edital de abertura tutor do cefet

4
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA EDITAL Nº 015 /2015, de 31 de março de 2015 O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, no uso de suas atribuições e em conformidade com a Resolução CD/FNDE Nº 18, de 16 de junho de 2010, torna pública a abertura das inscrições para o processo de seleção externa para provimento de vagas e cadastro de reserva das funções de TUTOR PRESENCIAL e TUTOR A DISTÂNCIA, para atuar junto ao Programa e-Tec, no âmbito da Rede e-Tec Brasil/CEFET/RJ, conforme segue. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 A realização do Processo Seletivo (planejamento, divulgação e execução) ficará a cargo da Coordenação Geral da Rede e-Tec Brasil no CEFET/RJ. 1.2 O processo seletivo será regido por esse edital. 1.3 Ao efetivar a inscrição, o candidato declara estar ciente do conteúdo deste edital e acata na íntegra as suas disposições. 1.4 A participação no programa do presente edital não implicará em redução das atividades normalmente desempenhadas pelo candidato na sua Instituição de origem. 1.5 Não é permitido o acúmulo de bolsas no Sistema de Gestão de Bolsas – SGB, do FNDE. Portanto, candidatos já participantes de outros programas de fomento a estudo e pesquisa do governo federal (UAB, e-Tec, PARFOR, SEB, SECADI), com bolsas do FNDE, deverão estar atentos para evitar a sobreposição de períodos de vinculação entre os programas. 1.6 Dúvidas e informações poderão ser solicitadas pelo telefone (21) 25663164. 2. DAS VAGAS 2.1 O processo seletivo destina-se a atender às necessidades abaixo: 2.1.1 Será oferecida uma vaga de tutor presencial para o Curso Técnico de Segurança do Trabalho no polo de Miguel Pereira. 2.1.2 Será oferecida uma vaga de tutor presencial para o Curso Técnico de Meio Ambiente no polo de Angra dos Reis. 2.1.3 Será oferecida uma vaga de tutor presencial para o Curso Técnico de Telecomunicações no polo de Angra dos Reis. 2.1.4 Será oferecida uma vaga de tutor presencial para o Curso Técnico de Automação no polo de Nova Iguaçu. 2.1.5 Será oferecida uma vaga de tutor presencial para o Curso Técnico de Mecânica no polo de Nova Iguaçu. 2.1.6 Será oferecida uma vaga de tutor a distância para o Curso Técnico de Automação no polo de Nova Iguaçu.

Upload: gabriel-duarte

Post on 20-Sep-2015

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edital magistério

TRANSCRIPT

  • MINISTRIO DA EDUCAO CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

    EDITAL N 015 /2015, de 31 de maro de 2015

    O Diretor-Geral do Centro Federal de Educao Tecnolgica Celso Suckow da Fonseca CEFET/RJ, no uso de suas atribuies e em conformidade com a Resoluo CD/FNDE N 18, de 16 de junho de 2010, torna pblica a abertura das inscries para o processo de seleo externa para provimento de vagas e cadastro de reserva das funes de TUTOR PRESENCIAL e TUTOR A DISTNCIA, para atuar junto ao Programa e-Tec, no mbito da Rede e-Tec Brasil/CEFET/RJ, conforme segue.

    1. DAS DISPOSIES PRELIMINARES 1.1 A realizao do Processo Seletivo (planejamento, divulgao e execuo) ficar a cargo da Coordenao Geral da Rede e-Tec Brasil no CEFET/RJ. 1.2 O processo seletivo ser regido por esse edital. 1.3 Ao efetivar a inscrio, o candidato declara estar ciente do contedo deste edital e acata na ntegra as suas disposies. 1.4 A participao no programa do presente edital no implicar em reduo das atividades normalmente desempenhadas pelo candidato na sua Instituio de origem. 1.5 No permitido o acmulo de bolsas no Sistema de Gesto de Bolsas SGB, do FNDE. Portanto, candidatos j participantes de outros programas de fomento a estudo e pesquisa do governo federal (UAB, e-Tec, PARFOR, SEB, SECADI), com bolsas do FNDE, devero estar atentos para evitar a sobreposio de perodos de vinculao entre os programas. 1.6 Dvidas e informaes podero ser solicitadas pelo telefone (21) 25663164.

    2. DAS VAGAS 2.1 O processo seletivo destina-se a atender s necessidades abaixo:

    2.1.1 Ser oferecida uma vaga de tutor presencial para o Curso Tcnico de Segurana do Trabalho no polo de Miguel Pereira.

    2.1.2 Ser oferecida uma vaga de tutor presencial para o Curso Tcnico de Meio Ambiente no polo de Angra dos Reis.

    2.1.3 Ser oferecida uma vaga de tutor presencial para o Curso Tcnico de Telecomunicaes no polo de Angra dos Reis.

    2.1.4 Ser oferecida uma vaga de tutor presencial para o Curso Tcnico de Automao no polo de Nova Iguau.

    2.1.5 Ser oferecida uma vaga de tutor presencial para o Curso Tcnico de Mecnica no polo de Nova Iguau.

    2.1.6 Ser oferecida uma vaga de tutor a distncia para o Curso Tcnico de Automao no polo de Nova Iguau.

  • 2.1. Ser oferecida uma vaga de tutor a distncia para o Curso Tcnico de Mecnica no polo de Nova Iguau.

    2.2 Sero selecionados candidatos em nmero igual ao de vagas ofertadas, observando-se a estrita ordem de classificao. 2.3 Os demais candidatos classificados iro compor cadastro de reserva e podero ser selecionados conforme necessidade posterior, observando-se a estrita ordem de classificao.

    3. DAS INSCRIES

    3.1 Poder submeter-se ao processo seletivo aquele que atender aos requisitos e critrios especificados abaixo:

    Ter certificao mnima de escolaridade de nvel mdio e experincia de 1 (um) ano em magistrio;

    Ter formao em informtica, segurana do trabalho ou sade do trabalhador (requisito no obrigatrio, mas utilizado como critrio de seleo);

    Ter habilidade para utilizar computadores no ambiente Windows ou Linux; Ter disponibilidade (20 horas semanais) para atendimento presencial aos alunos

    no polo de apoio para o qual for selecionado (no caso de tutor presencial). Ter disponibilidade para frequentar os encontros presenciais programados.

    3.2 Para a vaga de Miguel Pereira, os interessados devero fazer sua inscrio no perodo de 08 a 10 de abril de 2015, entregando no polo de apoio presencial de Miguel Pereira (Rua Baro de Javari, s/n - Escola municipal Cel. Edmundo de Macedo Soares e Silva Javari. CEP 26900-000, Miguel Pereira RJ), das 14h00 s 18h00, a documentao mencionada adiante. Para as vagas de Angra dos Reis, os interessados devero fazer sua inscrio no perodo de 08 a 10 de abril de 2015, entregando no polo de apoio presencial de Angra dos Reis (Rua do Areal, n 522, Parque Mambucaba, das 08h00 s 14h00) a documentao mencionada adiante. Para as vagas de Nova Iguau, os interessados devero fazer sua inscrio no perodo de 08 a 10 de abril de 2015, entregando no polo de apoio presencial de Nova Iguau (Estrada de Adrianpolis, 1317-Santa Rita-Nova Iguau, das 08h00 s 14h00), a documentao mencionada abaixo. a) Cpia do diploma e histrico escolar da graduao, ou do ensino mdio/ tcnico; b) Curriculum Vitae atualizado; c) Comprovantes das atividades descritas no Curriculum Vitae, sobretudo da experincia de magistrio; d) Cpia do documento de identidade e CPF. 1. A relao dos candidatos inscritos ser divulgada no site do CEFET/RJ (www.cefet-rj.br), a partir das 17 horas do dia 14/04/2015. 3.3 Caso no haja candidatos habilitados ou em nmero suficiente para completar o quadro de vagas, a Coordenao da Rede e-Tec/CEFET/RJ se resguarda ao direito de convidar professores que atendam s exigncias deste edital e no tenham participado da seleo. 3.4 Para a vaga de tutor presencial, somente sero aceitas inscries de candidatos residentes no municpio onde se localiza o polo de apoio presencial.

    4. DO REGIME DE TRABALHO, DA FUNO E DA REMUNERAO

  • 4.1 O regime de trabalho do TUTOR de 20 (vinte) horas semanais, com horrios a serem distribudos pela Coordenao Geral do e-Tec e cumpridos junto ao polo para o qual o candidato se inscreveu.. 4.2 As atribuies e os valores das bolsas a serem concedidas ao TUTOR esto descritos na RESOLUO/FNDE/CD/ N 18, de 16 de junho de 2010, disponvel no endereo eletrnico www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/3400-resoluo-cd-fnde-n-18-de-16-de-junho-de-2010%20. 4.3 De acordo com a RESOLUO/FNDE/CD/ N 18, de 16 de junho de 2010, o valor da bolsa a ser concedida ao TUTOR de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais.

    5. DA SELEO 5.1 O processo de execuo do edital e seleo ser conduzido pela Coordenao Geral da Rede e-Tec Brasil no CEFET/RJ, e pela Coordenao de Polo nos municpios de Miguel Pereira e Angra dos Reis. 5.2 A seleo consistir em dois momentos: Anlise curricular e Entrevista. 5.3 A anlise curricular ter peso 60 (sessenta). O candidato receber pontuao de 0 (zero) a 60 (sessenta), conforme critrios apresentados no Quadro I.

    Quadro I Anlise Curricular Item

    Pontos Valor

    Mximo Graduao 05

    05 Especializao lato sensu 2,5 Curso tcnico na rea de tutoria escolhida

    03 06

    Outros cursos tcnicos 02 04

    Exerccio de docncia 05/ano letivo 15 Experincia em tutoria EAD 05/semestre

    letivo 20

    Autoria ou produo de material didtico para EAD 05 05 Participante/ministrante de curso para EAD 05 05

    5.4 A relao dos candidatos selecionados na primeira etapa ser divulgada no site do CEFET/RJ (www.cefet-rj.br), a partir das 17 horas do dia 28/04/2015, indicando local, data e horrio de comparecimento s entrevistas, que ocorrero no perodo de 29 a 30/04/2015, nos polos de Miguel Pereira e Angra dos Reis. 5.5 A Entrevista ter peso 40 (quarenta). O candidato receber pontuao de 0 (zero) a 40 (quarenta). 5.6 Sero classificados para a Entrevista cinco vezes o nmero de vagas, dos primeiros colocados na Anlise Curricular. 5.7 O no comparecimento do candidato no dia determinado para a entrevista implicar na sua eliminao do processo, no cabendo recurso. 5.8 Na ocasio da entrevista, os candidatos devero apresentar os seguintes documentos comprobatrios: a. Cdula de Identidade RG b. Cadastro de Pessoa Fsica CPF

    6. DOS CRITRIOS DE DESEMPATE 6.1 No caso de empate, ser classificado em primeiro o candidato que comprovar mais tempo de experincia na modalidade de educao a distncia. A persistir o empate, prevalecer o candidato com maior titulao. Se ainda assim persistir o empate, a

  • vaga pertencer ao candidato de maior idade.

    7. DA DIVULGAO DOS RESULTADOS 7.1 A divulgao do resultado final ser realizada na pgina do CEFET/RJ no dia 05/05/2015.

    8. DO PROVIMENTO DOS CANDIDATOS 8.1 O cadastramento do bolsista para exerccio da atividade de TUTOR em educao a distncia (aps a publicao dos resultados finais) autoriza a concesso de bolsa aos candidatos quando do inicio das suas atividades profissionais, ficando desde j cientes os eventuais selecionados (implicando concordncia na inscrio deste processo seletivo) de que a responsabilidade exclusiva pelo pagamento ser do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educao FNDE. 8.2 Os candidatos selecionados sero chamados por ordem de classificao, conforme as vagas e a necessidade do programa. 8.3 Os candidatos selecionados devero frequentar curso de capacitao especfico, de responsabilidade do CEFET/RJ, no havendo remunerao pela participao. Se houver necessidade, podero ser chamados outros selecionados, sempre de acordo com a lista de classificao publicada, os quais tambm devero participar do curso de capacitao.

    1. A funo de Tutoria no estabelece vnculo empregatcio com o CEFET/RJ. 9. DA ATUAO 9.1 Caber ao Tutor orientar e acompanhar em seus estudos, os estudantes dos Cursos Tcnicos, na modalidade a distncia, inclusive nos finais de semana, no polo de apoio presencial para o qual for selecionado, sob a coordenao da coordenao do polo e dos professores-formadores das disciplinas constituintes do currculo do referido curso.

    9. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO 9.1 O processo seletivo simplificado ser vlido por um (1) ano, a contar da data da divulgao dos resultados, prorrogvel por igual perodo, a critrio da Instituio. 9.2 O resultado deste Processo Seletivo ser vlido havendo autorizao da Rede e-Tec Brasil e a disponibilizao de recursos financeiros pelo FNDE.

    10. DISPOSIES GERAIS 10.1 O no cumprimento a contento das atividades implicar desligamento imediato do programa. 10.2 Eventuais mudanas neste edital sero realizadas atravs de editais de retificao ou editais complementares, publicados at o dia anterior data de incio das inscries. 10.3 No sero aceitas inscries que forem encaminhadas fora do prazo ou enviadas para endereo diferente do especificado neste edital. 10.4 Casos omissos sero julgados pela Coordenao Geral da Rede e-Tec Brasil/CEFET/RJ.

    Rio de Janeiro, 31 de maro de 2015.

    Prof. Carlos Henrique Figueiredo Alves

    Diretor-Geral