especial de natal 2013

16
Especial de Natal MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2013 1

Upload: o-debate-diario-de-macae

Post on 23-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Especial de Natal 2013

Especial de Natal MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2013 1

Page 2: Especial de Natal 2013
Page 3: Especial de Natal 2013

Especial de Natal MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2013 3

Países celebram a data com diferentes tradições

Engana-se quem pensa que as comemorações natalinas se limitam à montagem do pinheiro, decoração da casa, ceia em família e troca de presentes. Este estilo de celebrar a data é bastante comum no continente ocidental e é transmitido nos filmes e seriados divulgados na televisão. Vários países celebram a data de forma diferente, com suas tradições e culturas próprias. Confira abaixo algumas curiosidades das comemorações natalinas em países como a Itália, Holanda, China, entre outros.

HolandaA festa do Zwarte Piet é a principal tradição holandesa no início de dezembro.

Zwarte Piet, ou Pedro Negro, seria o ajudante do Papai Noel que todos os anos, no dia 5 de dezembro, desfila pelas ruas distribuindo doces às crianças boas. A tradição é considerada racista, pois a figura do personagem é representada por pessoas com a cara pintada de preto, lábios vermelhos e peruca black power.

ItáliaTradição na cultura popular da Itália, a Befana é como

uma concorrente do Papai-Noel. Ela é uma velhinha que voa numa vassoura, usa roupas escuras e rasgadas pois geralmente quando desce da vassoura cai. É uma espécie de bruxa, que no dia 5 de janeiro distribui doces para as crianças que forma boas e carvão para aquelas que fo-ram más. Diz a lenda que sua generosidade seria fruto de arrependimento, pois ela teria negado abrigo e comida aos Reis Magos, quando eles seguiam para visitar Jesus, e agora tentaria reparar o mal que fez.

ÁustriaNa Áustria, uma figura típica das épocas natalinas é o

Krampus, uma espécie de demônio que no dia 5 de dezembro visita as crianças más para puni-las. Para manter a tradição, neste dia as pessoas saem às ruas fantasiadas como monstros, simbolizando o Krampus, e batem umas nas outras com uma vara, que seria a arma do bicho. Tradicionalmente, rapazes se vestem de Krampus nas duas primeiras semanas de dezembro, e vagam pelas ruas assustando crianças e mulheres com cor-rentes e sinos enferrujados.

ÍndiaSão as plantas nativas do país,

como a bananeira e a mangueira, que integram a decoração de Na-tal nas casas da Índia. Lamparinas feitas de argila também fazem parte da decoração nas casas.

Iraque O Natal é comemorado

apenas pelas famílias cristãs, que se reúnem no quintal para ouvir histórias sobre Jesus. Depois, todos queimam uma pilha de espinhos secos que, segundo a tradição, representa como será o futuro da família.

ChinaNa China, a decoração natalina é

produzida com lanternas feitas de papel, flores e há também as árvores de Natal. O Papai Noel é chamado pelas crianças de Dun Lhe dao Ren, que significa Velho Natal. Lá, as crianças também são pre-senteadas e penduram suas meias para que o Velho Natal coloque os presentes na noite do dia 24 de dezembro.

Page 4: Especial de Natal 2013
Page 5: Especial de Natal 2013

Especial de Natal MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2013 5

Page 6: Especial de Natal 2013

6 Especial de Natal MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2013

História do Papai Noel

Casaco e calças ver-melhas, botinas pretas, barbas brancas e cumpri-

das, olhos azuis da cor do oceano. A fi gura do Papai

Noel é conhecida em todo o mundo e por onde chega

o Bom Velhinho encanta a to-dos com sua simpatia e descon-

tração. Apesar desta imagem tradicional, nem sempre o Papai

Noel vestiu roupas vermelhas e brancas. A história revela que a fi gura do bom

velhinho foi inspirada em um bispo da Igreja Católica chamado Nicolau. Nascido na Turquia, em 280 d.C., Nicolau era um homem de bom coração, que costumava ajudar as pessoas po-bres, deixando saquinhos com moedas próximo às chaminés das casas. Ele teria sido transfor-mado em santo pela Igreja Católica após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espa-lhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Contam os historiadores que a roupa do Papai Noel até o fi nal do século XIX, era uma vestimenta de inverno na cor marrom ou verde escura. Somente em 1886 o cartunista alemão Thomas Nast decidiu criar uma nova imagem para o Bom Velhinho e o traje é popularmente conhecido até os dias de hoje. Sua popularizçaão aconteceu após 1931, quando uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Pa-pai Noel com o mesmo fi gurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espa-lhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Nome do Papai Noel em outros países

- Alemanha (Weihnachtsmann, O “Homem do Natal”), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Di-namarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, “Homem do Natal), Portugal (Pai Na-tal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jul-tomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).

Fonte: www.suapesquisa.com

Natal sem Papai Noel não é mesma coisaAtualmente, a fi gura do Papai

Noel está presente na vida das cri-anças de todo mundo, principal-mente durantes as festas natalinas. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas. Como dizem: Natal sem Papai Noel não é mesma coisa.

Page 7: Especial de Natal 2013

Especial de Natal MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2013 7

Page 8: Especial de Natal 2013
Page 9: Especial de Natal 2013
Page 10: Especial de Natal 2013
Page 11: Especial de Natal 2013
Page 12: Especial de Natal 2013
Page 13: Especial de Natal 2013

Especial de Natal MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2013 13

Page 14: Especial de Natal 2013

14 Especial de Natal MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2013

Ações podem ser realizadas durante o ano

Mais açõesAs atividades deste grupo

de voluntários no abrigo infan-til iniciaram em setembro de 2011 e todos os meses, uma vez ao mês, eles dedicam um dia para estar com as crianças. “Nós fazemos brincadeiras, gin-canas, festas, teatros, contação de histórias, evangelização, ar-recadação de produtos que eles estejam precisando. E, acima de tudo, damos carinho, amor e atenção. Criamos com eles um laço de solidariedade e também de confi ança e amizade”, expli-ca Vanessa, que é contadora de histórias.

Para esta voluntária de 33 anos de idade, é muito grati-fi cante poder realizar uma boa ação não apenas no Natal, mas durante todo o ano. “Estas crianças são muito queridas e amáveis, são crianças que dão carinho sem pedir nada em troca, acho que no fi nal nós é que somos benefi ciados, pois o amor e a alegria destas crianças é inexplicável”, fi naliza.

O grupo de voluntários coorde-nado por Vanessa Resende Fogaça trabalha contra o tempo nestas se-manas que antecedem o Natal, pre-parando um momento diferenciado para as crianças que residem em um abrigo Casa Lar.

Para proporcionar a todos os pequenos uma noite de Natal espe-cial, o grupo conta com a ajuda e doação de pessoas e empresas da comunidade. “Chamamos esta cam-panha de Natal Feliz. É um projeto de apadrinhamento, onde arrumamos voluntários para doar uma roupa, um calçado, um brinquedo e um kit de higiene para cada criança. Arrecada-mos estas doações, embrulhamos e entregamos na Casa Lar para que os pequenos possam receber o presente na noite de Natal”, explica.

O grupo, que é formado por jov-ens e adultos que participam de uma igreja evangélica, também organiza uma festa de Natal para as crianças abrigadas, com brincadeiras, cama elástica, piscina de bolinha, lanche es-pecial e um teatro sobre o Natal. “Aci-ma de tudo, damos muito carinho e amor para eles, tudo isto que fazemos é pouco em vista do que recebemos em troca, beijos, abraços, tudo isso é muito bom”, garante a voluntária.

Page 15: Especial de Natal 2013
Page 16: Especial de Natal 2013

16 Especial de Natal MACAÉ, TERÇA-FEIRA, 24 DE DEZEMBRO DE 2013