eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz...

16
Boletim Formativo e Informativo Ano 14 Número 83 Maio - Junho 2001 Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo. (Apocalipse 3:20)

Upload: votuyen

Post on 14-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

Bole

tim

Form

ati

vo

eIn

form

ati

vo

Ano

14

Núm

ero

83

Maio

-Ju

nho

2001

Eis que estou à porta ebato: se alguém ouvir aMinha voz e abrir a porta,entrarei em sua casa, e comele cearei e ele comigo.

(Apocalipse 3:20)

Page 2: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

2Reflexão

RefrigérioMaio - Junho 2001Por Samuel Pereira

Periódico bimestral visando ainformação e edificação do Povode Deus.

Email

SUSTENTADO ATRAVÉSDE OFERTAS VOLUNTÁRIAS

Propriedade:

Director: CARLOS ALVESEditor: SAMUEL PEREIRA

Redactor: JOEL PEREIRA

Administração:

[email protected]

Colaboradores Regulares:

Impressão:

Copyrights:

Reg.Min.JustiçaDepósito Legal:Tiragem: 2.200 Exemplares

Cada Exemplar: 200 $ 00

Comunhão das Igrejas de Irmãos emPortugal (CIIP).

..

Email: [email protected]

Email: [email protected]

Av.João de Deus, 14864500-389 Espinho PORTUGAL.Tel. 22 7343652; 227115086

Manuel Ribeiro António CalaimJayro Gonçalves Arnold Doolan

Samuel Oliveira.

R.Areal, 4528-S. J.Ver. Tel.256 312037

© Não há. Autorizamos eincentivamos a divulgação, no todo ou emparte, dos estudos e artigos publicados,desde que a fonte seja citada.

Todos os artigos e anúncios parapublicação no Refrigério devem serenviados até ao dia 10 de cada mêsímpar. À Comissão de Publicações doDepartamento de Comunicações da CIIPassiste o direito de rejeitar publicidadeque colida com as actividades dasAssembleias dos Irmãos.

sob n.º 280.21.402/88.

:

GRÁFICA MONUMENTO

Os artigosassinados são da responsabilidadeindiv idual . Os ar t igos que nãocorrespondam à linha doutrinária einformativa deste jornal, não serãopublicados.

FichaTécnica

www.irmaos.net/refrigerio/Se tem acesso à Internet, visite-nos noendereço acima referenciado. Além dosartigos publicados na presente revista,encont rará dezenas de ar t igos de"Refrigério's" anteriores.Se pretender enviar-nos alguma mensagem,use o formulário ali existente ou remeta-nosum email para: [email protected]

Ig. Valadares.... 2,5 Ig. Palhal.............. 03 Ig. Amial...................... 03Ig. Brito-Granja. 04 Ig. Alumiara.......... 04 Ig. Madalena............... 04Ig. V.N.Milfontes 04 Ig. Aveiro.............. 05 Ig. Silvalde.................. 05Ig. Monte Arco.. 06 Ig. Amoreiras........ 10 Ig. Sta.Catarina........... 10Ig. Cucujães..... 50 Ig. SJM-Fontaínhas25 Monte Redondo.......... 10Of.Individuais... 43,5 Ig. Mata Machial.... 10

finançasfinançasOfertas recebidas para sustento do Refrigério até ao dia ,as quais agradecemos.

Valores em contos. Saldo Actual:

06.06.2001

0 c.

Deus nunca foi nem alguma vezserá ultrapassado perante umacontecimento que ocorra na

vida de uma pessoa, comunidade ou nomundo. Ele é para além de Omnipresentetambém Omnisciente conforme a SuaPalavra nos comprova. Podemos saberque quando lhe falamos de algo que nospreocupa ou algo que queremoscompartilhar com Ele, Ele já conhece anossa intenção.È interessante reflectir sobre este facto.Temos um Deus que conhece as nossasnecessidades, preocupações, mastambém as nossas alegrias e sentimentos.Não conseguiremos alguma vez ocultarseja o que for perante Deus.Assim é muito importante expressar-mosperante o Criador do Universo e nossoPai a fé que depositamos nas nossasorações. Quando nos dirigimos a Ele,através de Nosso Senhor Jesus Cristo OSalvador, sabemos que Ele nos ouve? Naverdade Ele escuta as palavras que saemda nossa mente, se elas Lhe são dirigidasefectivamente e não se elas são uma vãmaneira de exposição perante os nossosirmãos, como relevância para a nossacapacidade de dicção e poder oratório.Ele escuta as nossas palavras para as

atender se o nosso coração for recto naexposição.Quando nos convencemos a colocar asnossas intenções, posições e vontadesperante o Mestre da Sabedoria deixandoque a Sua capacidade de resolução edádiva seja realizada então a Seu tempotemos a resposta. Todo o verdadeiroServo do Senhor sabe esperar a respostapara um problema, uma tomada deposição pública ou uma decisãoimportante na sua vida (social,académica, profissional ou espiritual).Quando falamos com Aquele que é oSoberano Senhor do Universo e a únicaAutoridade credível a nossa posiçãodeve conter: humildade, reverência egratidão perante tão sublime privilégiode conversarmos com tão distintoSenhor Todo-Poderoso. A nossa oração,para além de emanar o sentimento de féna crença que será atendida pelo Senhortambém deve inserir o nossoagradecimento pela resposta que serádada.Que todos nós, Seus Filhos sejamoscapazes de confiar com plena certeza naFidelidade e Companheirismo do NossoPai.

ELEsabe tudo

Page 3: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

3Do Director

Carlo AlvesRefrigérioMaio - Junho 2001

Carta Aberta

Ao Irmão X

Prezado Irmão. Aceite as nossasfraternais saudações e o nossoamor para si e todos os seus.

Senti da parte do Senhor o desejo de lheescrever esta carta, pois fui informadode que o querido irmão, ultimamente,tem revelado pouco interesse noscultos, faltando mesmo muitas vezes ásreuniões.

Estive na “ sua Igreja” um destesdomingos e senti muita tristeza pelasua falta e pela ausência de muitosirmãos. Perguntei por si e informaram-me que o irmão está deixando aqueleprimeiro amor que sempre revelou terpelo Senhor. Agora, prefere mais ficarem casa e aos domingos ir por vezes ápesca, outras vezes ao futebol e aocinema.

Senti-me bastante triste e nessa noitefugiu-me o sono. Comecei a pensarcomo no passado o irmão tinha tantozelo e dedicação pelas coisas doSenhor. Como estava sempre pronto aservir, a ajudar e a visitar os fracos, emanimar os jovens, em trabalhos nosacampamentos, etc. e agora tãodiferente! Que se passa consigo,estimado irmão?

Deixe-me lembrar-lhe que o Domingoé o dia do Senhor e que todos os crentestem o dever de estarem presentes noscultos. É lastimável que pelo menos ao

Domingo a maioria dos crentes fiqueem casa. Contam-se mesmo pelosdedos aqueles que nunca faltam, querchova quer faça sol, esteja bom ou mautempo. E se faltam é porque estãodoentes e o irmão pertencia a estegrupo. E esta fraqueza fundamental daIgreja é o maior obstáculo ao progressoda obra de Cristo entre nós.

Para que existe a Igreja? Paraapresentar Cristo ao mundo. A Igrejanão foi inventada pelos homens. Estesinfelizmente a tem usado muito mal. AIgreja foi fundada por Cristo e só Eletem poder para transformar vidas. Amissão da Igreja é exaltar Cristo, paraque Ele continua a executar a sua obrabendita no coração do homem . Aprincipio, em tempos de perseguição, eantes que o Domingo fosse declaradodia de descanso civil, os cristãosreuniam-se antes da aurora, ou depoiseu escurecia, ou quando podiam e istocom perigo da sua própria vida. Masagora que o cristianismo veio a ser areligião estabelecida no mundocivilizado, mesmo os verdadeiroscristãos estão a desprezar o dia doSenhor.

O Senhor não muda e nós nuncateremos razões de queixa contra Ele?Volte, prezado irmão ao primeiro amor.O Senhor é grande em perdoar. Ele é oDeus da Segunda oportunidade. Háalguns anos conheci um jovem quedeixou de ir ás reuniões e os irmãosmais velhos sentiram muito esta suaatitude, pois tinham grande esperançanEle. Visitamo-lo e convidamo-lo aregressar á Igreja. Disse-nos que sóvoltaria quando o Senhor lhe mostrasseser essa a Sua Vontade. Citamos algunstextos bíblicos esclarecedores, masnão foram suficientes. Finalmente

prometemos orar para que o Senhor oconvencesse. Algum tempo depois elevoltou e a resposta que nos deu paravoltar foi que tinha lido um opúsculointitulado: “

Deixe-me terminar citando-lhe doisversículos: “Porque fostes compradospor bom preço; glorificai pois a Deusno vosso corpo, e no vosso espirito, osquais pertencem a Deus. Porque todoshavemos de comparecer ante otribunal de Cristo, para que cada umreceba segundo o que tiver feito pormeio do corpo, ou bem ou mal”ICor.6.20 e IICor.5.10.

Saudações e muito amor de

Bênção ou maldição - queés tu na Igreja ?

Carlos Alves

Rua do Penedo 24 4405-589-Valadares

Tel.227.115.086

Por 350$

Por 650$

Por 900$

Por 7000$

Por 9000$

Armagedom Pronto? Mac DonaldReina Valera (Biblia) és digna deconfiança?Miguel ServetLobos vestidos de ovejas

La herencia de Billy GrahamExplosion CarismáticaLa Gracia de DiosComo entender e explicar osnumeros de la biblia

Psicologia Knott

Comentário el Nuevo testamento,MacDonald, 1143 pag. EncadernadoNuevo dicionario biblico ilustrado,1232 paginas

Dicionário expositivo exhaustivo,Vine, 1040paginas

LIVROS

Page 4: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

O texto que se segue é adaptado de umlivro em inglês e descreve uma reunião decelebração da Ceia. Reuniões queacontecem todos os primeiros dias dasemana em milhões de locais diferentes domundo. Essa descrição, não pretende serum guia para a celebração da Ceia, maspoderá ser útil para alguns que nunca viramesta reunião celebrada na simplicidadedum coração cumpridor da Palavra deDeus.

Osalão de culto é confortável,mas não há qualquer sinal deque algum ritual religioso será

realizado. Não há altar nem imagens e osbancos não estão dispostos como sealguém fosse fazer um sermão para acongregação, mas na forma de umcírculo, tendo no meio uma mesa com umpequeno prato com um pão e um cálicecontendo vinho. Ao fundo do salão háalguns bancos separados do círculo ondealgumas pessoas podem observar areunião. Na entrada do círculo estácolocada uma pequena caixa onde sãocolocadas ofertas por aqueles que sesentam nos bancos postos em circulo.

Faltam alguns minutos para o início dareunião e a pequena congregação estásentada em silêncio. Alguns estão decabeça baixa, aparentemente orando,outros estão a ler a Bíblia ou a folhear ohinário. Na hora marcada para o início dareunião, um homem do meio dacongregação anuncia um hino. Semqualquer acompanhamento musical, acongregação canta com evidentedevoção.

Após um breve silêncio, um outroirmão levanta-se e dirige-se a Deus emoração. Ele não apresenta pedidos, nãosuplica por nada; sua oração éc o m p l e t a m e n t e o c u p a d a c o magradecimento e louvor, agradecendo e

exaltando a Pessoa do Senhor JesusCristo e agradecendo a Deus pelo seumaravilhoso dom, Seu Filho Unigénito.

Durante a reunião, vários irmãosseguem o exemplo do primeiro e dirigemo louvor e gratidão a Deus pelo SenhorJesus Cristo. A congregação participacom sinceridade a cantar e manifesta asua participação nas orações com um"Amém" discreto ao final de cada oração.

Ninguém foi à frente, destacando-sedos demais; cada irmão que orou ou queescolheu um hino ficou na posição emque estava sentado. Não há um dirigente,nenhuma programação foi anunciadamas cada membro da congregação parecesaber exactamente qual é o seu papel. Asirmãs, todas elas, não dirigem acongregação em oração nem escolhemhinos mas cantam alegremente com acongregação e estão compenetradas nasorações.

Os irmãos que participam seguem ummesmo tema, todos eles falando do valorda Pessoa e da obra de Cristo noCa lvá r io , med i t ando nos seussofrimentos e agonia, destacando as suasvirtudes. Todos os hinos escolhidostambém referem este tema.

Qualquer pessoa espiritual queobserva a reunião perceberá claramenteque o Espírito Santo está a dirigir cada umna sua participação.

A certa altura da reunião, um irmãolevanta-se e ora a Deus, de uma formasimples, porém, reverente, dando graçaspelo pão que está sobre a mesa,lembrando que este pão é um símbolo docorpo do Senhor Jesus cravado na cruz doCalvário. Esse irmão então dirige-se àmesa, parte o pão e entrega-o a um dosmembros que estão sentados no círculo.Cada um, participa deste pão, comendouma pequena parte dele e passando para apessoa que está ao seu lado, até que todostenham participado. Depois o pão édevolvido ao seu lugar na mesa.

Em seguida um irmão agradece pelocálice da mesma forma que foi dadograças pelo pão, lembrando que estecálice é o símbolo do precioso sangue doSenhor Jesus. O cálice também passa demão em mão, cada um bebendo domesmo cálice e passando-o ao seuvizinho. Depois de todos participaram, ocálice é devolvido à mesa.

Mais um hino, um irmão levanta-selê uma passagem das Escrituras e procurafazer uma aplicação daquela passagem àsituação dos ouvintes. Outro um hino écantado e um irmão encerra a reuniãocom oração.

A reunião da Ceia é um exercício docoração, não do intelecto. Naquela horanão estamos reunidos para pedir algumabênção nem para agradecer por bênçãosrecebidas. O nosso objectivo não é pregaro Evangelho nem ministrar a Palavra.Estamos ali para lembrar o ensino doSenhor: "Fazei isto

"!

Não é de admirar que Satanásconcentre os seus esforços nesta reunião.É impressionante a rapidez com quemui t a s ig re j a s se desv i am dasimplicidade do padrão bíblico para estareunião.

(Adap.)

em memória de

Mim

Salomão disse: "Sobre tudo o que sedeve guardar, guarda o teu coração".Mesmo no meio das fraquezas eproblemas, que possamos zelar pelasimplicidade tão sublime destesm o m e n t o s p r e c i o s o s e m q u eesquecemos tudo para pensar somentenAquele que é sobre todos, nossoamado Senhor e Salvador.

Estimado Leitor, não permitas quenada deste mundo roube o teu coraçãodeste culto; ele pertence a Cristo.

4Igreja Local

RefrigérioMaio-Junho 2001

Samuel Pereira (Adaptado)

Descrição de uma reuniãoonde o cristão está ocupadocom a sublime adoração

Page 5: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

5Estudo Bíblico

Jayro GonçalvesRefrigérioMaio - Junho 2001

Experiências da Igreja Primitiva - O Povo de Deus Actuante 6.ª Parte

A Gloriosa Esperança do CrenteI Tessalonicenses 4.9-18

O estudo de hoje divide-se naturalmenteem duas partes: Uma eminentementeprática (9-12) e outra doutrinária (13-18)

Parece que os irmãos na Igreja emTessalónica não precisavam dequalquer instrução ou exortação

particular quanto ao amor mútuo.(verso9).A necessidade de amor fraternal éamplamente enfatizada no NovoTestamento. Rom.12.10, Heb.13.11,IPedro1.22, II Pedro 1.7. O amor para comos irmãos não só se expressa em palavras,mas em acções. IJoão 3.18. Em mutuaafeição e respeito, em hospitalidade aosdesprovidos de amigos, em simpatia comos que sofrem e sem espirito de inimizadeou ressentimento.

Se existe amor, esse não pode ocultar-se,sempre achará meio de se revelar e ser útilcom manifestação de simpatia através depalavras e acções.

O Senhor Jesus instruiu a este respeito osseus discípulos e estes a igreja primitiva.João 13.34 e I João 4.7-8., guiando-os noamor de Deus.

O Amor é de Deus e pelo seu amor ocrente testifica o seu novo nascimento eassim prova perante o mundo que édiscípulo de Cristo. João 13.35 e I João4.7.

O Amor é fruto do Espírito. Gl.5Devemos aprender no maravilhoso

exemplo de Cristo como é o amor e comopraticá-lo.

No verso 10 vemos como Paulo escreve:”Estais praticando isso mesmo para comtodos os irmãos em toda a Macedónia”.Paulo apesar deles praticarem o amorfraternal incentivava-os a progrediremcada vez mais. Não há limite para oexercício do amor.

Não esquecer que a privilegio dahospitalidade como expressão de amor ér e c o m e n d a d a f r e q u e n t e m e n t e .Rom.12.13, I Timóteo 3.2, Tito 1.8.

No verso 11 encontramos a oportunarecomendação a ser seguida. “Diligenciarpor viver tranquilamente” significa,

literalmente “viver uma vida calma” ousaber “repousar”, Lucas 23.56.

Na sua ambição os homens seguem ocaminho da emulação e da luta em buscados bens materiais e glória pessoal, mas osfilhos de Deus aprendem a fugir dapopularidade, pois lhes convém viver umavida quieta e sossegada. I Tim.2.2., paraque Cristo possa ser engrandecido nas suasvidas.

De outra sorte são exortados ostessalonicenses a “ cuidar do que é vosso etrabalhar com as próprias mãos “.

Eles eram naturalmente dados ao ócio.Devem ter imaginado que se Cristo vissehoje ou amanhã não precisavam de pensarnas suas responsabilidades pessoais.C o n f u n d i a m “ i m i n ê n c i a ” c o m“prontidão”. Não há lugar para os ociososno meio dos filhos de Deus. Cada um tem oseu próprio trabalho destinado por Deus. Anegligencia dos deveres quotidianos apretexto de interesses religiosos podetornar-se uma ideia viciosa e dano para aIgreja de Deus. Tito 3.8-14.

No verso12, os que estão de fora, citadospelo apostolo Paulo, são os incrédulos.Estes não tem o mínimo conhecimento dasbênçãos espirituais do Evangelho. Pelomenos poderiam apreciar a diferença entreordem e confusão, entre ociosidade elabor, entre o que explora a caridade alheiae o que procura a independência do seutrabalho. I Pedro 2.12-15 e 3.16.

Parece que a exortação de Paulo nãoproduziu o efeito desejado, pois voltou atratar do assunto mais tarde. II Tess.3.6-15.

maneira como Paulo se expressano verso 13 dá a entender quedurante o intervalo que ele deixou

Tessalónica, alguns crentes partiram parao Senhor. Os crentes dali, sentiam-seapreensivos acerca dos que tinhammorrido e quanto á sua participação naGloriosa vinda do Senhor bem-aventurada esperança do crente.Informado por Timóteo acerca destaperplexidade, Paulo procurou esclarece-los. “Os que já dormem” eram os que oSenhor tinha chamado para Si.

A palavra que se traduz para dormir é a

mesma que se usa para sono natural.Refere-se á morte do corpo mas só dos quejá pertencem a Cristo. É uma palavra quenão se usa com respeito á morte de Cristo,apesar dEle ser “as primícias”.

Assim como o sono é temporáriotambém o é a morte do corpo do crente. Aosono segue-se o despertar, á morte segue-se a ressurreição.

Enquanto o corpo do crente é dissolvidoe volta ao pó (I Cor.5.1), a parte espiritualisto é, a sede da nossa personalidade, destetão complexo ser que é o homem, partepara estar com Cristo. Filip.1.23.

Desde o momento em que o crente seausenta do corpo passa a estar com Cristo,presente com o Senhor. II Cor.5.6-9. O seuestado é descrito como sendo ainda muitomelhor do que o actual estado que exerceem comunhão com Deus.

Paulo dizia: Para que vos nãoentristeceis. A dor resultante dos entequeridos é enorme e comum a todos, mas éincompatível com a aceitação da vontadedo Senhor.

Cristo mesmo chorou junto ao túmulo deLazaro.

No verso 14 apreciamos o escritor dizer:”Pois cremos que Jesus morreu eressuscitou”. Eis o coração do Evangelho.Esta é a verdade que os homens devemaceitar e crer para que sejam salvos. Nãocrer nesta verdade resulta em condenação.Se crer no evangelho então participará noseventos que se seguem, se não seráexcluído. Baseados nesta crença estamoscertos que por ocasião da morte“deixaremos este corpo para habitarmoscom o Senhor”

O s m o r t o s e m C r i s t o e s t ã opresentemente com o Senhor e oacompanharão quando Ele descer do Céu.A morte não é o aniquilamento daexistência.

Desde os versos 15 a 17 encontramos 5verdades basilares da nossa esperança:

A Palavra de Ordem do SenhorA Ressurreição dos mortos em CristoO Arrebatamento dos vivos em Cristo.Reconhecimento mutuo nos céus.Reunião da família da fé.

A

”Consolai-vos, pois, uns aos outros comestas palavras”

A - Parte Prática

B Parte Doutrinária

Page 6: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

Quão suaves são sobre os montes os pésdo que anuncia as boas novas, que fazouvir a Paz, que anuncia o bem, que fazouvir a salvação, que diz a Sião: O teuDeus reina !...

Fez no dia 7 de Abril, 90 anos quenascia em Inglaterra, aquele quehavia de ser o Vaso escolhido

para trazer a luz do evangelho a esta lindacidade de Coimbra, denominada deLusatenas.

a Cristo aos 22 anos deidade, quando cumpria o serviço militarna Real Força Aérea Inglesa, fez umaentrega total da sua vida ao Senhor, eassim dirigido pelo Senhor, veio paraPortugal, convidado pelo saudoso irmãoViriato Sobral, com quem trabalhoualgum tempo e com quem aprendeu alíngua portuguesa. Estamos a falar domuito querido irmão Frank Smith.

Veio a assentar tenda evangelística emCoimbra

Só no Céu, o nosso querido irmão irásaber como a sua vida tem sido benéficapara milhares de pessoas...

Quantas almas salvas por seuintermédio!

Quantos crentes ensinados com a sãdoutrina!

Quantos corações consolados eanimados a prosseguir nesta sendagloriosa.!

E quantos crentes pobres foramajudados monetariamente, pois sempreestava pronto a repartir com quem tinhamenos.

Eu tive o privilégio de conviver com elediariamente durante 8 anos. Tambémestivemos a viver com ele, na mesmacasa, um mês em Inglaterra e duranteestes anos nunca o vi a fazer algo ou adizer alguma coisa que fosse menos dignadum grande homem de Deus. Éverdadeiramente um homem comcaracter Celestial. Há principalmenteduas características que se realçam nasua vida. Um convite e um mandamentodo Senhor. (Tomai sobre vós o meu jugo eaprendei de mim que sou manso e

humilde de coração; e encontrareisdescanso para as vossas almas. Porque omeu jugo é suave e o meu fardo é leve.)

Nunca o ouvi dizer mal de um irmão enunca o ouvi falar de maneiraprecipitada. É um irmão que pensaprimeiro e depois fala, dirigido peloEspirito do Senhor. Um irmão que já estácom o Senhor contou-me, certa vez, fezuma pergunta ao Ir. Frank e este quandolhe respondeu ele já não esperavaresposta porque tinha ficado com aimpressão que ele não o ouvira.

Nunca o ouvi gabar-se ou exaltar-se.Está sempre pronto a falar da boa obra dosoutros, mas dos seus feitos nunca fala.

Viveu sempre uma vida modesta, esegundo o que ouvi, padeceramnecessidades no tempo da guerra.

: Contaram-me que emcerta ocasião não tinha em casa algumacoisa para se alimentarem e orando aoSenhor Ele tocou o coração do padeiroque se sentiu constrangido a levar pão acasa do Irmão Frank e esposa Doroth.

Uma outra passagem que aconteceu nassuas vidas está ligada a alguns jovens queestavam a principiar a carreira gloriosa daObra do Mestre: Quando o irmão Frankestava a viver em Ervideira, houve umano em que as oliveiras produzirammuitas azeitonas e sabendo este irmãoque nós não as poderíamos colher elemesmo e sua esposa Beatriz fizeram essetrabalho. Nem todos sabem quão difícil éeste serviço. Requer muita paciência.

O seu ministério tem sido muitoabundante e muito útil, para além de rico,principalmente pela sua vida exemplar.Eu creio que em grande parte foi pelaobediência ao Senhor e pelo seu viver quetivemos avivamento na nossa área.Muitos trabalhos foram abertos e muitasalmas salvas. Muitas pessoas possessasde demónio foram libertas e tambémmuitos corações despedaçados pelosofrimento foram sarados, tanto física,como moralmente entre os quais eupróprio. Dou graças a Deus por ternascido de novo num ambiente espiritual

e por ao longo da minha carreira cristã tertido um irmão tão sábio das coisasespirituais e também um grande amigo,sempre pronto a escutar os desabafos e aaconselhar.

Pode alguém argumentar: “Mas, então,não temos o Senhor para nos dirigir-mossempre que for preciso e não é Elesuficiente para todas as nossasnecessidades?” Sim, mas aprouve a Deuspor os seus servos na Igreja, com diversosdons, para nos ministrar uns aos outrosconforme os dons de cada um. Por issodiz Judas: E edificando-vos uns aosoutros sobre a vossa santíssima fé orandono Espírito Santo.

Tivemos um estudo bíblico emErvideira, todos os anos que o nossoirmão lá esteve. Estudamos grande parteda Bíblia e foi uma enorme benção Aindahoje tenho saudades desse tempo.

Quem pode esquecer as mensagens tãovivas e revestidas de poder do Alto que onosso amado irmão tem dado ao longodestes anos?

Ainda hoje com 90 anos de idadegostamos de o ouvir! É um milagre a sualucidez!

Ele bem pode dizer como Paulo: Paramim o viver é Cristo

E ainda: Combati o bom combate eguardei a fé.

E nós podemos dizer: A fé dos quaisimitai.

Também foi sempre leal com os irmãosdas denominações, apesar de algunsserem desleais com ele. Algumas vezesmal compreendido e até insultado, mas ásemelhança do Senhor não abria a suaboca.

Brevemente no Tribunal de Cristo,muitas coisas serão esclarecidas e o nossoamado irmão receberá a coroa de glória.

Convertido

Homem de fé

Estamos muito gratos ao irmãoFrank Smith.

6

Testemunho

RefrigérioMaio-Junho 2001

Eduardo Costa

Teste

munho

Breve Historial

da vida de

Frank Smith

Page 7: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

Nota do Coordenador doDepartamento Missionário

Sociedade Bíblica de Portugal

Escrituras fazem história noUsbequistão

D

cirílicos e as restantes em caracteres latinos.

eclarou a Organização dasNações Unidas (ONU) que esteano de 2001 fosse o ano

Internacional do Voluntariado.Planeamos homenagear alguns queridose estimados irmãos que ainda entre nóssão bons exemplos de vidas santas e defidelidade na causa comum . Pessoasque tantas vezes renunciando aosprazeres do presente (passado) séculopara servir o Senhor e as Igrejas.Fizeram e fazem-no ainda semquaisquer retribuição, sem receberemhonorários e outras ofertas, fazem-nopor amor ao Mestre e terem prazer emservirem a outros. Lembrar nomes comoJoão Jacinto Catarino, Vítor HugoOliveira no Norte de Portugal ou citarJosé da Cruz Gonçalves em Coimbra éde elementar justiça.Porque acreditamos viver numa culturaevangélica, não xenófoba, tambémpensámos em citar duas pessoas uma deorigem angolana e outra de origem doBrasil e ainda jovens que são exemplos aseguir.Propomos às Igrejas e Assembleias odesafio de no dia de Pentecostes e oudurante o Mês de Junho e Julhopensarem nestes irmãos e projectos emque envolvidos aí estão, dando-se paraservir outros mais longe (no sentidogeográfico) e que querem alcançar paraque cheguem perto (Conheçam a Jesuscomo Salvador e Senhor) como eles.Assim bom seria convidarem estes eoutros irmãos que neste verão, propõemdeslocarem-se uns: atécom a Associação " lideradapela irmã Amélia Santos de Quebradas,que vive no IBP no Tojal, para vosfalarem dos projectos (sabemos que

irmãos como Paulo e Ana Paula Oliveirade Guimarães um casal da área deSangalhos e alguns outros estão aconsiderar a vontade do Senhor e Irem.Gostaríamos de ajudar este projecto eatravés deles enviar ofertas de amor paraos Irmãos em Cristo de Moçambique. Oirmão Jessimar dÀraujo é também umdos lideres deste ministério.Também mais uma vez um grupoheterogéneo de Irmãs: Isabel e Laura deCoimbra e Olga das Torcatas, assimcomo alguns jovens de Sintra estarão em

para ali com o IrmãoFarinha e Amilton trabalharem. Oprojecto chama-se " ".As Irmãs de Coimbra terão aoprtunidade de verem os avanços dasObras na Igreja que tão abnegadamentedas Igrejas e irmãos de Coimbra têmapoiado. A Irmã Arlete Santos coordenaeste ministério.Desafiamos as Igrejas a através dasofertas que nos entregarão a apoiar estesprojectos. Não estamos a solicitarofertas para as viagens destes irmãosmas para os projectos e apoio que ali seráfeito e entregue. É claro que asAssembleias que desejaram apoiarirmãos com mais dificuldade noprovidenciar da totalidade do montantea pagar pela viagem devem sentir-secom plena liberdade para o fazerem .Por fim gostaríamos de citar o caso dosKING`s KIDs, agrupamento daJOCUM, que inclui muitos jovens dasnossas igrejas e alguns filhos doeObreiros que no mês de Agosto vãoparticipar na campanha de Verão na Ilhada Madeira com evangelismo. Pedimosas vossas orações em particular, para oesforço naquela ilha que foi o berço doprotestantismo português.

.

Moçambique

S. Tomé e Príncipe

Este é parte do desfio que vospropomos neste ano do Voluntariado

O Vento"

Oficina de Dorcas

António Calaim

Vai estar mais uma vez presente narealização de um dos mais importantescertames culturais do nosso país: as

Feiras do Livro de Lisboa e do Porto.Em Lisboa estamos presentes pela 71.ª vez,tantas quantas as edições desta Feira do Livro.A SBP estará presente no pavilhão n.º 6 desde odia 25 de Maio ao dia 17 de Junho, no ParqueEduardo VII, como vem sendo hábito.No Porto estaremos presentes pela 2.ª vez,tendo-nos sido atribuído o pavilhão B-6localizado na tenda exterior ao Pavilhão RosaMota. A Feira no Porto abrirá as suas portas jáno próximo dia 23 de Maio e encerrará no dia10 de Junho. Aproveitamos ainda para recordarque a participação da SPB em ambas as Feirasdo Livro só é possível devido à colaboração dejovens voluntários.Todos são muito bem-vindos! Contamoscom a vossa visita aos nossos pavilhões.

Tashkent, Usbequistão - Fez-se histórian e s t e p a í s d a Á s i a C e n t r a l ,recentemente, quando saiu da gráfica, o

primeiro livro da Bíblia a ser publicado naquelepaís.O lançamento do Livro de Provérbios foi bemacolhido tanto pelo governo como pelacomunidade cristã, e foi celebrado no dia 30 deMarço no Museu de Artes Aplicadas. Este livrodas Escrituras, traduzido e editado numaparceria entre a Sociedade Bíblica doUsbequistão (SBU), o Instituto para a Traduçãoda Bíblia (ITB), a SIL Internacional - Wycliffee as Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), foiapresentado a um público que incluía membrosdo governo, diplomatas, dirigentes religiosos erepresentantes de organizações culturais ehumanitárias.Nas palavras de felicitação que dirigiu às SBU,Shoazim Minovarov, Vice-Presidente doComité de Estado para os Assuntos Religiosos,referiu-se à Bíblia como "uma fontepreciosíssima de conhecimento". Foramimpressos dez mil exemplares da nova Porçãodas Escrituras, metade das quais em caracteres

7Missões

Departamento Missionário da CIIPRefrigérioMaio - Junho 2001

DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO DA CIIPSecretário Executivo: Secretário Adjunto: Tesoureiro:

Apartado 131, P-2725 MEM MARTINS FUNDO MISSIONÁRIO BNU - SINTRA: 99 03 210 0176143

ANTÓNIO CALAIM AUGUSTO POÇAS ALBERTO MANAIANARCISO CAMPOS, JOAQUIM SANTIAGO, RUI OLIVEIRA, DANIEL CARVALHO, PAULO CARVALHO, CARLOS ANTUNES, ROMANADIAS, CATARINA ALVES, ANABELA CANELAS, LUDOVINA SANTOS, VALTER CARVALHO, ANTÓNIO FONSECA, OLIVIA FLECTHER

Page 8: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

Vladikavkaz, Ossetia do Norte,Rússia

MoçambiqueAmélia [email protected]

AngolaPaulo, Raquel, Ana Paula eMatheus

Escrituras providenciadas pela SociedadeBíblica na Rússia (SBR) levaram grandealegria a tchechenosabrigados em

campos de refugiados em Ingushetia, de acordocom um relatórioda Missão da Ossetia do Norte(MON) - organização cristã que ministra arefugiados."Os adultos pareciam criançasquando lhes oferecemos as Escrituras. Paramuitos era a primeira vez que recebiam alimentoespiritual", escreveu PeterLunichkin, Directorda MON, numa carta à SBR. A MON distribuiu1.000 exemplares das Escrituras em 3 campos derefugiados perto da fronteira tchechena, emMarço."Muitos refugiados, do campo de Bart, na aldeiade Karabulak, têm agoraliteratura cristã. Olivros mais populares são: A História de Jesus,livropara crianças da Sociedade Bíblica, eTropinka, uma revista também para crianças,editada pela organização missionária, Luz noOriente, acrescentou o Sr. Lunichkin. "Aquelesque receberam A História de Jesus disseram queacharam a sua leitura fácil e isso ajudou-os aaprenderem mais acerca de Jesus e doEvangelho."O campo de Bart tem mais de 6.000 refugiados,incluindo quase 2.400 crianças. Embora tenhaelectricidade, água potável e gás, o facto de estarsuperlotado torna as condições de vida muitodesconfortáveis. "Os refugiados estão a viver emcondições horríveis mas estão muito receptivosà Palavra de Deus", afirmou o Sr. Lunichkin."Na sua dor e sofrimento estão a clamar a Deuspor paz para os seus corações. Estamos gratospela oportunidade que temos tido de trabalharcom a Sociedade Bíblica para lhes levarEscrituras. No entanto, muitas mais sãonecessárias.

Assunto: A escola de MhomoliQueridos irmãos em Cristo,

m Moçambique as pessoas vêem maisvezes as coisas ser destruídas, do que ascoisas a serem construídas e crescendo.

Agradecemos a Deus por podermos ver comoalguma coisa está a crescer nas crianças. Aindanão posso dizer o que é que esta a crescer nelas,mas estou a ver um desejo para ir a frente, umdesejo dum melhor futuro, um desejo de sedesenvolver, um desejo de conhecer o Senhor.Isto dá muita satisfação. Só que nestes diasinfelizmente, vimos algumas coisas negativas.O nosso director da escola, o prof. Augostinhonão é um bom professor. Se quer, sai da escola evolta no dia em que quer. Bate ás crianças numamaneira muito desagradável, não deixa ascrianças ir fazer xixi, levanta os pequenitos comos dois ourelhos do chão....Mas as crianças estão a estudar nas duas casasque nós construímos!. Agora a comunidadedecidiu tirar a escola da igreja.Não sabemos bem o que Deus quer quefaçamos.

Orem por nós para termos sabedoria. O nossodesejo é ver as crianças ter uma boa educaçãopara amanha serem capazes liderar melhor opaís, muito mais na nossa zona.Com muito amor em CristoSimão + Ntombiyenkosi Mucache

Nome:D.N - 23 / 04 / 1959Natural: Huambo - AngolaChegou a Portugal em 1975Profissão - Técnica Superior de Serviço Social.Decisão por Cristo aos 12 anos emreuniãoevangelìstica,Continua a considerar muito importante a EscolaDominical na vida da Igreja.Membro da Igreja Evangélica em Sintra, servetambém como professora de E.D. e noDepartamento Missionário desta igreja.Importante foi o Congresso Missão 1987, naHolanda, na decisão de se envolver em Missões.Hoje coordena também "Oficina de Dorcas" - S.Tomé e Príncipe

Nome:D.N. - 11 / 10 / 1971Natural: Minas Gerais, BrasilChegou a Portugal em 1993Profissão - OrçamentistaConversão aos 9 anos em Culto Doméstico (asua mãe lia o livro de Jonas)Decisão por Missões aos 16 anos em reunião emque pregou o Irmão Silas Macedo.Membro da Igreja Evangélica nas Torcatas. Umdos coordenadores da Associação "O Vento",tendo estado um mês em Moçambique.Esta Associação é liderada pela Irmã AméliaSantos da I.E. em Quebradas

E

Equipa que se deslocou até Moçambique:Amélia, Rosário, Augusta, Isabel, Lídia ealgumas crianças do internato

Grupo de crianças do internato apresentandouma coreografía ensinada pela equipa

CONHECENDO MELHOR 2 OBREIROS

O QUE FIZEMOS EM MOÇAMBIQUE

Maria Arlete Santos

Gessimar d`Araujo

Trabalhamos diariamente com as criançasno ensino da língua portuguesa,matemática, ensino de bordados e costura,jogos, dramas e coreografias. O início dasactividades era ás 6:00 da manhã namachamba (horta) seguindo assim asactividades acima mencionadas. Tivemos oprivilégio de participar na oficialização daigreja, ou seja, o reconhecimento peloEstado Moçambicano da Igreja EvangélicaComunitária em Mhómoli.A despedida foi difícil para todos e o desejode um breve regresso ficou no coração daequipa. Alguns dos nossos alvos seráangariar Fundos para aquisição de umcamião, e alguns bens essenciais comomelhoria da cozinha das crianças eaquisição de camas.

Amados irmãos,

ela graça de Deus no dia 10/04completamos um ano em Angola.Estamos muito gratos ao Senhor por

nos trazer e sustentar-nos aqui, mas nãopodemos deixar de expressar nossagratidão aos irmãos e igrejas aos quais oSenhor tem usado para nos sustentar aquicom suas orações, ofertas, e apoio emgeral, Graças a Deus estamos com saúdesuficiente para o trabalho.

Gostariamos de contar com vossas oraçõespelos pedidos abaixo:

ESCOLA BÍBLICA - No dia 03/05 tem oinício de uma Escola Bíblica abrangendoas três igrejas locais do Lubango, serão trêshoras de aulas por dia, de Quinta a Sábado.

SABEDORIA - Precisamos muitasabedoria para ajudar os irmãos que estãopresos a certas tradições que tiram o valorda Palavra de Deus. Precisamos desabedoria para ajudá-los a viver suaprópr ia cul tura sem no entantodesvalorizar ou desprezar o valor do ensinoda Palavra de Deus.

V I S I T A A U M P O V O N Ã OALCANÇADO - Na permissão do Senhorestarei nas matas onde há um trabalhocomeçando entre o povo Mumuila, elesnão falam português nem há entre elesigrejas .Estamos entre as poucas igrejasevangélicas que tem a visáo de alcançaresse povo. Eles são um pouco parecidocom os indios no Brasil.

Vossos irmãos em Cristo Jesus,

P

Paulo, Raquel, Ana Paula e Matheus

8Missões

RefrigérioMaio - Junho 2001Departamento Missionário da CIIP

Page 9: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

Família RodriguesIgreja Evangélica Boas Novas

Liga do Testamento de Bolso

Queridos Irmãos,com muito prazer que de novo vos

escrevemos para dar notícias nossas e doministério entre nós.

Em primeiro queremos agradecer de todo onosso coração pelas vossas preciosas orações epela vossa tão gentil oferta de amor, que vemsempre trazer uma alegria redobrada e aindamais nesta altura que como já devem saber,estamos mesmo agora no processo de mudar decasa, o que acontecerá no decurso desta semanaquerendo Deus.

Mudaremos para um novo prédio de 10andares e vamos morar para o 3º que ainda estáem acabamentos, mas como já vendemos a nossacasa teremos de mudar antes do Natal. Assim, anossa nova morada será:

Mas a nossa maior alegria é saber quequerendo Deus, nessa mesma torre, pela fé, aIgreja de Lisboa deu um grande passo (de fé) emcomprar uma loja com rés de chão e cave para afutura Igreja de Vialonga num total de aprox.280 m2.

Vemos assim concretizado um sonho com 14anos, que começou com o nosso testemunho aolevarmos algumas crianças do Bairro ao nossoprimeiro Acampamento de Crianças na Suíçaem 1986.

Há três anos atrás, iniciámos uma conversacom o construtor para a possível compra destaloja. Na altura ele queria 42 mil contos e depoisbaixou para 35 mil contos, como isso ainda eramuito dinheiro deixámos a ideia de lado.Durante o decurso deste ano e pela graça deDeus, O Senhor proporcionou-nos a compra deum andar na dita torre e o construtor voltou afalar connosco e disse-nos para dar-mos umvalor para a loja, o que depois de algumasconsiderações de parte a parte, ficámos entãopelo valor de 24 mil contos.

Pela fé, o grupo de irmãos entre nós,iniciadores da obra em Lisboa, disse que sim aoconstrutor para a compra da loja e hoje mesmopudemos entregar 500 contos para o sinal.

Entre nós, estamos a orar e a fazer apelos atodos os irmãos para contribuírem para esteprojecto missionário. Os custos bancários sãoelevados e para um espaço de tempo de 20 anos.Na verdade a Igreja só consegue dispor de 100mil escudos mensais e prevemos que osencargos rondem os 240 mil escudos mensais,mas estamos confiantes que O Senhor irá supriras necessidades.

Mas este é com certeza um tempo de tambémos irmãos se regozijarem connosco no Senhorpelo avanço da Sua obra entre nós e em que osirmãos muito têm contribuído, o que damosmuitas graças ao Senhor.

Estamos também com o projecto de Lisboa,Azinhaga da Fonte de Louro/Bairro doArmador. Todas as barracas à volta da Relote jáforam deitadas abaixo e esperamos que OSenhor toque o coração de quem de direito naCâmara Municipal de Lisboa, para dar-nos umlugar no Bairro do Armador em substituição daRelote. Até agora as respostas têm sido

negativas, mas esperamos no Senhor que aresposta final seja positiva.

Obrigado, pelo vosso amor e orações por nós.

É

Urbanização Olival daFonte, Torre das Oliveiras, Lote 19 3º D 2625Vialonga.

Rancho "O Regador" 2070 Cartaxo

Amados, saudações em Cristo desdePortugal. Este e o relatório parcial daactividade evangelística realizada em

Fátima de 10 a 13 de Maio aos PEREGRINOS.Falta ainda contabilizar o resultado da equipa deCoimbra na tenda. Deus foi bondoso paraconnosco e nos deu um bom tempo, a excesso dosábado que choveu bastante, mas não foi demodo algum empecilho para o nosso trabalho.

Disseram que esta foi a maior peregrinaçãode sempre com cerca de 500.000 pessoas, Aequipa foi fantástica e contou com gente dePortugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guine,Inglaterra, Holanda e Estados Unidos daAmérica. Com tamanha versatilidade pudemosalcançar muita gente, louvado seja Deus.

Ficamos muito animados com o que Deus fezatravés da nossa e vossa VIDA pois sei demilhares que não puderam estar fisicamenteconnosco, mas esteve em oração por nós. AVOCE QUE OROU POR NOS E PELOT R A B A L H O , Q U E O S E N H O R ORECOMPENSE.

Já estou orando para que Deus mova várioscorações desejosos de ver a nossa gente saindoda idolatria par nos ajudar na próxima campanhaem Fátima que será de 10 a 13 de Outubro, porfavor divulgue esta mensagem e se puderes nosajudar, por favor nos contacte o quanto antes.

Pela equipa FATI

Ao todo entregamos 1540 Evangelhos deJoão. Tivemos 52 pedidos do nosso Curso porCorrespondência e centenas de inquéritosrealizados e 6 pessoas que fizeram uma oraçãoentregando a vida a Cristo.

MA 2001.Daniel Rezende

9Missões

Departamento Missionário da CIIPRefrigérioMaio - Junho 2001

Page 10: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

Crimes envoltos em rituaissatânicos que vitimaram umaadolescente e duas crianças

relançaram a polémica sobre comoproteger os menores da violência dos«media».

Se Satanás andasse à procura de umadonzela virgem para lhe sugar o sangue,Elyse Pahler seria uma boa escolha:loura, de olhos azuis, 15 anos de idade esexualmente «pura». Foi por isso que trêsadolescentes seus amigos a atraíram a umeucaliptal, a cerca de um quilómetro emeio de casa dela, em San Luis Obispo,no sul da Califórnia, numa tarde quente,faz agora cinco anos.

Elyse pensou que ia fumar erva e fazeruma festa com Royce Casey, de 16 anosde idade, Joseph Fiorella, de 14, e JacobDelashmutt, de 16. Em vez disso, osrapazes estrangularam-na com um cintoe apunhalaram-na repetidamenteenquanto ela gritava pela mãe eimplorava a ajuda de Deus. Depois demorta, os rapazes arrastaram o corpo ecolocaram-no, como uma oferenda, nabase de uma árvore com a forma de umaforquilha do diabo.

Durante oito meses nada aconteceu. Apolicia disse aos desesperados pais deElyse, Lisanne e David, que a filha tinhaprovavelmente fugido e que, mais diamenos dia, voltaria a aparecer. Maistarde, Casey confessou o crime econduziu a policia até ao corpo, ainda nomesmo local onde o tinham deixado.

O que é que os levou a cometer um crimetão abominável, perguntou, perplexo, odetective Doug Odom a Casey.

.

A dada altura acreditaram que secometessem um acto odioso em nome deSatanás isso melhoraria a qualidade dasua música. «Recordar os pormenores dohomicídio iria ajudá-los a tocar

, porquereviviam os acontecimentos», explicaOdom. «Eu achei a ideia arrepiaste».

Odom acrescenta que os jovens foraminspirados pela sua banda preferida, umgrupo da denominada «death-metal»chamado Slayer. «Casey explicou que oseu acto se inspirou directamente nasletras dos Slayer. Quando a polícia fezuma busca às casas dos rapazes,encontrou muitos dos versos dos Slayerimpressos em grandes folhas de papel,incluindo a letra de um tema chamado«Altar of Sacrifice»:

«Aproximando-se do altar da morteAlto sacerdote esperando com o punhalna mãoDerramando o sangue da virgem puraMatança de Satanás, ritual de morteResponde a todas as suas ordens».

Os rapazes não contestaram as acusaçõese cada um deles foi condenado a 25 anosde prisão. E a questão devia ter terminadoali. Afinal, não era um caso tão invulgar.Assassínios satânicos ocorrem com umafrequência preocupante nos EUA. Aindana semana passada, por exemplo, apolícia de três estados iniciou uma buscadesesperada para encontrar ShainaHenson, de dois anos, e a sua irmãShausha, de quatro meses, depois da mãede ambas, Kimyala, ter sido encontradamorta no deserto de Nevada. As criançase a mãe foram vistas vivas pela últimavez a 4 de Abril, na companhia de FrankOehring e Christine Mayer, também elesencontrados mortos a 10 de Maio,vítimas de um aparente assassínio-suicídio. Oehring era dirigente de umgrupo satânico do Missouri e a polícia

receia que as duas crianças tenham sidousadas em rituais.

Mas os pais de Elyse não estavampreparados para aceitar que os trêsrapazes fossem simplesmente maus ouque se envolvessem em rituais satânicossem se rem ins t igados a i s so .«Adolescentes de 14 e 15 anos nãosonham com coisas dessas. Eles obtêm asinformações.

.É claro como água», diz David Pahler.Tanto ele como Lisanne querem vingar-se: processaram os Slayer e a casaeditora, exigindo milhões de dólares pordanos morais.

A protecção constitucional americana àliberdade de expressão, consagrada nafamosa Primeira Emenda, faz com que ocaso de Pahler seja difícil de provar.Tal como diz Rex Heinke, o advogado daempresa discográfica, «muitas pessoaslêem livros, vêem filmes e todo de coisasque contêm toda a espécie de actosviolentos. Não saem de lá para matarpessoas e não há qualquer provacientífica que demonstre que as pessoasouvem música e depois vão para a ruamatar outros seres humanos». Qualquertentativa de perseguir judicialmente osSlayer é, na opinião de Heinke, umatentativa descarada de censura.!!!

I Pedro 5:8

Este explicou que ele e os amigostinham formado uma banda satânicade «heavy metal» chamada Hatred(«Ódio»)

`heavymetal' ou `death metal music'

Foram-nas buscar às letras dascanções

Texto de Tony Jenkins - Correspondente emNova Iorque - Semanário Expresso

Internet: www.expresso.ptTradução de Aida Macedo

«Sede sóbrios, vigiai.O vosso adversário, o Diabo,anda em derredor, rugindocomo leão, e procurando aquem possa tragar».

10Actualidade

RefrigérioMaio - Junho 2001In Expresso, 19 Maio 2001

Virgens para satanás

Música e Religião

Uma história de crimes comrelevância para o aproveitamentopor parte de Satanás em certo tipode musica, para a destruição dafelicidade em viver com Deus.Satanás é o inimigo de Deus etodos quantos apoiam a músicaque ele aprova, domina e divulgaestão do seu lado, logo,definitivamente combatendo avontade de Deus. o perigo jaz ao lado

Page 11: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

11Princípios Doutrinais

Horácio Santiago & Nuno Ricardo PatrícioRefrigérioMaio - Junho 2001

P

O CORPO DE CRISTO10 cr i s tãos

9 cristãos

8 cristãos

7 cristãos

6 cristãos

5 cristãos

4 cristãos

3 cristãos

2 cristãos

1 cristão

O s 2 c r i s t ã o s

E s t e s 4 c r i s t ã o s

O s 8 c r i s t ã o s

Estes 16 cristãos

.e s tavam a buscar

s inceramente a Deus; mas umdesentendeu-se com um ancião e saiu.Ficaram 9;

assumiram o compromisso deorar; mas um desviou-se deste propósito;e ficaram 8;

propuseram-se batalhar pelacausa de Jesus; mas um não quis cooperarmaterialmente; e ficaram 7;

viviam activamente a sua vidade fé; mas um acomodou-se; e ficaram 6;

eram fiéis; mas houve um quese desmotivou; e ficaram 5;

desejavam muito crescer; mashouve um que se orgulhou; achando queera mais crente do que o outro; e ficaram4.

estavam optimistas; mas umachou que os outros o aborreciam; eficaram 3;

estavam unidos; mas umentrou noutra "onda"; e ficaram 2;

não se entenderam por causada doutrina; e ficou 1.

de fé e cheio de amor pelasalmas perdidas; levou 1 amigo a Cristo; ejá eram 2;

e n t u s i a s m a d o sconseguiram mais dois familiares; etornaram-se 4;

s a í r a m c o mdeterminação para ganhar mais vidaspara Jesus; e já somavam 8;

a s s u m i r a m u mcompromisso sério com Jesus; eganharam mais 8 almas;

com perseverança eoração ganharam mais 16; e assim ogrupo foi crescendo para a glória deDeus!

Para a glória de Deus,

Como Corpo de Cristo; é hora dedeixarmos os melindres que nos afastamdo alvo de fazer a vontade Pai! Cada umtem um papel importante no Reino deDeus.

aulo III tinha obtido o chapéu deCardeal entregando Julia Farneseao monstro Alexandre VI. Quando

se viu papa, envenenou a própria mãepara se apoderar da herança e reunindoum duplo incesto a um duplo parricidio,fez morrer uma das suas irmãs por terciumes dos amantes dela. EnvenenouBase-Sforce, marido de sua filhaContancia que ele mesmo já tinhacorrompido com uma infame devassidão.De seguida, este dito vigário de Cristo naTerra, começou a perseguir barbara eimpiedosamente os protestantes. Os seussobrinhos foram executores das suascrueldades e gabaram-se publicamentede terem feito correr rios de sangue emque os cavalos podiam nadar-Foi nesta época que Inácio de Loyolafundou a ordem dos Jesuitas.Calvino, espirito sublime, elevou a suavoz contra a tirania dos papas e continuoucom as reformas religiosas.Júlio III enviou anátemas contra osLuteranos e mandou-os matar no meio dehorrorosos suplícios. No meio dadepravação e crueldade elevou aocardinalato um rapazito que exercia oduplo emprego de guardar um macaco ede prestar-se a vergonhosos prazeres dopapa.Paulo IV excitou a fúria do rei de Françacontra os protestantes.Pio IV reuniu o concilio de Trento. Estegrave acontecimento não produziu nospovos o mínimo de impressão. Opontífice quis suster a decadência dasanta-sé e para isso incitou o fanatismo deCarlos IX de França e Filipe II deEspanha reunindo-os em Bayona paratratar dos meios de exterminação decalvinistas e luteranos.As perseguições, as fogueiras, as guerrastinham aumentado prodigiosamente onumero de calvinistas. Catarina deMedicis cruel e infame Jesabel - comonão os conseguia exterminar pela força

socorreu-se da perfídia. Carlos IX,habituado á violência adoptou os planosda mãe e assim foi resolvida a matançageral dos protestantes. Na véspera de S.Bartolomeu, á meia noite, o relógio dopalácio soou para dar o sinal. O sinocomeçou a tocar a rebate e a este som ossoldados invadiram as casas de todosquantos eram conhecidos porprotestantes. Mataram crianças,apoderaram-se de mulheres e depois desaciarem os seus apetites abriam-lhes asentranhas donde tiravam crianças meiasformadas e com requinte de atrozferocidade arrancavam e devoravam seuscorações... (Pag.20 História dos Papas ,de M.Lachatre)

I Reis 18:21 “Até quando coxeareis entredois pensamentos?João 10.27 “ As minhas ovelhas ouvem aminha voz e eu as conheço e elas meseguem. E dou-lhes a vida Eterna enunca hão-de perecer, e ninguém asarrebatará da minha mão”

A quem seguimos? Uma religião ouCristo? - Horácio Santiago

PASSADO eRESENTE:

ara meditar

No Passado

No Presente

Page 12: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

Alguns sítios da Internet queconvém visitar

FRANK SMITH - Coimbra

I Encontro Concelhio dasIgrejas Evangélicas de Gaia

Divórcio

Liberdade Religiosa e IRS

Irmãos.Net - O site dos Irmãos dePortugal com imensa informação no querespeita a Estudos bíblicos, musica deHinos e Cânticos, Igrejas, Forum, etc

O site dos Irmãos no Brasil

Departamento de Jovens da CIIP

Departamento de Comunicações CIIPRefrigério

Igreja Evang. Marquês Olhão

Igreja Evang. Torcatas - Almada

Igreja em Algeriz

Centro Evang. Retiros do Palhal

Site Evangelístico com histórias eprogramas radiofónicos

O Plano da salvação. Análise bíblica doAborto, Reencarnação, Clonagem,Purgatório, entre outros. Sondagenssobre alguns temas de apologética.

Prontuário Electrónico Evangélico

Sabedoria Viva - Histórias, cartas...

Miguel e Dália Obreiros em Fafe

Paulo e Ana Oliveira Guimarães

Ajuda Cristã á Juventude

Uma Gota de Sangue

Operação Mobilização

http://www.irmaos.net

http://www.irmaos.com

http://www.irmaos.net/jovens-ciip/

http://irmaos.net/refrigerio/

http://jesus-connect.net/world/jesus/igreja/

http://planeta.clix.pt/igreja.evangelica.torcatas/index.htm

http://www.igevalgeriz.dk3.com/

http://www.galactica.pt/cerp

http://www.contosepontos.pt/

http://www.irmaos.net/luzparavida/

http://www.terravista.pt/guincho/1062/p1.html

http://www.come.to/sabedoria-viva.pt

http://www.terravista.pt/mussulo/1650/

http://www.terravista.pt/enseada/1972/

www.terravista.pt/PortoSanto/1990/

http://www.terravista.pt/Guincho/1972/

http://www.terravista.pt/Ancora/1060/

eve lugar no dia 7 de Abril de 2001,um almoço de homenagem e Acçãode Graças ao Ir. Frank pelo seu

longo ministério entre nós, nomeadamentena área de Coimbra.O almoço coincidiu com o seu 90ºaniversário e o 17º aniversário decasamento com sua esposa Beatriz Brás ereuniu 140 pessoas de cerca de 30 igrejas.O Ir. João Varandas enalteceu o ministériodo homenageado classificando-o desacrificial. Depois o Ir. José Pires dirigiualgumas palavras de elogio destacandoentre outros, o exemplo que sempre viu noIr. Frank. A Irmã Alicinea leu uma poesiade sua autoria composta a partir do nome deFrank Smith. O Ir. Frank agradeceu aspalavras recebidas e referiu a maneiracarinhosa como tem sido recebido no nossopaís ao longo de mais de 60 anos. De pé foientoado o coro de Parabéns e ofertadovários arranjos de flores. O Ir. Frank Smithfez questão de ofertar á sua esposa um ramode flores pelos 17 anos de matrimónio.O REFRIGÉRIO aproveita o ensejo parafelicitar tão distinto casal e agradecer oministério desenvolvido, pela Graça doSenhor, no nosso meio.

o Auditório da junta de Freguesiade Olival, decorreu em 29 de Abrilde 2001 o I Encontro Concelhio

das Igrejas Evangélicas de Vila Nova deGaia, que compõe as Igrejas locais deAlumiara, Cedro, Gulpilhares, Madalena,Oliveira do Douro e Valadares.O Programa do Encontro foi daresponsabilidade da Igreja que se reúne emAlumiara e o próximo Encontro será em 29d e J u l h o , e s t a n d o p r e v i s t o oaproveitamento dos 5ºs domingos mensais

para este tipo de actividade especial .Contacte os anciãos das Igrejas referidaspara saber mais pormenores. “E rogo nãosomente por estes, mas também poraqueles que pela sua palavra hão de crer emmim; para que todos sejam um; assim comotu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, quetambém eles sejam um em nós; para que omundo creia que tu me enviaste”

m em cada três casamentos resultaem divórcio em Portugal, tendo-seregistado, no ano 2000, mais de

18.500 separações por via judicial. Detodos os divórcios, mais de 2500 foramresolvidos de forma litigiosa e os restantesefectuados por mútuo consentimento.

nquanto o patriarca de Lisboadurante a homilia pascal diz que nãoaceita aLei da Liberdade Religiosa,

aqui fica um dado importante para quemtem vistoos seus donativos não seremaceites como dedução à colecta aquando daentrega das declarações Modelo 3 do IRS

Para conhecimento dos Serviços euni formidade de procedimentos ,comunica-se que por despacho, de2001.02.13, de Sua Excelência o SenhorMinistro das Finanças, foi autorizada adispensa de reconhecimento prévio dosdonativos, concedidos por pessoassingulares, a igrejas, instituiçõesreligiosas, pessoas colectivas de fins nãolucrativos pertencentes a confissões

Disponível na Internet em:

U

E

IRS-Estauto do Mecenato -Reconhecimento prévio de donativosOfício-Circulado 20039, de 13/03/2001 -Direcção de Serviços do IRS

http://www.dgci.min-financas.pt/dgciappl/informacaoDGCI.nsf/49aa198a53909219

T

N

religiosas ou por elas instituídas, referidasno nº 2 do artigo 5º do Estatuto doMecenato, aprovado pelo Decreto-Lei nº74/99, de 16 de Março.O Subdirector-Geral,José Rodrigo de Castro

12Informações

RefrigérioMaio - Junho 2001Comunidade Evangélica & Sociedade

Page 13: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

13

Informações

Assembleias de IrmãosRefrigério

Maio - Junho 2001

Igreja Evangélica em Lousã

Centro Evangélico de Retiros do Palhal

Igreja Evangélica em Sintra

Lar Vida Nova

Há cerca de cinquenta anos, pela Graça de Deus, oEvangelho de nosso Senhor Jesus Cristo Chegou àLousã. Então, uma vila de pequenas dimensões, porém

com um bom núcleo de crentes. Em 1951 o nosso querido Ir.Figueiredo arrendou a casa onde a igreja se reuniu até aoprimeiro domingo de Abril de 2001.Com o passar dos anos, a igreja foi diminuindo, chegando a serconstituída quase só por dois casais. Porém, pela graça de Deus,nos últimos tempos temos visto a igreja crescer.Actualmente estavam a assistir aos cultos regularmente, entredez a quinze pessoas e outras se tem mostrado interessadas oevangelho. No mês passado porém, a Igreja teve de abandonaras suas instalações, ficando sem ter onde se reunir. Perante isto,só se nos depararam duas hipóteses: Ou fechar a Igreja, ouadquirir pela fé um espaço próprio, uma vez que arrendar eraimpossível.Não foi uma decisão fácil, porém sentimos que não seria davontade do Senhor fechar uma porta com 50 anos detestemunho, numa vila com cerca de 24.000 habitantes. Pois oseu mandamento (Mateus 28:16-20 e Actos 1:8) é para nósexpandirmos o seu reino, e não para o restringirmos.No dia 2 de Maio, assinamos o Contrato de Promessa deCompra e Venda de uma loja nova, situada num local bastantecentral, com cerca de 98 m2, que estará pronta ainda mês deJunho. O custo desta loja será de 12.000.000$00, do qual aigreja já teve de pagar 20% e comprometeu-se a pagar o restono acto da escritura.Como a igreja só tinha 100.000$00, teve de recorrer a umempréstimo. Empréstimo esse que, terá de pagar o mais brevepossível. É sem dúvida um compromisso tremendo que nãotemos capacidade de cumprir sozinhos. Por isso,apelamos a que se associem a nós neste projecto, orando etambém contribuindo dentro das vossas possibilidades.A direcção provisória da igreja, é a seguinte:Samuel Ferreira, Quinta de Santa Rita, Lote 50 - 2.º Drt. 3200-271Lousã. - Tel. 239 996 659.E-mail:

ecorreu em 28 de Abril de 2001 em Cacia a eleiçãopara os corpos sociais do CERP. Foi eleita a lista únicaapresentada a sufrágio a saber:

Mesa da Assembleia: Presidente-António Marques (RochaNova); Secretário.-Pedro Martinho (Aveiro); Vogal.-PedroJorge (S.Jacinto)Direcção: Presidente.-Rui Oliveira (Pardilhó); Secretária -JuliaOliveira (Pardilhó); Tesoureiro .-Samuel Pereira (Silvalde);Vogais -Paulo Levi (Silveiro) e Vitor Brás (Gafanha deNazaré).Comissão Fiscal: Presidente .-Fernando Martins (Moita);Secretário: Joaquim Matos (Pardilhó) e Ruben Fontoura(Cacia)Foram ainda reconduzidos, pela Assembleia os Irmãos JoelPereira no Departamento Jurídico e Manuel Ribeiro noDepartamento Pastoral e de Aconselhamento.

[email protected] Ferreira e Paulo Aleixo

ealizou-se no dia 29 de Abril, nas instalações da igrejaem Sintra uma reunião de Baptismos em que duasIgrejas se juntaram, a Igreja Evangélica de Sintra e a

Igreja Evangélica - Centro Cristão Águas Vivas de AlbarraqueNa foto temos os 7 Baptizados desse Dia e os Anciãos das 2Igrejas: António Calaim, Agostinho Farinha, Carlos Lacerda eColin Lovell Serafim SerranoPara os baptizados das duas igrejas os votos de maiores bênçãosdo Alto.

D

R

Realizou-se em 31 de Março 2001. Pelas 14.30, aAssembleia Ordinária do LVN para discussão eaprovação de relatórios da gerência de 2000 que

aconteceu por unanimidade.Estão em fase de acabamento as Obras da 2ª fase conformemostra a foto.

As próximas fases irão ser orçadas e esperamos acomparticipação do PIDAC assim como a de muitos crentes.Entretanto somos obrigados a colocar nas instalações umelevador com capacidade para 8 pessoas assim como umarampa lateral de acesso ao serviço de bombeiros.Gostaríamos que todos os crentes vissem in loco a dimensãodeste empreendimento.Agradecemos todas as ajudas que já nos foram enviadas eesperamos as vossas orações para que o Mestre da Obra possacompletar o Lar “VIDA NOVA”

Page 14: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

Este hino tem se tornado popularem todas as reuniões de oraçãoque se fazem nas igrejas

evangélicas. Suas palavras fazem-nosaproximar ainda mais do Senhor que éo Doador de toda a força e consolaçãono meio das aflições.

As Suas palavras fazem-nos recordarque o Senhor Jesus também passou porexperiências semelhantes às nossas eque recorreu, muitas vezes, a esserecurso extraodinário, que é a oração.Lemos que inúmeras vezes Ele seretirou do meio da multidão para umlugar à parte ou no deserto, para ali Seentregar à oração. (Mateus 14.23;26.36; Marcos 1.35; 6.46; Lucas 6.12;9.28).

E somos confortados quando noslembramos de que o apóstolo Paulonos exorta, dizendo: "Não andeisansiosas de cousa alguma; em tudo,porém, sejam conhecidas diante deDeus as vossas petições pela epela , com acções de graças"(Filipenses 4.6).

Mas o mais interessante neste hino éque foi ditado por um servo de Deus,um ministro do Evangelho, que eracego! - o Sr. William W. Walford,

nascido na Inglaterra. Ele ditou aspalavras ao seu colega, o Sr. ThomasSalmon, também pastor de uma IgrejaCongregacional, no ano de 1842. Estemandou publicar a letra do hino numperiódico, a 13 de Setembro de 1845.

Conta-se que o Sr. Walford era umhomem que não possuia grandeeducação cultural mas que era muitointeligente, e possuia uma memóriaextraordinária. Diz-se, até, quequando pregava sempre escolhia bemos textos bíblicos e citava-os de corcom muita precisão.

Raramente errava na repetição dosSalmos ou nas citações de qualquerparte das Escrituras, quer do Velhoquer do Novo Testamento. Conheciatão bem os factos bíblicos que ganhoua fama de saber a Bíblia inteira de cor.

Com o decorrer dos tempos o hino foitraduzido em outras línguas e, emportuguês temos, com algumasaterações, no "Aleluias", a tradução deDna. Sara P. Kalley; no "CantorCristão" (148), a do Sr. T. R. Teixeira eem "Hinos e Cânticos" (287).

A música, muito apropriada para aspalavras, é de autoria do Sr. William B.

Bradbury (1816-1868) que a compôsem 1859. O Sr. Bradbury tornou-semuito conhecido, também, comofabricante de pianos e outrosinstrumentos musicais.

oraçãosúplica

O valor da oração não consiste em pedir,mas, sim, naquela sublime experiência queestá ao alcance de qualquer alma - acomunhão com Deus

Tenho sempre tanta coisa para fazer, massó posso desobrigar-me dessas árduastarefas após prolongado período deoração

Um cristão de joelhos vê mais que umfilósofo na ponta dos pés

. (Harry EmersonFosdick)

. (John Wesley)

(Toplady).

14Música

RefrigérioMaio - Junho 2001

Compilado por Edgar de Almeida

Histórico dos Hinos

Benditaoração

Bendita é sempre a oração, que nos dápaz ao coraçãoE sobrepuja toda a dor, trazendo auxíliodo SenhorEm tempos de tribulação, no temporal,na tentação,Procurarei, com mais fervor, a comunhãocom meu Senhor.

Page 15: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

15Notícias

Actividades em AgendaRefrigérioMaio - Junho 2001

Vai o Departamento de Jovens da “Comunhão de Igrejas deIrmãos em Portugal” DJ-CIIP - promover o sextocongresso subordinado ao tema ”

O intento deste assunto é reflectir sobre aresponsabilidade que cada jovem crente possui quanto aos planosde Deus para si. Vamos subdividir o tema em 2 campos, a saber :

” e

No primeiro subtema estudaremos os vários tipos de comunhãoque é possível ter:1- Com , tendo como objecto a nossa vontade de gratidão;2- Na local entre os irmãos, sejam eles jovens ou não e3- Com o entre os nossos amigos.Também analisaremos o tipo de relacionamentos que sãopossíveis, lícitos e convenientes a ter no , na local epara com .O segundo subtema desenvolverá os vários tipos de crescimento,seja ele , ou tendo por exemplo supremo oSenhor Jesus Cristo.Esta linha de pensamento arreigada ao tema do último Congresso“A Vinda de Cristo” levou-nos á escolha do presente tema pararecordar as potencialidades da juventude nas responsabilidadesque cada um pode assumir, assim como aquelas que sãoassumiveis na qualidade de Filhos de Deus .O programa do Congresso inclui também: 1- 2 -

3 4 e 5-Tudo numa perspectiva do

crescimento cristão de cada jovem O Autore Consumador da nossa fé. Hebreus 12:1-2

Data: 1-2-3-4 de Novembro de 2001Local: Hotel “Quinta da Lagoa”, Praia de MiraCusto Total: Sinal:5000$+11.000$Máximo de inscrições permitidas:300

Responsabilidades -Olhando para Jesus”.

DeusIgreja

mundo,

mundo IgrejaDeus

físico moral espiritual

Olhando para Jesus,

1 “Comunhão e Relacionamentos2 “Crescimento”

WorkshopConcerto Musical, Galeria de Talentos, - TestemunhosUma participação especial.

Para mais informações contacta-nos : A direcção do DJ CIIP:Samuel Pereira - Coordenador - Telemóvel 966.848.691Paulo Teixeira Pres. JENO Tel. 914.744.695 -Pedro Costa Repr. JENOTel. 919.527.920 - Pedro Martinho -Pres. JEBV Telef. 234.384.682 -David Silva Repr. JEBV Telef. 234.911.464 - Emanuel Martins-Repr.JEB Tel. 914.691.615 - Pedro Silva Repr. VPC Tel. 919.538.965 -David Miguel Repr. JEO Tel. 918.619.264 - Luis Calaim Repr.Jovem+- Tel. 964.524.660

30 de Junho, Sábado

OColóquio sobre “COMO EVANGELIZAR HOJE?”realiza-se, querendo Deus, pelas 14.30 horas nosalão da Igreja que se reúne em Cacia. Este colóquio

é específico para anciãos, diáconos e obreiros e esposas.Decorrerá após a Mesa Redonda dos delegados das Igrejasassociadas na CIIP-Norte, que se realiza da parte da manhã (10 horas) neste mesmo salão . Haverá almoços para osinteressados que procederem a marcação (contactos: Ir.JoelSilva, telefone 234.912.190).O terceiro colóquio da responsabilidade da direcção da CIIP-Norte está aprazado para 29 de Setembro 2001, emSangalhos, sobre o tema: “ ”

Se és Jovem com mais de 14 anos, se amas a natureza e gostasde conviver, este acampamento torna-se especial para ti,porque terás a oportunidade de viver dias inesquecíveis eaprender mais e mais de Cristo.Inscrições aceites até 15 Julho Total:8.000$ (sinal de3.000$)Informações: Paulo ou Madalena Vieira Tel.253.274.137

O CBE espera que neste verão procures um bom tempo deconvívio com muitos amigos cristãos e prazer na Palavra deDeus numa das semanas que te oferecemosCrianças: De 23 a 29 Julho 9.500$Adolescentes: De 30Julho a 5 Agosto 10.000$Familiares : De 6 a 12 de Agosto 11.500$Maiores de 25: 13 a 19 de Agosto 11.000$Jovens : 20 a 26 de Agosto 10.000$As inscrições só são efectivas com o sinal de 3000$

Se gostas de convívio, desporto, música, desafiamos-te aconhecer o maravilhoso cantinho do Palhal. Para além deconheceres amigos terás oportunidade de conhecer melhor oteu Maior Amigo- Jesus Cristo.Envia a tua inscrição (são limitadas) com o sinal de 2000$para CERP -Apartado 12 - 3560-Pardilhó.Custo do Retiro: De 7 a 11 anos- 8.500$, restantes 9.000$8 a 15 Julho para Crianças dos 7 aos 11 anos15 a 22 Julho para Adolescentes dos 12 aos 14 anos22 a 29 Julho para Jovens dos 15 aos 18 anos29 Julho a 5 Agosto para Jovens com 16 anos ou mais5 a 12 de Agosto para Jovens com 16 anos ou mais12 a 19 de Agosto para Jovens com 18 anos ou mais19 a 25 de Agosto para Adolescentes dos 13 aos 15 anos

A Ciência versus a Bíblia

Contacto:Rua dos Desportos,220 - 3885-558 ESMORIZTelef. 256.752.574

Informações: Tel.234.851.738

CIIP Norte - Colóquio “Como Evangelizar”

ANCORA - 6 a 12 de Agosto 2001

Centro Evangélico de Retiros do Palhal

Centro Bíblcio de Esmoriz

Departamento deJovens da CIIP

VI CongressoNacional de Jovens

Acampamentos em 2001

Page 16: Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz ...refrigerio.ciip.pt/wp-content/uploads/2016/06/refrigerio83.pdf · capacidade de dicção e poder oratório. Ele escuta

ESTUDO BÍBLICO

16Verdades Fundamentais

RefrigérioMaio - Junho 2001

Citações exclusivamente da Bíblia Sagrada

CRISTO

1. Cristo já veio

2. Cristo veio em nome de Deus- Pai:

3. Cristo veio para salvar:

4. Cristo humilhou-se a si mesmo:

5. Cristo foi desprezado.

6. Cristo é exaltado pelo Pai:

7. Cristo é o bom pastor:

8. Cristo é a verdade:

9. Cristo é o Santo:

10. Cristo é o Filho de Deus:

11. Cristo é o cordeiro sacrificial:

12. Cristo ressuscitou pelo poder de Deus:

13.Cristo virá novamente:

14. Cristo ama a Sua noiva, a Igreja:

João 6:38 "Porque eu desci do céu não para fazer aminha própria vontade; e, sim, a vontade daqueleque me enviou."

João 5:43 "Eu vim em nome de meu Pai e não merecebeis; se outro vier em seu próprio nome,certamente o recebereis."

Lucas 19:10 "Porque oFilho do homem veio buscar e salvar o perdido."

Filipenses 2:8"A si mesmo se humilhou, tornando-se obedienteaté a morte, e morte de cruz."

Isaías 53:3 "Era desprezado, e o mais rejeitadoentre os homens; homem de dores e que sabe o queé padecer; e como um de quem os homensescondem o rosto, era desprezado, e dele nãofizemos caso."Lucas 23:18 "Toda a multidão, porém, gritava: Foracom este! Solta-nos Barrabás!"

Filipenses 2:9 "Pelo que também Deus o exaltousobremaneira e lhe deu o nome que está acima detodo nome."

João 10:4-15 "Depois de fazer sair todas as que lhepertencem, vai adiante delas, e elas o seguemporque lhe reconhecem a voz; mas de modo algumseguirão o estranho, antes fugirão dele porque nãoconhecem a voz dos estranhos. Jesus lhes propôsesta parábola, mas eles não compreederam osentido daquilo que lhes falava. Jesus, pois, lhesafirmou de novo: Em verdade, em verdade vosdigo: Eu sou a porta das ovelhas. Todos quantosvieram antes de mim, são ladrões e salteadores,mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou aporta. Se alguém entrar por mim, será salvo;entrará e sairá e achará pastagens. O ladrão vemsomente para roubar, matar e destruir; eu vim paraque tenham vida, e a tenham em abundância. Eu

sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelasovelhas. O mercenário que não é pastor, a quem nãopertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona asovelhas, e foge; então o lobo as arrebata e dispersa.O mercenário foge, porque é mercenário, e não temcuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor;conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem amim, assim como o Pai me conhece a mim e euconheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas."

João 14:6 "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho,e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão pormim."

Marcos 1:24 "Que temos nós contigo, JesusNazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quemés: o Santo de Deus."

Lucas 1:35 "Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre tio Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverácom a sua sombra, por isso também o ente santoque há de nascer, será chamado Filho de Deus".

I Pedro 1:19 "Mas pelo precioso sangue, como deum cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue deCristo."

Romanos 1:4 "E foi designado Filho de Deus compoder, segundo o espírito de santidade, pelaressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo,nosso Senhor."

Atos 1.11 Esse mesmo Jesus, que foi recebido, láem cima há-de vir assim como para o céu o viste ir.

Apocalipse 21:1-2 "Vi novo céu e nova terra, pois oprimeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar jánão existe. Vi também a cidade santa, a novaJerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,ataviada como noiva adornada para o seu esposo."