elenco - 20 de dezembro de 2015

24
Não pode ser vendida separadamente MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 Elenco Páginas 12 e 13 Então é Natal...

Upload: amazonas-em-tempo

Post on 24-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Elenco - Caderno de moda e entretenimento do jornal Amazonas EM TEMPO

TRANSCRIPT

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

Elenco

Páginas 12 e 13

Então é Natal...

01_24.indd Personalizado V 16/12/2015 22:11:29

02_23.indd Personalizado V 16/12/2015 22:06:36

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

22

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

Repórteres Luis Henrique OliveiraLindivan Vilaça

Diagramação:Adyel Vieira

Tratamento de imagemKleuton Silva

CapaCassio Viana

Colaborador: Marcelo Guilherme.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

Domingo que antecede a semana do Natal. Faltam apenas quatro dias para a tão esperada data. Os corações fi cam mais animados e ávidos para distribuir amor, solidariedade, mensagens de paz. Mas não é apenas isso; o Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo e é o momento de refl exão para todos nós, não apenas neste momento, mas durante os 365 dias do ano. E nessa edição, especial de Natal, trazemos uma reportagem com Norma Levy, uma das mais tradicionais damas da sociedade local, que todos os anos abre sua residência para mostrar, no quesito decoração, o quanto é lindo este período. A casa é completamente modifi cada para receber a magia deste período. Ainda nessa edição, iremos falar sobre uma profi ssão superinteressante, a de Papai-Noel. Feliz Natal e boa leitura!

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 3

#índ

ice

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

Capa

8 | BEM ESTAR

Nutricionista dá dicas para não fugir da dieta durante as festas de fim de ano.

A primeira unidade da Região Norte da loja Forever 21 inaugura em Manaus com looks

para as festas de fim de ano.

Feliz Natal!

Guto Oliveira

14 |MODA

18 | COMPORTAMENTO

Mais que um negócio, o encanto com o “bom velhinho” permanece

por meio de profi ssionais dedicados.

RCI

O M

ELO

Para passar as festas sintonizado na Globo

Mais uma vez a emissora prepara espe-Mais uma vez a emissora prepara espe-

ciais para agradar ao telespectador ciais para agradar ao telespectador

que fi cará em casa neste fi m de ano

E vem chegando mais um Natal e neste ano prometendo algumas folgas extras, já que o feriadão é prolongado. Para quem prefere não se envolver nos inevitáveis engarrafamentos do trânsito nas estradas e decidiu curtir o Natal e o Ano Novo em casa, acompanhado pela família, a Rede Globo vai ofe-recer algumas atrações especiais.

Neste domingo o “Esquenta!” resgata memórias afetivas e celebra os “bons velhinhos da vida real”. Apresentando exem-plos inspiradores de pessoas que promovem o convívio entre idosos e crianças, Regina Casé conversa com Monica Kondziolková, geren-te institucional da Cruzada do Menor, e recebe a Velha Guarda

da Mangueira e os integrantes da Mangueira do Amanhã.

Na noite de quarta-feira, dia 23, após “A Regra do Jogo”, o público terá mais uma vez o esperado en-contro com o Rei Roberto Carlos. O especial “Roberto Carlos, Detalhes” foi concebido em três atos diferen-tes e será uma sucessão de hits da carreira do cantor. A RC9, banda que acompanha Roberto há anos, entra em cena na última parte do show, que tem ainda a participação de Thiaguinho e Ludmila.

E, como toda grande celebração merece uma trilha sonora ines-quecível, na noite do dia 24 vai ao ar o especial inédito “Presente de Natal”, que promete embalar a ceia dos brasileiros. Com apre-

sentação de Thiago Abravanel, 23 artistas da música se encontram, em duetos memoráveis, para can-tar 15 clássicos natalinos.

Para quem acorda cedo, a manhã de Natal, no dia 25, tem diversão garantida com “Shrek” às 7h. Ainda no dia 25, o público conhecerá o grande campeão do “The Voice Brasil”.

No dia 26, Angélica recebe Joel-ma para falar sobre tradições de Ano Novo no “Estrelas”. Em um ambiente decorado com quitutes e símbolos da virada, elas conver-sam sobre o ano que passou e as expectativas para 2016.

A festa de Ano Novo do “Esquenta” será no dia 27. Celebrando um século de música, e 50 anos de carreira de ambos, Caetano Veloso e Gilberto Gil, se apresentam com o repertório da turnê que tem encantado o Brasil. No programa, eles comemoram a amizade e recebem um presente: Jorge Ben Jor se une a eles no pal-co de surpresa. Ainda no dia 27, o “Domingão do Faustão” entrega o “Troféu Mario Lago” a Susana Vieira.

A “Tela Quente” especial do dia 28 traz o inédito “Depois da Terra”, com Will Smith e seu fi lho Jaden numa aventura de fi cção científi ca.

“Mister Brau” se despede da primeira temporada com o último episódio, que vai ao ar na terça, dia 29. Na sequência, vai ao ar o episódio fi nal da quarta tempo-rada de “Pé na Cova”.

Os grandes fatos do ano serão relembrados na noite de 30 de dezembro, depois de “A Regra do Jogo”, na “Retrospectiva 2015”, com apresentação de Sergio Cha-pelin e Glória Maria.

E, para fechar o ano, o tradi-cional “Show da Virada” gravado pela primeira vez em Salvador (BA), o espetáculo conta com a apresentação de Fernanda Lima e cinco anfi triões: Ivete Sanga-lo, Capital Inicial, Luan Santana, Sorriso Maroto e Aviões do Forró, que recebem muitos convidados especiais . E claro, na virada, um show de fogos de artifício celebra a chegada de 2016!

“Show da Virada” traz os principais nomes da música brasileira “Presente de Natal” tem Thiago Abravanel e Wesley Safadão

MA

RC

ELO

GA

ND

RA

PED

RO

CU

RI/

RG

03_22.indd Personalizado V 17/12/2015 23:07:17

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 21

#lig

ado

nas

nove

las

MALHAÇÃOMiguel disfarça o incômodo ao

instalar Ciça em casa. Nanda in-centiva Jéssica a se envolver com Uodson. Dani provoca Luciana por causa de Rodrigo. Monique avisa a Rodrigo que o inscreveu para dis-putar o campeonato de taekwondo pelo colégio Leal Brazil. Monique en-contra Rodrigo e Luciana no banhei-ro, os repreende e exige que os dois conversem com Menelau. Uodson

afirma a Alina que é apenas amigo de Jéssica. Rodrigo tenta convencer Dani a salvar Luciana e confessar que armou para que ele violasse as regras da escola. Jéssica desabafa com Nanda sobre a desilusão com Uodson. Rodrigo garante a Luciana que impedirá a expulsão do colégio. Alina promete ajudar Roger a ter a primeira noite de amor com Lívia. Rodrigo exige que Dani assuma para Menelau que foi ela quem violou as

regras da escola. Alina convida Uod-son para jantar em casa, a fim de ajudar Roger a ficar com Lívia. Sueli se revolta contra Rodrigo por ele não ter ajudado Luciana. Dani revela que confessou a armação para Menelau. Zig confessa a Rodrigo que a agres-são a ele e aos amigos foi encomen-dada por alguém do colégio. Alina se irrita com Uodson, que a beija no-vamente. Pedro e Beto armam para Arthur, e Júlia os repreende.

18h05, na GloboSegunda Vitória fala de sua filha para Lívia. Luiz avisa a Emília que não pagou Felipe como ela pediu. Mateus tem uma visão perto de Vitória e sente-se mal. Felipe descobre que Melissa perdeu o bebê.

Terça Dorotéia comenta com Melissa so-bre a presença de Alberto na casa de Emília. Mateus tem uma visão ao abraçar Rosa. Alberto pede que Lívia o leve para ver Vitória.

Quarta Melissa afirma que se vingará de Felipe. Carola confessa a Anita que Pedro sabotou seu trabalho na em-presa. Alex conta para Berenice que Melissa o pediu para odiar Lívia.

Quinta Alberto revela a Vitória que Emília não morreu e ela se desespera. Vitória ofende Alberto, que desiste de lhe contar a verdade sobre a identidade de sua filha.

Sexta Emília revela a Vitória que é sua filha. Vitória e Emília encontram Alberto desacordado e a empresária expulsa sua mãe de casa. Vitória se comove ao lembrar que Lívia é sua neta.

SábadoVitória e Lívia se emocionam quan-do se encontram. Felipe avisa a Me-lissa que pedirá a guarda total de Alex na Justiça. Gema e Raul reve-lam a Emília que estão namorando.

19h15, na GloboSegunda Ao ver Arthur com Natasha, Carolina acusa o empresário de sabotar o con-curso. Orientado por Jacaré, Riscado se disfarça para investigar a revista. Hugo cai no chão e Cassandra se desespera.

Terça Jacaré descobre que Eliza está con-correndo. Pietro questiona Carolina sobre o teste de gravidez. Cassandra garante a Carolina que irá tirar Eliza na segunda etapa do concurso.

Quarta Arthur confessa a Max que não con-seguiu contar a verdade para Caroli-na. Cassandra tenta sabotar a bebi-da de Eliza. Jonatas sente os efeitos da bebida que ingeriu sem querer.

Quinta Rosângela avisa a Florisval que só fi-cará com ele se terminar o relaciona-mento com Maristela. Eliza se decep-ciona com Jonatas e prefere deixar a festa sem a companhia do amigo.

Sexta Jonatas questiona Jamaica sobre seu comportamento na festa. Débora avisa a Cassandra que contará para todo mundo que foi ela quem dopou Jonatas.

SábadoCordeiro avisa a Gilda que Dino lhe deve dinheiro. Carolina mostra o teste de gravidez para Arthur, que fica per-plexo. Carolina anuncia a eliminação de Eliza e Débora tenta impedi-la.

21h20, GloboSegunda Dante acredita que Orlando seja o marido de Lara. Juliano implora para que Adisabeba sonde Zé Maria sobre Tóia. Kiki despista

Terça Orlando inventa para Dante que es-condeu sua história com Lara por medo de perder Nelita. Nenenzinho, Alisson e Ninfa se preocupam com a tristeza de Merlô.

Quarta Zé Maria se irrita com Romero e afir-ma que castigará Tóia e Atena. Nora flagra Nelita em crise e propõe que a filha cancele o casamento. Zé Maria liberta Atena.

Quinta Romero acredita que Atena o traiu. Adis-abeba confessa a Zé Maria que encon-trou os diamantes e chamou a polícia para prendê-lo, mas acaba ajudando o bandido a fugir. Nora confronta Gibson.

Sexta Atena desconfia de que Romero tenha um trunfo contra a facção. Tóia pergunta a Romero o motivo de estar sendo perseguida pela organi-zação criminosa. Nora deixa Gibson sozinho na noite de Natal.

SábadoTóia se irrita com a presença de Ate-na. Juliano vai à casa de Romero e se declara para Tóia. Dante orienta Ju-liano a deixar a casa de Romero. Nora passa a noite de Natal com Régis.

19h45, no SBTSegunda Sabrina decide pular corda com Dóris, mas a pequenina acaba se machu-cando. Pastor Augusto entrega uma peça de teatro ao Padre.

Terça Regina fica irritada ao ver a casa in-teiramente bagunçada. Safira segue conselho de Otávio e visita à casa de seus pais, mas enfrenta muita re-sistência da filha, Priscila.

Quarta Meire acusa Alicia de ser uma ladra de cargo. Pedro e Helena percebem que Manteiguinha se perdeu, mas logo o avistam próximo de uma outra cachorra poodle.

Quinta Helena e Pedro convidam as crianças para assistir ao show do C1R na ci-dade. Mateus e Téo gostam da notí-cia. Omar vai até o ponto onde Luis vende sorvete para tentar humilhar o homem.

Sexta Marina conhece dona Nina no vilare-jo. Tomas leva o catálogo estragado da nova coleção para Safira, que fica irritada. A mulher grita com Rebeca e diz que ela não é necessária na em-presa.

Sábado Não há exibição.

DIV

ULG

AÇÃO

04_21.indd Personalizado V 17/12/2015 23:11:20

CIÊN

CIA

E T

ECN

OLO

GIA

A m

ágic

a re

nova

ção

da f

é

João Bosco Botelho

Doutor Honoris Causa, França

5

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

A cultura material é, sem dúvida, muito mais transformável do que a mentalidade. A primeira, ligada ao conforto (aqui entendido como a fome e a sede saciadas e o abrigo contra as intempéries), tem relação com a natureza, o homem e os produtos. A segunda, muito mais complexa é fruto do intrincado mecanismo neurobiológico, ainda desconhecido, da relação entre o ser e o objeto: o pensamento.

Parece lógico supor que a for-ça do pensamento, reproduzindo idéias muito antigas, mesmo que sob metamorfoses frente à cul-tura material, reside exatamente na característica de reprodução: transmitida nas gerações seguin-tes, sofrendo a infl uência decisiva do sistema sociocultural, de forma semelhante às qualidades físicas. Assim poderíamos explicar as agru-ras do poder político para obter mudança revolucionária nas cren-ças e idéias religiosas. As tentativas conhecidas foram acompanhadas de instransponível oposição coleti-va frente à autoridade.

O desmoronamento incrivel-mente rápido do comunismo, no Leste europeu, também mostrou de modo insofi smável essa asser-tiva. O arcebispo albanês Simon Jubani, encarcerado durante vinte e dois anos, pelo enfrentamento ao ateísmo de Estado, decreta-do pelo ditador comunista Enver Hoxha, celebrou a primeira missa, após o massacre do ditador, na capela do cemitério da cidade de Shkoder, assistido por incontáveis fi éis. Milhares de albaneses, libertos das corresntes implacáveis do co-munismo-socialismo, retornaram aos templos, antes transformados em viveiros de patos e rãs, com a fé renovada e tornada pública pela segurança física.

É possível imaginar o que repre-sentou para as pessoas que viveram em regiões com inverno rigoroso, há milhares de anos atrás, o apareci-mento do Sol resplandecente para aquecer os corpos e a terra.

Os acontecimentos seguidos ao sedentarismo dos caçadores cole-tores, no fi nal do Neolítico, estão

contidos no mesmo contexto. O laço anterior com os outros ani-mais foi substituído, pouco a pouco, pela nova intimidade com a terra cultivada. A ocra, pintada nos os-sos descarnados, como marca do sangue, símbolo da vida, achada em numerosos esqueletos pré-históri-cos, foi deslocada pela semente e pelo esperma. A mãe terra, sulcada pelo arado e fertilizada pelos raios solares, continua festejada.

As celebrações religiosas, como a missa cristã, continuam guardando lugar de destaque para as refeições, onde o pão e o vinho, ambos fi lhos da mãe terra, estão presentes. Os incas do altiplano boliviano, sobre-viventes de uma das mais brutais conquistas que o mundo conheceu, continuam rendendo graça à Pa-chamama, a imemorial mãe terra da cultura andina.

Na cidade de Newgrange, na Irlanda, existe um túmulo que serve de orientação climática para os agricultores da região. Na década de 1960, os astrofísicos da Univer-sidade de Dublin, comprovaram que o local, construído há mais de cinco mil anos, é o mais antigo ¬ali¬-nhamento astronômico conhecido. Essa sepultura pré histórica, cons-truída por um povo agrário desco-nhecido, contém uma abertura de vinte centímetros, no teto, por onde, no solstício do inverno, a luz natural penetra e chega exatamente onde deveria estar repousando o morto celebrado. É particularmente ex-pressiva a festa do nascimento do Sol Invicto (Dies Solis Invicti Nata-

lis), comemorada na Roma, junto à saturnal. Quando o astro parecia se dirigir ao Norte, os trabalhos eram interrompidos, as casas decoradas com árvores, os parentes trocavam presentes e intensifi cado o culto ao deus asiático Mitra (Natalis Solis).

Existem evidências de que o cris-tianismo primitivo foi confundido com o culto solar. Os maniqueístas afi rmavam que Jesus Cristo era o próprio Sol. Dois dos mais importan-tes ideólogos cristãos, Cirilo de Jeru-salém e Teodo¬ro, fi zeram a mesma associação. Os doutores da Igreja Católica, durante vários séculos, fi ca¬ram preocupados com a data do nascimento de Jesus Cristo. Em 194, Clemente de Alexandria propôs o 19 de novembro do ano 3 a.C., enquanto Epifânio lutou pelo dia 30 de maio. Na realidade, não existe qualquer comprovação de que Cris-to tenha nascido neste ou naquele dia. Dionísio, em 525, encerrou a questão, fi xando o advento no dia 25 de dezembro de 754 depois da fundação de Roma (ab urbe condi-ta). A rendição da alta hierarquia romana frente ao simbolismo do solstício do inverno gerou protesto entre os católicos armênios e puri-tanos ingleses. Ambos, afi rmaram ser heresia imperdoável associar o culto de Jesus à adoração pagã.

Importa pouco as construções teóricas para entender a mágica renovação da fé do Natal: Je-sus Cristo, o Filho de Deus, está presente no advento do Natal, irradiando bondade entre bilhões de pessoas no planeta.

05_20.indd Personalizado V 17/12/2015 23:13:30

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 20156

#saú

de

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 19

DedicaçãoAssim como Antônio, Lucas

Silva* é Papai Noel de um esta-belecimento comercial localizado na avenida Eduardo Ribeiro. Ele explicou que a ideia surgiu após o gerente pedir para animar os clientes que compareciam na loja, às vésperas do Natal. “Estava trabalhando e o meu gerente pre-cisava de alguém barrigudo para animar a loja. Ele comprou a fanta-sia, eu coloquei um travesseiro na barriga e sempre em dezembro eu faço esse personagem”, afi rmou.

No entanto, apesar de ser bom

para negócios e para o marketing de algumas empresas, “vir” do Polo Norte não é tarefa fácil.

Antônio* lembra que o processo de vestimenta e caracterização leva, em média, 50 minutos. Ele diz ainda que acreditar no per-sonagem é preciso em qualquer época da vida.

“Não existe idade para acre-ditar. O que fazemos enquanto Papai Noel é levar alegria para todos. Precisamos incentivar so-nhos nas nossas crianças. Uma criança que não sonha se torna um adulto difícil”, lembrou.

Mas não é só de Papai Noel que vive o Natal. Além de estar formando em fi sioterapia, a fun-cionária pública Renata Oliveira se veste de mamãe Noel para animar as festas de fi m de ano de sua família. “As crianças da famí-lia adoram, e as incentivamos a acreditarem em Papai Noel, afi nal, depois do menino Jesus, acredito que ele seja uma fi gura muito importante também”, conclui.

*Os personagens pediram para que seus nomes não fossem reve-lados com o intuito de manter o encanto natalino.

Proteja-se do zika vírus

As manchetes nos jornais, televisão, inter-net sobre o surto de microcefalia e o zika vírus no país está tirando o sono de muitas gestantes. Até o momento, 18 estados confi rmaram o zika vírus: Roraima, Pará, Amazonas, Rondônisa, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Espiríto Santo, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

Os resultados do LIRA 2015 - Levanta-mento Rápido de Índices para Aedes aegypti divulgado no dia 21 de novembro constatou 739 casos suspeitos de microcefalia, em 160 municípios de nove estados. O estado de Pernambuco foi o que mais registrou casos de microcefalia. Foram 487 bebês identifi cados com a doença.

O mosquito Aedes aegypti, conhecido por transmitir a dengue, a chikungunya e o zika vírus é provável causador da microcefalia em fetos. De acordo com a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, a microcefalia é uma condição neurológica caracterizada quando a cabeça do bebê é menor do que o esperado para a sua idade e sexo. “A microcefalia é

diagnosticada no início da vida, o cérebro não cresce o sufi ciente na gestação ou após o nascimento”, explica.

Excesso de pele e fronte mais achatada também caracteriza a microcefalia. “O pro-blema pode ser notado no ultrassom. A partir do momento que é identifi cado é feita uma investigação para descobrir a causa. Exames como ultrassonografi a, tomografi a compu-tadorizada, ressonância magnética podem ser solicitados”, comenta a ginecologista.

A sua causa está relacionada à má-for-mação desencadeada por uma alteração genética, substâncias tóxicas e infecções. Vírus, como o da toxoplasmose, herpes e o citomegalovírus podem causar interferência no desenvolvimento cerebral.

Cuidados na gestaçãoAlguns cuidados podem manter as gestan-

tes protegidas do zika vírus. A ginecologista Erica Mantelli listou o que a gestante deve fazer, como cuidar da sua casa e fi car atenta ao excesso de água nos vasos com plantas, em garrafas, copos e pneus no quintal.

“É importante a gestante pedir ajuda para

fi scalizar se existe água acumulada na sua casa em objetivos, reservatórios de água de geladeira. O ideal é não deixar nenhum objeto com água parada para não atrair o mosquito Aedes aegypti”, sugere a médica.

Outra dica é apostar nas roupas de manga longa e calças. Apesar das temperaturas quentes, uma forma da gestante se prote-ger das picadas é tirar do guarda-roupa as blusas de manga longas de tecido leves e usar calças confortáveis.

Os repelentes são aliados das mulheres. O ideal é que a gestante se consulte com o seu ginecologista para a indicação do repelente. Aplique três vezes ao dia durante o corpo, não se esqueça das pernas e braços.

“Vale a pena colocar uma proteção na janela contra mosquitos no quarto do bebê e em toda a casa, principalmente se o local que você mora tem muitas árvores. Essa proteção amenizará a entrada de mosquitos”, completa a profissional. Outro ponto importante é incentivar os vizinhos a cuidarem de suas casas, verificar se tem água parada para que não ocorra a transmissão do mosquito no seu bairro.

Surto de microcefalia deixa gestan-Surto de microcefalia deixa gestan-

tes apreensivas, por isso é bom tes apreensivas, por isso é bom

evitar proliferação do mosquito

06_19.indd Personalizado V 17/12/2015 23:14:48

18

#com

port

amen

to

Profi ssão: Papai-NoelMais que um negócio, o encanto in-Mais que um negócio, o encanto in-

fantil com o “bom velhinho” per-fantil com o “bom velhinho” per-

manece por meio desses profi ssionais

LUIS HENRIQUE OLIVEIRA

Com a chegada de dezembro, mês das comemorações natalinas, muitos papais noéis invadem a cidade, seja em centros comerciais para animar clientes, seja em sho-

ppings para encantar crianças, ou em propagandas na televisão. No entanto, para quem assiste e acha o trabalho interessante, nem imagina o empenho por trás da barba branca.

Papais noeis profi ssionais reve-lam que ser um “bom velhinho”

requer mais que uma bela fantasia e sim, muita dedicação.

Exemplo disso é Papai Noel An-tônio* que visita o Amazonas Sho-pping há três anos. Ele explica que não basta colocar uma fantasia e sair distribuindo presentes, o tra-balho requer mais que isso.

“Eu sou Papai Noel desde os 21 anos, hoje tenho 42. Tudo começou com um sonho de criança, quando descobri realmente quem era o Pa-pai Noel. Me propus a fazer um dia um papai de verdade, com todas as

histórias e encantos de Natal, eu proporcionar isso para os meus fi -lhos num futuro”, explicou sorridente.

Com mais de 20 anos de pro-fi ssão, o começo da carreira de Antônio iniciou com um trabalho educacional, onde ele passava o dia todo auxiliando um fotógrafo em festas de fi m de ano. “Uns amigos viram uma foto como Papai Noel e pediram para eu ir ao trabalho deles. Há 4 anos eu faço um trabalho em uma multinacional fazendo a caravana de Natal”, ressalta.

O Papai-Noel Antônio diz que

o encanto do Natal exige mui-

ta dedicação

FOTO

S: M

ÁRCI

O M

ELO

IDEI

AS

Mor

o na

fi lo

sofi a

Angela Bulbol de Lima

professora da Ufam

7

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

“Eu vou te dar a decisão; botei na balança...

Essa música é espetacular. Num certo trecho diz: “pra que rimar amor e dor”, encontro profundidade nessa sentença quando me permito parar e refletir sobre essa letra.

Confesso sentir muita emo-ção ao ler algum filósofo, livro de filosofia; não sei se chega a amor e dor, mas me sin-to profunda, complexa, quase enigmática: duvido das coisas, pondero, questiono… Não com-preendo sempre, mas não desis-to com frequência: a filosofia é definitivamente provocadora na minha vida.

Portanto, a essa altura é ne-cessário contar sobre certa fase que vivi e que aparentemente ficou menor ou obscura diante dos rumos que a sucederam, a partir das decisões que muito conscientemente tomei, no ge-ral racionalizando muito mais, procurando deixar sempre tudo descompilado e, na medida do possível, decifrado.

Importante dizer que desde longe, guardado, mas não es-condido, houve uma atração, encantamento e amor pra vida toda com a Filosofia; não foram simplesmente os dois anos, in-completos e intensos, num curso de graduação, é definitivamente algo que preenche todas as la-cunas de uma vida corrida, prag-mática, materialista e calculada nos seus pormenores e projetos, que de tudo tomou conta.

A Filosofia está na minha vida para reparar os danos de algu-mas ausências e lacunas, das leituras superficiais e preguiço-sas que fiz e continuo a fazer, exigindo de mim concentração, desordem, inspiração e dúvidas, tudo que hesita em ter espaço no meu mundo particular sempre tão organizado e certo.

Leio e releio Seneca para prever sofrimentos, ao mesmo tempo em que combino luxo com Montaigne.

Mora na filosofia uma parte espetacular da minha vida, me desafiando a sair do departa-mentalizado e coerente e rom-per com o inestimável sabor do que não tem resposta, é incom-pleto, insone e desconhecido, mas cujo desconforto aparente é apaziguador na medida que me

fortalece e instiga a saber o que não sei e a desprezar o óbvio e o raso; apazigua, portanto, esse desejo recorrente de saber, entender, explicar, ler de novo e assim, acabo trazendo pra minha vida algumas respostas para certas perguntas e algum sentido pra todas as letras.

07_18.indd Personalizado V 17/12/2015 23:18:56

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 17

Luz’ é sempre novidade

Encanto e magiaA principal avenida de Gramado

ganha cor e vida através das mãos de seus próprios cidadãos. As famí-lias se unem e juntas promovem o “Tannenbaumfest”, ou seja, todos enfeitam os pinheirinhos que deco-ram a Avenida Borges de Medeiros; é uma grande festa ao ar livre.

Na atual temporada, o público está sendo brindado com o musi-cal épico “Eu Sou Maria”, encena-do no Lago Joaquina Rita Bier, com mais de 200 artistas, entre eles cantores, bailarinas e orquestra ao vivo. O “Natal Pelo Mundo”, também no Expogramado, conta a história de Sofi a, uma mulher de trinta anos que reencontra a magia do Natal. Neste espetá-culo, um maravilhoso cenário e modernos recursos de tecnologia mostram como é comemorado o Natal em várias partes do mundo. No Palácio dos Festivais, o mesmo local onde é realizado o Festival de Cinema de Gramado, acontece o “Natal Mágico com Kronnus”, um show de mágicas e surpresas que encantam crianças e adultos.

Na Rua Coberta acontece um maravilhoso show proporcionado pelas vozes do Coro Municipal São Francisco de Paula que in-terpretam músicas de Natal e sua formação lembra uma árvore de Natal, por isso a apresentação é denominada de “Árvore Cantante”.

Não poderia faltar a Feira de Artesanato; são dezenas de que oferecem ao público produtos confeccionados pelos artesãos locais. Tem ainda a exposição de renas decoradas pelas mãos de artistas plásticos da região

Na Vila de Natal, o visitante é recebido com coro de vozes entoando cânticos e divertindo principalmente as crianças.

Não se pode deixar de dizer que tantas atrações bonitas e emocio-nantes são regadas com o que há de melhor das culinárias alemã, italiana e tipicamente gaúcha. E ainda tem várias fábricas de chocolate artesanal.

Gramado oferece uma infi-nidade de lojas com artigos alusivos ao Natal, com muitos enfeites e souveniers. O show “Grande Desfi le de Natal 30 Anos” acontece no Expogramado

Produção “Natal Pelo Mundo” é encenado com muita tecnologiaToda a cidade fi ca iluminada e “neva” durante 24 horas

FOTO

S: C

LEIT

ON

TH

IELE

/SER

RA P

RESS

8

#bem

est

ar

Aproveite o melhor do Natal e Ano-Novo

Nutricionista dá dicas para evitar os Nutricionista dá dicas para evitar os

excessos e não fugir da dieta excessos e não fugir da dieta

durante as festas de fi m de ano

Manter a dieta durante o mês de dezembro não é tarefa fácil. Vencer a tentação da variedade de pratos e sobre-mesas das festas de fi m ano é uma verdadeira provação. Segundo a professora do curso de Nutrição da Faculdade Es-tácio Amazonas, Rita Macha-do, com as confraternizações no trabalho, dos amigos, Natal e Réveillon, a tendência é ex-trapolar, por isso a orientação é consumir os alimentos com moderação e bom senso.

A nutricionista ressalta que o trabalho realizado durante ano inteiro para manter o peso em dia pode ser colocado abai-xo se não houver moderação nesse período. De acordo com a nutricionista, há opções de pratos saudáveis que podem ser preparados para a ceia e confraternizações.

Rita Machado ressalta que as pessoas que têm uma ali-

mentação saudável e praticam exercício físico regularmente não devem se desesperar du-rante esse mês repleto de ten-tações. “Para esses casos, em que já há uma regularidade na alimentação e na prática de exercícios é mais fácil manter o foco”, disse a nutricionista.

Entre os pratos que podem ser feitos em substituição às receitas calóricas tradicionais, a nutricionista indica o pira-rucu de casaca, mas ao invés de fritar as bananas, deve-se assar e acrescentar uma colher de linhaça dourada.

Outras opções saudáveis são bolo de macaxeira com castanha do Pará, escondidi-nho de pirarucu sem queijo e regado com azeite, arroz inte-gral, sopa de lentilha, lasanha de berinjela, que substitui o macarrão, saladas variadas e bolo de cenoura com calda de chocolate de cacau 100%

e açúcar demerara (granu-lado, de coloração amarela, resultante da purgação do açúcar mascavo, e com teor de melaço em sua composição).

A nutricionista diz que o os vilões da dieta nessa época são os panetones, as sobremesas e os acompanhamentos dos pra-tos, como maionese, salpicão, além dos molhos.

A nutricionista cita, como exemplo, o panetone, que na versão com frutas cristalizadas possui 5,1 gramas de gordura saturada em cada fatia. Com recheio de chocolate, o paneto-ne tem 7,8 gramas de gordura. “Isso é uma diferença grande, então a melhor opção ainda é escolher a versão tradicional ou light do produto”, explica.

Ainda de acordo com Rita, optar por carnes magras, arroz integral, salada verde e consu-mir as frutas que normalmente são usadas para enfeitar a mesa são uma ótima opção para manter o peso e, princi-palmente, a saúde em dia.

“A dica para qualquer época do ano é moderação, então, quem conseguir ter bom sen-so, com certeza vai manter a dieta em dia”, acrescentou a nutricionista.

08_17.indd Personalizado V 17/12/2015 23:20:40

16

#tur

ism

o

‘NatalO grandioso evento realizado na ci-O grandioso evento realizado na ci-O grandioso evento realizado na ci-

dade gaúcha de Gramado há 30 dade gaúcha de Gramado há 30 dade gaúcha de Gramado há 30

anos encanta seus visitantes

Mais um ano que vai chegando ao fi m. Tempo de Natal e de se preparar para o novo ano que vem aí. É preciso se deixar contagiar pela esperança e alegria que se renovam; é preciso não deixar de acreditar que tudo poderá ser melhor e que não se deve desistir dos sonhos, não se deve desistir de planejar a vida.

Final de ano também é tempo de férias, é tempo de descansar, de esquecer-se durante alguns dias a correria e os tropeços do dia a dia. Uma boa opção é refugiar-se na serra gaúcha e deixar-se levar pelo clima de Natal que toma conta da cidade de Gramado.

Neste ano, desde o dia 30 de outubro acontece a grande festa do “Natal Luz”, um dos maiores eventos do gênero; neste ano será as atrações perduram até o dia 17 de janeiro.

A primeira edição do “Natal Luz” foi há 30 anos, quando a admi-nistração da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, buscava maneiras de incrementar o turis-mo também na época do verão, uma vez que tradicionalmente a cidade, que faz parte do circuito Serras Gaúchas, atraía a atenção apenas durante o inverno.

Surgiu então a feliz ideia de enfeitar os telhados com luzes, estendendo os enfeites para a avenida Borges de Medeiros que corta a cidade. Mas, os enfeites não bastariam, daí então resol-veram sonorizar a rua e produzir espetáculos que lembrassem o Natal. O resultado foi tão positivo que desde então a festa acontece todos os anos. O Natal se espalha pelas ruas de Gramado.

O musical “Eu Sou Maria” acontece no Lago Joaquina Rita Bier, com mais de 200 artistas

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 9

• Invista em uma alimentação leve no intervalo do Natal e Ano Novo e antes da hora da ceia, para quando sentar à mesa possa extrapolar um pouquinho.

•. Fazer uma simples caminhada ou corrida durante esses dias pode ajudar bastante o seu corpo a queimar todas as calorias extras das ceias, sem falar que se você adquire o hábito de sempre

praticar exercícios, sua dieta vai ser mais efetiva e o seu peso mais fácil de manter.

• Antes de sair de casa para a festa ou na hora que estiver preparando a ceia, lembre-se de estar comendo de 3h em 3h horas alguma coisa leve, para não fi car morrendo de fome para a ceia e ainda acabar comendo mais do que seria necessário.

Dicas:

09_16.indd Personalizado V 17/12/2015 23:21:25

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 15

Sempre antenado às últimas novidades da moda, a sua revis-ta semanal ELENCO foi visitar a recém-chegada a Manaus Forever 21, e trouxe inúmeras dicas para quem quer fazer arrasar nas festas de fi m de ano, sem correr o risco de fazer feio na hora de pagar a conta.

A loja, que abriu sua primei-ra unidade na região Norte nesta última sexta-feira (18), no Amazonas Shopping, está repleta de modelitos lindos para estas datas festivas, e o que é melhor, por precinhos super camaradas. Aliás, esse é um dos diferenciais dessa mega fast fashion americana, que aportou em terras tupini-quins em 2014 e não para de conquistar os brasileiros.

Com looks de festas super descolados, a coleção Holiday foi feita para quem quer passar o Natal elegante e confortável, e, claro, se despedir de 2015 com muito estilo. São vestidos, saias, blusas, macacões e muito

mais, com o tradicional bom gosto da marca impresso em cada detalhe.

Nas lojas do Brasil desde o último dia 12 de dezembro, a coleção Holiday conta com vá-rias peças desenvolvidas espe-cialmente para este momento de celebração.

Com muito paetê, brilho e cores neutras, tudo na coleção traduz o espírito jovem e diver-tido da marca, cujo destaque vai para as peças em variados estilos e tendências destinadas ao Réveillon, para todos curti-rem o melhor das festas.

A campanha, fotografada por Dan Jackson, traz como mote as comemorações em família, tendo à frente as irmãs gêmeas May e Ruth Bell.

Confi ra nesta edição algumas das peças que podem fazer toda a diferença nesse fi nal de ano em sua vida. E não se esqueça, a Forever 21 atende ao público feminino, masculino e infanto-juvenil.

10

#boa

mes

a

Bom gosto é marca de cookier

amazonenseCookies confeitados nas formas clás-Cookies confeitados nas formas clás-

sica, decorados e divertidos tra-sica, decorados e divertidos tra-

zem à mesa o espírito natalino

10_15.indd Personalizado V 17/12/2015 23:22:17

14

#mod

a

Prontas para as

festas Bom gosto impera nas araras da re-Bom gosto impera nas araras da re-

cém-inaugurada Forever 21 - e cém-inaugurada Forever 21 - e

com e preços melhores ainda

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 11

Macaron, Choux, Éclair, Canelé e a Tarte Citron seriam as opções naturais para um confeiteiro, que morou e es-tudou, além do idioma, a confeitaria, em Paris (2011) e em Lyon (2012). Mas nenhuma dessas típicas sobremesas francesas foi escolhida pelo empresário e cookier amazonense Wayner Lyra, 31, para ser apreciada pelo bom paladar e encher os olhos dos amazonenses.

“Fiz cursos de confeitaria e gastro-nomia na França. Em especial a con-feitaria inspirada no século 18, que traz o padrão fl oral dos sabores dos chocolates franceses, chocolates com frutas e doces com frutas de inverno. Eu me apaixonei e resolvi voltar ao Brasil e empreender na área de confeitaria”, conta o jovem cookier.

Na contramão da tendência “macar-rônica”, Lyra apaixonou-se pelos cookies decorados, biscoitos de origem norte americana. Assim, a simples receita com farinha de trigo, açúcar refi nado, ovos e outros ingredientes do tradicional biscoi-to, crocante por fora e macio por dentro, estão aliadas a um visual que transforma o cookie em um verdadeiro presente.

O refi nado paladar, o cuidado com a decoração e a embalagem, não deixam dúvidas do alvo de consumo a quem é dedicado o produto fi nal: pessoas de bom gosto e elegantes, que percebem no cookie confeitado um “mimo”, ideal para agradar o paladar e encher os olhos das pessoas queridas.

Assim, foi que os cookies decorados do amazonense foram o presente es-colhido pela jornalista Marília Gabriela para oferecer a Ronnie Vonn, que a entrevistou no programa “Todo Seu”, em julho deste ano. “Eu te trouxe um presente. E para você ter um momento só seu, que você vai sentar e pensar na sua belíssima trajetória de vida co-

mendo um cookie especial. Eu tô dando pra você o que eu gostaria de ganhar”, ela afi rma durante a apresentação d belíssima caixa a Ronnie Von.

Para o NatalEm homenagem a “season” natalina,

o empresário amazonense produziu três linhas da saborosa massa de baunilha e decorados, delicadamente a mão, com glacê real, pelos confeiteiros da pequena indústria localizada na capital paulista.

Foram 3 anos implementando re-ceitas, estudando designs e tipos de embalagens que não deteriorassem o produto com objetivo de que ele che-gasse ao destino sem alterações.

O empresário não esconde os planos de intercambiar a confeitaria mundial, a amazonense e a paulista.

“Eu saí de Manaus e tenho uma verten-te muito voltada ao elemento regional e pretendo entrar com produtos da Amazônia trazendo isso para o sudes-te em que as pessoas valorizam hoje, como o açaí. Quero que elas conheçam também a doçaria com cupuaçu, com açaí com castanha e por outro lado, que é o que estamos iniciando, levar a Manaus a confeitaria francesa e a paulistana, que também é muito boa”, afi rma o empresário.

Uma das grandes iniciativas de Wa-yner Lyra foi o lançamento da primeira loja de cookies decorados do Brasil, com a única empresa instalada no país com capacidade industrial para vender para todo Brasil se diferenciando dos locais simples, onde comumente as pessoas produzem bolos e doces. “Nossa capaci-dade produtiva é alta, somos certifi cados pela qualidade de produção e isso nos diferencia”, explica.

Mais informações em https://pt-br.facebook.com/lecookier.

O cookier Wayner

Lyra ministra

cursos para socialites paulistas

11_14.indd Personalizado V 17/12/2015 23:22:53

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 201512 13

#esp

ecia

l

A arquiteta do

NatalNorma Levy abre o casarão da Getúlio Norma Levy abre o casarão da Getúlio

Vargas para apresentar a deco-Vargas para apresentar a deco-

ração de natal de sua residência

MARCELO GUILHERME

Não adianta! Todo ano é assim. O mês de dezembro vai se aproximando e as famílias vão começando a desencaixotar e comprar os novos itens para decoração da casa. É a árvore de Natal, o presépio, as decorações e adornos natalinos na janela, soldadinhos de chumbo, papais-noéis, en-fi m, a magia e o espírito de natal tomam conta de todos, não é mesmo? Mas em algumas residências o espírito de Natal, ultrapassa os limites e ganha vida nas mãos, mente criatividade de uma senhora

que representa literalmente o sentindo do espírito de Natal. Não apenas pela paixão que nutre pela época mais também por todo contexto espiritual que, para Norma Levy, considerada a “arquiteta do Natal” no Amazonas é fator muito importante.

Segundo ela, além de toda decoração, tradicionalmente conhecida pela sociedade amazonense, as novenas que realiza a partir do dia 16 de dezembro, até o dia 24, são uma forma de preparar a alma e espírito para a data. “Não é apenas o contexto material que muitas vezes fi ca evidente neste período. Mas o sentido de

solidariedade e luz no caminho espiritual. Acendo uma vela todos os dias a partir dessa data e fazemos nossa novena”, conta.

A paixão por decorar a casa durante o período natalino é tanta que amigos, jornalistas e família já fi cam aguardando as surpresas e novidades criadas por ela. “Todos que vêm em minha casa dizem que ela é uma durante o ano e outra no Natal e para mim é um prazer”, brinca. Todo fi m de outubro, a decoração habitual da casa é engavetada, para dar espaço aos itens natalinos – tantos, que, durante o ano, os moveis são mudados de lugar e ganham novos ajustes. O casarão da avenida Getúlio Vargas fi ca tomado pelos enfeites de Natal. “Hall de entrada, salas, cozinha, quartos e banheiros: não há um canto da casa que escape. Adoro Natal, desde que era pequena! ”, diz.

A decoração da escadaria da casa, to-dos os anos também muda, claro, segundo Norma, os seus enfeites andam pela casa. “Compro coisas novas mas também ganho muita coisa de amigos que sabem da minha paixão e o interessante nisso tudo é reinventar, projetar”, diz.

Ele ressalta a importância da ajuda de seus fi éis escudeiros durante o processo de construção e decoração da casa. Raimundo, há oito anos trabalhando em sua residência, Raimunda, há 46 anos, e Chiquinha, a mais antiga, uma espécie de governanta e já integrante da família, com 66 anos de muita amizade. “Tudo é feito com amor. Eu crio, invento, mexo e remexo, mas sem eles não poderia executar nada disso”, destaca.

Os detalhes na mesa também são muito importantes. Norma utilizou cinco toalhas:

uma vermelha, uma bege de organza, duas vermelhas de poita e uma bordada de lantejoula, além do detalhe único da gravata dourada. No arranjo do centro, uma peça grande de prata com folhagens douradas e prateadas e castiçais de vidros.

“Tudo é pensado. No presépio por exemplo, usei anjos com cornetas, entre outros enfeites”, conta.

Norma lembra a importância dos sím-bolos natalinos. Segundo ela, são usados geralmente para ilustrar alguns conceitos, e isso também acontece no Natal. “Eles são importantes elementos visíveis para comunicar a fé, a alegria e a esperança que esta data representa para todos. Acredito que, em sua maioria, podem ser vistos como uma expressão da religiosidade e colaboram para que os sentimentos que se tem em relação ao Natal se tornem visíveis e festivos”, refl ete.

Três árvores de Natal A principal árvore de Natal de 2,80

metros de altura é conhecida de todos, mas os enfeites acumulam histórias família e vão ganhando novidades todos os anos. Além das outras duas árvores: a branca no fundo da casa, com pavões e a outra toda criada em cima de uma coluna com tela de galinheiro, estrutura de arena e muita criatividade.

“Entro no espírito, me proponho a organizar tudo para receber o Natal. É um simbolismo para atrair e encan-tar as crianças, amigos e mostrar o quanto tão bela é essa época” garante Norma Levy, ressaltando sempre o seu maior prazer em ver a satisfação de amigos e convidados.

Com itens selecionados e muitos presenteados, a decoração de Norma Levy é um show à parte

12_13.indd Personalizado V 17/12/2015 23:24:06

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 201512 13

#esp

ecia

l

A arquiteta do

NatalNorma Levy abre o casarão da Getúlio Norma Levy abre o casarão da Getúlio

Vargas para apresentar a deco-Vargas para apresentar a deco-

ração de natal de sua residência

MARCELO GUILHERME

Não adianta! Todo ano é assim. O mês de dezembro vai se aproximando e as famílias vão começando a desencaixotar e comprar os novos itens para decoração da casa. É a árvore de Natal, o presépio, as decorações e adornos natalinos na janela, soldadinhos de chumbo, papais-noéis, en-fi m, a magia e o espírito de natal tomam conta de todos, não é mesmo? Mas em algumas residências o espírito de Natal, ultrapassa os limites e ganha vida nas mãos, mente criatividade de uma senhora

que representa literalmente o sentindo do espírito de Natal. Não apenas pela paixão que nutre pela época mais também por todo contexto espiritual que, para Norma Levy, considerada a “arquiteta do Natal” no Amazonas é fator muito importante.

Segundo ela, além de toda decoração, tradicionalmente conhecida pela sociedade amazonense, as novenas que realiza a partir do dia 16 de dezembro, até o dia 24, são uma forma de preparar a alma e espírito para a data. “Não é apenas o contexto material que muitas vezes fi ca evidente neste período. Mas o sentido de

solidariedade e luz no caminho espiritual. Acendo uma vela todos os dias a partir dessa data e fazemos nossa novena”, conta.

A paixão por decorar a casa durante o período natalino é tanta que amigos, jornalistas e família já fi cam aguardando as surpresas e novidades criadas por ela. “Todos que vêm em minha casa dizem que ela é uma durante o ano e outra no Natal e para mim é um prazer”, brinca. Todo fi m de outubro, a decoração habitual da casa é engavetada, para dar espaço aos itens natalinos – tantos, que, durante o ano, os moveis são mudados de lugar e ganham novos ajustes. O casarão da avenida Getúlio Vargas fi ca tomado pelos enfeites de Natal. “Hall de entrada, salas, cozinha, quartos e banheiros: não há um canto da casa que escape. Adoro Natal, desde que era pequena! ”, diz.

A decoração da escadaria da casa, to-dos os anos também muda, claro, segundo Norma, os seus enfeites andam pela casa. “Compro coisas novas mas também ganho muita coisa de amigos que sabem da minha paixão e o interessante nisso tudo é reinventar, projetar”, diz.

Ele ressalta a importância da ajuda de seus fi éis escudeiros durante o processo de construção e decoração da casa. Raimundo, há oito anos trabalhando em sua residência, Raimunda, há 46 anos, e Chiquinha, a mais antiga, uma espécie de governanta e já integrante da família, com 66 anos de muita amizade. “Tudo é feito com amor. Eu crio, invento, mexo e remexo, mas sem eles não poderia executar nada disso”, destaca.

Os detalhes na mesa também são muito importantes. Norma utilizou cinco toalhas:

uma vermelha, uma bege de organza, duas vermelhas de poita e uma bordada de lantejoula, além do detalhe único da gravata dourada. No arranjo do centro, uma peça grande de prata com folhagens douradas e prateadas e castiçais de vidros.

“Tudo é pensado. No presépio por exemplo, usei anjos com cornetas, entre outros enfeites”, conta.

Norma lembra a importância dos sím-bolos natalinos. Segundo ela, são usados geralmente para ilustrar alguns conceitos, e isso também acontece no Natal. “Eles são importantes elementos visíveis para comunicar a fé, a alegria e a esperança que esta data representa para todos. Acredito que, em sua maioria, podem ser vistos como uma expressão da religiosidade e colaboram para que os sentimentos que se tem em relação ao Natal se tornem visíveis e festivos”, refl ete.

Três árvores de Natal A principal árvore de Natal de 2,80

metros de altura é conhecida de todos, mas os enfeites acumulam histórias família e vão ganhando novidades todos os anos. Além das outras duas árvores: a branca no fundo da casa, com pavões e a outra toda criada em cima de uma coluna com tela de galinheiro, estrutura de arena e muita criatividade.

“Entro no espírito, me proponho a organizar tudo para receber o Natal. É um simbolismo para atrair e encan-tar as crianças, amigos e mostrar o quanto tão bela é essa época” garante Norma Levy, ressaltando sempre o seu maior prazer em ver a satisfação de amigos e convidados.

Com itens selecionados e muitos presenteados, a decoração de Norma Levy é um show à parte

12_13.indd Personalizado V 17/12/2015 23:24:06

14

#mod

a

Prontas para as

festas Bom gosto impera nas araras da re-Bom gosto impera nas araras da re-

cém-inaugurada Forever 21 - e cém-inaugurada Forever 21 - e

com e preços melhores ainda

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 11

Macaron, Choux, Éclair, Canelé e a Tarte Citron seriam as opções naturais para um confeiteiro, que morou e es-tudou, além do idioma, a confeitaria, em Paris (2011) e em Lyon (2012). Mas nenhuma dessas típicas sobremesas francesas foi escolhida pelo empresário e cookier amazonense Wayner Lyra, 31, para ser apreciada pelo bom paladar e encher os olhos dos amazonenses.

“Fiz cursos de confeitaria e gastro-nomia na França. Em especial a con-feitaria inspirada no século 18, que traz o padrão fl oral dos sabores dos chocolates franceses, chocolates com frutas e doces com frutas de inverno. Eu me apaixonei e resolvi voltar ao Brasil e empreender na área de confeitaria”, conta o jovem cookier.

Na contramão da tendência “macar-rônica”, Lyra apaixonou-se pelos cookies decorados, biscoitos de origem norte americana. Assim, a simples receita com farinha de trigo, açúcar refi nado, ovos e outros ingredientes do tradicional biscoi-to, crocante por fora e macio por dentro, estão aliadas a um visual que transforma o cookie em um verdadeiro presente.

O refi nado paladar, o cuidado com a decoração e a embalagem, não deixam dúvidas do alvo de consumo a quem é dedicado o produto fi nal: pessoas de bom gosto e elegantes, que percebem no cookie confeitado um “mimo”, ideal para agradar o paladar e encher os olhos das pessoas queridas.

Assim, foi que os cookies decorados do amazonense foram o presente es-colhido pela jornalista Marília Gabriela para oferecer a Ronnie Vonn, que a entrevistou no programa “Todo Seu”, em julho deste ano. “Eu te trouxe um presente. E para você ter um momento só seu, que você vai sentar e pensar na sua belíssima trajetória de vida co-

mendo um cookie especial. Eu tô dando pra você o que eu gostaria de ganhar”, ela afi rma durante a apresentação d belíssima caixa a Ronnie Von.

Para o NatalEm homenagem a “season” natalina,

o empresário amazonense produziu três linhas da saborosa massa de baunilha e decorados, delicadamente a mão, com glacê real, pelos confeiteiros da pequena indústria localizada na capital paulista.

Foram 3 anos implementando re-ceitas, estudando designs e tipos de embalagens que não deteriorassem o produto com objetivo de que ele che-gasse ao destino sem alterações.

O empresário não esconde os planos de intercambiar a confeitaria mundial, a amazonense e a paulista.

“Eu saí de Manaus e tenho uma verten-te muito voltada ao elemento regional e pretendo entrar com produtos da Amazônia trazendo isso para o sudes-te em que as pessoas valorizam hoje, como o açaí. Quero que elas conheçam também a doçaria com cupuaçu, com açaí com castanha e por outro lado, que é o que estamos iniciando, levar a Manaus a confeitaria francesa e a paulistana, que também é muito boa”, afi rma o empresário.

Uma das grandes iniciativas de Wa-yner Lyra foi o lançamento da primeira loja de cookies decorados do Brasil, com a única empresa instalada no país com capacidade industrial para vender para todo Brasil se diferenciando dos locais simples, onde comumente as pessoas produzem bolos e doces. “Nossa capaci-dade produtiva é alta, somos certifi cados pela qualidade de produção e isso nos diferencia”, explica.

Mais informações em https://pt-br.facebook.com/lecookier.

O cookier Wayner

Lyra ministra

cursos para socialites paulistas

11_14.indd Personalizado V 17/12/2015 23:22:53

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 15

Sempre antenado às últimas novidades da moda, a sua revis-ta semanal ELENCO foi visitar a recém-chegada a Manaus Forever 21, e trouxe inúmeras dicas para quem quer fazer arrasar nas festas de fi m de ano, sem correr o risco de fazer feio na hora de pagar a conta.

A loja, que abriu sua primei-ra unidade na região Norte nesta última sexta-feira (18), no Amazonas Shopping, está repleta de modelitos lindos para estas datas festivas, e o que é melhor, por precinhos super camaradas. Aliás, esse é um dos diferenciais dessa mega fast fashion americana, que aportou em terras tupini-quins em 2014 e não para de conquistar os brasileiros.

Com looks de festas super descolados, a coleção Holiday foi feita para quem quer passar o Natal elegante e confortável, e, claro, se despedir de 2015 com muito estilo. São vestidos, saias, blusas, macacões e muito

mais, com o tradicional bom gosto da marca impresso em cada detalhe.

Nas lojas do Brasil desde o último dia 12 de dezembro, a coleção Holiday conta com vá-rias peças desenvolvidas espe-cialmente para este momento de celebração.

Com muito paetê, brilho e cores neutras, tudo na coleção traduz o espírito jovem e diver-tido da marca, cujo destaque vai para as peças em variados estilos e tendências destinadas ao Réveillon, para todos curti-rem o melhor das festas.

A campanha, fotografada por Dan Jackson, traz como mote as comemorações em família, tendo à frente as irmãs gêmeas May e Ruth Bell.

Confi ra nesta edição algumas das peças que podem fazer toda a diferença nesse fi nal de ano em sua vida. E não se esqueça, a Forever 21 atende ao público feminino, masculino e infanto-juvenil.

10

#boa

mes

a

Bom gosto é marca de cookier

amazonenseCookies confeitados nas formas clás-Cookies confeitados nas formas clás-

sica, decorados e divertidos tra-sica, decorados e divertidos tra-

zem à mesa o espírito natalino

10_15.indd Personalizado V 17/12/2015 23:22:17

16

#tur

ism

o

‘NatalO grandioso evento realizado na ci-O grandioso evento realizado na ci-O grandioso evento realizado na ci-

dade gaúcha de Gramado há 30 dade gaúcha de Gramado há 30 dade gaúcha de Gramado há 30

anos encanta seus visitantes

Mais um ano que vai chegando ao fi m. Tempo de Natal e de se preparar para o novo ano que vem aí. É preciso se deixar contagiar pela esperança e alegria que se renovam; é preciso não deixar de acreditar que tudo poderá ser melhor e que não se deve desistir dos sonhos, não se deve desistir de planejar a vida.

Final de ano também é tempo de férias, é tempo de descansar, de esquecer-se durante alguns dias a correria e os tropeços do dia a dia. Uma boa opção é refugiar-se na serra gaúcha e deixar-se levar pelo clima de Natal que toma conta da cidade de Gramado.

Neste ano, desde o dia 30 de outubro acontece a grande festa do “Natal Luz”, um dos maiores eventos do gênero; neste ano será as atrações perduram até o dia 17 de janeiro.

A primeira edição do “Natal Luz” foi há 30 anos, quando a admi-nistração da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, buscava maneiras de incrementar o turis-mo também na época do verão, uma vez que tradicionalmente a cidade, que faz parte do circuito Serras Gaúchas, atraía a atenção apenas durante o inverno.

Surgiu então a feliz ideia de enfeitar os telhados com luzes, estendendo os enfeites para a avenida Borges de Medeiros que corta a cidade. Mas, os enfeites não bastariam, daí então resol-veram sonorizar a rua e produzir espetáculos que lembrassem o Natal. O resultado foi tão positivo que desde então a festa acontece todos os anos. O Natal se espalha pelas ruas de Gramado.

O musical “Eu Sou Maria” acontece no Lago Joaquina Rita Bier, com mais de 200 artistas

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 9

• Invista em uma alimentação leve no intervalo do Natal e Ano Novo e antes da hora da ceia, para quando sentar à mesa possa extrapolar um pouquinho.

•. Fazer uma simples caminhada ou corrida durante esses dias pode ajudar bastante o seu corpo a queimar todas as calorias extras das ceias, sem falar que se você adquire o hábito de sempre

praticar exercícios, sua dieta vai ser mais efetiva e o seu peso mais fácil de manter.

• Antes de sair de casa para a festa ou na hora que estiver preparando a ceia, lembre-se de estar comendo de 3h em 3h horas alguma coisa leve, para não fi car morrendo de fome para a ceia e ainda acabar comendo mais do que seria necessário.

Dicas:

09_16.indd Personalizado V 17/12/2015 23:21:25

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 17

Luz’ é sempre novidade

Encanto e magiaA principal avenida de Gramado

ganha cor e vida através das mãos de seus próprios cidadãos. As famí-lias se unem e juntas promovem o “Tannenbaumfest”, ou seja, todos enfeitam os pinheirinhos que deco-ram a Avenida Borges de Medeiros; é uma grande festa ao ar livre.

Na atual temporada, o público está sendo brindado com o musi-cal épico “Eu Sou Maria”, encena-do no Lago Joaquina Rita Bier, com mais de 200 artistas, entre eles cantores, bailarinas e orquestra ao vivo. O “Natal Pelo Mundo”, também no Expogramado, conta a história de Sofi a, uma mulher de trinta anos que reencontra a magia do Natal. Neste espetá-culo, um maravilhoso cenário e modernos recursos de tecnologia mostram como é comemorado o Natal em várias partes do mundo. No Palácio dos Festivais, o mesmo local onde é realizado o Festival de Cinema de Gramado, acontece o “Natal Mágico com Kronnus”, um show de mágicas e surpresas que encantam crianças e adultos.

Na Rua Coberta acontece um maravilhoso show proporcionado pelas vozes do Coro Municipal São Francisco de Paula que in-terpretam músicas de Natal e sua formação lembra uma árvore de Natal, por isso a apresentação é denominada de “Árvore Cantante”.

Não poderia faltar a Feira de Artesanato; são dezenas de que oferecem ao público produtos confeccionados pelos artesãos locais. Tem ainda a exposição de renas decoradas pelas mãos de artistas plásticos da região

Na Vila de Natal, o visitante é recebido com coro de vozes entoando cânticos e divertindo principalmente as crianças.

Não se pode deixar de dizer que tantas atrações bonitas e emocio-nantes são regadas com o que há de melhor das culinárias alemã, italiana e tipicamente gaúcha. E ainda tem várias fábricas de chocolate artesanal.

Gramado oferece uma infi-nidade de lojas com artigos alusivos ao Natal, com muitos enfeites e souveniers. O show “Grande Desfi le de Natal 30 Anos” acontece no Expogramado

Produção “Natal Pelo Mundo” é encenado com muita tecnologiaToda a cidade fi ca iluminada e “neva” durante 24 horas

FOTO

S: C

LEIT

ON

TH

IELE

/SER

RA P

RESS

8

#bem

est

ar

Aproveite o melhor do Natal e Ano-Novo

Nutricionista dá dicas para evitar os Nutricionista dá dicas para evitar os

excessos e não fugir da dieta excessos e não fugir da dieta

durante as festas de fi m de ano

Manter a dieta durante o mês de dezembro não é tarefa fácil. Vencer a tentação da variedade de pratos e sobre-mesas das festas de fi m ano é uma verdadeira provação. Segundo a professora do curso de Nutrição da Faculdade Es-tácio Amazonas, Rita Macha-do, com as confraternizações no trabalho, dos amigos, Natal e Réveillon, a tendência é ex-trapolar, por isso a orientação é consumir os alimentos com moderação e bom senso.

A nutricionista ressalta que o trabalho realizado durante ano inteiro para manter o peso em dia pode ser colocado abai-xo se não houver moderação nesse período. De acordo com a nutricionista, há opções de pratos saudáveis que podem ser preparados para a ceia e confraternizações.

Rita Machado ressalta que as pessoas que têm uma ali-

mentação saudável e praticam exercício físico regularmente não devem se desesperar du-rante esse mês repleto de ten-tações. “Para esses casos, em que já há uma regularidade na alimentação e na prática de exercícios é mais fácil manter o foco”, disse a nutricionista.

Entre os pratos que podem ser feitos em substituição às receitas calóricas tradicionais, a nutricionista indica o pira-rucu de casaca, mas ao invés de fritar as bananas, deve-se assar e acrescentar uma colher de linhaça dourada.

Outras opções saudáveis são bolo de macaxeira com castanha do Pará, escondidi-nho de pirarucu sem queijo e regado com azeite, arroz inte-gral, sopa de lentilha, lasanha de berinjela, que substitui o macarrão, saladas variadas e bolo de cenoura com calda de chocolate de cacau 100%

e açúcar demerara (granu-lado, de coloração amarela, resultante da purgação do açúcar mascavo, e com teor de melaço em sua composição).

A nutricionista diz que o os vilões da dieta nessa época são os panetones, as sobremesas e os acompanhamentos dos pra-tos, como maionese, salpicão, além dos molhos.

A nutricionista cita, como exemplo, o panetone, que na versão com frutas cristalizadas possui 5,1 gramas de gordura saturada em cada fatia. Com recheio de chocolate, o paneto-ne tem 7,8 gramas de gordura. “Isso é uma diferença grande, então a melhor opção ainda é escolher a versão tradicional ou light do produto”, explica.

Ainda de acordo com Rita, optar por carnes magras, arroz integral, salada verde e consu-mir as frutas que normalmente são usadas para enfeitar a mesa são uma ótima opção para manter o peso e, princi-palmente, a saúde em dia.

“A dica para qualquer época do ano é moderação, então, quem conseguir ter bom sen-so, com certeza vai manter a dieta em dia”, acrescentou a nutricionista.

08_17.indd Personalizado V 17/12/2015 23:20:40

18

#com

port

amen

to

Profi ssão: Papai-NoelMais que um negócio, o encanto in-Mais que um negócio, o encanto in-

fantil com o “bom velhinho” per-fantil com o “bom velhinho” per-

manece por meio desses profi ssionais

LUIS HENRIQUE OLIVEIRA

Com a chegada de dezembro, mês das comemorações natalinas, muitos papais noéis invadem a cidade, seja em centros comerciais para animar clientes, seja em sho-

ppings para encantar crianças, ou em propagandas na televisão. No entanto, para quem assiste e acha o trabalho interessante, nem imagina o empenho por trás da barba branca.

Papais noeis profi ssionais reve-lam que ser um “bom velhinho”

requer mais que uma bela fantasia e sim, muita dedicação.

Exemplo disso é Papai Noel An-tônio* que visita o Amazonas Sho-pping há três anos. Ele explica que não basta colocar uma fantasia e sair distribuindo presentes, o tra-balho requer mais que isso.

“Eu sou Papai Noel desde os 21 anos, hoje tenho 42. Tudo começou com um sonho de criança, quando descobri realmente quem era o Pa-pai Noel. Me propus a fazer um dia um papai de verdade, com todas as

histórias e encantos de Natal, eu proporcionar isso para os meus fi -lhos num futuro”, explicou sorridente.

Com mais de 20 anos de pro-fi ssão, o começo da carreira de Antônio iniciou com um trabalho educacional, onde ele passava o dia todo auxiliando um fotógrafo em festas de fi m de ano. “Uns amigos viram uma foto como Papai Noel e pediram para eu ir ao trabalho deles. Há 4 anos eu faço um trabalho em uma multinacional fazendo a caravana de Natal”, ressalta.

O Papai-Noel Antônio diz que

o encanto do Natal exige mui-

ta dedicação

FOTO

S: M

ÁRCI

O M

ELO

IDEI

AS

Mor

o na

fi lo

sofi a

Angela Bulbol de Lima

professora da Ufam

7

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

“Eu vou te dar a decisão; botei na balança...

Essa música é espetacular. Num certo trecho diz: “pra que rimar amor e dor”, encontro profundidade nessa sentença quando me permito parar e refletir sobre essa letra.

Confesso sentir muita emo-ção ao ler algum filósofo, livro de filosofia; não sei se chega a amor e dor, mas me sin-to profunda, complexa, quase enigmática: duvido das coisas, pondero, questiono… Não com-preendo sempre, mas não desis-to com frequência: a filosofia é definitivamente provocadora na minha vida.

Portanto, a essa altura é ne-cessário contar sobre certa fase que vivi e que aparentemente ficou menor ou obscura diante dos rumos que a sucederam, a partir das decisões que muito conscientemente tomei, no ge-ral racionalizando muito mais, procurando deixar sempre tudo descompilado e, na medida do possível, decifrado.

Importante dizer que desde longe, guardado, mas não es-condido, houve uma atração, encantamento e amor pra vida toda com a Filosofia; não foram simplesmente os dois anos, in-completos e intensos, num curso de graduação, é definitivamente algo que preenche todas as la-cunas de uma vida corrida, prag-mática, materialista e calculada nos seus pormenores e projetos, que de tudo tomou conta.

A Filosofia está na minha vida para reparar os danos de algu-mas ausências e lacunas, das leituras superficiais e preguiço-sas que fiz e continuo a fazer, exigindo de mim concentração, desordem, inspiração e dúvidas, tudo que hesita em ter espaço no meu mundo particular sempre tão organizado e certo.

Leio e releio Seneca para prever sofrimentos, ao mesmo tempo em que combino luxo com Montaigne.

Mora na filosofia uma parte espetacular da minha vida, me desafiando a sair do departa-mentalizado e coerente e rom-per com o inestimável sabor do que não tem resposta, é incom-pleto, insone e desconhecido, mas cujo desconforto aparente é apaziguador na medida que me

fortalece e instiga a saber o que não sei e a desprezar o óbvio e o raso; apazigua, portanto, esse desejo recorrente de saber, entender, explicar, ler de novo e assim, acabo trazendo pra minha vida algumas respostas para certas perguntas e algum sentido pra todas as letras.

07_18.indd Personalizado V 17/12/2015 23:18:56

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 20156

#saú

de

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 19

DedicaçãoAssim como Antônio, Lucas

Silva* é Papai Noel de um esta-belecimento comercial localizado na avenida Eduardo Ribeiro. Ele explicou que a ideia surgiu após o gerente pedir para animar os clientes que compareciam na loja, às vésperas do Natal. “Estava trabalhando e o meu gerente pre-cisava de alguém barrigudo para animar a loja. Ele comprou a fanta-sia, eu coloquei um travesseiro na barriga e sempre em dezembro eu faço esse personagem”, afi rmou.

No entanto, apesar de ser bom

para negócios e para o marketing de algumas empresas, “vir” do Polo Norte não é tarefa fácil.

Antônio* lembra que o processo de vestimenta e caracterização leva, em média, 50 minutos. Ele diz ainda que acreditar no per-sonagem é preciso em qualquer época da vida.

“Não existe idade para acre-ditar. O que fazemos enquanto Papai Noel é levar alegria para todos. Precisamos incentivar so-nhos nas nossas crianças. Uma criança que não sonha se torna um adulto difícil”, lembrou.

Mas não é só de Papai Noel que vive o Natal. Além de estar formando em fi sioterapia, a fun-cionária pública Renata Oliveira se veste de mamãe Noel para animar as festas de fi m de ano de sua família. “As crianças da famí-lia adoram, e as incentivamos a acreditarem em Papai Noel, afi nal, depois do menino Jesus, acredito que ele seja uma fi gura muito importante também”, conclui.

*Os personagens pediram para que seus nomes não fossem reve-lados com o intuito de manter o encanto natalino.

Proteja-se do zika vírus

As manchetes nos jornais, televisão, inter-net sobre o surto de microcefalia e o zika vírus no país está tirando o sono de muitas gestantes. Até o momento, 18 estados confi rmaram o zika vírus: Roraima, Pará, Amazonas, Rondônisa, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Espiríto Santo, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

Os resultados do LIRA 2015 - Levanta-mento Rápido de Índices para Aedes aegypti divulgado no dia 21 de novembro constatou 739 casos suspeitos de microcefalia, em 160 municípios de nove estados. O estado de Pernambuco foi o que mais registrou casos de microcefalia. Foram 487 bebês identifi cados com a doença.

O mosquito Aedes aegypti, conhecido por transmitir a dengue, a chikungunya e o zika vírus é provável causador da microcefalia em fetos. De acordo com a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, a microcefalia é uma condição neurológica caracterizada quando a cabeça do bebê é menor do que o esperado para a sua idade e sexo. “A microcefalia é

diagnosticada no início da vida, o cérebro não cresce o sufi ciente na gestação ou após o nascimento”, explica.

Excesso de pele e fronte mais achatada também caracteriza a microcefalia. “O pro-blema pode ser notado no ultrassom. A partir do momento que é identifi cado é feita uma investigação para descobrir a causa. Exames como ultrassonografi a, tomografi a compu-tadorizada, ressonância magnética podem ser solicitados”, comenta a ginecologista.

A sua causa está relacionada à má-for-mação desencadeada por uma alteração genética, substâncias tóxicas e infecções. Vírus, como o da toxoplasmose, herpes e o citomegalovírus podem causar interferência no desenvolvimento cerebral.

Cuidados na gestaçãoAlguns cuidados podem manter as gestan-

tes protegidas do zika vírus. A ginecologista Erica Mantelli listou o que a gestante deve fazer, como cuidar da sua casa e fi car atenta ao excesso de água nos vasos com plantas, em garrafas, copos e pneus no quintal.

“É importante a gestante pedir ajuda para

fi scalizar se existe água acumulada na sua casa em objetivos, reservatórios de água de geladeira. O ideal é não deixar nenhum objeto com água parada para não atrair o mosquito Aedes aegypti”, sugere a médica.

Outra dica é apostar nas roupas de manga longa e calças. Apesar das temperaturas quentes, uma forma da gestante se prote-ger das picadas é tirar do guarda-roupa as blusas de manga longas de tecido leves e usar calças confortáveis.

Os repelentes são aliados das mulheres. O ideal é que a gestante se consulte com o seu ginecologista para a indicação do repelente. Aplique três vezes ao dia durante o corpo, não se esqueça das pernas e braços.

“Vale a pena colocar uma proteção na janela contra mosquitos no quarto do bebê e em toda a casa, principalmente se o local que você mora tem muitas árvores. Essa proteção amenizará a entrada de mosquitos”, completa a profissional. Outro ponto importante é incentivar os vizinhos a cuidarem de suas casas, verificar se tem água parada para que não ocorra a transmissão do mosquito no seu bairro.

Surto de microcefalia deixa gestan-Surto de microcefalia deixa gestan-

tes apreensivas, por isso é bom tes apreensivas, por isso é bom

evitar proliferação do mosquito

06_19.indd Personalizado V 17/12/2015 23:14:48

CIÊN

CIA

E T

ECN

OLO

GIA

A m

ágic

a re

nova

ção

da f

é

João Bosco Botelho

Doutor Honoris Causa, França

5

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

A cultura material é, sem dúvida, muito mais transformável do que a mentalidade. A primeira, ligada ao conforto (aqui entendido como a fome e a sede saciadas e o abrigo contra as intempéries), tem relação com a natureza, o homem e os produtos. A segunda, muito mais complexa é fruto do intrincado mecanismo neurobiológico, ainda desconhecido, da relação entre o ser e o objeto: o pensamento.

Parece lógico supor que a for-ça do pensamento, reproduzindo idéias muito antigas, mesmo que sob metamorfoses frente à cul-tura material, reside exatamente na característica de reprodução: transmitida nas gerações seguin-tes, sofrendo a infl uência decisiva do sistema sociocultural, de forma semelhante às qualidades físicas. Assim poderíamos explicar as agru-ras do poder político para obter mudança revolucionária nas cren-ças e idéias religiosas. As tentativas conhecidas foram acompanhadas de instransponível oposição coleti-va frente à autoridade.

O desmoronamento incrivel-mente rápido do comunismo, no Leste europeu, também mostrou de modo insofi smável essa asser-tiva. O arcebispo albanês Simon Jubani, encarcerado durante vinte e dois anos, pelo enfrentamento ao ateísmo de Estado, decreta-do pelo ditador comunista Enver Hoxha, celebrou a primeira missa, após o massacre do ditador, na capela do cemitério da cidade de Shkoder, assistido por incontáveis fi éis. Milhares de albaneses, libertos das corresntes implacáveis do co-munismo-socialismo, retornaram aos templos, antes transformados em viveiros de patos e rãs, com a fé renovada e tornada pública pela segurança física.

É possível imaginar o que repre-sentou para as pessoas que viveram em regiões com inverno rigoroso, há milhares de anos atrás, o apareci-mento do Sol resplandecente para aquecer os corpos e a terra.

Os acontecimentos seguidos ao sedentarismo dos caçadores cole-tores, no fi nal do Neolítico, estão

contidos no mesmo contexto. O laço anterior com os outros ani-mais foi substituído, pouco a pouco, pela nova intimidade com a terra cultivada. A ocra, pintada nos os-sos descarnados, como marca do sangue, símbolo da vida, achada em numerosos esqueletos pré-históri-cos, foi deslocada pela semente e pelo esperma. A mãe terra, sulcada pelo arado e fertilizada pelos raios solares, continua festejada.

As celebrações religiosas, como a missa cristã, continuam guardando lugar de destaque para as refeições, onde o pão e o vinho, ambos fi lhos da mãe terra, estão presentes. Os incas do altiplano boliviano, sobre-viventes de uma das mais brutais conquistas que o mundo conheceu, continuam rendendo graça à Pa-chamama, a imemorial mãe terra da cultura andina.

Na cidade de Newgrange, na Irlanda, existe um túmulo que serve de orientação climática para os agricultores da região. Na década de 1960, os astrofísicos da Univer-sidade de Dublin, comprovaram que o local, construído há mais de cinco mil anos, é o mais antigo ¬ali¬-nhamento astronômico conhecido. Essa sepultura pré histórica, cons-truída por um povo agrário desco-nhecido, contém uma abertura de vinte centímetros, no teto, por onde, no solstício do inverno, a luz natural penetra e chega exatamente onde deveria estar repousando o morto celebrado. É particularmente ex-pressiva a festa do nascimento do Sol Invicto (Dies Solis Invicti Nata-

lis), comemorada na Roma, junto à saturnal. Quando o astro parecia se dirigir ao Norte, os trabalhos eram interrompidos, as casas decoradas com árvores, os parentes trocavam presentes e intensifi cado o culto ao deus asiático Mitra (Natalis Solis).

Existem evidências de que o cris-tianismo primitivo foi confundido com o culto solar. Os maniqueístas afi rmavam que Jesus Cristo era o próprio Sol. Dois dos mais importan-tes ideólogos cristãos, Cirilo de Jeru-salém e Teodo¬ro, fi zeram a mesma associação. Os doutores da Igreja Católica, durante vários séculos, fi ca¬ram preocupados com a data do nascimento de Jesus Cristo. Em 194, Clemente de Alexandria propôs o 19 de novembro do ano 3 a.C., enquanto Epifânio lutou pelo dia 30 de maio. Na realidade, não existe qualquer comprovação de que Cris-to tenha nascido neste ou naquele dia. Dionísio, em 525, encerrou a questão, fi xando o advento no dia 25 de dezembro de 754 depois da fundação de Roma (ab urbe condi-ta). A rendição da alta hierarquia romana frente ao simbolismo do solstício do inverno gerou protesto entre os católicos armênios e puri-tanos ingleses. Ambos, afi rmaram ser heresia imperdoável associar o culto de Jesus à adoração pagã.

Importa pouco as construções teóricas para entender a mágica renovação da fé do Natal: Je-sus Cristo, o Filho de Deus, está presente no advento do Natal, irradiando bondade entre bilhões de pessoas no planeta.

05_20.indd Personalizado V 17/12/2015 23:13:30

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 21

#lig

ado

nas

nove

las

MALHAÇÃOMiguel disfarça o incômodo ao

instalar Ciça em casa. Nanda in-centiva Jéssica a se envolver com Uodson. Dani provoca Luciana por causa de Rodrigo. Monique avisa a Rodrigo que o inscreveu para dis-putar o campeonato de taekwondo pelo colégio Leal Brazil. Monique en-contra Rodrigo e Luciana no banhei-ro, os repreende e exige que os dois conversem com Menelau. Uodson

afirma a Alina que é apenas amigo de Jéssica. Rodrigo tenta convencer Dani a salvar Luciana e confessar que armou para que ele violasse as regras da escola. Jéssica desabafa com Nanda sobre a desilusão com Uodson. Rodrigo garante a Luciana que impedirá a expulsão do colégio. Alina promete ajudar Roger a ter a primeira noite de amor com Lívia. Rodrigo exige que Dani assuma para Menelau que foi ela quem violou as

regras da escola. Alina convida Uod-son para jantar em casa, a fim de ajudar Roger a ficar com Lívia. Sueli se revolta contra Rodrigo por ele não ter ajudado Luciana. Dani revela que confessou a armação para Menelau. Zig confessa a Rodrigo que a agres-são a ele e aos amigos foi encomen-dada por alguém do colégio. Alina se irrita com Uodson, que a beija no-vamente. Pedro e Beto armam para Arthur, e Júlia os repreende.

18h05, na GloboSegunda Vitória fala de sua filha para Lívia. Luiz avisa a Emília que não pagou Felipe como ela pediu. Mateus tem uma visão perto de Vitória e sente-se mal. Felipe descobre que Melissa perdeu o bebê.

Terça Dorotéia comenta com Melissa so-bre a presença de Alberto na casa de Emília. Mateus tem uma visão ao abraçar Rosa. Alberto pede que Lívia o leve para ver Vitória.

Quarta Melissa afirma que se vingará de Felipe. Carola confessa a Anita que Pedro sabotou seu trabalho na em-presa. Alex conta para Berenice que Melissa o pediu para odiar Lívia.

Quinta Alberto revela a Vitória que Emília não morreu e ela se desespera. Vitória ofende Alberto, que desiste de lhe contar a verdade sobre a identidade de sua filha.

Sexta Emília revela a Vitória que é sua filha. Vitória e Emília encontram Alberto desacordado e a empresária expulsa sua mãe de casa. Vitória se comove ao lembrar que Lívia é sua neta.

SábadoVitória e Lívia se emocionam quan-do se encontram. Felipe avisa a Me-lissa que pedirá a guarda total de Alex na Justiça. Gema e Raul reve-lam a Emília que estão namorando.

19h15, na GloboSegunda Ao ver Arthur com Natasha, Carolina acusa o empresário de sabotar o con-curso. Orientado por Jacaré, Riscado se disfarça para investigar a revista. Hugo cai no chão e Cassandra se desespera.

Terça Jacaré descobre que Eliza está con-correndo. Pietro questiona Carolina sobre o teste de gravidez. Cassandra garante a Carolina que irá tirar Eliza na segunda etapa do concurso.

Quarta Arthur confessa a Max que não con-seguiu contar a verdade para Caroli-na. Cassandra tenta sabotar a bebi-da de Eliza. Jonatas sente os efeitos da bebida que ingeriu sem querer.

Quinta Rosângela avisa a Florisval que só fi-cará com ele se terminar o relaciona-mento com Maristela. Eliza se decep-ciona com Jonatas e prefere deixar a festa sem a companhia do amigo.

Sexta Jonatas questiona Jamaica sobre seu comportamento na festa. Débora avisa a Cassandra que contará para todo mundo que foi ela quem dopou Jonatas.

SábadoCordeiro avisa a Gilda que Dino lhe deve dinheiro. Carolina mostra o teste de gravidez para Arthur, que fica per-plexo. Carolina anuncia a eliminação de Eliza e Débora tenta impedi-la.

21h20, GloboSegunda Dante acredita que Orlando seja o marido de Lara. Juliano implora para que Adisabeba sonde Zé Maria sobre Tóia. Kiki despista

Terça Orlando inventa para Dante que es-condeu sua história com Lara por medo de perder Nelita. Nenenzinho, Alisson e Ninfa se preocupam com a tristeza de Merlô.

Quarta Zé Maria se irrita com Romero e afir-ma que castigará Tóia e Atena. Nora flagra Nelita em crise e propõe que a filha cancele o casamento. Zé Maria liberta Atena.

Quinta Romero acredita que Atena o traiu. Adis-abeba confessa a Zé Maria que encon-trou os diamantes e chamou a polícia para prendê-lo, mas acaba ajudando o bandido a fugir. Nora confronta Gibson.

Sexta Atena desconfia de que Romero tenha um trunfo contra a facção. Tóia pergunta a Romero o motivo de estar sendo perseguida pela organi-zação criminosa. Nora deixa Gibson sozinho na noite de Natal.

SábadoTóia se irrita com a presença de Ate-na. Juliano vai à casa de Romero e se declara para Tóia. Dante orienta Ju-liano a deixar a casa de Romero. Nora passa a noite de Natal com Régis.

19h45, no SBTSegunda Sabrina decide pular corda com Dóris, mas a pequenina acaba se machu-cando. Pastor Augusto entrega uma peça de teatro ao Padre.

Terça Regina fica irritada ao ver a casa in-teiramente bagunçada. Safira segue conselho de Otávio e visita à casa de seus pais, mas enfrenta muita re-sistência da filha, Priscila.

Quarta Meire acusa Alicia de ser uma ladra de cargo. Pedro e Helena percebem que Manteiguinha se perdeu, mas logo o avistam próximo de uma outra cachorra poodle.

Quinta Helena e Pedro convidam as crianças para assistir ao show do C1R na ci-dade. Mateus e Téo gostam da notí-cia. Omar vai até o ponto onde Luis vende sorvete para tentar humilhar o homem.

Sexta Marina conhece dona Nina no vilare-jo. Tomas leva o catálogo estragado da nova coleção para Safira, que fica irritada. A mulher grita com Rebeca e diz que ela não é necessária na em-presa.

Sábado Não há exibição.

DIV

ULG

AÇÃO

04_21.indd Personalizado V 17/12/2015 23:11:20

Expediente

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

#des

taqu

es d

a tv

22

Editor Guto [email protected]

SubeditoraMellanie [email protected]

Repórteres Luis Henrique OliveiraLindivan Vilaça

Diagramação:Adyel Vieira

Tratamento de imagemKleuton Silva

CapaCassio Viana

Colaborador: Marcelo Guilherme.

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

Domingo que antecede a semana do Natal. Faltam apenas quatro dias para a tão esperada data. Os corações fi cam mais animados e ávidos para distribuir amor, solidariedade, mensagens de paz. Mas não é apenas isso; o Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo e é o momento de refl exão para todos nós, não apenas neste momento, mas durante os 365 dias do ano. E nessa edição, especial de Natal, trazemos uma reportagem com Norma Levy, uma das mais tradicionais damas da sociedade local, que todos os anos abre sua residência para mostrar, no quesito decoração, o quanto é lindo este período. A casa é completamente modifi cada para receber a magia deste período. Ainda nessa edição, iremos falar sobre uma profi ssão superinteressante, a de Papai-Noel. Feliz Natal e boa leitura!

ELENCO | MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015 3

#índ

ice

NotaOs artigos publicados nesta revista são

de responsabilidade de seus autores

e não expressam, necessariamente, a

opinião do jornal.

Capa

8 | BEM ESTAR

Nutricionista dá dicas para não fugir da dieta durante as festas de fim de ano.

A primeira unidade da Região Norte da loja Forever 21 inaugura em Manaus com looks

para as festas de fim de ano.

Feliz Natal!

Guto Oliveira

14 |MODA

18 | COMPORTAMENTO

Mais que um negócio, o encanto com o “bom velhinho” permanece

por meio de profi ssionais dedicados.

MÁR

CIO

MEL

O

Para passar as festas sintonizado na Globo

Mais uma vez a emissora prepara espe-Mais uma vez a emissora prepara espe-

ciais para agradar ao telespectador ciais para agradar ao telespectador

que fi cará em casa neste fi m de ano

E vem chegando mais um Natal e neste ano prometendo algumas folgas extras, já que o feriadão é prolongado. Para quem prefere não se envolver nos inevitáveis engarrafamentos do trânsito nas estradas e decidiu curtir o Natal e o Ano Novo em casa, acompanhado pela família, a Rede Globo vai ofe-recer algumas atrações especiais.

Neste domingo o “Esquenta!” resgata memórias afetivas e celebra os “bons velhinhos da vida real”. Apresentando exem-plos inspiradores de pessoas que promovem o convívio entre idosos e crianças, Regina Casé conversa com Monica Kondziolková, geren-te institucional da Cruzada do Menor, e recebe a Velha Guarda

da Mangueira e os integrantes da Mangueira do Amanhã.

Na noite de quarta-feira, dia 23, após “A Regra do Jogo”, o público terá mais uma vez o esperado en-contro com o Rei Roberto Carlos. O especial “Roberto Carlos, Detalhes” foi concebido em três atos diferen-tes e será uma sucessão de hits da carreira do cantor. A RC9, banda que acompanha Roberto há anos, entra em cena na última parte do show, que tem ainda a participação de Thiaguinho e Ludmila.

E, como toda grande celebração merece uma trilha sonora ines-quecível, na noite do dia 24 vai ao ar o especial inédito “Presente de Natal”, que promete embalar a ceia dos brasileiros. Com apre-

sentação de Thiago Abravanel, 23 artistas da música se encontram, em duetos memoráveis, para can-tar 15 clássicos natalinos.

Para quem acorda cedo, a manhã de Natal, no dia 25, tem diversão garantida com “Shrek” às 7h. Ainda no dia 25, o público conhecerá o grande campeão do “The Voice Brasil”.

No dia 26, Angélica recebe Joel-ma para falar sobre tradições de Ano Novo no “Estrelas”. Em um ambiente decorado com quitutes e símbolos da virada, elas conver-sam sobre o ano que passou e as expectativas para 2016.

A festa de Ano Novo do “Esquenta” será no dia 27. Celebrando um século de música, e 50 anos de carreira de ambos, Caetano Veloso e Gilberto Gil, se apresentam com o repertório da turnê que tem encantado o Brasil. No programa, eles comemoram a amizade e recebem um presente: Jorge Ben Jor se une a eles no pal-co de surpresa. Ainda no dia 27, o “Domingão do Faustão” entrega o “Troféu Mario Lago” a Susana Vieira.

A “Tela Quente” especial do dia 28 traz o inédito “Depois da Terra”, com Will Smith e seu fi lho Jaden numa aventura de fi cção científi ca.

“Mister Brau” se despede da primeira temporada com o último episódio, que vai ao ar na terça, dia 29. Na sequência, vai ao ar o episódio fi nal da quarta tempo-rada de “Pé na Cova”.

Os grandes fatos do ano serão relembrados na noite de 30 de dezembro, depois de “A Regra do Jogo”, na “Retrospectiva 2015”, com apresentação de Sergio Cha-pelin e Glória Maria.

E, para fechar o ano, o tradi-cional “Show da Virada” gravado pela primeira vez em Salvador (BA), o espetáculo conta com a apresentação de Fernanda Lima e cinco anfi triões: Ivete Sanga-lo, Capital Inicial, Luan Santana, Sorriso Maroto e Aviões do Forró, que recebem muitos convidados especiais . E claro, na virada, um show de fogos de artifício celebra a chegada de 2016!

“Show da Virada” traz os principais nomes da música brasileira “Presente de Natal” tem Thiago Abravanel e Wesley Safadão

MAR

CELO

GAN

DRA

PED

RO C

URI

/RG

03_22.indd Personalizado V 17/12/2015 23:07:17

02_23.indd Personalizado V 16/12/2015 22:06:36

Não

pod

e se

r ve

ndid

a se

para

dam

ente

MANAUS, DOMINGO, 20 DE DEZEMBRO DE 2015

Elenco

Páginas 12 e 13

Então é Natal...

01_24.indd Personalizado V 16/12/2015 22:11:29