elenco - 22 de dezembro de 2013

28
Natal Não pode ser vendida separadamente Boas festas MANAUS, DOMINGO, 22 DE DEZEMBRO DE 2013 de luz

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 14-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Elenco - Revista de entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Page 1: Elenco - 22 de dezembro de 2013

Natal

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

Boas festasBoas festasMANAUS, DOMINGO, 22 DE DEZEMBRO DE 2013

de luz

Page 2: Elenco - 22 de dezembro de 2013
Page 3: Elenco - 22 de dezembro de 2013

EditorialN a t a l !

Tempo de paz, espe-rança, soli-dar iedade , fraternidade e renovação. É nesse pe-ríodo que as pessoas têm a chance de se reavaliar e ponderar suas ações e se realmente o consumismo e a tradicional troca de presentes, refletem o sentido real da ação. Mas afinal, qual seria o presente ideal neste dia de Natal? A pergunta é evidente. Mas, quem não gosta de ganhar presentes?

A Elenco deste domingo convidou algumas personalidades para con-tarem sobre os melhores presentes que já ganharam da vida e o que eles significam, afinal, as aspirações humanas estão em todas as listas de presentes.

E se o Natal deste ano, mais uma vez, não trouxe aquele presente tantas vezes adiado, pode ser que a vida este-ja apenas esperando por 2014. Então um ótimo domingo e um feliz Natal!

Expediente

Guto Oliveira

#índice Elenco (3)

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessaria-

mente, a opinião do jornal.

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara, 623,

São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

Elenco #destaques da tv(26)

4INDICA

A chocolatier Talita Avelino traz, mais uma vez, dezenas de pequenos prazeres

gastronômicos ideais para compor a mesa de fim de ano.

6BOA MESA

Selma Reis e as inúmeras comemorações de Natal e Ano Novo que requisitam sua

presença.

14ESPECIAL

Personalidades locais falam sobre os melhores presentes que já ganharam da

vida.

18BELEZA

Todas querem estar lindas para as festas de fim de ano. Cabelo perfeito e maquiagem impecável são os dois itens

essenciais para ficar bonita para as fotos que serão feitas durante toda a noite.

Editor Guto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

Repórter Mellanie Hasimoto

Diagramação Adyel Vieira

Tratamento de imagemPablo Filard

CapaHudson Barros

Colaboradores: Selma Reis, Bruno Mazieri, Alex Derzi e André Fendii

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

Há quatro décadas a atração faz parte da programação es-pecial de final de ano da Globo e novamente promete ser uma boa opção para a família, fe-chando os festejos de Natal

Em 2013, o “Especial de Fim de Ano” de Roberto Carlos na Globo completa 40 anos de exibição. E para comemorar a data, a emisso-ra exibe na noite de Natal, dia 25, logo após “Amor à Vida”, “Roberto Carlos, 40 Anos. Juntos”.

O clima da gravação da atração, que aconteceu no final de novem-bro, na Cidade das Artes, no Rio de

Janeiro, foi de pura emoção. Cerca de 1200 convidados fizeram parte da festa e vibraram com os encon-tros e as surpresas do espetáculo. Na chegada, o elenco da emissora atravessou um tapete azul da en-trada até a Grande Sala.

No interior do teatro, a plateia aproveitou um show à parte com a apresentação de Marcelo Adnet, que animou os convidados até a entrada do Rei, que deu início ao espetáculo cantando “Emoções”. Feliz com mais um ano de especial, Roberto expressou a alegria de es-tar no palco novamente. “É incrível, estar aqui. É sempre como se fosse

a primeira vez”, declarou. O primeiro convidado do rei foi

Lulu Santos, que falou sobre a in-fluência que Roberto Carlos teve em sua trajetória artística, e em seguida interpretou “As Curvas da Estrada de Santos”. Ao lado do Rei, cantou um de seus grandes sucessos, “Como Uma Onda”. Na sequência, foi a vez de Tatá Wer-neck, a Valdirene de “Amor à Vida”, ser recebida por Roberto e brilhar com seu humor, arrancando risos da plateia e do cantor. Uma brin-cadeira de dublagem da atriz foi a “deixa” para que Anitta surpre-endesse a todos subindo ao palco.

Emocionada, a cantora acompa-nhou Roberto na canção “Olha”. Um dos pontos altos da noite veio em seguida, com Anitta e Roberto fazendo um dueto que mesclou “Show das Poderosas” e “Se Você Pensa” e contou a participação das bailarinas da cantora.

Em momento descontraído do show, Tiago Abravanel cantou como Tim Maia e relembrou o cantor, que era muito amigo de Roberto Carlos, cantando “Não Quero Dinheiro”. Logo após, sem a caracterização de Tim, ele apre-sentou a música “Negro Gato” ao lado do Rei.

16 ESPECIALA Miss Amazonas 2014, Ytala Najara, convidada

especial para o editorial de fim de ano, com o stylist de Edinho Serrão.

Roberto Carlos, 40 anos na tela

Cantando “Emoções”, o Rei entrou no palco

do show que comemora os 40 anos de Roberto

Carlos na Globo

JOÃO COTTA/RG

Page 4: Elenco - 22 de dezembro de 2013

ChocolatesAs festas de fi m de ano são uma

explosão de delícias, com as mesas abarrotadas de pratos que espera-mos o ano inteiro para comer. E, como não poderia ser diferente quando falamos dos doces, a choco-latier Talita Avelino traz, mais uma vez, dezenas de pequenos prazeres gastronômicos ideais para compor a mesa

“Nossos doces são sempre prepara-dos com muito carinho e cuidado. Além disso, trazemos iguarias de fora, para garantir o melhor para nossos clientes”, informa a chef Talita Avelino. Exemplo disso são os maravilhosos chocolates belgas que a chocolatier traz exclusi-vamente para preparar as guloseimas. “À exceção de alguns enfeites, que são importados, todos os nossos produtos são feitos no ateliê”, completa.

para o NatalOs chocolates são uma óti-

ma pedida para quem quer presentear, além de deliciosos o tema natalino deixa eles ainda mais charmosos.

Ponto de vista

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

Talita Avelino Chocolatier

ligado nas novelas# Elenco AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 (25)

18h25, na GloboSegunda Manfred observa de longe o carro de Silvia pegar fogo. Sonan admite para Tenpa que ama Matilde. O delegado encontra os documentos de Silvia perto do carro carbonizado e conta para Franz que ela está morta. Terça Hilda e Toni chamam Viktor para passar o Natal com eles, mas o rapaz não aceita. A pedido de Ernest, Josué leva para Pérola uma caixinha de música como presente de Natal. Iolanda e Mundo ceiam juntos em um quarto de hotel. Quarta Silvia está desacordada e chama por Viktor e Heitor. Sonan sonha com Matilde. Depois da ceia, Manfred manda que Ernest abra os presentes. Em um dos embrulhos estão as cartas de Catarina e Heitor.Hilda incentiva Toni a procurar Giuseppe.

Quinta Franz fi ca surpreso ao saber que Manfred é seu irmão, mas não consegue arrancar mais detalhes de Ernest. Cléo admite que não passou a noite com Joel. Franz conta para Viktor e Hilda que Manfred é fi lho de Ernest.

Sexta Franz acha estranho Ernest fazer tudo o que Manfred manda. Lindinha tenta convencer Dália a ajudar Iolanda no processo de adultério, mas é em vão. Silvia acorda na casa de Eufrásio e Bibiana, mas ainda demonstra uma grande fraqueza.

Sábado Franz discute com Manfred e Ernest. Bibiana consegue fazer com que Silvia se alimente. Manfred demite Julieta ao saber que ela ajudou Franz e se descontrola ao ser rejeitado por Ernest. Davi compra um anel para Aurora e a pede em casamento.

19h30, na GloboSegundaWilliam enfrenta Kléber, e Hermes tenta amenizar o clima entre eles. Nilson segue William e Hermes. Tereza impede LC de se aproximar de Lili. Heloísa decide falar com a família de Rafa. Inês briga com Heloísa no escritório do marido e acaba acertando Marcelo.

Terça Inês implora para que Thomaz não saia de casa. Celina agride Kléber. Nilson se explica para William. Celina chega em casa abalada e é surpreendida pela simpatia de Lili. Kléber beija Keila, mas desiste ao pensar em Celina. Inês afi rma que vai se vingar de Heloísa.

Quarta Thomaz leva Inês para fora da casa de Heloísa. Berenice consegue falar com William sobre a Comu-nidade, antes que entrem na delegacia. Marcelo leva Inês para o hospital. Selma embriaga Líder Jorge. Celina canta no bar, e Kléber a observa.

Quinta Thomaz confi rma para Fernanda que LC está vivo. Celina percebe o interesse de Fátima em Rafa. Lili descobre o GPS na mochila de William. Marlon contraria Angelique e parte para o alojamento de Vitória. SEXTA Líder Jorge acorda na casa de Vó Tita e fi ca intrigado. Celina conta para Fátima que está namorando Matias. Kléber pede para Hermes ajudá-lo com seu problema com Keila. Flávio e Heloísa procuram pistas no computador de Lili. Sábado Kléber se enfurece com Romildo ao saber que Berenice fugiu. William pede para Nilson ensiná-lo a pilotar seu barco. Heloísa conta para Thomaz que Priscila terminou o namoro com Álvaro por causa de Marcelo.

21h10, na GloboSegunda Amarilys e Eron descobrem que Niko é o único parente biológico de Fabrício e saem do tribunal para falar com Laerte. Aline percebe que Ciça foi para sua casa para espioná-la. Paulinha pede para passar o Natal com Bruno e Paloma. Carlito ajuda Valdirene a entrar no Projac.

Terça Félix fi ca pasmo ao ver Niko, que pede para conversar com ele. Paulinha pede para Pilar deixar que ela e Paloma passem o Natal em casa com Bruno. Ciça vê Aline fazer bolinhos para César. César expulsa Paloma e Paulinha de sua casa. Niko leva Félix, Márcia e Rinaldo para passar o Natal com ele e os fi lhos.

Quarta Niko tenta convencer Pilar a chamar Félix de volta para sua casa. Valdirene fala com Márcia e pede um presente de Natal para Carlito. Niko elogia Félix para Pilar e a convida para ver onde seu fi lho está trabalhando. Amarilys convence Eron a tirar Fabrício de Niko.

Quinta Niko conversa com Pilar. Aline disfarça e não revela o ingrediente que usa nas comidas que faz para César. Eron pede para Rafael ajudá-lo a tirar Fabrí-cio de Niko. Valdirene consegue falar com Boninho. Michel pede Patrícia em casamento.

Sexta Pilar se impressiona com as atitudes de Félix e o chama para voltar a morar com ela. Aline insiste que Ciça tire dois dias de folga. Félix e Pilar se reconciliam.

Sábado Todos na mansão estranham o comportamento simpático de Félix. Amarilys arma com Eron de gan-har a confi ança de Niko para tomar Fabrício dele.

20h30, no SBTSegunda No porão, Cris se entristece por ter perdido o show de Tomás Ferraz, Rafa tenta consolar a amiga. No quarto, Tati sente a ausência de Cris, Mosca e Binho também sentem a falta de Rafa.

Terça No hospital, Carol, Dani, Beto e Clarita esperam por alguma noticia de Leticia e Dr. Fernando aparece. O médico cumprimenta a todos e pede para conversar com Carolina, Beto defende a irmã, mas a moça conversa com o rapaz.

Quarta Em sua sala, Cintia conversa com Armando pelo computador. O rapaz comunica à diretora que os homens encontraram Cícero e o levaram para longe. No mesmo momento, Tati e Vivi entram na sala e avisam Cintia que não querem ser adotadas.

Quinta No orfanato, Mosca pede desculpas a Mili por ter atrapalhado o seu encontro, o garoto confessa que seguiu os dois até no cinema. A garota revela ao menino que gosta de Duda apenas como amigo e que não fi cou com o mauricinho.

Sexta No orfanato, Cris agarra o suposto cantor português e Tomás Ferraz conta que viu o vídeo da pequenina na internet. As chiquititas levam Tomás Ferraz para con-hecer o orfanato. No pátio, Chico briga por Ernestina ter mentido para ele sobre os textos que ela enviava.

Sábado Não há exibição.

“Malhação” – 17h30 Sofi a e Edgard gostam da

exposição trazida pelas fotos do papparazzo. Flaviana avisa a Sofi a que seu beijo com Edgard foi divulgado na internet. Abe-lardo tem uma crise de pânico por fi car muito perto de Bernar-dete. Zelândia humilha Caetano em suas fantasias sensuais. Bia Borges, uma famosa jornalista de moda, pede uma entrevista

com Sofi a e sua equipe do pro-jeto de beleza. Junior implica com Sidney por causa de Sofi a. Domingas e Virgílio comemo-ram a nova atitude de Monique. Vera e Ronaldo se apoiam. An-tônio ajuda Vera a fazer bolo, e Anita se surpreende. Sofi a sai com Edgard. Ben sente ciúmes de Antônio e Anita.

Antônio provoca Ben com sua proximidade com Anita.

Maura afi rma a Sidney que Sofi a não é menina para ele. Guilherme se preocupa com Clara. Giovana se incomoda com o sucesso de Sofi a. Ed-gard e Sofi a esnobam a mode-lo Fábia Brasil. Abelardo avisa a Caetano sobre a ameaça de um ex-cliente. Ben e Anita fi -cam juntos. Sofi a afi rma a Bia Borges que o Tapinha da Sofi a é um projeto somente dela.

Elenco #indica AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013(4)

para o Natal

Page 5: Elenco - 22 de dezembro de 2013

DestaquesHá, ainda, as caixas de chocolates

decorados, ideais para presentear uma pessoa especial. Os potinhos de chocolate maciço e os pirulitos de chocolate e bolachas Maria também são um sucesso, principalmente por serem em forma de árvores de Natal e decoradas com temas da época, como a carinha do bom velhinho.

Outro destaque da época são as cestas personalizadas, que cus-tam entre R$ 60 e R$ 350. Feitas especialmente para o Natal, as cestas contém produtos do ateliê feitos especialmente para compor o arranjo, além de serem decora-das com bonequinhos Papai Noel

e outros mimos, como garrafi nhas de espumante.

E, como ele não poderia fi car de fora, o panetone ganha novas ver-sões. Para este ano, Talita Avelino preparou o panetone de colher, uma porção que consiste em camadas alternadas do pão doce natalino e brigadeiro. Os tradicionais, como os chocotones grandes e pequenos, são recheados com generosas ca-madas de brigadeiro.

A loja estará aberta de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h. Neste domingo, 22, o Ateliê Talita Avelino também estará aberto, das 10h às 17h. No próximo dia 24, a loja fi ca aberta até as 11h.

Caixas de chocolate decorados também são um bom presente

As cestas são lindas e com produtos e preços muito variados

O panetone ganha novas versões com arranjos personalizados

A variedade de chocolates é uma ótima opção para presentear

SERVIÇOAteliê Talita AvelinoEnd: Av. Mário Ypiranga, 1.506 – AdrianópolisInfo: 9315-9318

indica# Elenco AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 (5)

FOTOS: ALBERTO CÉSAR ARAÚJO

Page 6: Elenco - 22 de dezembro de 2013

No domingo passado, falei para vocês sobre as inúmeras confraternizações que aconte-cem em dezembro

Eu tento ir, mas é praticamen-te impossível, na minha profis-são, estar presente em muitas festas afinal, eu faço festas e na melhor hora, estou só o caquinho!

Ainda assim, eu vou a todas que as minhas pernas permitem. E todos à minha volta perguntam

como consigo ou me recomen-dam me poupar enviando um cartão e flores de agradecimen-to. Não consigo. Quando faço isso, é porque não posso mesmo. E sabe por que me esforço tanto para ir? Porque eu adoro festas. Gosto daquele burburinho da conversa, do tilintar dos copos, do cheiro da comida e, princi-palmente, do prazer das pessoas por estarem celebrando.

Além disso, tenho alguns ou-tros critérios que credito ao bom viver em sociedade. Se alguém te convida é por que gostaria de sua presença, não é? Por que razão

alguém se esforça em organizar um encontro que envolve tempo, e gastos, e detalhes, e muitas delicadezas e mil expectativas, se não for para estar com pesso-as que gosta ou admira? Então, quando alguém me convida, eu me sinto prestigiada, elogiada e querida. Festa não é supér-fluo é confraternizar, gostar de estar próximo, homenagear, celebrar as muitas bênçãos que recebemos. Supérfluas são as alegorias e adereços exagera-dos que permeiam um evento e que são desnecessários aos objetivos acima.

SELMA REISEspecial EM TEMPO

Confraternizando...

o Natal pelo mundoNa Itália, quem entrega os pre-

sentes às crianças é uma bruxa chamada “La Befana”, e não o Papai-Noel. Na França, ao invés de pôr meias sobre a lareira, como é feito nos EUA, os franceses colocam os sapatos.

Na Alemanha, são Nicolau vi-sita as casas das crianças na noite do dia 5 de dezembro e entrega balas e outros doces que devem ser abertos no dia 6, Dia de São Nicolau. Segundo uma das tradições, mais popular na região católica do sul do país, o “Christkind” (Menino Jesus) traz os presentes na noite de Natal. Nas regiões do norte da Alema-nha, os pais costumam dizer que o “Weihnachtsmann” (Homem do Natal) é quem traz os presentes. A maioria das famílias alemãs arma uma árvore de Natal de-corada com luzes e ornamentos. Bolos e bolachas aromáticas chamados de “lebkuchen” são preparados em vários formatos e usados como decoração.

Na Dinamarca, Noruega e Su-écia o jantar de Natal inclui um pudim de arroz denominado

“julgrot”, que contém uma amên-doa em seu interior. De acordo com a tradição, quem encontrar a amêndoa na sua porção terá boa sorte durante todo o ano seguinte. O Papai-Noel é um per-sonagem familiar nos países es-candinavos, mas muitas crianças acreditam que um duende é quem traz os presentes do velhinho até suas casas. Os dinamar-queses e noruegueses chamam esse duende de “Julenissen”, e os suecos se referem a ele como “Jultometen”.

Na Suécia, a temporada do Natal começa em 13 de dezembro, dia de Santa Lúcia. Na manhã desse dia, a filha mais velha da casa se veste de branco e coloca sobre a cabeça uma grinalda com sete velas acesas. Ela serve bolo de passas e leva o café-da-manhã às camas dos demais integrantes da família. Por toda a Noruega, os sinos das igrejas tocam às 17 horas da véspera de Natal em um ritual chamado “Ringe in Julem” (Sinos no Natal). Na Dinamarca, as árvores de Natal são decoradas com pequenos cones de papel.

Na Austrália e Nova Zelândia, como no Brasil, o Natal aconte-ce no verão. Muitos celebram a data fazendo um piquenique

Papai-Noel ganhou o mundo e o seu significado é praticamente o mesmo. Sendo que em alguns lugares ele ganha outro nome

Famílias alemãs armam árvore de Natal com luzes e ornamen-tos, como as bolachas aromáticas chamadas de “lebkuchen”

Elenco #boa mesa(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 turismo#Elenco AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 (23)

FOTO

S: D

ÉBO

RA C

AMEL

Y

Page 7: Elenco - 22 de dezembro de 2013

Planejando:1. Lista de convidados;2. Tipo de evento (o horário é que determina se é café da ma-nhã, brunch, almoço, coquetel ou jantar);3. Cardápio (algo possível que sai-ba fazer ou que possa pedir para alguém fazer. Jamais faça seus convidados de cobaias!);4. Lista de bebidas (adequadas ao tipo de evento);5. Pessoal de apoio (garçom ou copeira)

Executando:1. Ligue para os convidados;2. Contrate o pessoal, se pre-cisar.3. Encomende a comida ou faça as compras necessárias para pre-pará-la.4. Compre as bebidas.5. Se tiver tempo ou quiser, compre fl ores para a mesa, denomine os lugares à mesa, coloque velas ou dê seu toque pessoal na sua casa para que ela fi que mais charmosa.6. Verifi que se está tudo certo como planejou três horas antes da festa começar. Comidas prontas, bebidas geladas, casa arrumada. Perfeito!7. Arrume-se e aproveite!

Roteiro para fazer uma pequena reuniãoFesta boa é aquela que vamos e nem lembramos a cor da toalha da mesa (e passamos grande parte do tempo olhando para ela!) de tão bom que estava o papo ou a pista de dança. Eu sou campeã de não lembrar esses detalhes, acredite! Apesar de ser minha profi ssão, eu abstraio total-mente e não reparo em nada que não seja o prazer de estar com as pessoas

E quando eu vou, eu vou mesmo! Sempre digo que o duro é me tirar de casa, depois disso, nem vem fi car me chamando! Coisa chata!

E mesmo ocupada e virando noites e noites trabalhando, esta semana, tive o prazer de receber em casa oito amigas que fazem parte de uma pequena confraria que temos. Confesso que foi dureza fazer isso com a vida atribulada que tenho, mas foi muito gostoso e faço isso tão pouco que creio merecer esta alegria. Arru-mei a casa nos dois dias anteriores depois de fechar o Zefi nha, ou seja, em plena madrugada. Montei a árvore de Natal (que agora é branca, porque o Daniel resolveu que prefere assim). No dia, pretendia chegar ao máximo às 17h para fazer alguns pratos e fi nalizar os dois que foram preparados na minha cozinha durante o dia, mas não deu certo, cheguei quase 19h e aí, foi aquele Deus nos acuda e corri tanto que pensei que não ia dar conta, mas dei e as 20h10 estava recebendo a primeira convidada. Sucesso absoluto e nada a ver com o meu es-mero para arrumar tudo e sim, porque fi camos tão felizes juntas que eu correria tudo de novo só para viver aquelas horas.

Isso se chama momento feliz e é o que faz essa vida valer muito a pena.

Feliz Natal a todos!

Se seu sonho é viajar na época do Natal para outro país para conhecer como a data é celebrada em outra cultura, confi ra um pouco das curiosidades de nações diferentes da nossa

Apesar dos presentes e das ceias apetitosas, do Papai Noel e suas renas, sem dú-vida alguma a característica religiosa é o ponto central da comemoração do Natal. Uma das mais coloridas e festivas celebrações deste dia é reali-zada na cidade de Belém. Na véspera de Natal formam-se longas fi las de pessoas por en-tre as ruas estreitas da cidade. Encabeçando essas fi las estão sacerdotes vestidos com mag-nífi cas túnicas. Eles levam um minúsculo e vistoso berço de vime contendo uma imagem de cera do Menino Jesus. Rumam para a Capela de Santa Catari-na onde é celebrada uma mis-sa à meia noite. Participam peregrinos de todas as partes do planeta. A cerimônia se encerra quando o patriarca de Jerusalém carrega a imagem do Menino Jesus para uma manjedoura ornamentada de vidro e mármore na “Gruta da Natividade”.

A fi gura do Papai Noel tem origem na história de São Ni-colau, um santo especialmente querido pelos cristãos orto-doxos e, em particular, pelos russos. São Nicolau, quando jovem, viajava muito, tendo conhecido a Palestina e Egito. Por onde passava fi cava na lembrança das pessoas devido a sua bondade e o costume de dar presentes às crianças necessitadas. Conta-se que o

primeiro presente que o Pa-pai Noel deu foi moedas de ouro, entregues a três meninas pobres. Quando voltou a sua cidade-natal, Patara, na pro-víncia de Lícia, Ásia Menor, São Nicolau foi declarado bispo da cidade de Mira.

Com o tempo, o santo foi ganhando fama de fazedor de milagres, sendo esse um dos temas favoritos dos artistas medievais. Nessa época, a devoção a ele se estendeu para todas as regiões da Eu-ropa, tornando-o o padroeiro da Rússia e da Grécia, das associações de caridade, das crianças, marinheiros, garo-tas solteiras, comerciantes, penhoristas, e também de al-gumas cidades como Friburgo e Moscou. Milhares de igrejas europeias foram dedicadas a ele, uma delas ainda no século 6, construída pelo imperador romano Justiniano I, em Cons-tantinopla, atual Istambul.

A Reforma Protestante fez com que o culto a são Nico-lau desaparecesse da Euro-pa, com exceção da Holanda, onde sua fi gura persistiu como “Sinterklaas”, adaptação do nome são Nicolau. Coloni-zadores holandeses levaram a tradição consigo até New Amsterdan (a atual cidade de Nova York) nas colônias norte-americanas do século 17. “Sinterklaas” foi adotado pelo povo americano falante do inglês, que passou a cha-má-lo de “Santa Claus”; em português, Papai Noel.

A fi gura do Papai Noel ga-nhou o mundo, o seu signifi ca-do é praticamente o mesmo, sendo que em alguns lugares ele ganha outro nome.

A magia dElenco #beleza(22) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 boa mesa# Elenco AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 (7)Elenco #turismo(22) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

Page 8: Elenco - 22 de dezembro de 2013

(8) Elenco #acontece AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

Evitar o desperdício e a so-bra de alimentos é muito mais fácil do que se imagina

Quando se trata de organi-zar os festejos de Natal e Ano Novo geralmente o assunto vem acompanhado de certo estresse e expectativa. Primeiro é a lista dos presentes que teoricamente deveriam começar a serem com-prados em setembro ou outubro, mas, na realidade, todos deixam para fazer isso em dezembro.

Depois vem a organização da festa: qual será o cardápio, quem faz o quê; se é a dona da casa quem cozinhará, se os convidados trarão um prato, e assim por diante, dependendo do tipo da festa e da intimidade

que os convidados têm entre si. Claro que o mais importante é a reunião e o carinho trocado uns com os outros, mas para a dona da casa as preocupações vão muito além, principalmente se a cozinha fi car por sua conta.

Para evitar “muito sofrimen-to”, o jeito é planejar tudo e com antecedência; tão impor-tante como definir o que servir é aprender a calcular as quan-tidades.

Na maioria das vezes, por re-ceio de faltar comida, acabamos fi cando com um estoque de so-bras na geladeira; e também o inverso pode acontecer, ou seja, alguém fi car sem experimentar aquele prato que estava deli-cioso, mas, infelizmente não foi

sufi ciente para servir a todos. Assim, calcular a quantidade de alimentos é fundamental. Espe-cialistas no assunto garantem que quanto maior o número de convidados, menos comida será necessário preparar. Por exem-plo, para cem convidados, o cál-culo ideal é para 85. Nem todo mundo tem um apetite invejável, sem contar as pessoas que es-tão de dieta, e também as crian-ças e os idosos.

PreferênciasPara evitar desperdício, con-

sulte os convidados para saber de suas preferências e monte um cardápio menor e mais enxu-to, evitando assim desperdícios. Procure optar pelo mais simples

e saboroso; o freezer também é um grande aliado uma vez que existe uma infi nidade de pratos que podem ser preparados com antecedência. Outra tendência muito atual são os chamados “pratos únicos”, aqueles alimen-tos que se preparam em quanti-dades sufi cientes e que, por sua composição não necessitam de muitos acompanhamentos, bas-tando apenas um saboroso arroz branco e uma salada básica.

As bebidas alcoólicas, água e refrigerantes podem ser com-pradas com antecedência e em maior quantidade. Preste aten-ção aos ingredientes frescos, como folhas, frutas, que devem ser adquiridos no dia e na quan-tidade certa.

Para garantir o sucesso das festas

Page 9: Elenco - 22 de dezembro de 2013

(20) Elenco #tecnologia AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

Tudo pronto para a virada

Decor

Lançamentos de 2014O fi nal do ano está aí e, com

ele, muitos lançamentos no mundo dos jogos e a expectati-va para o que 2014 trará. Entre as novidades está o popular game de PC “Minecrast ”, que apresenta um mundo aberto em que o jogador pode criar o que quiser com blocos. O game foi liberado para download na última quarta-feira, 18

O console da Sony é priorida-de para os desenvolvedores do título, que já pode ser jogado no Xbox 360, da Microsost . De acordo com a desenvolvedo-ra Mojang, o game para PS3 custar US$ 20 e é idêntico à versão para Xbox 360. “Skins” e texturas diferentes poderão ser baixadas logo no lançamento.

Outro game superaguardado é “Lego The Hobbit”, desenvolvido pelo estúdio TT Games, que já criou jo-gos de franquias famosas baseados no universo Lego, como “Lego Star Wars” e até “Lego The Lord of the Rings”. Em “Lego The Hobbit” o Con-dado, Valfenda e a Montanha Solitá-ria são retratados. O trailer do game foi divulgado esta semana, e mostra cenas e personagens dos fi lmes da tri-logia do diretor Peter Jackson, “Uma

Jornada Inesperada” e “A Desolação de Smaug” recriados com peças de Lego.

Cada um dos personagens, inclusive os anões Thorin, Fíli, Kíli, Óin, Glóin, Dwalin, Balin, Bifur, Bofur, Bombur, Dori, Nori e Ori, terá habilidades únicas que deverão ser usadas em certos momentos da aventura. “Lego The Hobbit” será lançado para PC, Mac, PlayStation 3, PlayStation 4, PS Vita, Wii U, Xbox 360 e Xbox One em 2014.

Outra novidade para o ano que vem também já foi adiantada pela EA Sports. A empresa divulgou duas

imagens inéditas do lutador Jon Jones no novo game de luta do “UFC”, que será lançado em 2014 para PlaySta-tion 4 e Xbox One. As fotos mostram o motor gráfi co “Ignite” atuando na reconstrução dos detalhes físicos de Jones, da defi nição de suas tatuagens à proporção do seu corpo.

O novo jogo do “UFC” promete um elenco com quase 100 lutadores, além de lutas mais intensas e dinâmicas, um novo sistema de física de golpes e a deformação em tempo real do corpo dos lutadores, como o salto de uma veia ou a fl exão de um músculo.

ALB

ERTO

CÉS

AR A

RAÚ

JO

Page 10: Elenco - 22 de dezembro de 2013

Energia positiva, palavras de incentivo, além de muito brilho e descontração. Esses são apenas alguns ingredien-tes para fazer uma festa per-feita. Para completar a fórmu-la, nada melhor que decorar a festa com itens que remetem a todas essas coisas boas que vêm com a chegada de um novo ano

O Réveillon é sinônimo de muita festa e, por isso mesmo, a decoração da casa tem de condizer com esse ambiente de boa disposição, glamour e ale-gria. Seja em um pequeno jantar íntimo, ou mesmo em uma festa de arromba para brindar a che-gada do novo ano, dá para usar a imaginação e a criatividade e fazer um ambiente incrível!

Em uma festa mais informal não podem faltar adereços en-

graçados e descontraídos, como os oferecidos pelo Bandeirão De-corações. São balões com frases bacanas, adereços para cabeça como tiaras e cartolas com glit-ter, além e copos com luz, piscas-piscas, lança-confetes, buzinas e muito mais.

E, de acordo com a proprietária Dodora Cavalcante, para entrar em 2014 não pode faltar brilho. “Indicamos arranjos e decora-ções dourados e prateados, que são hors concours durante as festas de final de ano”, diz.

Para complementar, balões metálicos a gás dão um toque divertido, e até mesmo os de plás-tico não são reservados apenas a festas de aniversário. “Temos diversos modelos, como os de garrafa de espumante e taças, estrelas, e muitos outros. Os que mais fazem sucesso, no entanto, são os que formam a frase ‘Feliz 2014’. Aliás, tudo que atrai ener-gia positivas vale a pena incluir no décor”, revela.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

Para receber 2014 em alto astral vale tudo na hora da festa

Elenco #decor(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 beleza# Elenco (9)(19)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

linda nas festasNaturalidadeJá para o Ano Novo, o cabelo vem

sensual. Ondas jogadas para o lado, feitas com babyliss médio ou chapinha, dão ao look um ar mais descontraído e sem muita preocupação, visto que muita gente vara a madrugada nas festas.

“E, para manter os cachos no lugar, utilizamos produtos que dão uma maior durabilidade ao penteado. Esse cabelo é perfeito para quem gosta de algo mais charmoso, mas não quer se preocupar se o penteado está desabando no final da noite”, aponta.

Por conta dessa despreocupação com o horário, a maquiagem também fica menos pesada, dando destaque para a boca. “O delineado de gatinho fica um charme para qualquer ocasião, por isso optei por manter o make com esse ar clássico. E, nos lábios, um batom vermelho puxado para o laranja evidencia a boca”, destaca.

Ambas as sugestões podem ser usa-das, inclusive, nas festas de formatura que acontecem também durante esta época do ano.

“Para as festas de final de ano, o ideal é apostar em penteados e maquiagens que não sejam desconfortáveis, já que as festas podem durar horas. Por isso, é sempre bom levar o ba-tom para retocar duran-te a noite.”

Ponto de vista

Ricardo Palmeira,maquiador e cabeleireiro

FOTOS: ALBERTO CÉSAR ARAÚJO

Page 11: Elenco - 22 de dezembro de 2013

Todas querem estar lindas para as festas de fi nal de ano. Cabelo perfeito e maquiagem impecável são os dois itens essenciais para fi car bonita para as fotos que serão feitas durante toda a noite. E é por isso que a sugestão para as festas são cabelos despoja-dos, mas que não dão muito trabalho, e um make-up bo-nito, mas que não precisa de muita manutenção

O cabeleireiro e maquiador Ricardo Palmeira, do salão Villa Angel, explica que, para o Natal, a pedida é um penteado elegante. “Hoje, as meninas estão prefe-rindo penteados mais naturais, despojados, com cara de que fo-ram feitos por elas mesmas. No entanto, o cabelo sempre está

bem estruturado, sem ser forçado e muito formal”, diz.

Por conta disso, o profi ssional escolheu fazer um combo no estilo dois em um: trança lateral, que dá todo um charme, combinado com cachos médios, trazendo um toque de feminilidade. “A trança para o lado confere um ar mais descontraído, e é fi nalizada com cachos um pouco mais soltos. Para segurar, usamos, antes, um ativador de volume e fi nalizamos com spray”, explica.

A maquiagem para as festivida-des natalinas destacam os olhos. Bem marcados, ganham genero-sas camadas de máscara de cílios, assim como sombra esfumada no côncavo e outra de cor cons-trastante no canto interno dos olhos. “Escolhi evidenciar ainda mais o olhar. A boca vem nude e a pele bem trabalhada, com im-perfeições e detalhes corrigidos”, completa Palmeira.

Para fi car MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

FOTOS: ALBERTO CÉSAR ARAÚJO

SERVIÇOVILLA ANGEL

Aberto de segunda-feira a sá-bado, das 9h às 20h (no dia 24 e no dia 31 aberto até as 18h)End: Rua Rio Juruá, s/n – Viei-ralves (entre as ruas Acre e João ValérioInfo: 3584-3252 e 3088-6121.

decor# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013Elenco #beleza(18) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 15 de dezembro de 2013

DiversãoO champanhe é uma das prota-

gonistas da noite, e muita gente não vai largar sua flute durante a festa. E, por isso, dá para fazer uma brincadeira interessante com os copos. Personalize as taças de champanhe com um detalhe en-graçado – pode ser uma etiqueta pendurada com uma fita na base com o seu nome, uma citação ou mensagem de boas-vindas ao ano novo; pode ainda ser um enfeite de época ou outro mimo especial.

Um serviço exclusivo oferecido pelo Bandeirão é a montagem dos centros de mesa, que adicionam um toque de glamour e sofi sticação à decoração. “O cliente escolhe os ob-jetos que deseja compor o centrinho e nós montamos, damos sugestões. Muita gente opta por incluir óculos, tiaras, confete, tudo para fazer a hora da virada um momento diver-tido”, conta Dodora.

Além dos arranjos, é possível tam-bém liberar a imaginação: escrever mensagens em neon, envolver os ca-bos dos talheres com fi tas douradas ou prateadas, colocar fl ores e velas, luzes e muito mais. Ou seja, usando a criatividade, o Ano Novo não vai passar em branco mesmo! Além dos diversos arranjos, também é bom liberar a imaginação para receber o novo ano

Elenco #beleza AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 15 de dezembro de 2013

Page 12: Elenco - 22 de dezembro de 2013

presente’Muita saúdeA família também é o maior presente que a dire-

tora-presidente da Fundação Doutor Thomas (FDT), Martha Moutinho Cruz, já ganhou. “Já tive muita sorte de ter nascido em uma família estruturada e repleta de amor, por isso que eles são o meu maior presente. A continuação da minha família, meu casamento com meu marido e minha filha também são presentes especiais”, revela. Em seguida, diz Martha, a saúde também é um grande presente.

Outro que teve destaque em 2013 foi o cantor Elias Moreira. Depois de aparecer no programa “The Voice”, o artista diz que pretende continuar trabalhando para ter ainda mais reconhecimento. “O carinho do público pelo meu trabalho foi um dos grandes presentes que ganhei. O reconhecimento por tudo que venho desenvolvendo há muito tempo também, porque batalhei muito este ano para ter a oportunidade de cantar”, comenta.

O diretor do Detran/AM, Leonel Feitoza, acredita que a vida foi o maior presente que já ganhou. “A vida é o maior presente que a gente tem. Família maravilhosa, amigos queridos também. Eu só tenho a agradecer ao governador Omar Aziz por ter tido a confiança em mim para estar à frente do Detran. A vida tem sido generosa comigo, e nem sei se mereço tanto!”, informa.

E, como não deveria deixar de ser, o diretor chama a atenção para a preservação da vida. “Agradeço a Deus todos os dias por tanta coisa boa que acontece comigo. Estar vivo é a maior das bênçãos e preservar a vida é um dever de todos”, diz.

“O grande presente, não só para mim, mas para toda a humanidade, é mais paz e mais amor”, diz o artista plástico Rui Machado. “Em um mundo cheio de conflitos e guerras, um pouco de paz cairia muito

bem para a comunidade. Hoje em dia, a falta de respeito e consideração são os grandes males”, reflete. Para Machado, o amor também vem no pacote. “O amor é a base de tudo e, se as pessoas tivessem mais amor em seus corações, tudo seria diferente”, ressalta.

A paz de espírito é um dos maiores presentes da vida da fotógrafa Gisele Alfaia. Encontrar o equilíbrio junto com a felicidade de sua família, para ela, não tem preço. “A felicidade plena, a

paz interior, sempre estão ligadas às questões familiares. Minha vida gira em torno dos meus pais, filhos e marido. Almejo que minha família continue unida e saudável”, declara.

Na questão profissional, um presente que a fotógrafa recebeu foi a realização de um grande sonho. “Tive o reconhecimento do meu trabalho e realizei o sonho de divulgar o meu Estado, o Amazonas. Só recebi coisas boas este ano!”, comemora.

Rui Machadoartista plástico Gisele Alfaia

fotógrafa

Elias Moreiracantor

(17)especial# Elenco AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

O Natal não é amigo da balança, mas é possível “reduzir danos” com receitas mais enxutas do clássico pãozinho preparado com leite e canela

Há quem comece dezembro chorando. Não por conta das luzes de Natal que tomam conta da cidade. Nem por pen-sar no que fez durante todos os meses anteriores. Muito menos porque terá de enfrentar os shoppings lotados no dia 24, simplesmente porque deixou tudo para a última hora. Na verdade, muitos de nós choram em pensar na impossibilidade de resistir às delícias que vão ocupar a mesa na hora da ceia. Natal é família, e juntar parentes — sejam eles de sangue, sejam escolhidos pela vida — sem muita comida

é desperdiçar a reunião.Mas os “vilões” calóricos se multiplicam

e toda a choradeira cessa quando nos deparamos com aquela fartura. Um dos pratos mais gostosos e que mais sofrem com esse estigma é a rabanada. A invenção luso-brasileira tem gordura e carboidrato de sobra em sua receita, além de muito açúcar. Derrete na boca e se solidifica na barriga. Mas, há como resistir? Eu prefiro pensar que não. Só que há como deixar a receita menos bombástica para suas dobrinhas. A blogueira Michelle Franzoni, do www.blogdamimis.com.br, perdeu 33kg apenas com reeducação alimentar e não quer saber deles voltando à sua silhueta.

Contudo, ela mesma garante que o seu maior segredo foi buscar sempre adapta-

ções dos sabores que apreciava, de forma a torná-los mais saudáveis. Ela fez isso com a rabanada. “Meu marido também mudou a alimentação. Como ele sempre gostou de ovo, tratei de recriar a receita para torná-la menos calórica.” Assim, o pão dormido virou pão integral; o leite é desnatado; e vai para a chapa em vez da frigideira. “Há, claro, uma diferença no sabor, já que não é frito. Mas acho que essa mudança é muito pequena diante da melhora na qualidade de vida”, diz a blogueira.

Há sempre o receio de mexer com tradições, mas, como nossa época grita “cuide da sua saúde” a cada garfada que você dá num prato de comida, tentar di-minuir os impactos nocivos dos alimentos é sempre válido.

(12) Elenco #variedades AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

desafinar a dietaRabanada sem

Page 13: Elenco - 22 de dezembro de 2013

‘Meu maiorPaz, esperança, saúde, prosperidade... Esses e

muitos outros são os desejos não apenas para o fi m de ano, mas para o ano inteiro

No entanto, é nesta época que todos se unem para que as energias se fortaleçam ao desejar um ano novo melhor, com pedidos cada vez mais fortes e agradecimentos se multiplicando. Por isso, na época onde todos ganham presentes, diversas personalidades que tiveram destaque em 2013 revelam quais foram os melhores presentes que a vida pode lhes dar.

“O presente mais especial que a vida pode nos dar são os fi lhos. Eles representam nossa continuidade como seres humanos e nossa aposta na humanida-de, na construção de um mundo melhor”, declara o governador do Amazonas, Omar Aziz.

“Porque se não houvesse uma crença nossa na melhoria ninguém teria fi lhos, já que ninguém quer deixar para os descendentes um cenário ruim. Além dos fi lhos, um outro presente especial é a possibili-dade de realizar os projetos que idealizamos. E essa felicidade eu também estou tendo à frente do governo do Amazonas. Sei que há muito ainda a ser feito, mas tenho trabalhado no limite do que é possível. E dentro desse possível há feitos importantes que merecem ser celebrados”, completa o governador.

Para o prefeito Artur Virgílio Neto, o maior presente que ele pôde ganhar foi a vida em si. “É com ela que a gente faz o resto. É, também, a partir dela que erramos e, se tivermos sabedoria, aprendemos com nossos erros. É a partir da vida que a gente move a vida”, diz.

Artur fala, também, do apego que tem pela vida. “Procuro manter dentro de mim, na minha alma, uma juventude eterna. Gosto da vida, de viver intensamente cada momento. Me dedico obsessivamente às coisas que faço – era assim no esporte, no meu trabalho, na minha diversão. Não sei me divertir pouco. A palavra que resume o bem mais precioso para mim é a vida. Ela me possibilitou conhecer minha mãe, meu pai, meus fi lhos, minha esposa. A vida!”, completa.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

Omar AzizGovernador do Estado

Arthur NetoPrefeito de Manaus

Leonel FeitozaDiretor do Detran/AM

Martha MoutinhoPresidente da FDT

Elenco #especial AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

(16) Moda

Glamour de fi m de ano

O universo da moda masculina está ganhando cada vez mais espaço. Não apenas no quesito roupas, mas também no que diz respeito aos acessórios

Aliás, eles daxax

BRUNO MAZIERIEspecial EM TEMPO

xaxax

Page 14: Elenco - 22 de dezembro de 2013

Elenco #moda(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 moda# Elenco AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 (15)

O fi nal do ano chega e, junto com ele, muitas festas e celebrações. Formaturas, casamentos e até mesmo as celebrações de Natal e Ano Novo pedem um look mais chic. E é exatamente essa a proposta da boutique do Cagin, que traz toda uma proposta sexy e cheia de fe-minilidade, sem nunca perder o glamour

As fendas, decotes e costas nuas são o ápice da sensualidade. “Dá para fi car linda e sexy, sem deixar de ser glamorosa. A mulher que vai para uma festa pode sempre contar com detalhes nos vestidos que são todo o diferencial”, comen-ta o stylist Edinho Serrão.

Com tecidos tecnológicos, dá para se divertir sem a preocupação de que a roupa vai amassar. “A proposta, agora, é a da malha de crepe, que permite movimento. Ela vai estar sempre elegante, dan-çando e se divertindo sem grandes preocupações”, esclarece.

Bordados em pedraria também dão um up nos vestidos, que vão dos mais curtos até os longos. “Há, ainda, os bordados com tachas, que dão um toque de modernidade para a roupa”, completa. Ou seja, os vestidos, cujas cores como verde esmeralda, cinza e nude são as cores do momento, existem para todos os gostos.

Os detalhes das telinhas que imitam uma segunda pele também continuam em alta. “Elas aparecem nos decotes, nas costas, para dar aquele efeito sensual. Mas, agora, revertendo o foco do decote para as costas nuas, que também não deixam de ser sensuais”, diz.

Em relação aos decotes, os tomara-que-caia continuam em voga, além dos decotes “abusa-dos”, aqueles que vão até o umbi-go. “Esse decote é super sexy, que toda mulher mais ousada adora usar”, completa Serrão.

Ficha técnica

Produção de moda: Boutique do Cagin Participação especial: Ytala Najara – Miss Amazonas 2014Stylist: Edinho SerrãoBeleza: Duda LittleFotos: Hudson BarrosAgradecimentos: Hotel Go In – Rede AtlantaLucius Gonçalves e Márcia Meirelles, coorde-nadores do concurso.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

ta o stylist Edinho Serrão. revertendo o foco do decote para as costas nuas, que também não deixam de ser sensuais”, diz.

Em relação aos decotes, os tomara-que-caia continuam em voga, além dos decotes “abusa-dos”, aqueles que vão até o umbi-go. “Esse decote é super sexy, que toda mulher mais ousada adora usar”, completa Serrão.

Page 15: Elenco - 22 de dezembro de 2013

Elenco #moda(14) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 moda# Elenco AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 (15)

O fi nal do ano chega e, junto com ele, muitas festas e celebrações. Formaturas, casamentos e até mesmo as celebrações de Natal e Ano Novo pedem um look mais chic. E é exatamente essa a proposta da boutique do Cagin, que traz toda uma proposta sexy e cheia de fe-minilidade, sem nunca perder o glamour

As fendas, decotes e costas nuas são o ápice da sensualidade. “Dá para fi car linda e sexy, sem deixar de ser glamorosa. A mulher que vai para uma festa pode sempre contar com detalhes nos vestidos que são todo o diferencial”, comen-ta o stylist Edinho Serrão.

Com tecidos tecnológicos, dá para se divertir sem a preocupação de que a roupa vai amassar. “A proposta, agora, é a da malha de crepe, que permite movimento. Ela vai estar sempre elegante, dan-çando e se divertindo sem grandes preocupações”, esclarece.

Bordados em pedraria também dão um up nos vestidos, que vão dos mais curtos até os longos. “Há, ainda, os bordados com tachas, que dão um toque de modernidade para a roupa”, completa. Ou seja, os vestidos, cujas cores como verde esmeralda, cinza e nude são as cores do momento, existem para todos os gostos.

Os detalhes das telinhas que imitam uma segunda pele também continuam em alta. “Elas aparecem nos decotes, nas costas, para dar aquele efeito sensual. Mas, agora, revertendo o foco do decote para as costas nuas, que também não deixam de ser sensuais”, diz.

Em relação aos decotes, os tomara-que-caia continuam em voga, além dos decotes “abusa-dos”, aqueles que vão até o umbi-go. “Esse decote é super sexy, que toda mulher mais ousada adora usar”, completa Serrão.

Ficha técnica

Produção de moda: Boutique do Cagin Participação especial: Ytala Najara – Miss Amazonas 2014Stylist: Edinho SerrãoBeleza: Duda LittleFotos: Hudson BarrosAgradecimentos: Hotel Go In – Rede AtlantaLucius Gonçalves e Márcia Meirelles, coorde-nadores do concurso.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

ta o stylist Edinho Serrão. revertendo o foco do decote para as costas nuas, que também não deixam de ser sensuais”, diz.

Em relação aos decotes, os tomara-que-caia continuam em voga, além dos decotes “abusa-dos”, aqueles que vão até o umbi-go. “Esse decote é super sexy, que toda mulher mais ousada adora usar”, completa Serrão.

Page 16: Elenco - 22 de dezembro de 2013

‘Meu maiorPaz, esperança, saúde, prosperidade... Esses e

muitos outros são os desejos não apenas para o fi m de ano, mas para o ano inteiro

No entanto, é nesta época que todos se unem para que as energias se fortaleçam ao desejar um ano novo melhor, com pedidos cada vez mais fortes e agradecimentos se multiplicando. Por isso, na época onde todos ganham presentes, diversas personalidades que tiveram destaque em 2013 revelam quais foram os melhores presentes que a vida pode lhes dar.

“O presente mais especial que a vida pode nos dar são os fi lhos. Eles representam nossa continuidade como seres humanos e nossa aposta na humanida-de, na construção de um mundo melhor”, declara o governador do Amazonas, Omar Aziz.

“Porque se não houvesse uma crença nossa na melhoria ninguém teria fi lhos, já que ninguém quer deixar para os descendentes um cenário ruim. Além dos fi lhos, um outro presente especial é a possibili-dade de realizar os projetos que idealizamos. E essa felicidade eu também estou tendo à frente do governo do Amazonas. Sei que há muito ainda a ser feito, mas tenho trabalhado no limite do que é possível. E dentro desse possível há feitos importantes que merecem ser celebrados”, completa o governador.

Para o prefeito Artur Virgílio Neto, o maior presente que ele pôde ganhar foi a vida em si. “É com ela que a gente faz o resto. É, também, a partir dela que erramos e, se tivermos sabedoria, aprendemos com nossos erros. É a partir da vida que a gente move a vida”, diz.

Artur fala, também, do apego que tem pela vida. “Procuro manter dentro de mim, na minha alma, uma juventude eterna. Gosto da vida, de viver intensamente cada momento. Me dedico obsessivamente às coisas que faço – era assim no esporte, no meu trabalho, na minha diversão. Não sei me divertir pouco. A palavra que resume o bem mais precioso para mim é a vida. Ela me possibilitou conhecer minha mãe, meu pai, meus fi lhos, minha esposa. A vida!”, completa.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

Omar AzizGovernador do Estado

Arthur NetoPrefeito de Manaus

Leonel FeitozaDiretor do Detran/AM

Martha MoutinhoPresidente da FDT

Elenco #especial AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

(16) Moda

Glamour de fi m de ano

O universo da moda masculina está ganhando cada vez mais espaço. Não apenas no quesito roupas, mas também no que diz respeito aos acessórios

Aliás, eles daxax

BRUNO MAZIERIEspecial EM TEMPO

xaxax

Page 17: Elenco - 22 de dezembro de 2013

presente’Muita saúdeA família também é o maior presente que a dire-

tora-presidente da Fundação Doutor Thomas (FDT), Martha Moutinho Cruz, já ganhou. “Já tive muita sorte de ter nascido em uma família estruturada e repleta de amor, por isso que eles são o meu maior presente. A continuação da minha família, meu casamento com meu marido e minha filha também são presentes especiais”, revela. Em seguida, diz Martha, a saúde também é um grande presente.

Outro que teve destaque em 2013 foi o cantor Elias Moreira. Depois de aparecer no programa “The Voice”, o artista diz que pretende continuar trabalhando para ter ainda mais reconhecimento. “O carinho do público pelo meu trabalho foi um dos grandes presentes que ganhei. O reconhecimento por tudo que venho desenvolvendo há muito tempo também, porque batalhei muito este ano para ter a oportunidade de cantar”, comenta.

O diretor do Detran/AM, Leonel Feitoza, acredita que a vida foi o maior presente que já ganhou. “A vida é o maior presente que a gente tem. Família maravilhosa, amigos queridos também. Eu só tenho a agradecer ao governador Omar Aziz por ter tido a confiança em mim para estar à frente do Detran. A vida tem sido generosa comigo, e nem sei se mereço tanto!”, informa.

E, como não deveria deixar de ser, o diretor chama a atenção para a preservação da vida. “Agradeço a Deus todos os dias por tanta coisa boa que acontece comigo. Estar vivo é a maior das bênçãos e preservar a vida é um dever de todos”, diz.

“O grande presente, não só para mim, mas para toda a humanidade, é mais paz e mais amor”, diz o artista plástico Rui Machado. “Em um mundo cheio de conflitos e guerras, um pouco de paz cairia muito

bem para a comunidade. Hoje em dia, a falta de respeito e consideração são os grandes males”, reflete. Para Machado, o amor também vem no pacote. “O amor é a base de tudo e, se as pessoas tivessem mais amor em seus corações, tudo seria diferente”, ressalta.

A paz de espírito é um dos maiores presentes da vida da fotógrafa Gisele Alfaia. Encontrar o equilíbrio junto com a felicidade de sua família, para ela, não tem preço. “A felicidade plena, a

paz interior, sempre estão ligadas às questões familiares. Minha vida gira em torno dos meus pais, filhos e marido. Almejo que minha família continue unida e saudável”, declara.

Na questão profissional, um presente que a fotógrafa recebeu foi a realização de um grande sonho. “Tive o reconhecimento do meu trabalho e realizei o sonho de divulgar o meu Estado, o Amazonas. Só recebi coisas boas este ano!”, comemora.

Rui Machadoartista plástico Gisele Alfaia

fotógrafa

Elias Moreiracantor

(17)especial# Elenco AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

O Natal não é amigo da balança, mas é possível “reduzir danos” com receitas mais enxutas do clássico pãozinho preparado com leite e canela

Há quem comece dezembro chorando. Não por conta das luzes de Natal que tomam conta da cidade. Nem por pen-sar no que fez durante todos os meses anteriores. Muito menos porque terá de enfrentar os shoppings lotados no dia 24, simplesmente porque deixou tudo para a última hora. Na verdade, muitos de nós choram em pensar na impossibilidade de resistir às delícias que vão ocupar a mesa na hora da ceia. Natal é família, e juntar parentes — sejam eles de sangue, sejam escolhidos pela vida — sem muita comida

é desperdiçar a reunião.Mas os “vilões” calóricos se multiplicam

e toda a choradeira cessa quando nos deparamos com aquela fartura. Um dos pratos mais gostosos e que mais sofrem com esse estigma é a rabanada. A invenção luso-brasileira tem gordura e carboidrato de sobra em sua receita, além de muito açúcar. Derrete na boca e se solidifica na barriga. Mas, há como resistir? Eu prefiro pensar que não. Só que há como deixar a receita menos bombástica para suas dobrinhas. A blogueira Michelle Franzoni, do www.blogdamimis.com.br, perdeu 33kg apenas com reeducação alimentar e não quer saber deles voltando à sua silhueta.

Contudo, ela mesma garante que o seu maior segredo foi buscar sempre adapta-

ções dos sabores que apreciava, de forma a torná-los mais saudáveis. Ela fez isso com a rabanada. “Meu marido também mudou a alimentação. Como ele sempre gostou de ovo, tratei de recriar a receita para torná-la menos calórica.” Assim, o pão dormido virou pão integral; o leite é desnatado; e vai para a chapa em vez da frigideira. “Há, claro, uma diferença no sabor, já que não é frito. Mas acho que essa mudança é muito pequena diante da melhora na qualidade de vida”, diz a blogueira.

Há sempre o receio de mexer com tradições, mas, como nossa época grita “cuide da sua saúde” a cada garfada que você dá num prato de comida, tentar di-minuir os impactos nocivos dos alimentos é sempre válido.

(12) Elenco #variedades AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

desafinar a dietaRabanada sem

Page 18: Elenco - 22 de dezembro de 2013

Todas querem estar lindas para as festas de fi nal de ano. Cabelo perfeito e maquiagem impecável são os dois itens essenciais para fi car bonita para as fotos que serão feitas durante toda a noite. E é por isso que a sugestão para as festas são cabelos despoja-dos, mas que não dão muito trabalho, e um make-up bo-nito, mas que não precisa de muita manutenção

O cabeleireiro e maquiador Ricardo Palmeira, do salão Villa Angel, explica que, para o Natal, a pedida é um penteado elegante. “Hoje, as meninas estão prefe-rindo penteados mais naturais, despojados, com cara de que fo-ram feitos por elas mesmas. No entanto, o cabelo sempre está

bem estruturado, sem ser forçado e muito formal”, diz.

Por conta disso, o profi ssional escolheu fazer um combo no estilo dois em um: trança lateral, que dá todo um charme, combinado com cachos médios, trazendo um toque de feminilidade. “A trança para o lado confere um ar mais descontraído, e é fi nalizada com cachos um pouco mais soltos. Para segurar, usamos, antes, um ativador de volume e fi nalizamos com spray”, explica.

A maquiagem para as festivida-des natalinas destacam os olhos. Bem marcados, ganham genero-sas camadas de máscara de cílios, assim como sombra esfumada no côncavo e outra de cor cons-trastante no canto interno dos olhos. “Escolhi evidenciar ainda mais o olhar. A boca vem nude e a pele bem trabalhada, com im-perfeições e detalhes corrigidos”, completa Palmeira.

Para fi car MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

FOTOS: ALBERTO CÉSAR ARAÚJO

SERVIÇOVILLA ANGEL

Aberto de segunda-feira a sá-bado, das 9h às 20h (no dia 24 e no dia 31 aberto até as 18h)End: Rua Rio Juruá, s/n – Viei-ralves (entre as ruas Acre e João ValérioInfo: 3584-3252 e 3088-6121.

decor# Elenco (11)AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013Elenco #beleza(18) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 15 de dezembro de 2013

DiversãoO champanhe é uma das prota-

gonistas da noite, e muita gente não vai largar sua flute durante a festa. E, por isso, dá para fazer uma brincadeira interessante com os copos. Personalize as taças de champanhe com um detalhe en-graçado – pode ser uma etiqueta pendurada com uma fita na base com o seu nome, uma citação ou mensagem de boas-vindas ao ano novo; pode ainda ser um enfeite de época ou outro mimo especial.

Um serviço exclusivo oferecido pelo Bandeirão é a montagem dos centros de mesa, que adicionam um toque de glamour e sofi sticação à decoração. “O cliente escolhe os ob-jetos que deseja compor o centrinho e nós montamos, damos sugestões. Muita gente opta por incluir óculos, tiaras, confete, tudo para fazer a hora da virada um momento diver-tido”, conta Dodora.

Além dos arranjos, é possível tam-bém liberar a imaginação: escrever mensagens em neon, envolver os ca-bos dos talheres com fi tas douradas ou prateadas, colocar fl ores e velas, luzes e muito mais. Ou seja, usando a criatividade, o Ano Novo não vai passar em branco mesmo! Além dos diversos arranjos, também é bom liberar a imaginação para receber o novo ano

Elenco #beleza AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 15 de dezembro de 2013

Page 19: Elenco - 22 de dezembro de 2013

Energia positiva, palavras de incentivo, além de muito brilho e descontração. Esses são apenas alguns ingredien-tes para fazer uma festa per-feita. Para completar a fórmu-la, nada melhor que decorar a festa com itens que remetem a todas essas coisas boas que vêm com a chegada de um novo ano

O Réveillon é sinônimo de muita festa e, por isso mesmo, a decoração da casa tem de condizer com esse ambiente de boa disposição, glamour e ale-gria. Seja em um pequeno jantar íntimo, ou mesmo em uma festa de arromba para brindar a che-gada do novo ano, dá para usar a imaginação e a criatividade e fazer um ambiente incrível!

Em uma festa mais informal não podem faltar adereços en-

graçados e descontraídos, como os oferecidos pelo Bandeirão De-corações. São balões com frases bacanas, adereços para cabeça como tiaras e cartolas com glit-ter, além e copos com luz, piscas-piscas, lança-confetes, buzinas e muito mais.

E, de acordo com a proprietária Dodora Cavalcante, para entrar em 2014 não pode faltar brilho. “Indicamos arranjos e decora-ções dourados e prateados, que são hors concours durante as festas de final de ano”, diz.

Para complementar, balões metálicos a gás dão um toque divertido, e até mesmo os de plás-tico não são reservados apenas a festas de aniversário. “Temos diversos modelos, como os de garrafa de espumante e taças, estrelas, e muitos outros. Os que mais fazem sucesso, no entanto, são os que formam a frase ‘Feliz 2014’. Aliás, tudo que atrai ener-gia positivas vale a pena incluir no décor”, revela.

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

Para receber 2014 em alto astral vale tudo na hora da festa

Elenco #decor(10) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 beleza# Elenco (9)(19)AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

linda nas festasNaturalidadeJá para o Ano Novo, o cabelo vem

sensual. Ondas jogadas para o lado, feitas com babyliss médio ou chapinha, dão ao look um ar mais descontraído e sem muita preocupação, visto que muita gente vara a madrugada nas festas.

“E, para manter os cachos no lugar, utilizamos produtos que dão uma maior durabilidade ao penteado. Esse cabelo é perfeito para quem gosta de algo mais charmoso, mas não quer se preocupar se o penteado está desabando no final da noite”, aponta.

Por conta dessa despreocupação com o horário, a maquiagem também fica menos pesada, dando destaque para a boca. “O delineado de gatinho fica um charme para qualquer ocasião, por isso optei por manter o make com esse ar clássico. E, nos lábios, um batom vermelho puxado para o laranja evidencia a boca”, destaca.

Ambas as sugestões podem ser usa-das, inclusive, nas festas de formatura que acontecem também durante esta época do ano.

“Para as festas de final de ano, o ideal é apostar em penteados e maquiagens que não sejam desconfortáveis, já que as festas podem durar horas. Por isso, é sempre bom levar o ba-tom para retocar duran-te a noite.”

Ponto de vista

Ricardo Palmeira,maquiador e cabeleireiro

FOTOS: ALBERTO CÉSAR ARAÚJO

Page 20: Elenco - 22 de dezembro de 2013

(20) Elenco #tecnologia AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

Tudo pronto para a virada

Decor

Lançamentos de 2014O fi nal do ano está aí e, com

ele, muitos lançamentos no mundo dos jogos e a expectati-va para o que 2014 trará. Entre as novidades está o popular game de PC “Minecrast ”, que apresenta um mundo aberto em que o jogador pode criar o que quiser com blocos. O game foi liberado para download na última quarta-feira, 18

O console da Sony é priorida-de para os desenvolvedores do título, que já pode ser jogado no Xbox 360, da Microsost . De acordo com a desenvolvedo-ra Mojang, o game para PS3 custar US$ 20 e é idêntico à versão para Xbox 360. “Skins” e texturas diferentes poderão ser baixadas logo no lançamento.

Outro game superaguardado é “Lego The Hobbit”, desenvolvido pelo estúdio TT Games, que já criou jo-gos de franquias famosas baseados no universo Lego, como “Lego Star Wars” e até “Lego The Lord of the Rings”. Em “Lego The Hobbit” o Con-dado, Valfenda e a Montanha Solitá-ria são retratados. O trailer do game foi divulgado esta semana, e mostra cenas e personagens dos fi lmes da tri-logia do diretor Peter Jackson, “Uma

Jornada Inesperada” e “A Desolação de Smaug” recriados com peças de Lego.

Cada um dos personagens, inclusive os anões Thorin, Fíli, Kíli, Óin, Glóin, Dwalin, Balin, Bifur, Bofur, Bombur, Dori, Nori e Ori, terá habilidades únicas que deverão ser usadas em certos momentos da aventura. “Lego The Hobbit” será lançado para PC, Mac, PlayStation 3, PlayStation 4, PS Vita, Wii U, Xbox 360 e Xbox One em 2014.

Outra novidade para o ano que vem também já foi adiantada pela EA Sports. A empresa divulgou duas

imagens inéditas do lutador Jon Jones no novo game de luta do “UFC”, que será lançado em 2014 para PlaySta-tion 4 e Xbox One. As fotos mostram o motor gráfi co “Ignite” atuando na reconstrução dos detalhes físicos de Jones, da defi nição de suas tatuagens à proporção do seu corpo.

O novo jogo do “UFC” promete um elenco com quase 100 lutadores, além de lutas mais intensas e dinâmicas, um novo sistema de física de golpes e a deformação em tempo real do corpo dos lutadores, como o salto de uma veia ou a fl exão de um músculo.

ALB

ERTO

CÉS

AR A

RAÚ

JO

Page 21: Elenco - 22 de dezembro de 2013

(8) Elenco #acontece AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

Evitar o desperdício e a so-bra de alimentos é muito mais fácil do que se imagina

Quando se trata de organi-zar os festejos de Natal e Ano Novo geralmente o assunto vem acompanhado de certo estresse e expectativa. Primeiro é a lista dos presentes que teoricamente deveriam começar a serem com-prados em setembro ou outubro, mas, na realidade, todos deixam para fazer isso em dezembro.

Depois vem a organização da festa: qual será o cardápio, quem faz o quê; se é a dona da casa quem cozinhará, se os convidados trarão um prato, e assim por diante, dependendo do tipo da festa e da intimidade

que os convidados têm entre si. Claro que o mais importante é a reunião e o carinho trocado uns com os outros, mas para a dona da casa as preocupações vão muito além, principalmente se a cozinha fi car por sua conta.

Para evitar “muito sofrimen-to”, o jeito é planejar tudo e com antecedência; tão impor-tante como definir o que servir é aprender a calcular as quan-tidades.

Na maioria das vezes, por re-ceio de faltar comida, acabamos fi cando com um estoque de so-bras na geladeira; e também o inverso pode acontecer, ou seja, alguém fi car sem experimentar aquele prato que estava deli-cioso, mas, infelizmente não foi

sufi ciente para servir a todos. Assim, calcular a quantidade de alimentos é fundamental. Espe-cialistas no assunto garantem que quanto maior o número de convidados, menos comida será necessário preparar. Por exem-plo, para cem convidados, o cál-culo ideal é para 85. Nem todo mundo tem um apetite invejável, sem contar as pessoas que es-tão de dieta, e também as crian-ças e os idosos.

PreferênciasPara evitar desperdício, con-

sulte os convidados para saber de suas preferências e monte um cardápio menor e mais enxu-to, evitando assim desperdícios. Procure optar pelo mais simples

e saboroso; o freezer também é um grande aliado uma vez que existe uma infi nidade de pratos que podem ser preparados com antecedência. Outra tendência muito atual são os chamados “pratos únicos”, aqueles alimen-tos que se preparam em quanti-dades sufi cientes e que, por sua composição não necessitam de muitos acompanhamentos, bas-tando apenas um saboroso arroz branco e uma salada básica.

As bebidas alcoólicas, água e refrigerantes podem ser com-pradas com antecedência e em maior quantidade. Preste aten-ção aos ingredientes frescos, como folhas, frutas, que devem ser adquiridos no dia e na quan-tidade certa.

Para garantir o sucesso das festas

Page 22: Elenco - 22 de dezembro de 2013

Planejando:1. Lista de convidados;2. Tipo de evento (o horário é que determina se é café da ma-nhã, brunch, almoço, coquetel ou jantar);3. Cardápio (algo possível que sai-ba fazer ou que possa pedir para alguém fazer. Jamais faça seus convidados de cobaias!);4. Lista de bebidas (adequadas ao tipo de evento);5. Pessoal de apoio (garçom ou copeira)

Executando:1. Ligue para os convidados;2. Contrate o pessoal, se pre-cisar.3. Encomende a comida ou faça as compras necessárias para pre-pará-la.4. Compre as bebidas.5. Se tiver tempo ou quiser, compre fl ores para a mesa, denomine os lugares à mesa, coloque velas ou dê seu toque pessoal na sua casa para que ela fi que mais charmosa.6. Verifi que se está tudo certo como planejou três horas antes da festa começar. Comidas prontas, bebidas geladas, casa arrumada. Perfeito!7. Arrume-se e aproveite!

Roteiro para fazer uma pequena reuniãoFesta boa é aquela que vamos e nem lembramos a cor da toalha da mesa (e passamos grande parte do tempo olhando para ela!) de tão bom que estava o papo ou a pista de dança. Eu sou campeã de não lembrar esses detalhes, acredite! Apesar de ser minha profi ssão, eu abstraio total-mente e não reparo em nada que não seja o prazer de estar com as pessoas

E quando eu vou, eu vou mesmo! Sempre digo que o duro é me tirar de casa, depois disso, nem vem fi car me chamando! Coisa chata!

E mesmo ocupada e virando noites e noites trabalhando, esta semana, tive o prazer de receber em casa oito amigas que fazem parte de uma pequena confraria que temos. Confesso que foi dureza fazer isso com a vida atribulada que tenho, mas foi muito gostoso e faço isso tão pouco que creio merecer esta alegria. Arru-mei a casa nos dois dias anteriores depois de fechar o Zefi nha, ou seja, em plena madrugada. Montei a árvore de Natal (que agora é branca, porque o Daniel resolveu que prefere assim). No dia, pretendia chegar ao máximo às 17h para fazer alguns pratos e fi nalizar os dois que foram preparados na minha cozinha durante o dia, mas não deu certo, cheguei quase 19h e aí, foi aquele Deus nos acuda e corri tanto que pensei que não ia dar conta, mas dei e as 20h10 estava recebendo a primeira convidada. Sucesso absoluto e nada a ver com o meu es-mero para arrumar tudo e sim, porque fi camos tão felizes juntas que eu correria tudo de novo só para viver aquelas horas.

Isso se chama momento feliz e é o que faz essa vida valer muito a pena.

Feliz Natal a todos!

Se seu sonho é viajar na época do Natal para outro país para conhecer como a data é celebrada em outra cultura, confi ra um pouco das curiosidades de nações diferentes da nossa

Apesar dos presentes e das ceias apetitosas, do Papai Noel e suas renas, sem dú-vida alguma a característica religiosa é o ponto central da comemoração do Natal. Uma das mais coloridas e festivas celebrações deste dia é reali-zada na cidade de Belém. Na véspera de Natal formam-se longas fi las de pessoas por en-tre as ruas estreitas da cidade. Encabeçando essas fi las estão sacerdotes vestidos com mag-nífi cas túnicas. Eles levam um minúsculo e vistoso berço de vime contendo uma imagem de cera do Menino Jesus. Rumam para a Capela de Santa Catari-na onde é celebrada uma mis-sa à meia noite. Participam peregrinos de todas as partes do planeta. A cerimônia se encerra quando o patriarca de Jerusalém carrega a imagem do Menino Jesus para uma manjedoura ornamentada de vidro e mármore na “Gruta da Natividade”.

A fi gura do Papai Noel tem origem na história de São Ni-colau, um santo especialmente querido pelos cristãos orto-doxos e, em particular, pelos russos. São Nicolau, quando jovem, viajava muito, tendo conhecido a Palestina e Egito. Por onde passava fi cava na lembrança das pessoas devido a sua bondade e o costume de dar presentes às crianças necessitadas. Conta-se que o

primeiro presente que o Pa-pai Noel deu foi moedas de ouro, entregues a três meninas pobres. Quando voltou a sua cidade-natal, Patara, na pro-víncia de Lícia, Ásia Menor, São Nicolau foi declarado bispo da cidade de Mira.

Com o tempo, o santo foi ganhando fama de fazedor de milagres, sendo esse um dos temas favoritos dos artistas medievais. Nessa época, a devoção a ele se estendeu para todas as regiões da Eu-ropa, tornando-o o padroeiro da Rússia e da Grécia, das associações de caridade, das crianças, marinheiros, garo-tas solteiras, comerciantes, penhoristas, e também de al-gumas cidades como Friburgo e Moscou. Milhares de igrejas europeias foram dedicadas a ele, uma delas ainda no século 6, construída pelo imperador romano Justiniano I, em Cons-tantinopla, atual Istambul.

A Reforma Protestante fez com que o culto a são Nico-lau desaparecesse da Euro-pa, com exceção da Holanda, onde sua fi gura persistiu como “Sinterklaas”, adaptação do nome são Nicolau. Coloni-zadores holandeses levaram a tradição consigo até New Amsterdan (a atual cidade de Nova York) nas colônias norte-americanas do século 17. “Sinterklaas” foi adotado pelo povo americano falante do inglês, que passou a cha-má-lo de “Santa Claus”; em português, Papai Noel.

A fi gura do Papai Noel ga-nhou o mundo, o seu signifi ca-do é praticamente o mesmo, sendo que em alguns lugares ele ganha outro nome.

A magia dElenco #beleza(22) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 boa mesa# Elenco AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 (7)Elenco #turismo(22) AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

Page 23: Elenco - 22 de dezembro de 2013

No domingo passado, falei para vocês sobre as inúmeras confraternizações que aconte-cem em dezembro

Eu tento ir, mas é praticamen-te impossível, na minha profis-são, estar presente em muitas festas afinal, eu faço festas e na melhor hora, estou só o caquinho!

Ainda assim, eu vou a todas que as minhas pernas permitem. E todos à minha volta perguntam

como consigo ou me recomen-dam me poupar enviando um cartão e flores de agradecimen-to. Não consigo. Quando faço isso, é porque não posso mesmo. E sabe por que me esforço tanto para ir? Porque eu adoro festas. Gosto daquele burburinho da conversa, do tilintar dos copos, do cheiro da comida e, princi-palmente, do prazer das pessoas por estarem celebrando.

Além disso, tenho alguns ou-tros critérios que credito ao bom viver em sociedade. Se alguém te convida é por que gostaria de sua presença, não é? Por que razão

alguém se esforça em organizar um encontro que envolve tempo, e gastos, e detalhes, e muitas delicadezas e mil expectativas, se não for para estar com pesso-as que gosta ou admira? Então, quando alguém me convida, eu me sinto prestigiada, elogiada e querida. Festa não é supér-fluo é confraternizar, gostar de estar próximo, homenagear, celebrar as muitas bênçãos que recebemos. Supérfluas são as alegorias e adereços exagera-dos que permeiam um evento e que são desnecessários aos objetivos acima.

SELMA REISEspecial EM TEMPO

Confraternizando...

o Natal pelo mundoNa Itália, quem entrega os pre-

sentes às crianças é uma bruxa chamada “La Befana”, e não o Papai-Noel. Na França, ao invés de pôr meias sobre a lareira, como é feito nos EUA, os franceses colocam os sapatos.

Na Alemanha, são Nicolau vi-sita as casas das crianças na noite do dia 5 de dezembro e entrega balas e outros doces que devem ser abertos no dia 6, Dia de São Nicolau. Segundo uma das tradições, mais popular na região católica do sul do país, o “Christkind” (Menino Jesus) traz os presentes na noite de Natal. Nas regiões do norte da Alema-nha, os pais costumam dizer que o “Weihnachtsmann” (Homem do Natal) é quem traz os presentes. A maioria das famílias alemãs arma uma árvore de Natal de-corada com luzes e ornamentos. Bolos e bolachas aromáticas chamados de “lebkuchen” são preparados em vários formatos e usados como decoração.

Na Dinamarca, Noruega e Su-écia o jantar de Natal inclui um pudim de arroz denominado

“julgrot”, que contém uma amên-doa em seu interior. De acordo com a tradição, quem encontrar a amêndoa na sua porção terá boa sorte durante todo o ano seguinte. O Papai-Noel é um per-sonagem familiar nos países es-candinavos, mas muitas crianças acreditam que um duende é quem traz os presentes do velhinho até suas casas. Os dinamar-queses e noruegueses chamam esse duende de “Julenissen”, e os suecos se referem a ele como “Jultometen”.

Na Suécia, a temporada do Natal começa em 13 de dezembro, dia de Santa Lúcia. Na manhã desse dia, a filha mais velha da casa se veste de branco e coloca sobre a cabeça uma grinalda com sete velas acesas. Ela serve bolo de passas e leva o café-da-manhã às camas dos demais integrantes da família. Por toda a Noruega, os sinos das igrejas tocam às 17 horas da véspera de Natal em um ritual chamado “Ringe in Julem” (Sinos no Natal). Na Dinamarca, as árvores de Natal são decoradas com pequenos cones de papel.

Na Austrália e Nova Zelândia, como no Brasil, o Natal aconte-ce no verão. Muitos celebram a data fazendo um piquenique

Papai-Noel ganhou o mundo e o seu significado é praticamente o mesmo. Sendo que em alguns lugares ele ganha outro nome

Famílias alemãs armam árvore de Natal com luzes e ornamen-tos, como as bolachas aromáticas chamadas de “lebkuchen”

Elenco #boa mesa(6) AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 turismo#Elenco AMAZONAS EM TEMPO

Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 (23)

FOTO

S: D

ÉBO

RA C

AMEL

Y

Page 24: Elenco - 22 de dezembro de 2013

DestaquesHá, ainda, as caixas de chocolates

decorados, ideais para presentear uma pessoa especial. Os potinhos de chocolate maciço e os pirulitos de chocolate e bolachas Maria também são um sucesso, principalmente por serem em forma de árvores de Natal e decoradas com temas da época, como a carinha do bom velhinho.

Outro destaque da época são as cestas personalizadas, que cus-tam entre R$ 60 e R$ 350. Feitas especialmente para o Natal, as cestas contém produtos do ateliê feitos especialmente para compor o arranjo, além de serem decora-das com bonequinhos Papai Noel

e outros mimos, como garrafi nhas de espumante.

E, como ele não poderia fi car de fora, o panetone ganha novas ver-sões. Para este ano, Talita Avelino preparou o panetone de colher, uma porção que consiste em camadas alternadas do pão doce natalino e brigadeiro. Os tradicionais, como os chocotones grandes e pequenos, são recheados com generosas ca-madas de brigadeiro.

A loja estará aberta de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h. Neste domingo, 22, o Ateliê Talita Avelino também estará aberto, das 10h às 17h. No próximo dia 24, a loja fi ca aberta até as 11h.

Caixas de chocolate decorados também são um bom presente

As cestas são lindas e com produtos e preços muito variados

O panetone ganha novas versões com arranjos personalizados

A variedade de chocolates é uma ótima opção para presentear

SERVIÇOAteliê Talita AvelinoEnd: Av. Mário Ypiranga, 1.506 – AdrianópolisInfo: 9315-9318

indica# Elenco AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 (5)

FOTOS: ALBERTO CÉSAR ARAÚJO

Page 25: Elenco - 22 de dezembro de 2013

ChocolatesAs festas de fi m de ano são uma

explosão de delícias, com as mesas abarrotadas de pratos que espera-mos o ano inteiro para comer. E, como não poderia ser diferente quando falamos dos doces, a choco-latier Talita Avelino traz, mais uma vez, dezenas de pequenos prazeres gastronômicos ideais para compor a mesa

“Nossos doces são sempre prepara-dos com muito carinho e cuidado. Além disso, trazemos iguarias de fora, para garantir o melhor para nossos clientes”, informa a chef Talita Avelino. Exemplo disso são os maravilhosos chocolates belgas que a chocolatier traz exclusi-vamente para preparar as guloseimas. “À exceção de alguns enfeites, que são importados, todos os nossos produtos são feitos no ateliê”, completa.

para o NatalOs chocolates são uma óti-

ma pedida para quem quer presentear, além de deliciosos o tema natalino deixa eles ainda mais charmosos.

Ponto de vista

MELLANIE HASIMOTOEquipe EM TEMPO

Talita Avelino Chocolatier

ligado nas novelas# Elenco AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013 (25)

18h25, na GloboSegunda Manfred observa de longe o carro de Silvia pegar fogo. Sonan admite para Tenpa que ama Matilde. O delegado encontra os documentos de Silvia perto do carro carbonizado e conta para Franz que ela está morta. Terça Hilda e Toni chamam Viktor para passar o Natal com eles, mas o rapaz não aceita. A pedido de Ernest, Josué leva para Pérola uma caixinha de música como presente de Natal. Iolanda e Mundo ceiam juntos em um quarto de hotel. Quarta Silvia está desacordada e chama por Viktor e Heitor. Sonan sonha com Matilde. Depois da ceia, Manfred manda que Ernest abra os presentes. Em um dos embrulhos estão as cartas de Catarina e Heitor.Hilda incentiva Toni a procurar Giuseppe.

Quinta Franz fi ca surpreso ao saber que Manfred é seu irmão, mas não consegue arrancar mais detalhes de Ernest. Cléo admite que não passou a noite com Joel. Franz conta para Viktor e Hilda que Manfred é fi lho de Ernest.

Sexta Franz acha estranho Ernest fazer tudo o que Manfred manda. Lindinha tenta convencer Dália a ajudar Iolanda no processo de adultério, mas é em vão. Silvia acorda na casa de Eufrásio e Bibiana, mas ainda demonstra uma grande fraqueza.

Sábado Franz discute com Manfred e Ernest. Bibiana consegue fazer com que Silvia se alimente. Manfred demite Julieta ao saber que ela ajudou Franz e se descontrola ao ser rejeitado por Ernest. Davi compra um anel para Aurora e a pede em casamento.

19h30, na GloboSegundaWilliam enfrenta Kléber, e Hermes tenta amenizar o clima entre eles. Nilson segue William e Hermes. Tereza impede LC de se aproximar de Lili. Heloísa decide falar com a família de Rafa. Inês briga com Heloísa no escritório do marido e acaba acertando Marcelo.

Terça Inês implora para que Thomaz não saia de casa. Celina agride Kléber. Nilson se explica para William. Celina chega em casa abalada e é surpreendida pela simpatia de Lili. Kléber beija Keila, mas desiste ao pensar em Celina. Inês afi rma que vai se vingar de Heloísa.

Quarta Thomaz leva Inês para fora da casa de Heloísa. Berenice consegue falar com William sobre a Comu-nidade, antes que entrem na delegacia. Marcelo leva Inês para o hospital. Selma embriaga Líder Jorge. Celina canta no bar, e Kléber a observa.

Quinta Thomaz confi rma para Fernanda que LC está vivo. Celina percebe o interesse de Fátima em Rafa. Lili descobre o GPS na mochila de William. Marlon contraria Angelique e parte para o alojamento de Vitória. SEXTA Líder Jorge acorda na casa de Vó Tita e fi ca intrigado. Celina conta para Fátima que está namorando Matias. Kléber pede para Hermes ajudá-lo com seu problema com Keila. Flávio e Heloísa procuram pistas no computador de Lili. Sábado Kléber se enfurece com Romildo ao saber que Berenice fugiu. William pede para Nilson ensiná-lo a pilotar seu barco. Heloísa conta para Thomaz que Priscila terminou o namoro com Álvaro por causa de Marcelo.

21h10, na GloboSegunda Amarilys e Eron descobrem que Niko é o único parente biológico de Fabrício e saem do tribunal para falar com Laerte. Aline percebe que Ciça foi para sua casa para espioná-la. Paulinha pede para passar o Natal com Bruno e Paloma. Carlito ajuda Valdirene a entrar no Projac.

Terça Félix fi ca pasmo ao ver Niko, que pede para conversar com ele. Paulinha pede para Pilar deixar que ela e Paloma passem o Natal em casa com Bruno. Ciça vê Aline fazer bolinhos para César. César expulsa Paloma e Paulinha de sua casa. Niko leva Félix, Márcia e Rinaldo para passar o Natal com ele e os fi lhos.

Quarta Niko tenta convencer Pilar a chamar Félix de volta para sua casa. Valdirene fala com Márcia e pede um presente de Natal para Carlito. Niko elogia Félix para Pilar e a convida para ver onde seu fi lho está trabalhando. Amarilys convence Eron a tirar Fabrício de Niko.

Quinta Niko conversa com Pilar. Aline disfarça e não revela o ingrediente que usa nas comidas que faz para César. Eron pede para Rafael ajudá-lo a tirar Fabrí-cio de Niko. Valdirene consegue falar com Boninho. Michel pede Patrícia em casamento.

Sexta Pilar se impressiona com as atitudes de Félix e o chama para voltar a morar com ela. Aline insiste que Ciça tire dois dias de folga. Félix e Pilar se reconciliam.

Sábado Todos na mansão estranham o comportamento simpático de Félix. Amarilys arma com Eron de gan-har a confi ança de Niko para tomar Fabrício dele.

20h30, no SBTSegunda No porão, Cris se entristece por ter perdido o show de Tomás Ferraz, Rafa tenta consolar a amiga. No quarto, Tati sente a ausência de Cris, Mosca e Binho também sentem a falta de Rafa.

Terça No hospital, Carol, Dani, Beto e Clarita esperam por alguma noticia de Leticia e Dr. Fernando aparece. O médico cumprimenta a todos e pede para conversar com Carolina, Beto defende a irmã, mas a moça conversa com o rapaz.

Quarta Em sua sala, Cintia conversa com Armando pelo computador. O rapaz comunica à diretora que os homens encontraram Cícero e o levaram para longe. No mesmo momento, Tati e Vivi entram na sala e avisam Cintia que não querem ser adotadas.

Quinta No orfanato, Mosca pede desculpas a Mili por ter atrapalhado o seu encontro, o garoto confessa que seguiu os dois até no cinema. A garota revela ao menino que gosta de Duda apenas como amigo e que não fi cou com o mauricinho.

Sexta No orfanato, Cris agarra o suposto cantor português e Tomás Ferraz conta que viu o vídeo da pequenina na internet. As chiquititas levam Tomás Ferraz para con-hecer o orfanato. No pátio, Chico briga por Ernestina ter mentido para ele sobre os textos que ela enviava.

Sábado Não há exibição.

“Malhação” – 17h30 Sofi a e Edgard gostam da

exposição trazida pelas fotos do papparazzo. Flaviana avisa a Sofi a que seu beijo com Edgard foi divulgado na internet. Abe-lardo tem uma crise de pânico por fi car muito perto de Bernar-dete. Zelândia humilha Caetano em suas fantasias sensuais. Bia Borges, uma famosa jornalista de moda, pede uma entrevista

com Sofi a e sua equipe do pro-jeto de beleza. Junior implica com Sidney por causa de Sofi a. Domingas e Virgílio comemo-ram a nova atitude de Monique. Vera e Ronaldo se apoiam. An-tônio ajuda Vera a fazer bolo, e Anita se surpreende. Sofi a sai com Edgard. Ben sente ciúmes de Antônio e Anita.

Antônio provoca Ben com sua proximidade com Anita.

Maura afi rma a Sidney que Sofi a não é menina para ele. Guilherme se preocupa com Clara. Giovana se incomoda com o sucesso de Sofi a. Ed-gard e Sofi a esnobam a mode-lo Fábia Brasil. Abelardo avisa a Caetano sobre a ameaça de um ex-cliente. Ben e Anita fi -cam juntos. Sofi a afi rma a Bia Borges que o Tapinha da Sofi a é um projeto somente dela.

Elenco #indica AMAZONAS EM TEMPOManaus, domingo, 22 de dezembro de 2013(4)

para o Natal

Page 26: Elenco - 22 de dezembro de 2013

EditorialN a t a l !

Tempo de paz, espe-rança, soli-dar iedade , fraternidade e renovação. É nesse pe-ríodo que as pessoas têm a chance de se reavaliar e ponderar suas ações e se realmente o consumismo e a tradicional troca de presentes, refletem o sentido real da ação. Mas afinal, qual seria o presente ideal neste dia de Natal? A pergunta é evidente. Mas, quem não gosta de ganhar presentes?

A Elenco deste domingo convidou algumas personalidades para con-tarem sobre os melhores presentes que já ganharam da vida e o que eles significam, afinal, as aspirações humanas estão em todas as listas de presentes.

E se o Natal deste ano, mais uma vez, não trouxe aquele presente tantas vezes adiado, pode ser que a vida este-ja apenas esperando por 2014. Então um ótimo domingo e um feliz Natal!

Expediente

Guto Oliveira

#índice Elenco (3)

NotaOs artigos publicados nesta revista são de responsa-

bilidade de seus autores e não expressam, necessaria-

mente, a opinião do jornal.

Atendimento ao leitor: E-mail: [email protected]./Tel. (92) 3090-1042

/Endereço para correspondência: rua Dalmir Câmara, 623,

São Jorge – CEP: 69033-070 – Manaus-AM

Elenco #destaques da tv(26)

4INDICA

A chocolatier Talita Avelino traz, mais uma vez, dezenas de pequenos prazeres

gastronômicos ideais para compor a mesa de fim de ano.

6BOA MESA

Selma Reis e as inúmeras comemorações de Natal e Ano Novo que requisitam sua

presença.

14ESPECIAL

Personalidades locais falam sobre os melhores presentes que já ganharam da

vida.

18BELEZA

Todas querem estar lindas para as festas de fim de ano. Cabelo perfeito e maquiagem impecável são os dois itens

essenciais para ficar bonita para as fotos que serão feitas durante toda a noite.

Editor Guto [email protected]

SubeditoraVera [email protected]

Repórter Mellanie Hasimoto

Diagramação Adyel Vieira

Tratamento de imagemPablo Filard

CapaHudson Barros

Colaboradores: Selma Reis, Bruno Mazieri, Alex Derzi e André Fendii

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

AMAZONAS EM TEMPO Manaus, domingo, 22 de dezembro de 2013

Há quatro décadas a atração faz parte da programação es-pecial de final de ano da Globo e novamente promete ser uma boa opção para a família, fe-chando os festejos de Natal

Em 2013, o “Especial de Fim de Ano” de Roberto Carlos na Globo completa 40 anos de exibição. E para comemorar a data, a emisso-ra exibe na noite de Natal, dia 25, logo após “Amor à Vida”, “Roberto Carlos, 40 Anos. Juntos”.

O clima da gravação da atração, que aconteceu no final de novem-bro, na Cidade das Artes, no Rio de

Janeiro, foi de pura emoção. Cerca de 1200 convidados fizeram parte da festa e vibraram com os encon-tros e as surpresas do espetáculo. Na chegada, o elenco da emissora atravessou um tapete azul da en-trada até a Grande Sala.

No interior do teatro, a plateia aproveitou um show à parte com a apresentação de Marcelo Adnet, que animou os convidados até a entrada do Rei, que deu início ao espetáculo cantando “Emoções”. Feliz com mais um ano de especial, Roberto expressou a alegria de es-tar no palco novamente. “É incrível, estar aqui. É sempre como se fosse

a primeira vez”, declarou. O primeiro convidado do rei foi

Lulu Santos, que falou sobre a in-fluência que Roberto Carlos teve em sua trajetória artística, e em seguida interpretou “As Curvas da Estrada de Santos”. Ao lado do Rei, cantou um de seus grandes sucessos, “Como Uma Onda”. Na sequência, foi a vez de Tatá Wer-neck, a Valdirene de “Amor à Vida”, ser recebida por Roberto e brilhar com seu humor, arrancando risos da plateia e do cantor. Uma brin-cadeira de dublagem da atriz foi a “deixa” para que Anitta surpre-endesse a todos subindo ao palco.

Emocionada, a cantora acompa-nhou Roberto na canção “Olha”. Um dos pontos altos da noite veio em seguida, com Anitta e Roberto fazendo um dueto que mesclou “Show das Poderosas” e “Se Você Pensa” e contou a participação das bailarinas da cantora.

Em momento descontraído do show, Tiago Abravanel cantou como Tim Maia e relembrou o cantor, que era muito amigo de Roberto Carlos, cantando “Não Quero Dinheiro”. Logo após, sem a caracterização de Tim, ele apre-sentou a música “Negro Gato” ao lado do Rei.

16 ESPECIALA Miss Amazonas 2014, Ytala Najara, convidada

especial para o editorial de fim de ano, com o stylist de Edinho Serrão.

Roberto Carlos, 40 anos na tela

Cantando “Emoções”, o Rei entrou no palco

do show que comemora os 40 anos de Roberto

Carlos na Globo

JOÃO COTTA/RG

Page 27: Elenco - 22 de dezembro de 2013
Page 28: Elenco - 22 de dezembro de 2013

Natal

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

Boas festasBoas festasMANAUS, DOMINGO, 22 DE DEZEMBRO DE 2013

de luz