predial news

20
Edição Inaugural Junho-Julho/ 2010 Q uase 450 condomínios, entre residenciais, comerciais e mistos, coexistem hoje em Teresina. A grandeza do número, por si só, faz com que o gerenciamento condominial seja uma atividade bem aceita e em franco desenvolvimento. A receptividade com que empresas especializadas são recebidas ocorre proporcionalmente ao ingresso de mais unidades no mercado, o que naturalmente demanda uma vastíssima quantidade de atividades dentro da gestão. Assim, a presença de empresas administradoras reflete a modernização do setor, em detrimento da imagem de um síndico que centralize todo o poder de gerência. De modo que a atuação conjunta de síndicos e administradoras passa a funcionar com base num acerto de responsabilidades e a certeza de serviços especializados. >> Pág. 06 Administradoras de Condomínios refletem a modernização d0 Mercado Imobiliário Decoração com toque de consciência ambiental A tualmente, o planejamento e a decoração de interiores a partir de produtos feitos com matérias-primas locais estão muito mais ligados à visão de futuro, especialmente no que diz respeito à ‘‘sustentabilidade’’ dos recursos, do que a fatores econômicos. O que dizer então do reaproveita- mento de móveis que já fazem parte do seu ambiente? Com o tratamento adequado e a consultoria certa, é possível reformular todo o ambiente de modo a torná-lo mais agradável e harmonioso. Além da economia gerada, v o c ê preserva peças da sua mobília, que tem valor sen timental, e ainda colabo ra com o m e i o ambiente ado tando uma postura contrária ao consumismo. >>Pág. 03 O aumento da verticalização tornou o Mercado de Imóveis num promissor Mercado de Oportunidades Editorial ............................... Pág.02 Decoração...................................Pág.03 Profissões....................................Pág.05 Administração.............................Pág.04 Estilo..........................................Pág.08 Social..........................................Pág.13 Dicas ..........................................Pág.14 Entre Aspas.......................... ......Pág.16 Manutenção ...............................Pág.17 Notícias do Mercado Imobiliário....Pág.18 Nesta Edição Editorial............................Pág.02 Decoração .........................Pág.03 Profissões..........................Pág.05 Administração...................Pág.07 Estilo.................................Pág.08 Social................................Pág.12 Artigo ................................Pág.13 Entre Aspas.......................Pág.15 No Condomínio..................Pág.17 Mercado Imobiliário...........Pág.18 Ano I, Nº I, Teresina-PI Não jogue este impresso em via pública. Este material também pode ser reciclado. Colabore com o meio ambiente. Fachada da Loja Renova Casa, na Av. Dom Severino. Profissionais diversificam a consultoria com reforma de estofados.

Upload: policarpo-neto

Post on 11-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Predial News

TRANSCRIPT

Page 1: Predial News

Edição InauguralJunho-Julho/ 2010

Quase 450 condomínios,e n t r e r e s i d e n c i a i s ,comercia is e mistos ,

coexistem hoje em Teresina. Agrandeza do número, por si só, faz comque o gerenciamento condominial sejauma atividade bem aceita e em francodesenvolvimento.

A recept iv idade com queempresas especializadas são recebidasocorre proporcionalmente ao ingressode mais unidades no mercado, o que

naturalmente demanda uma vastíssimaquantidade de atividades dentro dagestão.

Assim, a presença de empresasadministradoras reflete a modernizaçãodo setor, em detrimento da imagem deum síndico que centralize todo o poderde gerência. De modo que a atuaçãoconjunta de síndicos e administradoraspassa a funcionar com base num acertode responsabilidades e a certeza deserviços especializados. >> Pág. 06

Administradorasde Condomínios

refletem amodernização d0

MercadoImobiliário

Decoração com toque deconsciência ambiental

Atualmente, o planejamentoe a decoração de interioresa partir de produtos feitos

com matérias-primas locais estão muitomais ligados à visão de futuro,especialmente no que diz respeito à‘‘sustentabilidade’’ dos recursos, doque a fatores econômicos.

O que dizer então do reaproveita-mento de móveis que já fazem parte doseu ambiente? Com o tratamentoadequado e a consultoria certa, épossível reformular todo o ambiente demodo a torná-lo mais agradável eharmonioso. Além da economia gerada,

v o c êp r e s e r v apeças da suamobília, quetem valor sentimental, eainda colabor a c o m om e i oambiente adotando umap o s t u r acontrária aoconsumismo.>>Pág. 03

O aumento da verticalização tornou o Mercado de Imóveis numpromissor Mercado de Oportunidades

Editorial...............................Pág.02

Decoração...................................Pág.03

Profissões....................................Pág.05

Administração.............................Pág.04

Estilo..........................................Pág.08

Social..........................................Pág.13

Dicas ..........................................Pág.14

Entre Aspas.......................... ......Pág.16

Manutenção ...............................Pág.17

Notícias do Mercado Imobiliário....Pág.18

Nesta Edição

Editorial............................Pág.02

Decoração .........................Pág.03

Profissões..........................Pág.05

Administração...................Pág.07

Estilo.................................Pág.08

Social................................Pág.12

Artigo ................................Pág.13

Entre Aspas.......................Pág.15

No Condomínio..................Pág.17

Mercado Imobiliário...........Pág.18

Ano I, Nº I, Teresina-PI

Não jogue este impresso em via pública.Este material também pode ser reciclado.

Colabore com o meio ambiente.

Fachada da Loja Renova Casa, na Av.Dom Severino. Profissionais diversificam aconsultoria com reforma de estofados.

Page 2: Predial News

Pág. 02 INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010

A evolução do conceito desustentabilidade e a sua relação

com o mercado imobiliário

o conceito moderno desustentabilidade tem sidoespecialmente explorado

pelo mercado imobiliário na divulgaçãodos seus lançamentos. A princípio esuperficialmente, a apresentação de umcondomínio tido como “verde” leva oconsumidor a imaginar que há áreasverdes para lazer e espaço de interaçãosocial dos condôminos.

Mas a questão é muito mais ampla,envolvendo desde a escolha das matérias-primas que serão usadas na construção eno acabamento dos imóveis, indo até aarquitetura, no modo como a planta éestruturada, assim como também no quediz respeito à previsibilidade dedespesas como água e energia elétrica.Ou seja, a sustentabilidade vista doponto de vista mercadológico envolve oscritérios de preservação ambiental notocante ao seu custo e manutenção.

Mas não é só isso. A garantia deque o imóvel foi construído e funcionasegundo normas ambientais fica por contado certificado LDAE, de Liderança emDesign Ambiental e Energético, doinglês, LEED – Leadership in Energy andEnvironmetal Design. Mais conhecido por“Selo Verde”, o certificado foi criadopelo Conselho Norte-Americano deConstrução Verde, e desde 2004 é umanorma reconhecida internacionalmente.

No Brasil, a entidade responsávelpela emissão do selo verde é aSustentax, que na sua avaliaçãoconsidera a empresa sob diversosaspectos como salubridade, qualidade,responsabilidade social e ambiental,

economia, segurança, comunicação com oconsumidor e regularização jurídico-fiscal etc. Ou seja, é um árduo e longocaminho pautado pela ética. O processode obtenção do selo verde passa portrês fases distintas - diagnóstico,adequação e a obtenção propriamentedita.

Várias empresas já perceberam oquanto é vantajoso ter a sua imagemassociada à qualidade de sersustentável e ecologicamente correto.Afinal, o que está em jogo é aconquista de consumidores que hoje sãomais exigentes, melhor informados eque por isso mesmo pretendem se manterfiéis por mais tempo às marcas queelegem.

Enquanto o selo de fato não vem,cabe ao consumidor - a parte maisinteressada - checar informações sobreas empresas com as quais pretendeestabelecer relações comerciais.Principalmente no tocante ao mercadoimobiliário é ainda mais latente anecessidade de não se deixar manipularpelas aparências.

Em âmbito local, só para citar umexemplo, a concorrência entreimobiliárias é tão grande que já houveregistro de práticas de espionagemdentro de empresas. E olha que dentrodo mercado de imóveis, as imobiliáriassão apenas prestadoras de serviço,aquelas que figuram na ponta de todo oprocesso, depois que o bem imóvel jáestá disponível para compra ou paravenda. O que torna a coisa ainda maisséria. Sem selo verde, sem ética.

Editorial

Edição InauguralJunho-Julho/2010

Diretor: Antônio Luiz de HollandaRochaDepartamento Comercial: JulianaPortelaDiretor de Artes, e CriaçãoPublicitária: Antônio AugustoGondimFotos: Otílio CostaJornalista: Daniela Carvalho(DRT 1162/PI)Projeto Gráfico: Daniela CarvalhoRealização: H. Rocha Gráfica &Ltda.Colaboradores: Imobiliária Rocha &Rocha, Predial Administradora deCondomínios, Diana CarvalhoWoman FitnessImpressão: Gráfica ImprimeTiragem: 10.000 exemplaresPeriodicidade: BimestralInformativo Prednews: Av Nossa Srªde Fátima, 1613, 2º Piso, B. deFátima, CEP 64048-180, Teresina-PI.Contatos: 9438-5530; 8804-3201

As matérias publicadas nestaedição poderão ser reproduzidastotal ou parcialmente, desde quecitada a fonte. Solicitamos que asreproduções das matérias sejamcomunicadas à redação.

As opiniões expressas nosartigos assinados são de inteiraresponsabilidade dos seus autores.

Informativo

News

8

Page 3: Predial News

INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010 Pág. 03

O resultado obtido com areforma de móveis éimpressionante em termos

do efeito visual que causa e já é umaprática bastante viável no mercadolocal. Tanto que parte das lojas ded e c o r a ç ã o q u e a t u a m h o j edisponibilizam pessoal que se tambémse dedicam à restauração de mobílias.

Segundo a Designer de Interiores,Guaracyara Wallois, que também éproprietária da Loja Renova Casa, nosegmento de reformas, o item maisvisado pelos clientes é o sofá. ‘Esse é otipo de reforma que interessa não só àsdonas-de-casa, mas hoje muitasempresas querem dar um toque maispessoal ao ambiente’, revela.

A pessoalidade é um aspectoque conta muito.’ Guaracyara diz quepara melhor atender o cliente é feitoorçamento sem compromisso a partirda visita de um profissional. ‘Váriosfatores são levados em consideraçãoao elaborarmos o projeto, como - ogosto pessoal do cliente, a circulaçãode pessoas no ambiente, a presença decrianças, animais de estimação e atémesmo o tempo de permanência dosusuários’.

A partir desses dados, chega-se àinformação técnica de que tipo derevestimento, cor e tecidos, porexemplo, são os mais apropriados, e deacordo com o orçamento do cliente.

Na valorização de uma peçaantiga há todo um significadoemocional mas que também combinacom uma visão de futuro. ‘É a histlióriade sua vida, da sua família, que estásendo valorizada também. E você aindaevita o desperdício de materiais, agindode modo consciente e ecologicamenteviável’, acrescenta Guaracyra. >> Pág.04

Revigore o design de ambientes coma reforma de peças da sua mobília

Decoração

Na Renova Casa, o orçamento para a reforma do sofá é feito seguindo apreferência do cliente, com prazo de entrega

Profissionalismo, competência e experiência a serviço do seu imóvel.

Garantia e Antecipação de Aluguéis.

Avaliação de Mercado

Ampla assessoria imobiliária

Somos pioneiros na garantia do aluguel, IPTU, condomínio, água,luz e da conservação do imóvel ao proprietário.

Profissionais especializados e devidamente registrados no CadastroNacional de Avaliadores Imobiliários

Locação

Compra

Vendas

Serviços de reforma com mão-de-obra qualificada

Av. Frei Serafim, 1853 - CentroVendas - (86) 2106.4540 // Aluguel - (86) 2106.4545

www.rochaerocha.com.br

Page 4: Predial News

Pág. 04 INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010

Ao contactar o pessoal daRenova Casa, você recebe avisita de um profissional

qualificado, que vai elaborar umorçamento sem compromisso. Como aconsultoria prestada envolve umaequipe de arquitetos, é analisadotambém o modo como o ambiente estáestruturado , pois algumas dicas úteissão sugeridas, de modo a valorizar aindamais o local, com mais personalização, ecom vistas a uma melhor harmonização.

O remanejo das cores, e dailuminação, por exemplo, é uma coisasimples, mas que pode criar umaatmosfera bastante interessante. Comoobserva-se na foto abaixo:

Guaracyara Wallois acrecentaainda que ‘a decoração de uma casanormalmente foge aos padrões de

, assim como os excessos emmodismos, que tornam o ambienteexcessivamente frio.’ Por outro lado,locais de trabalho requerem maisfuncionalidade e disposição dosmateriais em conformidade com o uso.

show-room

Remanejo das coresreproduz espaços

mais aconchegantes

Reaproveite peças antigas e personalizeainda mais o seu cantinho

C o m u m p o u c o d ecriatividade e o olharclínico de um profissional

do setor, você adiciona efeitos naturaise aconchegantes .

*Molduras antigas de quadroscom fotos de família podem servir paracolocar espelhos.

*Fotos antigas podem ser

restauradas e colocadas em novasmolduras;

*Não se desfaça daquele lustreantigo - coloque apenas alguns cristais edê uma nova vida a ele;

*Experimente tons de areia epérola nas portas e janelas, ao invés datradicionalidade e frieza do branco.

Dicas

Page 5: Predial News

Dados coletados junto àPredial Administradora deCondomínios revelam

quem é o síndico da maioria dos lugarescom quem a empresa desenvolvegerência participativa- 49% são homense 47% são mulheres, os quais dedicamà atividade de síndico um mínimo de 2hpor dia, e o máximo de tempo integral.

Dentre os profissionais que sededicam à sindicância, em ordemdecrescente, estão: funcionáriospúblicos (26,3%), comerciantes (10,9%),advogados (9%), aposentados (9%),médicos (5,4%), professores (5,4%) edentistas (3,2%).

Entre outras profissões querepresentam 1%, temos: bancários,contadores, corretores de seguros,

empresários,engenheiros,estudantes,farmacêuticose g e r e n t e scomerciais.

A diversidade profissional dosrepresentantes dos condôminos éimportante do ponto de vista de multi-disciplinariedade dentro da cadeia deserviços. São pessoas que tem poder dedecisão, de negociar e, principalmente,sabem reconhecer quando é precisoestabelecer parcerias. O resultadoconfirma o engajamento de pessoascom discernimento e elevados níveis dec o g n o s c ê n c i a e m f u n ç õ e s d erepresentatividade.

INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010 Pág. 05

De acordo com dados domais recente Censopublicado pelo Conselho

Federal de Corretores de Imóveis(COFECI), o profissional do Setor soubeacompanhar a evolução do mercadoimobiliário nos últimos dez anos.

A maioria dos corretoresregistrados no órgão tem entre 46 e 55anos; possui algum bem comoautomóvel e/ou casa própria; égraduado em algum curso de nívelsuperior, com predominância para osformados em curso de Técnico emTransações Imobiliárias (TTI), queinclusive é obrigatório para a obtençãodo registro. Profissionais de outrasáreas também tem sido atraídos pelomercado , como pub l i c i t á r i os ,engenheiros e advogados. Faz parte doc a m p o d e c o n h e c i m e n t o d oprofissional, ainda, o domínio de ao

menos uma língua estrangeira.

As revelações do estudo, naverdade, refletem a pluralidade domomento que vivemos e as exigênciasque são feitas ao profissional do século21em termos gerais. Atualmente omercado exige cada vez mais pessoasque tenham à sua disposição ainformação, os meios e os canais.

Além de conhecimentos emDireito Imobiliário, MatemáticaFinanceira, Engenharia, Arquitetura,Topografia, Informática o Corretor deImóveis deve seguir o Código de Ética daProfissão. O que só demonstra aresponsabilidade do seu papel nasociedade. Pois não se trata de umvendedor de ocasião, mas de umconsultor devidamente representado.

Novo Perfil do Corretor de Imóveis: Profissional com maiorestabilidade financeira, mais maturidade e mais bagagem cultural

Síndicos com maisprepar0 profissional

Profissões

Funcionários

Públicos

Aposentados

Com

erciantes

Dentis

tas

Médicos

Pro

fessore

s

Advogados

A profissão está em alta, comcrescimento de aproximadamente 12%em todo o Brasil, registrados em 2009.A demanda por profissionais da áreaainda é tão grande quanto a demandapor moradia. Há hoje um total de 211mil corretores de imóveis e 35 milimobiliárias em atividade.

Entretanto, um alerta feito pelaentidade de classe é que há muitosprofissionais na área atuando sem oregistro do conselho regional. Então,antes de fechar qualquer negócio, arecomendação é que o cliente verifiqueas credenciais do corretor (carteiras doconselho regional e de trabalho). E casoo corretor com quem você estánegociando não inspire confiança, nãoassine ou forneça documentos.

, maisforam autuados devido a

denúncias de clientes lesados.

No anopassado de nove mil falsoscorretores

Page 6: Predial News

Pág. 06 INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010

Estar à frente de umcondomínio na posição desíndico é um dos mais

c o n t e m p o r â n e o s m o d o s d eexperimentar, de fato, o exercício dademocracia. A Assembléia doscondôminos, elege o síndico, paramandato de dois anos, sendo permitidaa sua reeleição. Eleito, o síndico passa ater autoridade executiva a fim de fazerfrente ao seu poder de decisão eminúmeras circunstâncias. O mandato desíndico impl ica uma sér ia deresponsabilidades, que podem levá-lo aresponder civil e criminalmente caso seconfirme que o mesmo foi omisso ounegligente no tocante às suasobrigações.

Entre as suas atribuições estão aatuação e representação legal doCondomínio junto a órgãos públicos e aterceiros. São da sua alçada aadministração interna do condomínio, aaplicação e o cumprimento daConvenção e do Regimento Interno,indo desde a imposição das multasdeterminadas pela Convenção, aprestação de contas à Assembléia, àmanutenção e segurança do prédio,incluindo, até mesmo, a aplicação dasleis de trânsito, nas vias internas, e orespeito à Lei do Silêncio. Ele também éresponsável pela guarda de todos osdocumentos contábeis do condomínio.

Como geralmente, o síndico nãopossui vínculo empregatício comaqueles que o elegeram, nem mesmocom o Condomínio que representa, estepode ser destituído da função através deAssembléia especialmente convocadapara a finalidade.

O papel do síndicona administração

condominial

A entrega do imóvel a umaimobiliária, muitas vezes écercada de incertezas

quanto à justa avaliação de mercado. Deum lado, o proprietário espera receberpela locação ou venda, um valor quepode parecer exorbitante, ou totalmentefora da realidade praticada no mercado.Do outro lado, o captador, responsávelpelo cadastro do imóvel, usa toda as o r t e d e a r g u m e n t o s p a r a oconvencimento do cliente.

Especialmente no caso de imóveisresidenciais usados, detalhes como alocalização e o estado de conservação eacabamento são determinantes dopreço a ser anunciado. O acabamentomais do que qualquer outro item, reveladetalhes como desgaste por uso,necessidade de reformas etc. Entre osdiferenciais temos a existência de

garagem, área de lazeretc. Vaga para mais de uma u t o m ó v e l p o d eaumentar em até 10% osv a l o r e s d e l o cação/venda. A área de lazer pode valorizar o imóvel em até 20%.

Na ava l i a ção de imóve i scomerciais a conservação e oacabamento, apesar de servirem comoatrativos para os clientes, não sãopreponderantes, pois geralmentea q u e l e s s e r ã o a d a p t a d o s à snecessidades do futuro locatário oucomprador.

Em todo o caso - se o seu interessefor locar ou vender - o ideal é buscar aorientação de um profissionalregistrado no Conselho Regional deCorretores de Imóveis.

Você sabe oquanto valeo seu imóvel?

Corretora de Seguros Ltda

Vilanova Corretora de Seguros Ltda

CONDOMÍNIO - AUTOMÓVEL - VIDA - PREVIDÊNCIASAÚDE - TRANSPORTE - RESIDENCIAL E EMPRESARIAL

Matriz: Av. Homero Castelo Branco, 864 JockeyCep: 64048-400 - Teresina - PIFone: (86) 4009-8888 Fax: (86) 4009-8870Celular: (86) 9986-2240

Filial: Av. Dr. Raimundo Santos, 580 CentroCep: 64900-000 - Bom Jesus - PiFone: (89) 3562-2296 Celular: (89) 9972-6471

E-mails: [email protected]@uol.com.br

Page 7: Predial News

INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010 Pág. 07

As razões para a contratação de umaadministradora de condomínios

Gestão Transparente epapéis em ordem:

Prerrogativas para terum condomínio sadio

Ocusteio do condomínio é feito pormeio da divisão das despesas emquotas entre os condôminos. As

quotas-partes são fixadas pelo OrçamentoAnual, o qual é aprovado na Assembléia GeralOrdinária, sempre no início de cada exercíciofiscal. Momento em que também ocorre adeterminação das despesas ordinárias (aquelasnecessárias à administração e manutenção docondomínio , como salár io , encargostrabalhistas; consumo de gás, água, esgoto, luzdas áreas comuns etc.) e até mesmo o valor deum Fundo de Reserva para despesasimprevistas. Este valor varia de 5% a 10% dovalor de cada quota mensal.

A c o n v o c a ç ã o d e A s s e m b l é i aExtraordinária é feita em casos especiais, porexemplo, quando por acaso as despesaso r d i n á r i a s u l t r a p a s s a m a p r e v i s ã oorçamentária. Então, deverá ser feito o reajustedo orçamento estipulado, ou uma quota extradeverá ser fixada para cobrir a despesa extra.

O Fundo de Reserva para DespesasOrdinárias somente poderá ser usado caso hajaessa possibilidade, formalmente, no momentoda sua criação. Caso contrário, o seu uso seráfixado e a sua reposição condicionada aoposterior estabelecimento de cotas específicas.

A a p r o v a ç ã o d a s d e s p e s a sextraordinárias acontece na AssembléiaExtraordinária de modo particularizado,analisando-se caso a caso. O(s) valor(es) temdestinação específica.

Por fim, a manutenção do condomíniodepende de transparência e organização de todaa sua documentação financeira. Para tanto, odetalhamento dos registros contábeis de acordocom os tipos de despesa e de receita é de sumaimportância. Igualmente, ter pessoal comconhecimento sobre o assunto.

Além do avanço tecnológicop r o p o s t o p e l a sa d m i n i s t r a d o r a s , o

atendimento é planejado de modo a termaior poder de negociação de produtos eserviços. Justamente por se entender querespostas imediatas e informaçõesatualizadas sobre assuntos inerentes àgerência condominial possibilitam umprocesso de tomada de decisões maisdemocrático e sereno. Em Teresina, temosum exemplo de como isso funciona - aPredial Administradora de Condomíniosmantém um relacionamento totalmentevirtual com os clientes, no qual é feito oacompanhamento on-line de todas astransações relacionadas ao condomínio nosite da empresaApesar da sua base de funcionamento serfortemente apoiada na Internet, a empresanão abriu mão de ter modernas instalaçõese profissionais qualificados.

É certo que a crescente abertura domercado à administração de condomíniosdeve acelerar a redução de custos dosserviços prestados. Contudo, considere-seo valor que seria pago individualmente porassessoria em questões financeira, contábil,jurídica, relativas a recursos humanos, delegislação e mais ainda a uns tantos outrositens, que normalmente ficariam sob aresponsabilidade de um única pessoa? Pelovolume de serviços, certamente haveriauma onerosidade do valor cobrado, vistoque esta pessoa precisaria ser multi-especializada em diversas áreas e dedicar,no mínimo, tempo integral às atividades asquais estaria se propondo a fazer.

Pois então - a atividade degerenciamento condominial traz tudo isso

e um pouco mais. Pois fornece suporteespecífico às condições peculiares de cadacondomínio. Obviamente, sai na frentequem tem mais a oferecer.

Prefira nomes de empresas jáconhecidas no mercado, pois assim serámais fácil checar informações com maiornúmero de fontes;

Procure saber quem é o proprietárioou os sócios. É fundamental conhecer a vidaprofissional dos seus gestores;

Conheça as instalações da sede daempresa. , certifique-se de que a suaestrutura física é compatível com o volumede serviços que presta, bem como o númerode clientes atendidos;

Solicite uma relação de clientes daempresa, e selecione alguns nomes comquem possa buscar referências;

Avalie com cautela o volume deserviços ofertados. Serviços-extras devemfuncionar como atrativo e não comogeradores de ônus;

Dê preferênc ia a empresasdepartamentalizadas. Setores-chave comoCPD, Jurídico, Logística e Pessoal são muitoimportantes neste ramo;

Desconfie de honorários cobradosabaixo da média praticada pelosconcorrentes. Este pode ser o sinal de que aempresa não dispõe da organização mínimapara a execução das tarefas a que se propõe.

In locowww.predialadm.com.br.

A escolha da Administradora

Administração

Processos Judiciais? Fale com quem entende.

Av. Nsa. Sra . de Fát ima - 1613 - 2º P isoBa i r ro de Fát ima • (86) 3133-6000

• Ações revisionáis de aluguéisAções renovatóriasDespejos e cobranças

••• Inventários adm., jud e partilhas

• Relações de consumo• Contencioso cível• Ações trabalhistas• Assessoria em contratos

DIREITO IMOBILIÁRIO DIREITO EMPRESARIAL

Page 8: Predial News

Pág. 08 INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010

Bonito e elegante, o vidrotemperado vem sendolargamente utilizado na

forma de boxes de banheiros,prateleiras, portas de abrir, portas decorrer, janelas, sacadas e varandas.Conferindo-lhe ampla utilização eminstalações comerciais, residenciais,grandes fachadas de edifícios, e ediversos acabamentos que necessitemde baixa manutenção ao longo dos anos.

Este tipo de vidro é cinco vezesmais resistente do que o comum, devidoao processo que é submetido durante afabricação, quando o vidro (até então,comum) é submetido a um tratamentotérmico de têmpera, que o torna maisresistente a choques mecânicos etérmicos. O procedimento apesar decomplexo não a l tera as suascaracterísticas de transmissão luminosae de compos i ção qu ímica . Oaquecimento controlado eleva suatemperatura a cerca de 650º C. Emseguida, o vidro passa por resfriamentobrusco, que resulta num choque térmicoresponsáve l pe lo aumento daresistência mecânica.

Também é considerado ‘vidro desegurança’, pois ao se quebrar ocorrefragmentação múltipla em pequenospedaços, com arestas menos cortantesque o vidro comum. Por essa razão,geralmente é preferência em ambientescom vitrines, portas ou divisórias semproteção adequada. De acordo com asnormas brasileiras para uso de vidro naconstrução civil, o vidro comum só podeser instalado a partir de 10cm acima dac o t a d o p i s o . E m c a s o d eenvidraçamento abaixo desta cota, arecomendação é instalar vidros desegurança.

Entre as opções de cor estão:incolor, cinza, verde, marron e azul.Q u a n t o à s e s p e s s u r a s , a smilimetragens são de 4, 5, 6, 8 e 10<<Pág. 09

Toda a elegância edurabilidade dovidro temperado

Estilo

Page 9: Predial News

INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010 Pág. 09

A popularização do vidrotemperado dentro do setorda construção civil e de

d e c o r a ç ã o f i z e r a m c o m q u erapidamente este material ganhassepreferência principalmente devido àsimplificação dos custos de instalação.Ao valor orçado não é necessárioacrescentar mais nada, como instalaçãodo pedreiro, pintura, batentes,fechaduras, trincos etc.

Entretanto, a limpeza inadequadado vidro temperado o torna opaco e comaparência de sujeira. Por isso, háalgumas técnicas recomendadasconforme a situação, com vistas à suaconservação:

* V i d r o s e m p o e i r a d o s o uengordurados devem ser limpos apenas

com papel absorvente oujornal, ou sumo de limão;

*Vidros manchadospodem ser limpos com misturade água quente e vinagre

A aplicação deve serfeita com um tecido macio,papel absorvente ou jornalamassado;

*Para limpeza simples,pode-se borrifar álcool eespalhar o produto com papela b s o r v e n t e o u j o r n a lamassado;

* E m q u a i s q u e rs i t u a ç õ e s , e v i t eterminantemente lavar estetipo de vidro ao sol.

não

diluído.

Com técnicas simples de limpeza, vpor mais tempo

ocê podeconservar o vidro temperado

O uso de vidros temperados foi inicialmentepopularizado, em substituição ao acrílico queera utilizado em boxes de banheiros. Com otempo, o vidro temperado ‘saiu da casa’ e hojeocupa várias fachadas de imóveis residenciais ecomerciais.

Page 10: Predial News

Pág. 10 INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010

Page 11: Predial News

INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010 Pág. 11

Page 12: Predial News

Pág. 12 INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010

A d i scussão sobre ap r o m o ç ã o d aa c e s s i b i l i d a d e e s t á

literalmente nas ruas, o lugar-comumem que é mais facilmente identificável asua necessidade - Vias públicas,instituições alojadas em construçõesantigas, ônibus e locais de lazer todosainda sem as devidas adequações.Como se fosse possível negar arealidade de que há hoje, mais de 24,5milhões de pessoas portadoras dedeficiência no Brasil, de acordo com oCenso de 2000.

A promoção da acessibilidade emprédios é matéria de lei desde 2000,embora a sua regulamentação venha de2004. Entre as modificações maissimples estão as implantações derampas próximas aos acessos públicos eo nivelamento dos pisos com pequenosdesníveis. A liberação de espaços para acirculação de cadeiras de rodas é umaoutra medida para proporcionar umamelhor locomoção.

De acordo com a AssociaçãoBrasileira de Normas Técnicas (ABNT),as rampas devem ter de 1,20m delargura e incliniação de no máximo 60%.No caso de desníveis maiores, devehaver plataforma hidráulica ouelevador. Nas escadas, deve havercorrimão dos dois lados para servircomo ponto de apoio. O ideal é que asrampas sejam de concreto ou de metal,com piso antiderrapante. Capachosdevem ter no máximo 1,5 cm de largura.Preferencialmente, deveriam serembutidos no piso. Vagas nosestacionamentos também devem seralargadas, prevendo já o espaço lateralpara a saída do cadeirante.

Além de ser uma ação decidadania, a adequação dos acessosespecialmente dentro do condomíniopromove a valorização do imóvel, emcomparação às construções antigas etendem a ser depreciadas se nãopassarem reformas.

Social

A acessibilidadedentro e fora dos

condomínios

Page 13: Predial News

INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010 Pág. 13

Atualmente, qualidade de vida, ésem dúvida um dos temas maiscomentados e discutidos. À luz de

vários autores, temos que qualidade de vida ...

Como podemos ver, vários são osconceitos do mesmo assunto. Porém, terqualidade de vida não significa apenas que umindivíduo ou um grupo social tenham saúdefísica e mental, mas que estejam bem com todosao seu redor e com ele mesmo. É estar emequilíbrio! Esse equilíbrio diz respeito aocontrole de sua vida e dos acontecimentos à suavolta.

Então, tem qualidade de vida o sujeitoque consegue tomar as rédeas da sua própria

vida! É por isso que qualidade de vida tem a vercom escolhas de bem-estar, claro que elas estãolimitadas pelos padrões de convivência social.

Sabemos que o modo como as pessoas secomportam e as escolhas que fazem vãoaparecer, positiva ou negativamente, no seufísico, na sua mente, nos seus sentimentos. Oconvite feito pela novo conceito de Qualidade deVida, o desafio que ele lança a todos, é trocar asescolhas prejudiciais por outras capazes degerar resultados positivos, para isso não épreciso mudar radicalmente, transformar-se emoutra pessoa, abandonar todo o modo de viver.

Sugerimos que as pessoas optem porlevar uma vida mais ativa não tendo que setransformar em atletas! Mas optando por coisasmais saudáveis como uma boa alimentação eincorporando à sua vida um movimento dealegria em todos os seus atos. Com essa atitudetornará tudo ao seu redor com um coloridoúnico, retirando de sua vida o cinza e o preto!Embora haja algumas linhas mestras, não dápara padronizar a qualidade de vida. Para nãocairmos numa ditadura exatamente comoaquela que impera no campo da estéticacorporal. Cabe agora a você aceitar o convite e odesafio. Transformar o seu pequeno dia em ummomento repleto de saúde, alegria e satisfaçãopessoal em abundância. E ajudar a aumentarcada vez mais essa sensível e fascinanteaventura chamada vida. Viver com dignidade.Viver com integralidade. Corpo e alma:felicidade.

"É o conjunto de condições objetivaspresentes em uma determinada área e da atitudesubjetiva dos indivíduos moradores nessa área,frente a essas condições”. (Hornback et alli,1974); "São aqueles aspectos que se referem àscondições gerais da vida individual e coletiva:habitação, saúde, educação, cultura, lazer,alimentação, etc. O conceito se refere,principalmente, aos aspectos de bem-estar socialque podem ser instrumentados mediante odesenvolvimento da infra-estrutura e doequipamento dos centros de população, isto é,dos suportes materiais do bem-estar". (SAHOP,1978); "É a resultante da saúde de uma pessoa(avaliada objetiva ou intersubjetivamente) e dosentimento (subjetivo) da satisfação. A saúdedepende dos processos internos de uma pessoa edo grau de cobertura de suas necessidades, e asatisfação depende dos processos internos e dograu de cobertura dos desejos e aspirações".(Gallopin, 1981); "O conceito de qualidade devida compreende uma série de variáveis, taiscomo: a satisfação adequada das necessidadesbiológicas e a conservação de seu equilíbrio(saúde), a manutenção de um ambiente propícioà segurança pessoal, a possibilidade dedesenvolvimento cultural, e, em último lugar, oambiente social que propicia a comunicaçãoentre os seres humanos, como base daestabilidade psicológica e da criatividade".(Maya, 1984).

“A correria, a falta de tempo, os compromissosem horários impróprios, o acúmulo deatividades, muitas vezes desde a infância. Paramuitos, o cotidiano é sem dúvida bastantecansativo e esgotante o que, não raro, resultanuma compensação, no fim do expediente,chamada preguiça.” (Fabio Saba)

Um novo conceito deQualidade de Vida

v vi er

imasDiana CarvalhoCREF:001473G/PIArtigo

Tranquilidade e Segurança para seu condomínio

MarcasInesquecíveis

2009

Av. Nossa Senhora de Fátima, 1613.(86) 3133-5000 www.predialadm.com.br

Page 14: Predial News

Pág. 14 INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010

Page 15: Predial News

INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010 Pág. 15

Entre Aspas

9438-5530/8804-3201

ANUNCIE AQUI!

8804-3201/ 9438-5830

Não é o ânguloreto que me atrai,nem a linha reta,dura, inflexível,criada pelohomem. O que meatrai é a curvalivre e sensual, acurva queencontro nasmontanhas domeu país, nocurso sinuoso dosseus rios, nasondas do mar, nocorpo da mulherpreferida. Decurvas é feito todoo universo, ouniverso curvo deEinstein.

‘‘

’’Oscar Niemeyer , arquitetobrasileiro, considerado umdos nomes mais influentesna Arquitetura Modernainternacional.

Page 16: Predial News

Pág. 16 INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010

Desde o redesenho dopadrão de moradianos condomínios, com

apartamentos menores e maisespaços para de lazer em comum,além de deiubsttxar o condomíniomais bonito, a manutenção dasáreas verdes passou a inspirar maiscuidados com a saúde, pois servecomo estímulo para a prática deesportes aeróbicos e de baixoimpacto, como caminhadas.

Entretanto, manter esseslocais requer cuidados especiais dejardinagem a fim de evitar ataquede pragas, doenças e insetos emq u a n t i d a d e d e s o r d e n a d a ,principalmente quando há criançasmorando no condomínio.

Além de regas frequentes e emquantidades adequadas a cada espécie,é necessário fazer adubação periódica,limpeza do local, com poda e/ous u b s t i t u i ç ã o d o s v e g e t a i scomprometidos. A falta de manutençãopode prejudicar não só o espaçocultivado, mas todo o solo.

Por exemplo, se fizer muito calor,o ideal é regar o jardim todos os diaspela manhã, e ao final da tarde. Mas, semencharcar o caule das plantas, que podeapodrecer, com o excesso de água, ouaté mesmo favorecer o surgimento debactérias e fungos;

Ao surgimento de matagal, a suaremoção deste deve ser imediata, pois a

presença desse tipo de vegetação agecomo parasita impedindo que as outrasplantas retirem os nutrientes denecessitam para continuar vivendo.

Ao invés de usar inseticidas,fungicidas e bactericidas substitua oseu uso por insumos orgânicos, que sãoúteis no controle biológico de lagartas ede outras pragas, com o aumento daresistência da planta.

Defensivos químicos são muitocomuns principalmente quando háplantas decorativas e árvores frutíferas,bastante comuns nos condomínioslocais. Porém, além de prejudiciais àpessoa que o aplica, os defensivosquímicos podem afetar até a qualidadeda água.

Áreas verdes valorizam ocondomínio, mas exigem

cuidados especiais

E n t re o s b e n e f í c i o s p ro p o rc i o n a d o s p e l a s á re a s v e r d e sdentro dos condomínios, estão a interação entre os moradores, restituiçõesdas noções de urbanidade e cidadania; a prática de atividades ao ar livre; oembelezamento do local; Prevenção do acúmulo e depósito de entulho e lixo.

No Condomínio

Page 17: Predial News

INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010 Pág. 17

Àépoca das

f é r i a sesco lares ,

que também coincidecom período de verãointenso na Capital, éperíodo que inspiracuidado dentro dosc o n d o m í n i o s q u epossuem áreas de lazerincluindo piscinas. Maiscrianças e adolescentescirculando por maistempo nesses espaços.

U m a d a sp r i m e i r a s erecomendações aossíndicos é quanto àhigiene e à segurança das áreas de lazer.A água da piscina deve ser mantidasempre limpa e cristalina.

Do mesmo modo que todos osequipamentos, junto com as tubulaçõesbombas, filtros, ralos e drenos. Àdetecção do menor problema deve-secontactar um especialista da área.

A manutenção da água da piscinadepende da avaliação de inúmeros ítens,incluindo produtos químicos, comocloro, clarificantes, algicidas etc.

Dentre os equipamentos estão osfiltros e os kits de aspiração paralimpeza do piso da piscina e de

verificação de P.H. da água.

Uma boa administradora dec o n d o m í n i o s t r a b a l h a c o mprofissionais habilitados e oferece essetipo de serviço, inclusive com prévioagendamento dos serviços.

Proximidade das férias escolaresinspira manutenção preventiva das

áreas de lazer dos condomínios

Piscina:As regras para a utilizaçãoda piscina, como horário e época defuncionamento, exame médico, uso porvisitantes, contratação de pessoal parasegurança e manutenção são itens quedevem ser regulados pela Convenção ouRegimento Interno do Condomínio.

Page 18: Predial News

Nos primeiros cinco mesesde 2010, a locação deapartamentos liderou o a

preferência dos imóveis locados, commédia de 45% do volume de negociaçõesfechadas de janeiro a maio.

Em seguida observa -se apreferência por casas, com procuramédia de 35% na mesma época. Já alocação de imóveis comerciais registroumédia de 20%.

Com forte tendência de locaçãovoltada para o segmento residencial, osprimeiros cinco meses deste ano sóapresentaram leve mudança de foco noúltimo mês de maio, quando a busca porimóveis comerciais ultrapassou aprocura por imóveis residenciais,sobretudo casas.

Pág. 18 INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010

Imóveis residenciaislideram locações nos

primeiros cincomeses do ano

Números apontammédias quase iguaisse compararmos os

primeiros cincomeses de 2010 com

igual período do anopassado - Tendêncialocatícia se mantém

praticamente amesma, com

pequenas variações

Mercado Imobiliário

ANUNCIE AQUI!

8804-3201/ 9438-5830

Page 19: Predial News

Especialmente nas cidades,onde o fenômeno daverticalização evidencia

mais a necessidade de aproveitamentodo espaço, devido à valorizaçãomercadológica é notória a propagaçãod e c o n d o m í n i o s i n i c i a l m e n t ec l a s s i f i c a d o s c o mparticulares. São edifíciosconstruídos em área nãotão privilegiadas do pontode vista comercial, que vemmudando a paisagem dacidade.

Criados para atenderf i n s r e s i d e n c i a i s ecomerciais, os imóveisl o c a l i z a d o n e s t e scondomínios acabaram setornando um atrativo parainquilinos que queremlocar salas comerciais e apartamentos avalores abaixo dos cobrados emcondomínios maiores. A principalc a r a c t e r í s t i c a d e s s e t i p o d eempreendimento no cenário local é serbasicamente familiar.

O locador, na maioria das vezes, équem se responsabiliza diretamentepela cobrança de tributos como IPTU,água e energia elétrica. Para oproprietário de sala ou apartamentosituado em condomínio particular, arenda obtida com o negócio simboliza asua migração de um status de merolocador para médio investidor domercado de imobiliário. São pessoas

que antes de possuírem condomínioparticular, detinham apenas um ou doisimóveis pequenos.

A possibilidade de ter maisunidades disponíveis, no mesmoespaço, atendendo a preceitos de

individualização, assimcomo de espaços melhorplanejados, representanão só a possibilidade deaumento da receita, masuma dinâmica do própriomercado.

Conforme dadosfornecidos pela ImobiliáriaRocha & Rocha, cerca de60% dos imóveis locadose m c o n d o m í n i o sp a r t i c u l a r e s s ã oapartamentos, sendo que

quase 40% correspondem a salascomerciais. De modo geral, os valoresvão de R$ 250,00 a R$ 900,00.

Considerando-se a oferta, osapartamentos disponíveis nesse tipo decondomínio representam praticamente86%, em comparação com as salascomerciais, cuja oferta é de 14,28%. Afaixa de preços varia de R$ 250,00 a R$550,00.

A localização dos condomíniosoitoparticulares também é um outroaspecto que chama a atenção. Nocômputo geral, a distribuição dosimóveis nesse tipo de condomínio se dá

em duas principais regiões da cidade –Norte e Sul. Indo desde o Centro,passando por bairros como Aeroporto àVermelha. Em menor ocorrência temoso avanço por bairros mais à Leste, comoIninga, Morada do Sol, Piçarreira eMorros.

INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010 Pág. 19

Condomínios Particulares revelamnova dinâmica do mercado de imóveis

Este condomínio misto, localizado na zona Sul, foi idealizado paraabrigar salas comerciais e apartamentos.

Este condomínio, localizado na zona Norte, abriga apenaskitinetes. Todas já reformadas. O imóvel possui cerca elétrica eportão automático.

A renda obtida com alocação de imóveisem condomínios

particularesrepresenta para oproprietário

status demero locador para

médio investidor. Oque indica mobilidade

econômica e

a suamigração do

social

ANUNCIE AQUI!

8804-3201/ 9438-5830

Page 20: Predial News

Pág. 20 INFORMATIVO PREDNEWS JUN-JUL/2010