eletricidade técnica - cuidados com o medidor de energia elétrica

2
Cuidados para evitar problemas na medição da energia elétrica 1- TESTE: Para verificar se o medidor está funcionando bem, o consumidor deve desligar todos os equipamentos elétricos e eletrônicos da casa, inclusive retirando-os da tomada. Em seguida, deve-se observar o movimento dos ponteiros do relógio. Se tudo estiver correto, eles devem estar parados ou demorar mais de 15 minutos para completar uma volta. 2- AFERIÇÃO: O consumidor deve conferir as instalações da casa, antes de solicitar a aferição do medidor. Pois, de acordo com a resolução de Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), se ficar constatado que não há defeito no medidor, o consumidor terá que pagar pelo serviço. No entanto, se o medidor estiver com problema, quem paga pela aferição e pela substituição do equipamento é a concessionária. 3- TROCA: Se for preciso substituir o medidor, o consumidor tem o direito de ser avisado, com antecedência de três dias, quando o serviço será feito, além de receber as informações referentes às leituras de consumo do medidor retirado e do instalado. 4- VIOLAÇÃO: O medidor pertence à concessionária, mas o consumidor é responsável pelo equipamento. Pela resolução da ANEEL, os lacres e os selos instalados no medidor só podem ser rompidos por um representante legal da concessionária. Se for constatado rompimento ou violação do lacre, com alteração nas características da instalação do medidor, a concessionária poderá cobrar do consumidor uma multa correspondente a 10% do valor líquido da primeira fatura emitida após a verificação da irregularidade.

Upload: luiz-santos-resende

Post on 12-Jun-2015

1.991 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Eletricidade Técnica - Cuidados com o medidor de energia elétrica

Cuidados para evitar problemas na medição da energia elétrica

1- TESTE: Para verificar se o medidor está funcionando bem, o consumidor deve desligar todos os equipamentos elétricos e eletrônicos da casa, inclusive retirando-os da tomada. Em seguida, deve-se observar o movimento dos ponteiros do relógio. Se tudo estiver correto, eles devem estar parados ou demorar mais de 15 minutos para completar uma volta.

2- AFERIÇÃO: O consumidor deve conferir as instalações da casa, antes de solicitar a aferição do medidor. Pois, de acordo com a resolução de Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), se ficar constatado que não há defeito no medidor, o consumidor terá que pagar pelo serviço. No entanto, se o medidor estiver com problema, quem paga pela aferição e pela substituição do equipamento é a concessionária.

3- TROCA: Se for preciso substituir o medidor, o consumidor tem o direito de ser avisado, com antecedência de três dias, quando o serviço será feito, além de receber as informações referentes às leituras de consumo do medidor retirado e do instalado.

4- VIOLAÇÃO: O medidor pertence à concessionária, mas o consumidor é responsável pelo equipamento. Pela resolução da ANEEL, os lacres e os selos instalados no medidor só podem ser rompidos por um representante legal da concessionária. Se for constatado rompimento ou violação do lacre, com alteração nas características da instalação do medidor, a concessionária poderá cobrar do consumidor uma multa correspondente a 10% do valor líquido da primeira fatura emitida após a verificação da irregularidade.

Page 2: Eletricidade Técnica - Cuidados com o medidor de energia elétrica

Como controlar o consumo no relógio de luz