educação 11 mar 2015

4
educação 3.0 educação e escolas para o futuro edição de 11/03/15 Segredos do Google na D. Maria Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova Colégio Bissaya Barreto prepara-se para alargar excelência no ensino até ao 12.º ano Saúde Mental na José Falcão João Filipe Queiró, professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, estará hoje, às 12H00, na Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coim- bra, onde irá proferir uma palestra com o tema “Como funciona o Google?” O Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, volta a celebrar o poder da palavra e da cultura com a 9.ª Semana da Leitu- ra, que irá decorrer entre 16 e 20 de março. Nesses dias, aquele agrupamento de escolas irá viver ainda mais intensamente a importân- cia dos livros e das letras, com a Semana da Leitura 2015 subordinada ao tema “Palavras do Mundo”, num programa rico e diversifi- cado, envolvendo todos os alunos, desde o ensino pré-escolar ao secundário. Haverá animação da leitura, encontros com escritores, espetáculos de teatro e ain- da o nascimento da iniciativa “Trocamos+” (livros). A Escola Secundária José Falcão,em Coimbra, assi- nala amanhã, 12 de março, o Dia da Saúde Mental, com a inauguração, às 10H15, de um painel elaborado pelos alunos Alexandra Mateus, Joana Salgado, João Ponte, João Gomes, Madalena Pal- meira e Simão Nogueira. “Ser feliz na escola” em debate O Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada, acolhe, a 18 de abril, o 6.º Encontro com a Educação, que tem como mote “Ser feliz na escola”. Organizado pela Câmara Municipal da Mealha- da, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Mealhada e a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, o fórum pretende promover o debate e a partilha de ideias, experiências e boas práticas. Inscrições, a 10 euros (com almoço), devem fazer-se em [email protected]. Gratuito para alunos do concelho. À descoberta do Colégio Bissaya Barreto pág.2-3

Upload: diario-as-beiras

Post on 28-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Caderno Educação 3.0 publicado pelo Diário as Beiras no dia 11 de março de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Educação 11 mar 2015

educação 3.0educação e escolas para o futuro edição de 11/03/15

Segredosdo Google na D. Maria

Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova

Colégio Bissaya Barreto prepara-se paraalargar excelência no ensino até ao 12.º ano

SaúdeMental na José Falcão

João Filipe Queiró, professor do Departamento de Matemática

da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, estará hoje, às 12H00, na Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coim-bra, onde irá proferir uma palestra com o tema “Como funciona o Google?”

O Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, volta a celebrar o poder da palavra e da cultura com a 9.ª Semana da Leitu-ra, que irá decorrer entre 16 e 20 de março. Nesses dias, aquele agrupamento de escolas irá viver ainda mais intensamente a importân-cia dos livros e das letras,

com a Semana da Leitura 2015 subordinada ao tema “Palavras do Mundo”, num programa rico e diversifi-cado, envolvendo todos os alunos, desde o ensino pré-escolar ao secundário. Haverá animação da leitura, encontros com escritores, espetáculos de teatro e ain-da o nascimento da iniciativa “Trocamos+” (livros).

A Escola Secundária José Falcão,em Coimbra, assi-

nala amanhã, 12 de março, o Dia da Saúde Mental, com a inauguração, às 10H15, de um painel elaborado pelos alunos Alexandra Mateus, Joana Salgado, João Ponte, João Gomes, Madalena Pal-meira e Simão Nogueira.

“Ser feliz na escola” em debateO Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada, acolhe, a 18 de abril, o 6.º Encontro com a Educação, que tem como mote “Ser feliz na escola”. Organizado pela Câmara Municipal da Mealha-da, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Mealhada e a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, o fórum pretende promover o debate e a partilha de ideias, experiências e boas práticas. Inscrições, a 10 euros (com almoço), devem fazer-se em [email protected]. Gratuito para alunos do concelho.

À descoberta do Colégio Bissaya Barreto pág.2-3

Page 2: Educação 11 mar 2015

diário as beiras | 11-03-2015 2 | boas experiências

Dando sequência a um projeto amplo e inova-dor, nascido da visão do médico e filantropo Fer-nando Bissaya Barreto nas décadas de 1930/40, a fundação que ostenta o seu nome criou, em se-tembro de 2003, em Coim-bra – Quinta dos Plátanos, Bencanta –, o Colégio Bis-saya Barreto, a preparar-se agora para alargar a oferta educativa de “qualidade” e “exigência” até ao 12.º ano de escolaridade.

Para Jorge Felício, diretor do Colégio Bissaya Barreto (CBB), “o projeto vale pelo seu todo”. O que se preten-de “é continuar a oferecer às famílias a educação em que elas apostaram para

os seus filhos, brevemente alargada até ao 12.º ano, num processo contínuo que, em muitos casos, poderá vir já das casas da criança”.

O objetivo, destaca o res-ponsável, “é reforçar uma educação em que a pe-dagogia e a metodologia são as bases fundamentais para tornar as crianças e os jovens estruturados e capazes, numa sociedade que necessita deles na sua globalidade”. Isto, “numa aposta que é de educação plena e integral, em que as crianças sejam acompa-nhadas desde o recreio à sala de aula”, mas também nos diversos projetos que o CBB tem e vai desenvol-

vendo, alguns dos quais com entidades exteriores à escola.

“A nossa é uma aprendi-zagem para a comunidade e, em muitas circunstân-cias, também com a co-munidade”, garante Jorge Felício. Característica que é, no fundo, o que a educa-ção “exige”, hoje, de cada um dos seus agentes.

“Queremos que as nos-sas crianças sejam crianças felizes, capazes de pôr em prática as suas aprendi-zagens e que não tenham medo de investir, que sejam capazes, indepen-dentemente do sítio ou da circunstância em que se encontrem”, assegura aquele responsável.

Espaço físico único para uma “educação integral”

Para que tal seja possível, adianta ainda o diretor do CBB, “contribui em muito todo o nosso projeto e as nossas propostas para as famílias e as crianças que elas nos confiam. Projeto e propostas concretizados num espaço físico único e que, de facto, permite um desenvolvimento integral das crianças, numa esco-la aberta e com respostas centradas na particulari-dade e na individualida-de de cada um dos seus alunos.

Fundamental nesta res-posta, é a equipa docente e não docente do CBB, que, para Jorge Felício, “não se

esgota nas suas compe-tências específicas, mas que vai sempre um pouco mais longe, assumindo a educação integral das crianças que nos con-fiam”. Destes, particular destaque para os docen-tes, “porque ser professor é ser parte integrante do crescimento das crianças e dos jovens”.

Parte importante neste processo de “crescimento” são os cursos profissionais que o CBB leciona há cin-co anos. Com estes seus alunos a chegarem das di-versas escolas de Coimbra e a “integrarem-se de uma forma tão natural, que parece que sempre aqui estiveram”. E isto, subli-

nha Jorge Felício, deve-se a todos os que fazem o CBB, nomeadamente aos que vêm desde as casas da criança, “que têm uma ca-pacidade extraordinária de acarinhar e de receber”.

O Curso Profissional de Nível IV, com equivalên-cia ao secundário – Curso Técnico de Termalismo –, tem 68 alunos, distribuí-dos pelo 10.º, 11.º e 12.º anos, e tem-se revelado “com uma excelente saí-da profissional”. Mas tem ainda muitos alunos a prestarem provas ao en-sino superior, com quase 30 por cento a entrarem em diferentes cursos do ensino superior no último ano letivo. Isto significa

projeto#1Leitura e escrita criativa

Em complemento aos conteúdos programáticos oferecidos pelo Colégio Bis-saya Barreto (CBB), surge o projeto Lescriativa, que se direciona sobretudo para programas de leitura e es-crita.

Com este, o CBB oferece aos seus alunos, logo a par-tir do 1.º ano de escolarida-de – através do programa Hora do Conto –, um con-tacto prévio com o mundo da leitura. A partir do 2.º ano, iniciam-se horas sema-nais, transversais a todos os ciclos, destinadas à leitura, onde se pretende, através de uma educação literária consciente, fomentar há-

bitos individuais de leitura no aluno, que lhe permi-tam despertar o imaginário, levando-o a desafiar conti-nuamente a sua criativida-de, tanto na escrita, como na leitura, como ainda na oratória.

O projeto contempla tam-bém a visita de autores na-cionais, mais direcionados para a literatura infanto-juvenil, bem como a realiza-ção anual da feira do livro.

Este e todos os restantes projetos são parte integran-te de um específico proces-so de aprendizagem. Até porque, como destaca Jor-ge Felício, no CBB “há uma preocupação muito grande

Colégio Bissaya Barreto, Coimbra e

duca

ção

3.0

// c

oord

enaç

ão L

ídia

Per

eira

/tex

to L

ídia

Per

eira

/Fot

ogra

fia

/ Ca

rlos

Jorg

e M

onte

iro

Acompanhar as crianças e os jovens no seu crescimento e na sua aprendizagem

Jorge Felício, diretor do Colégio Bissaya Barreto

“Queremos dar às crianças uma formação integral preparando-as para as exigências do futuro”

Referindo-se a um dos maiores desafios que o Co-légio Bissaya Barreto (CBB) enfrenta desde que foi criado, há quase 12 anos, Jorge Felício, não hesita: “Queremos formar as nossas crianças na sua inte-gralidade para um mundo e para um país que tanto precisa delas”. Assim, assegura, “os nossos encarre-gados de educação podem continuar a contar con-nosco porque, muito em breve, haverá novidades na continuação da educação dos seus filhos, tendo por base o que Bissaya Barreto sempre preconizou para o que é, para o que deve ser a educação”.

Para “muito breve” está, portanto, o alargamento até ao 12.º ano, concretizando, assim, a continuidade que a instituição de ensino oferece desde as casas da criança (creche e pré-escolar), da mais tenra idade até à quase independência dos jovens pré-universitários, “com a segurança que as aprendizagens no CBB lhes podem proporcionar”.

Este, destaca Jorge Felício, “é o complemento que faltava para o acompanhamento integral dos nos-sos alunos. Primeiro quisemos criar as condições necessárias, agora estamos prontos a avançar sem qualquer hesitação. E é o que vamos fazer”, garante.

Page 3: Educação 11 mar 2015

11-03-2015 | diário as beiras

projeto#1Leitura e escrita criativa

com o crescimento das nos-sas crianças em toda a sua plenitude”.

Como as crianças são to-das diferentes, no projeto e na metodologia do CBB, destaca o responsável, “há ainda algumas horas do dia em que os grupos são acompanhados por mais do que um professor na sala de aula. A intenção é que as crianças possam tirar dúvi-das, o que, no dia seguinte, permite que o professor prossiga a sua aula e desen-volva com todas as crianças em pé de igualdade o pro-cesso de aprendizagem”. Assim se faz o acompanha-mento personalizado.

projeto#2Educaçãopelo desportoe pelas artes

O Colégio Bissaya Barre-to (CBB) integra a prática desportiva no seu ideal educativo (mens sana in corpore sano), como in-tegra as artes, propor-cionando aos seus alu-nos as condições para o aperfeiçoamento f ísico e desenvolvimento das ca-pacidades psicomotoras e artísticas.

Assim, valorizam-se os desportos coletivos como fonte de saúde, for-ma de fortalecer o espí-

rito de equipa, a salutar competição e os laços de amizade. Exemplo disso são a ginástica acrobá-tica, o futsal, o xadrez, o badminton, o atletismo e a natação, entre outros desportos.

Para o seu diretor, o CBB “valoriza muito o despor-to, como valoriza as ar-tes”, que têm diferentes clubes, de leitura e escri-ta, por exemplo, e com os quais já conquistou vá-rios prémios, nomeada-

mente alguns primeiros lugares em concursos de escrita.

Destacar também os clu-bes ligados à música – ins-trumental ou coral –, com o Coro Infantil do CBB já confirmado como uma das suas mais gratifican-tes experiências artísticas. E nem é preciso destacar muito a importância que a música tem na memori-zação, estabilidade, rees-truturação e auto estima das crianças e dos jovens.

365alunos

36docentes

15turmas

3turmas

ensino regular

ensino profissional12

não docentes

boas experiências

ofertaeducativa

que, no decurso da sua pas-sagem pelo CBB, “mudaram de opinião e enveredam pelo superior”.

Para Jorge Felício, neste percurso, “o grande mérito é dos professores, que con-seguem estar próximos dos alunos e ajudá-los muitas vezes a superarem-se”, o que leva a que haja uma procura crescente dos alunos, eles próprios os “melhores pu-blicitários” da escola. Findo o período de formação em contexto de trabalho, junto das entidades com as quais existem protocolos, “mui-tos dos nossos alunos são convidados a continuar a sua colaboração, fruto da exclente preparação adqui-rida no CBB”.

educação 3.0 | 3

projeto#3Aprender numa Academia de Línguas

Tendo por base a Carta Eu-ropeia do Plurilinguismo, onde se afirma que este é o “vetor essencial da cida-dania democrática, sendo, na Europa, a forma mais desejável e mais eficaz de comunicação no espaço de debate público e que con-tém valores de tolerância e de aceitação das diferenças e das minorias”, o Colégio Bissaya Barreto oferece aos seus alunos uma Academia de Línguas, estruturada por níveis de aprendizagem.

De acordo com as linhas programáticas e estratégi-cas da instituição de ensi-no, em breve alargada ao 12.º ano de escolaridade, “esta oferta visa sensibi-lizar para uma língua es-trangeira – para crianças dos quatro aos seis anos –, com vista ao desenvol-vimento da competência plurilingue”, desenvolven-do ainda cursos de línguas de preparação para exa-mes internacionais certi-ficados.

O Colégio Bissaya Barre-to (CBB) estimula a par-ticipação em iniciativas e competições destinadas a desenvolver as capacidades de cálculo mental, numa associação lúdica e criati-va. São exemplos as ativi-dades e concursos, promo-vidos não só a nível interno, como nacional: o Jogo do 24, o Canguru Matemático, MaisMat, Olimpíadas Por-tuguesas de Matemática e SuperTmatik (cálculo men-tal e matemática).

Mesmo porque, como des-taca Jorge Felício, “não há uma educação plena sem rigor, sem regras e sem exi-

gência”, tantas das quais se “aprendem” na matemá-tica.

“As crianças e os jovens alunos têm de ser autóno-mos no espaço que habi-tam e extremamente ri-gorosos no seu espaço de aprendizagem”, sublinha o responsável, que não tem dúvidas: “O rigor, tal como preconizado no pro-jeto educativo, aprende-se muito pela exigência, não só dentro como fora da sala de aula. As crianças e jovens devem sentir o rigor de for-ma natural, como elemento inerente da sua formação plena”.

projeto#4Matemática em ação

Há cinco anos que o Colégio Bissaya Barreto leciona o Curso

Técnico de Termalismo, com sucesso crescente na saída

profissional e na percentagem de jovens que acabam a

ingressar no ensino superior

ficha Colégio Bissaya Barreto

Page 4: Educação 11 mar 2015

diário as beiras | 11-03-2015

novas formas de aprender

vida nas escolas

Os “Heróis da Fruta” estão de regressoà Escola Básica Solum Sul em Coimbra

Escolas de Miranda do Corvo são“Palco dos Direitos, Justiça e Cidadania”

Pelo quarto ano consecuti-vo a professora Isabel Bastos, da

EB1 Solum Sul, em Coimbra, participa no projeto “Heróis da Fruta”, promovido pela Associação Portuguesa Con-tra a Obesidade Infantil (AP-COI). Este ano, a participação no projeto acontece com os meninos e as meninas da tur-ma C do 2.º ano.

Professora e alunos, ape-lam a toda a comunidade escolar para que se juntem a eles nos propósitos de pro-moção de uma alimentação e um estilo de vida saudáveis, que são os do projeto “Heróis da Fruta”. Apelam ainda ao voto de todos.

Depois do sucesso das edi-ções anteriores, que envol-veram 136.205 alunos de jardins de infância e escolas

básicas do 1.º ciclo de todo o país, o projeto “Heróis da Fruta - Lanche Escolar Sau-dável”, está de regresso a muitas escolas do país no ano letivo 2014-2015.

A intenção é, ainda e sempre, sensibilizar para a importância dos hábitos alimentares saudáveis na prevenção do excesso de peso e outras doenças asso-ciadas à obesidade.

O projeto “Palco dos Di-reitos, Justiça e Cidadania” está a ser promovido pelos Trilhos do Futuro em parce-ria com o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, com a intenção de sensibi-lizar os alunos do concelho para a cidadania ativa, num conjunto de atividades a decorrerem no ano letivo 2014/2015. O objetivo do projeto é “promover a demo-cracia participativa através da educação não formal”.

De acordo com uma nota dos responsáveis, o projeto integra a realização de di-

versas ações sobre os temas cidadania, civismo, ética, política e direitos humanos, dando às crianças e jovens, dos três anos aos 18 anos, a oportunidade de expressa-rem as suas opiniões e traba-lharem positivamente a sua autoestima e autoconfiança. A intenção é que desenvol-vam e aperfeiçoem o seu co-nhecimento, adquirindo e desenvolvendo capacidades que, no futuro, ajudem os jovens a ser cidadãos mais ativos na sociedade. Infor-mações através do e-mail [email protected].

Dia do Ensino Profissional assinalado em escolas de todo o país a 20 de março

“Veste a camisola do Ensi-no e Formação Profissional e junta-te a nós!”. O mote é o do Dia do Ensino Pro-fissional, assinalado a 20 de março no Centro Des-portivo Nacional do Jamor,

em Lisboa, mas replicado em cada uma das escolas ou outras entidades for-madoras com cursos de nível secundário de dupla certificação, de todo o país, numa iniciativa promovida

pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. Mais informa-ções sobre o Dia do Ensino Profissional, na página on-line www.diadoensinoprofis-sional.anqep.gov.pt.

Alunos de Multimédia do InstitutoD. João V conquistam prémio nacional

O vídeo animado desen-volvido por um grupo de alunos do Curso Profissio-nal Técnico de Multimédia do Instituto D. João V, no Louriçal, Pombal, conquis-tou o primeiro lugar num concurso nacional promo-vido pela Sociedade Portu-guesa de Profilaxia Social.

Subordinado ao tema “Saúde HD”, o concurso pressupunha a realização de um vídeo que ajudasse a promover a adoção de há-bitos e estilos de vida sau-dáveis. O vídeo produzido pelos alunos do Instituto D. João V, sob orientação do professor Roberto Neto, tem como mote “Sorrir e

ser Feliz” e procura sensi-bilizar para a adoção de hábitos promotores da saúde oral. No desenvolvi-mento deste trabalho – que pode ser visto na página de facebook da escola –, os alunos aplicaram a técnica de animação stop motion, aprendida no âmbito da sua área de formação, fator que tornou mais aliciante a criação do vídeo.

Os alunos e o professor responsáveis pelo trabalho vencedor vão marcar pre-sença, no dia 19 de março, no evento final do projeto “Sorrir para a saúde” para receberem o prémio con-quistado.

Projeto Bibli@nline prossegueamanhã em Santiago da Guarda

O projeto Bibli@nline, promovido pela Biblioteca Municipal de Ansião, vol-tou a estar na rua esta se-mana. Já amanhã, o projeto estará no Centro Escolar de Santiago da Guarda, levan-do às crianças a sensibiliza-ção para as letras e a leitura.

O Bibli@nline é uma ini-ciativa formativa destinada às crianças a frequentarem o 4.º ano de escolaridade dos centros escolares e es-colas do 1.º ciclo do ensi-

no básico do concelho de Ansião, no sentido de es-clarecer e sensibilizar para a missão das bibliotecas públicas, para os serviços ali prestados e, sobretudo, oferecer pistas para que os jovens alunos possam co-nhecer o fundo documen-tal existente na biblioteca municipal, através das vá-rias formas de pesquisa que o catálogo online da Biblio-teca Municipal de Ansião disponibiliza.

A internet está cheia de sítios para aprender e ver novas experiências

https://www.youtube.com/watch?v=ha7Zc9q2eew&list=PLAqmRmkVzl185HT53-_

Num mundo rodeado de recursos ligados à web e às novas plataformas o papel do professor sofre também profundas transformações.

Ferramentas para transformar tópicos em mapas mentais

http://www.freetech4teachers.com/2015/03/two-tools-for-turning-outlines-into.html

Uma das formas interes-santes para fazer com que o estudo dos alunos renda e se torne mais interessante é levá-los a construir mapas mentais dos seus conheci-mentos.

MindMeister’s Google Docs Add-on ajuda na construção desses mapas mentais

Quais são as características do professor 2.0?

http://www.scoop.it/t/e-learning-inclusivo/p/4037727201/2015/02/21/cuales-son-las-caracteristicas-del-profesor-2-0?hash=f804ea34-da3f-4026-9bf4-a75ed5ee5f3a

Boa infografia explicativa das características do profes-sor 2.0

4 | educação 3.0

DR DR

DR

O papel do docente nos contextos educativos online

Este caderno estará disponível amanhã na página www.asbeiras.pt