ediÇÃo do dia 26/03/2020...ediÇÃo do dia 26/03/2020 no paÍs da balbúrdia, os políticos...

47
EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar bobagens e gerar discussões hilárias e prejudiciais à população brasileira. Alguém já disse que este não é um País sério. E é, com os políticos que tem? PRESIDENTE Bolsonaro recebeu elogios quando abriu diálogo com os governadores mostrando mudança de postura sobre os efeitos da Covid-19, que já matou 46 pessoas no país. Seu pronunciamento terça-feira (24), no entanto, foi um arrasa terra. ALÉM das críticas de governadores ao discurso em que defendeu o fim do isolamento social como estratégia de contenção do novo coronavírus, prefeitos também se manifestaram de forma contrária à postura do chefe do Executivo Bolsonaro. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) considerou que Bolsonaro agiu de forma inconsequente, mesmo estando preocupado com o futuro da economia. Para a entidade, o presidente trouxe “insegurança e intranquilidade” à população. DIZ nota da CNM que “a Federação brasileira, cooperativa por excelência, precisa contar com um comando geral organizado, sério e capaz de contemplar as diversas dificuldades que o país enfrenta; no entanto, não é, infelizmente, o que está acontecendo”, diz a nota. A manifestação também frisou que os gestores municipais têm preocupação com o impacto econômico da pandemia.

Upload: others

Post on 22-Aug-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020

NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar bobagens e gerar discussões hilárias e prejudiciais à população brasileira. Alguém já disse que este não é um País sério. E é, com os políticos que tem?

PRESIDENTE Bolsonaro recebeu elogios quando abriu diálogo com os governadores mostrando mudança de postura sobre os efeitos da Covid-19, que já matou 46 pessoas no país. Seu pronunciamento terça-feira (24), no entanto, foi um arrasa terra.

ALÉM das críticas de governadores ao discurso em que defendeu o fim do isolamento social como estratégia de contenção do novo coronavírus, prefeitos também se manifestaram de forma contrária à postura do chefe do Executivo Bolsonaro. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) considerou que Bolsonaro agiu de forma inconsequente, mesmo estando preocupado com o futuro da economia. Para a entidade, o presidente trouxe “insegurança e intranquilidade” à população.

DIZ nota da CNM que “a Federação brasileira,

cooperativa por excelência, precisa contar com um comando geral organizado, sério e capaz de contemplar as diversas dificuldades que o país enfrenta; no entanto, não é, infelizmente, o que está acontecendo”, diz a nota.

A manifestação também frisou que os gestores municipais têm preocupação com o impacto econômico da pandemia.

Page 2: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

NOS meios políticos foi entendido que o pronunciamento do presidente Bolsonaro desautorizou seus ministros pelo trabalho feito até então para combater o Covid-19. Correram rumores de que vários ministros estariam dispostos a pedir demissão. Mas eles acabaram negando a intenção. Um deles, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que permanece no cargo e defendeu o posicionamento do presidente.

MANDETTA disse: “Eu vou deixar muito claro: eu saio

daqui na hora que acharem que eu não devo trabalhar, que o presidente achar, porque foi ele que me nomeou. Ou se eu tiver doente, o que é possível, eu ter uma doença, ou no momento que eu achar que esse período todo de turbulência já tenha passado e que eu possa não ser mais útil. Nesse momento de crise agora eu vou trabalhar ao máximo. Equipe está todinha focada. Nós vamos trabalhar com critério técnico”, disse Mandetta.

Ele também defendeu a manutenção da atividade econômica no Brasil.

EM texto que publicou quarta-feira (25) à noite o presidente Bolsonaro reagiu à saraivada de críticas que vem recebendo de todos os setores da sociedade afirmando não estar preocupado com a perda de popularidade. Bolsonaro manteve a posição manifestada no discurso de quarta, o que lhe custou uma declaração de rompimento feita pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e um bate-boca com o governador de São Paulo, João Doria, além de manifestações de chefes de Poderes, de entidades do meio científico e jurídico e da imprensa, a quem culpa pela situação.

Page 3: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

CORONAVÍRUS se espalhou pelo mundo todo e “prendeu” dezenas de milhares de brasileiros no exterior

sem poder ou conseguir retornar ao país. Apesar das recentes notícias dos milhares de repatriados do Peru e Portugal, apenas uma das grandes agências de turismo do país ainda contabiliza mais de 15 mil passageiros espalhados pelo mundo e tendo que lidar com os problemas decorrentes de uma estadia não planejada. A informação é do Diário do Poder. Um grupo de 25 brasileiros está preso no Cairo (Egito) sem poder voltar devido ao cancelamento do voo da Alitalia, que faria conexão em Roma.

POR decisão do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR) e a Polícia Militar do Paraná, estão cancelados por prazo indeterminado os prazos para registro e licenciamento de veículos novos, inclusive os destinados ao transporte coletivo de passageiros e de cargas. O condutor que estiver portando a nota fiscal de compra e venda do veículo não será impedido de utilizar os veículos de transporte de carga de qualquer espécie, além dos coletivos. O objetivo neste momento de crise é facilitar e viabilizar o transporte terrestre em todo o Paraná.

CAIXA Econômica Federal continua a realizar normalmente os sorteios da Mega-Sena, Lotofácil, Quina, entre outros. Apenas os sorteios da Loteria Federal e da Loteca foram suspensos devido a “restrições

adotadas em todo o país por conta da pandemia do novo coronavírus”. Outra alteração foi na data do sorteio da

Page 4: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

Dupla de Páscoa que passou do dia 11 para o dia 25 de abril. No caso da Loteria Federal a suspensão é por 3 meses, a partir da extração 5478-0. O novo calendário de sorteios será divulgado em julho. Segundo a Caixa, os bilhetes já distribuídos e vendidos continuam válidos e serão considerados nos sorteios futuros.

NÚMERO de pessoas infectadas com o novo coronavírus ultrapassou 400 mil em todo o mundo, com a maior quantidade de mortes na Europa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, até a última quarta-feira (25) o total de infecções havia aumentado em 40.712 em relação ao dia anterior, atingindo 414.179 em 199 países e territórios. Já o total de mortes teve um crescimento de 2.202, chegando a 18.440. A Itália registrou a maior quantidade de mortes. O número do governo – 7.503 – é quase o dobro da China. FRASE: Se não queres que ninguém saiba, não o faças (Provérbio Chinês).

EDIÇÃO DO DIA 25/03/2020

PRESIDENTE Bolsonaro provocou mais uma vez um mal-estar geral com o seu terceiro pronunciamento terça-feira (24) à noite pelo rádio e televisão sobre o coronavírus. Ele comparou novamente a Covid-19 a uma "gripezinha" ou "resfriadinho" e pediu para prefeitos e governadores "abandonarem o conceito de terra arrasada", que, para ele, inclui o fechamento do comércio "e o confinamento em massa".

PARA o presidente "o grupo de risco é o das pessoas acima de 60 anos. Então, por que fechar escolas? Raros são os casos fatais de pessoas sãs com menos de 40

Page 5: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

anos." Bolsonaro ainda atacou a mídia, que, para ele, criou um ambiente de pavor, e voltou a criticar governadores. Ao mesmo tempo, entrou em contradição ao parabenizar a imprensa pela ajuda. “Devemos, sim,

voltar à normalidade”, destacou. Mas afirmou em

seguida que vai acatar orientações do Ministério da Saúde — que recomenda o isolamento.

A NOVA doença causou até ontem 46 mortes no Brasil. Há 2.201 casos confirmados de coronavírus. O primeiro óbito foi registrado no dia 17 deste mês.

MINISTRO do STF, Gilmar Mendes, voltou a pedir que os brasileiros fiquem em casa, pouco mais de uma hora após o pronunciamento no qual o presidente Jair Bolsonaro, em rede nacional, criticou o fechamento de escolas e voltou a falar em histeria. "A pandemia do #covid19 exige solidariedade e corresponsabilidade. A experiência internacional e as orientações da OMS na luta contra o vírus devem ser rigorosamente seguidas por nós. As agruras da crise, por mais árduas que sejam, não sustentam o luxo da insensatez”, disse Gilmar.

GOVERNADOR do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), que há meses troca farpas com o presidente Bolsonaro, divulgou um curto vídeo em que comenta o pronunciamento do presidente. Witzel afirmou que Bolsonaro "contraria as determinações da Organização Mundial da Saúde" e diz que “nós continuaremos firmes,

seguindo as orientações médicas e preservando vidas".

PARA o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), apontado como possível adversário de Bolsonaro nas próximas eleições presidenciais, o

Page 6: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

pronunciamento do presidente "mostra que há poucas esperanças" de que ele "possa exercer com responsabilidade e eficiência a Presidência da República". "Os danos são imprevisíveis e gravíssimos", criticou. Dino anunciou também que manterá no Maranhão "todas as providências preventivas e de cuidado em face do coronavírus".

GOVERNADOR do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou que Bolsonaro é "desconectado das orientações dos cientistas do mundo e das ações do Ministério da Saúde". Casagrande afirmou que o presidente "confunde a sociedade, atrapalha o trabalho nos Estados e municípios, menospreza os efeitos da pandemia". "Mostra que estamos sem direção", tuitou.

LÍDER do PSL na Câmara e ex-líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (SP), chamou o presidente de "irresponsável, inconsequente e insensível" e que ele "erra e se orgulha do erro estúpido. O Brasil precisa de um líder com sanidade mental. Todas as chances que o PR teve de acertar ele mesmo jogou fora”, tuitou a

deputada.

EX-PRESIDENTE da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), manifestou-se sobre o criticado pronunciamento de Bolsonaro (sem partido) sobre o novo coronavírus. Ele pede que o atual líder do país se cale e pare de repetir "opiniões desastradas. O momento é grave, não cabe politizar, mas opor-se aos infectologistas passa dos limites. Se não calar estará preparando o fim. E é melhor o dele que de todo o povo.

Page 7: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

Melhor é que se emende e cale", escreveu o ex-presidente.

DIANTE dos fortes rumores, o ministro da Economia, Paulo Guedes, negou terça-feira (24) que considere a possibilidade de deixar o governo. "Esquece. Nem perca tempo com isso. Estou aqui resolvendo e decidindo 600 coisas hoje. Vou ficar", disse Guedes.

EX-DEPUTADO federal paranaense Abelardo Lupion (DEM), pai do presidente do Democratas no Paraná, o deputado Pedro Lupion, foi nomeado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para o cargo de diretor do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa. No início do governo Bolsonaro, Lupion estava na Casa Civil, nomeado pelo ex-ministro Onyx Lorenzoni, não disputou a reeleição a deputado em 2018 e apoiou a candidatura do filho.

EMPRESÁRIO paranaense Júnior Durski, dono da rede de restaurantes Madero, se disse triste pela repercussão do vídeo onde declarou que o Brasil não pode parar pelo coronavírus, mesmo que a doença cause “5 ou 7 mil mortes”. Além disso, o sócio de Luciano Huck reforçou seu apoio e declarou seu voto a Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 caso o atual presidente tente a reeleição.

PARANÁ deve ter 10 mil casos de Covid-19 no pico da epidemia, mas se prepara caso esse número chegue a 30 mil, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em sessão da Assembleia Legislativa para explicar aos deputados os efeitos e medidas que estão sendo tomadas pelo Estado para conter a pandemia.

Page 8: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

DOS 10 a 20 mil casos previstos para o Paraná, segundo os estudos do Ministério da Saúde, Beto Preto esclareceu que 85% devem ser leves. Dos 15% restantes, dois terços vão precisar de tratamento em enfermaria e um terço de internamentos. “Sãos esses 15% que nos preocupam e o

nosso esforço é para atendê-los da melhor forma, evitando os casos de mortalidade entre os grupos de risco”, disse.

FRASE: Sabemos o que somos, mas não sabemos o que poderemos ser (William Shakespeare).

EDIÇÃO DO DIA 24/03/2020

MUNICÍPIOS da região da Amunpar também contabilizam casos suspeitos de coronavíros. Na reunião de segunda-feira (23) prefeitos relataram os casos verificados em seus municípios. Até então, segundo os relatos, não havia nenhum caso confirmado com a contaminação.

TODOS os prefeitos presentes à reunião da Amunpar – ao todo oito dos 28 – fizeram relatos sobre as dificuldades para implementar as decisões sobre o combate ao coronavírus. Eles disseram que nem todos entendem o problema e a decisões que eles têm que tomar, mesmo que às vezes antipática eleitoralmente, mas que são necessárias.

DE acordo com o relato, alguns adversários vêm se aproveitando da situação criada pela pandemia para tirar proveito político. Em algumas cidades os “adversários”

já vêm se revelando e claramente exploram a situação.

Page 9: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

PELO menos quatro dos prefeitos presentes reclamaram dessa situação. Devido à denúncia dos adversários sobre medidas que eles têm tomado para conter o avanço do coronavírus, eles estão tendo que enfrentar problemas com as Promotorias Públicas. Desta forma, temendo processos, eles estão tímidos em relação às medidas mais drásticas que são necessárias adotar neste momento.

UM apelo à Amunpar foi feita pelos prefeitos: envolver a entidade – inclusive a Associação dos Municípios do Paraná - na discussão com o Judiciário sobre as medidas sobre o combate ao coronavírus. Para os prefeitos, por causa de políticos da oposição, os prefeitos terão que deixar de lado algumas decisões que são fundamentais para o combate ao vírus. Para esses prefeitos não é hora de fazer política e sim ajudar na busca de soluções para salvar a população.

PREFEITO de Terra Rica, Júlio César da Silva Leite, comentou com os colegas na reunião da Amunpar a situação criada com o bloqueio do acesso aos Três Morrinhos – um dos principais pontos turísticos do município. Ele vem recebendo críticas sobre a decisão. No entanto, segundo ele, a decisão era necessária. Quando começou a suspensão de atividades populares determinada pelas autoridades da saúde, algumas pessoas começaram a se dirigir aos Três Morrinhos para fazer pique-nique, provocando aglomeração de pessoas no local.

PRESIDENTE do TSE, Rosa Weber, disse segunda-feira (23), em nota, considerar que existe um “debate precoce”

sobre o eventual adiamento das eleições municipais de

Page 10: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

outubro por causa do novo coronavírus Covid 19. Muitos parlamentares, prefeitos e o ministro da Saúde, Luiz Mandetta, são favoráveis ao adiamento. Ela destacou decisão do plenário do TSE, na semana passada, que negou pedido do deputado federal Glaustin Fokus (PSC-GO) para prorrogar o prazo de filiação partidária, cuja data-limite é 4 de abril. Ela afirmou que a decisão “serve

de norte para temas correlatos”.

YOUTUBE tirou do ar o vídeo em que o chamado “guru” Olavo de Carvalho, que mora nos Estados

Unidos, colocava em dúvida a existência da pandemia do novo coronavírus. A doença já contaminou, até o momento, quase 2.000 pessoas no Brasil e matou 34. Mais de 350 mil pessoas foram contaminadas em todo o mundo. A plataforma entendeu que o conteúdo publicado feria as diretrizes da comunidade.

PARA Carvalho “é a mais vasta manipulação de opinião

pública que já existiu na história humana. Parece coisa de ficção científica”, completou. No vídeo, ele ainda diz

que a crise parte de uma estratégia de manipulação de informação articulada por China e Rússia.

GOVERNO do Estado enviou para análise da Assembleia Legislativa um decreto para agilizar as ações de combate ao coronavírus. A medida flexibiliza questões orçamentárias e administrativas para assegurar os recursos necessários para áreas prioritárias como a Saúde. O decreto leva em conta decisões tomadas em âmbito federal para o enfrentamento à doença, como a Portaria 188/20 do Ministério da Saúde, que declara

Page 11: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da Covid-19.

GOVERNADOR Ratinho Junior participou de uma videoconferência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e os demais governadores dos estados que formam o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O colegiado decidiu que as divisas com outros países ficarão abertas ao transporte de produtos essenciais para evitar o desabastecimento.

BRASIL não pode parar por causa do coronavírus. Foi o que disse num vídeo o empresário curitibano Júnior Dorski, dono da rede de restaurantes Madero. Segundo ele, a situação será muito pior se o país parar com o ele chama de “lockdown”. “Vamos chorar cada uma dessas

pessoas que morrerem com o coronavírus. Mas não podemos parar por conta de 5 mil ou 7 mil pessoas”,

disse ele, citando uma previsão de mortes pela Covid-19.

DISSE ainda Dorski: “Eu sei que é muito grave. Mas

muito mais grave é o que o acontece no Brasil. Em 2018 morreram mais de 57 mil pessoas assassinadas. Mais de 6 mil por desnutrição”. Segundo Durski, mesmo sem o

coronavírus, o Brasil vai ter 400 mil mortes nos próximos dois anos de inanição, fome, assassinato ou falta de saneamento básico. “Não pode parar o Brasil.

Vamos pensar em quem tem que trabalhar. Não pode simplesmente os infectologistas decidirem que todo mundo tem que parar, independente das consequências gravíssimas que vai ter na economia”, disse. “As pessoas

vão morrer de loucura porque não vão ter empregos e dinheiro para sustentar famílias. Hoje temos 13 milhões

Page 12: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

de desempregados, esse número vai para 30 milhões, vai ser o caos. Vai levar dois anos para recuperar isso”.

GANHOU as redes sociais o episódio que envolveu o deputado Nelson Justus (DEM) na votação de anteontem (23) pela internet adotada pela Assembleia Legislativa. Justus acabou proferindo um palavrão durante a transmissão da sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. O episódio ocorreu após Justus reclamar da participação do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) na discussão. Segundo Justus, só deputados que integram a CCJ poderiam pedir a palavra durante a sessão. “Pus no c... do Romanelli”, comentou o

parlamentar, sem perceber que sua fala estava sendo transmitida. Ele só percebeu a gafe depois que os demais deputados riram. A fala foi captada e transmitida ao vivo pela página da Assembleia no Facebook. Após o vazamento da informação, o vídeo foi removido.

AINDA durante a sessão do plenário Justus tentou se explicar. “No que terminei, eu lamentando disse ‘fiz isso

com o deputado Romanelli’. Não foi jamais essa a minha

intenção de não levar a sério ou fazer um comentário jocoso ao deputado Romanelli”, alegou o parlamentar.

“Eu lamento a expressão absolutamente despropositada

feita por uma pessoa de quem sou amigo”, comentou

Romanelli.

ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, divulgou nota informando que os supermercados não vão parar as atividades neste período de crise provocada pelo coronavírus. A entidade destaca que, por lei, a atividade é considerada essencial e não pode parar.

Page 13: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

SECRETARIA de Estado da Saúde confirmou ontem pela manhã mais seis casos de coronavírus no Paraná, totalizando 60 casos da doença. Outros 1.519 estão em investigação e 159 oficialmente descartados. Segundo a Secretaria, “o Estado aguarda a normalização do sistema

do Ministério da Saúde para poder negativar aproximadamente 600 resultados emitidos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A plataforma apresenta instabilidade há cerca de uma semana”.

COMPARADO ao boletim do dia 13 de março, os casos no Estado deram um salto de 10 vezes. Naquele dia eram 6 casos confirmados. O Estado confirmou seu primeiro positivo pra Covid-19 no dia 12 de março. De lá para cá, o aumento foi quase diário, com exceção dos dias 14 a 16, que tinham casos suspeitos, mas que demoraram a ser confirmados. No dia 17 o boletim já contava com 12 casos, dobrando as ocorrências.

FLUXO de consumidores caiu 62% entre os dias 16 de março (segunda-feira) e domingo (22), nas lojas físicas brasileiras na comparação com as demais semanas de 2020, aponta estudo da empresa de coleta e análise de dados do varejo Seed Digital. O objetivo da pesquisa é medir o impacto da pandemia do novo coronavírus no comércio nacional. Em relação à mesma semana de 2019, o recuo foi de 61,87%. Os dados coincidem com o período em que foram tomadas medidas de prevenção ao coronavírus, com fechamento de setores do comércio, serviços e outros. Nos shoppings o movimento caiu mais ainda - 71% no período. Já nas lojas de rua a redução foi de 47,7%.

Page 14: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

“QUASE todos os países do mundo já registraram

coronavírus e a pandemia está acelerando”, alertou o

diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus. O mundo precisou de 67 dias para atingir 100 mil casos de coronavírus, 11 para chegar aos 200 mil e apenas 4 para atingir 300 mil. O comando da OMS agradeceu o fato de que um fundo criado para receber contribuições para a luta contra o coronavírus já arrecadou mais de US$ 70 milhões, sendo que desse montante US$ 10 milhões vieram da Fifa. Na Itália segunda-feira (23) foram confirmadas 602 mortes, número menor que um dia antes, 651.

PANDEMIA do coronavírus causará uma recessão global em 2020 que poderá ser pior do que a observada durante a crise financeira global de 2008-2009, mas a produção econômica mundial deve se recuperar em 2021, disse o Fundo Monetário Internacional. A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, saudou as ações fiscais extraordinárias já tomadas por muitos países para impulsionar os sistemas de saúde e proteger empresas e trabalhadores afetados, e medidas dos bancos centrais para afrouxarem a política monetária, acrescentando que ainda será necessário mais, especialmente no fronte fiscal.

EX-SUPERINTENDENTE do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, condenado por corrupção passiva e prevaricação na Operação Carne Fraca, perdeu o cargo público segunda-feira (23), de acordo com uma portaria publicada no Diário Oficial da União. A informação foi publicada pelo G1. Ele foi apontado pela Polícia Federal

Page 15: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

como um dos chefes do esquema de fraudes nas concessões de alvarás e licenças ambientais e não poderá ocupar funções públicas até oito anos após o cumprimento da pena. Daniel tinha sido demitido em 12 de julho de 2019 em decorrência de um processo administrativo disciplinar. Desde então, ele passou a não receber salários, informou a Corregedoria-Geral do Mapa. FRASE: A beleza não elimina a tragédia, mas a torna suportável (Rubem Alves)

EDIÇÃO DO DIA 23/03/2020

COMEÇA a ganhar apoio entre as autoridades brasileiras a ideia do adiamento das eleições municipais previstas para outubro deste ano. A previsão do agravamento da pandemia do coronavírus seria o motivo. Outra motivação: os cerca de R$ 3,5 bilhões do Fundo Partidário que seriam jogados nas mãos dos políticos para gastar na eleição seriam destinados ao combate ao coronavírus.

ALIÁS é nisso que se apega o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para defender a ideia que já vinha sendo comentada pelos políticos nos bastidores. A avaliação de parte dos congressistas é de que a crise do coronavírus inviabiliza a campanha eleitoral.

POLÍTICOS começaram a aplaudir a iniciativa do adiamento da eleições municipais. Outros, como o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que em maio assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral com a missão de comandar o pleito, reagiu, afirmando que

Page 16: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

qualquer decisão nesse sentido é responsabilidade do Congresso.

PARA o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM/RJ), este não é o momento para discutir o assunto, e que a hora é de focar no enfrentamento da crise do coronavírus. Segundo ele, não haverá necessidade de adiar o pleito caso as projeções de Mandetta estejam corretas. O ministro previu um aumento das infecções em abril, maio e junho, seguido de estabilização em julho e agosto e decréscimo da curva em setembro.

LIDERANÇAS governistas na Assembleia Legislativa do Paraná também acham, inicialmente, que a discussão é extemporânea, totalmente fora de propósito falar de eleições agora. Ninguém tem cabeça pra isso”, avalia,

afirmando que se houver uma recomendação oficial da área da saúde, o assunto deve ser avaliado pelo Congresso e o TSE.

EM manifesto divulgado na noite de domingo (22) o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pede o fim da troca de acusações entre autoridades envolvidas nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus e diz que os conflitos "não levam a lugar nenhum". O documento também é assinado por Antonio Anastasia (PSDB-MG), vice-presidente da Casa.

NOS últimos dias o presidente Bolsonaro e alguns governadores - como os do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), e de São Paulo, João Doria (PSDB) - têm trocado farpas publicamente sobre medidas administrativas adotadas para tentar conter a disseminação da Covid-19. O episódio mais recente dos

Page 17: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

ruídos foi a publicação de Medida Provisória, deixando claro que cabe ao governo federal, com base em orientações técnicas das agências reguladoras, decidir sobre fechamento de rodovias e aeroportos.

VAI fazer vestibular em 2020/2021? A Universidade Federal do Paraná antecipa a divulgação dos livros de literatura que devem ser abordados nos exames. Veja as obras sugeridas: 1. O Uraguai, Basílio da Gama; 2. Últimos Cantos, Gonçalves Dias; 3. Casa de Pensão, Aluísio de Azevedo; 4. Clara dos Anjos, Lima Barreto; 5. Sagarana, Guimarães Rosa; 6. Morte e Vida Severina, João Cabral de Melo Neto; 7. Nove Noites, Bernardo Carvalho; 8. Relato de um certo oriente, Miltom Hatoum.

CONHECIMENTO de obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros e modalidades que nelas se manifestam. Entende-se que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético que cerca a composição de cada obra. A candidata e o candidato poderão servir-se de qualquer versão integral das obras, independentemente da editora.

UNIVERSIDADES começam a estudar prorrogação da interrupção das atividades por causa da pandemia do coronavírus. Uma delas é a Universidade Federal e a Universidade Tecnológica do Paraná. Depois de suspenderem as aulas por duas semanas, agora devem prorrogar a paralisação até 2 de maio.

Page 18: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

COMBATE ao coronavírus vai receber mais R$ 1,6 bilhão da Operação Lava Jato. O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou que o dinheiro seja destinado ao combate ao coronavírus. A verba inicialmente era destinada à Educação, em razão de decisão do próprio ministro. No entanto, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu a realocação dos recursos em razão da pandemia.

PRESIDENTE Bolsonaro voltou a criticar o que chama de “alarmismo” na crise do novo coronavírus e as

medidas adotadas pelos governadores. “Alguns dizem

que estou na contramão. Eu estou naquilo que acho que tem que ser feito. Posso estar errado, mas acho que deve ser tratado dessa maneira” afirmou. Bolsonaro fez as

declarações ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que tem liderado as ações do governo federal no combate à pandemia.

REFERINDO-SE aos governadores João Doria (PSDB), de São Paulo, e Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro, seus antigos aliados, Bolsonaro afirmou que alguns “poucos” governadores o criticam, dizendo que ele não

teria liderança. “Digo a esses governadores: as eleições

de 2022 estão muito longe ainda para vocês partirem para esse tipo de ataque, para esse tipo de desgaste infundado em cima do chefe do Executivo federal”,

afirmou. Sobre a quarentena decretada por Doria, disse que o tucano “é um lunático”, que “está fazendo política em cima deste caso”.

BRASIL registrou 5.800 casos e 1.122 óbitos pelos três tipos de influenza no ano passado. Neste ano, até o dia

Page 19: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

14 de março, foram registrados 165 casos e 13 óbitos por Influenza A (H1N1), 139 casos e 14 óbitos por Influenza B e 16 casos e 2 óbitos por Influenza A (H3N2). O estado de S. Paulo concentra o maior número de casos de H1N1, com 42 casos e 2 óbitos. Em seguida estão a Bahia (40 casos e 3 óbitos) e o Paraná (20 casos e 5 óbitos). Os cuidados com a gripe, além da vacina, são iguais a de outras doenças, como o coronavírus, e exigem atenção com a higiene, evitar circulação por locais de grande aglomeração e contato com pessoas contagiadas.

SECRETARIA de Governo Digital do Ministério da Economia informa que 54% dos serviços públicos do governo federal podem ser feitos digitalmente. Ao todo, 1.834 serviços podem ser acessados sem sair de casa, por meio do portal do governo. Com ações divididas por categoria e um sistema de busca pelo serviço desejado, o portal tem uma interface intuitiva, que permite ao cidadão encontrar facilmente o que deseja. A página também tem uma lista de todos os aplicativos do governo federal para dispositivos móveis nos sistemas operacionais Android e iOS. Ao todo, o portal oferece 3.490 serviços, dos quais 54% (1.834) são digitalizados. Os demais ainda exigem atendimento presencial ou entrega de documentos físicos em alguma etapa. FRASE: Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas (Confúcio)

Edição do dia 22/03/20

CÂMARA Municipal de Paranavaí segue o exemplo das demais repartições públicas de todo o País e adota

Page 20: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

medidas para ajudar a conter a circulação do vírus procedente da China. De acordo com o comunicado, os vereadores vão continuar realizando as sessões, devido à urgência de alguns projetos, mas sem a presença do público. Os servidores continuarão em atividade realizando teletrabalho, sem contato com o público.

DIANTE da pandemia do coronavírus, a Diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) decidiu cancelar a campanha “Promoção Dose

Dupla: Dia das Mães e Namorados”, que já estava

programada. Dependendo da evolução da pandemia a entidade deverá programar uma nova promoção no segundo semestre.

APENAS um terço da população brasileira acha que o País está preparado para combater o coronavírus (Covid-19). É o que mostra pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva. As pessoas entendem que o governo bate cabeça e não há discurso alinhado com governadores e prefeitos. A visão mais pessimista sobre o combate à pandemia está na população mais jovem, de 18 a 29 anos. Nesta faixa, 86% não acreditam que o sistema público de saúde consiga conter o avanço da doença. Já entre as pessoas acima de 60 anos, a crença é maior: 37% estão otimistas e 63% não. O presidente da Locomotiva, Renato Meirelles, diz que outro ponto de dúvida é sobre o que é gripe ou pandemia e que a população acredita que outros países estão mais organizados para combater o coronavírus.

SEGUNDO Meirelles, a pesquisa mostra que 86% da população está muito preocupada com a epidemia.

Page 21: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

Outros 11% estão um pouco preocupados e apenas 3% não. A maior tensão com a doença se expressa em todas as faixas etárias de todas as cinco regiões do País. Foram ouvidas pessoas de 18 a 29 anos; de 30 a 39 anos; 40 a 49 anos; 50 a 59 anos e 60 para cima. Quase a totalidade da população, ou seja, 96,5% da população é a favor do fechamento das escolas. No entanto, 42,3% dos entrevistados defendem que os transportes públicos devem continuar funcionando. Ou seja: para estes ainda não caiu a ficha. Elas são favoráveis a fechar escolas, mas podem pegar ônibus. É contraditório.

MAIORIA da população também defende o fechamento do comércio. A resistência é maior na população mais velha (de 50 anos para cima). Na abordagem, 84% são favoráveis; 15% preferem que as lojas fiquem abertas e 1% não soube responder. Um terço dos entrevistados disseram que passaram a estocar produtos: 33% contra 67%. Também 62% das pessoas dizem que suas famílias estão conscientes sobre o combate da doença. Outros 38%, não. O maior pessimismo, neste caso, está na população das regiões Norte e Nordeste: 53% e 49%, respectivamente dizem não estar preparadas. A faixa etária entre 30 e 39 anos também não tem perspectiva positiva sobre o tema.

SEXTA-FEIRA (20) à noite o presidente Bolsonaro deu entrevista de 1h20 para o Programa do Ratinho. A atuação do governo no caso da pandemia de coronavírus ocupou a maior parte da conversa. Seis frases de Bolsonaro foram anotadas: (1) “Onde já se viu, tem

prefeito querendo impedir isso. É um direito constitucional e o pastor vai saber como conduzir isso

Page 22: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

com o seu povo”; (2) “Não adianta eu falar ‘fiquem

calmos’, ou ‘esperem uma guerra’. Primeiro porque eu

estou me violentando. Eu não quero histeria porque isso atrapalha”; (3) “Tem certos chefes de estado por aí, até

prefeitos, já falando em decretar interdição de aeroporto, fechando shoppings… É inadmissível isso”; (4) “Vão

morrer alguns. Sim, vão morrer (…) Mas não podemos deixar esse clima todo que está aí. Prejudica a economia”; (5) “A chuva está vindo aí, você vai se

molhar, agora se você botar uma capinha aqui, tudo bem, passa, agora se você entrar em parafuso, você vai morrer afogado embaixo da chuva”; (6) “Você já pode ter sido contaminado em dezembro ou em janeiro, e era assintomático, não deu nenhuma coriza em você, e você está aí como um elemento tranquilo, que pode vir um cara cuspir na tua cara que não tem problema nenhum. Assim é mais da metade do povo.”

SENADOR Álvaro Dias (Podemos) está convencido de que agora consegue fisgar Deltan Dallagnol para se candidatar à prefeitura de Curitiba. O procurador está desolado com os rumos da Lava Jato e tem demonstrado isso em suas entrevistas.

MINISTÉRIO da Saúde inicia na segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas

Page 23: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

aos estados. O dia “D” de mobilização nacional para a

vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários. FRASE: Não adianta procurar o sentido da vida. Ele não existe. Mas essa busca é o único sentido que a vida pode ter (Carlos Diegues, cineasta brasileiro).

Edição do dia 21/03/20

EM todas as cidades do Paraná o Corpo de Bombeiros cumpriu na sexta-feira uma programação de circular em todos os centros e bairros, apelando à população para permanecer em casa. Em Paranavaí o CB também realizou o trabalho de alta importância comunitária, já que muitas pessoas parece não terem aquilatado a gravidade do coronavírus. DE UM antilulopetista: “Nem imaginávamos que um

dia chegaríamos a isso: Lula livre e toda a população brasileira confinada em casa”. MINISTRO da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o sistema de saúde pode entrar em colapso em abril em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Durante videoconferência da qual participaram o presidente Bolsonaro e representantes de associações empresariais brasileiras, Mandetta explicou que “o colapso é quando você pode ter o

dinheiro, o plano de saúde, a ordem judicial, mas não há o sistema para entrar”. PRIMEIRO contaminado pelo coronavírus na Itália deve ter alta na semana que se inicia. Ele chegou na

Page 24: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

noite do dia 21 para 22 de fevereiro em situação desesperadora ao hospital de Codogno, na região industrializada da Lombardia, norte da Itália. Depois de 28 dias isolado, Mattia reviu anteontem pela primeira vez a mulher, que está na 37ª semana de gravidez. Entre os dois, o vidro da porta do quarto onde o paciente zero da Itália completa sua recuperação. "Vou ver minha filha nascer", disse ontem ao Corriere della Sera o pesquisador que trabalha para a Unilever. MATTIA é pesquisador e grande esportista. Além de futebol, é um fundista que disputa provas de rua e voluntário da Cruz Vermelha. No começo de fevereiro reencontrou em um jantar um amigo que acabara de retornar da China sem nenhum sintoma da Covid-19. Dias depois, surgiram os primeiros sintomas. Parecia uma gripe. Era 15 de fevereiro. No dia 17, Mattia não foi trabalhar. O médico de família o examinou. No dia seguinte, procurou o hospital. Deram-lhe um antibiótico e o mandaram para casa. No dia 19 seu estado piorou e ele voltou ao hospital e, 24 horas depois, estava entubado na UTI. Os pais de Mattia, que contraíram o vírus, tiveram alta no dia 10. Um dia antes, o pesquisador deixara o respirador artificial da UTI, quando um coquetel de medicamentos experimentais começou a fazer efeito. CHEGOU a 245.484 o número de casos de infecção pelo novo coronavírus no mundo, segundo os últimos dados da Universidade Johns Hopkins neste sábado (21). O total de mortes causadas pela Covid-19, como

Page 25: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

é conhecida a doença, é de ao menos 10.031. Mais de 86 mil pessoas se recuperaram da enfermidade. NOS EUA os casos mais do que dobraram desde quarta-feira (18) e somam 14.250, incluindo 205 mortes. Na Europa, a Espanha tem 18.077 casos e 833 mortes, a Alemanha contabiliza 16.290 cases e 44 mortes e a França tem 10.891 casos e 371 mortes. NA Itália os casos atingiram 41.035 na quinta-feira (19), com 3.405 mortes. Mais pessoas morreram na Itália do que na China, onde a doença se originou e que tem 3.253 mortes relatadas. Outros países gravemente atingidos pela Covid-19 são Coreia do Sul, com 8.652 casos e 84 mortes, e Irã, com 18.407 casos e 1.284 mortes. Fonte: Dow Jones Newswires. MEDIDAS adotadas para frear os impactos econômicos do novo coronavírus, deve levar o governo brasileiro a fechar o ano com um rombo próximo dos R$ 200 bilhões, admitiu o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues. Atualmente a estimativa é de déficit de R$ 68,5 bilhões. EXPECTATIVA de crescimento da economia brasileira caiu de 2,1% para 0,02%, enquanto o valor médio do barril de petróleo, de US$ 52,70 para US$ 41,87. A consequência é menos receitas com tributos e royalties de petróleo. O secretário Rodrigues afirmou ainda que, com a dispensa de cumprimento da meta fiscal de 2020 dada pelo decreto de calamidade pública reconhecido pelo Congresso Nacional, o

Page 26: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

governo não precisa divulgar um relatório extemporâneo do Orçamento para ajustar suas receitas e despesas às novas projeções. A próxima divulgação ordinária é dia 22 de maio. DEPOIS de classificar o coronavírus como “fantasia”

e dizer que a pandemia mundial de Covid-19 “não é o

que se propaga”, o presidente Bolsonaro voltou a

subestimar o vírus e não se mostrou amedrontado caso ele venha a ser diagnosticado com a doença. “Depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar, tá ok?”, disse nesta sexta-feira (20) durante uma entrevista coletiva. “Eu sou uma pessoa

especial pela função que eu ocupo, obviamente. Mas fiz os dois exames, minha família fez também, e deu negativo”. DO PRESIDENTE Bolsonaro em crítica a governadores: “Tem governador de Estado que só

falta declarar independência do mesmo”. PALÁCIO do Planalto encomendou a alguns ministérios parecer sobre um eventual decreto de estado de sítio em razão da pandemia do novo coronavírus, revela o jornalista Igor Gadelha, da revista Crusoé. Auxiliares do presidente Jair Bolsonaro ressaltaram que não há nenhuma decisão tomada e que os estudos foram solicitados apenas para o governo estar preparado para recorrer ao instrumento caso a crise se agrave. ESTADO de sítio pode ser solicitado em dois casos: 1)

Page 27: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa; 2) declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira. A pandemia do Covid-19, segundo fontes do Planalto, poderia se encaixar no primeiro caso. FRASE: Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar (William Shakespeare)

Edição do dia 20/03/20

CORONAVÍRUS já afetou 22 pessoas que participaram da viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos na semana passada. Os dois testes do presidente Bolsonaro, porém, deram negativo, mas o Ministério da Saúde recomendou que o exame seja refeito na próxima semana. Enquanto isso, a recomendação é para que Bolsonaro siga em "monitoramento". UMA semana após retornar da Europa e em quarentena recomendada pelos médicos, o ex-presidente Lula da Silva reapareceu quinta-feira (19) nas redes sociais. Disse que não gosta de fazer julgamentos, por já ter ocupado o principal cargo político do País, mas reservou boa parte do pronunciamento, em um vídeo de 15 min, para atacar a forma como o atual presidente tem lidado com o avanço do novo coronavírus. Lula pediu ao Tesouro

Page 28: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

que coloque dinheiro novo na economia, "quantos bilhões forem necessários", que não se preocupe com déficit fiscal e gaste quanto for necessário gastar em ações contra a doença. "Depois que a gente salvar o povo, a gente vai discutir como salvar a Economia, como fazer o País voltar a crescer". SOBROU até para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, algoz e responsável pela prisão do ex-presidente na Operação Lava Jato. Ao comentar o fechamento de fronteiras do Brasil, iniciado pela Venezuela, afirmou que "se o Moro quisesse fechar alguma coisa, deveria fechar a boca." Lula, no entanto, poupou a imprensa de críticas. Pelo contrário, em raros elogios, admitiu que "se tem alguma coisa que tem funcionado perfeitamente bem do ponto de vista da qualidade da informação é a imprensa brasileira”. SECRETÁRIO-GERAL da ONU, Antonio Guterres, alertou que uma recessão global é "praticamente certa" em razão da pandemia do coronavírus. Ele disse que a atual crise global de saúde é "diferente de qualquer outra num período de 75 anos na história das Nações Unidas". Guterres se referiu ao informe da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estima que "os trabalhadores em todo o mundo poderão perder até mesmo US$ 3,4 trilhões de receita até o fim deste ano". EM SUA live semanal que transmite toda quinta-feira pelo Facebook, o presidente Bolsonaro

Page 29: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

confirmou que fará uma “festinha” em casa

comemorativa ao próprio aniversário e ao da mulher, Michelle, neste sábado (21) – repetindo a mesma provocação que fez sobre, no seu entendimento, serem exageradas as recomendações médicas para evitar ocasiões que facilitem contágio pelo coronavírus. Sem os costumeiros convidados com os quais divide notícias da semana recheadas de autoelogios e críticas a inimigos reais e imaginários, o presidente não descumpriu a regra, mesmo tendo ao lado apenas a tradutora de libras. O alvo principal desta vez foram os governadores que têm tomado providências drásticas para conter a circulação de pessoas (e de vírus) ao fechar estradas, aeroportos, comércio e escolas. DE ACORDO com dados divulgados nesta quinta-feira (19) pela edição brasileira do jornal espanhol El País, 64% dos entrevistados reprovam a forma como Bolsonaro tratou a chegada do coronavírus Covid-19 e também levam em conta o baixo desempenho econômico do governo. E, se há um mês, 50,5% das pessoas tinham a expectativa de que a situação econômica do Brasil melhoraria, hoje, com a divulgação de um PIB fraco no período, 49,7% acreditam que vai piorar. O número dos que apoiam uma deposição do presidente chega a 44,8%. Pelo levantamento, 41% dos entrevistados consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo. O número dos que acreditam que a gestão é regular é de 33%, e os que a consideram ótima ou boa são 26%.

Page 30: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

A CRISE também contaminou a percepção das pessoas sobre outras áreas do Governo. “A

expectativa sobre a economia levou o maior tombo. Mas o otimismo em relação à criminalidade e à corrupção caiu também”, explica: 52,4% das pessoas

acreditam que a criminalidade está aumentando (eram 43,8% em fevereiro); 46,6% creem que a corrupção também está mais elevada (antes eram 39,2%). VOLVO e Volkswagen anunciaram a suspensão da produção no Paraná. De acordo com o anuncio, as empresas afirmaram que seguem as orientações das autoridades epidemiológicas, somando esforços para conter a expansão do coronavírus (Covid-19). A medida atinge cerca de cinco mil funcionários das duas empresas. Inicialmente a paralisação é por duas semanas e a partir do dia 31 eles deverão gozar férias coletivas por um novo período a ser determinado. GANHOU grande repercussão a provocação que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fez à China, ao culpar o país asiático pela pandemia do coronavírus. No Twitter, ele acusou o maior parceiro comercial do Brasil de ter escondido informações sobre a proliferação da doença, comparando o caso ao desastre nuclear de Chernobyl. O embaixador da China, Yang Wanming, reagiu afirmando que a postura do deputado “não condiz com a estatura de

um congressista ou de uma figura pública”. “A parte

chinesa repudia veementemente as suas palavras, e exige que as retire imediatamente e peça uma

Page 31: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

desculpa ao povo chinês”, cobrou. Mais tarde,

Eduardo Bolsonaro negou ter ofendido o povo chinês em publicação no Twitter. A Embaixada da China classificou a nova nota de Bolsonaro como indigna de refutação por trazer palavras “absurdas e

preconceituosas, além de serem irresponsáveis”. FRASE: O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta (Sabedoria popular)

Edição do dia 19/03/20 ENTRE as novas medidas anunciadas pelo governo do Estado para evitar a propagação do coronavírus no Paraná está entre as principais a proibição da entrada de ônibus interestaduais vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia, estados com casos confirmados de coronavírus comunitário ou com mais casos. Também vai pedir para à Infraero para cancelar as rotas aéreas destes estados para o Paraná. Além disso o governo deve realizar operações nas fronteiras. EM todo o Estado já falta álcool gel. O governador Ratinho disse que aqueles estabelecimentos que compravadamente estiverem praticando preços abusivos terão o alvará cassado. MINISTÉRIO da Saúde divulgou nota técnica em que recomenda “o não uso” de ibuprofeno e outros

anti-inflamatórios não esteroidal (AINE) para pessoas com sintomas do novo coronavírus. A

Page 32: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

orientação do ministério segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que indica medicações analgésicas, tais como paracetamol e dipirona. PRESIDENTE Bolsonaro classificou o panelaço contra o governo verificado quarta-feira à noite como um movimento “espontâneo”. “Qualquer movimento

por parte da população eu encaro como expressão da democracia”, afirmou. “Nós, políticos, devemos

entender como uma pura manifestação da democracia”, declarou. AUTORIDADES do mais alto escalão também estão sendo infectados pelo coronavírus. Entre eles o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, 72 anos, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Com isso subiu para 16 o número de pessoas do grupo que viajou com o presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, na semana passada, e pegaram a doença. A contaminação de Alcolumbre foi confirmada pela assessoria de imprensa do senador. Assim como Heleno, ele também teve diagnóstico negativo no primeiro exame, e positivo no segundo. COMITÊ de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a Selic (a taxa básica da economia) de 4,25% para 3,75%. Este é o sexto corte consecutivo da taxa no atual ciclo, após período de 16 meses de estabilidade. Com isso, a Selic está agora em um novo piso da série histórica do Copom, iniciada

Page 33: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

em junho de 1996. EM 2019 aconteceram no Paraná 307 mortes em confrontos com policiais (militares e civis) e guardas municipais, contra 327 em 2018. É a primeira vez que esse número tem

um decréscimo desde que o Gaeco passou a fazer o controle desses registros, em 2015. Entre os casos, 294 envolvem policiais militares, seis ocorreram em confrontos com policiais civis e sete com guardas municipais. As cidades com maior número de casos foram Curitiba (78), Londrina (36), São José dos Pinhais (18) e Cambé (12). DEPUTADOS federais aprovaram na noite desta quarta-feira (18), por votação simbólica, o pedido do governo federal para declaração de estado de calamidade pública no país. O projeto será encaminhado para votação no Senado Federal e precisa de pelo menos 41 votos para ser aprovado. A declaração de estado de calamidade pública é uma medida inédita em nível federal. Na mensagem, o governo pede que seja dispensado de atingir a meta fiscal, entre outras medidas, para combater a pandemia. O governo argumenta que a medida é necessária “em virtude do monitoramento

permanente da pandemia Covid-19, da necessidade de elevação dos gastos públicos para proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de

Page 34: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

queda de arrecadação”. MINISTÉRIO da Economia anunciou nesta quarta-feira (18) que irá sugerir redução proporcional de salários e jornada de trabalho. A medida faz parte de um pacote “que contemplará propostas enviadas ao

Congresso Nacional por meio de uma medida provisória que tem validade imediata, ou de um projeto de lei – o modelo ainda está sendo definido. A validade das mudanças segue o período do estado de calamidade pública, ou seja, até 31 de dezembro. O objetivo é reduzir os custos de empresários com a folha de pagamento durante a pandemia do novo coronavírus Covid-19. EM 24 horas – de terça para quarta-feira - os casos do novo coronavírus (Covid-19) cresceram 47% e saltaram de 291 para 428 ocorrências da doença no país, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde quarta-feira (18). Também foram registradas mais três mortes pela doença, totalizando quatro óbitos totais, todos eles registrados em São Paulo. A contaminação já chegou a 16 estados e no Distrito Federal, sendo que os estados de São Paulo (240), Rio de Janeiro (45), Distrito Federal (26), Rio Grande do Sul (19), Pernambuco (16), Minas Gerais (15) e Paraná (13) lideram os casos no país. O Ministério da Saúde também confirmou que são 11.278 casos suspeitos (crescimento de 27% em comparação ao último boletim), enquanto outros 1841 casos foram descartados.

Page 35: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

FRASE: O herói tem sempre uma desfaçatez única, apresenta-se como fosse a própria estátua equestre (Nelson Rodrigues)

Edição do dia 18/03/2020 ESTARÃO suspensas a partir de segunda-feira (23) as aulas nas escolas municipais de Paranavaí. A medida foi anunciada ao mesmo tempo em que as escolas estaduais também estarão paralisadas a partir desta sexta-feira (20). REPERCUTE afala do vereador Leonidas Fávero na Câmara Municipal de Paranavaí segunda-feira (16). Discorrendo sobre o avanço do coronavírus no País, inclusive na região, com alguns casos suspeitos de contaminação, Fávero apelou para que todos fiquem em casa, na medida do possível. Quanto menos a população se expor, menos chances de contaminação coletiva vai acontecer. ENTIDADES comerciais ou sociais estaão suspendendo suas atividades também em Paranavaí. O Centro de Convivência do Idoso, do Instituto Maurício Gehlen, anunciou a suspensão de suas atividades temporariamente até que haja um controle da pandemia do coronavírus. Por sua vez o Sesc anunciou a suspensão do 38º Festival Sesc Folia de Reis de Paranavaí que seria realizado no próximo domingo (22), na Paróquia São Paulo, Jardim Alvorada do Sul.

Page 36: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

CLUBE Campestre de Paranavaí anunciou também a suspensão de suas atividades esportivas, lazer e sociais. Os campeonatos internos de futebol suíço marcados para este final de semana (22/03) foram suspensos. Também a sauna permanecerá fechada neste fim de semana. COMÉRCIO de Paranavaí também já sente os efeitos da pandemia de coronavírus. Independente das decisões anunciadas pelo Município e pela Aciap – Associação Comercial e Industrial de Paranavaí, alguns lojistas já haviam decidido por conta própria fechar as portas no meio da semana, pela pouca frequência de clientes. O Cine Aston anunciou a suspensão das sessões de cinema a partir desta sexta-feira (20). ASSEDIADO por vários pré-candidatos a prefeito como possível vice, o atual vice-prefeito de Curitiba deve continuar mesmo como vice do prefeito Rafael Greca (DEM). No início da semana (terça, 17) ele confirmou a desfiliação do PSDB e a filiação ao PSD do governador Ratinho Júnior, acabando com as especulações de uma separação. DEPUTADO federal Luciano Ducci confirmou estar firme na disputa pela Prefeitura de Curitiba, após rumores de que o PSB e o PDT estariam costurando dobradinhas nas capitais do Brasil. Sobre aliança com o PDT Ducci disse que é só válida para a Prefeitura de São Paulo. Ducci afirmou que não existe nenhuma possibilidade de aliança com o PDT

Page 37: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

em Curitiba, qualquer questão a este respeito é ‘fake

news’. Sou definitivamente candidato a prefeito.” COM apoio de três senadores - o pai Flávio Arns, da Rede, Álvaro Dias e Oriovisto Guimarães, ambos do Podemos - Carolina Arns começa a assustar os adversários na disputa pela Prefeitura de Curitiba. Além deles, a tática da sigla para tentar chegar ao 2º turno das eleições municipais é buscar a aproximação com fiéis da Igreja Católica e a APAE, onde os Arns têm anos de militância. Uma outra solução seria propor uma dobradinha com Gustavo Fruet (PDT), que namora uma aliança com o PSB, de Luciano Ducci. HÁ 39 anos no Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia é o novo procurador-geral de Justiça do Estado. Foi nomeado para o cargo pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior terça-feira (17), na presença do atual procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, e do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, José Deliberador Neto. Giacoia foi o candidato com maior número de votos (595) na eleição realizada no dia 13 de março pelos membros da instituição. Giacoia assume pela quarta vez o cargo, que já havia exercido de 1998 a 2000 e de 2012 a 2016, consecutivamente. A cerimônia de posse está prevista para a primeira quinzena de abril. PARA conter a disseminação do novo coronavírus, pelo menos 85 países fecharam escolas. A medida teve

Page 38: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

impacto em mais de 776,7 milhões de crianças e jovens, segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - Unesco.

PARANÁ alcançou um recorde histórico da dengue nesta semana, confirmando 12.872 novos casos. Agora o ano epidemiológico tem 65.524 casos confirmados, muito acima do ano de 2015/2016, de pouco mais de 56 mil casos, até então o de maior quantidade de casos. Também foram confirmadas mais 12 mortes em decorrência da dengue no Paraná, totalizando 49 no ano. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística decidiu adiar para 2021 o Censo Demográfico que seria realizado neste ano. O adiamento é por causa do avanço dos casos de coronavírus no País. O Censo seria iniciado no dia 1º de agosto. Também suspendeu os processos seletivos para a contratação de recenseadores que estavam em andamento nos estados e municípios. Seriam contratados cerca de 180 mil pessoas para o trabalho, que visitariam mais de 71 milhões de domicílios. Por causa do coronavírus, o Instituto reconhece que pode não conseguir continuar normalmente as etapas de preparação e treinamento das equipes que iriam atuar na coleta de dados. PRESIDENTE Bolsonaro anunciou o fechamento de

Page 39: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

fronteira com a Venezuela em função do avanço do coronavírus. Segundo o presidente, a fronteira com a Venezuela é a "mais sensível" de fechamento que as com outros países. "Não é um fechamento total, o tráfego de mercadorias vai continuar acontecendo. Você para Roraima se você fecha o tráfego com a Venezuela, a economia de Roraima desanca", explicou Bolsonaro. O presidente afirmou que não tem como "tomar medidas radicais", mas voltou a dizer que é preciso evitar a histeria. BOLSONARO disse ainda que conversou com o presidente do Paraguai, Mario Abdo, sobre a fronteira de Ponta Porã e a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero. Ele classificou as duas cidades como "gêmeas". "Não tem como você evitar o tráfego de pessoas ali", declarou Bolsonaro. UNIÃO Europeia decidiu fechar as fronteiras. Está proibida a circulação de pessoas em todos os países da região. BANCO Santander revisou para baixo as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 e 2021, de 2% para 1% e de 2,5% para 2%, respectivamente, como reflexo dos efeitos econômicos causados pela pandemia do coronavírus. As revisões foram anunciadas terça-feira (17), pelo economista-chefe do banco, Mauricio Oreng, em teleconferência com jornalistas. Segundo Oreng, haverá contração da economia no 1º semestre e expansão no 2º semestre. Para os trimestres, o banco estima, na margem e com

Page 40: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

ajuste sazonal, contração de 0,2% no 1º trimestre, recuo de 0,4% no 2º trimestre, expansão de 0,3% no 3ºo trimestre e avanço de 0,5% no 4º. O País passaria, portanto, por uma recessão técnica no 1º semestre. VOTAÇÕES na Câmara Federal a partir da semana que vem serão realizadas à distância, por meio de um aplicativo que está sendo desenvolvido pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação do Legislativo. O presidente da Casa, Rodrigo Maia, afirmou que nunca se cogitou fechar o Congresso em razão da crise do coronavírus. “O Congresso

brasileiro fechou só na ditadura e não vai fechar mais”, disse, após reunião com líderes partidários sobre a pauta de votações da Casa nas semanas que durarem as medidas de quarentena sugeridas em razão da pandemia do Covid-19. Segundo ele, vão permanecer em Brasília integrantes da Mesa Diretora e os líderes de cada partido, ou o primeiro vice-líder, e os demais poderão votar remotamente. Pauta - Segundo Maia, na semana que vem, de preferência serão votados projetos relacionados ao coronavírus, mas outras propostas que tenham prioridade. Entre eles o aumento da participação do governo no aporte de recursos para o Fundeb dos atuais 10% para 20% em 2026. NADA menos que 16 membros da comitiva do presidente Bolsonaro que foi recentemente aos Estados Unidos estão suspeitos de estarem infectados com o coronavírus. O coronel Heleno é o 16º. Bolsonaro anunciou que fez o exame de contraprova

Page 41: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

terça (17) e não foi constatado que ele estaria com vírus. FRASE: E não diga que a batalha está perdida se é de batalhas que se vive a vida (Raul Seixas).

Edição do dia 17/03/2020 VÍRUS que tem se mostrado letal já provocou muitas mortes no mundo e a primeira nesta semana no Brasil, tem afetado a vida humana em todo o planeta. Desde o início da crise as autoridades pedem para que a população não entre em pânico ou se deixe levar pelo alarmismo. Mas a verdade é que, de vez em quando, as próprias autoridades dão algumas escorregadelas, entrando na contra-mão. EM Paranavaí não há casos confirmados, mas ontem circulavam informações de que pelo menos 10 pessoas estão sob suspeita. Elas teriam sido contaminadas antes da atual onda. Duas teriam viajado para o Canadá, uma teria visitado parente que atualmente está sob suspeita de contaminação, outras teriam sido contaminadas em viagens a São Paulo e Rio. GOVERNADOR Ratinho Júnior adotou várias medidas nesta semana. Mesmo com as medidas duras de prevenção à doença, o governador insistiu que o momento é de informação e de seguir as recomendações da saúde. “Não é necessário pânico ou

alarmismo. É hora de reduzir as interações sociais na cidade”, afirmou Rafael Greca, prefeito de Curitiba.

Page 42: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

“Nosso sistema já passou por outras epidemias

respiratórias. Iremos atravessar mais esta, analisando com os pesquisadores e epidemiologistas brasileiros qual é o comportamento desse vírus em um país tropical”, afirmou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. PRESIDENTE Jair Bolsonaro tem recebido muitas críticas sobre atitudes que tem tomado diante da pandemia. Nesta semana ele reagiu às críticas feitas pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), após o chefe do Planalto ter participado das manifestações pró-governo no domingo. Bolsonaro foi ao ato, apesar da orientação do Ministério da Saúde para evitar aglomerações de pessoas e da orientação de médicos e auxiliares. O presidente também afirmou que apesar de preocupante há um “superdimensionamento” e “histeria” em relação à

situação do coronavírus. BOLSONARO afirmou que não pode cumprir o isolamento. “Não posso esperar mais cinco dias para

resolver questões importantes”, alegou. O presidente

da Câmara classificou a atitude como um “atentado à

saúde pública”. Em resposta, Bolsonaro declarou ter

sofrido um “ataque frontal” de Rodrigo Maia. E

ainda lembrou que o parlamentar e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), participou de evento com 1,3 mil pessoas. “Maia me chamou de

irresponsável, fez um ataque frontal. Nunca tratei ele dessa maneira. É um jogo. Desgastar, desgastar, desgastar”, disse

Page 43: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

DEPUTADA Janaina Paschoal (PSL-SP) criticou a participação do presidente em ato contra o Congresso e o STF e defendeu sua renúncia. Deputada estadual mais bem votada da história de S. Paulo, com mais de 2 milhões de votos, ela foi uma das autoras do pedido de impeachment de Dilma Rousseff e que chegou a ser cotada para ser vice na chapa de Bolsonaro em 2018. AUTOR do impeachment de Dilma junto com Janaina, o jurista Miguel Reale Júnior também reprovou o comportamento de Bolsonaro e afirmou que uma junta médica precisa avaliar a sanidade mental do presidente. No domingo (15) Bolsonaro ignorou a pandemia, deixou o isolamento recomendado pelos médicos e foi a ato em Brasília. DE acordo com Reale, a participação de Bolsonaro no ato de domingo fere a legislação que regulamenta as ações para enfrentar uma pandemia. O ex-ministro não defendeu, porém, o impeachment do presidente. "O impeachment é um processo muito doloroso." LÍDER do Podemos no Senado, Alvaro Dias reagiu às declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre a relação com o Congresso Nacional. Na opinião do parlamentar, o chefe do Planalto quer transferir responsabilidades ao Legislativo, mas tem "preguiça mental" na administração. Mais cedo, em entrevista à Rádio Bandeirantes, Bolsonaro declarou que alguns parlamentares estão em uma "disputa de poder".

Page 44: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

BOLSONARO voltou a falar que projetos apresentados por ele não andaram e cobrou do Congresso um alinhamento à vontade popular. Na opinião do líder do Podemos, porém, o chefe do Executivo está transferindo responsabilidades. "É uma estratégia de transferir responsabilidades para se acobertar diante dos seus fracassos pessoais, da insuficiência das medidas, do vazio de propostas", disse Alvaro Dias. NO Rio o Bondinho Pão de Açúcar comunicou que suspendeu desde esta terça-feira (17) suas atividades pelo período de 15 dias, de modo a garantir a segurança e preservação da saúde dos visitantes em relação à transmissão do coronavírus (Covid-19). De acordo com nota divulgada pelos administradores do bondinho, o prazo inicial de 15 dias poderá ser “reavaliado a qualquer momento”.

PRESIDENTE Bolsonaro afirmou segunda-feira (16) que o crescimento do Brasil não deve chegar aos 2% em 2020. Segundo ele, a epidemia de coronavírus preocupa bastante. No dia 11 de março, o Ministério da Economia revisou as estimativas de crescimento de 2,4% no PIB para nova previsão de 2,1%. Bolsonaro destacou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem “100% do seu apoio” CORONAVÍRUS também levou o Grupo Globo a parar as gravações de todas as novelas e assim como

Page 45: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

dos demais produtos da dramaturgia. Em função desta drástica decisão, que visa principalmente a proteção de seus funcionários, os trabalhos agora serão centrados em dois princípios: organizar encerramento das atuais produções e, ao mesmo tempo estudar reprises que serão exibidas nesses horários. PASSEIOS de três atrativos turísticos de Itaipu, margem esquerda, estarão cancelados temporariamente a partir deste meio de semana A medida preventiva é em decorrência da propagação do coronavírus Convid-19, pandemia mundial, e vale inicialmente por 15 dias. COMITÊ formado por instituições paranaenses que compõem o sistema judiciário decidiu suspender por 30 dias todas as sessões e audiências presenciais de julgamento e administrativas nos primeiro e segundo graus de Justiça, com exceção de processos urgentes e por vídeo conferência. Juízes e servidores de todo o Judiciário estão autorizados a cumprir suas tarefas em sistema de teletrabalho. O decreto correspondente a estas medidas foi divulgado segunda-feira (16) à noite pela página oficial do Tribunal de Justiça na internet. O Ministério Público Federal também tomou a decisão de suspender por 30 dias o atendimento presencial ao cidadão. AZUL anunciou suspensão de operações em algumas de suas bases após a empresa observar queda na demanda em função do avanço do coronavírus Covid-

Page 46: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

19. Em nota, a empresa diz já estar em contato com clientes impactados pelas mudanças e afirmou que todos serão reacomodados em outros voos. A suspensão passa a valer a partir de sábado (21) para Bariloche, na Argentina, e de segunda-feira (23) para municípios brasileiros, incluindo os paranaenses de Pato Branco, Toledo, Ponta Grossa e Guarapuava. Todas as operações estarão suspensas ao menos até o dia 30 de junho. PRESIDENTE da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), Michel Micheleto, teve encontro com o secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Debiasi, segunda-feira (16). Foram tratadas questões para o fortalecimento do setor de comunicação do Paraná a partir de ações conjuntas entre Estado e empresas. Micheleto afirmou que o encontro foi muito produtivo, abrindo espaço para o debate de temas que vão contribuir para que as rádios paranaenses e os meios de comunicação em geral tenham papel cada vez mais ativo na divulgação de informações de interesse da sociedade. Ele destacou que no momento há grande engajamento das emissoras na disseminação de informações sobre o coronavírus, afirmando que o Estado é uma fonte imprescindível de informações. “Estamos fortalecendo esta

parceria”, disse Micheleto. Fundada em 1975, A

Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná reúne hoje mais de 320 emissoras no Estado. O PDT, através do seu presidente nacional, Carlos

Page 47: EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020...EDIÇÃO DO DIA 26/03/2020 NO PAÍS da balbúrdia, os políticos poderiam ter evitado esta confusão com coisa tão séria. Mas preferiram e preferem falar

Lupi, entrou com uma ação de medida cautelar de urgência para que o presidente da República, Jair Bolsonaro, seja obrigado a ficar em quarentena até a volta da normalidade dos casos de coronavírus no Brasil. A ação civil pública tem como principal justificativa o risco em que Bolsonaro colocou os cidadãos brasileiros ao desrespeitar recomendação do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde) por incitar a ida do público para as manifestações populares do último domingo (15). Bolsonaro havia dito em pronunciamento em rede nacional para que as pessoas não comparecessem ao evento, mas estimulou em suas redes sociais as manifestações, chegando a participar do evento em Brasília. MAIORIA dos brasileiros (51,2%) é contra o fechamento do Congresso Nacional. É o que mostra pesquisa recente do Instituto Paraná Pesquisas, feita entre os dias 5 e 9 de março. Outros 43,2% disseram que são a favor de “eliminar” deputados e senadores.

A mesma pesquisa mostrou que para 36,2% seria melhor que o Brasil fosse governado por militares, não por políticos. Para 32,7% seria pior e para 24,2% seria igual. FRASE: Seja humilde para aprender e mais humilde ainda para ensinar (Anônimo)