espaÇo cultural zumbi dos palmares · político no largo exercício de ouvir e refletir os anseios...

28
ESPAÇO CULTURAL ZUMBI DOS PALMARES RELATÓRIO 2007-2008

Upload: dangngoc

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ESPAÇO CULTURAL ZUMBI DOS PALMARES

RELATÓRIO 2007-2008

ESPAÇO CULTURAL ZUMBI DOS PALMARES

LEGISLAÇÃO

• Ato da Mesa nº 68/93, cria, em 1993, o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, institui a Comissão Consultiva destinada a analisar e julgar as propostas apresentadas para uso dos espaços, bem como submeter ao Diretor-Geral a agenda de eventos.

• Ato da Mesa nº 115/02, institui a figura do Supervisor do Espaço Cultural e cria funções comissionadas para o setor.

• Ato da Mesa nº 116/02, prevê normas para a realização de eventos culturais.

• Portaria nº 36/04 – DG, disciplina a utilização de espaços físicos para realização de eventos culturais e institucionais, criada por força do Art. 7º do Ato da Mesa 68/93.

• Portaria nº 105/08 – DG, designa nova composição de membros da Comissão de Seleção de Obras de Arte

• Portaria nº 106/08 – DG, designa nova composição da Comissão Consultiva do Espaço Cultural.

RELATÓRIO 2007-2008

APRESENTAÇÃO

Ao destinar novo espaço à arte, à cultura e à história brasileiras, a Câmara Federal estabelece mais uma via de aproximação com a sociedade, pois oferece a ela um território de reflexão de seus costumes, idéias, expectativas e visões de mundo, através da expressão artística e intelectual. O Espaço Cultural soma-se ao debate político no largo exercício de ouvir e refletir os anseios da sociedade, em íntima consonância com o papel institucional da Câmara dos Deputados. Sua meta é sustentar mecanismos de promoção e valorização das culturas regionais, divulgar a produção artística contemporânea, a memória da instituição e a história do país.

As áreas destinadas a eventos culturais, previstos pelo Ato da Mesa 116/02, são, portanto, espaços para o exercício da cidadania. São também espaços teóricos e de interlocução da sociedade civil e dos organismos governamentais com a Câmara dos Deputados. Além de projetos artísticos, que revelam o mapa brasileiro das artes plásticas, da música e da literatura, onde figuram manifestações da mais alta qualidade, também são expostos projetos de diversas organizações voltadas para os direitos das mulheres, o meio ambiente, a economia, a cultura afrodescendente, o desenvolvimento social e tecnológico. Assuntos que, ora dialogam com a pauta de discussão política da Casa, ora ilustram as ações desenvolvidas pelos diversos setores que promovem o Estado brasileiro. São espaços de grande circulação e que, por isso, dão às exposições notada visibilidade perante à comunidade legislativa e parlamentar.

MÚSICA

Projeto Câmara das Artes

Com base no Acordo de Cooperação Técnica-Cultural 111.0/2004, o Espaço Cultural, em parceria com a TV Câmara e o SESC-DF, desenvolveu, ao longo do ano de 2007, o Projeto Câmara das Artes, por meio do qual foram realizadas apresentações musicais com a participação de artistas de renome nacional e local. Os shows foram realizados e gravados ao vivo, no Auditório da TV Câmara, com programação mensal, às segundas-feiras, sempre às 12h30, e destinados, prioritariamente, aos servidores da Casa. Participaram do projeto Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro, Guinga, Fátima Guedes, Joyce, Vander Lee, Fausto Nilo e Vânia Bastos.

A música tem sido presença em outros eventos desenvolvidos pelo Espaço Cultural, sobretudo nos Saraus Literários, que contam com a presença de cantores e compositores locais de grande expressão.

LITERATURA

Saraus Literários

XVII Sarau – Brasil – Mostra a Tua Cara – Teatro Garagem do SESC, 2 de abril de 2007 - Uma abordagem crítica do Brasil em textos produzidos pelos autores freqüentadores do Núcleo de Literatura e músicas de Caetano Veloso, Ari Barroso, Chico Buarque, João Bosco, Cazuza e outros. Lançamento do Livro da Servidora Luci Afonso, Velhota, Eu?

XVIII Sarau – Quatro Damas – Teatro Garagem do SESC, 30 de abril de 2007 - Textos de Clarice Lispector, Cida Sepúlveda, Cecília Meireles e Alfonsina Storni, com canções de Violeta Parra, Fagner, Chico Buarque, Caetano Veloso. A obra e a vida de quatro grandes autoras interpretada à luz de uma comparação com 4 grandes orixás femininas, com a presença da escritora Cida Sepúlveda.

XIX Sarau – Poética do Samba – Teatro Garagem do SESC, 18 de junho de 2007 - Após um ciclo em que o Núcleo analisou a poeticidade das letras dos grandes sambas de enredo de todos os tempos, realizou-se este Sarau, um dos mais animados, com a presença de artistas populares e servidores da Câmara. Ali, se contou um pouco da História dessa importante manifestação popular e se cantou sambas das mais importantes Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

XX Sarau – Brasil – Portugal em Pessoa – Teatro Garagem do SESC, 13 de agosto de 2007 - Comemorando o 20º Sarau do Espaço Cultural, revivemos a primeira edição do Sarau, realizado ainda na Embaixada de Portugal, em 2003, quando foi homenageado Fernando Pessoa na figura de seus três grandes heterônimos e do ortônimo Fernando Pessoa. Na vigésima edição, foram apresentadas canções de Goya, Tom Jobim e André Luiz Oliveira, inspiradas na obra do poeta português.

XXI Sarau – Fernando Pessoa Visita o Cefor – Auditório do Cefor, 3 de setembro de 2007 -Numa edição mais compacta do Sarau anterior, foi apresentado, no novo prédio do Cefor, recital poético das obras de Fernando Pessoa e seus heterônimos: Alberto Caieiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis, com interpretações de André Amaro, Alexandra Rodrigues, Cristiane Brum, Eneida Coaracy, Goya, Isolda Marinho, Janette Dornellas, Leila Portella, Liana Ferreira, Luiz César, Luci Afonso, Marco Antunes, Nilson Lima, Olívia e Sônia Baiocchi.

XXII Sarau – Rosa dos Ventos – Teatro Garagem do SESC, 15 de outubro de 2007 – Homenagens aos autores nascidos nos quatro pontos cardeais do Brasil: João Cabral de Melo Neto (Leste); Manoel de Barros (Oeste); Thiago de Melo (Norte); e Fabrício Carpinejar (Sul). Este Sarau aconteceu ao fim do 21º Ciclo de Leituras que foi realizado de agosto a outubro no Núcleo de Literatura com participação de mais de 200 pessoas. Durante o curso, os alunos estudaram as obras daqueles escritores. A reunião desses autores obedeceu a uma lógica didática em que pretendeu-se confrontar quatro diferentes modos de produção poética. Na parte musical, os alunos estudaram músicas do mestre baiano Caetano Veloso. Algumas de suas músicas foram interpretadas pelos cantores Lúcia de Maria, Salomão de Pádua e Virgínia Studart.

XXIII Sarau - Cuba – Teatro Garagem do SESC, 26 de novembro de 2007 – Cuba serviu de inspiração e tema do último Sarau de 2007. Mais um espetáculo do que uma tertúlia literária, foram representados vários poetas cubanos, além de um dos pais do realismo mágico, o escritor Alejo Carpentier, que se junta a Berthold Brecht, lido pelo ator Marco Antunes, e Manuel Bandeira, na interpretação de Luiz César. Dando mais ritmo ao Sarau, os cantores Nilson Lima, Lúcia de Maria e Célia Rabelo interpretaram músicas dos compositores cubanos Sílvio Rodriguez, Pablo Milanez e Buena Vista Social Club.Nesta noite cubana, o ator, diretor, autor e produtor André Amaro lançou seu livro "Teatro Caleidoscópio: O teatro por-fazer". Esta obra, segundo o autor, é uma viagem ao interior do desafio-experiência pelo Teatro Caleidoscópio, criado em 1994. Além de mapear o universo teórico que o inspirou e orienta em sua trajetória, analisa os espetáculos realizados ao longo de treze anos de experimentação. Nessa ocasião, entregou-se os prêmios aos vencedores do Primeiro Desafio dos Escritores do Núcleo de Literatura do Espaço Cultural.

XXIV Sarau – 100 anos sem Machado de Assis – Teatro Garagem do SESC, 28 de abril de 2008 – Uma homenagem a Machado de Assis, pelo transcurso dos aniversário de 100 anos de sua morte, marcou a abertura do ano literário 2008, com apresentações musicais a cargo de Ângela Regina, acompanhada de Roberto Cabrera e Marcos Mesquita (voz e viola caipira). Na parte musical, recordamos grandes letras da MPB com músicas de Noel Rosa, Sidnei Miller, Caetano Veloso, Almir Sater, dentre outros.

XXV Sarau – Tropicália – Teatro Garagem do SESC, 23 de junho de 2008 – Comemorando os 50 anos do movimento tropicalista, o Núcleo apresentou obras que retratavam o universo da Tropicália à época do surgimento do tema e dos anos posteriores como A Cara do Brasil - Celso Viáfora e Vicente Barreto; A Balada do Cachorro Louco - de Lenine; Alô, Alô Marciano - de Rita Lee e Roberto de carvalho; Curso Intensivo de Boas Maneiras, de Tom Zé; Beradero, de Chico César; O Brasileiro Infiel de Marco Antunes, Lampião Moderno de Carlos Araújo e Inclassificáveis de Arnaldo Antunes, além das canções de Caetano e Gil à época em que surgiu o movimento.

XXVI Sarau – Brasil-Japão – 100 Anos Escrevendo um Poema – Teatro Garagem do SESC, 29 de setembro de 2008 - A programação incluiu ikebanas, dança, música, tambores (show de taikos) , literatura e origamis. Apresentaram-se cantores japoneses e músicas brasileiras que tiveram o Japão por tema, compostas por Carlos Lira, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Os fabulosos hai-kais de bashô e seus discípulos, inclusive diversos autores brasileiros, foram lidos e distribuídos ao público.

XXVII Sarau – Festas do Povo – Auditório do Cefor, 3 de novembro de 2008– Sarau que celebrou as raízes culturais brasileiras e se associou às comemorações do Dia do Servidor. O evento foi inspirado em conhecidas manifestações culturais brasileiras histórias e lendas: Cacuriá, Folia de Reis, Viola Caipira, Catira, Capoeira. Também foram apresentados textos de Adilson Cordeiro, Cinthia Kriemler, Manuel Bandeira e Drummond.

XXVIII Sarau – Dia da Consciência Negra – Teatro Garagem do SESC, 24 de novembro de 2008 – Dentro das comemorações do Dia da Consciência Negra, este sarau apresentou “Navio Negreiro”, de Castro Alves, e textos de autores negros como Elisa Lucinda, Conceição Evaristo, Paulo Paim, Oliveira Silveira, Esmeralda Ribeiro, dentre outros. Músicas de Edu Lobo, Martinho da Vila e Milton Nascimento, dentre outros.

XXIX Sarau – Natal – Teatro Garagem do SESC, 8 de dezembro de 2008 – Uma comovente homenagem ao Natal com textos natalinos de Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira, Marco Antunes, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Lima, Cecília Meireles, dentre outros, com a presença do Coral Serenata de Natal da UnB e do cantor Alírio Neto, interpretando canções tradicionais de Natal, entregou-se nessa noite os prêmios aos vencedores do Segundo Desafio dos Escritores do Núcleo de Literatura do Espaço Cultural.

Concursos Literários

Primeiro Desafio dos Escritores do Núcleo de Literatura do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados. O concurso literário reuniu 24 concorrentes que escreveram, a cada semana, um novo texto, em resposta a desafios bastante complexos apresentados pela organização. Um júri de seis jurados composto por escritores do Núcleo e outros escritores convidados realizaram a seleção Venceram o concurso a servidora Mônica Thaty que trabalha na Rádio Câmara (terceiro lugar), o escritor Antônio Cardoso Neto, engenheiro da Agência Nacional de Águas (segundo lugar) e a servidora da Casa Raquel de Melo (primeiro lugar), uma das organizadoras do Plenarinho. O concurso entregou prêmios em 6 categorias especiais e produziu, ao longo de suas 15 semanas, 187 textos disponíveis no site: http://literaturadecamara.sites.uol.com.br

Segundo Desafio dos Escritores do Núcleo de Literatura do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados.

Nos moldes do primeiro Desafio, foram premiados o engenheiro aposentado Roberto Klotz (terceiro lugar), a servidora Cínthia Kriemler (segundo lugar), e o consultor legislativo Osmar Perazzo Lannes Jr (primeiro lugar). O concurso entregou prêmios em 8 categorias especiais e produziu, ao longo de suas 14 semanas, 162 textos disponíveis no site: http://literaturadecamara.sites.uol.com.br

.

Oficinas 2007

Cursos com a duração de 16 aulas semestrais e 5 no verão.Divididas em Curso de Verão (janeiro/fevereiro) ; Primeiro Semestre (de março a junho) e Segundo Semestre (agosto a dezembro) foram oferecidas as seguintes oficinas pelo Núcleo de Literatura, todas organizadas e ministradas pelo Professor Marco Antunes: Oficina de Oratória-Desinibição; Oficina de Oratória-Técnica de Apresentação; Oficina de Criatividade no Trabalho; Oficina deredação-Técnica do Parágrafo; Oficina de redação- Melhoria do Conteúdo; Oficina de Estruturas Gramaticais da Língua; Oficina de Poesia e Oficina de Contos. No ano de 2007 foram atendidos cerca de cem alunos por semestre e 25 no Curso de Verão.

Clubes de Leitura, de Convivência e de Produção Literária 2007

Encontros para debate e produção com duração de de 16 encontros semestrais e 5 no verão. Divididos em Clubes de Verão (janeiro/fevereiro) ; Clubes do Primeiro Semestre (de março a junho) e Clubes do Segundo Semestre (agosto a dezembro), foram oferecidos os seguintes clubes pelo Núcleo de Literatura, todos organizados e orientados pelo Professor Marco Antunes: Clube de Conto, Clube de Crônica, Clube de Poesia, Clube de Leitura de Contos, Clube de Leitura de Romances, Clube de Leitura de Teatro, Clube de Meditação I Ching, Clube de Iconografia do Tarot e Clube do Ciclo Bimestral de Leitura. No ano de 2007, foram atendidos cerca de 120 alunos por semestre e 30 no Curso de Verão.

Oficinas 2008

Cursos com a duração de 16 aulas semestrais e 5 no verão.Divididas em Curso de Verão (janeiro/fevereiro) ; Primeiro Semestre (de março a junho) e Segundo Semestre (agosto a dezembro) foram oferecidas as seguintes oficinas pelo Núcleo de Literatura, todas organizadas e ministradas pelo Professor Marco Antunes: Oficina de Oratória-Desinibição; Oficina de Oratória-Técnica de Apresentação; Oficina de Criatividade no Trabalho; Oficina deredação-Técnica do Parágrafo; Oficina de redação- Melhoria do Conteúdo; Oficina de Estruturas Gramaticais da Língua; Oficina de Poesia e Oficina de Contos. No ano de 2008 foram atendidos cerca de 120 alunos por semestre e 30 no Curso de Verão

Clubes de Leitura, de Convivência e de Produção Literária 2008

Encontros para debate e produção com duração de de 16 encontros semestrais e 5 no verão. Divididos em Clubes de Verão (janeiro/fevereiro) ; Clubes do Primeiro Semestre (de março a junho) e Clubes do Segundo Semestre (agosto a dezembro) foram oferecidos os seguintes clubes pelo Núcleo de Literatura, todos organizados e orientados pelo Professor Marco Antunes:. Clube de Conto, Clube de Crônica, Clube de Poesia, Clube de Leitura de Contos, Clube de Leitura de Romances, Clube de Leitura de Teatro, Clube de Meditação I Ching, Clube de Iconografia do Tarot e Clube do Ciclo Bimestral de Leitura. No ano de 2008, foram atendidos cerca de 140 alunos por semestre e 35 no Curso de Verão.

EXPOSIÇÕES

Desde 2003, as solicitações para realizar exposições artísticas, nas dependências da Casa, passaram a ser encaminhadas à Administração do Espaço Cultural, mediante Edital de Convocação. Acompanhadas de dossiê informativo, as propostas são analisadas pela Comissão Consultiva do Espaço Cultural, selecionadas e programadas para o ano seguinte, ficando as solicitações encaminhadas fora deste prazo sujeitas à disponibilidade do espaço e à autorização da administração superior. A seleção das propostas leva em conta os seguintes critérios: adequação do projeto ao espaço físico; qualificação do projeto: originalidade, qualidade técnica e contemporaneidade da proposta; grau de expectativa de interesse do público: projeto inédito, atratividade do tema; perspectiva de contribuição histórica; enriquecimento sócio-cultural da comunidade e adequação à imagem institucional da Câmara. Por exigência regimental, o artista doa, em caráter definitivo, uma obra de sua autoria para o acervo cultural da Câmara.

As exposições institucionais (assim chamadas por possuir interface política-cultural com a instituição Câmara dos Deputados – ainda que essencialmente artísticas) são originadas por Comissões Técnicas, Partidos Políticos, Bancadas Parlamentares, organismos governamentais ou representações diplomáticas, entre outros, e não concorrem ao Edital. São programadas conforme a demanda e a disponibilidade de pauta.

Projetos especiais são realizados por iniciativa do Espaço Cultural, em parceria com diversos setores, com a finalidade de promover o patrimônio artístico da Casa, como a confecção do livro "Arte e Arquitetura da Câmara dos Deputados", mostras do acervo artístico, exposições que exaltam a contribuição do Poder Legislativo na construção da identidade nacional, bem como exposições coletivas de artistas de renome nacional, como as famosas "Quorum I" e "Quorum II", o "Gabinete de Arte" e as mostras fotográficas da Fotogaleria (corredor de acesso ao Gabinete da Presidência), que exaltam as potencialidades naturais, os costumes e a cultura popular no Brasil.

EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS 2007

Pátria Amada Brasil

Cristiane Carbone - 30 de janeiro a 15 de fevereiro - Corredor de Acesso ao Plenário

A iniciativa marcou o momento em que a Câmara dos Deputados empossou os novos parlamentares eleitos para a 53ª Legislatura. As telas retratam monumentos de todos os estados brasileiros.

Deusas e Guerreiros

Ricardo Stumm - 6 a 15 de março - Espaço do Servidor

Os guerreiros da mostra são representados pela série "Quixotes", tema que Stumm vem desenvolvendo há quase uma década. O personagem de Cervantes ganha várias abordagens na mão do artista. Quixotes à cavalo, viajantes, na luta, pensativos, momentos distintos de uma mesma criatura.

Siron e Poteiro

Siron Franco e Antonio Poteiro – 21 de março a 19 de abril – Galeria do 10º Andar do Anexo IV

Exposição conjunta de dois dos mais respeitados artistas plásticos do país. Siron, além de artista, tornou-se um ativista de causas sociais. Polêmico, provocativo, corajoso. Foi ele que emprestou arte e prestígio para fazer ecoar a dor das vítimas do acidente com o Césio-137, em Goiânia, em 1987. Antônio Poteiro, é uma espécie de antípoda de Siron, que o estimulou a pintar, quando ganhava a vida como fabricante de potes, gamelas e bacias de barro. Daí se transformou num escultor que a crítica viria a definir como "insólito" ou "fantástico". Desde 1972 participa de exposição nacionais e no exterior para exibir um mundo bem próprio.

Geometria das Cores II

Hosana Bezerra - 3 a 19 de abril - Corredor de Acesso ao Plenário

Hosana trabalhou sete anos como lavador de carros no estacionamento da Câmara dos Deputados e acabou por se revelar um artista genuníno, puro de qualquer influência.

Artistas de Olhos d'Água

Fotos de Ana Izabel , Esculturas de Fatinha e Tapeçarias de Beto Bastos - 17 a 26 de abril – Espaço de Servidor

Os três artistas se reuniram para mostrar o rico artesanato produzido num tradicional distrito do Município de Alexânia, em Goiás, Olhos D'Água. As esculturas de Fatinha, feitas de palha de milho e outros materiais recolhidos da natureza, ganharam o mundo e são festejadas por muitos críticos estrangeiros.

Barrocão

Pinturas de Simone Ribeiro – 08 a 17 de maio -Espaço do Servidor

O trabalho da artista começou a ser delineado na ocasião da exposição individual dos "500 Anos do Brasil", realizada pela artista no Congresso Nacional. Inspirando-se nos trajetos históricos, fez centenas de fotos, para compor novas telas sobre a cultura popular, festejos e danças. A exposição foi acompanhada pelo lançamento de um livro e de um documentário de curta-metragem sobre sua pesquisa pictórica.

50 Anos de Gravura

Coleção de Helena Lopes – 15 a 31 de maio – Galeria do 10º Andar do Anexo IV

São 40 obras que abrangem exatamente o período mais rico e produtivo desta técnica que, sem retirar a aura exclusiva da obra de arte, a tornou mais acessível, mais próxima de outras camadas sociais. Esta exposição não foi um levantamento histórico sobre a

gravura brasileira, mas um pequeno recorte do trabalho de alguns dos mais proeminentes artistas gravadores nas últimas cinco décadas. Alguns foram essencialmente gravadores e desenhistas como Anna Letycia, Lêda Watson, Cássia Gonçalves. Outros, ainda que dedicados a outros suportes, reservaram um espaço para o entendimento e o fazer da gravura, como Scliar, Aldemir e Tomie. E, ainda, os que utilizaram a técnica para atender a demanda do mercado, como Cícero Dias, Volpi e Wakabayashi. Muitos deles, através de gravuras recentes, estão revisitando suas obras de décadas passadas, como Barsotti, Sued, Gerchman; ou, como Athos Bulcão, editando seus projetos para azulejos. O que importa é que cada um desses artistas de alguma forma se apropriou do fazer gravura para criar imagens do universo individual, expressando suas reflexões sobre nós humanos e o mundo que habitamos.

Cores Marcantes

Cláudio Caixeta – 21 de maio a 6 de junho - Espaço do Servidor

Claudio Caixeta começou sua carreira como autodidata, depois graduou-se em artes visuais pela Universidade Federal de Goiânia. Realizou exposições no Brasil e no exterior obtendo admiração tanto da crítica quanto do público. Seu trabalho foi também publicado em importantes catálogos de artes plásticas. Em 2006, um acidente vascular cerebral paralisou seus movimentos do lado direito do corpo. Mas isso não interrompeu a sua produção. Ele, que sempre fora destro, passou a pintar com a mão esquerda, produzindo obras que igualam e às vezes superam suas melhores pinturas anteriormente realizadas. Sua saúde melhorou sensivelmente no último ano. Atualmente, explora novos estilos de pinturas.

Insinuações

Mônica Lion – 07 a 16 de agosto – Espaço do Servidor

A artista se propõe compartilhar com o espectador esta sua visão de mundo sobre a tela. Mônica Lion, nascida no Rio de Janeiro, recebeu sua formação em Brasília, com Lourenço de Bem, com quem estudou pintura e desenho. Brasília e beleza agreste do cerrado foi uma de suas grande motivações. Já expôs em vários locais de renome, como a Câmara dos Deputados, Senado e Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, entre outros.

Volpi: Múltiplas Faces

Alfredo Volpi - Mostra que o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal – Sesc/DF realizou, no período de 14 a 31 de agosto, no 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados. A mostra apresenta a trajetória pictórica de Volpi com 33 reproduções em tela e integra o projeto ArteSESC, idealizado pelo Departamento Nacional do SESC.

Feminino

Pinturas de- Elaine Oliveira – 21 a 30 de agosto – Espaço do Servidor

Arquiteta, artista plástica e servidora da Casa, a artista buscou um novo campo de investigação artística. A intensidade das cores, em contraste com a suavidade das formas, caracterizou esta mostra dedicada à exaltação do universo feminino.

Prêmio SESC de Pintura em Tela

Exposição do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal – SESC/DF realizada em parceria com a Câmara dos Deputados – no período de 11 a 27 de setembro, com os artistas e trabalhos vencedores do Prêmio SESC de Pintura em Tela Cândido Portinari, edição 2007.

Mostra coletiva Arte Cidadã III

Alessandra Caixeta – Antonio Brunoro - Carmen Peixinho - Cristina Kozlowsk - Estevam Strauss – Liana Kitsuta – Nilde Balzi – Rose Antonelli – Sheila D!ávila – Zezão Miranda

11 a 20 de setembro – Corredor de Acesso ao Plenário

Mostra coletiva de Pintura e Escultura inaugurada em 2005 e que chegou a sua terceira edição, trazendo para a Câmara dos Deputados,artistas do Distrito Federal e de outros estados, atuantes no cenário nacional.

Katavento

Katharina Welper – 06 a 20 de novembro – Galeria do 10º andar do anexo IV

Com curadoria de Celso Albano, a mostra teve como objetivo difundir as obras da pintora carioca que tem seus traços comparados ao vanguardista Flávio de Carvalho, morto em 1973.

Brasil – Arte Agora

Pintura, Escultura, Desenho e Fotografia de Luiz Gallina - Marcelo Feijó - Miguel Simão - Taigo Meireles- Luiz Mauro - Marcelo Solá – Pitágoras - Rodrigo Godá - Adriana Rocha -Paulo Whitaker - Shirley Paes Leme - Paulo Pereira – 18 de dezembro a 28 de fevereiro – Sala de Exposições

A mostra Brasil – Arte Agora é um panorama da arte contemporânea brasileira que inaugurou no dia 18 de dezembro de 2007 a Sala de Exposições do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados. São jovens e consagrados artistas de vários estados recobrindo praticamente todas as artes plásticas como escultura, fotografia, desenho e pintura. Todos trouxeram a marca da inovação, misturando técnicas e materiais para compor uma novo formato de expressão artística. Alguns dos artistas selecionados já conquistaram lugares importantes como participação em Bienais de São Paulo, Bienais do Mercosul, Salões de Arte, premiações importantes, mas podemos, também, apreciar nesta exposição obras de artistas que saíram dos bancos das Universidades e antigos criadores que vêm trabalhando na produção artística local às margens da rota de expansão nacional.

EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS 2008

Eu Mulheres -Sentimento do Mundo

Lígia Ribeiro - 04 a 20 de março - Galeria do 10º andar do Anexo IVEsta série foi preparada especialmente para comemorar o Dia Internacional da Mulher. As obras revelam o corpo feminino em sua dimensão social, mas também como objeto do desejo e do espaço. Para estimular a percepção das obras, a artista propôs um diálogo com a poesia de Carlos Drummond de Andrade.

50 Anos de Pintura

Inos Corradin - 12 de março a 17 de abril - Sala de Exposições O consagrado artista internacional exibiu 40 obras inéditas e algumas já reconhecidas, em óleo, serigrafias e esculturas. Identificado com o expressionismo, embora menos intenso e dramático, Inos tem, na opinião dos seus críticos, a "inteligência pictórica", que gera uma pintura de alta qualidade. Como parte da homenagem ao artista, a TV Câmara exibiu um documentário sobre os 50 anos de sua trajetória artística pela Itália e pelo Brasil.

Brasília: uma Linda Mulher

Janduy Malta – 25 de março a 10 de abril – Corredor de Acesso ao PlenárioO artista plástico Janduy Malta retirou dos traços de Lúcio Costa a inspiração para criar uma série de telas em acrílica para render homenagem à Brasília, no transcurso de seu aniversário. Nas imagens via satélite, observou a presença de formas femininas gravadas no solo da cidade que reproduziu em suas obras.

Paisagem

Marina Nazareth – 28 de maio a 19 de junho – Galeria do 10º Andar do Anexo IV

Esta nova série da artista mineira teve como tema as terras montanhosas de Minas Gerais. É uma pintura de grande qualidade e de intensa comunicação. A exposição integrou o Projeto “Meio Ambiente na Câmara”.

O Clássico - a Reciclagem- o Contemporâneo

Jonas Lemes – 03 a 12 de junho – Corredor de Acesso ao Plenário. Além de ser ecologicamente correta por sua capacidade de reaproveitamento, a lona de caminhão usada virou arte nas mãos do mineiro Jonas Lemes, que nesta exposição resgatou suas vivências de infância. Para o artista, trabalhar com materiais recicláveis possibilita o exercício da transcendência: além de aperfeiçoar sua técnica, contribui para o estímulo da consciência crítica e do respeito à natureza, une o belo ao necessário, proporcionando a aliança e o fortalecimento da cultura, da cidadania e da educação ambiental. A exposição integrou o Projeto “Meio Ambiente na Câmara”.

Candangos Legítimos

Luiz Costa – 03 a 26 de Junho –Sala de ExposiçõesNesta coleção, Luiz Costa retratou as nuances do candango, ilustrando sua diversidade e a legitimidade do povo que admira e que tem sido fonte de sua inspiração ao longo de anos de trabalho. Sua interpretação dessa gente combina em tudo com a luz e a intensidade do Planalto Central, enaltecendo a beleza e a plenitude que habita este lugar.

A Poética da Cor

Denis Cavalcante - 24 de junho a 03 de julho – Espaço do Servidor Autodidata, fez apenas o curso de desenho técnico no Senai de Campina Grande (PB), mas carrega a experiência de mais de 30 anos como profissional de desenho. É considerado por eruditos em artes plásticas “como um pintor de abstrações puras, como puras são as seqüências matemáticas”.

Vasconcellos e o Realismo MágicoVasconcellos - 16 de julho a 14 de agosto - Sala de ExposiçõesExilado político, primeiro no Chile, depois na Dinamarca, o mineiro Vasconcellos mostrou o seu Realismo Mágico, em óleo ou acrílico mesclados à resina vegetal pintados sobre madeira, tela ou papel.

Mostra Coletiva - Arte Cidadã IV

Angela Raymundo - Carmizeth - Cícero Sobral - José Mérito - Maria Porto - Salma Carvalho - 05 a 14 de agosto – Corredor de Acesso ao Plenário

Em sua quarta edição, a Mostra Arte Cidadã reuniu pintura de artistas brasileiros e agregou num mesmo espaço a diversidade de estilos e técnicas, do paisagismo ao figurativo, do abstracionismo às técnicas mistas, revelando o vasto e rico território no qual transita a criatividade do artista brasileiro. A Câmara dos Deputados se insere no processo de consolidação da cidadania ao abrir espaço para a divulgação de novos talentos na área de artes plásticas. Esse é o propósito deste projeto: promover o acesso às oportunidades culturais como elevado princípio da democracia.

Cores e Formas

Sônia Motta - 05 a 15 de agosto - Espaço do Servidor

Trabalho artístico que enfoca o poder da renovação. Cada quadro passa por um processo de germinação que pode provocar angústias e satisfações, dúvidas e certezas e de maneira lúdica e intuitiva vai nascendo na tela uma luminosa explosão feita de formas e cores.

Impressões

José Carlos Menezes - 19 a 28 de agosto - Espaço do ServidorAs peças dessa mostra decorrem de uma leitura sensível e singela de imagens encontradas no cotidiano, como uma janela, um vaso ou um detalhe da paisagem. José Carlos buscou revelar, de forma figurativa, a beleza que têm as coisas simples. O autor teve formação clássica em mosaico romano-bizantino em Ravenna, Itália.

Mar da Aldeia, Vasto Horizonte

Henrique Bonifácio - 18 de agosto a 5 de setembro - Galeria do 10º andar do Anexo IVA exposição tem um significado histórico e familiar importante. Bonifácio, como assina suas obras, é sobrinho-bisneto de Carolina Xavier de Novais, a mulher do grande romancista de Capitu, Machado de Assis, cujo centenário de morte aconteceu em 2008. Bonifácio faz naturezas-mortas e interiores soberbos, mas é luminoso como sua cidade. Seus quadros nos falam de uma linguagem universal, a de cores e formas, mas nos trazem também uma paisagem localizada: o panorama de Niterói – Pão de Açúcar e Corcovado vistos de outros ângulos.

Contra-Memória

Juliane Fuganti e Marcelo Conrado - 26 de agosto a 25 de setembro - Sala de Exposições

As obras apresentadas nesta exposição justapõem diferentes suportes, que vão da pintura à gravura, passando pela cerâmica. A exposição mostrou obras que estabelecem a dualidade entre a visão da metrópole e a tranquilidade das pequenas cidades. A contra-memória enfatiza a apropriação da história e da memória a fim de problematizá-las novamente, libertando-as do clichê, destruindo estereótipos e propondo novos movimentos e imagens.

Pura Interioridade

Márcia Bandeira - 09 a 18 de setembro – Espaço do Servidor Esta foi a primeira mostra individual de Márcia Bandeira, artista plástica com formação em Desenho Industrial e Comunicação Visual pela PUC do Rio de Janeiro e experiência profissional em ilustração, estamparia e escultura. Servidora da Câmara, gerencia atualmente o Núcleo de Divulgação do Cefor, desenvolvendo para o setor trabalhos de design gráfico e editorial. É presente em suas obras a influência de sua formação em design gráfico e seu trabalho anterior com estamparia e ilustração.

Transposições de uma Partilha

Fábio de Britto - 09 a 13 de setembro - Corredor de Acesso ao PlenárioO artista plástico paraibano manifestou, nesta mostra, seu apoio à transposição do Rio São Francisco. Produzidas a partir de técnicas acadêmicas e contemporâneas, as obras que compõem esta coleção mantêm o mesmo padrão estético no qual a verticalidade da textura rachada serve como plano de fundo para aplicações de correntes e fósseis de peixes a fim de representar o paradigma da seca. Um olhar sobre a polêmica obra de transposição do Rio São Francisco que deixa aqui o terreno das disputas políticas, dos questionamentos técnicos e das disputa intra-regional para se transformar em obra de arte.

Camaleando

Wesley Santos - 16 a 25 de setembro - Corredor de Acesso ao PlenárioDiretor de arte por profissão e artista por inquietação, Wesley descobriu nas cores, luzes, texturas e formas as ferramentas para amarrar suas idéias de um lado e libertá-las de outro. Para compor as peças aqui expostas, o artista fez da tela um camaleão. Partiu em uma viagem pessoal pelo Brasil e, entre uma e outra parada contemplativa, capturou paisagens, filtrou e preencheu telas para sua exposição.

Pessoal e Transferível

Clarice Gonçalves - 16 a 25 de setembro - Corredor de Acesso ao PlenárioCom apenas 22 anos, Clarice Gonçalves revela-se uma artista genuína, de grande talento. Para ela, a pintura traz consigo traços de memória. A artista folheou imagens em velhas enciclopédias, revistas, livros e álbuns de família dos quais extraiu as cenas de suas pinturas. Com um aguçado espírito crítico, buscou romper a hereditariedade importada, socializada, imbuída de ares modernosos e de primeiro mundo. Da tinta acrílica à tinta à óleo, sua obra, nascente e ascendente, encontra, em espaços reduzidos e diferenciados da tela, a intimidade do gesto e das relações humanas. Mas o quadro não é mera reprodução. Clarice gosta de imaginar a vida das figuras retratadas como se tivesse herdado lembranças alheias. Cacos de uma existência eterna, que se fazem palpáveis, pessoais e transferíveis de uma vida à outra.

Mostra Coletiva Servidores da Arte

Fabiano da Jota - Joana Pugas - Lídia Covre – 14 a 31 de outubro – Galeria do 10º Andar do Anexo IV

Em homenagem ao Dia do Servidor, a Câmara dos Deputados exaltou, nesta mostra coletiva, a arte de três talentosos servidores: Fabiano Da Jota, Joana Pugas e Lídia Couvre. Com seus estilos, técnicas e temáticas particulares, eles fazem do plano da tela uma trama de histórias e imagens sugestivas, tecem mundos narrativos, constroem subtextos e silêncios sob a cena figurativa ou a paisagem de cores e formas.

Negras Raízes

Josafá Neves - 04 a 27 de novembro – Sala de Exposições

A exposição Negras Raízes presta homenagem ao mês da consciência negra. Momento de celebração, mas, sobretudo, de permanência e fidelidade aos verdadeiros valores culturais do afro brasileiro, presente não só nesta mostra, Negras Raízes, mas em toda trajetória artística do artista. Fiel aos seus sentimentos, talento e expressividade, Josafá Neves tem mostrado, ao longo de sua carreira, um total entrosamento, entre seu trabalho artístico e seu modo de perceber, na vida, a presença e importância dos afro-brasileiros na construção da identidade nacional.

Olhos da Alma

Cristina Portella – 03 a 11 de dezembro – Corredor de Acesso ao Plenário

Idealizada pelo Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados, a exposição de Cristina Portella trouxe para a Casa uma experiência estética e sensorial diferente, ao proporcionar o estímulo de vários sentidos e fazer com que o público possa sentir emoção e deixar a imaginação fluir através das mãos.

Bracher & Bracher

Carlos e Fani Bracher - 18 a 28 de novembro, na Galeria do 10º andar do Anexo IV, e de 02 a 31 de dezembro, na Sala de Exposições. Marido e mulher, ambos pintores reconhecidos e reverenciados pelo público e pela crítica, Carlos Bracher e Fani Bracher mostraram seus trabalhos numa exposição conjunta organizada pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares e Museu da Câmara em dois espaços distintos da Câmara.

EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS 2007

Olhar Refeito

Nelson Guimarães - 12 de fevereiro a 16 de março – Fotogaleria

A exposição "Olhar Refeito" homenageou a nova Legislatura. As fotografias são do fotógrafo e servidor da Câmara Nelson Guimarães e foram inspiradas na crônica Vista Cansada, de Otto Lara Resende. As fotos revelam uma visão peculiar sobre o Palácio do Congresso Nacional. São impressões sobre a arquitetura, a paisagem e os eventos cotidianos da Casa Legislativa, visitada anualmente por quase 200 mil pessoas.

Estrada Colonial do Planalto Central

Fotos de Rui Faquini e textos de Victor Leonardi - 20 de março a 04 de maio – Fotogaleria

A exposição resgata a história da mais extensa estrada oficial da história do Brasil, apresentando imagens e informações de um trecho de aproximadamente 750 km, que vai da Cidade de Goiás até o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, marcos definidores do Planalto Central

Gente do Delta

08 de maio a 06 de julho – Fotogaleria

A exposição foi resultado do trabalho realizado pelos fotógrafos Sérgio Nóbrega, Chico Gomes, Sérgio Carvalho e Henrique Cláudio, entre 2003 e 2005, tendo como foco os habitantes da Região do Delta do Parnaíba, localizado no litoral entre os estados do Piauí e Maranhão.

Multifacetados Pensamentos

Sérgio Moraes - 10 de julho a 9 de agosto - Galeria do 10º andar do Anexo IV

No universo tecnológico de altíssima sofisticação, Sérgio Moraes realiza seu trabalho com uma modesta Mavica-Sony de 1.2 megapixel e o apoio de programas de edição fotográfica. A modificação total das fotos é feita por meio de justaposições, espelhamentos, fractalizações, alterações de cor, contraste e textura, dentre muitas técnicas.

Ulysses

Fernando Bizerra - 04 de outubro a 1º de novembro - Fotogaleria

A exposição rendeu homenagens a Ulysses Guimarães, o "Senhor Diretas", e inaugurou as comemorações em torno dos 20 anos de promulgação da Constituição Cidadã programadas pela Câmara dos Deputados.

Zoomorphos

José Olavo Cerávolo - Mostra integrante do Foto Arte - 2007, 17 a 31 de outubro – Galeria do 10º Andar do Anexo IV

Em 2000, inspirado pela natureza da Flórida, principalmente pelos pássaros aquáticos que abundam na região, começou a se dedicar à fotografia. Preocupado com os detalhes e com sua sensibilidade para captar imagens, Cerávolo extrai em cada foto a essência da natureza através de suas formas e cores. Essas são as características que fazem os seus trabalhos serem premiados e publicados. Por essa capacidade de captar e transmitir através de sua lente, em 2001, obteve o prêmio de melhor foto colorida do ano do Kendall Camera Club, tradicional clube de fotografia do sul da Flórida, com sua foto "Port of Miami Bridge", e hoje tem a maior nota de mais de 30 anos de história do clube: 98 pontos pela foto "Petals", com os detalhes únicos e raros de uma rosa. Desde então, cidades como Miami e Rockport (Texas) já tiveram a oportunidade de conferir nas exposições o trabalho do fotógrafo e é a primeira vez que ele expõe suas fotos no Brasil.

"Curvas Recurvas" Pinhole – Uma lata como máquina fotográfica

José da Silva Rosa - 4 de dezembro a 31 de janeiro – Fotogaleria

Feitas dentro da técnica Pinhole, um tipo de fotografia que difere da convencional em vários aspectos, além da própria aparência e maneira de produção, as imagens de Brasília capturadas por José rosa apresentam uma curiosa combinação entre perspectiva e a infinita profundidade de campo, devido ao minúsculo furo que funciona como lente.

EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS 2008

Goiás: Velho Quintal da Poesia

Sônia Baiocchi – 29 de fevereiro a 03 de abril – Fotogaleria

A cidade de Goiás, que também é conhecida como "Goiás Velho" e terra natal da poetisa Cora Coralina é o tema desta exposição. A fotógrafa e servidora da Casa Sônia Baiocchi rende homenagem à cidade de seus avós e resgata a poesia, a história e a arquitetura da cidade que foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial pela UNESCO.

Cenários da Caatinga

Ministério do Meio Ambiente – 15 de abril a 02 de maio – FotogaleriaComposta por 14 fotografias, a exposição “Cenários da Caatinga”, promovida pelo Núcleo Caatinga, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, do Ministério do Meio Ambiente, teve como objetivo sensibilizar os parlamentares e o público em geral para a importância de promover a conservação e o uso sustentável da Caatinga. A Exposição faz parte das comemorações da Semana da Caatinga e integrou o Projeto “Meio Ambiente na Câmara”

O Cerrado e Seus Encantos

Sandro Barata – 04 a 26 de junho – Hall da Taquigrafia

Biólogo e fotógrafo, Sandro Barata rendeu-se à beleza do Cerrado, considerado o segundo maior bioma brasileiro e a savana mais diversa do planeta. Apesar de sua importância, o Cerrado está sendo reduzido em um ritmo acelerado, devido à expansão das fronteiras de atividades agrícolas e pastoris. Diante de sua posição central em relação a outros grandes biomas brasileiros (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga e Pantanal), a fauna do Cerrado apresenta uma grande representatividade de espécies animais, cerca de 2.500. Dentre estas, estão cerca de 200 espécies de mamíferos, 180 espécies de répteis e mais de 800 de aves, que constituem o foco principal do artista. Mostra integrante do Projeto “Meio Ambiente na Câmara”.

Bosque da Constituinte

Câmara dos Deputados – 03 a 06 de junho – Espaço do Servidor

Para comemorar a passagem dos 20 anos da chamada "Constituição Cidadã", a Câmara dos Deputados preparou uma exposição composta por painéis ilustrativos sobre o Bosque dos Constituintes e suas 800 árvores plantadas ao lado do Panteon da Pátria, na Praça dos Três Poderes. O Bosque dos Constituintes foi adotado pela Casa com vistas à sua manutenção, preservação e futuro tombamento como jardim histórico.

EXPOSIÇÕES INSTITUCIONAIS 2007

Bom Dia! Aqui Fala a Europa

Comissão Européia no Brasil - de 05 a 16 de março de 2007 - Corredor de Acesso ao Plenário Exposição de pôsteres comemorativos do 50º Aniversário do Tratado de Roma que, em 25 de março de 1957, criou a União Européia.

Aspectos das Arte do Mundo Árabe

Conselho de Embaixadores Árabes - de 22 de março até 03 de abril - Espaço do Servidor. Obras de artistas, de diferentes nações árabes, como pinturas, objetos de prata e tapetes, pertencentes ao acervo das Embaixadas que integram a Liga Árabe.

Campanha de prevenção do câncer de mama

Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, no período de 08 a 11 de maio, no Salão Nobre e na Galeria do 10º andar do Anexo IV. O objetivo central dos trabalhos da jornalista Vera Golik e do fotógrafo Hugo Lenzi é libertar a mulher dos padrões de beleza ou de comportamento, proporcionando o resgate da auto-estima. Eles escolheram abordar o câncer de mama "por ser uma doença que mexe com a perda de todos os símbolos femininos: seios, cabelos, fertilidade e libido".

70 anos do Iphan

Iphan – Ministério da Cultura - Corredor de Acesso ao Plenário - 14 a 25 de mai.

Exposições de cartazes alusivos às ações do Iphan, como parte das comemorações dos 70 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan,

Nem Tudo É Lixo no Lixo

Câmara dos Deputados – Ecocâmara - 29 de maio a 08 de junho - Corredor de Acesso ao PlenárioExposição que cobre um período de 20 anos na vida de cerca de 150 famílias de catadores de papel que sobrevivem a partir do que coletam na Câmara dos Deputados e arredores.

99 anos de Imigração Japonesa no Brasil

Frente parlamentar Brasil-Japão - Espaço do Servidor - 11 a 22 de junho Mostra de peças, obras de arte, florais, ikebanas, bonsai, e fotos alusivas à Imigração. O grupo parlamentar Brasil-Japão também realizou um seminário em comemoração dos 99 anos da imigração japonesa no Brasil, no dia 18 de junho, no auditório Nereu Ramos.

40 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus

Deputada Vanessa Grazziotin e SUFRAMA - 25 de junho a 06 de julho - Corredor de Acesso ao Plenário.

A convite da Comissão da Amazônia, a Suframa apresentou exposição para marcar a data comemorativa dos seus 40 anos, composta de 24 painéis informativos sobre a Zona Franca de Manaus e a importância desse modelo de desenvolvimento regional para a região Amazônica e para todo o país.

Lucio Costa - O Gênio humanista que inventou Brasília

Totem do Hall da Taquigrafia - a partir de 01 de agosto de 2007

No documento “Brasília Revisitada”, escrito por Lúcio Costa em 1987, foi colocado como um dos pontos fundamentais para a preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília o respeito as quatro escalas que presidiram a própria concepção da cidade: a Monumental; a Residencial, a Gregária e a Bucólica.

O Pará Fazendo Arte e Esporte

Bancada do Pará – Fotos de Angélica Oliveira - Corredor de Acesso ao Plenário – 30 de julho a 17 de agosto. Exposição da fotográfica que pretendeu documentar, através da linguagem fotográfica, a fisionomia dos povos indígenas de diferentes etnias do estado do Pará.

Olhares Sobre o BrasilComissão de Seguridade Social e Família - Corredor de Acesso ao Plenário – 03 a 06 de setembro. Exposição retratando as condições de saúde ocular do povo brasileiro e que fez parte dos preparativos para a realização do II Fórum Nacional de Saúde Ocular.

Exposição de Artes Coreanas

Embaixada da Coréia - Espaço do Servidor de 03 a 14 de setembro de 2007, mostra comemorativa ao 59º aniversário da fundação daquele país. Exposição de Livros, fotos e artesanatos pertencentes ao acervo artístico da Embaixada da República Popular Democrática da Coréia.

História (S) da Independência do Brasil

Centro de Documentação e Informação - Salão Nobre da Câmara - 06 a 16 de setembro. Exposição Comemorativa da Semana da Pátria. Registros do acervo da Câmara dos Deputados, com acervo único sob a guarda e custódia do Centro de Documentação e Informação.

Semana do Turismo

Comissão de Turismo e Desporto - de 24 a 28 de setembro - Espaço do Servidor da Câmara, 1ª Semana Nacional do Turismo do Congresso Nacional e o Dia Mundial de Turismo, comemorado no dia 27. Com o lema, "O Turismo abre portas para as Mulheres", definido pela Organização Mundial do Turismo – OMT, o evento pautou as atividades para discussão dos desafios enfrentados pelas mulheres nas atividades do setor.

Banco do Nordeste comemora 55 anos

Banco do Nordeste - Espaço do Servidor - 02 a 11 de outubro Exposição que mostra a trajetória do Banco do Nordeste do Brasil.

Patrimônio Croata protegido pela Unesco

Espaço Cultural da Câmara dos Deputados; Corredor de Acesso ao Plenário - 15 a 19 de outubroComposta de importante acervo histórico e arquitetônico, a mostra organizada pela Embaixada da Croácia com o apoio do Grupo Parlamentar Brasil-Croácia, divulgou as belezas naturais e o patrimônio histórico e cultural daquele país, com o objetivo de incrementar o seu turismo.

Servidores e Livros

Centro de Documentação e Informação (CEDI) - 22 a 26 de outubro – Espaço do Servidor.Em comemoração ao Dia do Servidor (28.10) e ao Dia do Livro (29.10), o evento mostrou algumas produções litarárias de servidores da Casa e a importância do bibliotecário na construção da memória brasileira.

Fotos, som de pássaros e cheiro de mato.

Aexposição fotográfica de Alex Silveira, do Amapá, Carlos Navarro e George Hubener, do Amazonas. 19 a 23 de novembro - Corredor de Acesso ao Plenário.

A mostra integrou as atividades do I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, promovido pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, com a participação de políticos, técnicos, acadêmicos e ecologistas que avaliaram os rumos das políticas destinadas à proteção e integração da região no Brasil.

16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Bancada Feminina - 20 de novembro a 10 de dezembro – Corredor de acesso ao Plenário.O evento foi uma ação conjunta de mulheres, feministas e organismo de defesa dos direitos humanos, órgãos governamentais, legislativo federal, agências do sistema ONU no Brasil, empresas públicas e privadas. Internacionalmente, realizada desde 1991, em 135 países, e coordenada pelo Center for Women´s Global Leadership. campanha Dezesseis Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi lançada na Câmara dos Deputados.

Semana da Acessibilidade

O artista cadeirante Francisco Santosi mostrou seu trabalho de “arte marajoara” durante a Semana de Acessibilidade promovida pela Casa. Na ocasião, foi lançado o CD “Legislação em Áudio sobre o Idoso & Acessibilidade” e realizada outra exposição, "Deficiência e Esporte", do fotógrafo Bruno Tresinari.

EXPOSIÇÕES INSTITUCIONAIS 2008

Rei do Baião - Tributo a Gonzagão

Fundação Vovô Januário de Exu - 24 a 28 de março – Espaço do Servidor Exposição inédita, composta por 300 peças que pertenceram a Luiz Gonzaga, organizadas e catalogadas pela Fundação Vovô Januário de Exu. Seu Presidente, Reginaldo Silva, trabalhou ao lado de Gonzagão anos e anos a fio e reuniu o maior acervo que se tem registro sobre o Rei do Baião.A abertura oficial contou com Os Gonzagas, os verdadeiros representante da família Gonzaga: Chiquinha Gonzaga (irmã) Joquinha Gonzaga (sobrinho), Sérgio Gonzaga (sobrinho) e Daniel Gonzaga (neto), artistas que representam e contribuem de forma eficaz para a imortalidade desse gênero cultural.

Mulheres na História da Câmara

Câmara dos Deputados – 03 a 14 de março – Corredor de Acesso ao PlenárioExposição de fotos de deputadas federais da atual e de outras Legislaturas. A exposição faz parte dos eventos comemorativos ao Dia Internacional da Mulher na Câmara dos Deputados.

2008 – Ano Internacional do Planeta Terra – Ciências da Terra para a Sociedade Frente Parlamentar Mista de Mudanças Climáticas - 23 de abril a 02 de maio - Corredor de Acesso ao PlenárioPainéis mostrando as conseqüências das mudanças climáticas e da ação do homem sobre o meio ambiente, a importância de temas ambientais, sob a visão de cientistas brasileiros e sul-americanos. Em dezembro de 2005, a Organização das Nações Unidas – ONU - proclamou, com o apoio unânime de 191 países, o ano de 2008 como o Ano Internacional do Planeta Terra - AIPT, com o objetivo de incentivar estudos e pesquisas e, principalmente, divulgar junto à sociedade em geral, políticos, governantes, e

formadores de opinião, a importância que as Ciências da Terra têm para o bem-estar e a própria sobrevivência da humanidade. No Brasil, o lançamento contou com três eventos nas dependências do Congresso Nacional, sendo uma Sessão Solene, uma exposição de fotos e pôsteres no Corredor de Acesso ao Plenário e um Seminário Técnico, no Auditório Nereu Ramos, dias 23 e 24 de abril, com a participação de representantes de diversos países da América Latina.

Recifes de Corais Brasileiros

Núcleo da Zona Costeira e Marinha e o Projeto Corredores Ecológicos da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente - 07 a 11 de abril – Espaço do ServidorExposição com o objetivo de divulgar ações em prol da conservação dos recifes de coral do Brasil, em parceria com SOS Mata Atlântica. Além disso, a Frente Parlamentar de Meio Ambiente realizou um café da manhã no dia 9 de abril de 2008 dedicado ao tema.

200 Anos da Polícia Civil

Iniciativa dos Deputados William Woo e Laerte Bessa (ex-diretor da Polícia Civil do DF) – 12 a 16 de maio – Espaço do ServidorExposição comemorativa dos 200 anos da Polícia Civil no Brasil, onde foram expostas armas antigas, painéis com fotos e documentos históricos. Também foi lançada a Revista Ação, nova publicação da PCDF e o selo comemorativo do bicentenário, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

O Programa Espacial Brasileiro

Agência Espacial Brasileira - 05 a 09 de maio – Espaço do ServidorEvento em razão do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Centro Espacial de Alcântara, que aconteceu no dia 08 de maio. Maquetes dos foguetes brasileiros Sonda I, II, III, IV, VS-30, VSB-30 e do Veículo Lançador de Satélites (VLS), sendo a maior delas com 2m de altura, permitiram que adultos e crianças conheçam o mundo dos lançadores desenvolvidos pela Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). O Satélite de Coleta de Dados (SCD-2) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) foram representados na exposição. Seis painéis de 1,20m por 1,70m oferecem aos visitantes um panorama geral do programa espacial, ao mostrar os centros de lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, os satélites brasileiros, os foguetes e lançadores, o vôo do astronauta brasileiro e as instituições ligadas às atividades espaciais. A exposição contou, ainda, com itens alusivos à ida do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, à Estação Espacial, entre eles um selo comemorativo dos Correios e uma medalha cunhada pela Casa da Moeda. Esteve exposta também uma réplica da roupa usada pelo astronauta na missão espacial exposta.

Mineração

Frente Parlamentar em Defessa da Infra-Estrutura Nacional, da Câmara dos Deputados – 26 a 30 de maioExposição alusiva à 1ª Semana de Mineração, realizado no Auditório Nereu Ramos, que discutiu a importância do Setor Mineral na economia brasileira em termos de geração de renda, divisas, empregos, adequação tributária, conjuntura internacional e perspectivas, bem como investimentos e a responsabilidade do Setor no que se refere à

preservação do meio ambiente e terras indígenas.

Projetos Socioambientais da Petrobrás

Petrobrás - 02 a 06 de junho - Hall do Anexo III Estande para divulgação do trabalho da Petrobrás na área ambiental.

Polo Petroquímico de Camaçari

Pólo Petroquímico de Camaçari - 30 de junho a 04 de julho – Hall da TaquigrafiaExposição de painéis sobre o desenvolvimento de atividades no Polo Petroquímico de Camaçari.

José Martí

Deputada Vanessa Grazziotin - 01 a 04 de julho – Corredor de Acesso ao Plenário Exposição de fotos e textos sobre Cuba e sobre o poeta cubano José Martí.

Semana de Educação Finaceira

Coordenação de Recursos Humanos do Departamento de Pessoal - 01 a 06 de setembro – Corredor de Acesso ao Plenário Divulgação e incentivo à participação dos servidores da Casa no Programa de Educação Financeira desenvolvido pela Casa.

20 Anos da Constituição Cidadã

Ambientação, com exposição fotográfica e documentos históricos, no Auditório Nereu Ramos, para o Seminário Projeto 20 Anos da Constituição Cidadã. Desde outubro de 2007 as duas Casas Legislativas vêm desenvolvendo inúmeras ações para comemorar o fato histórico, promover debates e resgatar a documentação, informações e a produção científica sobre a Constituinte.

100 Anos da Imigração Japonesa

Frente Parlmentar Brasil-Japão e Embaixada do Japão – 10 e 11 de junho – Corredor de Acesso ao Plenário e Espaço do Servidor e Salão Negro. Para celebrar o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, a Câmara dos Deputados realizou um grande evento. Foram duas atividades independentes, ligadas à cultura japonesa, montadas no Corredor de Acesso ao Plenário: a mostra de pôsteres alusivos à história da imigração japonesa e as exposições fotográficas dos artistas Kazuo Okubo e Haruo Mikami. No Gabinete da Presidência, foi montada a exposição Bandeira Branca em Terra Roxa - de 09 de junho a 30 de agosto, composta por acervo particular de servidores da Casa com telas de artistas japoneses e descendentes.

O Servidor na Constituinte

Câmara dos Deputados - 13 a 24 de outubro - Espaço do Servidor.A exposição lembra a dedicação dos funcionários que apoiaram os deputados na Constituinte, com depoimentos dos servidores sobre suas experiências na Constituinte. Além das fotos e textos expostos, dois painéis destacam os nomes de todos os servidores

da Câmara na época. O visitante também pode observar um típico escritório da época, com máquina de escrever e cópias de emendas e projetos da Constituição. Na abertura da exposição, também ocorreu o lançamento do livro "O Congresso Brasileiro e o Regime Militar (1964-1985)". A obra resulta da tese de doutorado do consultor legislativo Antonio Carlos Pojo do Rego, que morreu em janeiro de 2007.O evento fez parte das comemorações dos 20 anos da promulgação da Carta.

Amazônia

Comissão da Amazônia – 3 a 7 de novembro – Corredor de Acesso ao PlenárioDivulgação do “II Simpósio Amazônia” com a participação de agentes atuantes no desenvolvimento da região: Marinha, Exército e Aeronáutica Brasileiros, Banco da Amazônia, Eletronorte e Ministério da Ciência e Tecnologia.

Conferência da Cidades

Comissão de Desenvolvimento Urbano – 10 a 14 de novembro – Corredor de Acesso ao Plenário Exposição para divulgação da IX Conferência das Cidades, realizada no Auditório Nereu Ramos.

Tecendo o Amanhã

Deputada Iris Araújo – 17 a 21 de novembro – Espaço do Servidor Exposição de painéis e peças produzidas pelas mulheres atendidas pelo programa “Tecendo o Amanhã”, da Prefeitura Municipal de Goiânia.

Salão de Artes Plásticas da Marinha

Marinha do Brasil – 08 a 19 de dezembro – Galeria do 10º andar do Anexo IVEvento em homenagem ao Dia do Marinheiro com exposição dos quadros participantes do Salão de Artes Plásticas da Marinha. A abertura teve cerimônia de entrega de medalhas do Salão, com a presença de autoridades e oficiais da Marinha.

III Fórum Nacional de Saúde Ocular

Comissão de Seguridade Social e Família - 27 a 31 de outubro – Espaço Mário Covas Exposição fotográfica para divulgação do III Forum Nacional de Saúde Ocular.

INAUGURAÇÃO DO NOVO PRÉDIO DO CEFOR

Em setembro de 2007, foi inaugurado o novo prédio do Cefor. Para a ocasião, o Espaço Cultural preparou a programação abaixo:

SAR AU LITERÁRIO Fernando Pessoa visita o CEFOR.

Poemas de Fernando Pessoa recitados por alunos do Núcleo de Literatura do Espaço Cultural. Dia 3 de setembro, 19h

Auditório do CEFOR

MOSTRA DE ESCULTURAS Peças do acervo da Câmara

de 3 a 30 de setembroHall de entrada do CEFOR

CURTA A CÂMARAMostra de Curtas Brasilienses

4 a 6 de setembro - 13h as 14hAuditório do CEFOR (Prédio novo)

(Filmes da Mostra)

BORRALHOTendo como cenário uma área rural localizada entre os municípios de Pirenópolis e

Corumbá, no estado de Goiás, Borralho surgiu a partir da leitura de um conto do escritor moçambicano Mia Couto. O escritor descreve, de maneira poética, a relação de um casal

de velhinhos, que se vê diante da sensação de proximidade da morte.Direção: ARTURO SABÓIA E PAULO EDUARDO BARBOSA

Duração: 17min

OFICINA PERDIZDocumnetário sobre a iniciativa pioneira de José Perdiz, que instalou um teatro em sua

oficina mecânica na Asa Norte. Direção: MARCELO DÍAZ

Duração: 20min

O LOBISOMEM E O CORONELUm violeiro cego dedilha um repente e conta uma história passada na fazenda de um

rico coronel da região. Direção: ÍTALO CAJUEIRO e ELVIS KLEBER

Duração:10 min

VIDA AO LADOUm dia na vida de três vizinhos. Cecília não consegue dar vazão aos próprios desejos. Já Alberto está tão imerso em crises pessoais que pensa simplesmente em se matar. Ana

está um passo adiante dos dois. Consciente do vazio emocional ao qual está submetida, ela quer se realizar. Falta apenas a companhia certa.

Direção: GUSTAVO GALVÃODuração: 13min

MOMENTO TRÁGICOJúlio, abandonado pela esposa Emília durante uma sessão de terapia de casal, decide contratar o atrapalhado e subempregado amigo Santana para espiar a mulher no grupo

de terapia que ela freqüentaDireção: CIBELE AMARAL

Duração: 17min

SUPERFÍCIE Uma mulher põe fim a seu relacionamento conjugal de uma forma inusitada. Um filme

inteiramente feito com uma câmera fotográficaDireção: JIMI FIGUEIREDO

Duração: 6 min

SOBRE QUANDO NÃO SE TEM NADA A DIZERDurante suas perambulações pela cidade de Brasília, vendedor de canetas encontra uma mulher misteriosa. A partir de então, uma estranha relação inicia-se entre os dois. Em meio a bilhetes, tesouras e outros objetos, o vendedor é obrigado a mudar seus planos,

seu cotidiano, sua percepção das coisas e até mesmo sua relação com o tempo. Um encontro permeado pela potência do falso.

Direção: CÁSSIO PEREIRADuração: 14min

CAPITÃO NAZOApós uma terrível tempestade que naufraga a caravela do incrível Capitão Nazo e que

aniquila toda a sua tribulação, Nazo desperta numa ilha distante, habitada por estranho nativos que o fazem de refém.

Direção: ELIANA CARNEIRODuração: 18min

DIA DE FOLGAO dia de folga de um trabalhador

Direção: ANDRÉ CAVALHEIRADuração: 13min

ENTRE UMUm homem entre um

Direção: MARCIUS BARBIERIDuração: 5 min

SEQUESTRAMOS AUGUSTO CESARCom dívidas no banco e um agiota em seu encalço, Marcão resolve armar o falso

sequestro de seu velho amigo. Direção: GUILHERME CAMPOS

Duração: 21min

QUALQUER LUGARDocumentário sobre o Festival Internacional de Acciones Escénicas, em Lima, Peru, com

uma visão social do eventoDireção: ADRIANE MOUSINHO

Duração: 9 min

PAPÁPapá é um articulado relações públicas que tenta consertar a imagem de seus clientes

famosos na mídia promovendo uma elegante festa. Mas ele nunca imaginou que as coisas pudessem fugir de seu controle

Direção: SANTIAGO DELlAPEDuração: 19 min

A programação cultural do Cefor tem sido desenvolvida até agora com recursos humanos daquele órgão, com a supervisão do Espaço Cultural.