entrevista - a arte da negociação - revista exame

2
A arte da neg Segundo o consul mundo no assunt acordo é saber re Camila Guimarães, exame inShare 12 Ury: "O estilo brasileiro de Fundador e diretor do curso consultor de grandes empre conflitos no mundo dos neg participar do Fórum Mundi O que é preciso para uma Ouvir o outro lado e entend porque sempre que vamos n nosso problema. Mas negoc Em contrapartida, o outro la Quanto do sucesso que um de negociação? Saber negociar é talvez a pr Negociar é parte essencial d comecei minha carreira, não negócios do mundo. Hoje, n programa sobre negociação A globalização facilitou as Facilitou à medida que a in gociação ltor, um dos maiores especia to, a receita para chegar a um esolver o problema do outro everia ser exportado" o de negociação da Harvard Business School, esas, como Boeing e Ford. Seu trabalho é ajud gócios e da política. Ury esteve recentemente ial de Negociação, realizado em São Paulo. a negociação ter êxito? der quais são seus interesses. Trata-se de uma negociar alguma coisa pensamos apenas em c ciar é um exercício de ajudar a resolver o pro ado resolverá o seu. m executivo atinge na carreira depende de rincipal competência necessária a qualquer ex do processo de tomada de decisão. Há 20 ano o existia nenhum curso sobre o tema em nenh não conheço uma escola renomada sequer qu o. E a procura por esses cursos é muito grande s negociações? nternet e os telefones celulares tornaram mais alistas do m bom , William Ury é dar a resolver no Brasil para a tarefa difícil, como resolver oblema alheio. sua capacidade xecutivo. os, quando huma escola de ue não tenha um e. fácil a

Upload: taquim

Post on 19-Oct-2015

10 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

  • A arte da negociaoSegundo o consultor, um dos maiores especialistas do mundo no assunto, a receita para chegar a um bom acordo saber resolver o problema do outro Camila Guimares, exame inShare12

    Ury: "O estilo brasileiro deveria ser exportado"

    Fundador e diretor do curso de negociao da Harvard Business School, William Ury consultor de grandes empresas, como Boeing e Ford. Sconflitos no mundo dos negcios e da poltica. Ury esteve recentemente no Brasil para participar do Frum Mundial de Negociao, realizado em So Paulo.

    O que preciso para uma negociao ter xito?Ouvir o outro lado e entender quais so seus interesses. Trataporque sempre que vamos negociar alguma coisa pensamos apenas em como resolver nosso problema. Mas negociar um exerccio de ajudar a resolver o problema alheio. Em contrapartida, o outro la

    Quanto do sucesso que um executivo atinge na carreira depende de sua capacidade de negociao? Saber negociar talvez a principal competncia necessria a qualquer executivo. Negociar parte essencial do processo de tomada de deciso.comecei minha carreira, no existia nenhum curso sobre o tema em nenhuma escola de negcios do mundo. Hoje, no conheo uma escola renomada sequer que no tenha um programa sobre negociao. E a procura por esses cursos muito grande.

    A globalizao facilitou as negociaes?Facilitou medida que a internet e os telefones celulares tornaram mais fcil a

    A arte da negociao Segundo o consultor, um dos maiores especialistas do mundo no assunto, a receita para chegar a um bom acordo saber resolver o problema do outro

    Ury: "O estilo brasileiro deveria ser exportado"

    Fundador e diretor do curso de negociao da Harvard Business School, William Ury consultor de grandes empresas, como Boeing e Ford. Seu trabalho ajudar a resolver conflitos no mundo dos negcios e da poltica. Ury esteve recentemente no Brasil para participar do Frum Mundial de Negociao, realizado em So Paulo.

    O que preciso para uma negociao ter xito? ender quais so seus interesses. Trata-se de uma tarefa difcil,

    porque sempre que vamos negociar alguma coisa pensamos apenas em como resolver nosso problema. Mas negociar um exerccio de ajudar a resolver o problema alheio. Em contrapartida, o outro lado resolver o seu.

    Quanto do sucesso que um executivo atinge na carreira depende de sua capacidade

    Saber negociar talvez a principal competncia necessria a qualquer executivo. Negociar parte essencial do processo de tomada de deciso. H 20 anos, quando comecei minha carreira, no existia nenhum curso sobre o tema em nenhuma escola de negcios do mundo. Hoje, no conheo uma escola renomada sequer que no tenha um programa sobre negociao. E a procura por esses cursos muito grande.

    A globalizao facilitou as negociaes? Facilitou medida que a internet e os telefones celulares tornaram mais fcil a

    Segundo o consultor, um dos maiores especialistas do mundo no assunto, a receita para chegar a um bom

    Fundador e diretor do curso de negociao da Harvard Business School, William Ury eu trabalho ajudar a resolver

    conflitos no mundo dos negcios e da poltica. Ury esteve recentemente no Brasil para

    se de uma tarefa difcil, porque sempre que vamos negociar alguma coisa pensamos apenas em como resolver nosso problema. Mas negociar um exerccio de ajudar a resolver o problema alheio.

    Quanto do sucesso que um executivo atinge na carreira depende de sua capacidade

    Saber negociar talvez a principal competncia necessria a qualquer executivo. H 20 anos, quando

    comecei minha carreira, no existia nenhum curso sobre o tema em nenhuma escola de negcios do mundo. Hoje, no conheo uma escola renomada sequer que no tenha um programa sobre negociao. E a procura por esses cursos muito grande.

    Facilitou medida que a internet e os telefones celulares tornaram mais fcil a

  • comunicao. E tambm trouxe novas dificuldades pelo desafio de negociar em culturas diferentes e dentro de um ambiente de mudanas rpidas.

    Qual o homem de negcios da atualidade que o senhor considera mais habilidoso nas negociaes? O que mais admiro Summer Redstone, o presidente da Viacom. Ele era apenas um advogado aposentado quando comeou a comprar aes de estdios como a Fox. Graas sua capacidade de fazer timos acordos, ele acabou se transformando no dono de um dos maiores imprios de entretenimento do planeta.

    Qual foi a negociao mais difcil de sua carreira? Uma das mais difceis foi a mediao do processo que culminou no referendo que aprovou a continuidade do governo de Hugo Chvez, da Venezuela, durante a crise poltica de 2003. Minha funo era estabelecer quais seriam as regras do jogo entre oposio e governo. Era um momento crtico, havia o receio de que o pas casse numa guerra civil. Foi uma negociao extremamente desafiadora.

    A ascenso das economias asiticas, sobretudo a da China, trouxe novos elementos ao jogo da negociao? Sim. Ela trouxe o conceito de que a negociao muito mais do que um simples acordo comercial. Na viso dos asiticos, a negociao um relacionamento que vai sendo construdo em etapas. Nesses termos, um bom acordo como um namoro que vai evoluindo at chegar ao casamento.

    Existe um estilo brasileiro de negociar? Sua principal caracterstica o improviso. Os brasileiros tm mais jogo de cintura que os alemes, por exemplo, que so mais disciplinados. o mesmo tipo de perfil que o Brasil apresenta no futebol. Acredito que o estilo brasileiro de negociar deveria ser exportado para todo o mundo. O improviso torna o perfil das negociaes mais flexvel, o que muitas vezes significa chegar mais facilmente ao desfecho.