elo - igrejabaptistacacem.org · tidade nem um interesse na busca da verdade. o padre anselmo...

4
ELO Série 5 Nº 974 23 abril 2017 Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2) Janela de Oportunidade Por norma não comento aqui as deci- sões da hierarquia católica. Pregar o evangelho é muito mais importante do que comentar decisões de uma igreja que há milénio e meio se afas- tou do evangelho, se corrompeu na doutrina e atolou em escândalos sexu- ais e financeiros. O nosso adversário é satanás. Contudo, não somos indife- rentes ao que nos últimos dias se tem dito acerca da próxima visita do Papa e à canonização de duas das três cri- anças envolvidas na trama de Fátima. Portugal parece entusiasmado com a decisão. O comércio aguarda o incre- mento do turismo religioso. O Presi- dente da República está esperançado nas mudanças que o Papa realizará na sua igreja. Mas não vejo na nossa na- ção uma preocupação pelo que Deus pensará de todo este aparato religioso. Não se vê um desejo de san- tidade nem um interesse na busca da verdade. O Padre Anselmo Borges, que não acredita nas aparições, diz que é ne- cessário evangelizar Fátima. Ele e o Pa- dre Mário de Oliveira fazem-me lem- brar Lutero quando escreveu as 95 te- ses. Lutero discordava de muita coisa mas permanecia ainda católico; era religioso mas estava ainda perdido e isso traduzia-se nalgumas incoerênci- as das suas 95 teses. As reformas que alguns desejam no catolicismo não resultam de uma pre- ocupação por uma igreja mais pura, mais fiel a Cristo e semelhante a Cris- to. São o resultado de um humanismo que colocou o homem no centro do universo. As pessoas querem mudan- ças na ética, na aceitação dos com- portamentos desviantes; querem que a igreja se torne mais tolerante face ao cenário na área da família e na se- xualidade; querem que a sua igreja se torne mais humana (leia-se mundana), que os aceite tal como são, sem ne- cessidade de mudança; que diga amém aos vícios e paixões do coração. Mas uma igreja assim será sempre uma igreja apóstata e dispensável num mundo que carece de Cristo e do evangelho. Lutero leu a Bíblia, converteu-se e acreditou que a reforma na Igreja te- ria de passar pelo conhecimento de Deus e pela submissão a Deus. Naque- la altura a Bíblia era acessível apenas aos latinizados que tinham acesso a boas bibliotecas. Lutero fez bem a sua parte: traduziu a Bíblia para o alemão corrente. O povo rejubilou, mas a Igre- ja irou-se e perseguiu os protestantes. A Bíblia contém a mente de Deus, es- clarece-nos acerca da nossa condição espiritual e destino eterno, repreende- nos, exorta-nos, denuncia o pecado

Upload: hakhanh

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ELO Série 5Nº 97423 abril 2017

Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2)

Janela de OportunidadePor norma não comento aqui as deci-sões da hierarquia católica. Pregar o evangelho é muito mais importante do que comentar decisões de uma igreja que há milénio e meio se afas-tou do evangelho, se corrompeu na doutrina e atolou em escândalos sexu-ais e financeiros. O nosso adversário é satanás. Contudo, não somos indife-rentes ao que nos últimos dias se tem dito acerca da próxima visita do Papa e à canonização de duas das três cri-anças envolvidas na trama de Fátima.

Portugal parece entusiasmado com a decisão. O comércio aguarda o incre-mento do turismo religioso. O Presi-dente da República está esperançado nas mudanças que o Papa realizará na sua igreja. Mas não vejo na nossa na-ção uma preocupação pelo que Deus pensará de todo este aparato religioso. Não se vê um desejo de san-tidade nem um interesse na busca da verdade.

O Padre Anselmo Borges, que não acredita nas aparições, diz que é ne-cessário evangelizar Fátima. Ele e o Pa-dre Mário de Oliveira fazem-me lem-brar Lutero quando escreveu as 95 te-ses. Lutero discordava de muita coisa mas permanecia ainda católico; era religioso mas estava ainda perdido e isso traduzia-se nalgumas incoerênci-as das suas 95 teses.

As reformas que alguns desejam no catolicismo não resultam de uma pre-ocupação por uma igreja mais pura, mais fiel a Cristo e semelhante a Cris-to. São o resultado de um humanismo que colocou o homem no centro do universo. As pessoas querem mudan-ças na ética, na aceitação dos com-portamentos desviantes; querem que a igreja se torne mais tolerante face ao cenário na área da família e na se-xualidade; querem que a sua igreja se torne mais humana (leia-se mundana), que os aceite tal como são, sem ne-cessidade de mudança; que diga amém aos vícios e paixões do coração. Mas uma igreja assim será sempre uma igreja apóstata e dispensável num mundo que carece de Cristo e do evangelho.

Lutero leu a Bíblia, converteu-se e acreditou que a reforma na Igreja te-ria de passar pelo conhecimento de Deus e pela submissão a Deus. Naque-la altura a Bíblia era acessível apenas aos latinizados que tinham acesso a boas bibliotecas. Lutero fez bem a sua parte: traduziu a Bíblia para o alemão corrente. O povo rejubilou, mas a Igre-ja irou-se e perseguiu os protestantes.

A Bíblia contém a mente de Deus, es-clarece-nos acerca da nossa condição espiritual e destino eterno, repreende-nos, exorta-nos, denuncia o pecado

2 23 abr. 2017

• 10h00 – Escola Bíblica Dominical.

Classe Maternal: No piso 1.

Classe de Pré-Primários: A bondade de Boaz; lição baseada em Rute 1 e 2.

Classe de Primários: Ficha de revi-são das lições da unidade: Fazer o que é correto.

Classe de Juniores: Revisão às lições em Neemias.

Classes de Jovens e Adultos: Lição n.º 08: Mateus 24.36-51 – E sobre o futuro? Texto áureo: Portanto, vigiai, pois não sabeis em que dia vem o vos-so Senhor (Mateus 24.42).

• 11h00 – Culto de louvor e pregação. O Pastor pregará sobre o capítulo 1 de Daniel – Tesouro em vasos de barro. Em mês de missões pensare-mos na fé, integridade e coragem de quatro adolescentes arrancados da sua zona de conforto e que Deus usou para Seu testemunho em terra longínqua, no meio de um povo idó-latra e de língua estranha. Um enco-rajamento para todos nós.

• 12h00 – Assembleia geral. Profissões de fé.

• 18h30 - Culto de adoração. Agrade-cemos à irmã Edite Briosa a respon-sabilidade assumida com a pregação no culto da tarde por ausência do Pastor em Torres Novas.

Agenda para hojeem nós e aponta-nos o calvário onde Cristo expiou toda a nossa iniquidade. O evangelho oferece-nos a graça de Deus em Cristo – pela graça sois salvos (Efésios 2.8). A nossa esperança não pode estar num homem nem numa igreja por mais rica que seja. Somente podemos esperar na misericórdia e graça de Deus. As canonizações não passam de atos políticos e religiosos sem qualquer valor diante de Deus. É crendo em Jesus Cristo de todo o co-ração e convertendo-se de todos os seus maus caminhos que qualquer pessoa pode tornar-se santa.

O que acontece em Fátima é ainda o resultado da rejeição da Bíblia, da ig-norância de Deus e da falta de temor a Deus. É a negação do evangelho. Isso entristece-nos. Mas cria também para nós uma janela de oportunidade. Numa época em que quase toda a gente parece comentar com entusias-mo religioso (e patriótico…) a canoni-zação dos pastorinhos, teremos exce-lentes oportunidades para falarmos de Jesus e de lembrarmos doutrinas tão fundamentais como os dez manda-mentos. Talvez os nossos amigos nem saibam onde estes se encontram na Bíblia (você sabe?...) O segundo man-damento (Êxodo 20.4) poderá ser um bom início de conversa.

Pastor J. Pinto Ferreira

Santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós. (I Pedro 3.15)

Introdutores: Doina e Nicolae Leuca • Diaconi-sa: Bertília Pires • Música: Rute Figueiredo (pia-no); Jónatas Ferreira (piano, violino); Inês Leal (piano) • Audiovisual: João Pedro T. Santos; No-emi Ferreira; Miguel Leal; Pedro Jerónimo Jr. • Ornamentação: Eunice e Raquel Santos

escala de serviço

3ELO 974

Hoje — Torres NovasUm grupo de sete pessoas da nossa Igreja irá esta tarde a Torres Novas re-alizar uma caminhada de oração e participar na EBD e no culto da Mis-são Baptista local.

Próximo domingoQuerendo Deus, os candidatos a bap-tismo que ouviremos hoje em profis-são de fé serão batizados no culto da tarde do próximo domingo. Há irmãos que solicitam a antecipação do culto para as 18h00, assunto que será colo-cado à assembleia hoje às 12h00.

Missões MundiaisAbril é mês de Missões Mundiais. A nossa oferta especial será levantada no próximo domingo.

Pelas IgrejasEsta manhã a Terceira Igreja Baptista do Porto dará posse ao seu novo Pas-tor, Eliézer Honorato de Sousa.

Estão abertas as inscrições para os acampamentos de verão em Água de Madeiros. Há panfletos disponíveis com toda a informação na secretaria da Igreja. Poderá também aceder ao site do acampamento e inscrever-se online. Caso opte por essa via, não se esqueça de assinalar a nossa Igreja que já lá está na lista identificada como “Cacém (Baptista)”.

Veja aqui as datas dos eventos no AB:

Ac. Fem. e de Homens .... 01 a 08/julhoAc. de Crianças ............... 08 a 15/julhoAc. de Juniores ................ 15 a 22/julhoAc. Familiar I .................. 22 a 29/julhoAc. Familiar II ......... 29/julho a 05/ago.Ac. de Jovens .................... 05 a 12/ago.Conferência Bíblica .......... 14 a 18/ago.C. Música e Adoração ...... 19 a 26/ago.Ac. Adolescentes ......... 26/ag. a 02/set.Conferência +21 ................ 04 a 09/set.

Final da peça que os Infantes do Rei apresentaram no

Culto de Páscoa do passado domingo.

Propriedade: Igreja Evangélica Baptista do CacémEquipa Redatorial: Pastor José Pinto Ferreira, Jónatas Ferreira, Samuel OliveiraE-mail: [email protected]: SemanalTiragem: 120 exemplaresÍcones de Freepik e Simpleicon em flaticon.com

Endereço Postal:Rua D. Maria II, 33Apartado 202735-296 Cacém

website: www.igrejabaptistacacem.orgE-mail: [email protected]

Telefones:Igreja Baptista: 219 141 936

965 477 594Centro Social Baptista:Geral: 219 129 120Fax: 219 129 129

Atividades Regulares:

Domingo:10.00 - Escola Bíblica Dominical11.00 - Culto de louvor e pregação18.30 - Culto de adoração e edificação

Quarta-feira:15.00 - Momento espiritual no centro de dia16.00 - História bíblica no infantário19.00 - Culto de oração e estudo bíblico

Quinta-feira:16.00 - História bíblica no infantário

Sábado:10:00 - Reunião Infantes do Rei (quinzenal) 16:30 - Reunião União Feminina (mensal) 18.00 - Reunião União de Jovens (semanal)

Pastor: José Pinto Ferreira

Telef.: 219 260 420, 933 400 367

ficha técnica

28/abril – Paulina Campos29/abril – Lukembela Eduardo

Gratidão:Aniversariantes.

Saúde e/ou Idosos:Aida Pires; Augusta Melo; Beatriz Carvalho;Georgete Silva;Isabel Gonçalves; Laura M. Ribeiro;Laurentina Amaro; Mª Conceição Capão (lar idosos)M.ª Helena Santos Ferreira;M.ª Luísa Pereira; M.ª Luísa Pereiro;Paulina Campos; Telmo Cunha e esposa (Aida);Ofélia e Pt. J. Sérgio Felizardo.

Outros:Irmãos e famílias no estrangeiro;Missão Baptista em Torres Novas;Centro Social Baptista.

Parabéns

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Salmo 90:12

Motivos de oração