educação global carta à humanidade

3
Florida Christian University- FCU Universidade do Futuro Ciências da Educação e da Construção da Cidadania - Unifuturo Curso: Mestrado em Educação Turma: A 14/ Icó-CE Disciplina: Educação Global Professor: Ricardo Monteiro Mestranda: Paula Angélica Costa Medeiros Assunto: Carta à Humanidade

Upload: paula-medeiros

Post on 26-Jan-2017

156 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Educação global  carta à humanidade

Florida Christian University- FCU

Universidade do Futuro Ciências da Educação e da Construção da Cidadania -

Unifuturo

Curso: Mestrado em Educação

Turma: A 14/ Icó-CE

Disciplina: Educação Global

Professor: Ricardo Monteiro

Mestranda: Paula Angélica Costa Medeiros

Assunto:

Carta à Humanidade

Page 2: Educação global  carta à humanidade

Icó-CE 10 de julho de 2014

Amar ao próximo como a ti mesmo é um dos mandamentos mais difíceis de se obedecer. Em meio a um mundo tão capitalista, embuído de ideais individualistas, egoístas e insensíveis, violento... amar é praticamente um descaso.

Diariamente vimos atos de violências contra crianças, adolescentes, adultos, idosos, até com quem nem nasceu ainda! Isso mesmo, nem nasceu! É o tal aborto. Crimes contra criancinhas inocentes, espancamentos, estupros, abandonos, idosos rejeitados. Doenças! Doenças que assolam a humanidade. Como entender que o homem vive tentando descobrir se há vida em outra galáxia, caminhando no solo lunar, e não consegue descobrir ou mesmo se importar com a vida real que corre ao seu lado, com o próximo esperando as descobertas científicas para a cura de doenças seculares!

Triste mesmo é saber que o homem e o autor de toda destruição, dos flagelos, das desordens, da reação da natureza!!! Porquê? Pra quê? Riqueza? Status? Egoísmo? Ambição? Onde anda a essência do ser humano, a caridade, o prazer de doar-se em prol do outro, de viver em comunidade em busca de ideiais que satisfaçam o bem comum? Será que eu e você precisamos mesmo de todo o dinheiro que trabalhamos para conseguir no final do mês?

Infelizmente não sabemos quanto custa, e não podemos comprar a felicidade, ela está dentro de cada um de nós, e se manifesta a cada vez que fazemos o bem, isso mesmo, quando praticamos o bem. Mas como viver em meio a esse caos? Eu, sozinho não posso mudar as “regras”! Fato. Mas podemos mudar a nós mesmos, se cada um de nós fizermos algo que nos permita hoje ser melhor que o que fomos ontem, e se ajudarmos a alguém, não por esse alguém merecer, mas pelo fato de sermos bom, e saber que fazer o bem engrandece a alma e satisfaz o espírito, refletindo no exterior e contaminando os que nos cercam, certamente termos pessoas humanas.

Precisamos encarar a realidade, e, aceitar que caminhamos e trabalhamos em um mundo onde as pessoas valorizam o status, o ter, mais que, o ser. Nossas criancinhas precisam sofrer uma injeção radical, precisam ouvir falar de amor e senti-lo através de gestos e ações.

A sociedade pede socorro! As criancinhas clamam por socorro! Eu e você podemos ser o socorro de alguém. Não nos esquivemos à situações miseráveis e desumanas, é o nosso semelhante que precisa de atenção, amor e carinho. Se não encontram em casa, na escola, na igreja,certamente encontrarão em algum lugar impróprio, destruindo suas vidas e as do que os rodeiam. O mundo ensina e educa para a vida, porém com a mesma agressividade que as pessoas possuem, e aí conviver no mesmo espaço que estes é uma missão difícil.

Falei missão difícil, porque não é impossível, se cada qual fizer a sua parte em defesa de um planeta melhor. Pratiquemos uma boa ação a cada dia,

Page 3: Educação global  carta à humanidade

e não esqueçamos de agradecer as dádivas diárias, pois só o fato de estarmos vivos, já um grande motivo de ação de graças.