editorial crescimento vertiginosogo.medicina.ufg.br/wp-content/uploads/2017/06/jornal... · 2017....

4
ANO 16 | Nº 74 | MAIO DE 2017 É com grande felicidade que o Departamento de Gi- necologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFG informa que conseguimos, além do último concurso para professor substituto, no qual foram aprovados os professo- res André Marquez Cunha e João Lino, alcançar a aprovação de uma vaga para professor efetivo cujo o processo seletivo será realizado na última semana de junho. Hoje o Departamento conta com 21 professores, desta forma é com bastante satisfação que esta seleção foi aberta e foram inscritos quatro professores, todos com título de Doutor. Uma vez tendo esse concurso, nós desejamos preencher outros espaços que são pertinentes ao Depar- tamento e melhorar a assistência do mesmo, otimizando a qualidade científica. A banca será composta pelo Prof. Dr. Waldemar Naves do Amaral, Prof. Dr. Rui Gilberto Ferreira, Prof. Dr. Juarez Antônio de Sousa e como suplente, a Profª. Drª Rosane Ribeiro Figueiredo Alves. O processo seletivo se dará durante uma semana, além da prova escrita, uma prova teórica, apresentação do memorial e prova didática. Portanto, um concurso bastante complexo. Felizmente nós conseguimos uma vaga e a tendência é tentar- mos junto a Universidade Federal de Goiás mais vagas pelo crescimento que teve do Departamento nesses últimos anos. Estamos organizando também o Laboratório de Ge- nética, que já estará pronto até o fim desse concurso. As tarefas já foram divididas. Haverá um geneticista trabalhando conosco, juntamente com um biomédico que trabalhará em parceria com a Hematologia e Obstetrícia. Portanto, estamos crescendo e com essa ampliação do La- boratório de Genética passamos a ter uma excelência, haja vista que teremos todos os métodos diagnósticos de patologias, tanto ginecológicas quanto obstétricas, sendo a última a principal, que são as alterações genéticas e de fetos malformados. Deste modo, nós conseguiremos fazer todos esses exa- mes e tornaremos o Departamento de G.O de excelência na Faculdade. Com esse crescimento ficamos bastante felizes. Parabéns a todos os membros do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás! CRESCIMENTO VERTIGINOSO FELIZMENTE NóS CONSEGUIMOS UMA VAGA PARA DOCENTE E A TENDêNCIA é TENTARMOS JUNTO A UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIáS MAIS VAGAS EDITORIAL WASHINGTON RIOS CHEFE DO DEPTO. DE GO DA FM/HC/UFG DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA - 1

Upload: others

Post on 04-Feb-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Ano 16 | nº 74 | mAio de 2017

    É com grande felicidade que o Departamento de Gi-necologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFG informa que conseguimos, além do último concurso para professor substituto, no qual foram aprovados os professo-res André Marquez Cunha e João Lino, alcançar a aprovação de uma vaga para professor efetivo cujo o processo seletivo será realizado na última semana de junho.

    Hoje o Departamento conta com 21 professores, desta forma é com bastante satisfação que esta seleção foi aberta e foram inscritos quatro professores, todos com título de Doutor. Uma vez tendo esse concurso, nós desejamos preencher outros espaços que são pertinentes ao Depar-tamento e melhorar a assistência do mesmo, otimizando a qualidade científica.

    A banca será composta pelo Prof. Dr. Waldemar Naves do Amaral, Prof. Dr. Rui Gilberto Ferreira, Prof. Dr. Juarez Antônio de Sousa e como suplente, a Profª. Drª Rosane Ribeiro Figueiredo Alves.

    O processo seletivo se dará durante uma semana, além da prova escrita, uma prova teórica, apresentação do memorial e prova didática. Portanto, um concurso bastante complexo. Felizmente nós conseguimos uma vaga e a tendência é tentar-mos junto a Universidade Federal de Goiás mais vagas pelo crescimento que teve do Departamento nesses últimos anos.

    Estamos organizando também o Laboratório de Ge-nética, que já estará pronto até o fim desse concurso. As tarefas já foram divididas. Haverá um geneticista trabalhando conosco, juntamente com um biomédico que trabalhará em parceria com a Hematologia e Obstetrícia.

    Portanto, estamos crescendo e com essa ampliação do La-boratório de Genética passamos a ter uma excelência, haja vista

    que teremos todos os métodos diagnósticos de patologias, tanto ginecológicas quanto obstétricas, sendo a última a principal, que são as alterações genéticas e de fetos malformados.

    Deste modo, nós conseguiremos fazer todos esses exa-mes e tornaremos o Departamento de G.O de excelência na Faculdade. Com esse crescimento ficamos bastante felizes.

    Parabéns a todos os membros do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás!

    CRESCIMENTO VERTIGINOSOFelizmente nós conseguimos uma vaga para docente e a tendência é

    tentarmos junto a universidade Federal de goiás mais vagas

    editorialWASHINGTON RIOS CHEFE DO DEPTO. DE GO DA FM/HC/UFG

    Departamento De GinecoloGia e obstetrícia - 1

  • ensino

    Conheça os novos residentes do Departamento

    MASTOLOGIA

    GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

    Marcella rezende de MendonçaR1 do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de GoiásPeríodo: Março de 2017 a Fevereiro de 2019

    “A residência em Mastologia no Hospital das Clínicas da UFG tem sido de grande aprendizado. Tenho ótimas expectativas, pois quero terminar esse período transformando todo o conhecimento adquirido em um atendimento médico qualificado. Antes de iniciar a residência no Hospital das Clínicas, conclui a residência em Ginecologia e Obstetrícia. Ainda no segundo ano desta primeira especialização, optei em continuar os estudos na área da saúde da mulher, desta vez em Mastologia”.

    SâMella Katrine Macedo roSaR1 do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de GoiásPeríodo: março de 2017 a março de 2020

    “Escolhi Ginecologia e Obstetrícia no final do ano passado, por ser uma especialidade clínica-cirúrgica, que nos dá muitos campos para o trabalho. Tenho gostado bastante da residência. O dia a dia é bem corrido e, por vezes, estressante. Mas é extremamente enriquecedor. Poder cuidar de uma mãe ansiosa e auxiliar no nascimento do seu filho tem sido incrível. Realmente escolhi a profissão certa. Além disso, a residência me permitiu conhecer pessoas maravilhosas que tem me ajudado nessa caminhada. Já aprendi bastante e espero continuar tendo muitas oportunidades de crescer em conhecimento e prática para terminar a minha especialização preparada para exercê-la”.

    antônio carloS da Silva JúniorR1 do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de GoiásPeríodo: Março de 2017 a Fevereiro de 2020

    “Tenho cinco anos de graduação. Desde a época do internato, já existia o desejo de me espe-cializar em Ginecologia e Obstetrícia, mas conclui, primeiramente, especialização em Medicina de Família e atuei nesta área durante este período. Decidido a iniciar minha trajetória dentro da Ginecologia e Obstetrícia, fiz as provas de residência e optei pelo Hospital das Clínicas por achar que a unidade seria a melhor habilitada em Goiânia. A Ginecologia e Obstetrícia é simplesmente incrível. Estou realizando um sonho. Percebo que, como especialistas, podemos oferecer o melhor para a paciente. Tenho aprendido muito no Hospital das Clínicas, com os professores e colegas residentes. Acredito, cada dia mais, que estou na especialidade certa”.

    2 - maio De 2017

  • GiSele PiMenta MeloR1 do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de GoiásPeríodo: Março 2017 a Fevereiro 2020

    “Minha experiência na Ginecologia e Obstetrícia tem sido grandiosa e imensamente grati-ficante. Apesar das longas jornadas de trabalho, infinitos plantões, aulas e seminários, já vejo o quanto cresci e o quanto sou uma melhor médica desde que entrei. As amizades que fiz com os residentes, staffs e com a equipe multiprofissional foram essenciais para o meu crescimento. Eu busco sempre aperfeiçoar as minhas habilidades, conhecimentos e atitudes, como aprendi na minha graduação. E estas são as minhas expectativas na residência. Espero que com a grande bagagem que eu sair da residência, me faça sentir segura e capaz de atender as minhas pacientes”.

    Marcela Pinheiro SilvaR1 do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de GoiásPeríodo: Março 2017 a Fevereiro 2020

    “A experiência dentro da residência em Ginecologia e Obstetrícia tem sido muito boa. Apesar de ser pesada, estou gostando bastante e espero que eu saia como uma especialista segura e bem capacitada. Na graduação, estava em dúvida sobre duas especialidades. Na verdade, no início tentei fugir da G.O, mas no dia da inscrição para a residência, acabei me convencendo de que aquela era a especialidade na qual eu melhor me encaixava como profissional. Fiz provas em Goiânia, Brasília e São Paulo, e escolhi o Hospital das Clínicas da UFG como meu local de aprendizado nos próximos anos”.

    Juliana de Paula GuiMarãeSR1 do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de GoiásPeríodo: março de 2017 a março de 2020

    “Durante o curso, tive muitas dúvidas sobre qual caminho seguir dentro da medicina, mas sempre busquei por uma área clínica e cirúrgica. Decidi fazer G.O quando, ainda no inter-nato (quinto ano), pude fazer meu primeiro parto. A residência é uma experiência única, por vezes sofrida, mas necessária. Uma vivência que por mais que almejasse e imaginasse como pudesse ser, jamais faria ideia do que realmente é. Da noite para o dia somos convocados a ser extremamente responsáveis a todo momento, pois qualquer falha é sempre grave. Esta autocobrança talvez seja o maior desafio desta jornada. Entretanto, ela torna-se mais fácil e prazerosa, quando temos a certeza de que estamos amparados por um serviço tecnicamente superior. Estou feliz com a minha escolha”.

    PâMella deuzila de oliveira SchelleR1 do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de GoiásPeríodo: Março 2017 a Fevereiro 2020

    “Desde o início da residência pude aprender com cada caso, cada paciente um pouco mais diariamente. Apesar de pouco tempo na área da Ginecologia e Obstetrícia pude notar o quão grande é a responsabilidade do G.O, afinal, estamos cuidando da vida da mãe e do filho, por-tanto, de uma família. Apesar de pouco tempo nessa área, passei por situações de felicidade e tristeza, aprendendo a lidar com situações difíceis e aprendendo também a cuidar e confortar, principalmente a paciente, perante aquilo que não está ao meu alcance. Minha expectativa é de conseguir ter uma boa formação e ser uma boa profissional para ajudar mais e mais pessoas.”

    EXPEDIENTE

    edição: Tatiana Cardosoredação: Ana Paula Machado e Tatiana CardosoProjeto Gráfico: Vinícius Carneiroimpressão: Gráfica Ipanematiragem: 1.000

    Chefe do departamentoProf. Washington Luiz Ferreira Rios

    Sub-Chefe do departamentoProfa. Rosane Ribeiro F. Alves Rua 1.121 com 1.124, Qd. 216, Lt. 04

    Setor Marista - Goiânia - Goiás / Brasil - CEP: 74175-080Telefone: (62) 3928-7178 / email: [email protected]

    Órgão de divulgação do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFG

    ConSultoria CientífiCaProf. Dejan Rodrigues NonatoProf. José Miguel de DeusProf. Mário Silva ApprobatoProf. Ruffo de Freitas JúniorProf. Waldemar Naves do AmaralProf. Rui Gilberto Ferreira

  • corpo docente

    Departamento de G.O admite novos professores

    CONTA UNIVERSITÁRIASICOOB UNICENTRO BRASILEIRA

    Queremos crescer junto com você. Preocupe-se em aprender a salvar vidas, que nós cuidaremos da sua saúde fi nanceira.

    COM VOCÊ DESDE O INÍCIO.

    CONHEÇA AS FACILIDADES:

    • Atendimento via Whatsapp, pessoalmente ou por aplicativo de celular• Explicação simplifi cada de tudo o que você precisa entender sobre conta bancária• Abertura de contas universitárias para alunos de medicína.• Orientações e abertura de contas de Comissões de Formatura• 6 meses com isenção de qualquer taxa da conta• Confi ança numa instituição construída por médicos, que luta pelos interesses desta classe

    www.unisicoob.com.br/unicentrobrasileiraFone: (62) 3221-2000

    andré marquez cunha e joão lino Franco

    Borges Foram contratados no último

    concurso e já desenvolvem projetos

    4 - maio De 2017

    Foi realizado no começo de 2017 um concurso público que selecionou dois professores substitutos para darem aulas no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

    Um dos aprovados é o médico André Marquez Cunha, ginecologista-obstetra, Mestre e Doutor pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e pós-graduado em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (CEAHS) pela Fundação Getúlio Vargas. Tem certificados de área de atuação em Medicina Fetal e em Sexologia.

    No Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UFG, ele ministra aulas de Ginecologia e Obstetrícia Geral, é Staff na Maternidade e está cuidando da reabertura do Ambula-tório de Auxílio em Sexualidade da Liga de Sexualidade, que é liderada pela Profª. Mariluza Terra Silveira.

    Outro aprovado no concurso é o médico João Lino Franco Borges, ginecologista-obstetra, fez residência em Endoscopia Ginecológica e possui Mestrado em Genética. Ministra a disciplina Ginecologia e Obstetrícia, para os alu-nos do 4º ano. Atua nas áreas de Endoscopia Ginecológica, Climatério e Ginecologia e Obstetrícia.

    prof. ms. joão lino prof. dr. andré marquez cunha