emerson penal mega 44

2
1 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e você? Emerson Castelo Branco – Direito Penal Mega Curso de Resolução de Questões de Direito Penal Crime Impossível 57. (ADVOGADO DA UNIÃO 1998 ESAF) "A", imputável, inicia atos de execução de um crime; antes de ocorrer o resultado, deixa de praticar os demais atos para atingir a consumação. A consumação não acontece. A hipótese configura: a) tentativa b) arrependimento posterior c) desistência voluntária d) arrependimento eficaz e) crime impossível 58. (PROCURADOR DO ESTADO DO CEARÁ 2004 CESPE/UNB) Considere a seguinte situação hipotética. André, supondo que seu inimigo estava dormindo na cama de um acampamento, quando na realidade estava morto em virtude de um infarto que sofrera anteriormente, desfechou-lhe seis tiros de revólver. Nessa situação, André não responderá pelo crime de homicídio tentado, em face da ineficácia absoluta do meio. 59. (PAPILOSCOPISTA DA POLÍCIA FEDERAL CESPE/UNB 2004) Considere a seguinte situação hipotética. Jonas, dono da loja Vende Bem, desconfiado da honestidade de Márcia, sua empregada, manda-a selecionar determinada mercadoria que vinha constantemente desaparecendo do estabelecimento. Ao mesmo tempo, coloca policiais de vigia, cuja presença foi previamente solicitada, que a surpreendem subtraindo mercadorias. Nessa situação, não existe crime por se tratar de flagrante preparado.

Upload: leomarques2010

Post on 23-Nov-2015

27 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

  • 1 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

    Emerson Castelo Branco Direito Penal Mega Curso de Resoluo de Questes de Direito Penal

    Crime Impossvel

    57. (ADVOGADO DA UNIO 1998 ESAF) "A", imputvel, inicia atos de execuo de um crime;

    antes de ocorrer o resultado, deixa de praticar os demais atos para atingir a consumao. A

    consumao no acontece.

    A hiptese configura:

    a) tentativa

    b) arrependimento posterior

    c) desistncia voluntria

    d) arrependimento eficaz

    e) crime impossvel

    58. (PROCURADOR DO ESTADO DO CEAR 2004 CESPE/UNB) Considere a seguinte situao hipottica. Andr, supondo que seu inimigo estava dormindo na cama de um acampamento, quando na realidade estava morto em virtude de um infarto que sofrera anteriormente, desfechou-lhe seis tiros de revlver. Nessa situao, Andr no responder pelo crime de homicdio tentado, em face da ineficcia absoluta do meio.

    59. (PAPILOSCOPISTA DA POLCIA FEDERAL CESPE/UNB 2004) Considere a seguinte situao hipottica. Jonas, dono da loja Vende Bem, desconfiado da honestidade de Mrcia, sua empregada, manda-a selecionar determinada mercadoria que vinha constantemente desaparecendo do estabelecimento. Ao mesmo tempo, coloca policiais de vigia, cuja presena foi previamente solicitada, que a surpreendem subtraindo mercadorias. Nessa situao, no existe crime por se tratar de flagrante preparado.

  • 2 http://www.euvoupassar.com.br Eu Vou Passar e voc?

    60. (DEFENSORIA PBLICA FUNDEP 2006) Iter criminis representa as diversas fases que o

    agente deve percorrer, desde a cogitao at a consumao, para que se realize o delito

    doloso de maneira completa. Nesse percurso, podem ocorrer algumas situaes, todas

    previstas no Cdigo Penal, que impedem a consumao do crime.

    NO constitui uma dessas situaes:

    a) Arrependimento eficaz

    b) Arrependimento posterior

    c) Crime impossvel

    d) Desistncia voluntria

    e) tentativa

    61. (DPU DEFENSOR PBLICO DA UNIO CESPE/UNB 2010) A presena de sistema eletrnico de vigilncia em estabelecimento comercial torna crime impossvel a tentativa de furto de um produto desse estabelecimento, por absoluta ineficcia do meio, conforme entendimento consolidado do STJ.

    62. (JUIZ DE DIREITO BAHIA 1999) Ocorre crime impossvel quando o agente emprega meio

    relativamente ineficaz, ou o objeto absolutamente imprprio.

    63. (PROCURADOR DO BANCO CENTRAL CESPE/UNB 2010) Se, em um supermercado dotado de sistema eletrnico de vigilncia, um cliente colocar diversos objetos do estabelecimento dentro de sua bolsa, com inteno de subtra-los para si, a simples presena do sistema eletrnico de vigilncia no supermercado tornar o crime impossvel.

    64. (DEFENSORIA PBLICA FUNDEP 2006) A tentativa e o crime impossvel (tentativa inidnea)

    apresentam trs requisitos idnticos: (a) inicio da execuo; (b) dolo em relao a todas as

    elementares do tipo; e (c) inocorrncia do resultado por circunstancias alheias vontade do

    agente.