edital processo de seleÇÃo para alunos de mestrado … · prova escrita i – prova dissertativa,...

17
Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002 1 EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS - TURMA 2014 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (MEMARH), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), FAZ SABER que estarão abertas, no período 07 de outubro de 2013 a 08 de novembro de 2013, as inscrições ao processo seletivo do Mestrado em MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS para ingresso no 1º semestre de 2014. As inscrições deverão ser realizadas eletronicamente por intermédio do endereço https://www.unifei.edu.br/selecao/processos-seletivos-tipos?mod=PG (formulário de inscrição). 1 - PERFIL DO CANDIDATO Podem candidatar-se ao Programa de Mestrado, os portadores de diploma universitário de graduação em todas as áreas do conhecimento. 2 – DOCUMENTOS IMPRESSOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO Curriculum vitae documentado, de acordo com o modelo da Plataforma Lattes (disponível no endereço http://lattes.cnpq.br/). Cópias simples de todos os documentos, incluindo diplomas e históricos, devem ser anexadas na mesma ordem de citação no Curriculum vitae. Carta de anuência de orientação, disponível no ANEXO 1, assinada pelo docente do Tema de Pesquisa escolhido de acordo com o ANEXO 2 (anexos disponíveis no final deste documento). Antes da inscrição, o candidato deve contatar o docente responsável pelo Tema de Pesquisa de seu interesse em data e horário previamente agendados com o mesmo, para obter esclarecimentos sobre os projetos de pesquisa em desenvolvimento. O candidato deverá apresentar ao docente, no mínimo, cópia do Histórico Escolar da Graduação incluindo as reprovações e do Curriculum vitae (modelo Lattes do CNPq). Fica a critério do docente responsável pelo Tema de Pesquisa a solicitação de outros documentos. ATENÇÃO a) A anuência de orientação não garante o ingresso do candidato ao MEMARH. O ingresso do candidato ao MEMARH está vinculado a aprovação e classificação no presente processo seletivo e do limite de vagas disponibilizadas por orientador. b) A inscrição por meio do formulário eletrônico é obrigatória. c) Documentação incompleta implica em não homologação da inscrição no Processo de Seleção. d) Aos Portadores com Necessidades Educacionais Especiais O Candidato com necessidades educacionais especiais que necessitar de condições específicas para realizar a prova e/ou apresentação do Projeto ou Pré-Projeto deverá:

Upload: others

Post on 22-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

1

EDITAL

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS - TURMA 2014

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (MEMARH), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), FAZ SABER que estarão abertas, no período 07 de outubro de 2013 a 08 de

novembro de 2013, as inscrições ao processo seletivo do Mestrado em MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS para ingresso no 1º semestre de 2014. As inscrições deverão ser realizadas eletronicamente por intermédio do endereço https://www.unifei.edu.br/selecao/processos-seletivos-tipos?mod=PG (formulário de inscrição).

1 - PERFIL DO CANDIDATO

Podem candidatar-se ao Programa de Mestrado, os portadores de diploma universitário de graduação em todas as áreas do conhecimento.

2 – DOCUMENTOS IMPRESSOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

Curriculum vitae documentado, de acordo com o modelo da Plataforma Lattes (disponível no endereço http://lattes.cnpq.br/). Cópias simples de todos os documentos, incluindo diplomas e históricos, devem ser anexadas na mesma ordem de citação no Curriculum vitae.

Carta de anuência de orientação, disponível no ANEXO 1, assinada pelo docente do Tema de Pesquisa escolhido de acordo com o ANEXO 2 (anexos disponíveis no final deste documento). Antes da inscrição, o candidato deve contatar o docente responsável pelo Tema de Pesquisa de seu interesse em data e horário previamente agendados com o mesmo, para obter esclarecimentos sobre os projetos de pesquisa em desenvolvimento. O candidato deverá apresentar ao docente, no mínimo, cópia do Histórico Escolar da Graduação incluindo as reprovações e do Curriculum vitae (modelo Lattes do CNPq). Fica a critério do docente responsável pelo Tema de Pesquisa a solicitação de outros documentos.

ATENÇÃO

a) A anuência de orientação não garante o ingresso do candidato ao MEMARH. O ingresso do candidato ao MEMARH está vinculado a aprovação e classificação no presente processo seletivo e do limite de vagas disponibilizadas por orientador.

b) A inscrição por meio do formulário eletrônico é obrigatória.

c) Documentação incompleta implica em não homologação da inscrição no Processo de Seleção.

d) Aos Portadores com Necessidades Educacionais Especiais

O Candidato com necessidades educacionais especiais que necessitar de condições específicas para realizar a prova e/ou apresentação do Projeto ou Pré-Projeto deverá:

Page 2: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

2

c.1) Indicar na Ficha de Inscrição online o tipo e o grau de necessidade e deficiência, com expressa referência ao código correspondente à última versão da Classificação Internacional de Doença (CID).

c.2.) Na ausência das informações necessárias no momento da inscrição, o candidato não terá assegurado o seu direito à prova em local preparado para a sua condição especial, seja qual for o motivo alegado. Não haverá tempo hábil para a adequação e preparação, implicando, assim, a aceitação de realizar a sua prova em condições idênticas às dos demais candidatos;

c.3.) Não serão aceitos recursos de candidato com necessidades educacionais especiais que não realizar a inscrição conforme as instruções constantes do item c.1 deste Edital.

3 - PROCESSO DE SELEÇÃO: O Processo de Seleção – Turma 2014 oferece um total de 36 (trinta e três) vagas disponibilizadas em suas duas linhas de pesquisa: a) Diagnóstico, monitoramento e gestão ambiental (26 vagas); e, b) Modelagem matemática aplicada a meio ambiente e recursos hídricos (10 vagas), de acordo com o ANEXO 2 (disponível no final deste documento).

O candidato deverá optar por um único tema de pesquisa apresentado no ANEXO 2 (disponível no final deste documento), assinalando a escolha no formulário de inscrição online.

O Processo de Seleção será realizado em duas etapas:

a) Realização de Provas Escritas I e II;

b) Análise do Curriculum vitae.

Cada uma dessas etapas do Processo de Seleção é assim detalhada:

a) Realização de Provas Escritas I e II:

As Provas Escritas I e II consistem de:

Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio ambiente e recursos hídricos (peso 35% da nota final), com atribuição de notas de 0 a 100.

Prova Escrita II – Prova dissertativa, de caráter classificatório, sobre aspectos específicos relacionados ao tema de pesquisa de interesse (peso 45% da nota final), com atribuição de notas de 0 a 100.

Ambas as Provas serão realizadas na mesma data, em um tempo não superior a 180 minutos.

A prova escrita I será avaliada de maneira independente por, pelo menos, 3 (três) docentes do MEMARH.

A prova escrita II será avaliada pelo docente responsável pela oferta do tema de pesquisa.

Page 3: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

3

A nota final de cada Prova Escrita será a média aritmética das notas atribuídas pelos seus avaliadores.

Serão considerados reprovados os candidatos que obtiverem média aritmética inferior a 50 (cinquenta) na Prova Escrita I.

Natureza das Provas Escritas:

Prova Escrita I - Aspectos gerais em meio ambiente e recursos hídricos.

Bibliografia recomendada para a Prova Escrita I: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável - Brasil 2012. Disponível em: < ftp://geoftp.ibge.gov.br/documentos/recursos_naturais/indicadores_desenvolvimento_sustentavel/2012/ids2012.pdf>. Acesso em: 20/09/2013.

Prova Escrita II - Aspectos específicos relacionados ao tema de pesquisa de interesse de acordo com a bibliografia recomendada apresentada no ANEXO 2.

b) Análise do Currículo Lattes: A análise será realizada pelo Colegiado do MEMARH somente para os candidatos aprovados na Prova Escrita I e tem caráter classificatório, com peso 20% da nota final. Serão adotados os critérios de pontuação previstos na NORMA 001/PRPPG/2013, de 29/05/2013, disponível em http://www.unifei.edu.br/files/arquivos/PRPPG/normas/processoseletivo/Norma01Processoseletivo.pdf. Os documentos comprobatórios devem ser enviados estritamente na mesma ordem de apresentação do Currículo Lattes.

Caso o candidato obtenha nota igual ou superior a 50 (cinquenta) na Prova Escrita I, sua nota final de classificação no Processo de Seleção será calculada da seguinte forma:

NOTA FINAL = (Prova Escrita I x 0,35) + (Prova Escrita II x 0,45) + (Análise do Currículo x 0,20)

Os candidatos aprovados serão ordenados em função das notas finais de classificação. Este processo seguirá critérios de classificação e, portanto, a aprovação no Processo de Seleção não garante vaga no MEMARH.

4 – BOLSAS DE ESTUDOS

Os alunos selecionados poderão solicitar bolsas de estudo à coordenação do Programa. As bolsas de estudo serão distribuídas aos alunos com dedicação exclusiva ao curso, ao longo do ano e de acordo com a disponibilidade das agências de fomento.

Para concorrer à bolsa, o aluno deverá fazer esta opção no Formulário de Inscrição.

O prazo de concessão da bolsa é anual, podendo ser prorrogado por, no máximo, mais um ano. A disponibilização da bolsa dependerá do Índice de Desempenho Acadêmico (IDA) do aluno. O aluno perde o direito à bolsa caso seja reprovado em alguma disciplina.

Page 4: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

4

5 – CALENDÁRIO

a) Inscrições

Período de inscrições: 07/10/2013 a 08/11/2013.

A inscrição é feita online, por meio do Formulário de Inscrição, disponível no endereço: <http://www.unifei.edu.br/pg/pos-graduacao-inicial?c=045&m=ME&p=0>.

A entrega de documentos exigidos no item 2 deste edital pode ser feita presencialmente ou via correio (Sedex ou Carta-Registrada), com data e carimbo de postagem até 08/11/2013.

Local para entrega/envio dos documentos impressos: Secretaria da PRPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Universidade Federal de Itajubá, localizada à Av. BPS, 1303 – Bairro Pinheirinho – Itajubá (MG) – CEP: 37500-903.

Horário de funcionamento da Secretaria da PRPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação: http://www.unifei.edu.br/pos-graduacao/prppg-horario-funcionamento

b) Divulgação das inscrições homologadas

A divulgação das inscrições homologadas ocorrerá até o dia 22/11/2013 no portal internet da PRPPG <http://www.unifei.edu.br/pg/pos-graduacao-inicial?c=045&m=ME&p=0> e na secretaria deste Programa (MEMARH).

c) Provas Escritas

As Provas Escritas I e II serão realizadas no dia 30/11/2013, das 14 h às 17 h no campus UNIFEI – Av. BPS, 1303 – Bairro Pinheirinho – Itajubá/MG, em salas divulgadas junto a lista de inscrições homologadas.

O candidato deverá:

Chegar ao local com pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência. Não será permitida a entrada do candidato, caso a prova já tenha sido iniciada.

Ter em mãos, um dos seguintes documentos: Carteira de Identidade; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação (modelo com fotografia); Carteiras Profissionais emitidas pelos Conselhos Nacionais (modelos com fotografia); ou, Carteira de Trabalho.

Trazer lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta.

Não serão consideradas solicitações de revisão das provas.

d) Resultado Final

A divulgação do resultado final será até o dia 14/12/2013, no portal internet da PRPPG <http://www.unifei.edu.br/pg/pos-graduacao-inicial?c=045&m=ME&p=0> e na secretaria deste Programa (MEMARH).

Page 5: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

5

6 – DEMAIS INFORMAÇÕES

6.1 – Devolução da Documentação

Os candidatos não classificados dentro do limite de vagas terão prazo máximo de 10 (dez) dias úteis após a divulgação do resultado para reaver a documentação apresentada para este processo seletivo, após o qual toda a documentação não procurada será encaminhada para reciclagem.

6.2 – Matrícula dos candidatos admitidos

Os candidatos selecionados, para realização da Matrícula Inicial, deverão seguir as orientações contidas no endereço: <http://www.unifei.edu.br/pos-graduacao/prppg-matriculas-iniciais>, respeitando o período definido no Calendário Didático Administrativo 2014, a ser aprovado.

6.3 – Casos omissos neste edital serão resolvidos pelo Colegiado do MEMARH.

Prof. Dr. Marcelo de Paula Corrêa

Coordenador do Programa de Pós Graduação em

Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Page 6: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

ANEXO 1

CARTA DE ANUÊNCIA DE ORIENTAÇÃO

SELEÇÃO PARA MESTRADO - TURMA 2014

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS

Nome do(a) candidato(a): ________________________________________________________________________

CPF do(a) candidato(a): __________________________________________________________________________

Tema de pesquisa: ______________________________________________________________________________

Eu, professor(a) ________________________________________________________, aceito orientar o(a) candidato

(a) supracitado(a) caso o(a) mesmo(a) seja aprovado(a) no processo seletivo para o Programa de Pós Graduação em

Meio Ambiente e Recursos Hídricos (MEMARH), da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), turma 2014.

Afirmo que, caso veja a se concretizar, a orientação do(a) candidato(a) estará em estrito acordo com o Art. 2°

da Portaria n° 1 da CAPES, de 04 de Janeiro de 2012: "A relação de orientandos/orientador fica condicionada ao limite

máximo de 8 (oito) alunos por orientador, considerados todos os cursos em que o docente participa como

permanente."

Itajubá, ______ de ________________ de 2013

_________________________________________

Professor(a) Orientador(a)

Page 7: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

I

ANEXO 2 – Temas de Pesquisa, descrição, disponibilidade de vagas e respectivos docentes orientadores, dentro das duas linhas de pesquisa do MEMARH.

LINHA DE PESQUISA 1: Diagnóstico, monitoramento e gestão ambiental

Tema de Projeto de Pesquisa

Descrição resumida do Projeto de Pesquisa Vagas oferecidas

Docente Bibliografia recomendada

Biomonitoramento

Em decorrência das diferentes atividades de uso e ocupação do solo, faz-se necessário a investigação de organismos indicadores da qualidade das águas superficiais. Neste sentido, a presente proposta visa a avaliar diferentes metodologias de biomonitoramento tendo pequenas bacias hidrográficas como objeto de estudo.

1 Ana Lucia Fonseca ([email protected])

TOWSEND, C. R ; BEGON, M; HARPER,J.L.. Fundamentos de Ecologia, 2 ed. Artmed. São Paulo, 2006. 592p.,Cap. 10 e 13. ESTEVES, F.. Fundamentos de Limnologia,. 3 ed., Interciência,Rio de Janeiro, 2011. 790p., Cap 27."

Manejo e recuperação de áreas degradadas

"Gestão Ambiental de Áreas Degradadas" destaca uma gama bem variada de assuntos, que vão desde o papel da Geomorfologia no diagnóstico das áreas degradadas, passando pelo papel da Bioengenharia na recuperação dessas áreas atingidas, princípios da estabilização biotécnica, até os novos desenvolvimentos e futuras orientações na estabilização das encostas.

1 Eliane Melloni ([email protected])

Gestão ambiental de áreas degradadas. Autor: Araujo, G.H.S.; Almeida, J.R.; Guerra, A.J.T. Editora: Bertrand Brasil

Determinação de estrógenos na região da sub-bacia do alto rio sapucaí: ocorrência e avaliação do

Alteradores endócrinos são moléculas podem interferir em rotas do sistema endócrino produzindo uma resposta indesejada, a qual pode afetar a saúde, crescimento e a reprodução de um grande número de organismos. A proposta deste trabalho é avaliar

1 Flávio Soares Silva ([email protected])

BAIRD, C. Química Ambiental. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. 622 p.

Page 8: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

II

impacto ambiental

a ocorrência e dispersão destes hormônios na região da sub-bacia do alto rio Sapucaí.

Determinação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em material particulado atmosférico

A combustão incompleta é uma grande fonte de partículas inaláveis, que podem atingir os alvéolos pulmonares carregando muitas substâncias cancerígenas/mutagênicas como os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs). No presente projeto pretende-se: avaliar a ocorrência de HPAs em material particulado atmosférico na cidade de Itajubá/MG; avaliar o risco potencial de câncer associado à exposição à HPAs e identificar fontes de contaminação.

1 Flávio Soares Silva BAIRD, C. Química Ambiental. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. 622 p.

Planejamento BH e SIG

Planejamento urbano e territorial em bacias hidrográficas

2 Francisco Antonio Dupas ([email protected])

Machado, F. H. ; Dupas, F. A. (2013). Valoração de recursos hídricos como subsídio na gestão do manancial urbano do Ribeirão do Feijão, São Carlos, SP. Geousp (USP), v. 33, p. 111-126.

Controle de odores

O principal fator de geração de maus odores em sistemas de esgotamento sanitário (SES) são os sulfetos e compostos nitrogenados formado pela anaerobiose dos esgotos. Além de odor indesejável, eles podem causar os mais diversos danos ao meio ambiente e a saúde humana devido à elevada toxicidade,

2 Herlane Costa Calheiros ([email protected])

"-BELLI FILHO, P. et al. Capítulo 8 - Tratamento de odores em sistemas de esgotamento sanitários. In: CHERNICHARO, C.A.L. Pós-tratamento de Efluentes de Reatores Anaeróbios. PROSAB, 2001. Disponível em:

Page 9: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

III

corrosividade e alta demanda de oxigênio. Portanto, estudar sobre odores em SES é fundamental para se estabelecer um programa de controle de odores.

<http://www.finep.gov.br/prosab/produtos.htm#download> CHERNICHARO, C.A.L. et al. Alternativas para o controle de emissões odorantes em reatores anaeróbios tratando esgoto doméstico. Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, v.15, n.3, jul/set 2010, p.229-236. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522010000300005>."

Saúde ambiental e do trabalhador

Desenvolvimento de estudos epidemiológicos acerca da relação entre saúde e ambiente e entre processos e condições de trabalho. Os direcionamentos das pesquisas deverão preferencialmente abordar temas da exposição ao ruído e à vibração, respectivamente.

3 Luiz Felipe Silva ([email protected])

MENDES, R.; DIAS, E.C. Da medicina do trabalho à saúde do trabalhador. Revista de Saúde Pública, v.25, n.5, p. 3-11, 1991. THE LANCET. Health in Brazil. Disponível em: <http://www.thelancet.com/series/health-in-brazil>. Acesso em:03/09/2013."

Degradação de contaminantes emergêntes por processos oxidativos avançados

A contaminação de corpos aquáticos por compostos conhecidos como contaminantes emergentes é um problema que vem sendo estudado por mais de 20 anos. A maior fonte de aporte dos contaminantes emergentes no ambiente aquático é o esgoto doméstico.

2 Márcia Matiko Kondo ([email protected])

Baird, C. e Cann M. Química Ambiental, 4 edição, Porto Alegre, Bookman, capítulos, 12, 13 e 14, 2011.

Page 10: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

IV

Mesmo após passar por uma estação de tratamento de esgoto (ETE), muitos destes contaminantes não são removidos durante este processo. Como os tratamentos convencionais para esgoto doméstico (ETE) e mesmo os tratamentos de água (ETA) não são capazes de eliminar estes compostos, é necessário encontrar processos alternativos para removê-los do sistema aquático. Os processos chamados de Processos Oxidativos Avançados (POA) vêm ganhando popularidade, devido a vantagem de se destruir compostos potencialmente tóxicos a substâncias como H2O e CO2.

Ghiselli, G.; Jardim, W.F. Interferentes endócrinos no ambiente. Quím. Nova, 30, 695-706, 2007."

Oceanografia Costeira

A proposta deve demonstrar aderência ao Projeto RedeLitoral (www.redelitoral.ita.br), que tem como foco estudos sobre o comportamento da interface continente - oceano - atmosfera nas zonas costeiras do litoral norte de SP. Os ambientes costeiros preferenciais de estudo são as bacias hidrográficas - e respectivas zonas costeiras - dos rios Itamambuca (Ubatuba) e Juqueriquerê (Caraguatatuba).

1 Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes

([email protected])

OPEN UNIVERSITY. Waves, tides and shallow-water processes – 2nd Edition. Butterworth & Heinemann. ISBN-10: 0-75064281-5, 2002. Tombamento BIM (Biblioteca Unifei): 551.466 / W947w / 2 ed. rev. (3 exemplares disponíveis)

Manejo de Solos e recuperação de áreas degradadas.

Avaliação da qualidade de estudos de impactos ambientais, aprovados por órgão licenciadores, comparando com as diretrizes propostas para desenvolvimento de tais estudos e verificando

2 Maria Inês Nogueira Alvarenga ([email protected])

SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo : Oficina de Textos, 2006.

Page 11: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

V

suas não conformidades, para proposição de simplificação em tais processos.

Avaliação de Impactos Ambientais

Estudar os solos através do conhecimento de seus fatores e processos de formação, relacionando as paisagens de ocorrência e melhorando a qualidade dos mapeamentos existentes através de imagens georreferenciadas.

1 Maria Inês Nogueira Alvarenga ([email protected])

KER, J.C.; CURI, N.; SCHAEFER, C.E.; VIDAL-TORRADO, P. (editores). Pedologia. Fundamentos. Viçosa, MG : SBCS, 2012. 343p. il.

Geotecnologias aplicadas ao estudo de desastres naturais/ Geoprocessamento aplicado ao Planejamento urbano e regional

Aplicação de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto no estudo das variáveis do meio físico, com enfoque na prevenção de desastres naturais e no planejamento territorial.

2 Nívea Adriana Dias Pons ([email protected])

"MARCELINO, E. V. Desastres Naturais e Geotecnologias: conceitos básicos. Caderno Didático n.1. Santa Maria, CRS/ INPE, 2008. Disponível em: <http://www.inpe.br/crs/geodesastres/cadernodidatico.php>. Acesso em: ago/2013. SAUSEN, T. M. Desastres Naturais e Geotecnologias: sensoriamento remoto. Caderno didático n.2. Santa Maria: CRS/ INPE, 2008. Disponível em: <http://www.inpe.br/crs/geodesastres/cadernodidatico.php>. Acesso em: ago/2013. FREITAS, C. G. L. de (Coord.) Planos diretores municipais: integração regional estratégica - roteiro metodológico. Porto Alegre: ANTAC,

Page 12: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

VI

2007. (Coleção Habitare, 7). 184 p. Disponível em: <http://www.em.ufop.br/ceamb/petamb/cariboost_files/livro_plano_diretor_ipt.pdf>. Acesso em ago/2013.

Produção de biogás a partir de aterro sanitário: estudo de caso

O presente projeto objetiva a avaliar o potencial de produção de biogás de aterro sanitário em aparato experimental de célula de aterro, em trincheira construída in loco e em células de aterro sanitário. Para tanto, torna-se necessário obter os coeficientes de produção de biogás por massa de resíduo aterrada e de decaimento, para então, prognosticar e comparar a produção de biogás para aproveitamento energético. Biogás fugitivo também deve ser avaliado.

2 Regina Mambeli Barros ([email protected])

[1] BARROS, Regina Mambeli. Tratado sobre Resíduos Sólidos: Gestão, Uso, e Sustentabilidade. Rio de Janeiro: Interciência; Minas Gerais: Acta, 2013. 376 p. ISBN 978-85-7193-295-1

Microbiologia e qualidade ambiental

Os microrganismos, pela sua sensibilidade às condições ambientais, facilidade de estudo e baixo custo, têm sido frequentemente avaliados e utilizados como bioindicadores da qualidade de diferentes ambientes, principalmente do solo. Grupos microbianos específicos como fungos micorrízicos arbusculares e bactérias diazotróficas rizosféricas destacam-se pela forte relação simbiótica e benéfica com as plantas, mesmo em solos de áreas degradadas ou em processo de recuperação.

1 Rogério Melloni ([email protected])

Microbiota do solo e qualidade ambiental. Campinas: Instituto Agronômico, 2007. 312p. Disponível em: http://www.iac.sp.gov.br/publicacoes/publicacoes_online/pdf/microbiota.pdf

Page 13: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

VII

Climatologia Tropical e variabilidade do clima

Análise da variabilidade do clima através de técnicas estatísticas, focando nos aspectos da estação chuvosa da região tropical da América do Sul.

1 Sâmia Regina Garcia Calheiros ([email protected])

PEIXOTO, J. P.; OORT, A. R. Physics of Climate. New York: American Institute of Physics, Editora Springer, 1992. 520p. ISBN: 0883187124

Otimização e validação de metodologia analítica para determinação do pesticida fipronil em águas superficiais.

O projeto consiste na otimização e validação de metodologia analítica para determinação do pesticida fipronil em águas superficiais. O fipronil é um inseticida, cupincida e formicida do grupo químico pirazol, com toxicidade classe II, extensamente utilizado na agricultura e na conservação de madeira.

1 Sandro José de Andrade ([email protected]

)

Caldas, S.S.; Gonçalves, F.F.; Primel, E.G.; Prestes, O.D.; Martins, M.L.; Zanella, R. Principais técnicas de preparo de amostra para determinação de resíduos de agrotóxicos em água pro cromatografia líquida com detecção por arranjo de diodos e por espectrometria de massas. Química Nova, v.34, n.9, 1604-1617, 2011. Silva, D.R.O.; Avila, L.A.; Agostinetto, D.; Bundt, A.D.C.; Primel, E.G.; Caldas, S.S. Ocorrência de agrotóxicos em águas subterrâneas de áreas adjacentes a lavoura de arroz irrigado. Química Nova, v.34, n.5, 748-752, 2011."

LINHA DE PESQUISA 2: Modelagem matemática aplicada a meio ambiente e recursos hídricos

Tema de Projeto de Pesquisa

Descrição resumida do Projeto de Pesquisa Vagas oferecidas

Docente Bibliografia recomendada

Física do Sistemas Aquáticos

A resposta de sistemas aquáticos a processos físicos (meteorológicos e hidrodinâmicos) e o

2 Arcilan Trevenzoli Assireu ([email protected])

Tundisi,J.G.,Tundisi,T.M.Limnologia.OficinadeTextos,2008,638pp.

Page 14: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

VIII

correspondente feedback é interesse nesta linha de pesquisa. Outro aspecto de interesse é o aproveitamento eólico nestes sistemas.

Manwell, J. F.; McGowan J. G. and Rogers, A. L. Wind energy explained, John Willey & Sons, West Sussex, England, 590 pp., 2002. Artigos científicos na área e demais referências relacionadas ao assunto"

Caracterização e modelagem do crescimento e desenvolvimento de plantas

Descrever o objetivo que norteia a ideia de pesquisa, o qual esteja obrigatoriamente vinculado a caracterização e modelagem do crescimento e desenvolvimento de plantas, contendo justificativa do problema a ser estudado, proposta de trabalho e possível metodologia a ser utilizada para o desenvolvimento do assunto pesquisado.

1 Fabrina Bolzan Martins ([email protected])

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. Monteiro. J.E.B.A. (Organizador). Agrometeorologia dos cultivos: o fator meteorológico na produção agrícola. INMET: Brasília. 2009, 530p. PEREIRA, A.R.; ANGELOCCI, L.R.; SENTELHAS, P.C. Agrometeorologia: fundamentos e aplicações práticas. Guaiba: Agropecuária, 2002, 465p. SOLTANI, A.; SINCLAIR, T.R. Modeling Physiology of crop development, growth and yield. Oxfordshire: CAB Internacional, 2012. 322p. SOUZA, G.S. Introdução aos modelos de regressão linear e não linear. Brasília: EMBRAPA-SPI, 1998. 505p. *Artigos científicos (revistas: Ciência Rural, Revista Árvore, Pesquisa Agropecuária

Page 15: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

IX

Brasileira, Agricultural and Forest Meteorology, Scientia Agricola, Annals of Botany, Ecological Modelling, entre outras..)"

Modelagem em Sistemas de distribuição de água tendo em vista eficiência hidrica e energética

Atualmente existem muitas perdas de água e energia em sistemas de distribuição de água. Tal projeto visa a modelagem e simulação de sistemas hidráulicas tendo em vista o controle de perdas e de energia.

2 Fernando das Graças Braga da Silva

([email protected])

PORTO, R. de M. Hidráulica Básica. 3.ed. São Carlos: EESC-USP, 1999. (Capitulo 6) CHRISTOFOLETTI, A.. Modelagem de sistemas ambientais. 5 reimpr. São Paulo: Edgard Blucher, 2010. XVI, 236p. ISBN 9788521201779 (Capitulos 1 e 3)" Modelagem de

erosão em bacias hidrográficas

O problema de erosão em bacias hidrográficas é muito sério acarretando problemas ambientais e econômicos. O USO de SIG aliado a programas de simulação podem ajudar e são o tema deste projeto.

1 Fernando das Graças Braga da Silva

([email protected])

Planejamento e gestão de bacia hidrográfica

Planejamento territorial visando otimização do uso do solo

2 Francisco Antonio Dupas ([email protected])

"Costa, C.W.; Dupas, F. A.; Pons, N.A.D. (2012). Regulamentos de uso do solo e impactos ambientais: avaliação crítica do Plano Diretor Participativo do município de São Carlos, SP. São Paulo: UNESP, Geociências, v.31, n.2, p.143-157, . Cunha, R. C; Dupas, F. A.; Tundisi, J. G. (2011). Análise da influência das variáveis ambientais utilizando inferência fuzzy e zoneamento das vulnerabilidades: estudo de caso da bacia hidrográfica do Rib. do

Page 16: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

X

Feijão, São Carlos, SP. Rev. Geociências (UNESP), v. 30, p. 399-414."

Estudo dos ventos à superfície no clima presente e futuro

Uma das fontes alternativas de energia que se destaca por não emitir gases de efeito estufa e garantir um suprimento em longo prazo de energia limpa é a energia eólica. Assim, esse projeto visa estudar os ventos à superfície na América do Sul e oceano Atlântico Sul no clima presente e futuro. Para o clima futuro serão utlizadas simulações do modelo RegCM3.

1 Michelle Simões Reboita ([email protected])

"Reboita, M. S. Ciclones Extratropicais sobre o Atlântico Sul: Simulação Climática e Experimentos de Sensibilidade. Tese de Doutorado em Meteorologia, IAG/USP, 2008, 294pp. Disponível em: <http://www.dca.iag.usp.br/www/teses/2008/Michelle%20Sim%F4es%20Reboita%20(ACA)/> Garreaud, R.; Falvey M. The coastal winds off western subtropical South America in future climate scenarios. Int. J. Climatology, v. 29, p. 543-554, 2009."

Ciclones no Atlântico Sul: Clima Presente e Futuro

Este projeto tem como objetivo avaliar a destreza do Regional Climate Model (RegCM4) em simular os ciclones no clima presente (1975-2005) e em cenários futuros (2020-2050 e 2070-2098) no Atlântico Sul e também relacionar esses sistemas com a precipitação.

1 Michelle Simões Reboita ([email protected])

Reboita, M. S.; Ambrizzi, T. RegCM3 nested in HadAM3 scenarios A2 and B2: projected changes in extratropical cyclogenesis, temperature and precipitation over the South Atlantic Ocean. Climatic Change, v. 113, p. 599-621, 2012/" Reboita, M. S. Ciclones Extratropicais sobre o Atlântico Sul: Simulação Climática e Experimentos de Sensibilidade. Tese de Doutorado em Meteorologia, IAG/USP, 2008, 294pp. Disponível em: <http://www.dca.iag.usp.br/www/teses/20 08/Michelle%20Sim%F4es%20Reboita%20(

Page 17: EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNOS DE MESTRADO … · Prova Escrita I – Prova dissertativa, de caráter eliminatório, sobre aspectos gerais e atuais do conhecimento em meio

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei 10.435, de 24 de abril de 2002

XI

ACA)/>