ele não aparece no antigo testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do mar...

6

Upload: joao-pedro-carvalho-correia

Post on 07-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ele não aparece no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto; Deus não é citado; Não há referências à oração, aos
Page 2: Ele não aparece no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto; Deus não é citado; Não há referências à oração, aos

Ele não aparece no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto; Deus não é citado; Não há referências à oração, aos sacrifícios ou à adoração; Não é mencionada a ênfase ao perdão e misericórdia.

01. Por que judeus e cristãos da antiguidade 01. Por que judeus e cristãos da antiguidade contestaram o direito de manter na Bíblia o livro de contestaram o direito de manter na Bíblia o livro de Ester? Que evidências há de sua inspiração divina?Ester? Que evidências há de sua inspiração divina?

Judeus e cristãos contestaram o livro de Ester porque nele não aparece o nome de Deus, e porque, ao longo da história, os nomes dos outros personagens foram trocados: o rei Xerxes por Assuero, Hadassa por Ester, e Mardoqueu por Mordecai.

O livro de Ester é inspirado porque seu conteúdo não contraria os princípios divinos; ele exalta a salvação provida aos judeus; porque a saga de Ester é semelhante às de José e Daniel; e seu cunho escatológico revela a vitória final do bem contra o mal.

Page 3: Ele não aparece no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto; Deus não é citado; Não há referências à oração, aos

A história de Vasti revela as terríveis consequências que recaem sobre aqueles quem não respeitam às autoridades superiores, "porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas" (Rm 13:1).

02. A atitude de Vasti, fundamentada em princípios morais, 02. A atitude de Vasti, fundamentada em princípios morais, não lhe trouxeram benefícios aparentes. Por que devemos não lhe trouxeram benefícios aparentes. Por que devemos

ter princípios, mesmo com resultados ruins?ter princípios, mesmo com resultados ruins?

Devemos ter nossa vida pautada em princípios bíblicos porque Jesus trará o galardão para cada um de nós segundo as nossas obras (Ap 22:12); os princípios bíblicos nos protegem e nos dão vida longa (Êx 20); eles testemunham da existência de Deus.

O cristianismo não é uma vida de perdas, e sim de benefícios: ganhamos a filiação divina (Jo 1:12); um Advogado (1Jo 2:1); um Consolador (Jo 14:16); um anjo (Sl 91:11); uma Mansão no Céu (Jo 14:1-3); o suprimento de nossas necessidades (Fp 4:19).

Page 4: Ele não aparece no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto; Deus não é citado; Não há referências à oração, aos

Mardoqueu aconselhou Ester a não revelar sua identidade judia porque conhecia o possível preconceito que os persas nutriam para com os judeus. Por isso, ele preferiu que Ester agisse com cautela e prudência, e revelasse a verdade na hora certa (Et 4:14).

03. Por que Ester foi aconselhada a não revelar sua 03. Por que Ester foi aconselhada a não revelar sua identidade? Essa atitude não parece incoerente com identidade? Essa atitude não parece incoerente com a ordem bíblica de sermos o sal e a luz do mundo?a ordem bíblica de sermos o sal e a luz do mundo?

Mardoqueu e Jesus nos ensinam que há momentos em que o missionário deve ficar calado a fim de, na hora certa, a verdade ser dita de maneira eficaz. Não é preciso que alguém revele tudo imediatamente em toda situação. A prudência é virtude.

Não podemos nos calar jamais. O silêncio não é bíblico: "Ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão" (Lc 19:40). "Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto" (Mt 5:15).

Page 5: Ele não aparece no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto; Deus não é citado; Não há referências à oração, aos

Ester é útil pelo seu conteúdo escatológico e apocalíptico. Ele revela o grande conflito entre as forças do bem e as forças do mal; o decreto de morte a quem se nega adorar a criatura; o livramento do povo de Deus; e, finalmente, a vitória do bem.

04. Por que o livro de Ester é tão atual e útil para aqueles 04. Por que o livro de Ester é tão atual e útil para aqueles que estão vivendo próximos da volta de Jesus? Que que estão vivendo próximos da volta de Jesus? Que aplicações podemos extrair para o nosso dia a dia?aplicações podemos extrair para o nosso dia a dia?

O livro de Ester revela que os servos de Deus devem conquistar elevados cargos públicos e políticos com o propósito de exercerem boa influencia entre as autoridades civis, e criarem leis que restaurem a dignidade do povo sofredor.

A forma como Ester procurou solucionar o problema - pedindo que o povo jejuasse por três dias, é digna de exemplo. Ela não confiou em seus atributos pessoais para conseguir o favor do rei, mas, buscou ajuda divina através da intercessão de todo o povo.

Page 6: Ele não aparece no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto; Deus não é citado; Não há referências à oração, aos