energia news 3ª edição 2015 web

8
Data do Boletim Informativo Tucuruí, Março de 2015 - Edição 03/2015 - Ano 2 CARNAIFPA 2015 Carnaval é época de festejar. Seja em blocos de rua, festas de salão ou até mesmo em retiros religiosos, o carnaval não pode passar em branco. E no Câmpus Tucuruí do IFPA não poderia ser diferente: pelo quinto ano consecutivo os professores de Educação Física promoveram o CARNAIFPA, uma comemoração carnavalesca para alunos e servidores da instituição. (p. 02) CÂMPUS TUCURUÍ DO IFPA TEM MELHORIAS NA COMUNICAÇÃO INTERNA TURMA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS TUCURUÍ DO IFPA REALIZA VISITA À COMUNIDADE QUILOMBOLA DE UMARIZAL A Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação, em parceria com a Coordenação de Infraestrutura e Transporte, implantou a nova central telefônica do Câmpus Tucuruí do IFPA. Adquirida através do processo nº 23051.017596-2013-18, a central telefônica permite que os usuários realizem ligações internas entre ramais sem custo, facilitando a comunicação. (p. 03) (p. 04) OS RISCOS DA INATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE BENEFÍCIOS DA AVEIA NA ALIMENTAÇÃO Nos últimos anos, estudos e pesquisas têm comprovado que o baixo nível de atividade física está associado ao desenvolvimento ou agravamento de doenças degenerativas, como diabetes mellitus e hipertensão. (p. 06) A aveia é um alimen- to que contém fibras solú- veis e insolúveis, que são partes das plantas, grãos, frutas e hortaliças que não podem ser digeridas pelo nosso organismo. (p. 07) PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 1º TRIMESTRE DE 2014 Dando prosseguimento à prestação de contas publicada na edição passada, o Energia News divulga os dados referentes à prestação de contas do primeiro trimestre do ano de 2014. (p. 04)

Upload: dcom-ifpa

Post on 08-Apr-2016

236 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Energia news 3ª edição 2015 - IFPA Campus Tucuruí

TRANSCRIPT

Page 1: Energia news 3ª edição 2015 web

Data do Boletim Informativo

Tucuruí, Março de 2015 - Edição 03/2015 - Ano 2

CARNAIFPA 2015 Carnaval é época de festejar. Seja em

blocos de rua, festas de salão ou até mesmo em retiros religiosos, o carnaval não pode passar em branco. E no Câmpus Tucuruí do IFPA não poderia ser diferente: pelo quinto ano consecutivo os professores de Educação Física promoveram o CARNAIFPA, uma comemoração carnavalesca para alunos e servidores da instituição.

(p. 02)

CÂMPUS TUCURUÍ DO IFPA TEM MELHORIAS NA COMUNICAÇÃO INTERNA

TURMA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS TUCURUÍ DO IFPA REALIZA VISITA

À COMUNIDADE QUILOMBOLA DE UMARIZAL A Coordenação de Tecnologia da

Informação e Comunicação, em parceria com a Coordenação de Infraestrutura e Transporte, implantou a nova central telefônica do Câmpus Tucuruí do IFPA. Adquirida através do processo nº 23051.017596-2013-18, a central telefônica permite que os usuários realizem ligações internas entre ramais sem custo, facilitando a comunicação.

(p. 03)

(p. 04)

OS RISCOS DA INATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE

BENEFÍCIOS DA AVEIA NA ALIMENTAÇÃO

Nos últimos anos, estudos e pesquisas têm comprovado que o baixo nível de atividade física está associado ao desenvolvimento ou agravamento de doenças degenerativas, como diabetes mellitus e hipertensão.

(p. 06)

A aveia é um alimen-to que contém fibras solú-veis e insolúveis, que são partes das plantas, grãos, frutas e hortaliças que não podem ser digeridas pelo nosso organismo.

(p. 07)

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 1º TRIMESTRE DE 2014

Dando prosseguimento à prestação de contas publicada na edição passada, o Energia News divulga os dados referentes à prestação de contas do primeiro trimestre do ano de 2014.

(p. 04)

Page 2: Energia news 3ª edição 2015 web

C arnaval é época de festejar. Seja em blocos de rua, festas de salão ou até mesmo em retiros religiosos, o carnaval não pode passar em branco. E no Câmpus Tucuruí do IFPA não poderia ser diferente: pelo quinto ano consecutivo os pro-fessores de Educação Física promoveram o CARNAIFPA, uma comemoração carnavales-ca para alunos e servidores da instituição.

A festa ocorreu no dia 13 de fevereiro deste ano no Clube Recreativo de Tucuruí (CRT), embalada pelo DJ Edson Lima. A primeira atração da noite foi a escola de samba Império Mati-nhense, que com seu mestre de bateria (Júnior), seus ritmistas e a sua madrinha de bateria (Jaqueline) animaram a festa.

Em seguida, os brincantes puderam participar do concurso de melhor fantasia da noite. Cin-co candidatos se inscreveram, sendo uma dupla: Tacíola Fer-

Página 2 Energia News 3ª edição 2015

CARNAIFPA 2015

nandes (Biologia), Gabriela So-ares (Edificações), Gabriela Farias (Eletrotécnica), Luís Henrique e Thaís Rodrigues (Edificações), e Guilherme Bandeira (Edificações). As fan-tasias foram, respectivamente: Miss Caipira, Militar, Miss Sim-patia, El Mímicos e Chapeleiro Maluco. A banca de jurados, formada pela maior parte dos professores presentes na festa (por sinal, muito bem fantasia-dos), julgou as fantasias e as performances dos candidatos. O público também votou e o prêmio de melhor fantasia foi para o Chapeleiro Maluco – Guilherme Bandeira, e para a Miss Simpatia – Gabriela Fari-as, que ficou em segundo lu-gar. Ambos os vencedores ga-nharam um abadá do bloco Tri-bal.

A comemoração foi muito animada! Além das atrações os brincantes puderam se divertir com suas fantasias e aproveitar a pista de dança. Todos estão de parabéns pelo belo evento.

Em tempo: para a prepara-ção do CARNAIFPA os profes-sores de Educação Física, Josi-ane Moraes e Olivar Martins, desenvolveram um trabalho de pesquisa nas turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio sobre o carnaval. Além de adquirirem mais conhecimen-to acerca do tema, os alunos também ajudaram a confeccio-nar a decoração do evento, par-ticipando ativamente e consci-entemente de sua construção.

Texto: Daniela Gomes de Sousa Freire

Professores jurados na escolha da melhor fantasia da noite

Gabriela Farias, segundo lugar com a fantasia Miss Simpatia

Guilherme Bandeira, primeiro lugar com a fantasia Chapeleiro Maluco

IFPA EVENTOSIFPA EVENTOSIFPA EVENTOSIFPA EVENTOS

Fique por dentro dos eventos organizados por alunos e servidores do

Câmpus Tucuruí, desde eventos previstos no calendário até novos

eventos, como Eventos Técnicos e Científicos,

Eventos Esportivos, Eventos Comemorativos, Eventos Culturais e Ou-

tros ..

Escola de Samba Império Matinhense

Page 3: Energia news 3ª edição 2015 web

A Coordenação de Tec-nologia da Informação e Comu-nicação, em parceria com a Co-ordenação de Infraestrutura e Transporte, implantou a nova central telefônica do Câmpus Tucuruí do IFPA. Adquirida atra-vés do processo nº 23051.017596-2013-18, a cen-tral telefônica permite que os usuários realizem ligações inter-nas entre ramais sem custo, fa-cilitando a comunicação.

Este equipamento, tam-bém conhecido como PABX (Private Automatic Branch Ex-change ou Central Automática de Comutação Privada), possibi-lita a interconexão automática para telefonia interna. Sua es-trutura permite a conexão de aparelhos telefônicos (ramais) e

linhas telefônicas externas (linhas tronco). No caso do Câmpus Tucuruí, foi contratada uma linha tronco digital de dez canais fornecida pela Oi. Na prática, isto significa que até dez ramais podem realizar liga-ções externas ao mesmo tem-po pela mesma linha telefônica e não se deparar com o sinal de ocupado quando uma única pessoa está utilizando a linha externa. Esta é uma das vanta-

gens da linha tronco digital (ou digitronco), em comparação à linha tronco analógica, que só permite uma ligação externa por vez.

Outra vantagem é o servi-ço DDR – Discagem Direta Ra-mal, também fornecido pela

Página 3 Energia News 3ª edição 2015

CÂMPUS TUCURUÍ DO IFPA TEM MELHORIAS NA COMUNICAÇÃO INTERNA

operadora de serviços de telefo-nia, que permite que cada ramal receba ligações externas direta-mente, bastando acrescentar o “3778” antes do número do ra-mal, no caso do Câmpus Tucu-ruí.

Para permitir que os servi-dores usufruíssem deste novo recurso de comunicação tam-bém foram adquiridos telefones com fio e telefones sem fio para locais de difícil acesso. As ante-nas para telefonia sem fio foram instaladas nos Prédios I e II e cada equipe recebeu um apare-lho com número de ramal confi-gurado, além de uma lista con-tendo o número de todos os ra-mais do Câmpus. É importante salientar que todos os ramais têm permissão para realizar li-gações internas, mas os privilé-gios de ligações externas locais, DDD e DDI, as quais são tarifa-das, são configurados conforme a necessidade de cada equipe.

Texto: Daniela Gomes de Sousa Freire

É NOTÍCIA!É NOTÍCIA!É NOTÍCIA!É NOTÍCIA!

Fonte : http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/coletaneas/calvin-seus-amigos-428892.shtml

Neste caderno estão as notícias sobre tudo o que acontece no IFPA Tucuruí no que se refere a Ensino, Pesquisa e Extensão, além

de encontros e eventos que possuem o intuito de

contribuir com o avanço do câmpus. São exemplos: programas do governo,

projetos e bolsas, parceri-as, entre outros.

PARA REFLETIR!PARA REFLETIR!PARA REFLETIR!PARA REFLETIR!

Charges e tirinhas que

abordam diver-sas questões para reflexão.

Fonte : Google Imagens

Page 4: Energia news 3ª edição 2015 web

N o dia 21 de Fevereiro de 2015 a turma T85-2ND, do curso superior de Ciências Bio-lógicas do Câmpus Tu-curuí do IFPA, reali-zou uma visi-ta à Comuni-dade Quilom-bola de Uma-rizal, no mu-nicípio de Baião, Pará. O objetivo da visita foi apresentar aos mora-dores da comunidade o resulta-do de alguns trabalhos de pes-quisa realizados pelos alunos sobre temas afro-brasileiros. A turma estava sob a orientação da professora Conceição Buga-rim, que na oportunidade tam-bém avaliou os trabalhos apre-

Página 4 Energia News 3ª edição 2015

TURMA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CÂMPUS TUCURUÍ DO I FPA REALIZA VISITA À COMUNIDADE QUILOMBOLA DE UMARIZAL

sentados como parte da disci-plina Vivência na Prática II.

Os alunos foram muito bem recebidos pelos morado-

res, que se mos-traram extrema-mente acolhedo-res. To-dos os trabalhos foram apresen-

tados para todo e qualquer ci-dadão que chegasse a Sede Quilombola, local das apresen-tações. Diversos assuntos fo-ram abordados pelos alunos, dentre eles: A Cultura Afro-Brasileira, Danças Afro-Brasileiras, Culinária Afro-Brasileira, entre outros. As apresentações foram bastante

interativas, já que os moradores também puderam contribuir com seus conhecimentos. Isto pro-porcionou uma rica experiência aos alunos, os quais aprende-ram bastante sobre a cultura da Comunidade Quilombola.

Após a exposição dos tra-balhos os moradores agracia-ram os alunos com o verdadeiro Samba de Cacete, uma dança típica que recebeu esse nome devido ao instrumento usado para dar marcação à música, os cacetes, que consistem em dois pedaços de pau utilizados para tocar o curimbó. Os próprios ou-vintes das apresentações foram quem apresentaram a dança, convidando os visitantes para se juntarem a eles neste momento único, fechando com chave de ouro a visita.

Texto: Debora Caldas Pereira

Turma do segundo semestre de Ciências Biológicas com os moradores da Comunidade Quilombola

É NOTÍCIA!É NOTÍCIA!É NOTÍCIA!É NOTÍCIA!

É BOM SABERÉ BOM SABERÉ BOM SABERÉ BOM SABER

PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 1º TRIMESTRE DE 2014

EMPENHO DATA EM-PENHO PROCESSO ASSUNTO DO PROCESSO FORNECEDOR VALOR TIPO LICITA-

ÇÃO/Nº

800006 20/01/2014 23051.000040/2014-65

Aquisição de faixas e banners para divul-gação de assuntos do Câmpus Tucuruí LM-DIST. R$

374,22 Pregão

800008 20/01/2014 23051.000050/2014-09

Contratação de carro de som para divulga-ção de assuntos do Câmpus Tucuruí Abraão Ranieri R$

3.600,00 Dispensa de

Licitação

800012 21/01/2014 23051.011561/2013-67

Aquisição de combustíveis, lubrificantes e fornecimento de peças para os veículos

oficiais do Câmpus Tucuruí BRASILCARD R$

140.000,00 Pregão

800013 21/01/2014 23051.011561/2013-67

Serviços de manutenção em veículos e embarcações da frota BRASILCARD R$

20.000,00 Pregão

800014 27/01/2014 23051.000101/2014-94

Aquisição de faixas e banners para divul-gação de assuntos do Câmpus Tucuruí LM-DIST. R$

187,11 Pregão

000001 28/01/2014 23051.001438/2014-19 Auxílio ao estudante no ano de 2014 Banco do Brasil

SA R$

374.400,00 Não se aplica

Aqui você encontra conteúdos informativos sobre diversos temas, desde datas comemo-rativas à prestação de

contas.

Dando prosseguimento à prestação de contas publicada na edição passa-da, o Energia News divulga os dados referentes à prestação de contas do primei-ro trimestre do ano de 2014.

Page 5: Energia news 3ª edição 2015 web

Página 5 Energia News 3ª edição 2015

Fonte: Coordenação de Orçamento e Finanças do Câmpus Tucuruí

000003 30/01/2014 23051.001439/2014-63

Pagamento de diárias para colaborado-res eventuais do Câmpus Tucuruí IFPA/Câmpus Tucuruí R$

15.000,00 Não se aplica

800015 31/01/2014 23051.003697/2013-01

Passagens aéreas para o Câmpus Tu-curuí no ano de 2014 World Turismo R$

10.722,12 Pregão

800016 31/01/2014 23051.001164/2014-68

Inscrição no XXX Congresso Brasileiro de Zoologia SBZ R$

800,80 Inexigibilidade

800017 04/02/2014 23051.001899/2014-91

Serviços de impressão xerográfica para o Câmpus Tucuruí J R Freitas R$

4.590,00 Dispensa de

Licitação

800018 19/02/2014 23051.003836/2010-46

Repactuação Seiton - Serviços de Con-servação e Limpeza SEITON R$

59.412,12 Pregão

800019 20/02/2014 23051.014928/2013-02 Materiais permanentes para o refeitório KD Comércio Atacadis-

ta LTDA - ME R$

3.357,96 Pregão

00032/2013

800020 20/02/2014 23051.014928/2013-02 Materiais permanentes para o refeitório Boog Comércio e Im-

portação LTDA - ME R$

667,00 Pregão

00032/2013

800021 20/02/2014 23051.014928/2013-02 Materiais permanentes para o refeitório

Sirius Indústria e Co-mércio de Balanças

LTDA - EPP

R$ 1.340,00

Pregão 00032/2013

800022 20/02/2014 23051.014928/2013-02 Materiais permanentes para o refeitório

Gusa Comércio, Repre-sentações e Serviços

LTDA - ME

R$ 19.100,00

Pregão 00032/2013

800023 20/02/2014 23051.014928/2013-02 Materiais permanentes para o refeitório EBM Refrigeração

LTDA - ME R$

851,00 Pregão

00032/2013

800024 20/02/2014 23051.014928/2013-02 Materiais permanentes para o refeitório Blue Parts Licitações

LTDA - ME R$

332,00 Pregão

00032/2013

800025 20/02/2014 23051.014928/2013-02 Materiais permanentes para o refeitório Gold Comércio de Equi-

pamentos LTDA - EPP R$

632,00 Pregão

00032/2013

800026 20/02/2014 23051.014928/2013-02 Materiais permanentes para o refeitório

Maximum Comercial Importadora e Exporta-

dora LTDA - EPP

R$ 13.196,67

Pregão 00032/2013

800027 20/02/2014 23051.014928/2013-02 Materiais permanentes para o refeitório Instrutemp Instrumentos

de Medição LTDA R$

210,00 Pregão

00032/2013

800028 20/02/2014 23051.014928/2013-02 Materiais permanentes para o refeitório MCX Comércio de Equi-

pamentos LTDA - ME R$

2.213,00 Pregão

00032/2013

800029 21/02/2014 23051.003351/2014-86 Passagens P & P Turismo R$

110.034,54

Pregão 06/2014 - Reitoria IFPA,

UG 158135

800031 06/03/2014 23051.002706/2014-10 Taxa de inscrição Instituto Negócios R$

3.400,00 Inexigibilidade

800032 06/03/2014 23051.001269/2014-17 Licenciamento anual de veículo DETRAN/PA R$

105,25 Inexigibilidade

800033 10/03/2014 23051.002943/2013-08

Pagamento de repactuação do contrato 15/2009 - ESSE ESE R$

139.996,56

Contrato 15/2009 - Conti-

nuado

000004 12/03/2014 23051.002531/2014-41

Pagamento de colaboradores externos que trabalharam no processo seletivo Banco do Brasil SA R$

12.678,34 Não se aplica

800034 20/03/2014 23051.007257/2013-15

Aquisição de pneus para a frota de veículos oficiais LAGB ACESSORIOS E R$

4.900,00 Pregão

800035 20/03/2014 23051.007257/2013-15

Aquisição de pneus para a frota de veículos oficiais Águia Pneus R$

3.119,00 Pregão

800036 20/03/2014 23051.007257/2013-15

Aquisição de pneus para a frota de veículos oficiais R R Pneus R$

10.400,00 Pregão

800037 21/03/2014 23051.003399/2014-94

Aquisição de faixas alusivas ao Dia Mundial do Autismo LM-DIST. R$

187,11

Pregão 05/2013 - Câmpus Tucu-ruí, UG 158481

TOTAL: R$ 1.100.806,80

000002 29/01/2014 23051.001439/2014-63

Pagamento de diárias para servidores do Câmpus Tucuruí IFPA/Câmpus Tucuruí R$

145.000,00 Não se aplica

Page 6: Energia news 3ª edição 2015 web

N os últimos anos, estudos e pesquisas têm comprovado que o baixo nível de atividade física está associado ao desenvolvimento ou agravamento de do-enças degenerativas, como diabetes mellitus e hiper-tensão. De acordo com a Organização Mundial da Saú-de (OMS)¹, cerca de 3,2 milhões de mortes anualmente podem ser atribuídas ao baixo nível de atividade física, que somada ao tabagismo, à alimentação não saudá-vel e ao uso nocivo de álcool, representam os princi-pais fatores de risco – modificáveis – para o desenvol-vimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

As DCNT são resultado de vários fatores: deter-minantes sociais (como desigualdades sociais, baixa escolaridade, entre outros) e fatores de risco modificá-veis, já citados anteriormente. Elas se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração² . As DCNT de maior impacto mundial são: doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas. Es-tes quatro grupos de doenças são responsáveis por 82% de todas as mortes por DCNT no mundo, de acor-do com dados da OMS³ , com destaque para as doen-ças cardiovasculares.

Um fato ainda mais preocupante é que mais de 9 milhões das mortes atribuídas às DCNT no mundo ocorrem antes dos 70 anos de idade. Além disso, 90% destas mortes “prematuras” acontecem em países de baixa e média renda como o Brasil. Aliás, no Brasil as DCNT são a causa de aproximadamente 74% de todas as mortes (dados de 2012), considerando todas as ida-des e indivíduos de ambos os sexos, como é possível observar no gráfico ao lado, divulgado pela Organiza-ção Mundial da Saúde.

Em 2013, o Instituto Brasileiro de Geografia e Es-tatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saú-de, realizou sua primeira Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) com o objetivo de divulgar informações sobre percepção do estado de saúde, estilos de vida e doen-ças crônicas no Brasil⁴. De acordo com a pesquisa, quase 30% da população adulta do Pará (1,5 milhão de

Página 6 Energia News 3ª edição 2015

OS RISCOS DA INATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE

pessoas) possui pelo menos uma DCNT. A hipertensão arterial (que representa um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares), por exemplo, atinge 684 mil pessoas acima de 18 anos no Pará, o que corresponde a 13,1% da população. A pesquisa também mostra que 197 mil pessoas no Pará – 3,8% da população – referem diagnóstico de diabe-tes⁵.

Estes dados, bem como os dados de mortalidade no país e no mundo, têm despertado a atenção dos governos e órgãos de saúde como um todo para a pre-venção e o combate as DCNT e seus fatores de risco. No Brasil, o Ministério da Saúde desenvolveu o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Do-enças Crônicas Não Transmissíveis (2011-2022), com o objetivo de enfrentar e deter estas doenças nos pró-ximos anos.

DICA DE ATIVIDADE FÍSICA

Como pudemos observar, hábitos saudáveis são essenciais para a nossa saúde, e a prática de exercí-cios físicos é um deles. Ao tratar de estilos de vida, a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 indica que o ní-vel recomendado de atividade física no lazer (tempo livre), deve ser de, no mínimo, 150 minutos semanais para atividades de intensidade leve ou moderada, ou 75 minutos para atividades de intensidade vigorosa.

A dica de atividade física deste mês é a DANÇA,

ESTILO DE VIDAESTILO DE VIDAESTILO DE VIDAESTILO DE VIDA

Que tal fazer uma ativi-dade física e se alimen-tar bem? Cuidar da sua saúde é fundamental e aqui daremos algumas

informações importantes para isto, com direito a receitas saudáveis e

gostosas.

Fonte: World Health Organization - Noncommunicable Diseases (NCD) Country Pro-files, 2014.

Page 7: Energia news 3ª edição 2015 web

Página 7 Energia News 3ª edição 2015

que pode ser classificada como atividade de intensida-de leve ou moderada.

A dança é uma excelente atividade aeróbica que, além de exercitar o corpo e estimular a agilidade, a co-ordenação motora, a flexibilidade, o equilíbrio e o de-senvolvimento da consciência corporal, também exerci-ta a mente, a concentração e a memória. Além disso, a atividade também auxilia a manutenção da força mus-cular e envolve todo o corpo através de seus movimen-tos, diminuindo o estresse e a ansiedade. Sem mencio-nar o aumento da autoestima e a promoção do conví-vio social, o que faz da dança uma atividade com bene-fícios físicos e emocionais⁶ .

Vários são tipos de danças: danças populares, danças folclóricas, danças de salão, danças clássicas, danças contemporâneas. Escolha a sua, pratique (com a orientação de um profissional da área) e tenha uma vida mais saudável!

Texto: Daniela Gomes de Sousa Freire Colaboração: Olivar Martins

¹ Noncommunicable diseases. Disponível em:<http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs355/en/>. Acesso em: mar. 2015.

² Vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/671-secretaria-svs/vigilancia-de-a-a-z/doencas-cronicas-nao-transmissiveis/14125-vigilancia-das-doencas-cronicas-nao-transmissiveis>. Acesso em mar. 2015.

³ Dados atualizados em janeiro de 2015 no endereço: <http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs355/en/>.

⁴ Pesquisa Nacional de Saúde 2013. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/PNS/2013/pns2013.pdf>. Acesso em: mar. 2015.

⁵ Pesquisa Nacional de Saúde. Disponível em: <http://u.saude.gov.br/tsqrewlu>. Aces-so em: mar. 2015.

⁶ Equipe Editora DCL. Educação Física: seu manual de saúde. 1 ed. São Paulo: DCL, 2011.

A aveia é um alimento que contém fibras solúveis e inso-lúveis, que são partes das plan-tas, grãos, frutas e hortaliças que não podem ser digeridas pelo nosso organismo. A fibra solúvel é responsável por diminuir a ab-sorção de açúcar e gordura no nosso intestino e, com isso, aju-dar a diminuir o colesterol sanguí-neo, a reduzir a pressão arterial e a controlar o diabetes.

A parte de fibra insolúvel da aveia é responsável por reduzir a chance de ter doenças intestinais, a reduzir o risco de câncer e aju-da a melhorar a função intestinal.

Mas não se deve exagerar na quantidade a ser consumida, pois estudos comprovam que o consumo exagerado (mais que 1 xícara por dia) causa sintomas como inchaço e produção de ga-ses aumentado.

Para se ter os benefícios da aveia é necessário consumi-la regularmente e de forma variada, em frutas, componente de bolos como mingaus, no iogurte e etc.

Todas as informações aqui

ESTILO DE VIDAESTILO DE VIDAESTILO DE VIDAESTILO DE VIDA

BENEFÍCIOS DA AVEIA NA ALIMENTAÇÃO

passadas não substituem uma consulta com um profissio-nal nutricionista.

RECEITA DE PÃO DE AVEIA

COM LINHAÇA

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de água morna ¹/³ xícara (chá) de óleo 1 colher (sopa) de açúcar 1 colher (chá) de sal 1 ovo 1 tablete (15 g) de fermento bioló-gico fresco, esmigalhado 500 g de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de linhaça doura-da 100 g de aveia em flocos finos

Preparo: Junte a água com o óleo, o açúcar, o sal, o ovo e o fermento e bata até obter uma mistura homogênea. Despeje-a em uma tigela grande. Em outro recipiente, misture todos os ingredientes secos e, aos pou-cos, junte-os à mistura batida. Me-xa bem com uma espátula por al-guns minutos (a massa ficará mo-lenga). Distribua a massa em duas fôrmas de bolo inglês (11 x 28 x 7 cm) un-tadas com óleo. Deixe em repouso, em local protegido, por 30 a 40 mi-nutos, ou até a massa dobrar de volume. Leve os pães ao forno moderado (180 °C), preaquecido, por 30 a 35 minutos, ou até dourarem. Tire do forno e deixe amornarem. Para servir, se desejar, pincele a superfície dos pães com manteiga, salpique linhaça dourada e polvilhe com farinha de aveia.

http://www.colecaoofelia.com.br/Impressao/Receita.aspx?ReceitaId=260

Texto: Ana Flávia Ramos Martins

(Nutricionista)

Fonte : Google Imagens

Page 8: Energia news 3ª edição 2015 web

Rua Porto Colômbia, Nº 12 CEP: 68455-695 - Vila Permanente Tucuruí - PA CNPJ: 10.763.998/0005-63

Tel.: (94) 3778-4684 Ramal 2137 E-mail: [email protected]

Câmpus Tucuruí do IFPA

Câmpus Tucuruí do IFPA

MISSÃO: Produzir e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos, de forma democrática, a todas as classes sociais, formando cidadãos e profissionais qualificados para atuar no mundo do trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da região e do país com o uso sustentável dos recursos naturais.

VISÃO: Ser referência em ensino, pesquisa e extensão na educação profissional, em todos os níveis e modalidades, para o desenvolvimento da região e do país com o uso sus-tentável dos recursos naturais.

Reitor Pró-Tempore Élio Cordeiro de Almeida

Diretor Geral Pró-Tempore

Raimundo Nonato Sanches de Souza

Diretora de Ensino, Pesquisa

e Extensão MSc. Neusa Margarete

Gomes Fernandes

Diretor de Administração e Planejamento

Leonardo Possamai Mezzomo

Produção

ASCOM - Câmpus Tucuruí

Supervisão Daniela Gomes de Sousa

Freire

Redação Daniela Gomes de Sousa

Freire Debora Caldas Pereira

Revisão de Textos:

Raimundo Nonato Sanches de Souza

Design e Diagramação:

Daniela Gomes de Sousa Freire

Edição Online:

www.tucurui.ifpa.edu.br

Tiragens: 100

Contatos:

(94) 3778 - 2176 E-mail:

[email protected]

Esta é uma obra acadêmica Produzida por servidores do Câmpus Tucuruí do IFPA

Dia 03/03 Patrick Ribeiro

Assistente em Administração

Dia 08/03 Débora Dourado

Professora

Dia 10/03 José Claudo Monteiro Técnico de Laboratório de

Biologia

Dia 11/03 Leonardo Mezzomo

Analista de TI

Dia 11/03 Luciana Mendes

Professora

Dia 12/03 Midson Cardoso

Professor

Dia 12/03 Ana Célia Penaforte

Professora

Dia 17/03 Kélsia Santos

Assistente em Administração

Dia 30/03 Daniela Gomes Técnica em TI

Eber Sampaio Assistente de Aluno