ensinamento de meishu-sama paraíso terrestre · sias meishu-sama para a criação de um lar de...

16
(…) Todos aqueles que ingressam em nossa Igreja e seguem seus Ensinamentos, para sua pró- pria surpresa, vão sendo purificados espiritual e fi- sicamente, libertam-se pouco a pouco da pobreza e tomam aversão aos conflitos. Há inúmeras expe- riências de fé provando que a maioria dos fiéis, com o correr dos anos, goza de crescente felicidade. É condenável salientar os defeitos alheios, mas, neste momento, devo fazer referência às pes- soas que, embora possuam Fé, tombam nas garras de doenças fatais ou continuam vivendo de forma miserável, porém satisfeitas e contentes. Compa- rando-as com os descrentes, pode ser que estejam salvas espiritualmente, mas não fisicamente. A sal- vação foi feita pela metade. A Verdadeira Salvação abrange o espírito e o corpo. Numa família, todos devem tornar-se saudáveis, libertar-se da pobreza e usufruir de alegria plena. Até hoje, porém, visa- va-se apenas a salvação do espírito, não havendo preocupação com o corpo físico; todos se resigna- vam, considerando que a Fé limita-se à salvação da alma. (…) (…) Muitos religiosos afirmam que a Fé que busca obter graças imediatas é de nível inferior. Tra- ta-se de uma conceção ilógica, pois não há quem não aspire a graças imediatas. Se alguém se queixa de dores físicas, é estranho retrucar que o homem deve superar a vida e a morte. Ora, ninguém é ca- paz de tal superação. Pensar que se conseguiu tal coisa é enganar a si próprio. Muitas pessoas que pretendem salvar o próxi- mo, fazem autopropaganda, apesar de ainda não viverem livres das desgraças. A intenção pode ser boa, mas os meios são incorretos. Só devemos pensar em conduzir aqueles que são vítimas de sofrimentos e misérias, quando já tivermos con- seguido a nossa própria salvação e felicidade; en- tão, poderemos trazê-los ao nível em que estamos. Nossos semelhantes sentir-se-ão atraídos ao pre- senciar nosso estado feliz. É quando a propaganda surte cem por cento de efeito. Eu mesmo não ousei difundir meus Ensinamentos antes de me encontrar em boas condições. Só o fiz quando me senti aben- çoado pelas Graças Divinas. Se considerarmos que o Paraíso Terrestre é o Mundo dos Felizes, concluiremos que, no lugar onde as pessoas se reúnem e se tornam felizes, está estabelecido o Paraíso Terrestre. 25 de Janeiro de 1949 Alicerce do Paraíso IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DE PORTUGAL BOLETIM INFORMATIVO AGOSTO 2018 65 Paraíso Terrestre ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Shin Verdade Zen Bem Bi Belo “A Verdade é o Caminho, o Bem é a Ação e o Belo é o Sentimento” Meishu-Sama

Upload: vuongtruc

Post on 10-Feb-2019

234 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

(…) Todos aqueles que ingressam em nossa Igreja e seguem seus Ensinamentos, para sua pró-pria surpresa, vão sendo purificados espiritual e fi-sicamente, libertam-se pouco a pouco da pobreza e tomam aversão aos conflitos. Há inúmeras expe-riências de fé provando que a maioria dos fiéis, com o correr dos anos, goza de crescente felicidade.

É condenável salientar os defeitos alheios, mas, neste momento, devo fazer referência às pes-soas que, embora possuam Fé, tombam nas garras de doenças fatais ou continuam vivendo de forma miserável, porém satisfeitas e contentes. Compa-rando-as com os descrentes, pode ser que estejam salvas espiritualmente, mas não fisicamente. A sal-vação foi feita pela metade. A Verdadeira Salvação abrange o espírito e o corpo. Numa família, todos devem tornar-se saudáveis, libertar-se da pobreza e usufruir de alegria plena. Até hoje, porém, visa-va-se apenas a salvação do espírito, não havendo preocupação com o corpo físico; todos se resigna-vam, considerando que a Fé limita-se à salvação da alma. (…)

(…) Muitos religiosos afirmam que a Fé que busca obter graças imediatas é de nível inferior. Tra-ta-se de uma conceção ilógica, pois não há quem

não aspire a graças imediatas. Se alguém se queixa de dores físicas, é estranho retrucar que o homem deve superar a vida e a morte. Ora, ninguém é ca-paz de tal superação. Pensar que se conseguiu tal coisa é enganar a si próprio.

Muitas pessoas que pretendem salvar o próxi-mo, fazem autopropaganda, apesar de ainda não viverem livres das desgraças. A intenção pode ser boa, mas os meios são incorretos. Só devemos pensar em conduzir aqueles que são vítimas de sofrimentos e misérias, quando já tivermos con-seguido a nossa própria salvação e felicidade; en-tão, poderemos trazê-los ao nível em que estamos. Nossos semelhantes sentir-se-ão atraídos ao pre-senciar nosso estado feliz. É quando a propaganda surte cem por cento de efeito. Eu mesmo não ousei difundir meus Ensinamentos antes de me encontrar em boas condições. Só o fiz quando me senti aben-çoado pelas Graças Divinas.

Se considerarmos que o Paraíso Terrestre é o Mundo dos Felizes, concluiremos que, no lugar onde as pessoas se reúnem e se tornam felizes, está estabelecido o Paraíso Terrestre.

25 de Janeiro de 1949Alicerce do Paraíso

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DE PORTUGALBOLETIM INFORMATIVO

AGOSTO 2018 Nº 65

Paraíso TerrestreENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA

ShinVerdade

ZenBem

BiBelo

“A Verdade é o Caminho, o Bem é a Ação e o Belo é o Sentimento”Meishu-Sama

Page 2: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

2 www.messianica.pt|

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DE PORTUGAL

O meu nome é Carla Maria Carvalho Teixeira e tenho 29 anos de idade. Tornei-me membro da IMMP em Maio de 2018 e pertenço ao Núcleo de Johrei de Amarante.

Nasci com as pernas arqueadas, motivo que me causou certas dificuldades na minha locomoção. Quando era criança por exemplo, não podia ouvir um berro com alguma coisa, que me afetava emo-cionalmente e deixava de andar.

Fui várias vezes parar ao hospital, pois já não con-seguia caminhar normalmente, somente com o uso de canadianas. Após várias idas e vindas, os médi-cos não sabiam mais o que fazer! Como o estado de saúde se agravou, enviaram-me para o Hospital Santo António no Porto, onde fiquei internada du-rante um mês, realizando um tratamento à base de cortisona e fisioterapia.

Em 2014, iniciei um tratamento para não deixar evoluir a doença. Passados dois anos e por motivo de uma constipação, tive que interromper este trata-mento. A situação agravou-se ainda mais, afetando até a minha autoestima.

Em janeiro de 2017, uma amiga ligou-me e per-guntou sobre o meu estado de saúde e como estava com muitas dores, encontrava-me acamada. Con-versamos um pouco e esta convidou-me para na quinta-feira seguinte acompanhá-la para conhecer o Núcleo de Johrei de Amarante.

Mesmo com muitas dificuldades, pois neste mo-mento dependia de canadianas para me locomover, cheguei ao local onde fui muito bem recebida. Neste dia, recebi cerca de uma hora de Johrei e quando saí do Núcleo senti-me muito melhor.

Nesta oportunidade, recebi a seguinte orientação:- Receber Johrei o máximo possível;- Dedicar na confeção da “Flor de Luz” para levar

a Luz de Meishu-Sama para os familiares, amigos e vizinhos;

- Ler o Boletim Mensal da IMMP;- Participar das atividades principais do Núcleo.Na quinta-feira seguinte voltei, levando mais duas

pessoas, pois estas presenciaram a minha mudan-ça. Durante esta semana, as dores desapareceram! Por incrível que pareça, já fui a conduzir e as cana-dianas ficaram em casa!

Passado algum tempo, deixei de participar de to-das atividades e tive uma recaída. Em pouco tem-po, retornou toda a situação em que me encontrava antes de conhecer o Núcleo. Foi então que procurei a minha amiga que me havia encaminhado e esta orientou-me a retomar todas as atividades. De ime-diato, mais uma vez, confirmei a importância da continuidade nas práticas o que me fez sentir muito melhor. Desta vez, fui orientada a realizar uma gra-tidão especial, através de um donativo pela bênção que recebi de Meishu-Sama.

Depois de realizar, não vacilei mais e decidi apro-fundar os meus conhecimentos através das aulas de Princípios Messiânicos. No mês de maio de 2018, recebi a medalha da Luz Divina - Ohikari e logo em seguida, solicitei o assentamento dos meus ante-passados, através do Sorei-Saishi, onde senti dife-renças imediatas na minha vida e família. Comecei a olhar para mim de uma outra forma, melhorando assim a minha autoestima.

Aprendi, profundamente, o quanto foi fundamen-tal a continuidade das práticas básicas da Fé no dia-a-dia. A importância do trabalho de acompa-nhamento e da obediência, foram decisivos neste momento tão difícil.

Como já estou a cuidar de uma pessoa, vou-me empenhar no acompanhamento da sua Fé, à seme-lhança do que foi feito comigo. Pretendo também daqui por diante, dar continuidade às práticas que já realizava, além de melhorar a minha gratidão diária e mensal e entronizar a Imagem Consagrada do Mes-sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz.

Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram a minha amiga que me encaminhou, ao Ministro, à missionária e a todos aqueles que estiveram presentes.

Muito obrigada!

“Aprendi, profundamente, o quanto foi fundamental a continuidade das práticas básicas da Fé no dia-a-dia!”

EXPERIÊNCIA DE FÉ

Page 3: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

3|agosto / 2018

da Suíça, o João com sua família; do Brasil, o Ministro Maximiano, a sua esposa e o seu so-brinho que vem da França também com sua esposa. Sejam todos bem-vindos à casa de Meishu-Sama! (Palmas)

O nosso Presidente, Reverendo Carlos Eduardo Luciow, está a liderar um grupo de peregrinos no Solo Sagrado de Guarapiranga, no Brasil, juntamente com onze participantes. Sendo que sete são de Portugal, a represen-tante da Suíça é a esposa do João e mais três pessoas da Itália. Ao todo, são doze participan-tes. Eles estarão aprimorando no Solo Sagrado até ao dia treze de agosto.

Já chegamos finalmente ao calor, estamos saboreando essa maravilhosa parte do ano e chega esse momento de férias. O Reverendo Carlos, sempre nos dá uma orientação nesse período: “O corpo pode descansar, mas a alma nunca sai de férias!” Vamos aproveitar ao má-ximo esses momentos de convívio, principal-mente com amigos, familiares, para redobrar as nossas práticas básicas.

Nós podemos durante o ano aprender, conviver, mas colocar em ação é nessas opor-tunidades. Às vezes pensamos que é um

Bom dia a todos!(Bom dia!)

Como os senhores estão a passar? Estão to-dos bem?

(Graças a Deus e ao Messias Meishu-Sama!)Graças a Deus e ao Messias Meishu-Sama! Primeiramente, gostaria de agradecer pela

dedicação incansável de todos os senhores na maravilhosa Obra Divina de Salvação! A todos os meus parabéns! (Palmas)

Em nome da Direção e em nome do nosso Presidente, Reverendo Carlos Eduardo Luciow, gostaria de transmitir esse agradecimento! (Palmas)

Quem está a vir hoje pela primeira vez, pode levantar a mão? Tem o sobrinho e sobri-nha do Ministro Maximiano! (Palmas) Que seja a primeira de muitas outras visitas! Sejam todos bem-vindos! (Palmas)

Estamos também a receber membros das Unidades Religiosas da Margem Sul, Lisboa, Amadora e Sintra, Braga, Porto, Aveiro e natu-ralmente aqui de Coimbra. Sejam todos muito bem-vindos! (Palmas)

Do exterior, temos hoje a presença do Sr. Flávio e a esposa que vêm do Reino Unido;

CULTO MENSAL DE AGRADECIMENTO - AGOSTO / 2018

PALESTRA DO VICE-PRESIDENTE DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DE PORTUGALMINISTRO LUCIANO RIBEIRO VITA DA SILVA

Page 4: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

4 www.messianica.pt|

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DE PORTUGAL

momento de relaxamento, mas na verdade, são nesses momentos que podemos colocar em ação tudo o que aprendemos.

O Reverendo Carlos, no Culto do Paraíso Terrestre, nos orientou para realizarmos um ba-lanço do primeiro semestre do ano. Os senho-res estão lembrados? Já realizaram esse ba-lanço? Mais ou menos? (Risos) Hoje, eu gostaria de ajudar ainda mais nessa orientação que nos foi transmitida.

O ano passado, especificamente na prepa-ração para o Natalício do Messias Meishu-Sa-ma, nós recebemos uma prática, de relacionar-mos 100 motivos para agradecermos. Estão lembrados daquela lista? (Sim) Muitos come-çaram a dizer: “Cem coisas para agradecer! É muita coisa!” (Risos) Mas houve pessoas que ultrapassaram esse número. Não foi? (Sim) Nós recebemos essa tarefa de agradecer.

Logo em seguida, tivemos a permissão de receber estas instalações da Sede Central, em Fevereiro! (Palmas) Será que não tem uma liga-ção? (Sim)

Todos os meses, aqui na Sede Central, re-alizamos dedicações das três Colunas de Sal-vação, convivemos, saboreamos ainda mais a natureza, podemos compartilhar experiências! As nossas atividades aqui simplesmente se ampliaram! Realmente essa estrutura, precisa ser levada para todo o país, ao mundo!

Posteriormente, tivemos a preparação para o Culto do Paraíso Terrestre. Nessa oportuni-

dade, já foi diferente: “Vamos buscar cem coi-sas para mudar o nosso interior, cem defeitos que eu preciso melhorar.” Essa relação de cem, já começou a se tornar mais difícil, não foi as-sim? (Sim) (Risos) Encontrar cem pontos para mudar é realmente difícil. Nem que fossem só dez! (Risos) Em relação a esse ponto, ouvimos a interessante Experiência de Fé do mês pas-sado da jovem Cátia, não foi? Lembram-se da mudança que ela teve de fazer? (Sim)

Mas tudo isso, eu acredito, é um proces-so, uma sequência nesse trabalho. A gratidão, a mudança interior. E agora, o que é que virá? Porque no mês que vem, setembro, já será apresentada a preparação para o Culto Anual dedicado aos nossos Antepassados.

Será que todas essas preparações, vêm para simplesmente cumprirmos uma tarefa? Eu começo a ver os pontos que realmente preciso

Page 5: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

5|agosto / 2018

Ofertório de Gratidão pela representante dos participantes, Min. Tânia Regina da Silva Mello

agradecer, pontos que eu preciso mudar e já está, seja através da gratidão, seja através da minha mudança, essas atividades, essas práti-cas vão servir para o meu dia a dia, para eu re-almente agradecer em qualquer circunstância?

Conseguir identificar quando alguém fala um defeito seu e quando você está preparado para ouvir: “O que é que eu preciso mudar?”, você já vai preparado para ouvir. Mas quando sai desse molde e alguém fala um defeito seu, você não aceita, não é? “Isso não!” (Risos) Mas é justamente nesses momentos, que eu preci-so ouvir e, “puxa vida”, será que realmente é isso que eu preciso mudar?

Essas práticas (como o Reverendo já nos deixou em outras palestras dos meses ante-riores) é para ser dada continuidade. Para que, até mesmo essa próxima preparação, possa-mos realmente receber de coração, como uma

continuidade dessas outras preparações. Acabamos de ouvir esse maravilhoso Ensi-

namento de Meishu-Sama sobre o Paraíso Ter-restre. Eu gostaria de enfatizar um trecho: “A verdadeira salvação abrange o espírito e o corpo. Numa família todos devem tornar-se saudáveis, libertar-se da pobreza e usufruir de alegria plena. Até hoje, porém, visava-se apenas a salvação do espírito, não havendo preocupação com o corpo físico. Todos se resignavam considerando que a fé limita-se à salvação da alma”.

Nós não podemos menosprezar a parte material, a parte física. É a mesma coisa, se eu estou a receber um tratamento, começo a inge-rir vários medicamentos e ficar iludido, achando que a saúde se recupera e está tudo bem. Mas não é assim! Eu tenho de ter plena consciência de que eu recuperei minha saúde, mas ingeri muita toxina e isso precisará sair um dia.

Podemos entender melhor, observando a parte material. Nós quando temos uma dívida e estamos a pagar parcelas bem altas, pesadas, o que podemos fazer? Ir ao banco, falar com o gerente e tentar renegociar a dívida. Mas para quê? Para ganharmos a permissão de poder-mos pagar em pequenas, suaves prestações, mas nunca deixar de pagar. Nós não podemos achar que “Ah, está tudo bem agora e tudo se evaporou”. Não existe, é ilusão. Precisamos ter a consciência de que as dívidas existem e elas precisam ser saldadas.

Page 6: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

6 www.messianica.pt|

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DE PORTUGAL

A partir da nossa dedicação, cumprindo a nossa missão na Obra Divina, nós realmente podemos nos elevar e vir a ter essa permissão de saldar as nossas dívidas.

Porque às vezes nós encontramos pesso-as que numa vida inteira, só vivem aprontan-do, não é? (Sim) (Risos) Enganando, roubando, ferindo sentimentos de outras pessoas. Aí chega uma fase da vida dela: “Ah, eu encon-trei Meishu-Sama” e acha que nunca mais vai acontecer nada de mal, não é assim? (Sim) Será que existe amnistia espiritual? Não pode, não é?

A grande diferença do Messias Meishu-Sa-ma esperado pela humanidade, é justamente a questão da purificação. Nesse momento, você se reencontra, se religa a Deus, aí sim, é o mo-mento de purificar, ganhar essa permissão.

Acabamos de ouvir essa maravilhosa ex-periência de Fé da jovem Carla Teixeira. Ela ti-nha as pernas arqueadas e com uma hora de Johrei, num único dia, já obteve esse resultado! Na semana seguinte, foi de canadianas para o Núcleo. Uma semana depois, já não foram necessárias as canadianas, foi a conduzir so-zinha!

Gostaria de agradecer essa maravilhosa experiência e enfatizar, enaltecer alguns pon-tos.

O primeiro, a amiga, que vendo o seu es-tado, poderia muito bem passar a mão na sua cabeça e dizer: “Ah, coitadinha...”, chamar a responsável do Núcleo, o Ministro Araújo para

dar assistência no seu lar, porque justamente ela tinha dificuldade de se locomover, mas a amiga, pegou nela e levou-a no Núcleo de Jo-hrei.

Meishu-Sama muitas vezes dizia: “Venha, mesmo que engatinhando”. Para buscar a Luz de Deus, nós temos isso como referência, como orientação de Meishu-Sama.

Ela praticou, não recebeu essa orientação certamente, mas fez isso e o resultado foi ma-ravilhoso! Quero reler outra vez uma parte des-sa experiência que diz: “Passado algum tem-po deixei de participar de todas as atividades e tive uma recaída”. Tudo isso faz parte dessa formação dela. “Ah, ela é culpada”. Não, não: tudo é vontade de Deus, isso é a formação. Talvez esse ponto, esse momento foi realmen-te o mais crucial na sua formação, “em pouco tempo, retornou toda a situação em que me encontrava antes de conhecer o Núcleo. Foi então que procurei a minha amiga que me ha-via encaminhado e esta orientou-me a retomar todas as atividades.”

Vejam bem a importância do trabalho do acompanhamento, de ter alguém junto nesses momentos de dificuldade. “De imediato, mais uma vez confirmei a importância da continui-dade nas práticas o que me fez sentir muito melhor. Desta vez, fui orientada a realizar uma gratidão especial através de um donativo pela bênção que recebi de Meishu-Sama”.

Eu acredito que, justamente, o facto dela chegar e materializar a sua gratidão, através do

Page 7: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

7|agosto / 2018

donativo especial é que realmente selou a per-missão para ela dar continuidade no trabalho da Obra de Meishu-Sama.

Nessa hora ela foi, agradeceu, não sei se foi muito, se foi pouco. Isso é ela com Deus, mas realizou! Dali em diante, ela se sentiu mais firme e mais segura. Hoje, é um membro que já está a acompanhar outra pessoa e tem o obje-tivo de realmente fazer o mesmo que foi feito por ela.

Sobre esse trabalho de acompanhamento, lendo este relato maravilhoso, estes aconteci-mentos, lembrei-me de uma experiência muito interessante que ouvi do nosso saudoso Reve-rendo Francisco.

Nessa experiência, ele contava que, havia uma senhora, que desde a sua infância, sofria de um problema de inchaço nas pernas, elefan-tíase, o que lhe dificultava bastante no andar. Alguns anos mais tarde, ela conheceu o Johrei, recebeu o Ohikari, tornou-se membro e come-çou suas atividades na Igreja, mas em relação a dedicação de Encaminhamento de pessoas à Fé, ela sempre colocava como justificativa o problema dela: “Ai, eu não tenho condições, pois tenho este problema…”

Um dia ela chegou na Unidade, procurou o Ministro e disse que queria entregar o Ohi-kari, queria abandonar; o Ministro, sabiamente, respondeu: “Está bem, mas não é para mim, você vai no Altar e faça essa comunicação para Meishu-Sama!” Ela foi diante do Altar, começou a comunicar, a orar e, de repente, começou a

ouvir uma voz no pensamento dela: “Encami-nha dez, encaminha dez, encaminha dez…”

Como ela já ouvia isso na Igreja, essa ques-tão do encaminhamento de novas pessoas, ela já na hora tomou a decisão: “Então está bem, eu vou fazer isso!” Saiu decidida naquele dia, para justamente, mesmo com todas as suas dificuldades, fazer esse trabalho. Porque real-mente, coloquem-se na posição dela… não é fácil… Mas ela tomou a decisão, mudou o seu Sonen e começou!

Encaminhou uma, três, cinco, na décima pessoa que ela encaminhou para a Igreja, dois dias depois, teve a permissão de ter uma for-te hemorragia; e qual foi a conclusão? O pro-blema dela, de elefantíase, ficou resolvido por completo!

Isso não é um milagre? (Sim)Esse tipo de coisas, quando nós pensa-

mos, será por aqui? É por ali? Você fica apri-sionado e fruto do seu pensamento, você não avança mais.

Mas como neste exemplo dessa senhora, ela superou essa maior dificuldade; mas aci-ma de tudo, é vencer o seu pensamento, o seu próprio Sonen; daí, o resultado que se obtém. Porque esse tipo de trabalho, de reencaminha-mento, de acompanhamento, não é fácil, lidar com o ser humano, não é fácil…

Vamos fazer um parêntesis… nós continua-mos com os nossos alojamentos maravilhosos, onde todos estão convidados, também para outras pessoas, para virem participar em ati-

Page 8: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

8 www.messianica.pt|

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DE PORTUGAL

vidades nas vésperas do Culto Mensal; este mês, podemos aprimorar bastante… com o calor… (Risos) Quem esteve aqui, viu como foi…(Risos)

Mas conviver com o ser humano é mes-mo assim, é maravilhoso! Mas para quê? Para você aprender, superar e evoluir!

Talvez até faça uma sugestão ao Reve-rendo para o mês que vem, porque até ago-ra os quartos estão divididos entre homens e mulheres, mas para o mês que vem, ainda está calor, poderemos dividir entre calorentos e friorentos… (Risos) Porque no mesmo quar-to, uns sentem muito calor, outros sentem frio… ou então pedir ao Min António Carlos, um comando do ar condicionado, para cada elemento do quarto, para ficar toda a noite a controlar a temperatura…. (Risos)

Mas é assim! O que é que eu posso apren-der com os outros? “Eu tenho de ceder, é o momento de ceder”, é interessante o relacio-namento humano, mas é difícil, não tem saí-da…

Por isso, essa parte do encaminhamento, é algo divinal, já dizia Nidai-Sama: “Encami-nhar uma pessoa, salvando-a de coração, acompanhando-a de perto e cuidando da sua fé, é muito importante! É uma grande dedicação, que vale por uma vida inteira! Uma única pessoa, corresponde ao mun-do!” Ela está ali, mas ela representa o mundo!

Nós podemos ter várias atividades, fer-ramentas para ajudar nesse trabalho, como por exemplo, a coluna do Belo; com o Belo é como se fosse realmente mais fácil de você

chegar às pessoas.Lembro-me duma situação caricata, na

época com um Ministro, hoje Reverendo, que um certo dia, tomou uma decisão: Chegou no Johrei Center, pegou numa bandeja de Flores de Luz e foi para a frente da unidade, para encaminhar pessoas… Aí, viu uma senhora caminhando na calçada, meteu-se na frente dela e disse: “Isto é para a si; a senhora as-sustou-se e disse: Mas eu não quero! Aí, ele ficou sem ação e perguntou: Mas o que é que a senhora quer? E ela disse: Eu quero que o senhor saia da minha frente!” (Risos)

Ele relatou isso, porquê? Porque às vezes nós usamos várias ferramentas, mas não con-seguimos dar-lhes a verdadeira missão. A flor, ela já tem por si só, essa missão de alegrar o ser humano, então vamos alegrar, vamos fa-zer jus a isso, vamos fazer as pessoas felizes através disso, só isso!

E vamos ficar atentos também, para a continuidade disso; porque às vezes nós pe-gamos a flor, por exemplo, e já vamos com o Sonen de meter as pessoas dentro da Igreja e não pode ser assim… De certeza que se vai com esse pensamento, acaba esquecendo o ponto principal, que é fazer a felicidade da pessoa; então, cada coisa no seu devido lu-gar.

Em nome do nosso Presidente, que de-sejou a todos boas férias e que no mês que vem estaremos todos juntos aqui, com toda a emoção e certamente com várias experiên-cias a serem relatadas pelo grupo.

Muito obrigado e um bom mês!

Page 9: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

9|agosto / 2018

ATIVIDADES REALIZADAS NA SEDE CENTRAL, APÓS O CULTO MENSAL

ALMOÇO

VIVÊNCIA DE FLOR DE LUZ

Page 10: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

10 www.messianica.pt|

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DE PORTUGAL

CARAVANA AO SOLO SAGRADO DE GUARAPIRANGA - BRASIL

Visita guiada pelo Solo Sagrado de Guarapiranga

Deu-se início no dia 31 de Julho e prolongar-se á até ao dia 14 de Agosto, a peregrinação ao Solo Sagrado de Guarapiranga no Brasil. Participaram desta viagem 7 peregrinos de Por-tugal, 3 de Itália e 1 da Suíça. Além dos vários aprimoramentos no Solo Sagrado, participaram

do Culto Mensal de Agradecimento dedicado à Agricultura Natural. Visitaram também a Sede Central da IMMB, a Faculdade Messiânica e a Igreja de Santos. Apresentamos agora, fotos dos primeiros dias de dedicação, assim como os relatos de alguns participantes.

Visita guiada pelo Solo Sagrado de Guarapiranga Visita ao viveiro de flores do SSG

Page 11: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

11|agosto / 2018

Prática de Agricultura Natural

Foto oficial com o Presidente da IMMB - Rev. Marco Antonio Baptista Resende

Dedicação de preparação de vasos de flores

Vivência de Ikebana

Dedicação de limpeza

Dedicação de limpeza

Explicação teórica no sítio de Agricultura Natural

Dedicação na preparação dos alimentos para o Altar dos Antepassados do SSG

Dedicação de limpeza

Apresentação no Culto Mensal

Page 12: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

12 www.messianica.pt|

HERNÂNI PARENTE (AVEIRO)Olá, Solo Sagrado de Guarapi-ranga... até hoje, qual dos dias foi melhor que o outro? Nenhum, todos eles foram tão deliciosos, di-ferentes, desde o Solo Sagrado, por ele próprio cada vez mais maduro,

mais esplendoroso... todas as dedicações, qual a melhor, na liturgia, no altar, na agricultura, na flor... Graças a Deus por todas estas vivências... Muito obrigado!

MARIA LEONILDE SILVA (LISBOA)Foi a primeira vez que vim a um Solo Sagrado e gostei muito, pois tive a permissão de participar em todas as atividades e confirmar ao vivo o cartão postal que tinha recebido há 10 anos atrás do SSG,

oferecido por um membro. Foi um momento de grande felicidade estar neste local tão desejado há muito tempo.

MIRELLA AMBROSINI (MILÃO)É a segunda vez que venho ao SSG! A primeira vez foi depois de um período muito difícil e senti uma fortíssima emoção no momento em que aqui cheguei. Desta vez, ainda mais, pude apreciar a beleza e a

grandiosidade deste maravilhoso lugar que é visitado por milhares de pessoas de todas as idades, origens e níveis sociais. A tranquilidade que aqui reina e a Na-tureza que nos circunda, nos obriga a ouvir os nossos corações e manifestar toda a nossa Fé. Aqui é verdadei-ramente o Paraíso Terrestre!

IVANEIDE NOBRE (MILÃO)A intensidade da Luz do Solo Sa-grado me fez despertar ainda mais para a verdadeira salvação através das práticas básicas da Fé Messi-ânica.

ANA PAULA FERREIRA (RIDDES)De todas as caravanas em que participei, esta veio reforçar a mi-nha Fé em Deus e Meishu-Sama e confirmar a elevação espiritual dos meus Antepassados. Reforço a importância de cada pessoa criar o

objetivo de todos os anos peregrinar aos Solos Sagrados para fortalecer a nossa missão. Muito obrigado a todos!

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DE PORTUGAL

MARIA EMÍIA PEREIRA (OEIRAS-CASCAIS)Das várias vezes que já peregrinei aos Solos Sagrados, esta está a ser muito especial pois não estava a pensar em vir até que um dia senti grande vontade em

peregrinar uma vez mais, com o objetivo de trazer luz para o nosso país que tanto tem purificado e para sentir o que em mais nenhum lado se sente!

MICAELA RATO (MARGEM SUL)Agradeço a Deus e a Meishu-Sa-ma pela permissão de ter ingres-sado novamente numa caravana, desta vez ao SSG. Está a ser uma experiência única! As nossas de-

dicações e vivências têm sido muito enriquecedoras, muito agradecida!

MARIA LEONOR MESQUITA (AMARANTE)Tudo muito intenso!!! Devido ao grande empenho e amor como tudo é organizado, podemos aproveitar ao máximo todas as atividades que nos são faculta-

das. Qual a importância de tudo isto?! Percebermos que somos Natureza. E como e para quê nos integrar-mos nela?! Aqui, no Solo Sagrado, nos é mostrada a importância de haver no dia a dia um momento para parar e refletir sobre nós mesmos, e verificarmos se estamos a cumprir com a nossa missão no plano ter-reno.Aqui... por tudo o que nos envolve, encontramos o lugar ideal para sentir a paz e a tranquilidade neces-sárias para tudo superar... pois estamos no Paraíso!

LILIANA COELHO (LISBOA)A caravana ao SSG tem sido fantástica! Sinto Deus e Meishu-Sama e os meus Antepassados muito perto de mim em vários momentos. As dedicações têm

sido em diferentes setores onde tenho aprendido imenso com os dedicantes que nos recebem com muito amor e muita experiência! Levo uma missão maior com várias práticas que vou intensificar. Sou grata a Deus e ao Messias Meishu-Sama por esta experiência especial que me ajuda a crescer na Fé todos os dias!

Page 13: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

13|agosto / 2018

ATIVIDADES DIÁRIASMEISHU-SAMA ERA ASSIM...

"Como fundador de uma religião, Meishu-Sama lidera milhares de fiéis, e por isso é natural imaginar-se que ele vivia diariamente no templo, absolutamente isolado, sem nenhum interesse pelas coisas seculares, dedicado exclusivamen-te à Obra Divina. Entretanto, Sua vida não apre-sentava nenhuma característica semelhante às da vida de um asceta. Pelo menos aparente-mente, Sua vida diária era bem comum. Na sala em que Ele trabalhava, não havia nenhuma de-coração especificamente religiosa. Era um gabi-nete muito simples. Por exemplo, no tokonoma, lugar elevado da sala, num vão da parede, onde se colocam objetos de arte, ornamentos, etc., havia um vaso com flores e um quadro repro-duzindo uma paisagem; no centro, uma mesa; num canto, um rádio e uma pequena estante. Dessa forma, num ambiente comum, a Obra sa-grada de salvação da humanidade desenvolvia-se ininterruptamente e com incrível velocidade. Um dos únicos aspectos que sobressaía era o facto de Meishu-Sama trabalhar no estado de perfeita união com Deus. Sendo assim, em ne-nhum cômodo de Sua casa, havia Imagem da Luz Divina ou outros objetos de cunho religioso. Os servidores aprimoravam sua Fé centralizan-do-se em Meishu-Sama, sempre com os olhos profundamente fixos Nele, de modo que não ha-via outra alternativa se não agir com seriedade dia e noite.

Meishu-Sama sempre dizia: "Não desvie sua atenção de mim. Faça o trabalho como se estivesse arriscando sua vida, centralizando apenas na minha pessoa"*. Por isso, devíamos estar sempre alertas, permanecendo atentos a todas as situações. Quando Meishu-Sama dis-tribuía tarefa aos servidores, fazia-o conforme a capacidade de cada um. Por isso, determinadas as tarefas, dizia: "Faça o melhor possível, em-pregando toda a sua capacidade". Por exemplo, se uma pessoa recebia a incumbência de fazer "sumi" (tinta carvão), ele exigia que ela se tor-nasse insuperável na execução desse trabalho. Costumava dizer: "Mesmo que você não se tor-

ne importante, seja uma pessoa capaz de cum-prir exatamente o que lhe determinei. Se você conseguir agir tal qual eu falei, será um herói". Certa vez, a um servidor que se atrasara nos preparativos na hora em que Ele ia escrever as letras da Imagem da Luz Divina, Meishu-Sama disse: "Eu lhe ordenei que fizesse apenas isso; portanto, faça-o de qualquer maneira. Se fizer o que recomendei, pode dormir ou divertir-se o resto do tempo, que eu não me importo. Ja-mais reclamarei se isso acontecer". Sempre que Meishu-Sama repreendia os dedicantes, era porque, como fiéis, os pensamentos e atitudes deles não estavam de acordo com a Lei e com a Lógica. "Não estar de acordo com a Lei" sig-nifica não estar centralizado em Meishu-Sama. As palavras "Trabalhe centralizado em mim" nos ensinam que sempre devemos estar o mais atentos possível. Caso haja o menor desvio nos seus pensamentos, a pessoa não conseguirá ter esse cuidado e atenção. Meishu-Sama censura-va severamente tais desvios. O motivo pelo qual devemos trabalhar centralizados em Meishu-Sama, é que Ele próprio estava centralizado em Deus, regulando Seu dia-a-dia na harmonia com o Criador. Era extremamente rigoroso em rela-ção a horário. Não só por ter inúmeras ocupa-ções, mas porque ensinava aos fiéis que tam-bém o cumprissem à risca, como Caminho a ser respeitado pelo Homem. Assim, Seus trabalhos diários eram divididos com a perfeição dos pon-teiros de um relógio."

Um servidor

Page 14: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

14 www.messianica.pt|14 |

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DE PORTUGAL

BELO

LE COURBUSIER - A PRESENÇA DA ARTEGrupo de Estudo do Setor de Pesquisa e Produção Cultural

“Inicialmente, no terreno de 4.303m², construirei o Prédio Messiânico, de um an-dar, que ocupará uma área de 2.648m². Cer-tamente será de ferro e concreto, e o estilo será baseado no do francês Le Corbusier, que, atualmente, está predominando no mundo da arquitetura.”

Meishu-Sama

Charles-Edouard Jeanneret (1887-1965), ar-quiteto citado e admirado por Meishu-Sama em seus ensinamentos, é conhecido desde 1925 como Le Corbusier. Esse nome foi inspirado no de um de seus antepassados do lado materno, Lecorbésier. Com projetos arquitetónicos e inú-meras obras teóricas, o arquiteto exerceu enorme

influência no pensamento da arquitetura e do ur-banismo no século XX. Em 1920, na França, edi-tou a revista L’EspiritNouveau (O Espírito Novo) junto com o pintor AmédéeOzenfant, na qual di-fundiu suas primeiras ideias em defesa da arqui-tetura moderna que, para ele, “era um jogo sábio, correto e magnífico de volumes aglomerados sob a luz”. Mais tarde, seu livro de ensaios Vers Une Architecture (Por Uma Arquitetura) o tornou reco-nhecido internacionalmente. Também de acordo com seu pensamento, as construções deveriam se livrar de todos os excessos decorativos dos es-tilos anteriores, tornando-se mais práticas e fun-cionais, seguindo a mais alta tecnologia da épo-ca. Sem perder sua vocação artística, as casas deveriam ser “máquinas de morar”, funcionais, iluminadas, construídas segundo sistemas cons-trutivos industrializados e desenvolvidos. Uma

das propostas inovadoras de Le Corbusier eram edifícios com o térreo livre, com pilares aparentes. Outros elementos importantes de sua arquitetura eram a planta livre, ou seja, sem muitas paredes internas, grandes janelas horizontais e terraços-jardins. Também pintor e escultor, Le Corbusier projetou além de casas, móveis, edifícios e cida-des. Defensor de uma arquitetura revolucionária, viajou pela Europa e estudou com profundidade edifícios importantes e clássicos da Grécia antiga, que influenciaram seu trabalho. Para tornar suas obras mais harmônicas, criou uma sequência de medidas baseadas nas proporções do corpo humano para servirem como referência em seus projetos. O estudo, publicado em 1950, recebeu o nome de “Sistema Modulor”. Le Corbusier atuou

no Brasil em 1936, a convite do ministro Gustavo Capanema, titular da pasta da Educação e Saúde, quando veio ao Rio de Janeiro participar do projeto do Ministério da Educação e Cultura daquelacida-de. Integraram a equipe responsável pelo trabalho os arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer, entre outros. Os brasileiros adaptaram as ideias apre-sentadas por Corbusier ao nosso clima e local, fa-zendo do edifício um marco da arquitetura moder-na do Brasil. Interessado no que era prático, mas também artístico, Le Corbusier afirmava: “Empre-gue pedra, madeira e concreto e, com estes mate-riais, poderão ser edificados casas e palácios. Isto é construção. Mas, se toca meu coração, se me faz bem, eu me sinto feliz e digo: isto é bonito. Isto é Arquitetura. Aqui existe arte.”

Retirado da Revista Izunome Brasil de Maio de 2011

O artista, diante de uma de suas pinturas. Por toda a vida ele se valeuda arte em busca de uma nova linguagem visual para a arquitetura.

Templo Messiânico (Atami): linhas inspiradas na arquitetura de Le Corbusier

Page 15: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

15|agosto / 2018 15|

AGRICULTURA NATURAL

O MÉTODO AGRÍCOLA QUE OBEDECE ÀS LEIS DO CÉU E DA TERRA

"O objetivo da Agricultura Natural é produ-zir alimentos saudáveis. Alimentos puros e saborosos só poderão ser obtidos através do nosso método agrícola, que respeita as Leis do Céu e da Terra. Por isso, gostaria que se preocupassem mais em aumentar a saúde das pessoas do que ficar presos à ideia de au-mentar a produção.

Todos os produtos naturais estão repletos de energia espiritual do Céu e da Terra. Em contrapartida, é óbvio que a energia vital di-minua na mesma proporção em que são uti-lizados fertilizantes químicos. O composto natural supera o adubo químico por ser mais rico em energia vital. O produto fica mais sa-boroso quando nele estão impregnados, além da energia espiritual, o espírito e a sincerida-de de quem o produziu. Portanto, é natural que os alimentos produzidos por pessoas que possuem fé sejam mais saborosos, pois estão impregnados da energia espiritual delas."

Yoshi Okada, 23 de janeiro de 1958, Coletânea "Agricultura e Alimentação Natural", vol. 1, AFRI-CARTE - Associação para o desenvolvimento da

Agricultura Natural, da Arte e da Cultura Africana

O tomate é um dos frutos mais cultivados do mundo, havendo milhares de cultivares que va-riam na forma, tamanho, cor e sabor.

Vegetal versátil, os tomates são um alimento rico e saboroso que tanto pode ser servido cru, acompanhado de queijo mozarela ou a colorir uma salada fresca, como ser um ingrediente uti-lizado para confecionar os mais variados pratos quentes. (…)

Os tomates cultivados actualmente variam bastante no tamanho, indo dos pequenos tom-berries, com cerca de 5 mm de diâmetro, a gran-des tomates com mais de 10 cm de diâmetro. (…)

Quanto à cor, os tomates geralmente são ver-

melhos quando maduros, mas há cultivares com frutos amarelos, laranja, rosados, brancos, cre-me, roxos e tomates que permanecem verdes quando maduros (…)

O que deve saber para plantar tomates… No Jardim

TIPOS DE TOMATESCultivar tomates no jardim requer a escolha pré-via do tipo de tomate a semear. Existem 4 princi-pais tipos de tomates:•Tomate coração de boi: grandes e carnu-

dos, estes são os tomates mais comuns; neces-sitam entre 60 e 90 dias para darem frutos.•Tomate redondo: embora ligeiramente mais

pequenos, estes tomates são igualmente sucu-lentos; necessitam entre 70 e 80 dias para darem frutos.•Tomate chucha: com um formato mais

comprido e oblongo, estes tomates têm poucas sementes mas muito sabor; necessitam cerca de 75 dias para darem frutos.•Tomate cereja: pequenos e deliciosos, es-

tes tomates podem ser consu-midos inteiros;

©Freepik

Page 16: ENSINAMENTO DE MEISHU-SAMA Paraíso Terrestre · sias Meishu-Sama para a criação de um Lar de Luz. Agradeço ao Supremo Deus, a Meishu-Sama, aos meus Antepassados, que utilizaram

16 www.messianica.pt|

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DE PORTUGAL

necessitam entre 65 e 70 dias para darem frutos.Para cultivar tomates no jardim, saiba que es-

tas plantas podem ser adquiridas em forma de semente ou já envasadas. Se optar por tomatei-ros envasados, certifique-se que as raízes sejam brancas, que a planta não tenha flor, nem mais de 10cm de altura e que apresente folhas muito verdes (nunca amareladas!), de aspecto jovem e saudável.

PLANTAÇÃOSe optar pelas semen-tes de tomates, estas devem ser semeadas no início da Primavera, cerca de 8 semanas antes da última geada e de preferência num local coberto. Quando os tomateiros atingi-rem uma altura de cer-ca de 10cm, devem ser colocados em vasos individuais e desbas-tados para fortificar a planta e promover o seu crescimento. De-pois da última geada, os tomateiros envasa-dos podem ser planta-dos no jardim ou horta numa cova funda – se comprou tomateiros envasados, esta é também a altura certa para os transplantar para o jardim ou horta. Se vive num espaço pequeno, saiba que pode, mesmo assim, cultivar tomates em vasos: certifique-se apenas que os vasos sejam suficientemente largos para acomodar, de forma espaçosa, as raízes do tomateiro.

OS TOMATES DÃO-SE BEM COM…Existem algumas flores e legumes juntamen-te dos quais os tomates podem e devem ser plantados, nomeadamente as papoilas, as ma-ravilhas e as chagas que atraem a si os insec-tos, evitando assim que os tomates sejam ne-

gativamente afectados por eles. Em termos de jardim de vegetais, pode plantar tomates lado a lado com alho, alface, rabanetes, couves, aipo e espinafres, bem como com todo o tipo de ervas aromáticas. O único vegetal a evitar é a batata.

MANUTENÇÃO(…) Os tomates requerem um espaço com muito sol, mas não calor excessivo, e que esteja abri-gado da força do vento. Em termos de rega, os tomates requerem água em abundância, princi-

palmente na zona das raízes, que deve estar sempre húmida. Quan-do o tomateiro já tiver quatro ramos com flo-res, deve-se cortar a parte superior do caule principal para impulsio-nar o amadurecimento dos tomates. Para além disso, deve-se também eliminar todos os pe-quenos gomos que se formam entre as folhas do tomateiro, quando estes apresentarem um comprimento de 2cm. À medida que a planta vai crescendo e dando tomates, é importante atar o tomateiro a uma

estaca apropriada à sua altura, para que este não vergue com o peso dos tomates.

CULTIVOO tomateiro dá os seus frutos entre o início do Verão e o final do Outono e podem ser colhidos sempre que se apresentarem vermelhos e ama-durecidos. Para apanhar os tomates sem danifi-car os caules do tomateiro, deve pegar no tomate e rodá-lo até este se soltar do seu ramo. Quando as noites já se apresentarem frias ou com geada, recomenda-se a apanha de todos os tomates – coloque-os dentro de casa, no peitoril da janela, por exemplo, onde acabarão de amadurecer.

https://agriculturabiologica.pmvs.pt/blog/2017/11/06/como-plantar-tomate/http://omeujardim.com/artigos/como-cultivar-tomates-jardimhttps://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-tomates-459.htmlhttps://hortas.info/como-plantar-tomate

©Freepik