ergonomia cinesiologia e bio - podologia

17
ERGONOMIA CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA FATIMA BORGES SILVA FISIOTERAPEUTA

Upload: fatima-borges-silva

Post on 27-Jan-2017

174 views

Category:

Health & Medicine


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia

ERGONOMIACINESIOLOGIA E BIOMECÂNICAFATIMA BORGES SILVAFISIOTERAPEUTA

Page 2: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia

O QUE É ERGONOMIA É o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Ela

se inicia com o estudo das características do trabalhador para depois, projetar o trabalho que ele consegue fazer, preservando a sua saúde.A ergonomia estuda diversos fatores que influem no desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as suas conseqüências nocivas sobre o trabalhador. Assim, ela procura reduzir a fadiga,m estresses, erros e acidentes, proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com esse sistema produtivo.

Page 3: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia

É o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Ela se inicia com o estudo das características do trabalhador para depois, projetar o trabalho que ele consegue fazer, preservando a sua saúde.A ergonomia estuda diversos fatores que influem no desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as suas conseqüências nocivas sobre o trabalhador. Assim, ela procura reduzir a fadiga,m estresses, erros e acidentes, proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com esse sistema produtivo.

Page 4: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia

O que são as NR? As NR – Normas Regulamentadoras são

normas elaboradas pelo Ministério do Trabalho. Foram criadas e devem ser observadas a fim de promover saúde e segurança do trabalho na empresa.

As NR existem também para nos ensinar como cumprir a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Page 5: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia

As NR se aplicam a quais entidades? As NR’s (Normas Regulamentadoras), relativas à

segurança e saúde ocupacional, são de observância obrigatória para toda a empresa ou instituição que admitem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Isso também inclui empresas privadas e públicas que tem funcionários regidos pela CLT, órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como, também os órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário que tem funcionários regidos pela CLT, fonte NR 1 item 1.1.1

Page 6: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia

NR 17 – Ergonomia Esta norma estabelece os parâmetros que permitam a

adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas do homem. Máquinas, ambiente, comunicações dos elementos do sistema, informações, processamento, tomada de decisões, organização, tudo isso gera conseqüências no trabalhador, e devem ser avaliados, e se necessário, reorganizado.

Observe-se que as LER – Lesões por Esforços Repetitivos, e as denominadas DORT – Doença Osteomuscular, relacionada ao trabalho constituem o principal grupo de problemas à saúde, reconhecidos pela sua relação laboral.

O termo DORT é muito mais abrangente que o termo LER, constante hoje das relações de doenças profissionais da Previdência.

Page 7: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia

A ERGONOMIA AJUDA A DEFINIR AS CONDIÇÕES IDEAIS DO AMBIENTE DE TRABALHO.

PRODUZINDO OS MÓVEIS, OS EQUIPAMENTOS E UTENSILHOS ADQUADOS AO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, SEM PREJUDICAR A SAÚDE DO TRABALHADOR

Page 8: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia

A ERGONOMIA SE PREOCUPA EM POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO SEM PREJUDICAR A SAÚDE E A POSTURA DO TRABALHADOR.

EXEMPLO: IMAGINEM O PODOLOGO, EM UMA POSTURA INADEQUADA O DIA TODO, EM MOVEIS INADEQUADOS( MUITO ALTOS, MUITO BAIXOS, TECIDOS INADEQUADOS E ETC)

Page 9: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia

NESTAS CONDIÇÕES DESCRITAS ANTERIORMENTE POR LONGOS PERIODOS , PODE PROVOCAR:

DEFORMIDADES E DESVIOS POSTURAIS LER LESÕES NA COLUNA, DORSAL, CERVICAL

E LOMBAR HERNIAS DE DISCO

Page 10: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia

PROBLEMAS VISUAIS AGRAVADOS DORES MUSCULARES E OUTROS

Page 11: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia
Page 12: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia
Page 13: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia

DESVIOS POSTURAIS

Page 14: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia
Page 15: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia

  A coluna vertebral possui 3 tipos de curvas: a lordose, a cifose e a escoliose . A lordose é presente na coluna cervical e na coluna lombar e a cifose é presente na coluna torácica. A presença dessas duas curvas é NORMAL nesses níveis acima, fazendo parte das curvaturas normais da coluna. Apenas em casos em que a lordose e a cifose aparecem em grau aumentado é que são consideradas anormais e devem ser investigadas. A escoliose é sempre uma curva anormal.

Page 16: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia

 A cifose é uma curvatura normal da coluna, localizada na parte torácica da coluna vertebral. A cifose está presente em todas as pessoas normais. Uma alteração possível nesta parte da coluna é a hipercifose, que é um aumento no grau da cifose torácica. Nesses casos, o que pode-se notar é a queda dos ombros para frente e uma posição chamada de "corcunda". 

Page 17: Ergonomia  cinesiologia e bio - podologia