacliente participante pode retirar até dois panetones.

OUTROSPRAÇA DA MOÇAO shopping de Diadema traz como tema

"Volta ao mundo com Patati Patatá". Ao todo,são 32 árvores de Natal espalhadas peloshopping, sendo a maior com 8 metros. Asoutras árvores terão alturas entre 1m e2,20m.

Promoção: a cada R$ 300 em compras, oconsumidor ganha um cupom para concorrera um automóvel Renault Duster e mais 20prêmios especiais para o lar.

CENTRAL PLAZA SHOPPING - A cada R$250 em compras, o consumidor ganha umcupom para concorrer a sorteios diários devale-compras no valor de R$ 5 mil.

SHOPPING UNIÃO DE OSASCO - A cadaR$ 300 em compras, o consumidor ganha umcupom para concorrer a sorteios diários devale-compras no valor de R$ 5 mil.

MAXI SHOPPING JUNDIAÍ - a cada R$300 em compras, o consumidor ganha umcupom para concorrer a dois Jeep CompassSport.

SHOPPING BONSUCESSO - a cada R$200 em compras, o consumidor ganha umcupom para concorrer a um automóvelToyota Etios, 1.3.

Divulgação

Page 9: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 ESPECIAL - 9DIÁRIO DO COMÉRCIO

Nos presépios, o verdadeiroespírito natalino

Exposição no Museude Arte Sacra exibe

verdadeiras obras dearte representando o

nascimento doMenino Jesus

Paulo Pampolin/Hype

Já virou uma tradição umatradição de Natal: quemdeseja ver , ou rever ,obras de arte em forma

de presépio deve se dirigir aoMuseu de Arte Sacra (MAS/SP). Além do acervo permanen-te, cujo destaque é o Presé-pio Napolitano doadopor Ciccillo Mataraz-zo, o museu realizau m a e x p o s i ç ã otemporária. A des-te ano é a exposição"Presépios: no mu-seu como em casa",na qual o curador CesarGiobbi convidou um grupo de11 pessoas, entre arquitetos,colecionadores, designers deinteriores, empresários e ar-tistas, a exibirem montagensde cenas relacionadas ao Na-tal, de acordo com suas res-pectivas visões criativas.

O pré-requisito para a esco-lha dos participantes foi que ti-vessem o hábito de montar opresépio ou que tivessem uma

história de convi-vência com ele. A

principal intenção éreproduzir no MAS/SP

pequenos ambientes priva-dos de ritual de fé e tradição.

A exposição combina presé-pios de coleções particularescom peças cedidas pelo ricoacervo do museu, como umpresépio da Ilha da Madeira,uma mesa do século 17, umaimagem de Nossa Senhora doséculo 18 e uma de Nossa Se-nhora de Rosário do mesmoséculo e um presépio de ori-gem equatoriana do século17. A montagem se apresenta

com uma dimensão e um jeitofamiliar de contar a cena donascimento de Jesus.

Espírito natalinoO Museu de Arte Sacra pos-

sui 130 presépios, dos mais di-versos países, como Japão,Itália, Portugal, França, Equa-dor e outros. O maior e mais fa-moso é o Presépio Napolitanodo século 18, com suas 1.620peças, das quais 390 são figu-ras humanas, ocupa uma áreade 110 metros quadrados,sendo um dos últimos conjun-tos do gênero remanescentesno mundo. Trata-se de um ra-ríssimo exemplar, compará-vel apenas aos conjuntos deNápoles (Museu de Nápoles) ede Nova York (MetropolitanMuseum).

O Presépio Napolitano apre-senta cenas como:

Natividade - A Sagrada Fa-

mília envolvida por um voo deanjos e cabeças de querubins,contemplada por pastores,músicos e diferentes gruposétnicos.

Os Músicos - Cerca de 9 figu-ras e 18 acessórios são distri-buídas no início da escada queleva à cena da Natividade, ani-mando a chegada do cortejodos Magos.

O Cortejo - Composto deárabes, indianos, chi-neses , e t íopes ,pigmeus, cauca-sianos, tártaros enegros. A prince-sa Moura traz emsua tenda cofresde veludo com jóiase ouro.

O Chafariz - Onde se encon-tram camponesas de Amalfi,provincianas, vendedoresambulantes e o amolador defacas.

Nossa Senhora eSão José dePresépio:

montagem de PauloVon Poser.

PresépioMestre

Vitalino:montagem deJosé Antonio.

Presépio do Riode Janeiro:

montagem deToninhoMariutti

Presépio deacervo

pessoal,montado porPaulo Mortari

PresépioNapolitano: doado

por CiccilloMatarazzo, é o

destaque.

Divulgação

Publiqueos seus

anúnciosno jornal de economia

que tem mais tradição.

www.dcomercio.com.br

P U B L I C I D A D EC O M E R C I A L

FONE: 11 3180-3344

O Jornal do Empreendedor

Page 10: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 201210 -.ESPECIAL DIÁRIO DO COMÉRCIO

Show de luzes e coresno Natal Iluminado

Entre as atrações imperdíveis estão a árvore de Natal e fonte multimídia do Parque Ibirapuera e a Cortina d'Água da Represa de Guarapiranga

Folhapress

Os paulistanos até jáestão acostuma-dos. Até o começode janeiro, o con-

gestionamento será grandeno período da noite na regiãodo Parque Ibirapuera, por con-ta de duas famosas atraçõesdo Natal Iluminado: a árvorede Natal e a fonte multimídia.A árvore deste ano tem 58 me-tros de altura e traz em seu to-po uma estrela de 8 metros decomprimento. A iniciativapossui caráter sustentável,composta integralmente pormaterial reutilizável e contacom placas de captação deenergia solar e cata-ventospara produção de energia eó-lica. Estes recursos permitemgerar energia suficiente paramanter a árvore acesa por até3 horas diárias, sendo o res-

tante fornecido por gerado-res. Sua iluminação conta commais de 500 lâmpadas stroboe 264 mil microlâmpadas deLED (diodo emissor de luz).

Já a fonte multimídia, patro-cinada pelo Grupo Pão de Açú-car, tem duas apresentaçõesdiárias: às 20h30 e às 21h.Com projeções, sons e coresque formam um show natali-no, as apresentações desteano contam com mais de 200árvores decoradas com ummilhão de lâmpadas de LED dealto nível, iluminando o entor-no da fonte com mais intensi-dade e economia. O show con-ta ainda com a dança daságuas e luzes no lago.

A novidade deste ano ficapor conta das projeções demensagens de Natal enviadasa partir do Facebook oficial do

Pão de Açúcar (http://www.fa-c eb o ok . co m /p ao d ea c uc a r) .Para isso, basta acessar a pá-gina e entrar no aplicativo daação. O internauta deve es-crever uma mensagem, com-partilhando aquilo que desejade mais feliz para os outros, epostá-la. As melhores mensa-gens serão exibidas com oscréditos nos intervalos dasapresentações da fonte multi-mídia.

Outra novidade deste ano éo medley de Maria Bethânia eDominguinhos, homenagean-do o Brasil, tocado durante oshow juntamente com exibi-ções de imagens do País. Alémdele, haverá uma versão doConcerto de Brandenburgo,de Bach, feita com sintetiza-dores. Em momentos espe-ciais, mensagens em lette-

rings saúdam o público commensagens de Feliz Natal eBom Ano Novo em dezenas delínguas.

Localizada no maior lago doparque, a fonte é uma instala-ção flutuante de 110 metrosde comprimento por dois me-tros de largura, que movimen-ta cerca de 60 mil litros deágua por minuto. Cada torrede água da fonte é capaz delançar 24 jatos verticais comaté 15 metros de altura, for-mando uma cortina de águapara exibição de imagens.Além da possibilidade de rea-lizar até 15 coreografias espe-ciais, a fonte tem capacidadede projetar um gêiser de 60metros de altura, o equivalen-te a um prédio de 20 andares.Oito setores de iluminaçãopossibilitam a geração de 60

tonalidades dife-rentes de cores. Oprojeto de sonoriza-ção, com 10 mil Watts depotência, foi dimensionado deforma que a difusão do som serestrinja única e exclusiva-mente ao perímetro do lago.

Natal na represaA Represa de Guarapiranga

(Avenida Atlântica, altura2.300 - Interlagos) recebe es-te ano, além da árvore de Na-tal de 18 metros de altura,uma Cortina d'Água de 72 m²,acompanhada de projeçõesmapeadas. A árvore é acesasempre às 20 horas, enquantoas p ro j eções na Cor t i nad'Água são realizadas entre20h30 e meia-noite, comapresentações a cada 30 mi-nutos e duração de 90 minu-

tos, cada.O espetáculo é di-

vidido em três atos: noprimeiro momento, ima-

gens de vitrais de igrejas euro-peias e brasileiras dos séculos12 até 20 permitem o acompa-nhamento da evolução estéticadas técnicas de retratar figurascom o uso da luz solar por meiode vidro colorido, uma das pri-meiras formas de projeção cria-das pelo homem.

O segundo ato sincronizacanções tradicionais do Natal,com animação de diversossímbolos da decoração natali-na, como sinos, arranjos, bo-las, presentes, anjos, entreoutros. Por fim, o vídeo de trêsmúsicos tocando "Jesus Ale-gria dos Homens", sob os acor-des de violino, cello etrombone, montados

Levi

Bia

nco/

Braz

il Ph

oto

Pres

s

Newton Santos/Hype Árvore de Nataldo Ibirapuera:

iluminação utilizaenergia solar e

eólica.

Fonte multimídia:mensagens de

Natal podem serenviadas pelo

Facebook.

��

Page 11: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 ESPECIAL - 11DIÁRIO DO COMÉRCIO

Natal Iluminado

com um fundo coloridoe animado, cria um es-

petáculo virtual, com caracte-rísticas próximas à holografia,concluindo a apresentaçãodas águas. Ao final, o PapaiNoel aparece em cena e ativaa animação de luzes na árvorede Natal.

Festa na Av. PaulistaA Praça de Natal da Avenida

Paulista traz como tema esteano a "Banda de Noéis", comum trio de Papais Noéis gigan-tes com dez metros de alturacada um. A estrutura de maisde 1 mil m², que também será

usada para o réveillon na Pau-lista, fica localizada entre asruas Padre João Manuel e Mi-nistro Rocha Azevedo. Não ha-verá visitação interna para opúblico este ano.

Cada Papai Noel está muni-do de um instrumento musi-cal - saxofone, trompete etrombone - e, juntos, irão sau-dar a população que passa pe-lo local. Ainda para comporessa peça central, uma árvo-re de Natal de oito metros dealtura, completamente deco-rada e iluminada, e bolas na-talinas de 1,5m de diâmetrodarão o tom festivo e alegre à

decoração.Fazem companhia para a

banda outros oito persona-gens posicionados nas late-rais do palco. São bonecos dequatro a seis metros de alturacomo, por exemplo, um bone-co de neve, um pinguim e umursinho de pelúcia vestindoroupas típicas da época. Osajudantes do Papai Noel tam-bém fazem parte da cenogra-fia. Uma mensagem de "FelizNatal, São Paulo" está pendu-rada na estrutura, rodeadapor 12 duendes.

O prédio da Fiesp (Federa-ção das Indústrias do Estado

de São Paulo se transformouem um espaço inédito e per-manente de arte digital paraexibição de obras visuais a céuaberto. Trata-se da Galeria deArte Digital do Sesi-SP, comuma plataforma eletrônicaformada por 26 mil clusters deLED, cada um formado porquatro lâmpada de LED, insta-lados em 3.700 m² da estrutu-ra metálica. Esta cadeia elétri-ca possibilitará a transmissãode até 4,3 bilhões de combina-ções de cores. Diversos artis-tas de prestígio, nacional e in-ternacional, foram convida-dos para transmitir grandes

obras visuais, criadas espe-cialmente para a paisagem ur-bana da cidade.

Decorações pela cidadeAlém da Praça de Natal, a

Avenida Paulista está decora-da com 80 árvores de LED colo-ridas de cerca de 4 metros dealtura ao longo do seu canteirocentral, que podem ser vistasnas cores azul, amarela, verde,vermelha, lilás e branca. Cadaárvore conta com 6.900 LEDsem formato de pétalas nosmais de 70 galhos. A decora-ção é uma realização da Prefei-tura de São Paulo, por meio da

São Paulo Turismo (SPTuris).Ao todo, a cidade recebe

400 árvores iluminadas simi-lares. Além da Av. Paulista, asárvores artificiais podem servistas no Largo da Batata, RuaOscar Freire, Av. Luís Ayres(em frente às obras do Itaque-rão), Ponte Estaiada, Av. Atali-ba Leonel, Av. Juscelino Ku-bitscheck, Av. Queiros Filho,Praça Roosevelt, Viaduto doChá, Av. Mutinga, Praça Char-les Miller, Largo da Matriz, RuaGomes de Carvalho, Praça Me-morial 17 de Julho, Av. PedroÁlvares Cabral, Av. 23 de Maioe Praça da Liberdade.

Ao lado,Shopping WestPlaza; abaixo,

Mega StorePonto Frio

Acima, árvore deNatal da Represade Guarapiranga;

ao lado, lojaPonto Frio

Brazil Photo Press/Folhapress Fotos: Newton Santos/Hype

��

Page 12: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 201212 -.ESPECIAL DIÁRIO DO COMÉRCIO

Natal Iluminado

Praça de Natal daAvenida Paulista

traz como tema esteano a "Banda de

Noéis"

Rube

ns C

aval

lari/

Folh

apre

ss

O Viaduto do Chá,no centro da cidade,

também estáiluminado com

árvores LED

Decoração deNatal na Avenida

Paulista temárvores de LED

coloridas

A AvenidaPaulista é um doscartões postais da

cidade nestaépoca do ano

Fotos: Newton Santos/Hype

Page 13: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 ESPECIAL - 13DIÁRIO DO COMÉRCIO

As crianças ainda acreditamem Papai Noel?

A julgar pelasfilas que se

formam parafalar e tirar fotos

com o bomvelhinho, a

resposta pareceser afirmativa,mas o Papai

Noel hojeprecisa entender

de tecnologia

Paulo Bier: tronodo Papai Noel

mais largo paraacomodar a

criança.

Newton Santos/Hype

Na era da internet edas redes sociais,em que as crianças,ao invés de jogar

bola na rua disputam partidasem sofisticados videogames-com imagens em alta defini-ção, ainda há espaço para obom velhinho? Será que aindase acredita em Papai Noel?

"Acredito quanticamentena possibilidade da existênciado Papai Noel". Esta frase atépoderia ser do físico StephenHawking, mas o autor é o pró-prio Papai Noel, só que doShopping Frei Caneca, PauloBier, que durante o período le-tivo é professor de Física – pa-ra a Mecânica Quântica, é pos-sível que uma partícula estejaem dois ou mais estados aomesmo tempo, o que é chama-do de superposição. É assimque o físico e o Papai Noel coe-xistam ao mesmo tempo."Não me vejo como um ho-mem fantasiado e tirando fo-tos com crianças. Vejo-meparticipando de um ritual con-temporâneo e trajando vestesadequadas para isso", diz.

Segundo Bier, se enganaquem pensa que o espírito doNatal já não existe. "As crian-ças ainda acreditam em Pa-

pai Noel, o que mudou dequando eu era criança foramos pedidos de brinquedos –ainda há crianças que que-rem bicicletas e bonecas,mas a maioria hoje pede con-soles de videogames, celula-res, tablets e brinquedos re-lacionados a personagens dedesenho", conta.

Paulo Bier tem todas as ca-racterísticas necessárias paraser Papai Noel: imagem bona-chona, barbas brancas de ver-dade e uma barriga avantaja-da. No entanto, ele explica quepara ser Papai Noel é precisoter mais do que apenas um vi-sual do bom velhinho e fazerum bom "ho, ho, ho". "O que ospais querem é que os filhos ti-rem uma boa foto com o PapaiNoel. É preciso sair bem na fo-to, sorrir sempre e olhar para acâmera", revela.

Neste ponto, Bier tem a seufavor, além dos 12 anos de ex-periência, o fato de ter come-

çado a carreira em uma esco-la de artes cênicas. "Foi em2000, quando eu lecionavaem uma escola de artes eciências. Algumas pessoas deuma agência de eventos apa-receram lá procurando candi-datos para Papai Noel", re-lembra Bier. "Fui aceito e omeu primeiro trabalho foi aentrega de presentes em umacasa", conta, revelando queeste tipo de trabalho e o deeventos corporativos são osque pagam melhor, podendorender até R$ 2 mil por hora.

Já o trabalho em shoppingcenters é fechado por tempo-rada e a remuneração variamuito, dependendo do shop-ping e do prestígio de cada Pa-pai Noel. "Os contratos sãosempre fechados via agênciade eventos, que tem a sua co-missão, em torno de 20%. Nãoadianta a pessoa ir diretamen-te ao shopping oferecer o seutrabalho", observa Bier.

Preocupações atuaisEntre os papais noéis do

mundo todo, o tema pedofiliavem sendo discutido a cadaano com mais frequência. Apreocupação se justifica: hou-ve um caso nos Estados Uni-dos de um pai que orientou a fi-lha a pegar a mão do PapaiNoel e colocar sobre a perna,tirou fotos e depois tentouchantagear o shopping. Poroutro lado, os pais também fi-cam preocupados, após ve-rem na imprensa casos de pe-dofilia envolvendo padres eprofessores.

Na opinião de Paulo Bier, háum certo exagero nesta ques-tão, com uma certa pitada deneurose coletiva. "Não há de-

núncias de casos de pedofiliaenvolvendo papais noéis,principalmente aqui no Brasil.Há coisas mais sérias a seremdiscutidas neste País", diz in-dignado.

Mas o fato é que algunsshoppings estão orientandoos papais noéis a colocarem ascrianças em um assento ao la-do. No próprio Shopping FreiCaneca, o trono do Papai Noelé mais largo para isso. "Se acriança vem sentar em meucolo, eu vejo a reação dos pais,se eles fizerem um sinal quenão, a criança é colocada ao la-do; mas se eles não se impor-tarem, ela senta em meu colomesmo", explica Paulo Bier. Jáno caso de precisar arrumar a

roupinha da criança, os pró-prios pais se encarregam dis-so, ou então a Mamãe Noel,que está sempre ao lado,pronta para ajudar.

Às vezes, os pedidos dascrianças não são por brinque-dos e presentes. Não é raro elapedir um emprego ao pai de-sempregado ou que os pais se-parados se reconc i l i em."Acontecem situações como-ventes dessa natureza e euprocuro dar algumas palavrasde conforto", diz Paulo Bier."Mas também já ocorreramcasos estranhos, como deuma senhora que pediu a mi-nha benção. Eu disse que pa-pai do céu não permitia que eufizesse isso". ( C . O. )

Page 14: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 201214 -.ESPECIAL DIÁRIO DO COMÉRCIO

O peso dosimpostosna festa defim de ano

Estudo do IBPT mostra que a cargatributária do espumante é de 59,49% e

do panetone chega a 34,63%

SXC

Doações podem serdeduzidas do IR

No último dia 10, a presi-dente Dilma Rousseffsanc ionou a Le i nº12.741, que obriga a

informação na nota fiscal sobresete impostos embutidos nos pre-ços finais de mercadorias e servi-ços. As empresas têm até junhopara se adequarem à nova lei. Seela estivesse valendo, o consumi-dor iria saber, por exemplo, queas bebidas são os itens com maiortributação nas festas de fim deano, conforme demonstra o estu-do do Instituto Brasileiro de Pla-nejamento Tributário (IBPT), comos principais produtos consumi-dos nesta época. Quem pretendebrindar a data com espumantet e r á d e d e s e m b o l s a r59,49% a mais do valorreal da bebida somen-te em tributos; na cer-veja, a carga tributáriachega a 55,60%; e nasidra, 48,24%.

A carga tributária tam-bém é elevada nos alimen-tos típicos de fim de ano: do preçodo ches ter , peru ou pern i l ,29,32% são tributos; no bacalhauimportado, a carga tributária é de43,78%; nas nozes, 36,45%; e nopanetone, 34,63%.

Na decoração, mais impostos:a carga tributária da árvore de Na-tal é de 39,23%, os enfeites carre-

gam uma tributação de 48,02% eo presépio, 35,93%.

Entre as sugestões de presen-tes favoritos para esta época doano, o aparelho de MP3 ou iPod éum dos mais tributados: 49,45%,ou seja, quase a metade do valordo produto. No valor da bicicleta,45,93% são tributos; na câmerafotográfica, 44,75%; e nos brin-quedos, 39,70%. "A elevada car-ga tributária dos produtos de fimde ano restringe o consumo dobrasileiro, desde a escolha do pre-sente até os itens que compõem aceia", afirma o presidente doIBPT, João Eloi Olenike.

Para saber mais sobre os im-postos, acesse o site Lupa no

Imposto (www.lupanoim-posto.com.br).

Os contribuintes quefizerem doações aprojetos esportivos,

audiovisuais e culturais,bem como aos ConselhosMunicipais, Estaduais ouNacional dos Direitos daCriança e do Adolescente,podem abater os valores doImposto de Renda 2013.Além de exercer asolidariedade, essa é umaforma de aproveitar algunsbenefícios tributários, jáque a pessoa que praticauma boa ação com odinheiro que iria para aReceita Federal, temabatimento no Imposto deRenda Pessoa Física.

Na opinião do consultortributário da IOBFolhamatic, AntonioTeixeira, abater do IRdoações feitas ao terceirosetor é uma ótima maneira

de reverter o dinheiro dosimpostos diretamente paraalgumas causas nobres. Oespecialista comenta que olimite de dedução, porpessoa física, é de 6% doimposto devido. Essa regrasó é válida para quem faz adeclaração do IR peloregime de tributação pordeduções legais, antigomodelo completo. "Dessaforma, as doações podemaumentar a restituição ouainda reduzir o saldo apagar", diz o especialista.

Antes de fazer a doação,é recomendável que ocontribuinte verifique se omunicípio onde reside temlegislação específica paraque a Receita Federal acateeste tipo de abatimento."As doações só valem paraprojetos 'carimbados',como o Fundo Municipal dos

Direitos da Criança e doAdolescente – Fumcad, porexemplo", diz.

Além disso, éfundamental, no ato dadoação, solicitar umcomprovante da entidadebeneficiária, em favor dodoador, contendo seunúmero de ordem, nome,Cadastro Nacional daPessoa Jurídica - CNPJ,endereço e firmareconhecida do emitente."No caso de doação de bens,esse documento deveráconter a identificação dosbens, mediante suadescrição em campo próprioou em relação anexa queespecifique, ainda, se houveavaliação e, em casopositivo, identificar osresponsáveis pelaavaliação".

João Eloi Olenike:a elevada carga

tributáriarestringe oconsumo.

Mar

io M

irand

a/Lu

z

Page 15: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 ESPECIAL - 15DIÁRIO DO COMÉRCIO

Obrigações tributáriasnão tiram folga

Semana que vem termina o prazo para agendamento no Simples Nacional

Luiz Prado/Luz

AAs micro e pequenasempresas têm atésexta-feira da se-m a n a q u e v e m

(28/12) para fazer o agenda-mento no Simples Nacional2013. O agendamento permi-te a verificação prévia de pen-dências jurídicas e fiscais quetalvez possam interferir naconcessão do imposto.

Para o presidente do Se-brae, Luiz Barretto, essa émais uma oportunidade paraos pequenos negócios aderi-rem ao regime simplificado derecolhimento de tributos."Quem faz a opção pelo Sim-ples Nacional consegue pagaraté oito impostos em um únicotributo. Essa é uma das gran-des conquistas que o segmen-to conseguiu com a Lei Geral.O agendamento permite que oempresário tenha mais tempopara regularizar alguma situa-ção que impeça a adesão aoprograma", afirma.

Basta que o empresárioacesse o link Agendamentoda Opção pelo Simples Nacio-nal no site www.receita.fa-ze nda. gov. br/s impl esna cio-nal. Não existindo pendên-cias, a solicitação da opçãopara 2013 estará confirmadae o registro será gerado em 1ºde janeiro.

Os donos dos pequenos ne-gócios que ainda não fazemparte desse sistema simplifi-cado e que perderem o prazode agendamento poderão pe-dir a adesão ao Supersimplesdo dia 2 a 31 de janeiro.

Esses prazos não são váli-dos para empresas recém-criadas, que têm até 30 diasdepois da liberação do Cadas-tro Nacional de Pessoa Jurídica(CNPJ) para aderir ao progra-ma. Quem quiser desistir doregime de tributação simplifi-cado pode fazê-lo a qualquermomento, no entanto, se forpara o mesmo ano, é necessá-rio que o desenquadramentoseja solicitado em janeiro, ca-so contrário, a desvinculaçãosó valerá para o ano seguinte.

O Simples Nacional abrangeos seguintes tributos: IRPJ,CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI,

ICMS, ISS e a Contribuição Pa-tronal Previdenciária para aSeguridade Social (CPP). O re-colhimento é feito por um do-cumento único de arrecada-ção que deve ser pago até odia 20 do mês seguinte àqueleem que houver sido auferida areceita bruta.

Limites e restriçõesDesde o início deste ano, os

limites de receita estipuladospara as micro e pequenas em-presas são, respectivamente,de R$ 360 mil e de R$ 3,6 mi-lhões. Em 2012 também foiaberto um limite extra paraexportação de mercadoriasno valor de R$ 3,6 milhões.

Dessa forma,as empresas depequeno portepodem auferir recei-ta bruta de até R$ 7,2 milhões,desde que não extrapole, nomercado interno ou em expor-tação de mercadorias, o limitede R$ 3,6 milhões.

E F D - Co nt ri b u i ç õ e sComeça a valer no dia 1º de

janeiro a entrega da declara-ção EFD-Contribuições paraas empresas que declaram oImposto de Renda Pessoa Jurí-dica - IRPJ com base no lucropresumido e arbitrado.

De acordo com o coordena-dor Editorial da IOB Folhama-

tic, Edino Garcia, a partir dopróximo ano os contribuintesdeverão transmitir os dadosmensalmente ao Sistema Pú-blico de Escrituração Digital -Sped. "As informações devemser transmitidas ao Fisco até o10º dia útil do segundo mêssubsequente à escrituração,inclusive nos casos de extin-ção, incorporação, fusão e ci-são total ou parcial", comenta

Garcia. "O prazo para a en-trega da EFD- Contribui-ções se encerra às 23horas, 59 minutos e 59segundos, horário deBrasília, do dia fixado

para o cumprimento daobrigação".

O coordenador Editorial daIOB Folhamatic recomendamuita atenção com os prazos,uma vez que a multa paraquem não entregar a declara-ção é de R$ 5 mil por mês ca-lendário ou fração. "A EFD-Contribuições deverá ser assi-nada digitalmente pelo repre-sentante legal da empresa ouprocurador, que devem utili-zar o certificado digital válido,emitido por entidade creden-ciada". As empresas enqua-dradas no Simples Nacional,estão dispensadas da EFD-Contribuições. ( C . O. )

Luiz Barretto:oportunidade para

os pequenosaderirem ao

Simples.

Page 16: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 201216 -.ESPECIAL DIÁRIO DO COMÉRCIO

Roupa é o presente mais compradopelos internautas

Pesquisa da CONECTAí revela hábitos dosinternautas; pesquisa da ACSP tambémaponta vestuário como principal presente

SXC Cartão de Natal

de graça nainternet

Depois do sucesso popular dos MascotesAlternativos da Copa, criados pelaIlustranet, a equipe do estúdio

desenvolveu agora mais uma campanha deinteração com o público: a criação de quatrocartões exclusivos de Natal, que podem serbaixados no site da empresa. É umaoportunidade única das pessoas terem acesso àscriações de um estúdio profissional.

"Trabalhamos para nossos clientes durante oano todo em peças com foco totalmentecomercial, briefings muito específicos, prazoscurtos e muita pressão – mas neste fim de anochegamos à conclusão que seria ótimo fazer algodiferente: criar peças gráficas com liberdadediretamente para o público. Sem intermediários,sem pressão. O Natal nos pareceu o tema ideal – esurgiu o Natal Ilustrado Ilustranet. Pedi para algunsilustradores de nossa equipe pensarem uma formade trabalhar o tema e ficarem bem à vontade paradesenvolver quatro ilustrações que pudessemcativar o público nesta época do ano", explicaRubens Lima, coordenador do estúdio.

No download dos cartões há duas opções dearquivo: uma versão para impressão em papel(PDF) e uma versão digital (JPG). O cartão paraimpressão tem 10 x 15 cm e pode ser impressoem impressora de uso doméstico (o ideal é quese utilize papel fotográfico). A versão digitaltem 750 x 505 pixels e pode ser enviada por e-mail, pelo twitter ou facebook.

Para baixar os cartões visite o site doestúdio em www.ilustranet.com.br

2412-4948

Fone/Fax: 11

2412-4948

a vida tem a cor que você pinta

www.qualiflextintas.com.br

Tintas LátexMassa AcrílicaMassa CorridaTexturaSeladorVernizEsmalte SintéticoComplementos

Tintas LátexMassa AcrílicaMassa CorridaTexturaSeladorVernizEsmalte SintéticoComplementos

CONTCOM

Societário - Fiscal - PessoalContábil - Consultoria

Societário - Fiscal - PessoalContábil - Consultoria

CONTABILIDADECONTABILIDADE

Av. Santo Albano, 819 - Sala 01 - Vila Vera - São Paulo/SP

Fones:

940-2641

940-2849

11

2

2

Fones:

940-2641

940-2849

11

2

2

www.contcom.com.brwww.contcom.com.br

Feliz Natal e

Próspero Ano Novo!

Feliz Natal e

Próspero Ano Novo!

Roupas, brinquedos,calçados, acessó-rios de vestuário ecosm éticos/p erfu-

mes. Esses serão os presentesmais comprados neste Natalpelos internautas brasileiros,segundo pesquisa realizadapelo CONECTAí (http://pa-nel.conecta-i.com/), painel doIBOPE Inteligência para a rea-lização de pesquisas online.Ao apontar os presentes quecomprarão, 63% dos entrevis-tados citaram roupas, 41%brinquedos, 38% calçados,35% acessórios de vestuário(bolsa, bijuterias, etc.) e 32%cosméticos/perfumes.

De acordo com a pesquisa,53% vão comprar presentespara seus pais, 49% para a es-posa/mar ido ou namora-do/namorada, 36% para os fi-lhos, 33% para irmãos e tam-bém 33% para si próprios.

Lojas de rua, shopping e in-ternet dividem a preferênciados entrevistados. Enquanto21% afirmam que comprarãometade dos presentes pela in-ternet, outros 20% dizem quea metade dos presentes serácomprada em shopping, mes-

ma quantidade dos que vãocomprar metade dos presen-tes em lojas de rua.

Para celebrar a data, os in-ternautas dizem que os trêsalimentos que não podem fal-tar na ceia de Natal são: pane-tone (56%), peru (47%) e fru-tas secas – nozes, amêndoas,avelãs (32%). A principal bebi-da é o vinho, citado por 35%,seguido do espumante e refri-gerante (22% cada).

Uma das lendas do Natal,o Papai Noel, foi umacrença que fez parteda infância dos en-trevistados. Emmédia, os internau-tas acreditaramaté os 8 anos e meiode idade que era obom velhinho quem tra-zia os presentes.

O presente que os internau-tas brasileiros mais pediriam sea empresa na qual trabalhamfosse o Papai Noel seria um sa-lário maior, de acordo com 33%dos 2.292 internautas.

Le m b ra n c i n h a sUma pesquisa nacional rea-

lização pelo Instituto Ipsos, a

pedido da Associação Comer-cial de São Paulo (ACSP), mos-trou que pouco mais de 74%dos consumidores pretendemcomprar, neste Natal, roupas,calçados e acessórios. O per-centual de pessoas que pre-tende adquirir produtos de bai-xo valor é de 94%, ratificandoum comportamento conheci-do dos especialistas nesta épo-ca do ano, já que é preciso pre-

sentear várias pessoas.Porém, 40% das pessoas

pesquisadas afirmaram quepretendem adquirir bens du-ráveis, aproveitando o recebi-mento do 13º salário. ParaEmílio Alfieri, economista daACSP, a oferta de crédito e aredução do IPI na linha brancae automóveis estão motivan-do os consumidores a compraresses produtos.

Roupas, calçadose acessórios são

os presentes maisprocurados no

Natal

Page 17: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 ESPECIAL - 17DIÁRIO DO COMÉRCIO

Doce Natalpara o

setor dechocolates

Números das empresasrevelam que o

crescimento nas vendasdeve alcançar 20%

SXC

Cuide do coração na ceia de Natal

Compre pela internet,mais comodidade e conforto para você.

www.silvanna.com.br

Especialmente

feito para você que

trabalha ou mora no

Centro de SP

Rua 3 de Dezembro, 61Sala 16 - Centro - São Paulo/SP

Corte Feminino e Masculino

Massagem

Limpeza de PeleManicure e PedicureCuidados Masculinos

Tintura, mechas, tratamentos específicos para seu tipo de cabelo,relaxamento, escova progressiva, sobrancelha de henna ou definitiva,unha de gel ou porcelana, podologia com sala individual,materiais descartáveis e esterilizados

Design de SobrancelhaDepilação

Ligue e marque seu horário3101 7079 | 3115 2288

Segunda a sexta, das 7h30 às 19hAceitamos cartões de crédito e de débito

Solicite nosso cartão fidelidade e ganhe pontoDescontos para empresas conveniadas

As indústrias de cho-colates estão ani-madas com o Natal ee s t i m a m c r e s c i-

mento de até 20% nas vendas,já que a data é a segunda mais

importante para o setor. Le-vantamento da ABI-

CAB (Assoc iaçãoBrasileira da Indús-tria de Chocolates,Cacau, Amendoim,Balas e Derivados)

mostra que no últi-mo trimestre de 2011

a produção de chocolatecresceu 6% em relação a2010, registrando 128.576 miltoneladas. a entidade aindanão concluiu os números des-te ano. "As empresas traba-lham intensamente para pro-porcionar um Natal repleto denovidades para os consumi-dores", afirma Ubiracy Fonse-ca, vice-presidente de Choco-late. Para este ano, os empre-sários mantêm o otimismo eapostam no aquecimento dasvendas oferecendo uma sériede lançamentos.

A Arcor do Brasil lançou o Pa-netone Recheado com Choco-late de 550 gramas, prevendoaumento de 20% nas vendas

deste Natal. Em 2011 o cresci-mento foi de 10%. O destaqueda Nestlé é o Panetone CLAS-SIC Trufa, produto tradicionalda marca, que contribuiu paraa entrada de novos consumi-dores no setor. A base de con-sumo da empresa passou de50,8% em 2009 para 56% em2011 com o produto.

No momento em que com-pleta 100 anos, a Lacta anun-ciou o Lacta Bombom e reno-vou a embalagem da caixa debombons Grandes Sucesso daLacta, edição especial de ani-versário. Já as marcas Kope-nhagen e Chocolates BrasilCacau, do Grupo CRM, colo-cam nas prateleiras 57 lança-mentos natalinos e estimamum crescimento de 15% nasvendas de Natal. Serão quase220 toneladas de produtos sa-zonais para as duas marcas,cerca de 48% a mais que noano anterior, e outras 370 to-neladas só de panetones.

A Mars do Brasil celebrará adata com a Árvore de Natal re-cheada com 100 gramas deM&M, já a Parati traz como no-vidade o Panetone Parati emcaixinha, esperando cresci-mento de 15% em volume.

Ceia de Natal é quasesinônimo de alimentoscalóricos e repletos de

gordura saturada, além debebidas alcoólicas, doces eguloseimas. Para se prevenirdos excessos e ter uma ceiasaudável e ideal para o

coração, é necessárioseguir algumasreceitas simples, quepodem fazer toda adiferença no aumentodas taxas de lípidessanguíneos,conhecidos comocolesterol e

triglicérides.Para que os momentos

agradáveis, compartilhadosentre amigos e familiares, nãose torne um tormento nascomemorações, o indicado éter uma alimentaçãosaudável, leve e nutritiva.Nesse caso, substituiralimentos calóricos por

produtos ricos em fibras,vitaminas e sais mineraisauxiliam na digestão e nocontrole de doenças, comodiabetes, hipertensão,colesterol, entre outros."Podemos também sercriativos e cuidadosos naescolha e no preparo dasceias, de forma a torná-lassaudáveis e menos calóricas.No prato principal, orecomendável é ter carnesbrancas, como o peru, chester,frango, tender magro e lombo,acompanhados de cereaisintegrais, como arroz com setegrãos, tendo assim grandevalor nutritivo e pouco

calórico", explica ocardiologista e nutrólogo doHCor - Hospital do Coração,em São Paulo, Dr. DanielMagnoni.

Segundo o nutrólogo doHCor, uma ceia saudável deveseguir algumas regras paraque não se torne prejudicial àsaúde. "O consumo excessivode carne de porco, a ausênciade fibras, o abuso de doces,carboidratos e ingestãodesmedida de álcool sãofatores capazes de inverter asexpectativas de uma refeiçãosaudável", afirma.

Magnoni recomenda que,antes da ceia de Natal se faça

pequenas e leves refeiçõesdurante o dia. Evite deixar de sealimentar, pois a ausência delíquidos e alimentos podeprovocar fraquezas, tonturas emal-estar. "Não belisque osalimentos enquanto estiverpreparando a ceia, assim vocêestará evitando as caloriasextras e se sentirá vitoriosa porisso. Também é recomendávelbeber bastante líquido duranteo dia", diz o nutrólogo."Prepare-se com antecedência.Procure diminuir a ingestão deaçúcar e adote umaalimentação light duassemanas antes das festas", diz.

O Natal é asegunda melhordata do ano para

a indústria dechocolates

O recomendávelé ter carnes

brancas, comoo peru, chester

e frango

Divulgação

Page 18: Especial de Natal

quinta-feira, 20 de dezembro de 201218 -.ESPECIAL DIÁRIO DO COMÉRCIO

O que os Búziose as cartas dizem de 2013

Para a tarólogaLucia Sind'Oya,

ter jogo de cinturae ouvir a opiniãodo próximo serão

atitudesfundamentaispara o ano; já o

prefeito FernandoHaddad terádificuldades

SXC

Ninguém deve sepreocupar: ama-nhã, dia 21 de de-zembro, o mundo

não vai acabar, a despeito docalendário maia – ao que pare-ce, o calendário nunca falouem fim do mundo, só terminanessa data. Mas os Orixás ga-rantem que nada de anormalirá acontecer amanhã. "Per-guntei aos Búzios se haverá al-gum acontecimento tenso nodia 21/12/2012 e a resposta deXangô foi que não. Para quemestá com medo de que o mun-do vá acabar, fique tranquilo,não acontecerá nada que pos-sa abalar o mundo nesse dia",diz a taróloga Lucia Sind'Oya.

Ela conta que começou aaprender os mistérios das car-tas de Tarot em 1999, seguin-do um dom que possui, quecom o tempo foi se aprimoran-do através de cursos, livros,troca de experiências com ou-tros tarólogos e também nosatendimentos aos consulen-tes. Os Búzios vieram algunsanos depois, após ser iniciadano candomblé para o OrixáOya/Iansã. "Fiz cursos de Rei-ki, Medicina Africana (ebós),Baralho Cigano, Tarot , Paje-lança e Jurema - voltado à pra-ticas de xamanismo e culto àentidades de Jurema Sagra-da", conta Lucia.

Quem quiser conhecer o seutrabalho pode acessar o seublog em http://sindoyata-rot.blogspot.com.br ou entrarem contato pelo e-mail [email protected]. Lucia

atende presencialmente etambém virtualmente, comoráculos e orientação espiri-tual.

Veja a seguir, as previsõespara 2013 e como será o pri-meiro ano do governo de Fer-nando Haddad frente à Prefei-tura de São Paulo.

De um geral, o ano tende aser positivo, mas somente pa-ra as pessoas que saibam li-dar bem com os obstáculos eque consigam se adaptar àsmudanças. Será imprescindí-vel ter um bom jogo de cinturapara poder se sair bem me-diante algumas situaçõescomplicadas, que podem sur-gir na vida das pessoas, etambém, jogo de cintura ao li-dar com outras pessoas. Nin-guém em 2013 será dono darazão, todas as pessoas terãode ter humildade e discerni-mento para ouvir a opinião doseu próximo. Se as pessoas

souberem ter esse feeling, se-rá um ano de entrosamento eentendimento, do contrário,será um ano de atritos.

No ano de 2013, poderemoster surtos de doenças em ani-mais e pessoas, mas por outrolado, poderemos ter avançosimportantes na Medicina paraa cura de algumas doenças. Oano será excelente para os fi-lhos de Obaluaiê, pois ele pro-mete um ano de muitas con-quistas e prosperidade paraseus filhos.

Natureza em fúriaA natureza continuará sendo

severa, e Oya anuncia tempes-tades e destruição, porém, nãoserão desastres naturais acon-tecendo em várias partes domundo de uma só vez, e simacontecimentos isolados, masque levarão muitas vidas.

Oxalá pede que as pessoascomecem a se equilibrar me-

lhor espiritualmen-t e , d e i x a n d o d e

pensar apenas na vi-da material e conquistas

materiais. As pessoas preci-sam começar a valorizar maisos sentimentos do seu próxi-mo, valorizar mais a vida, nãosó a sua vida, mas a de todos.As pessoas precisam ter maispaz no coração e mais tolerân-cia com seu próximo.

Será necessário ter muitacalma e tranquilidade duranteo ano de 2013, do contrário se-rá um ano de muitos desen-tendimentos e conflitos entrepessoas.

Haverá em 2013 muita vio-lência, Ogun mostra risco deguerras (anunciadas ou não),e também de conflitos de inte-resse, e com isso muitas pes-soas morrerão (inocentes ounão). A violência continuaráfazendo vítimas, como temosvisto nos últimos meses emSão Paulo. Oya será bastanteenérgica nesse ponto, entãoas pessoas devem tomar cui-dado com o que se envolvem,pois quem anda fazendo coi-sas erradas corre o grande ris-co de acabar perdendo a suavida. Se as pessoas não come-çarem a se entender, as coisastendem a desandar, principal-mente entre aqueles queagem com violência.

No Brasil, veremos em 2013mais escândalos e tentativasdos governantes em ludibriara nação, porém, num geral, oBrasil continuará crescendo,sendo bem visto pelas outrasnações do mundo.

Só que aqui Iemanjá faz um

alerta, pedindo às pessoasque sejam mais atentas e nãose deixem enganar com tantafacilidade pelos governantes.Haverá tentativas dos gover-nantes camuflarem proble-mas de administração, rom-bos devido à corrupção, masainda assim, muita coisa virá atona em 2013. A populaçãodeve começar a fazer valerseus direitos, e não aceitartanta enganação passiva-mente.

O Brasil fará algumas con-quistas importantes, tendogrande possibilidade de pros-perar muito durante o ano de2013, porém dependerá dospolíticos colocarem a mão naconsciência e serem menosgananciosos, para que essaprosperidade que os Orixásanunciam possa ser repartidacom a população, para que es-se País possa ter um cresci-mento por igual, e não somen-te para alguns.

Novo prefeitoNuma tiragem de quatro

cartas, indicando Situação,Chance, Resultado e Síntese,saíram: 5 de Ouros, Julgamen-to, 5 de Paus e Sol.

As cartas mostram que a si-tuação atual da Prefeitura deSão Paulo é de prejuízos, per-das financeiras, resultado damá administração anterior. Is-so logo de cara trará desâni-mo, preocupações, chateaçãopara Fernando Haddad e suaequipe, pois terão dificulda-des em começar a colocar ascoisas em ordem.

A chance de sucesso de

Fernando Haddad se encon-tra no arcano Julgamento. Es-se arcano tem tudo a ver como slogan de sua campanha "Ohomem novo para um temponovo", em mudar a maneirade conduzir as coisas, evitan-do repetir erros de gestõespassadas e fazer valer o slo-gan do "novo".

Sua chance de êxito é fazen-do um balanço geral e buscan-do soluções realmente novaspara os problemas da cidade, eessa tarefa não será nada fácil,pois demanda reformulação edepende também de mudançade postura de outras pessoasenvolvidas na gestão.

Mesmo que ele tenha óti-mas ideias, poderá acabar es-barrando com a má vontadeda equipe de vereadores, co-mo vemos no resultado 5 dePaus, mostrando que haveráconflitos e jogos de interesses,cada um defendendo "a paula-das" o que lhe convém. Brigaspor pontos de vista diferentes,tensão, inimigos ocultos e de-clarados. Vemos que, por maisque o prefeito eleito tenhaboas ideias, vai encontrar re-sistência por parte dos demaispolíticos envolvidos, e tudo in-dica que não conseguirá colo-car em prática as mudançasque a cidade necessita paramelhorar.

Na síntese, o arcano Solmostra que mesmo com to-dos esses obstáculos, o pri-meiro ano de sua gestão ten-de a ser avaliado como positi-vo, trazendo uma boa ima-gem para o prefeito e para acidade também.

Previsão de uminício difícil para

Fernando Haddadfrente à Prefeitura

de São Paulo

Lucia: em 2013,novos casos de

corrupção eescândalos virão

à tona.

Luiz Prado/Luz