ediÇÃo: 139 - sru.com.brdo campo. parabéns produtor rural! este mês tivemos assuntos importantes...

12
EDIÇÃO: 139 JULHO / 2015

Upload: others

Post on 19-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDIÇÃO: 139 - sru.com.brdo campo. Parabéns produtor rural! Este mês tivemos assuntos importantes no cenário do agronegó-cio que começou com a Megaleite (30/06 a 04/07) onde

EDIÇÃO: 139JULHO / 2015

Page 2: EDIÇÃO: 139 - sru.com.brdo campo. Parabéns produtor rural! Este mês tivemos assuntos importantes no cenário do agronegó-cio que começou com a Megaleite (30/06 a 04/07) onde

CONTABILIDADE

DD I C A S

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba02

DIRETORIA EXECUTIVA: Presidente - Romeu Borges de Araújo Júnior; 1º Vice-presidente - Gilberto de Oliveira Dias; 2º Vice-presidente - Luiz Carlos Fernandes Saad; 1º Secretário - Ana Lúcia Nogueira Borges; 2º Secretário - Ângela Maria Pena Rocha Oliveira; 1º Tesoureiro - Luiz Ricardo Freire Resende; 2º Tesoureiro - José Moacir de AlmeidaDIRETORIA SUPLENTE: Ione Aparecida Galvão, Vinicius José Rios Rodrigues, Fábio de Mello Borges, Antônio Augusto Musa de Barros, Paulo José Gouvêa

Júnior, João Gilberto Bento, Gustavo Laterza de DeusCONSELHO FISCAL EFETIVO: Eduardo Rodrigues da Cunha, Marcelo Machado Borges, Guilherme Sandrini Del’ArcoCONSELHO FISCAL SUPLENTE: Ronaldo Alves dos Santos, Wagner de Lourenço Mendes, Raul César Cabral ArchangeloDELEGADO REPRESENTANTE EFETIVO: Romeu Borges de Araújo Júnior, Eliezer Mendes dos Santos

DELEGADO REPRESENTANTE SUPLENTE: Alcides Borges de Oliveira, Alexandre Cavalcanti de Melo BernardiASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Viviane Carla Santana - Reg. MTB/SP: 42.784

COMERCIALIZAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO:P&A Comunicação - (34) 3338-5343www.peacomunicacao.com.brIMPRESSÃO: Grá� ca Novatta

Tel.: (34) 3334.6500RUA MANOEL BRANDÃO, 160 MERCÊS/UNIVERDECIDADE

UBERABA-MG

PALAVRA DOPRESIDENTE

Olá leitor!

Romeu Borges de Araújo JúniorPRESIDENTE DO SINDICATO DOS PRODUTORESRURAIS DE UBERABAGESTÃO 2013 / 2016

PRESTAÇÃODE CONTASJUNHO• VETERINÁRIA: 83 fazendas atendidas• ZOOTECNIA: 28 fazendas atendidas • JURÍDICO: 74 atendimentos• SENAR: 13 eventos - 132 partipantes• DEPARTAMENTO FISCAL: Notas Fiscais: 1.250 / DAE de Mercadorias: 93 / DAE Fretes: 137 / GTAs: 295• CONTABILIDADE: 288 produtores associados atendidos com folha de pagamento de 503 funcionários em Junho/2015

NOVOSSÓCIOS

BEMVINDOSAO SRU

BEMVINDOSAO SRU

MARIA TERESA DORÇA DE OLIVEIRA ELIANE CUNHA DOS SANTOS DAHER

GERALDO EUSTAQUIO DA SILVA PAULO HENRIQUE BORGES

MARCO AURÉLIO ANDRADE BARBOSAMARYLDA TOSI DE MELO

Julho é um momento especial para a agropecuária brasileira, já que neste mês comemoramos em 07 de julho o Dia do Produtor Rural Minei-ro, 15 de julho Dia do Pecuarista e em 28 de julho o Dia do Agricultor.

Para nós é um motivo de satisfação presidir o SRU, que é um dos maiores Sindicatos Rurais do Brasil, sabendo que o produtor ubera-bense é o responsável por esta importância.

Essa atividade que tem dado tantos frutos na nossa região e que é impulsionada pelo dinamismo, competência e dedicação do homem do campo.

Parabéns produtor rural!Este mês tivemos assuntos importantes no cenário do agronegó-

cio que começou com a Megaleite (30/06 a 04/07) onde o SRU teve participação ativa na feira junto com o estande do Sistema FAEMG.

Tivemos também a reunião mensal do Núcleo dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba onde foram discutidas várias questões e participamos da Audiência Pública pro-movida pela Assembleia Legislativa de MG, para nortear os rumos da atividade leiteira.

Também não poderia deixar de comentar sobre a atividade do Congresso Nacional, em relação à maioridade penal (vide artigo pág. 03) e a questão da lei do desarmamento, que foi tema de audiência pública na Câmara Municipal de Uberaba. Entre os principais assuntos da reunião esteve a questão do armamento do homem do campo.

No dia 1º de julho tivemos o lançamento ofi cial do Crédito Agro-pecuário 2015/2016 no SRU, promovido juntamente com o Banco do Brasil e técnicos de empresa de projetos de fi nanciamento.

O aumento do crédito, mas também das taxas de juros, faz com que tenhamos cautela para pedir qualquer tipo de fi nanciamento, principal-mente as linhas de longo prazo, que terão um acréscimo substancial no valor de juros cobrados.

Nossa edição do Jornal do SRU está recheada de informação. Aproveite também para acessar o nosso site www.sru.com.br e curtir nossa página do facebook www.facebook.com/sruberaba

Tenha uma ótima leitura!

OBRIGATORIEDADE DE TODO E QUALQUER EMPREGADOR TER O

“PPRA” E “PCMSO”

O PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, e o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, são programas estabelecidos pelas NR-7 e NR-9 do Ministério do Trabalho, respectivamente, que visam pro-mover e preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores em decorrência dos riscos físicos e ambientais existentes nos ambientes de trabalho.

Conforme a legislação em vigor, todos empregadores e instituições que admitem trabalhadores como empregados são obrigados a elaborar e implementar o PPRA e o PCMSO, in-dependente do número de funcionários e do ramo de atividade.

O PPRA é elaborado por Engenheiro de Segurança do tra-balho ou Técnico de Segurança do Trabalho e está voltado para controlar as ocorrências existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. A Legislação de Segurança do Trabalho Brasileira considera como riscos am-bientais os seguintes agentes: Físicos, Químicos e Biológicos.

O PCMSO é elaborado por médico do trabalho e está vol-tado para o controle da saúde física e mental do trabalhador, em função de suas atividades, e obriga a realização de exames médicos admissionais, de mudança de função e de retorno ao trabalho, estabelecendo ainda, a obrigatoriedade de um exame médico periódico anual.

Além dos objetivos específi cos de cada programa, podemos dizer que os objetivos comuns de ambos, é criar a mentalidade preventiva dos trabalhadores e dos empresários, e reduzir ou eliminar a conduta de improvisos.

As empresas que não cumprirem as exigências destas normas estarão sujeitas a penalidade.

Page 3: EDIÇÃO: 139 - sru.com.brdo campo. Parabéns produtor rural! Este mês tivemos assuntos importantes no cenário do agronegó-cio que começou com a Megaleite (30/06 a 04/07) onde

Maioridade Penal

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba 03

Nos dias atuais é nítido o avanço de acesso à informação e mais cedo o jovem tem expandido seu conhecimento em diversos assuntos.

Variados estudos comprovam que as fases de adolescência e adulta, têm sido atingidas mais precocemente ao passar dos anos.

Neste contexto, faz sentido adequarmos nossas legislações as transformações que já ocorrem em toda a sociedade.

Deste modo é salutar repen-sarmos as metodologias aplicá-veis quanto à maioridade, sejam elas na esfera trabalhista, quanto também na penal, que é objeto deste artigo.

A redução da maioridade penal faz-se necessária para enfrentar os acontecimentos e fatos que vem atingindo a socie-dade. Jovens muito mais cedo cometem crimes hediondos, se benefi ciando de sua menoridade para não serem punidos de ma-neira exemplar.

Por consequência tais jovens têm sido aliciados pelo crime or-ganizado cada vez mais cedo, não conseguindo o Estado se estrutu-rar para evitar tais aliciamentos.

O melhor seria se tivéssemos estruturas públicas que evitassem estes aliciamentos como: escolas de tempo integral, creches para todas as crianças, incentivo a prática de esportes etc. Já que isso não acontece temos que encontrar alternativas na própria sociedade para vencermos a guerra contra a violência.

A diminuição da maioridade penal é um avanço sim, mas deve ser acompanhada da redução da maioridade para o trabalho, desde que não interfi ra na frequência escolar.

A maioria das pessoas de sucesso na vida profi ssional iniciou bem cedo no trabalho, assumindo obrigações e res-ponsabilidades.

É importante enfatizar que a maioridade penal não pode equi-valer-se à maioridade civil. É notó-rio que um crime hediondo é muito mais compreensível e inteligível do que outros fatos não oriundos do Direito Penal. Ou seja, não é mais fácil ter a noção de um homicídio

do que de violações no trânsito?Sendo assim, é de suma im-

portância a mudança legislativa para redução da maioridade, para que os cidadãos não fi quem reféns de leis arcaicas que não refl etem e se adequem às trans-formações sociais.

LEILÕES E EVENTOS Data Evento Local Horas26/07 Leilão de Gado de Corte Tattersal Leilopec 16 horas30/07 Leilão de Gado de Corte Tattersal Santa Luzia 19 horas02/08 Leilão de Gado de Corte Tattersal Leilopec 16 horas06/08 Leilão de Gado de Corte Tattersal Santa Luzia 19 horas09/08 Leilão de Gado de Corte Tattersal Leilopec 16 horas13/08 Leilão de Gado de Corte Tattersal Santa Luzia 19 horas16/08 Leilão de Gado de Corte Tattersal Leilopec 16 horas21 a 30/08

Festa de Santa Rosa de Limas e São Cristóvão

Bairro Rural de Santa Rosa -

22/08 Prova do Laço de Bezerro Equi Sport Center 10 horas

SRU EM NOTÍCIAToda Sexta-feira das 17hs às 18hs

Ouça também pelo site:www.setecolinas.com.br/am

Sete Colinas / 1.120AM

Page 4: EDIÇÃO: 139 - sru.com.brdo campo. Parabéns produtor rural! Este mês tivemos assuntos importantes no cenário do agronegó-cio que começou com a Megaleite (30/06 a 04/07) onde

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba04

Mudança na Lei do Desarmamento é discutida em Uberaba

A flexibilidade do porte de amas de fogo no país foi dis-cutida em Uberaba no fi nal do mês de junho (29-06) em au-diência pública promovida pela Câmara Municipal de Uberaba, através do presidente Luiz Du-tra, contou com a presença da Comissão Especial de Análise, que é presidida pelo deputado Marcos Montes e tem a função de analisar o projeto de Lei 3.722/2012 que altera a lei de desarmamento no país.

Com opiniões diversas o ple-nário do Legislativo Uberabense fi cou lotado. A audiência discutiu o projeto que prevê a fl exibiliza-ção do comércio, porte e posse de armas da Câmara Federal.

A ideia da audiência pública é ouvir a opinião da sociedade civil organizada e da comunidade. Uberaba teve a exclusividade de ser a única cidade do interior do país que recebeu o evento.

Marcos Montes lembrou que a di-nâmica do debate é a mesma utili-zada em todas as cidades onde a co-missão promoveu o evento. “Temos seis debatedores, sendo três que se colocam a favor da fl exibilização e três contra, como temos aqui tam-bém colegas de-putados que são a favor e contra. Essa medida só vem a enriquecer o nosso debate”, disse Montes.

Além dele, também compa-receram ao evento o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PS-C-SP), Edson Moreira (PTN--MG); os deputados estaduais Antônio Lerin (PSB) e Tony Car-

los (PMDB); o vice-prefeito Almir Silva (PTdoB), e vereadores.

A tese da fl exibilização foi defendida pelo chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, delegado Ramon Bucci; por Iris Nogueira, empresário do setor de segurança, e pelo co-

ordenador dos Ofi ciais de Justiça Estaduais de Uberaba/MG, Fábio Ricardo Silva Gonçal-ves. Do outro lado, para demonstrar que a fl exi-bilização não é viável, estiveram Washington Abadio da Silva, coor-denador da Pastoral Universitária; Rubens Correia, criminólogo e professor de Direito Pe-nal e o comandante da 5ª Região Militar, coro-nel PM Edvaldo Piccinini Teixeira.

Também tivemos a presença do presidente do SRU, Romeu Borges Júnior que defendeu a fl exibilização de arma de fogo para propriedades rurais.

“Defendemos que a arma de fogo numa propriedade deve pre-ver o uso compartilhado. Hoje, o registro é individual e impede que qualquer outro membro da família ou do estabelecimento possa usá--la em legítima defesa. Defendo também o deslocamento da arma do estabelecimento de trabalho até a residência, pois, o registro de arma não permite o trânsito e isto onera e deixa as pessoas vulneráveis entre o ambiente de trabalho/propriedade rural e sua residência.”

O relator da comissão, depu-tado federal Laudívio Carvalho (PMDB-MG), prometeu utilizar em seu texto fi nal o conteúdo do que foi debatido em Uberaba.

Page 5: EDIÇÃO: 139 - sru.com.brdo campo. Parabéns produtor rural! Este mês tivemos assuntos importantes no cenário do agronegó-cio que começou com a Megaleite (30/06 a 04/07) onde

Quem mora na zona rural tem percebido que as estradas de terra estão sendo recupera-das e melhoradas.

Para que as melhorias sejam ainda maiores, a Prefeitura, por meio da Secretaria de De-senvolvimento do Agronegócio (SAGRI) tem realizado a revi-talização e modernização das pontes.

Em 10 meses, cerca de 20 pontes de madeiras já foram tro-cadas por estruturas de cimento com corrimãos. Desta forma, pedestres e ciclistas que passam pelos locais estão mais seguros.

Em alguns casos, otimizando o trabalho do Executivo, pro-dutores se tornaram parceiros do projeto colaborando com materiais para construção das pontes.

Como todas as ações voltadas para a manutenção de estradas rurais voltaram a ser de responsa-bilidade da SAGRI desde o fi m de 2014, a revitalização das pontes ganhou ainda mais fôlego com o retorno do diretor do SRU e atual Secretário Adjunto da Secretaria Eduardo Rodrigues da Cunha à pasta. “Já tínhamos trabalhado na construção das pontes de madei-ra e observamos que era hora de melhorar. Estamos tendo a ajuda de produtores e percebemos que união de forças tem dado resulta-dos. A Prefeitura tem trabalhado na manutenção das vias rurais sem interrupção para atender ao produtor rural.”

O SRU tem sido elo, entre produtores e a SAGRI, para que pedidos e elogios cheguem à

Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio. Os que sentirem a necessidade de melhorias nas pontes e vias podem entrar em contato com o SRU (3334-6500) ou na SAGRI pelo 3318-0469.

“Ter o Eduardo neste cargo signifi ca: experiência. Como é produtor, conhece profundamen-te essa realidade, além de já ter trabalhado na prefeitura ante-riormente no mesmo setor. Com isso, ganha o setor agropecuário de Uberaba.” explica Romeu

Para o Secretário Adjunto, Eduardo Rodrigues da Cunha, cada estrutura concluída é sinal de empenho que chega direta-mente ao homem do campo. “Eu sou da zona rural, nasci no campo e esse trabalho que estamos de-senvolvendo é muito gratifi cante para mim. Saber que ajudamos o produtor a ter melhores estradas e pontes signifi ca que o nosso trabalho tem tido resultados.”

HomenagemNo dia 26 de Junho a Pre-

feitura Municipal de Uberaba realizou homenagens a 4 pes-soas importantes para as comu-nidades rurais e entregou duas pontes na região da Baixa.

Foram homenageados: Pon-te José Luis de Melo (Zé do Dino) e estrada URA 384 – Alípio Antônio Dias; Ponte Amélio Pon-ciano da Silva e estrada URA 156 – José Nevilson de Oliveira.

A lembrança é merecida para que os homens que ajudam a construir, de uma forma ou outra a historia da cidade, não sejam esquecidos.

MudançasNo começo deste mês, Dani-

lo Siqueira que esteve à frente da SAGRI por dois anos assu-miu o cargo no Ministério do De-senvolvimento Agrário (MDA), em Brasília.

A pasta agora é comandada

interinamente por Rodolfo Cecílio, que é Secretário Municipal de Go-verno.

Outra mudan-ça está relacio-nada ao nome da secretaria. A SA-GRI passou a se chamar SECRE-TARIA DE DE-SENVOLVIMEN-TO DO AGRO-NEGÓCIO.

“O prefeito Paulo Piau foi feliz ao alterar o nome da secretaria. Além de ter fi cado muito mais sugestivo, abrange todos os segmentos do agronegócio sem direcionar os setores e unifi ca todo e qualquer negócio rural. Parabéns pela iniciativa!”, fi na-liza Romeu Borges Júnior.

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba 05

Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio trabalha na melhoria das

vias rurais

Page 6: EDIÇÃO: 139 - sru.com.brdo campo. Parabéns produtor rural! Este mês tivemos assuntos importantes no cenário do agronegó-cio que começou com a Megaleite (30/06 a 04/07) onde

às pessoas que tem essa atividade, independente de ser produtor, trabalhador rural, tem que ser lembrada e a data de hoje tem um gostinho especial, como os quitutes deste café.”, comentou o pro-dutor rural Paulinho Podboi.

Uma manhã agradável para homenagear aqueles que ajudam a manter e transformam a economia do país, afinal, Minas Gerais é uma verdadeira potência agropecuária.

É o maior produtor nacional de café, leite e batata, e detém o maior rebanho equino do país. É segundo na produção de cana--de-açúcar, feijão e sorgo, e concentra o segundo maior rebanho bovino. Destaca-se também na produção nacional de milho, ovos, tomate, frutas e hortaliças. Além disso, é o principal estado reflo-restador do Brasil.

“Para nós do SRU, este é um momento a ser comemorado. Te-mos orgulho em representar esta classe que não brinca em serviço, que acorda cedo e movimenta o país, afinal de contas, se pararmos para pensar: tudo começa no campo!”, comemora Romeu Borges de Araújo Júnior, presidente do Sindicato Rural de Uberaba.

A data foi instituída pela ALMG em 1998, a pedido da FAEMG, para homenagear aqueles que garantem a alimentação e o desen-volvimento econômico do nosso estado.

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba06

No dia 07, é comemorado o Dia do Produtor Rural Mineiro, no dia 15 o Dia do Pecuarista e no dia 28 de julho o Dia do Agricultor.

Para festejar as datas que tem como tema o produtor, o Sindicato Rural de Uberaba promoveu no dia 07 de julho um delicioso café que, neste ano, contou com a parceria do Banco do Brasil.

A campanha em homenagem aos homens do campo pode ser vista estampada em outdoors em Uberaba e nas nossas rodovias.

Quem compareceu ao Sindicato aproveitou para reencontrar amigos e colocar a prosa em dia.

“Qualquer data comemorativa deve ser lembrada em respeito

SRU comemora o Mês do Produtor Rural Mineiro com café da manhã

Page 7: EDIÇÃO: 139 - sru.com.brdo campo. Parabéns produtor rural! Este mês tivemos assuntos importantes no cenário do agronegó-cio que começou com a Megaleite (30/06 a 04/07) onde

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba 07

Medalha

Em reconhecimento desse importante trabalho, a FAEMG comemora o Dia do Produtor Rural Mineiro com a entrega da Medalha do Mérito Rural a produtores, instituições e pesquisadores que se destacaram em relevantes atividades no campo.

A Grande Medalha deste ano será entregue ao engenheiro agrônomo e doutor em Economia Rural, Eliseu Andrade. Mineiro de São João Del Rei, trabalha há mais de 50 anos pelo desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Além da Grande Medalha, a Medalha do Mérito premia as categorias de Produtor Rural, Sindicato Rural, Técnico-Científica, Comunicação e Política. São 19 agraciados a cada ano. Assim, a Federação pretende dignificar todo o meio de produtores rurais e de representação classista, mostrando que o campo também tem os seus heróis.

LISTA DE AGRACIADOS 2015

GRANDE MEDALHAEliseu Roberto de Andrade Alves

POLÍTICADep. Federal Odelmo Leão Carneiro

TÉCNICO-CIENTÍFICAJosé Edgar Pinto Paiva

COMUNICAÇÃORevista Balde Branco

PRODUTORES RURAISClécio Azevedo Vilela - Carmo do Rio Claro

Décio Bruxel - João PinheiroEdvaldo Lopo Alkimim - Manga

Getúlio Wolf - São Roque de Minas Grupo Sekita - Rio Paranaíba

Henrique Cambraia - Sto. Antônio do Amparo Massato Hatsuia - Nova Ponte

Odair Antônio Cenci - Iraí de Minas Sônia Maria de Paula Rezende - Curvelo

Wilson Pires - Teófilo Otoni

SINDICATOSAraxá

Monte Alegre de MinasPassosPompéu

Serro

Page 8: EDIÇÃO: 139 - sru.com.brdo campo. Parabéns produtor rural! Este mês tivemos assuntos importantes no cenário do agronegó-cio que começou com a Megaleite (30/06 a 04/07) onde

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba08

SRU recebe orientações sobre Plano Safra 2015/2016

Agricultura Familiar

A gerência do Banco do Bra-sil, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ube-raba realizou uma reunião com representantes de assistências técnicas rurais e produtores de Uberaba, para divulgar o Plano Safra 2015/2016.

Lançado oficialmente no dia 01/07, os gerentes do BB informaram que para o estado foram destinados 9,6 bilhões de reais e que os recursos já estão disponíveis, em sua maioria, para custeio de lavouras e co-mercialização da produção (6,6 bi) e investimentos (3 bi).

Além de aumentar os valores liberados, a principal alteração foi o acréscimo de 35% nos juros de algumas linhas de crédito, como custeio e investimentos que passaram de 6,5% para 8,75%. Nas linhas que finan-ciam a modernização de frota e inovações tecnológicas, os juros subiram mais de 50%, este é o

caso das Linhas: Moderinfra (de 4% para 7,5%), ABC (de 4,5% para 7,5% - Pronampiano ou 8% - demais produtores) e Inovagro (de 4% para 7,5%).

O produtor precisa fi car aten-to a estas mudanças e, aqueles que precisarem do fi nanciamen-to, devem procurar assistência especializada para realização de projetos e, principalmente, colocar os custos no papel.

Para ter acesso ao benefí-cio, os agricultores de Minas Gerais contam com a orien-tação técnica da Emater-MG. A empresa é a principal res-ponsável pela emissão da De-claração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Para obter a declaração, o agricultor passa por uma entrevista e deve apresentar documentos pessoais e refe-rentes a todas as propriedades em que desenvolve sua ativida-de, comprovante de renda de todos os membros da unidade

familiar, comprovantes de in-sumos, dentre outros. A Ema-ter-MG, que está dentro das dependências do Citur/SRU, também orienta e capacita os agricultores, além de elaborar projeto técnico necessário para a liberação dos recursos.

“O Governo Federal mais uma vez mostra que o agrone-gócio, apesar de responder por

mais de 30% do PIB brasileiro, não tem sido prestigiado como deveria. O aumento signifi cativo nos juros das linhas de longo prazo comprometem a inovação tecnológica e o fomento da agri-cultura de baixo carbono (ABC) tão importante para a verticali-zação da produção nacional.”, comenta Romeu Borges Júnior, presidente do SRU.

O Programa Nacional de For-talecimento da Agricultura Fami-liar (Pronaf), terá R$ 28,9 bilhões em crédito para a safra 2015/16, o aumento foi de 20% ante o valor destinado na safra passada.

Dos R$ 28,9 bilhões para o fi nanciamento das operações de custeio e investimento do Progra-

ma Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf (R$ 17,7 bilhões serão repassados pelo BB, o que signifi ca cresci-mento de 11% em relação à safra anterior). O BB também repassará aos agricultores, que pretendem acessar o Programa Mais Alimen-tos, outros R$ 7,8 bilhões.

Para ter acesso ao fi nancia-mento, o agricultor familiar deve ir a uma agência bancária e verifi car os documentos necessários. As exigências variam de acordo com o valor e destinação do crédito.

PRONAF CUSTEIO

Para os fi nanciamentos até 10 mil a taxa de juros era 1,5% e aumentou para 2,5%. Para faixa de crédito de R$ 10 mil a R$ 30 mil a taxa de juros passou de 3% para 4,5% e para fi nanciamentos de R$ 30 mil até R$ 100 mil a cobrança passou de 3,5% para 5,5%.

PRONAF MAIS ALIMENTOS

Para fi nanciamentos de até 10 mil aumentou de 1% para 2,5%.

Neste ano foi criada uma nova divisão para os fi nanciamentos acima de R$ 10 mil. Antes era co-brado 2% para empréstimos nes-te valor, no Plano Safra 2015/16 este financiamento aumentou para 4,5% e agora é de R$ 10 mil a R$ 30 mil. Para os empréstimos acima de R$ 30 mil a taxa de juros será de 5,5% aa.

Fique sabendo sobre todas as mudanças das linhas de cré-dito do Plano Safra 2015/2016 no www.sru.com.br

Page 9: EDIÇÃO: 139 - sru.com.brdo campo. Parabéns produtor rural! Este mês tivemos assuntos importantes no cenário do agronegó-cio que começou com a Megaleite (30/06 a 04/07) onde

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba 09

Núcleo dos Sindicatos Rurais se reúne na Exposição Brasileira do

Agronegócio do Leitena região, práticas de melhorias e divulgação do café e as novas propostas da Faemg que poderão chegar aos Sindicatos e que ajudarão os produ-tores rurais mineiros.

É o caso da criação de um Fundo Indeniza-tório para a Eliminação da Brucelose em MG. A ideia ainda em estudo é pagar uma indenização aos produtores que abaterem animais que tive-rem a confi rmação da doença.

Segundo Weber Bernardes, presidente do Núcleo, reuniões como esta tem balanço posi-tivo pela troca de experiência e sugestões que surgem para ajudar as entidades cooperadas “Este é o momento dos presidentes interagirem e trocar ideias e serviços e, principalmente, estar com nossos representantes da Faemg que estão ligados diretamente com entidades e o governo do estado. É a oportunidade das lideranças do setor rural da nossa região ouvir, propor, falar o que é do nosso interesse”.

IMPORTANTE!!!

FISCALIZAÇÕES MINISTÉRIO PÚBLICO

DO TRABALHOO Ministério Público do Trabalho tem feito cons-tantes fi scalizações em propriedades rurais. Sendo assim, para que não ocorra lavratura de Auto de Infração, o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba orienta a todos os produtores que mantenham em sua propriedade os seguintes documentos:

1) Livro de registro de funcionários (ou cópia atualizada);2) Livro de inspeção do trabalho;3) Comprovante de aquisição e entrega de EPI’s (equipamentos de proteção individual).

Outros documentos poderão ser exigidos dependendo da atividade desenvolvida.Para mais esclarecimentos entrar em contato com o Depar-tamentos Contábil e Jurídico do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba.

Cerca de 30 presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba aproveitaram a Megaleite 2015 e a presença de representantes do Sistema Sindical Rural, para realizar a reunião mensal do Núcleo.

Na pauta, estiveram assuntos como a situação do setor lácteo

Page 10: EDIÇÃO: 139 - sru.com.brdo campo. Parabéns produtor rural! Este mês tivemos assuntos importantes no cenário do agronegó-cio que começou com a Megaleite (30/06 a 04/07) onde

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba10

Inserir mais tecnologia e ani-mais de alta qualidade genética em seus rebanhos é a preocu-pação constante dos produtores rurais que atuam na pecuária leiteira.

O assunto foi o mais discuti-do durante a principal exposição do setor, a Megaleite 2015. O evento, que é considerado o maior polo de genética bovina do mundo, atraiu cerca de 40 mil pessoas e apresentou as novi-dades na área de reprodução, genética, equipamentos, nutri-ção, sanidade animal. Para que pequenos e médios produtores rurais pudessem ter acesso às novas tecnologias, a Associa-ção Brasileira dos Criadores de Girolando e a CNA (Confede-ração Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil) levaram para a feira caravanas de 30 municípios de várias regiões do país. Já o Sistema Sindical Rural e o Sebrae trouxeram grupos de quase 200 produtores rurais do Amazonas, Espírito Santo e Pará. Nesses três Estados, a pecuária leiteira vem crescendo signifi cativamente nos últimos anos, sendo que em grande parte das propriedades rurais os criadores têm feito investimentos em genética da raça Girolando.

Os números da Megaleite 2015

Cerca de 1100 animais par-ticiparam da feira, entre pista e concurso leiteiro.

Foram batidos 5 recordes de produção na Megaleite. O título de Grande Campeã fi cou com a vaca ½ sangue Boate I Bethania, que produziu 285,610 kg/leite e média de 95,203 kg/leite. Pertencente ao expositor Paulo Ricardo Maximiano, Boate bateu o recorde da Megaleite e Nacional.

As vendas de animais na feira ocorreram em 4 leilões e na 1ª Megafeira do Pró-Genética e Pró-Fêmeas. No total, os leilões movimentaram R$1.818.020,00.

Comitivas estrangeiras de diversos países da América Latina, dentre eles Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, Gua-temala, El Salvador, Bolívia, Venezuela e República Do-minicana, foram recebidas na Megaleite 2015.

Cerca de 700 crianças, incluindo portadores de neces-sidades especiais, estudantes de inglês e idosos, também visitaram o Parque Fernando Costa e participaram do pro-

jeto Girolando, que explicou o funcionamento da pecuária leiteira.

Ações políticasOs desafios e a situação

atual do mercado de leite no Brasil foram abordados durante audiência pública da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada no dia 30 de junho, na Megaleite 2015. Durante o evento, foi lançada a

Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva do Leite, com o objetivo de trabalhar questões em prol do desenvol-vimento do setor. O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), que será o presidente da Fren-te, defendeu a transferência de tecnologia para o campo, bem como um incentivo tributário ao produtor. No dia seguinte à au-diência, a Assembleia aprovou o Projeto de Lei (PL) 1.885/15, de autoria do deputado estadual Bosco, que institui a data de 1º de junho como o “Dia Estadual do Leite”.

Megaleite 2015 movimenta a cadeia produtiva do setor

Queijo da região da Canastra é o melhor do Estado

Trinta produtores de queijo de sete regiões de MG: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro participaram do 8º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.

O evento realizado durante a Megaleite 2015 movimentou o estante da Emater e Ima com

os melhores queijos da região.O produtor Nereu Ramos

Martins, do município de Ta-piraí, região da Canastra, foi o vencedor do Concurso que ainda teve em segundo lugar o produtor Lazaro Francisco dos Reis, do município de Pa-trocínio (região do Cerrado); seguido por Vanderlino dos

Reis Moreira, do município de Serra do Salitre; José Maria de Oliveira e Maurício Alves de Oliveira, do município e Rio Paranaíba (região Cerrado). Todos os produtores recebem assistência técnica da Emater--MG. São cadastrados junto ao IMA e foram selecionados nas etapas regionais do concurso. Os queijos foram avaliados por uma comissão julgadora, formada por profi ssionais expe-rientes, estudiosos da produção queijeira e por profi ssionais dos serviços de inspeção.

O Sindicato Rural de Ube-raba patrocinou os troféus e o presidente Romeu Borges de Araújo Júnior, representou a entidade durante o evento.

Programa Queijo Minas Artesanal

O Programa Queijo Minas Artesanal, executado pela Ema-ter–MG, orienta os produtores em boas práticas de fabrica-ção, para garantir a segurança alimentar e facilitar o cadastra-mento das queijarias no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O programa atua na organização dos produtores, padronização, melhoria de embalagens, quali-fi cação técnica, comercialização e qualidade dos produtos.

Informações: (34) 3338-5533

Page 11: EDIÇÃO: 139 - sru.com.brdo campo. Parabéns produtor rural! Este mês tivemos assuntos importantes no cenário do agronegó-cio que começou com a Megaleite (30/06 a 04/07) onde

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba 11

Planejamento e Plantio da Pastagem foi tema do Contato Rural de Junho

Referência no que diz res-peito à Pastagem e Nutrição Animal, o professor especia-lista Adilson de Paula Almeida Aguiar, foi o palestrante do IV Contato Rural realizado pelo SRU em parceria com a Fazu.

Com o tema: Planejamento e Execução do Plantio da Pas-tagem, mais uma vez, o auditó-rio das Faculdades Associadas de Uberaba esteve lotado.

Adilson, que já escreveu 10 livros, foi instrutor em 14 vídeos/aula, publicou centenas de arti-gos e trabalhos científi cos e já ministrou mais de 100 palestras no Brasil e no exterior mostrou aos participantes que é preciso repensar no processo de plantio de pastagem, especialmente, a data em que deve começá-lo.

Adilson explicou que é impor-tante dar início a esse processo assim que terminar o último mês de chuva, normalmente em abril, e que após esse primeiro passo o produtor precisará fazer a análise de solo.

Dando sequência as datas, em maio deve-se escolher qual forrageira será utilizada para o plantio e em junho começa a etapa de planejamento de todo esse processo.

É neste momento que o produtor vai comprar a forragei-ra, limpar e nivelar o terreno, preparar o solo e se preciso fazer a correção com calagem,

gessagem, fosfatagem, potas-sagem etc.

No Brasil, cerca de 80% da pastagem é da família da Braquiária e, se for esta a sua escolha, a sugestão é comprar as sementes das forrageiras nos meses de junho e julho, pois elas são encontradas mais baratas nestes meses.

Segundo Adilson “pesquisas confi rmaram que de 1º novem-bro a 1º dezembro é a melhor época de plantio da pastagem devido às condições climáticas que ajudam no desenvolvimento da planta”.

Ele explica também que é

importante compactar a terra para o plantio e que a pastagem necessita cerca de 16 nutrien-tes que são essenciais para as plantas. “Se o produtor não tiver condições de aplicar todos eles, a dica é usar o fósforo. Outro fator importante para o

desenvolvimento saudável da forrageira é que depois de 41 dias da germinação é preciso fazer o controle das invasoras e para finalizar, utilize bons produtos, porque a reposta vem dos nutrientes que você usar no plantio.”

Page 12: EDIÇÃO: 139 - sru.com.brdo campo. Parabéns produtor rural! Este mês tivemos assuntos importantes no cenário do agronegó-cio que começou com a Megaleite (30/06 a 04/07) onde

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba12

CITUR começa preparativos para próxima Ofi cina Gastronômica

A próxima ofi cina gastronô-mica valoriza mais uma vez a rica culinária da nossa região, e os adeptos à gastronomia aprenderão a elaborar um deli-cioso Peixe Recheado.

“O peixe é sem dúvida um dos pratos mais elaborados, e o CITUR em parceria com mais um restaurante instalado no meio rural, fará a ofi cina no mês de agosto”, comenta Oliveira.

O formato da ofi cina foi cui-dadosamente pensado, onde o aluno aprende como fazer, a forma prática, as curiosidades e ainda coloca a mão na massa. No fi nal, vem a melhor parte – a degustação.

Uma das formas agradáveis de valorizar a cultura mineira é através da gastronomia! Partici-pe, acompanhe o CITUR atra-vés do www.cituruberaba.com.br ou siga-nos pelo Facebook.

1ª Ofi cina Gastronômica

Um belo local para agradar o paladar.

A 1ª Ofi cina Gastronômica Regional, realizada pelo Citur, aconteceu em parceria com o Restaurante Ser Tão Mineiro.

Com espaço de sobra para a família toda se divertir e apreciar o melhor da gastrono-mia mineira, os participantes fi zeram e degustaram Frango Caipira com Quiabo.

A ofi cina, que além de reu-nir gastronomia e turismo rural ainda traz o aprendizado como tempero principal da atividade.

Alguns fatores, como o pon-to da cebola e o dourado da carne fi zeram a diferença na confecção do frango. Quem par-ticipou ainda aprendeu a fazer polenta, quiabo e arroz soltinho.

Beto Cunha (proprietário do local) e a assistente Simo-ne comandaram a cozinha do Restaurante Sertão Mineiro e repassaram as dicas que fazem a diferença na hora de cozinhar.

Acompanhada do marido Fernando, a gerente execu-tiva Pollyanna Vilela Mansur aprovou. “Foi um momento muito agradável, em um lugar excelente. Aprendi que não existe uma regra para fazer

um frango que, na maioria das vezes a criatividade na cozinha pode deixar a comida mais sa-borosa.”

“Esta 1ª Ofi cina Gastronô-mica Regional reuniu tudo de melhor em um só evento. Um dia maravilhoso com amigos e parentes, aprendizado e con-versa divertida. Agora, é reunir pessoas em casa e colocar em prática o que foi aprendido na ofi cina.”, fi naliza Alex Sandro coordenador do Citur.

Citur e SRU apoiam prova de Laço de BezerroNo dia 22 de agosto acontece em Uberaba a 5ª edição das Provas de Laço de Bezerro do Equi Sport Center.O local que é um Centro de Tratamento, Cirurgia, Reabilitação e Treinamento para Equinos promove também dos dias 19 a 21 de agosto o Curso de LaçoCom presença confi rmada de Fred Whitfi eld, 8 vezes Campeão Mundial, vai movimentar Uberaba.O SRU e Citur são apoiadores do evento que terá como ponto alto o “Desafi o do Bem” entre Fred e Beto Bobeda com renda revertida ao Hospital do Câncer de Uberaba.Todos estão convidados. Participe!Informações: (34) 9962-6960 ou no nosso site www.sru.com.br