emconcerto - bandas filarmónicas

8
EM CONCERTO Auditório Cardoso & Conceição • 29 Maio 2009 REPORTAGEM

Upload: others

Post on 27-Jun-2022

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EMCONCERTO - Bandas Filarmónicas

EM CONCERTO

Auditório Cardoso & Conceição • 29 Maio 2009

REPORTAGEM

Page 2: EMCONCERTO - Bandas Filarmónicas

Palácio de todos os músicos..

Palco de todas as emoções...

palaciodosmusicos.com

Page 3: EMCONCERTO - Bandas Filarmónicas

Aalegria e boa disposição inundaram opalco da loja Cardoso & Conceição nodia 29 de Maio.

Com o apoio da Rico, os “Clarinetes AdLibitum” actuaram com toda a energia eirreverência característica de todos os seusconcertos.

Composto por quatro clarinetistas e umpercussionista, este grupo nasceu na ilustreinstituição ESMAE (Escola Superior de Músicae Artes do Espectáculo do Porto), em 1998,por iniciativa de um dos seus professores eactual membro do Grupo - o Prof. NunoPinto.

Inicialmente eram um quarteto convencional,contudo no primeiro concerto todos sentirama necessidade de levar algo de diferente, algoinovador. E assim foi. Ao longo destes 11anos, foram criando, desenvolvendo ecimentando a sua identidade. O próprio nome“Ad Libitum” transmite toda a identidade epersonalidade do Grupo: liberdade, energia,alegria, irreverência, inovação.

Segundo o Prof. Luís Filipe Santos, um doselementos “ o espírito ad libitum é o que nosune”.

Uma particularidade dos seus espectáculos é acapacidade de reunirem a música ao teatro, asurpresa que tanto surpreende o público acada minuto.

O repertório dos “Clarinetes Ad Libitum” estárecheado de música popular de todo omundo, sem preconceitos nem barreiras. Para

este grupo,a partitura não existe, tocam de cor com ocoração e com toda a paixão que sentem poresta arte, a música.

Todos os seus programas são uma amostra demuito trabalho de investigação musical quetêm feito ao longo dos anos e a adaptaçãodesse material ao formato do grupo.

Facilmente o ouvinte identifica algumas dassuas influências: a música de influência Celtada Galiza, da Irlanda e de Portugal, o ChoroBrasileiro, entre outros.

Estiveram presentes em inúmeros países,como EUA, Espanha, Tunísia, Bélgica,China, entre outros. Ao questionarmos qualaquele que mais lhes marcaram,responderam-nos que a China tinha sidodefinitivamente a maior experiencia, alisentiram-se como celebridades, nunca deramtantos autógrafos e fizeram tantas fotografias.

Quem os ouve pela primeira vez fica viciado.É notável como a reacção é uniforme entre ospúblicos tão diferentes que já

- 1 -

Page 4: EMCONCERTO - Bandas Filarmónicas

encontraram, quer a nível nacional, querinternacional. Todos os públicos se entregamao entusiasmo e energia que o concertotransmite. Existe uma atracção mútua entreos músicos e o seu público.

Tiago Abrantes refere que “a maiorrecompensa não é um cachet enorme, mas aspalmas. Uma vez, tocamos em Loriga, naSerra da Estrela, a troco de um cabrito”

Lançaram o seuprimeiro disco “Contradanza” em 2006, doqual esgotou a primeira edição. ParaNovembro, têm previsto lançar um DVD doseu concerto no Teatro Helena Sá e Costa,no Porto.

No futuro próximo, mais precisamente a 10Agosto, participarão no Congresso Mundialdo Clarinete (ClarinetFest 2009), na Casa daMúsica, no Porto.

Nitidamente, um grupo de jovens sonhadorescom a ambição de contribuir com algo novo,de preencher uma lacuna que existe em

Portugale ser uma influencia para futuros grupos

pelo seu tipo de musica e atitude em palco.

Contudo, a maioria das oportunidadessurgem fora de Portugal, provavelmente dadoo facto de serem um projecto sui generis e osseus trabalhos nem sempre se enquadrarem aesse nível. Felizmente, existem este tipo deeventos para ajudá-los a divulgar o seutrabalho.

O concerto dodia 29 teve o apoio da Rico. Tal apoio deve-se ao facto de usarem as palhetas destamarca e como nos revela o Tiago Abrantes:permitem uma fácil emissão e um somcheio”. Todos aconselham vivamente a usá-las e aliás, neste evento, tivemos aimportante presença do representante daRico, Luís Ruvina, que ofereceu no final doevento palhetas aos clarinetistas no públicoa fim de as testarem.

A entrada do concerto com “ChulaCorridinha” deu ao público um cheirinho da

- 2 -

Page 5: EMCONCERTO - Bandas Filarmónicas

energia e boadisposição de tudo que se iria passar. Opúblico interagiu instantaneamente e mostroutodo o seu entusiasmo com o melhor prémioque podiam receber: aplausos.

O programa de 12 temas foi bastante variado.Os Ad Libitum demonstraram que tudo épossível na música desde que haja paixão eentrega. "È um amor único", exclama o prof.José Ricardo Freiras.

Na loja Cardoso & Conceição o grupodeparou-se com um público culto e informadosobre o mundo da musica. Naturalmente aexigência iria ser maior, porém a reacção, doinicio até ao fim, não fugiu à regra,constantemente a ser desafiado, o públicoestava todo extasiado e cheio de energia pelamúsica e toda a actuação dos artistas. Chegouainda a presentear-nos com um tema extraque mais uma vez surpreendeu.

Todo o concerto se resume em apenas umafrase: “Um concerto culturalmente inovadorcom as nossas raízes portuguesas.” (Prof.António Bastos).

É sem dúvida um grupo notável. Criaram umconceito novo que motiva e o incentiva àaprendizagem da música a entrar nestegrandioso mundo.

Tudo que os envolve tem contribuído imensopara o desenvolvimento do meio musical emPortugal no âmbito do Clarinete. Aversatilidade deste instrumento aliada àcriatividade dos executantes na adaptação aosdiversos estilos de música faz com que sejamrealmente uma supresa. Mas não ficam poraqui, garantem-nos.

- 3 -

Reportagem de Rute Cruz

Page 6: EMCONCERTO - Bandas Filarmónicas

Ad Libitum - quem são?

- José Ricardo Freitas(Clarinete sib) Professor naEscola Profissional Artística

do Vale do Ave (ARTAVE).

- Luís Filipe Santos(Clarinete sib): Professor noConservatório de Música deVila Real.

- Nuno Pinto(Clarinete sib e mib):

Professor na ESMAE e naFundação Conservatório

Regional de Gaia.

- Tiago Abrantes(Clarinete baixo): Professorno Conservatório de Músicade Aveiro e na Escola deArtes da Bairrada.

- António BastosProfessor na Oureart

(Ourém), Academias deMusica de Santa Maria daFeira e Paços de Brandão.

- 4 -

TiagoAbrantes

JoséRicardo

LuísSntos

NunoPinto

AntónioBastos

Page 7: EMCONCERTO - Bandas Filarmónicas

- 5 -

Cardoso & Conceição, Lda.Rua Estrada Nacional, 1319 - Espargo • 4520-158 S. M. Feira

www.cardosoeconceicao.com • www.bandasfilarmonicas.com • [email protected] • Tels. 256 333 876 / 256 372 894

Luís RuvinaRep. Rico reds

Mário CardosoC&C

Page 8: EMCONCERTO - Bandas Filarmónicas

- 6 -

Imprensa

às 14H30