sem vergonha do evangelho - igrejabaptistacacem.org · larizadas na escola por causa da sua fé. a...

4
Nº 886 2015.06.14 Na minha infância as crianças evan- gélicas da minha aldeia eram ridicu- larizadas na escola por causa da sua fé. A minha professora do primeiro ano do ensino primário contribuía claramente para esse flagelo. Contudo, eu era ensinado em casa e na igreja a lidar com essa pressão. Sabia que não havia razão para me envergonhar do evangelho e, ao contrário dos meus colegas não evangélicos, eu sabia o que cria. Apesar da mudança da cultura por- tuguesa, surgem hoje alguns mo- tivos para que eu sinta alguma ver- gonha. Sinto vergonha quando pes- soas sem caráter usam abusiva- mente o nome evangélico. Sinto vergonha quando alguns pseudo- evangélicos negam com a sua palavra e com a sua vida o nome de Cristo. Hoje os evangélicos estão sob pres- são. Surgem títulos na imprensa que lançam o descrédito sobre o evangelho, ou tratam o evangelho como antiquado e descredibilizado. Ateus militantes tratam o cristianis- mo como se fosse veneno. Christo- pher Hichens, um ateu militante, es- creveu um livro com o seguinte títu- Sem Vergonha do Evangelho lo: Deus Não é Grande: Como a Re- ligião Envenena Tudo. Não há como não sentir alguma tristeza ou indig- nação quando damos de caras com um título destes. É verdade que houve várias guerras em que cristãos lutaram entre si, negando o evangelho. Hoje é o radi- calismo islâmico que mata quem não pensa da mesma forma. Mas, o cristianismo não pode ser acusado de todos os males na história da hu- manidade. Hitler não era religioso. A guerra no Camboja foi o resultado da tentativa de imposição de uma ideologia política ateia (comu- nismo). Vale a pena resgatar alguns episó- dios que demonstram a influência do evangelho na ética e economia dos povos. A Inglaterra foi o primei- ro país a abolir efetivamente a es- cravatura, por influência de cristãos como William Wilberforce e outros. Na altura o governo inglês prometeu indemnizar os produtores de cana- -de-açúcar na Jamaica e noutros lu- gares sob domínio britânico pela perda da mão-de-obra escrava. O valor dessa indemnização corres- pondia na altura a metade do PIB britânico (a nossa dívida nacional

Upload: tranthuan

Post on 09-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Sem Vergonha do Evangelho - igrejabaptistacacem.org · larizadas na escola por causa da sua fé. A minha professora do primeiro ano do ensino primário contribuía ... • Ornamentação:

Nº 886 2015.06.14

Na minha infância as crianças evan-gélicas da minha aldeia eram ridicu-larizadas na escola por causa da sua fé. A minha professora do primeiro ano do ensino primário contribuía claramente para esse flagelo. Contudo, eu era ensinado em casa e na igreja a lidar com essa pressão. Sabia que não havia razão para me envergonhar do evangelho e, ao contrário dos meus colegas não evangélicos, eu sabia o que cria.Apesar da mudança da cultura por-tuguesa, surgem hoje alguns mo-tivos para que eu sinta alguma ver-gonha. Sinto vergonha quando pes-soas sem caráter usam abusiva-mente o nome evangélico. Sinto vergonha quando alguns pseudo-evangélicos negam com a sua palavra e com a sua vida o nome de Cristo.Hoje os evangélicos estão sob pres-são. Surgem títulos na imprensa que lançam o descrédito sobre o evangelho, ou tratam o evangelho como antiquado e descredibilizado. Ateus militantes tratam o cristianis-mo como se fosse veneno. Christo-pher Hichens, um ateu militante, es-creveu um livro com o seguinte títu-

Sem Vergonha do Evangelholo: Deus Não é Grande: Como a Re-ligião Envenena Tudo. Não há como não sentir alguma tristeza ou indig-nação quando damos de caras com um título destes.É verdade que houve várias guerras em que cristãos lutaram entre si, negando o evangelho. Hoje é o radi-calismo islâmico que mata quem não pensa da mesma forma. Mas, o cristianismo não pode ser acusado de todos os males na história da hu-manidade. Hitler não era religioso. A guerra no Camboja foi o resultado da tentativa de imposição de uma ideologia política ateia (comu-nismo).Vale a pena resgatar alguns episó-dios que demonstram a influência do evangelho na ética e economia dos povos. A Inglaterra foi o primei-ro país a abolir efetivamente a es-cravatura, por influência de cristãos como William Wilberforce e outros. Na altura o governo inglês prometeu indemnizar os produtores de cana- -de-açúcar na Jamaica e noutros lu-gares sob domínio britânico pela perda da mão-de-obra escrava. O valor dessa indemnização corres-pondia na altura a metade do PIB britânico (a nossa dívida nacional ►

Page 2: Sem Vergonha do Evangelho - igrejabaptistacacem.org · larizadas na escola por causa da sua fé. A minha professora do primeiro ano do ensino primário contribuía ... • Ornamentação:

Nº 886

* 10h00 - Escola Bib. DominicalClasse Maternal: no primeiro piso.Classe de Pré Primários: Rute 1 e 2 – A bondade de Boaz.Classe de Primários: Génesis 37:1-36 – Deus protege José.Classe de Juniores: Esta classe iniciará hoje um novo ciclo de lições. O tema hoje será: Seja Um Cristão Verdadeiro – Tiago 1.22.Classe de Adolescentes: Deutero-nómio 6.4 e João 4.23 – O perfil do seu Treinador.Classes de Jovens e de Adultos. Iniciamos hoje o estudo das epísto-las de João. Lição de hoje: I João 1.1-4 – A Verdade apresentada. * 11h00 - Culto de Louvor e Pre-gação. Mensagem: Efésios 5.27 * 17h00 - Assembleia GeralA agenda provisória incluirá movi-mento de membros, aprovação de atas e balancetes financeiros. * 18h30 - Culto de Adoração

Introdutores: Beatriz Carvalho e Pedro Jeróni-mo Júnior • Diácono: Samuel Oliveira • Música: Samuel Oliveira (órgão); Jónatas Ferreira (violino); Rute Figueiredo (piano) • Audiovisual: Noemi Ferreira; Miguel Leal; João Pedro Santos • Ornamentação: Severina Rocha.

◀ ronda hoje os 130% do PIB).Quando em 1807 a Inglaterra aju-dou a corte Portuguesa na fuga para o Brasil, e mais tarde liderou a luta contra a ocupação francesa, uma das condições (para além da liberdade religiosa), foi a abolição da escravatura. Portugal, país pro-fundamente católico, já t inha proibido o comércio de escravos no século XVIII (Marquês de Pombal), mas a efetiva libertação viria quase cem anos depois.Hoje, quando somos confrontados com as teses do neoateismo mili-tante que reage com repulsa e ran-cor contra o evangelho, não pode-mos envergonhar-nos do evange-lho. É verdade que no passado al-guns setores do cristianismo man-charam o bom nome do evangelho. Mas o evangelho é infinitamente maior do que aqueles que o repre-sentam. A árvore não pode ser con-fundida com a floresta. O evangelho continua válido, poderoso e insubs-tituível como no passado. O mundo precisa de pessoas tementes a Deus, humildes, cora-josas, santas, que amem a verdade, a justiça e a família. Nenhuma ide-ologia consegue produzir esse mo-delo de caráter. Mas essa é uma das virtudes do evangelho e uma das razões porque vale a pena in-vestirmos no ensino e na pregação do evangelho. O retorno para os nossos filhos e para o mundo é de um valor incalculável quer tenha-mos em vista a vida presente, quer pensemos na eternidade.

Pastor José P. Ferreira

Page 3: Sem Vergonha do Evangelho - igrejabaptistacacem.org · larizadas na escola por causa da sua fé. A minha professora do primeiro ano do ensino primário contribuía ... • Ornamentação:

Nº 886

Próxima atividade Infantes do ReiSerá em Azeitão, no próximo sába-do (dia 29) e terá um custo de 3 eu-ros por criança. É necessária ins-crição junto do Capitão, Ir. João Paulo Cabral. Outras Aticidades em Junho21 - Encerramento atividades Inf. Rei27 - Pic-nic da União de Jovens

Passeio da EBDNa quarta-feira o passeio da nossa Escola Bíblica Dominical ao Acam-pamento Palavra da Vida teve a participação de 35 pessoas. Acampamento do CSBO Acampamento do Centro Social Baptista terminou na sexta-feira. Participaram 17 adultos, 41 crianças e 7 educadoras e auxiliares. Tive-mos várias visitas durante a se-mana. União Feminina* Ontem aconteceu o encontro men-sal da nossa UF. O próximo será dia 11 de julho.* O Congresso Extraordinário do Departamento Feminino da CBP acontecerá no próximo sábado nas instalações da Igreja de Tires, a partir das 11h00.

Fotografia de grupo dos participantes no Acampamento do CSB. Adultos

atrás, crianças à frente.

“Sim, o que vimos e ouvimos, isso vos

anunciamos, para que também tenhais comunhão

conosco;…”(1 João 1:3a)

Page 4: Sem Vergonha do Evangelho - igrejabaptistacacem.org · larizadas na escola por causa da sua fé. A minha professora do primeiro ano do ensino primário contribuía ... • Ornamentação:

Propriedade:Igreja Evangélica Baptista do Cacém

Equipa Redatorial:Pastor José Pinto Ferreira, Jónatas Ferreira,Samuel Oliveira.

E-mail: [email protected]: www.igrejabaptistacacem.org

Periodicidade: Semanal

Tiragem: 120 exemplares

Endereço Postal:Rua D. Maria II, 33Apartado 202735-296 Cacém

E-mail: [email protected]

Telefones:

Igreja Baptista: 21.9141936Centro Social Baptista:Sede: 21.9129120Fax: 21.9129129

Atividades Regulares:

Domingo:10.00 - Escola Bíblica Dominical11.00 - Culto de louvor e pregação18.30 - Culto de adoração e edificaçãoQuarta-feira:15.00 - Momento espiritual no centro de dia16.00 - História bíblica no infantário19.00 - Culto de oração e estudo bíblicoQuinta-feira:16.00 - História bíblica no infantárioSábado:10:00 - Reunião Infantes do Rei (quinzenal) 16:30 - Reunião União Feminina (mensal) 18.00 - Reunião União de Jovens (semanal)

Pastor: José Pinto FerreiraTelef.: 21.9260420, 93.3400367E-mail: [email protected]

Ação de Graças:Aniversariantes;Pelo Acampamento do CSB;Pelo passeio da EBD. Saúde:Aida Pires;Augusta Melo;Conceição Capão;Isabel Gonçalves;Laura M. Ribeiro;Mª Helena Ferreira;Mª Luísa Pereiro;Mª Júlia Fernandes (lar de idosos);Paulina Campos;Telmo Cunha;Leia C. Almeida.

Outros:Pelas famílias da IgrejaUnião de Jovens;União Feminina;Infantes do Rei.

15/junho - Susana Bedane16/junho - Sara George