escala

20
DISCIPLINA: TOPOGRAFIA DE CAMPANHA

Upload: ricardo-alves-barbosa

Post on 11-Dec-2015

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Topografia

TRANSCRIPT

DISCIPLINA:

TOPOGRAFIA DE CAMPANHA

UD:II - Topografia de Campanha

ASS: Coordenadas Retangulares

OBJETIVOS:a. Locar um ponto na carta através de suas coordenadas retangulares.b. Determinar as coordenadas retangulares de um ponto na carta.c. Locar pontos por coordenadas retangulares, atendo-se a detalhes importantes (METICULOSIDADE).d. Apresentar seus trabalhos de forma organizada, desenvolvendo os cálculos referentes as locações de pontos por coordenadas retangulares de forma sistemática e eficiente (ORGANIZAÇÃO).

SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO

II. DESENVOLVIMENTO

a. Processos de locação e designação de pontos.

b. Coordenadas retangulares.

c. Execução da situação problema (TP).

III. CONCLUSÃO

a. Exercícios

b. Retificação da Aprendizagem

c. Encerramento

PROCESSOS DE LOCAÇÃO E DESIGNAÇÃO DE PONTOS

1) Coordenadas Geográficas.

2) Coordenadas Retangulares.

3) Coordenadas Polares.

4) Linha Código.

5) Tela Código.

6) Referência a um ponto nítido.

7) Papel calco.

COORDENADAS RETANGULARES

1) Definição: coordenadas retangulares, também conhecidas por coordenadas planos retangulares, ou ainda coordenadas planas, são baseadas na quadriculação UTM, que por sua vez são usadas no sistema de projeção UTM (Universal Transverse Mercartor Projection). Este sistema de coordenadas é o normalmente usado no Exército devido a sua relativa simplicidade.

COORDENADAS RETANGULARES2) Quadriculação UTM: consiste de dois grupos de

linhas retas paralelas que se interceptam em ângulos retos formando uma rede de quadrados, todos do mesmo tamanho, comumente chamados de “quadriculas”.

Enquanto que no sistema de coordenadas geográficas, um ponto é designado pela sua relação angular com o Equador e o centro da Terra, e com o meridiano origem e o centro da Terra, no sistema de coordenadas retangulares o ponto é designado pela distância linear que o separam do Equador e do meridiano central.

COORDENADAS RETANGULARES 3) Matrícula: é o conjunto de algarismos que

expressam as coordenadas de um ponto. As coordenadas retangulares são representadas por duas seqüências de número com cinco cada, Ex: 01920 – 89320, sendo os dois primeiros 01-89 os cantos de quadrícula, os seguintes as unidades em metros dentro das quadrículas. Essa numeração sempre cresce para a direita e para cima. Lembrando a primeira metade da numeração representa a linha vertical que é o valor leste; a segunda metade representa a linha horizontal que é o valor norte, que correspondem respectivamente ao eixo X e Y.

X

Y

Coord Q ( XY)

4) Objetos Empregados para Designação de Coordenadas Retangulares:

- cartão de coordenadas;

- esquadro de locação;

- régua de escalas;

- régua milimetrada.

LOCAÇÃO DAS COORDENADAS RETANGULARES DE UM PONTO

1) Utilizando régua milimetrada: obtem-se primeiro a abcissa (horizontal) e depois a ordenada (vertical). Estes valores são dados em milímetros, devendo-se fazer a transformação desta grandeza gráfica(d) para a grandeza real(D) utilizando a escala da carta e a regra de três.

2) Utilizando escalímetro: retira-se a medida confrontando-se a divisão do escalímetro com a escala da carta. A medida será medida automaticamente em metros, sem a necessidade de transformação.

1 cm

1,6 cm

DETERMINE AS COORDENADAS RETANGULARES DE UM PONTO

De posse do extrato da carta de TRÊS CORAÇÕES de escala de 1:25000, determine as coordenadas retangulares dos seguintes pontos:

a. Ponto trigonométrico 915 Q (65-00)

DADOS: SOLUÇÃO COM REGRA DE TRÊS:

E = 1/25000 Cálculo de Dx Cálculo de Dydx = 1 cm 1cm ---- 250m 1cm ------- 250mdy = 1,6 cm 1cm ---- Dx 1,6cm ----- DyDx = ? 1 Dx = 250 1 Dy = 250 x 1,6 Dy = ? Dx = 250m Dy = 400m

Resposta: Coord ( 65250-00400)

LOCAÇÃO DE UM PONTO POR SUAS COORDENADAS RETANGULARES

1) Para utilizar a régua milimetrada: deve-se transformar os valores dados em metros em milímetros, já que a régua milimetrada não permite o emprego diretamente com os valores reais. Em seguida, localizando-se a quadrícula, considerando-se a vertical que forma o lado esquerdo da quadrícula, traça-se uma linha paralela a ela, e distando dela o número de metros correspondente aos três últimos algarismos da abcissa. Essa operação é repetida em relação linha que forma o lado inferior da quadrícula: fazem-se marcas que distam da horizontal inferior da quadrícula o número correspondente aos três últimos algarismos da ordenada. Ligadas estas marcas, teremos uma linha horizontal à linha horizontal inferior da quadrícula. O ponto procurado estará no cruzamento das duas linhas traçadas ( vertical e horizontal).

2) Para utilizar o escalímetro: procede-se da mesma forma da régua milimetrada, porém, é desnecessário transformar metros em milésimos, pois, o escalímetro já nos dá a medida em metros.

LOCAÇÃO DE UM PONTO POR SUAS COORDENADAS RETANGULARES

LOQUE UM PONTO NA CARTA PARTINDO DE SUA MATRICULA

De posse do extrato da carta de TRÊS CORAÇÕES de escala de 1:25000, loque:

a. O ponto Q(68500-04725) e dê suas características.

DADOS: SOLUÇÃO COM REGRA DE TRÊS:

E = 1/25000

Dx = 500 m Cálculo de dx Cálculo de dy

Dy = 725 m 1cm --- 250m 1cm --- 250m

dx = ? dx ----- 500m dy ----- 725m

dy = ? 250 dx = 500 250 dy = 725

dx = 2cm dy = 2,9cm

Resposta: Edificação

2 cm

2,9 cm

EXECUTAR OS TRABALHOS PEDIDOS

CONCLUSÃO

““A DISCIPINA MILITAR PRESTANTE A DISCIPINA MILITAR PRESTANTE NÃO SE APRENDE, SENHOR, NA NÃO SE APRENDE, SENHOR, NA FANTASIA, SONHANDO, FANTASIA, SONHANDO, IMAGINANDO OU ESTUDANDO;IMAGINANDO OU ESTUDANDO;

SENÃO VENDO, TRATANDO E SENÃO VENDO, TRATANDO E PELEJANDO”. PELEJANDO”.

CamõesCamões

““VAMOS PARA A VAMOS PARA A PRÁTICA...”PRÁTICA...”

CONCLUSÃOCONCLUSÃO